Aula 9 Industria Geral 2015 - CADU

6
1 É o setor da economia que congrega o pro- cesso de transforma- ção da matéria-prima em vários tipos de bens. A INDÚSTRIA A industria possui uma forte relação com os recursos naturais, sendo sua produção associada: ao desenvolvimento da tecnologia; ao desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação; multiplicação de diversos ramos de serviços; expansão do comércio e consumo. 2 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Formada sobre as bases de acumulação do capital através do mercantilismo. Caracterizada pelos avanços tecnológicos produzidos durante a suas variadas fases Na Inglaterra da segunda metade do século XVIII ocorreram grandes mudanças ocasionadas pela Revolução Industrial, mudanças na organização social, econômica, produtiva, relações de trabalho.. 3 Revoluções Industriais 1ª Revolução Meados séc. XVIII 2ª Revolução Industrial Fim do séc. XIX 3ª Revolução Industrial Década de 70 Quadro mais detalhando dos períodos do surgimento das Revoluções industriais no mundo

Transcript of Aula 9 Industria Geral 2015 - CADU

Page 1: Aula 9 Industria Geral 2015 - CADU

1

É o setor da economia

que congrega o pro-

cesso de transforma-

ção da matéria-prima

em vários tipos de

bens.

A INDÚSTRIA

A industria possui uma forte relação com os recursos naturais, sendo sua produção associada:

• ao desenvolvimento da tecnologia;

• ao desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação;

• multiplicação de diversos ramos de serviços;

• expansão do comércio e consumo.

2

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Formada sobre as bases de

acumulação do capital através do

mercantilismo.

Caracterizada pelos avanços

tecnológicos produzidos durante a

suas variadas fases

Na Inglaterra da segunda metade do século XVIII ocorreram grandes mudanças ocasionadas pela Revolução Industrial, mudanças na organização social, econômica, produtiva, relações de trabalho..

3

Revoluções Industriais

1ª Revolução

Meados séc. XVIII

2ª Revolução Industrial

Fim do séc. XIX 3ª Revolução

Industrial

Década de 70

Quadro mais detalhando dos períodos do surgimento das Revoluções industriais no mundo

Page 2: Aula 9 Industria Geral 2015 - CADU

4

PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

O carvão mineral revolucionou a captação de energia – vapor – transformando a vida da sociedade.

5

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Energia elétrica e Petróleo

Indústria de base

FORDISMO

O petróleo e o aço foram as vedetes da 2ª RI, porém três industrias promoveram a revolução que foram a química, a mecânica e a elétrica.

Processo industrial onde há produção emsérie, linhas de montagens, tarefasespecializadas e produção em massa.

FORDISMOINÍCIO DO SÉC. XX

Page 3: Aula 9 Industria Geral 2015 - CADU

- Ênafase na economia de matéria-prima;- Aumento exponencial da produtividade (estocava o excedente) ;- Formação de trabalhadores altamente especializados;

- Implantação da linha de produção (esteira da linha de montagem).

PRINCÍPIOS DO FORDISMO(FOCO NA MÁQUINA)

8

A Era do conhecimento

Toyotismo

A era do conhecimento é a era do conhecimento técnico-científico que obriga as novas reformas educacionais no mundo.

Processo regulado por tarefas diárias, pequenosestoques e altos índices de terceirização. O controlesobre todo processo industrial é mais dinâmico esimplificado.

TOYOTISMOPÓS-II GUERRA

JUST-IN-TIME(vital numa fase de crise econômica - exigiu uma produção ágil e diversificada).

Page 4: Aula 9 Industria Geral 2015 - CADU

1.Produção flexível (demanda do mercado - oposta à rígidez fordista).2.Processo de multifuncionalização (foco no trabalhador e não na máquina); 3.Implantação de sistemas de controle de qualidade total; 4.Personalização dos produtos e controle visual.

PRINCÍPIOS DO TOYOTISMO

CLASSIFICAÇÃO DA

INDÚSTRIA PELA IDADE

ORIGINAL OU CLÁSSICA;

PLANIFICADA;

TARDIA OU RETARDATÁRIA: Merecem

destaque os Tigres Asiáticos e alguns

membros do BRIC

INDUSTRIALIZAÇÃO CLÁSSICA OU ORIGINAL - A primeira a surgir. Originou-se no século XVIII na Inglaterra, mas só tomou força e se expandiu no século XIX. Foi a etapa de expansão industrial dos países desenvolvidos. INDUSTRIALIZAÇÃO PLANIFICADA ocorreu apenas em países socialistas no século XX. INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA, periférica ou retardatária, ocorreu após a 2ª GM nos países subdesenvolvidos. É característica das nações periféricas que se industrializaram muito tempo depois da Primeira Revolução. Países como Brasil, Argentina e México são exemplos de países de industrialização tardia.

12

CLASSIFICAÇÃO DAS INDÚSTRIAS

Indústrias de Bens de Produção;

Indústrias de Bens Intermediários;

Indústrias de Bens de Consumo.

A atividade industrial é classificada conforme seu foco de atuação, sendo ramificada em três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo. As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. As indústrias de bens de produção são divididas em duas vertentes: as extrativas e as de bens de capital. Indústrias extrativas – são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal, animal ou mineral) sem que ocorra alteração significativa nas suas propriedades elementares. Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral. Indústrias de equipamentos – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.

Page 5: Aula 9 Industria Geral 2015 - CADU

13

Indústrias de bens de produção– Transformam

matéria-prima bruta, em “matéria-prima” para outros

tipos de indústrias (indústrias de base.

A atividade industrial é classificada conforme seu foco de atuação, sendo ramificada em três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo. As indústrias de bens de produção, também chamadas de indústrias de base ou pesadas, são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas, sendo a base para outros ramos industriais. As indústrias de bens de produção são divididas em duas vertentes: as extrativas e as de bens de capital. Indústrias extrativas – são as que extraem matéria-prima da natureza (vegetal, animal ou mineral) sem que ocorra alteração significativa nas suas propriedades elementares. Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral. Indústrias de bens de capital – são responsáveis pela transformação de bens naturais ou semimanufaturados para a estruturação das indústrias de bens intermediários e de bens de consumo. Exemplos: siderurgia, petroquímica, etc.

14

Indústrias de bens intermediários – Fornecem

produtos beneficiados, como máquinas e

equipamentos para diversos segmentos das

indústrias de bens de consumo.

.

As indústrias de bens intermediários caracterizam-se pelo fornecimento de produtos beneficiados. Elas produzem máquinas e equipamentos que serão utilizados nos diversos segmentos das indústrias de bens de consumo. Exemplos: mecânica (máquinas industriais, tratores, motores automotivos, etc.); autopeças (rodas, pneus, etc.)

Page 6: Aula 9 Industria Geral 2015 - CADU

15

Industrias de bens de consumo

Bens duráveis

Eletro- eletrônicos, Livros,

Automóveis Móveis,

Eletrodomésticos,

Computadores.

Bens não duráveis

Remédios, Alimentos, Têxtil,

Calçados, Bebidas,

Cosméticos.

São aquelas que produzem bens para o

consumidor final, a população comum.

Principais industrias de bens de consumo

“Espaços Dominantes /

dominados”