Atividades adicionais Biologia -...

25
1 201 Módulo 1 Atividades adicionais Biologia Citologia 1. (FGV) A ingestão de nutrientes essenciais em quantida- des adequadas é indispensável para o funcionamento regular do organismo. Dessa forma, carboidratos, pro- teínas, sais minerais, lipídeos e vitaminas constituem a base de uma dieta alimentar equilibrada. Considerando sua função principal, esses compostos são classificados, respectivamente, em a) energéticos, estruturais, reguladores, energéticos e reguladoras. b) energéticos, reguladoras, energéticos, estruturais e estruturais. c) energéticos, energéticas, reguladores, regulado- res e energéticas. d) estruturais, energéticas, estruturais, reguladores e estruturais. e) estruturais, estruturais, energéticos, reguladores e reguladoras. 2. (MACK) H H H H R C C O OH Assinale a alternativa incorreta a respeito da molé- cula dada pela fórmula geral acima. a) É capaz de se ligar a outra molécula do mesmo tipo através de ligações de hidrogênio. b) Entra na constituição de enzimas. c) R representa um radical variável que identifica di- ferentes tipos moleculares dessa substância. d) Os vegetais são capazes de produzir todos os tipos moleculares dessa substância, necessários à sua sobrevivência. e) Essas moléculas são unidas umas às outras nos ri- bossomos. 3. (MACK) A velocidade de um processo celular foi me- dida durante 10h. Nesse período, a temperatura foi aumentada gradativamente, passando de 20°C para 40°C. O resultado foi expresso no gráfico a seguir. velocidade temperatura (°C) 20 30 40 A esse respeito, são feitas as seguintes afirmações: I. a temperatura de aproximadamente 30°C é ótima para as enzimas envolvidas nesse processo. II. na temperatura de 40°C, pode ter havido denatu- ração completa de todas as enzimas envolvidas. III. se a célula fosse submetida a uma temperatura menor do que 20°C, ela certamente morreria, de- vido à falta de atividade. Assinale: a) se somente as afirmativas I e II forem corretas. b) se somente as afirmativas II e III forem corretas. c) se todas as afirmativas forem corretas. d) se somente as afirmativas I e III forem corretas. e) se somente a afirmativa II for correta. 4. (UF-LAVRAS) Os organismos vivos possuem a capaci- dade de sintetizar milhares de moléculas de diferentes tipos em precisas proporções, a fim de manter o pro- toplasma funcional. Estas reações de síntese de de- gradação de biomoléculas, que compõem o meta- bolismo celular, são catalisadas por um grupo de moléculas denominadas de enzimas. Estes importan- tes catalisadores biológicos podem possuir algumas das seguintes características: I. enzimas são a maior e mais especializada classe de lipídios. II. enzimas possuem grande especificidade para seus substratos e frequentemente não atuam sobre moléculas com pequena diferença em sua confi- guração. III. enzimas aceleram as reações químicas, sem serem modificadas durante o processo. IV. substratos são substâncias sobre os quais as enzimas agem, convertendo-os em um ou mais produtos.

Transcript of Atividades adicionais Biologia -...

Page 1: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

1201201

Módulo 1

Atividades adicionais Biologia

Citologia

1. (FGV) A ingestão de nutrientes essenciais em quantida-des adequadas é indispensável para o funcionamento regular do organismo. Dessa forma, carboidratos, pro-teínas, sais minerais, lipídeos e vitaminas constituem a base de uma dieta alimentar equilibrada.

Considerando sua função principal, esses compostos são classificados, respectivamente, em

a) energéticos, estruturais, reguladores, energéticos e reguladoras.

b) energéticos, reguladoras, energéticos, estruturais e estruturais.

c) energéticos, energéticas, reguladores, regulado-res e energéticas.

d) estruturais, energéticas, estruturais, reguladores e estruturais.

e) estruturais, estruturais, energéticos, reguladores e reguladoras.

2. (MACK)H

H H

H

R C C

O

OH

Assinale a alternativa incorreta a respeito da molé-cula dada pela fórmula geral acima.

a) É capaz de se ligar a outra molécula do mesmo tipo através de ligações de hidrogênio.

b) Entra na constituição de enzimas.c) R representa um radical variável que identifica di-

ferentes tipos moleculares dessa substância.d) Os vegetais são capazes de produzir todos os tipos

moleculares dessa substância, necessários à sua sobrevivência.

e) Essas moléculas são unidas umas às outras nos ri-bossomos.

3. (MACK) A velocidade de um processo celular foi me-dida durante 10h. Nesse período, a temperatura foi aumentada gradativamente, passando de 20°C para 40°C. O resultado foi expresso no gráfico a seguir.

velocidade

temperatura (°C)20 30 40

A esse respeito, são feitas as seguintes afirmações:

I. a temperatura de aproximadamente 30°C é ótima para as enzimas envolvidas nesse processo.

II. na temperatura de 40°C, pode ter havido denatu-ração completa de todas as enzimas envolvidas.

III. se a célula fosse submetida a uma temperatura menor do que 20°C, ela certamente morreria, de-vido à falta de atividade.

Assinale:

a) se somente as afirmativas I e II forem corretas.b) se somente as afirmativas II e III forem corretas.c) se todas as afirmativas forem corretas.d) se somente as afirmativas I e III forem corretas.e) se somente a afirmativa II for correta.

4. (UF-LAVRAS) Os organismos vivos possuem a capaci-dade de sintetizar milhares de moléculas de diferentes tipos em precisas proporções, a fim de manter o pro-toplasma funcional. Estas reações de síntese de de-gradação de biomoléculas, que compõem o meta-bolismo celular, são catalisadas por um grupo de moléculas denominadas de enzimas. Estes importan-tes catalisadores biológicos podem possuir algumas das seguintes características:

I. enzimas são a maior e mais especializada classe de lipídios.

II. enzimas possuem grande especificidade para seus substratos e frequentemente não atuam sobre moléculas com pequena diferença em sua confi-guração.

III. enzimas aceleram as reações químicas, sem serem modificadas durante o processo.

IV. substratos são substâncias sobre os quais as enzimas agem, convertendo-os em um ou mais produtos.

Page 2: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

2201201

Marque a alternativa correta:

a) Estão corretas apenas as características I, II e III.b) Estão corretas apenas as características II, III e IV.c) Estão corretas apenas as características I, III e IV.d) Todas as características estão corretas.e) Todas as características estão incorretas.

5. (UFRJ) É muito comum que mulheres apresentem um quadro de anemia durante a gravidez. As mu-lheres anêmicas queixam-se de cansaço constante, além de uma acentuada “falta de ar”. Essa condição em geral pode ser tratada por meio da ingestão de sais de ferro, ou de uma dieta rica em ferro.Explique de que forma a dose extra de ferro alivia os sintomas de falta de ar.

6. (UNICAMP) Os lipídios têm papel importante na esto-cagem de energia, estrutura de membranas celulares, visão, controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteroides e carotenoides.a) Como o organismo humano obtém os carotenoi-

des? Que relação têm com a visão?b) A quais das funções citadas no texto acima os es-

teroides estão relacionados? Cite um esteroide im-portante para uma dessas funções.

c) Cite um local de estocagem de lipídios em animais e um em vegetais.

7. (FGV) A figura ilustra a maneira como certas molécu-las atravessam a membrana da célula sem gastar energia, o que é denominado transporte . Tal processo ocorre gradiente de concen-tração e é utilizado para a passagem de .

http://picasaweb.google.com

Assinale a alternativa que completa, correta e res-pectivamente, as lacunas da oração.

a) facilitado … independentemente do … micromolé-culas.

b) passivo … a favor do … aminoácidos e monossa-carídeos.

c) ativo … contra o … íons.d) fagocitário… na presença de … polissacarídeos.e) celular … na ausência de … peptídeos.

8. (UFV-PASES) A célula apresenta membrana plasmática que a delimita do meio exterior. Embora essa membra-na não seja visível à microscopia ótica, sabe-se que a sua estrutura é complexa. A figura a seguir representa o pa-drão básico de organização dessa membrana.

a) Cite a natureza química dos componentes indica-dos pelos números: I. II. III.

b) Cite uma função fisiológica desempenhada pela mem-brana plasmática que não tenha gasto de energia.

c) O glicocálix está indicado pelo número:

9. (FEI) Os processos de englobamento de material sólido e líquido pela célula são chamados, respectivamente:

a) fagocitose, clasmocitose.b) clasmocitose, fagocitose.c) pinocitose, clasmocitose.d) clasmocitose, pinocitose.e) fagocitose, pinocitose.

10. (CESGRANRIO) Na coluna da direita estão descritas três formas de transporte de substâncias através de membra-nas e na coluna da esquerda os termos com que estas formas de transporte são conhecidas. Correlacione-as.1 – Transporte

passivo.

2 – Transporteativo.

3 – Difusãofacilitada.

I – Determinadas substâncias são transportadas através da mem-brana plasmática mesmo con-tra um gradiente osmótico, ha-vendo neste caso um grande consumo energético por parte da célula.

II – A velocidade de penetração de certas substâncias através da membrana plasmática é acele-rada pela presença de molécu-las transportadoras.

III – A penetração de várias substân-cias através da membrana plas-mática se dá devido a um gra-diente osmótico, sendo este um processo físico de difusão.

Page 3: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

3201201

a) 1 – I; 2 – II; 3 – III. d) 1 – III; 2 – I; 3 – II.b) 1 – I; 2 – III; 3 – II. e) 1 – III; 2 – II; 3 – I.c) 1 – II; 2 – III; 3 – I.

11. (FATEC) Analise os esquemas:

Uma célula animal foi mergulhada na solução de cloreto de potássio cuja concentração é semelhante a do plasma sanguíneo (esquema 1). Após um certo tempo, a concentração de potássio na célula tor-nou-se vinte vezes maior que a da solução, e o volu-me da mesma não se alterou (esquema 2).

A explicação para o fenômeno é:

a) o potássio entrou na célula por osmose.b) uma enzima lisossômica rompeu a membrana da

célula por uma fração de segundo, e o potássio entrou nela.

c) houve transporte ativo de água para o interior da célula, e esta arrastou o potássio.

d) houve transporte passivo de potássio para o in-terior da célula, deslocando água para fora da mesma.

e) houve transporte ativo de potássio para o inte-rior da célula.

12. (UFPR) O atual modelo de estrutura da membrana plasmática celular é conhecido por modelo do mo-saico fluido, proposto em 1972 pelos pesquisado-res Singer e Nicholson. Como todo conhecimento em ciência, esse modelo foi proposto a partir de co-nhecimentos prévios. Um importante marco nessa construção foi o experimento descrito a seguir. He-mácias humanas, que só possuem membrana plas-mática (não há membranas internas) foram lisadas (rompidas) em solução de detergente, e os lipídios foram cuidadosamente dispersos na superfície da água. Foi então medida a área ocupada por esses lipídios na superfície da água e ficou constatado que ela correspondia ao dobro do valor da superfí-cie das hemácias.

a) Que conclusão foi possível depreender desse ex-perimento, com relação à estrutura das membra-nas celulares?

b) Baseado em que informação foi possível chegar a essa conclusão?

13. (PUCC) Células vegetais e células animais possuem várias estruturas e organelas em comum, mas tam-bém apresentam outras que são exclusivas, como os amiloplastos, encontrados apenas nos vegetais. Considere as estruturas a seguir:

I. cloroplasto II. mitocôndria III. retículo endoplasmático IV. parede celular

Comparando as células animal e vegetal, é correto afirmar que:

a) apenas a célula vegetal possui I e IV.b) apenas a célula animal possui II e III.c) a célula animal possui as estruturas III e IV.d) ambas possuem as estruturas I, II, III e IV.e) a célula vegetal possui as estruturas I, II, III e IV e a

animal, apenas I e II.

14. (UFPA) Os organismos multicelulares exibem uma variedade de especializações celulares com funções e morfologia distintas. O citoplasma dessas células apresenta várias organelas ou estruturas, e, depen-dendo da especialização celular, irá predominar uma organela sobre as demais. A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas, é correto afirmar:

a) ribossomos são grânulos constituídos por uma fita de DNA e proteínas; participam na síntese de proteínas.

b) o complexo golgiense é composto por cisternas e vesículas; participa no processamento das pro-teínas e secreção celular.

c) mitocôndrias são formadas por lamelas e preen-chidas pelo estroma; participam no processo da fotossíntese.

d) peroxissomos são lisossomos; participam no ar-mazenamento de substâncias como proteínas e lipídios.

15. (UFSCAR) Na tabela, estão assinaladas a presença (+) ou ausência (−) de alguns componentes encontra-dos em três diferentes tipos celulares (A, B e C).

ComponentesTipo Celulares

A B C

Envoltório nuclear + – +

Ribossomos + + +

Mitocôndrias + – +

Clorofila – + +

Retículo endoplasmático + – +

Page 4: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

4201201

A, B e C pertenceriam, respectivamente, a organismos

a) eucariotos heterótrofos, procariotos heterótro-fos e procariotos autótrofos.

b) eucariotos autótrofos, procariotos autótrofos e eucariotos autótrofos.

c) procariotos heterótrofos, eucariotos heterótro-fos e eucariotos autótrofos.

d) procariotos autótrofos, eucariotos autótrofos e eucariotos heterótrofos.

e) eucariotos heterótrofos, procariotos autótrofos e eucariotos autótrofos.

16. (FUVEST) Em artigo publicado no suplemento Mais!, do jornal Folha de São Paulo, de 6 de agosto de 2000, José Reis relata que pesquisadores canadenses de-monstraram que a alga unicelular Cryptomonas re-sulta da fusão de dois organismos, um dos quais en-globou o outro ao longo da evolução. Isso não é novidade no mundo vivo. Como relata José Reis: “[...] É hoje corrente em Biologia, após haver sido muito con-testada inicialmente, a noção de que certas organelas [...] são remanescentes de células que em tempos idos foram ingeridas por célula mais desenvolvida. Dá-se a esta o nome de hospedeira e o de endossimbiontes às organelas que outrora teriam sido livres."São exemplos de endossimbiontes em células ani-mais e em células de plantas, respectivamente,a) complexo golgiense e centríolos.b) centríolos e vacúolos.c) lisossomos e cloroplastos.d) mitocôndrias e vacúolos.e) mitocôndrias e cloroplastos.

17. (VUNESP) Se fôssemos comparar a organização e o funcionamento de uma célula eucarionte com o que ocorre em uma cidade, poderíamos estabele-cer determinadas analogias. Por exemplo, a mem-brana plasmática seria o perímetro urbano e o hia-loplasma corresponderia ao espaço ocupado pelos edifícios, ruas e casas com seus habitantes.O quadro reúne algumas similaridades funcionais entre cidade e célula eucarionte.

Cidade Célula EucarionteI. Ruas e avenidas 1. Mitocôndrias

II. Silos e armazéns 2. LisossomosIII. Central elétrica

(energética)3. Retículo

endoplasmático

IV. Casas com aquecimentosolar

4. Complexo golgiense

V. Restaurantes elanchonetes

5. Cloroplastos

Correlacione os locais da cidade com as principais funções correspondentes às organelas celulares e assinale a alternativa correta.

a) I-3, II-4, III-1, IV-5 e V-2.b) I-4, II-3, III-2, IV-5 e V-1.c) I-3, II-4, III-5, IV-1 e V-2.d) I-1, II-2, III-3, IV-4 e V-5.e) I-5, II-4, III-1, IV-3 e V-2.

18. (VUNESP) No esquema estão representadas etapas, numeradas de 1 a 3, de um importante processo que ocorre no interior das células, e algumas orga-nelas envolvidas direta ou indiretamente com esse processo.

As etapas que correspondem a 1, 2 e 3, respectiva-mente, e algumas organelas representadas no es-quema, estão corretamente listadas em:

a) absorção de aminoácidos, síntese proteica e ex-portação de proteínas; retículo endoplasmático, lisossomo e mitocôndria.

b) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e egestão de resíduos; retículo endoplasmático, complexo golgiense e lisossomo.

c) fagocitose de sais minerais, fotossíntese e expor-tação de compostos orgânicos; cloroplastos e va-cúolos.

d) absorção de oxigênio, respiração celular e elimi-nação de dióxido de carbono; mitocôndrias e vacúolos.

e) fagocitose de macromoléculas, digestão celular e exportação de proteínas; mitocôndrias e lisos-somos.

19. (VUNESP) Os peroxissomos são pequenas vesículas citoplasmáticas, presentes principalmente em cé- lulas hepáticas, que participam da eliminação de substâncias tóxicas do meio celular. Em algumas reações químicas, que ocorrem nos peroxissomos a fim de eliminar substâncias tóxicas, há formação de água oxigenada (H2O2). Esta substância é importante para uma outra função desempenhada por estas vesículas e que pode, por analogia, ser comparada

Page 5: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

5201201

com o que ocorre quando se aplica água oxigenada em ferimentos e lesões cutâneas. Na maioria dos te-cidos, encontra-se uma enzima denominada catala-se, que facilita a decomposição da água oxigenada conforme a seguinte reação:

2 H2O2 + catalase → 2 H2O + O2→

a) Considerando-se estas informações, justifique a finalidade da aplicação de água oxigenada em ferimentos e lesões cutâneas.

b) Qual organela citoplasmática encontrada em to-das as células animais, principalmente em ma-crófagos, apresenta uma grande variedade de enzimas em seu interior? Cite o nome do proces-so que ocorre no interior dessas organelas após o englobamento de partículas estranhas.

20. (UNIFESP) Os espermatozoides estão entre as célu-las humanas que possuem maior número de mito-côndrias.

a) Como se explica a presença do alto número des-sas organelas no espermatozoide?

b) Explique por que, mesmo havendo tantas mito-côndrias no espermatozoide, dizemos que a he-rança mitocondrial é materna.

21. (VUNESP) No esquema a seguir, os algarismos I e II referem-se a dois processos de produção de ener-gia. As letras X e Y correspondem às substâncias re-sultantes de cada processo.

Assinale a alternativa que indica a relação entre o processo de produção de energia e a respectiva substância resultante.

a) Em I o processo é fermentação e a letra X indica a substância água.

b) Em I o processo é respiração e a letra X indica a substância álcool.

c) Em II o processo é fermentação e a letra Y indica a substância água.

d) Em II o processo é respiração e a letra Y indica a substância álcool.

e) Em I o processo é respiração e a letra X indica a substância água.

22. (UFR-RJ) Na fabricação de pães, bolos e biscoitos são usados tabletes de fermento contendo milhões de micro-organismos do gênero Saccharomyces. Saben-do-se que durante o cozimento o álcool volatiliza-se, pode-se afirmar, em relação a este fenômeno, que:

a) o O2 promove o crescimento da massa;b) a fermentação libera muitas moléculas de ATP;c) a fermentação é um processo aeróbico;d) a fermentação só consome moléculas de ATP;e) o CO2 promove o crescimento da massa.

23. (VUNESP) Observe o esquema que representa uma etapa do metabolismo de uma célula.

Pode-se afirmar que essas reações ocorrem, a maior parte do tempo, no:

a) hialoplasma das células do fígado em anaerobiose, processo que pode levar à cirrose hepática.

b) mesossomo de células procarióticas, visto que seu hialoplasma é desprovido de organelas.

c) citoplasma e no interior das mitocôndrias, devido à formação de etanol na matriz dessa organela.

d) hialoplasma das células eucarióticas, como al-guns fungos, e consome mais glicose por ser um processo que produz apenas 2 ATP.

e) hialoplasma das células musculares em anaero-biose, produzindo compostos intermediários que provocam a fadiga e câimbras.

Page 6: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

6201201

24. (FUVEST) A lei 7678 de 1988 define que “vinho é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto simples de uva sã, fresca e madura”. Na produção de vinho, são utilizadas leveduras anaeróbicas fa-cultativas. Os pequenos produtores adicionam es-sas leveduras ao mosto (uvas esmagadas, suco e cascas) com os tanques abertos, para que elas se reproduzam mais rapidamente. Posteriormente, os tanques são hermeticamente fechados.

Nessas condições, pode-se afirmar, corretamente, que

a) o vinho se forma somente após o fechamento dos tanques, pois, na fase anterior, os produtos da ação das leveduras são a água e o gás carbônico.

b) o vinho começa a ser formado já com os tanques abertos, pois o produto da ação das leveduras, nessa fase, é utilizado depois como substrato para a fermentação.

c) a fermentação ocorre principalmente durante a reprodução das leveduras, pois esses organismos necessitam de grande aporte de energia para sua multiplicação.

d) a fermentação só é possível se, antes, houver um processo de respiração aeróbica que forneça ener-gia para as etapas posteriores, que são anaeróbicas.

e) o vinho se forma somente quando os tanques voltam a ser abertos, após a fermentação se com-pletar, para que as leveduras realizem respiração aeróbica.

25. (UNIRIO) Fadiga muscular, de forma sucinta, pode ser definida como o declínio da tensão muscular devido à estimulação repetitiva e prolongada du-rante uma atividade. Assim, quando ocorre traba-lho muscular excessivo, o ácido pirúvico resultante da glicólise é convertido em ácido láctico que é tóxico e se acumula nos músculos, causando dores musculares.

a) Qual processo biológico de obtenção de energia produz ácido láctico?

b) Em qual condição celular este processo ocorre?

26. (UFTM) Os “timbós verdadeiros” (plantas do gênero Derris), originários da Amazônia Brasileira, possuem compostos sabidamente tóxicos para peixes e ma-míferos. Diferentes tribos indígenas usam tradicio-nalmente essa planta para pescar. É costume jogar na água certas quantidades dessas plantas na for-ma de pó, o que leva os peixes à morte por asfixia. Esse efeito é causado pela presença nos “timbós” de grandes quantidades de compostos flavonídicos rotenoides, causando a morte dos animais por meio da inibição da cadeia respiratória.

a) O trabalho de qual organela celular, em última análise, está sendo prejudicado pelo “timbó”?

b) Na contabilidade final do processo de respiração celular (balanço líquido), quantos ATP são efeti-vamente produzidos por molécula de glicose, considerando que a cadeia respiratória é blo-queada pelo veneno?

27. (FUVEST) A figura a seguir representa tecido meris-temático de uma planta, onde podem ser observa-das células em diferentes fases de divisão. Qual das alternativas corresponde à sequência do processo mitótico?

a) a → b → c → d → e → f.b) c → f → e → a → b → d.c) f → b → a → e → d → c.d) e → f → c → a → b → d.e) f → e → c → b → d → a.

28. (MACK) O gráfico a seguir representa a variação da quantidade de DNA em uma célula, durante as fa-ses de sua vida.

Asssinale a alternativa incorreta.

a) Em 2, ocorre a duplicação do DNA.b) 1, 2 e 3 correspondem à interfase.c) 4 e 6 representam divisões celulares.d) O processo representado é uma meiose.e) Em 7, as células filhas são 2n.

Page 7: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

7201201

29. (ESEG) O esquema a seguir mostra duas separações cromossômicas que ocorrem na anáfase de divisões celulares.

Sobre elas, podemos afirmar:

a) I ocorre na meiose e II na mitose.b) II só ocorre na meiose e I só na mitose.c) I só ocorre na meiose e II só na mitose.d) I ocorre na meiose e na mitose e II, só na mitose.e) II ocorre na meiose e I, na mitose e na meiose.

30. (VUNESP) O esquema representa a espermatogênese humana, processo no qual, a partir de divisões e di-ferenciações celulares, serão produzidos os esper-matozoides que darão origem aos indivíduos da geração seguinte.

Pode-se dizer que:a) a seta de número 1 indica mitose.b) a célula A é chamada de espermátide.c) nas células B, cada cromossomo tem duas cro-

mátides.d) a partir da puberdade, ocorrem apenas os even-

tos representados pelas setas de números 2 e 3.e) as células A, B e C são haploides.

31. (VUNESP) Um pesquisador analisou células em divi-são das gônadas e do trato digestório de um ma- cho de uma nova espécie de mosca. A partir de suas observações, fez as seguintes anotações:

Nas células do tecido I, em uma das fases da divisão celular, vêem-se 8 cromossomos, cada um deles com uma única cromátide, 4 deles migrando para um dos pólos da célula e os outros 4 migrando para o polo oposto.Nas células do tecido II, em uma das fases da divisão celular, vêem-se 4 cromossomos, cada um deles com duas cromátides, 2 deles migrando para um dos polos da célula e os outros 2 migrando para o pólo oposto.

Pode-se afirmar que as células do tecido I e as célu-las do tecido II são, respectivamente,

a) da gônada e do trato digestório. Essa nova espé-cie de mosca tem 2n = 2.

b) da gônada e do trato digestório. Essa nova espé-cie de mosca tem 2n = 4.

c) do trato digestório e da gônada. Essa nova espé-cie de mosca tem 2n = 8.

d) do trato digestório e da gônada. Essa nova espé-cie de mosca tem 2n = 2.

e) do trato digestório e da gônada. Essa nova espé-cie de mosca tem 2n = 4.

32. (VUNESP) Criadores e sitiantes sabem que a mula (exemplar fêmea) e o burro (exemplar macho) são híbridos estéreis que apresentam grande força e re-sistência. São o produto do acasalamento do ju-mento (Equus asinus, 2n = 62 cromossomos) com a égua (Equus caballus, 2n = 64 cromossomos).

a) Quantos cromossomos têm o burro ou a mula? Justifique sua resposta.

b) Considerando os eventos da meiose I para a pro-dução de gametas, explique por que o burro e a mula são estéreis.

33. (UNIFESP) Durante a prófase I da meiose, pode ocorrer o crossing over ou permuta gênica entre os cromossomos das células reprodutivas.

a) Explique o que é crossing over e sua importância para as espécies.

b) Considerando que a maioria das células de um organismo realiza divisão celular mitótica para se multiplicar, justifique o fato de as células repro-dutivas realizarem a meiose.

34. (UPF) O esquema a seguir apresenta uma etapa do processo da síntese proteica que ocorre nas células. Neste processo, várias moléculas e/ou estruturas estão envolvidas.

Page 8: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

8201201

A alternativa que relaciona corretamente essas mo-léculas e/ou estruturas da síntese proteica é:

a) I-tRNA; II-mRNA; III-ribossomo; IV-aminoácido.b) I-tRNA; II-DNA; III-ribossomo; IV-proteína.c) I-mRNA; II-tRNA; III-ribossomo; IV-aminoácido.d) I-mRNA; II-DNA; III-ribossomo; IV-proteína.e) I-mRNA; II-DNA; III-ribossomo; IV-aminoácido.

35. (MACK) O esquema a seguir representa fragmentos de ácidos nucleicos no núcleo de uma célula.

Observando o esquema, é incorreto afirmar que:

a) 1 é uma molécula de uracila.b) 2 representa nucleotídeos de DNA.c) 3 representa nucleotídeos de RNA.d) a célula encontra-se em metáfase.e) trata-se do processo de transcrição.

36. (PUCMG) Observe o esquema a seguir.

Sobre esse assunto, foram feitas algumas afirmações.

I. O processo representa a transcrição na qual a mo-lécula de RNAm se forma a partir de uma sequên-cia de nucleotídeos de uma das fitas do DNA.

II. A molécula de DNA precisa ser aberta por enzi-mas específicas em regiões no início dos genes.

III. A molécula formada ao final desse processo pos-sui sequências de bases nitrogenadas, a serem traduzidas a partir do código genético.

IV. Nas células eucariotas, o DNA não sai do núcleo, mas a informação contida nele é levada para o ci-toplasma, onde ocorre o processo da tradução, que resulta na síntese de proteínas.

Estão corretas as afirmativas:

a) I, II e III apenas.b) I, II, III e IV.c) II, III e IV apenas.d) I e IV apenas.

37. (ENEM) Nos dias de hoje, podemos dizer que pratica-mente todos os seres humanos já ouviram em algum momento falar sobre o DNA e seu papel na hereditarie-dade da maioria dos organismos. Porém, foi apenas em 1952, um ano antes da descrição do modelo do DNA em dupla hélice por Watson e Crick, que foi confir-mado sem sombra de dúvidas que o DNA é material genético. No artigo em que Watson e Crick descreve-ram a molécula de DNA, eles sugeriram um modelo de como essa molécula deveria se replicar. Em 1958, Meselson e Stahl realizaram experimentos utilizando isótopos pesados de nitrogênio que foram incorpora-dos às bases nitrogenadas para avaliar como se daria a replicação da molécula. A partir dos resultados, confir-maram o modelo sugerido por Watson e Crick, que ti-nha como premissa básica o rompimento das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas.

GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Considerando a estrutura da molécula de DNA e a po-sição das ligações de hidrogênio na mesma, os experi-mentos realizados por Meselson e Stahl a respeito da replicação dessa molécula levaram à conclusão de que

a) a replicação do DNA é conservativa, isto é, a fita dupla filha é recém-sintetizada e o filamento pa-rental é conservado.

b) a replicação de DNA é dispersiva, isto é, as fitas filhas contêm DNA recém-sintetizado e parentais em cada uma das fitas.

c) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas fi-lhas consistem de uma fita parental e uma re-cém-sintetizada.

Page 9: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

9201201

d) a replicação do DNA é conservativa, isto é, as fitas filhas consistem de moléculas de DNA parental.

e) a replicação é semiconservativa, isto é, as fitas fi-lhas consistem de uma fita molde e uma fita codi-ficadora.

38. (FUVEST) Existe um número muito grande de substân-cias com funções antibióticas. Essas substâncias dife-rem quanto à maneira pela qual interferem no metabo-lismo celular. Assim, tetraciclina liga-se aos ribossomos e impede a ligação do RNA transportador; a mitomicina inibe a ação da polimerase do DNA e a estreptomicina causa erros na leitura dos códons do RNA mensageiro.Essas informações permitem afirmar que: I. a tetraciclina impede a transcrição e leva a célula

bacteriana à morte por falta de RNA mensageiro. II. a mitomicina, por inibir a duplicação do DNA, im-

pede a multiplicação da célula bacteriana. III. a estreptomicina interfere na tradução e leva a cé-

lula bacteriana a produzir proteínas defeituosas.

Das afirmativas acima:

a) apenas I é correta.b) apenas I e II são corretas.c) apenas II e III são corretas.d) apenas I e III são corretas.e) I, II e III são corretas.

39. (VUNESP) A análise química em amostras de cinco lâminas com ácidos nucleicos apresentou os seguin-tes resultados:

1a lâmina: ribose2a lâmina: uracila3a lâmina: dupla-hélice 4a lâmina: timina5a lâmina: 15% de guanina e 25% de citosina.

a) Entre estas lâminas, quais se referem a DNA?b) Justifique o resultado obtido com a 5a lâmina.

40. (UNICAMP) Os esquemas I e II a seguir mostram as etapas da expressão gênica em dois organismos distintos, um procarioto e um eucarioto.

a) Indique, com justificativa, qual esquema se refere ao eucarioto. Em qual ou quais compartimentos celulares ocorrem as etapas indicadas por 1 e 2 no esquema I, e as etapas 3 e 5 do esquema II.

b) A remoção diferencial de íntrons do RNA mensa-geiro pode resultar na produção de diferentes pep-tídeos. Qual das etapas indicadas nos esquemas corresponde ao processo de remoção de íntrons? Explique por que a remoção diferencial de introns pode acarretar a produção de diferentes peptídeos.

Genética

41. (FUVEST) Em seu trabalho com ervilhas, publicado em 1866, Mendel representou os fatores hereditá-rios determinantes dos estados amarelo e verde do caráter cor da semente pelas letras A e a, respecti-vamente. O conhecimento atual a respeito da natu-reza do material hereditário permite dizer que a le-tra A usada por Mendel simboliza

a) um segmento de DNA com informação para uma cadeia polipeptídica.

b) um segmento de DNA com informação para um RNA ribossômico.

c) um aminoácido em uma proteína.d) uma trinca de bases do RNA mensageiro.e) uma trinca de bases do RNA transportador.

42. (FUVEST) Dois grupos de mudas obtidas a partir de um mesmo clone de plantas verdes foram coloca-dos em ambientes diferentes: um claro e outro es-curo. Depois de alguns dias, as plantas que ficaram no escuro estavam estioladas o que significa que os dois grupos apresentam:

a) o mesmo genótipo e fenótipos diferentes. b) o mesmo fenótipo e genótipos diferentes. c) genótipos e fenótipos iguais. d) genótipos e fenótipos diferentes. e) genótipos variados em cada grupo.

43. (VUNESP) Um pesquisador observou que uma deter-minada espécie de planta apresentava uma variação de biomassa em relação à altitude onde ela crescia. No nível do mar, ela apresentava uma biomassa elevada, enquanto em locais com alta altitude, ela apresentava uma biomassa menor. Então, ele realizou um experi-mento em que sementes dessa espécie, coletadas em diversas altitudes, foram plantadas ao nível do mar em idênticas condições ambientais. Após alguns meses, a biomassa dessas plantas foi medida e os resultados foram expressos no gráfico a seguir:

300 500 700 900 1100altitude de origem das sementes (m)

biom

assa

(g d

e ca

rbon

o/m

2 /dia

)

Page 10: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

10201201

O pesquisador, após a observação dos resultados, pôde concluir que oa) fenótipo das plantas é determinado por alelos re-

cessivos.b) fenótipo das plantas é determinado por genes

ligados ao sexo.c) genótipo se alterou em função da mudança do

ambiente.d) genótipo não sofreu alteração e o ambiente de-

terminou a mudança no fenótipo.e) fenótipo interagiu com o genótipo e houve alte-

ração nesses dois componentes.

(VUNESP) Instrução: Leia o texto seguinte e res-ponda a questão de número 44.

Uma pequena cidade interiorana do Nordeste bra-sileiro chamou a atenção de pesquisadores da Univer-sidade de São Paulo pela alta incidência de uma doença autossômica recessiva neurodegenerativa. As pesqui-sas realizadas revelaram que é também alto o número de casamentos consanguíneos na cidade. Outro dado interessante levantado pelos pesquisadores foi que a população da cidade acredita que a doença seja trans-mitida de uma geração a outra através do sangue.

(Pesquisa FAPESP, julho de 2005.)

44. Pelas informações fornecidas no texto, podemos afirmar que:a) pais saudáveis de filhos que apresentam a doença

são necessariamente homozigotos.b) homens e mulheres têm a mesma probabilidade

de apresentar a doença.c) em situações como a descrita, casamentos con-

sanguíneos não aumentam a probabilidade de transmissão de doenças recessivas.

d) pais heterozigotos têm 25% de probabilidade de terem filhos também heterozigotos.

e) pais heterozigotos têm 50% de probabilidade de terem filhos que irão desenvolver a doença.

45. (VUNESP) O diagrama representa o padrão de herança de uma doença genética que afeta uma determinada espécie de animal silvestre, observado a partir de cru-zamentos controlados realizados em cativeiro.

A partir da análise da ocorrência da doença entre os indivíduos nascidos dos diferentes cruzamentos, fo-ram feitas as afirmações seguintes.

I. Trata-se de uma doença autossômica recessiva. II. Os indivíduos I-1 e I-3 são obrigatoriamente ho-

mozigotos dominantes. III. Não há nenhuma possibilidade de que um filhote

nascido do cruzamento entre os indivíduos II-5 e II-6 apresente a doença.

IV. O indivíduo III-1 só deve ser cruzado com o indiví-duo II-5, uma vez que são nulas as possibilidades de que desse cruzamento resulte um filhote que apresente a doença.

É verdadeiro o que se afirma em

a) I, apenas.b) II e III, apenas.c) I, II e III, apenas.d) I e IV, apenas.e) III e IV, apenas.

46. (MACK) Um casal, em que ambos são polidáctilos, tem uma filha também polidáctila e um filho normal. A probabilidade de o casal vir a ter uma filha normal é de:

a) 14

.

d) 112

.

b) 16

.

e) 23

.

c) 18

.

47. (VUNESP) Considerando-se que a cor da pelagem de cobaias é determinada por um par de alelos, que pode apresentar dominância ou recessividade, fo-ram realizados cruzamentos entre esses animais, conforme a tabela.

Cruzamentos no de descendentes em uma ninhada

negros brancos

I

II

III

IV

V

branco × branco

branco × negro

negro × negro

branco × branco

negro × branco

0

5

8

2

0

7

4

0

7

8

A análise da tabela permite concluir que

a) no cruzamento I, os pais são heterozigotos. b) no cruzamento II, são observados dois fenótipos

e três genótipos entre os descendentes.

Page 11: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

11201201

c) no cruzamento III, os genótipos dos pais podem ser diferentes.

d) no cruzamento IV, os pais são heterozigotos.e) no cruzamento V, podem ocorrer três genótipos

diferentes entre os descendentes.

48. (MACK)

Sabendo que, no heredograma acima, os indivíduos em negrito são polidáctilos (têm mais de 5 dados), assinale a alternativa incorreta.

a) Trata-se de uma característica autossômica do-minante.

b) O casal 3 × 4 não pode ter filhos polidáctilos.c) Se a mulher 6 se casar com um homem que te-

nha o mesmo genótipo do seu pai, terá 50% de chance de ter filhos normais.

d) O casal 12 × 13 tem 75% de probabilidade de ter filhos polidáctilos.

e) Os indivíduos 7 e 12 têm o mesmo genótipo.

49. (ABC) Um homem normal, apresentando pais nor-mais e um irmão albino, casou-se com mulher nor-mal, cujo pai era albino. Considerando os casos fa-miliares de albinismo, a probabilidade do casal ter um filho albino é:

a) 16

. d) 34

.

b) 14

. e) 23

.

c) 12

.

50. (VUNESP) Suponha que você tenha em seu jardim exemplares da mesma espécie de ervilha utilizada por Mendel em seus experimentos. Alguns desses exem-plares produzem sementes lisas e outros, sementes rugosas. Sabendo que a característica “lisa” das se-mentes da ervilha é determinada por um alelo domi-nante L, portanto por genótipos LL ou Ll e, sabendo ainda, que as flores são hermafroditas e que sementes produzidas por autofecundação são viáveis.

a) Planeje um cruzamento experimental entre flo-res de exemplares diferentes que lhe permita determinar se uma planta que produz sementes lisas é homozigota ou heterozigota para esse caráter.

b) No caso de ocorrer autofecundação em uma planta que produz sementes lisas e é heterozigo-ta, qual seria a proporção esperada de descen-dentes com sementes rugosas?

51. (UNICAMP) A herança da cor do olho na espécie hu-mana geralmente é representada simplificada-mente como um par de alelos, A (dominante, deter-minando cor castanha) e a (recessivo, determinando cor azul). Baseando-se nessa explicação, analise as afirmações a seguir, proferidas por casais em relação à cor dos olhos de seu bebê, verificando se elas têm fundamento. Justifique sua resposta.

a) Afirmação de um casal de olhos azuis: “nosso bebê poderá ter olhos castanhos porque as avós têm olhos castanhos”.

b) Afirmação de um casal de olhos castanhos: “nosso bebê poderá ter olhos azuis porque o avô pater-no tem olhos azuis”.

52. (MAUÁ) Cruzando-se uma ervilha homozigota para semente lisa (dominante) com uma ervilha de se-mente rugosa, pergunta-se: o que se obtêm em F1? Por quê?

Cruzando-se os F1 entre si, obtêm-se 1.280 descen-dentes. Quais os fenótipos observados e qual a quantidade esperada para cada um deles?

53. (FUVEST) Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de flores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa.

Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores:

a) das três cores, em igual proporção.b) das três cores, prevalecendo as cor-de-rosa.c) das três cores, prevalecendo as vermelhas.d) somente cor-de-rosa.e) somente vermelhas e brancas, em igual proporção.

54. (PUC) Uma determinada doença humana segue o padrão de herança autossômica, com os seguintes genótipos e fenótipos:

AA – determina indivíduos normais.

AA1 – determina uma forma branda da doença.

A1A1 – determina uma forma grave da doença.

Page 12: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

12201201

Sabendo-se que os indivíduos com genótipo A1A1

morrem durante a embriogênese, qual a probabili-dade do nascimento de uma criança de fenótipo normal a partir de um casal heterozigótico para a doença?

a) 12

.

d) 23

.

b) 13

.

e) 34

.

c) 14

.

55. (MACK) O primeiro filho de um casal é diagnosti-cado como portador da forma grave da anemia falciforme que, sem tratamento, é letal. Essa doença é causada por um gene HbS que apresenta uma re-lação de codominância com o gene HbA, respon-sável pela produção de hemoglobina normal. Sa-bendo que os indivíduos heterozigotos apresentam a forma branda da doença, assinale a alternativa correta.

a) Um dos pais dessa criança pode ser normal para a anemia falciforme.

b) Não há probabilidade de esse casal vir a ter filhos normais.

c) Todo portador da forma branda da doença pos-sui hemoglobina normal em seu sangue.

d) Todos os avós dessa criança são obrigatoriamente portadores da forma branda da doença.

e) Um dos pais dessa criança é obrigatoriamente homozigoto.

56. (VUNESP)

Nova esperança contra a anemia falciformeA anemia falciforme é uma doença genética na qual

a hemoglobina A, que é produzida pelo organismo após o nascimento, tem sua estrutura alterada, com-prometendo sua função no transporte de oxigênio.

A cura só é possível por meio do transplante de me-dula óssea, um procedimento pouco realizado devido à dificuldade de encontrar doadores compatíveis.

A esperança vem da Faculdade de Ciências Farmacêu-ticas da UNESP de Araraquara, onde um grupo de pesqui-sadores está desenvolvendo um novo medicamento que aumenta a taxa de hemoglobina fetal na corrente san-guínea. A hemoglobina fetal não tem sua estrutura altera-da, e poderia suprir as necessidades do paciente no trans-porte de oxigênio, contudo só é produzida em abundância pelo organismo na idade fetal. O novo medicamento induz sua produção pelo organismo, sem os efeitos cola-terais de outros medicamentos já existentes.

(Jornal da UNESP, abril de 2010. Adaptado.)

A reportagem foi lida em sala de aula, e dois alunos, Marcos e Paulo, deram suas interpretações.

Segundo Marcos, o novo medicamento, além de promover a cura do paciente, permitirá que as pes-soas portadoras de anemia falciforme tenham fi-lhos normais, ou seja, a doença, até então transmiti-da hereditariamente, deixará de sê-lo.

Paulo discordou de Marcos e afirmou que a única possibilidade de cura continua sendo o transplante de medula óssea, situação na qual o indivíduo que recebeu o transplante, além de se apresentar curado, não corre o risco de ter filhos portadores da anemia.

Qual interpretação está errada, a de Marcos, a de Paulo, ambas, ou ambas as interpretações estão corretas? Justifique sua resposta.

57. (PUC) Primos em primeiro grau, aparentemente normais, casam-se e têm uma criança. Qual é a pro-babilidade desta criança ser homozigota para de-terminado gene recessivo e raro, sabendo-se que o avô comum aos seus pais era homozigoto para esse gene?

a) 18

.

b) 132

.

c) 14

.

d) 116

.

e) Nenhuma das anteriores.

58. (MACK) Uma mulher pertencente ao grupo sanguí-neo A, Rh– casa-se com um homem filho de pai do grupo AB, Rh– e mãe O, Rh+. O casal tem uma crian-ça tipo B, Rh+. A probabilidade de esse casal ter uma criança AB, Rh+ é de

a) 14

.

b) 34

.

c) 18

.

d) 12

.

e) 38

.

59. (FCC) A tabela a seguir mostra o que ocorre quando diferentes tipos de sangue são misturados a dife-rentes tipos de plasma.

Page 13: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

13201201

Para dar os resultados indicados na tabela, as letras I, II, III e IV correspondem, respectivamente, a san-gue dos tipos:

a) AB, B, A, O.b) AB, A, B, O.c) A, B, AB, O.d) O, A, B, AB.e) B, A, O, AB.

60. (PUC) Na genealogia a seguir, temos:

(1) A, MN, Rh– (3) B, M, Rh+

(2) B, M, Rh+ (4) O, N, Rh–

Os indivíduos obrigatoriamente heterozigotos para todos os caracteres são:

a) 6 e 7.b) 1 e 6.c) 1, 2 e 6.d) 1, 2, 3, 6 e 7.e) n.d.a.

61. (MAUÁ) O hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo precisa de sangue para que possa continuar a realizar cerca de 50 cirurgias por dia. (…) Doadores, principalmente de sangue do tipo O negativo e O po-sitivo, podem contribuir(…).

(Jornal Folha de S. Paulo, 13.06.2002.)

a) Por que o hospital solicita em especial esses dois tipos sanguíneos?

b) Qual a importância de se conhecer, em uma trans-fusão, as proteínas presentes no plasma do recep-tor e nas hemácias do doador?

c) Um indivíduo com sangue do tipo A pode receber sangue de quais tipos de sistema ABO?

62. (UNICAMP) Com base no heredograma a seguir, res-ponda:

a) Qual a probabilidade de o casal formado por 5 e 6 ter duas crianças com sangue AB Rh+?

b) Se o casal em questão já tiver uma criança com sangue AB Rh+, qual a probabilidade de ter outra com os mesmos fenótipos sanguíneos?

Obs.: indique os passos que você seguiu para che-gar às respostas, em a e b.

63. (UNICAMP) Na eritroblastose fetal ocorre destrui-ção das hemácias, o que pode levar recém-nascidos à morte.

a) Explique como ocorre a eritroblastose fetal.b) Como evitar sua ocorrência?c) Qual o procedimento usual para salvar a vida do

recém-nascido com eritroblastose fetal?

64. (MACK)

Sabendo que o uso da mão esquerda e a miopia são condicionados por genes autossômicos recessivos, a probabilidade de o casal 1 × 2 ter uma criança destra e de visão normal é de:

a) 14

.

b) 12

.

c) 34

.

d) 1.e) zero.

Page 14: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

14201201

65. (FEI) Analise a genealogia a seguir:

1

5 6 7 8 9 10 11 12

13 14

2 3 4

Legenda

míope – olho azul

visão normal – olho castanho

míope – olho castanho

visão normal – olho azul

Os genótipos dos indivíduos 10 e 13 serão respecti-vamente:

a) mmaa – mmaa.b) MmAa – mmaa. c) mmaa – MmAa.d) MMAA – MmAa.e) MmAa – MMAA.

66. (MACK) Em cobaias, a pelagem preta é condicionada por um gene dominante sobre o gene que condi-ciona pelagem marrom; o gene que condiciona pelo curto é dominante sobre o que condiciona pelo longo. Uma fêmea de pelo marrom curto, que já tinha tido filhotes de pelo longo, foi cruzada com um macho di-híbrido. Entre os filhotes produzidos, a proporção esperada de indivíduos com pelagem preta e curta é de:

a) 18

. d) 38

.

b) 14

. e) 78

.

c) 12

.

67. (FUVEST) Em tomates, a característica planta alta é dominante em relação à característica planta anã e a cor vermelha do fruto é dominante em relação à cor amarela. Um agricultor cruzou duas linhagens puras: planta alta/fruto vermelho × planta anã/fruto amarelo. Interessado em obter uma linhagem de plantas anãs com frutos vermelhos, deixou que os descendentes dessas plantas cruzassem entre si, obtendo 320 novas plantas.

O número esperado de plantas com o fenótipo de-sejado pelo agricultor e as plantas que ele deve uti-lizar nos próximos cruzamentos, para que os des-cendentes apresentem sempre as características desejadas (plantas anãs com frutos vermelhos), es-tão corretamente indicados em:

a) 16; plantas homozigóticas em relação às duas ca-racterísticas.

b) 48; plantas homozigóticas em relação às duas ca-racterísticas.

c) 48; plantas heterozigóticas em relação às duas características.

d) 60; plantas heterozigóticas em relação às duas características.

e) 60; plantas homozigóticas em relação às duas ca-racterísticas.

68. (FUVEST) Em uma espécie de planta, a cor amarela da semente é dominante sobre a cor verde e a tex-tura lisa da casca da semente é dominante sobre a rugosa. Os locos dos genes que condicionam esses dois caracteres estão em cromossomos diferentes. Da autofecundação de uma planta duplo-heterozi-gota, foram obtidas 800 plantas. Qual o número es-perado de plantas:a) com sementes verde-rugosa?b) com sementes amarelas?

69. (UNICAMP) Suponha uma planta superior originada de um zigoto no qual dois dos pares de cromosso-mos, A e B, têm a constituição A1A2B1B2.

a) Qual será a constituição cromossômica da planta adulta originada desse zigoto? Justifique.

b) Se essa planta se reproduzir por autofecundação, a constituição cromossômica de seus descen-dentes será igual à da planta mãe? Justifique.

70. (FGV) Um criador de cães labradores cruzou ma-chos pretos com fêmeas de mesma cor e obteve fi-lhotes pretos, chocolate (marrons) e dourados (amarelos). Trata-se de um caso de epistasia recessi-va associada ao alelo e, que impede a deposição de pigmento no pelo, condicionando pelagem doura-da. O alelo E permite a pigmentação. A coloração preta é condicionada pelo alelo dominante B, e a chocolate, pelo seu alelo recessivo b.A proporção fenotípica esperada para cães pretos, chocolate e dourados, respectivamente, no cruza-mento entre um macho preto, EeBb, e uma fêma dourada, eeBb, éa) 3 : 1 : 4. d) 9 : 4 : 3.b) 9 : 3 : 4. e) 4 : 1 : 3.c) 3 : 4 : 1.

Page 15: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

15201201

71. (VUNESP) Em ratos, a coloração do pelo depende da ação de dois pares de genes independentes. O gene C leva à formação de pigmento e seu alelo c, em condi-ção homozigótica, impede a formação de pigmento.O gene B produz cor preta e seu alelo b determina a cor marrom.

Um rato preto heterozigoto (para os dois locos gê-nicos) é cruzado com um rato albino homozigoto recessivo (para os dois locos gênicos). Assinale a proporção fenotípica esperada na descendência desse cruzamento:

a) 3 pretos : 1 albino.b) 1 preto : 1 marrom : 2 albinos.c) 2 marrons : 1 albino.d) 2 pretos : 2 albinos.e) 2 pretos : 1 marrom : 1 albino.

72. (PUC) Considere a cor da pele, na espécie humana, determinada por dois pares de genes localizados em pares diferentes de cromossomos.Do casamento entre negros (AABB) e brancos (aabb), nascem mulatos médios. De casamento entre esses mulatos médios, espera-se encontrar descendentes brancos na frequência de:

a) 12

.

b) 14

.

c) 18

.

d) 116

.

e) 132

.

73. (MACK) Suponha que em uma planta a altura seja condicionada por 3 pares de genes, a, b, e c, com efeito aditivo. Os indivíduos de genótipo aabbcc me-dem 3 cm e cada gene dominante acrescenta 1 cm à altura da planta. Do cruzamento entre um indivíduo de genótipo AABbCc e um de genótipo aaBbcc, a proporção de indivíduos com 5 cm em F1 é de:

a) 38

.

b) 12

.

c) 18

.

d) 78

.

e) 58

.

74. (VUNESP) Numa dada planta, o gene B condiciona fruto branco e o gene A condiciona fruto amarelo, mas o gene B inibe a ação do gene A. O duplo reces-sivo condiciona fruto verde. Considerando que tais genes segregam-se independentemente um do outro, responda.

a) Como se chama esse tipo de interação?

b) Qual a proporção fenotípica correta entre os des-cendentes do cruzamento de plantas heterozi-gotas para esses dois pares de genes?

75. (UFSCar) Na herança da cor do fruto da moranga, estão envolvidos dois pares de genes A/a e B/b. O gene B produz frutos amarelos, mas, na presença do gene A, ele é inibido e produz frutos brancos, como o seu alelo b. O indivíduo duplo recessivo produz frutos verdes. Uma planta homozigota, pro-dutora de frutos amarelos, é cruzada com outra, produtora de frutos verdes. Uma planta, filha desse cruzamento, que será chamada de planta I, foi cru-zada com outra planta, II, produtora de frutos bran-cos. O cruzamento entre a planta I e a planta II pro-duziu 4/8 de plantas com frutos brancos, 3/8 de plantas com frutos amarelos e 1/8 de plantas com frutos verdes.

Responda:

a) Que denominação se dá a este tipo de interação entre os genes A e B?

b) Quais os genótipos das plantas I e II?

76. (PUC) O cruzamento entre um heterozigoto AaBb e um homozigoto recessivo aabb produziu uma des-cendência com as seguintes taxas:

AaBb – 2,5%Aabb – 47,5%aaBb – 47,5%aabb – 2,5%

Em relação ao resultado obtido, foram feitas cinco afirmações. Assinale a única incorreta.a) O resultado não está de acordo com a segunda

lei de Mendel.b) No caso de herança mendeliana, o resultado es-

perado seria de 25% para cada classe de descen-dente.

c) Os genes em questão localizam-se no mesmo cromossomo, a uma distância de 5 unidades de recombinação.

d) O heterozigoto utilizado no cruzamento produziu gametas Ab e aB por permutação ou crossing-over.

e) O heterozigoto utilizado no cruzamento apre-senta constituição TRANS.

Page 16: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

16201201

77. (SANTA CASA) Em 20% dos gametócitos I de uma ave, há recombinação entre os genes a e b, situados em um mesmo autossomo. A frequência esperada para o total de gametas Ab + aB de uma ave de ge-nótipo

ABab

é

a) 5%. d) 40%.b) 10% e) 50%.c) 20%.

78. (UNIFESP) Os locos M, N, O, P estão localizados em um mesmo cromossomo. Um indivíduo homozigó-tico para os alelos M, N, O, P foi cruzado com outro, homozigótico para os alelos m, n, o, p. A geração F1 foi então retrocruzada com o homozigótico m, n, o, p. A descendência desse retrocruzamento apresentou15% de permuta entre os locos M e N.25% de permuta entre os locos M e O.10% de permuta entre os locos N e O.Não houve descendentes com permuta entre os lo-cos M e P. Respondaa) Qual a sequência mais provável desses locos no

cromossomo? Faça um esquema do mapa gené-tico desse trecho do cromossomo, indicando as distâncias entre os locos.

b) Por que não houve descendentes recombinantes com permuta entre os locos M e P?

79. (FEI) Analisar os resultados obtidos nos dois cruza-mentos seguintes e responder:

1o) P – AaBb × aabbF1 – AaBb = 350

Aabb = 346 aaBb = 352 aabb = 349

2o) P – AaBb × aabbF1 – AaBb = 042

Aabb = 160 aaBb = 168 aabb = 040

a) Em qual dos dois cruzamentos ocorreu distri-buição independente dos genes, obedecendo à 2a lei de Mendel?

b) Qual a frequência de crossing-over no cruzamento em que dois pares de genes alelos ocupavam o mesmo par de cromossomos homólogos?

80. (PUC) Mr. Spock, segundo comandante da espaço-nave “Enterprise”, tem pai vulcaniano e mãe terres-tre. Os vulcanianos têm orelhas pontiguadas (P), au-sência de adrenal (A) e coração no lado direito (D), caracteres estes dominantes em relação aos terrestres.

Os alelos para adrenal e para coração acham-se li-gados e distanciados de 20 unidades. O alelo para orelha é encontrado em outro cromossomo.

Se Mr. Spock se casasse com uma terrestre, qual se-ria a probabilidade de que seu primeiro filho tivesse todas as características paternas?

Page 17: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

17201201

Respostas das Atividades adicionais

Biologia

Citologia

1. aOs carboidratos e os lipídios são compostos energéticos; as proteínas são estruturas; os sais minerais e as vitaminas são reguladoras.

2. aA fórmula geral apresentada refere-se a um aminoácido. As ligações entre aminoácidos são denominadas ligações peptídicas. Estas ocorrem entre o radical ácido de um aminoácido e o radical amina de outro aminoácido.

3. aSegundo os dados fornecidos no gráfico, não se pode afirmar o que ocorre em temperaturas inferiores a 20°C, por isso a afirmação III não é correta. As afirmações I e II são as corretas.

4. bAs enzimas são proteínas e não lipídios. Apenas as carac-terísticas II, III e IV estão corretas.

5. A mulher grávida possui uma demanda maior de oxigênio devido à presença do embrião ou do feto. Uma dieta rica em ferro aumanta a disponibilidade desse elemento para a pro-dução de hemoglobina. A hemoglobina é um pigmento respiratório presente nas hemácias (glóbulos vermelhos), células sanguíneas responsáveis pelo transporte de oxigê-nio. Dessa forma, a dose extra de ferro permite o transporte de mais oxigênio, o que reduz a sensação de “falta de ar”.

6. a) Os carotenoides são obtidos através da alimentação, quando ingerimos vegetais. Os carotenoides são utiliza-dos pelo organismo na síntese do pigmento visual, a rodopsina.

b) Os esteroides estão relacionados ao controle hormonal. Um exemplo importante é a testosterona, hormônio masculino.

c) Em animais, os lipídios podem ser estocados na hipo-derme (aves e mamíferos). Em vegetais, são estocados nas sementes.

7. bA figura ilustra um tipo de transporte transmembrana de-nominado passivo. Moléculas pequenas, como por exemplo aminoácidos e monossacarídeos, são transpor-tadas por moléculas carreadoras (transportadoras). Esse tipo de transporte é denominado difusão facilitada.

8. a) I. Proteína. II. Bicamada de fosfolipídeos.III. Carboidrato (açúcar) do glicocálix.

b) A membrana celular pode desempenhar a função de transportar pequenas moléculas a favor do gradiente de concentração (sem gasto de energia na forma de ATP), como por exemplo: difusão simples (O2 e CO2), di-fusão especial de água (osmose) e difusão facilitada por canais (íons Na+ e K+) e difusão facilitada por moléculas carreadoras (glicose).

c) O glicocálix está indicado pelo número III.

9. eFagocitose é o processo de englobamento de partículas sólidas pela célula. Pinocitose refere-se ao englobamen-to de partículas líquidas ou sólidas diminutas.

10. dAs relações são: 1-III; 2-I; 3-II.

11. O fenômeno é explicado pelo transporte ativo de potássio para o interior da célula.

12. a) O experimento permite concluir que as membranas são constituídas por uma bicamada lipídica, particu-larmente de fosfolipídeos.

b) A conclusão é baseada na observação de que, a área ocupada pelos lipídios dispersos na água, resultantes da ruptura das hemácias em solução de detergente, ocupa o dobro da área da superfície dos glóbulos vermelhos humanos.

13. aAs células vegetais possuem I, II, III e IV, ao passo que as células animais só possuem II e III.

14. bO complexo golgiense é uma organela formada por sáculos achatados e vesículas, participando, por exemplo, da glico-silação de proteínas e empacotamento de material celular em vesículas para sua secreção.

15. eO organismo A possui envelope nuclear e organelas mem-branosas, mas não possui clorofila, então é eucarioto hete-rótrofo.O organismo B não possui envelope nuclear e apresenta clorofila, caracterizando-se como procarioto autótrofo.O organismo C possui envelope nuclear, organelas mem-branosas e clorofila, características de eucariotos autótrofos.

16. eSão exemplos de endossimbiose em células animais e em células de plantas, respectivamente, mitocôndrias e clo-roplastos. É importante lembrar que as mitocôndrias ocorrem em células animais e em células vegetais.

Page 18: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

18201201

17. aA associação correta seria:

Cidade Célula Eucarionte

I. Ruas e avenidas 3. Retículo endoplasmático

II. Silos e armazéns 4. Complexo golgiense

III. Central elétrica(energética)

1. Mitocôndria

IV. Casas comaquecimento solar

5. Cloroplastos

V. Restaurantes elanchonetes

2. Lisossomos

18. bA etapa 1 corresponde à fagocitose de macromoléculas, a etapa 2, à digestão celular, e a etapa 3, à egestão de resíduos. As organelas envolvidas são o retículo endoplasmático, que sintetiza as enzimas, e o complexo golgiense que produz os lisossomos. Esses, por sua vez, digerem o material fagocitado.Obs.: normalmente utiliza-se o termo pinocitose para inges-tão de macromoléculas.

19. a) A aplicação de água oxigenada em ferimentos e lesões cutâneas produz um meio com abundante quantidade de oxigênio (veja a reação química representada no tex-to). Assim, esse meio aeróbico é impróprio para o desen-volvimento de formas bacterianas anaeróbicas, como por exemplo o bacilo tetânico, que pode estar presente em ferimentos e lesões cutâneas.

b) As organelas citadas são os lisossomos. Após o englo-bamento de partidas estranhas, ocorre a digestão delas (digestão intracelular).

20. a) A grande quantidade de mitocôndrias tem a finalidade de suprir o espermatozoide da energia necessária para os batimentos do flagelo. É através dos movimentos do flagelo que o espermatozoide se locomove.

b) A herança mitocondrial é materna porque apenas as mitocôndrias presentes no óvulo farão parte da conti-tuição estrutural do zigoto.As mitocôndrias do espermatozoide estão localizadas na sua peça intermediária. Durante o processo de fe-cundação apenas o núcleo do espermatozoide penetra no óvulo.

21. eO processo I é a respiração celular (aeróbica). A substância X é a água.O processo II é a fermentação alcoólica e a substância Y é o álcool etílico (etanol).

22. eOs lêvedos (Saccharomyces), na ausência de oxigênio, produzem energia pelo processo de fermentação alcoóli-ca. O CO2 produzido nesse processo promove o cresci-mento da massa, fundamental na fabricação de pães, bo-los e biscoitos.

23. dO esquema representa o processo de fermentação alcoó-lica. As reações desse processo ocorrem, a maior parte do tempo, no hialoplasma das células eucarióticas, como al-guns fungos (lêvedos), na ausência de oxigênio, e produz 2 ATP por molécula de glicose consumida.

24. aAntes do fechamento dos tanques, as leveduras, que são anaeróbias facultativas, realizam respiração, pois têm acesso ao O2, e, consequentemente, liberam CO2 e H2O e utilizam a energia liberada para se multiplicar. Após o fe-chamento dos tanques,na ausência do O2, as leveduras só podem realizar fermentação, que libera CO2 e etanol no mosto, formando o vinho.

25. a) Fermentação láctica.b) Esse processo ocorre quando há falta de oxigênio para

as células musculares, devido à estimulação repetitiva e prolongada durante uma atividade física.

26. a) Em última análise, o “timbó” prejudica a mitocôndria.b) Considerando que a cadeia respiratória é bloqueda pelo

veneno, são produzidos 2 ATP efetivamente por molé-culas de glicose. Essa produção acontece pela glicólise.

27. bDe acordo com a sequência correta das fases mitóticas (pró-fase, prometáfase, metáfase, anáfase, telófase), podemos observar:

c) prófase = início da compactação dos cromossomos.f) prometáfase = início e término do desaparecimento do

envelope nuclear com consequente intumescimento do núcleo e distribuição dos cromossomos.

e) metáfase = encaminhamento e disposição dos cromos-somos na placa equatorial e máxima espiralização dos mesmos.

a) anáfase = início da migração dos cromossomos para os polos da célula.

b) início da telófase = citocinese já ocorrendo.d) final da telófase = citocinese finalizará com reformação

dos envelopes nucleares.

28. eDe acordo com o gráfico, podemos concluir que se trata de meiose. Assim, as células-filhas, em 7, só podem ser n. Veja esquema:

Page 19: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

19201201

29. eO processo II, separação de cromossomos homólogos, só ocorre na primeira divisão da meiose. O processo I, separa-ção de cromátides, ocorre na mitose e na segunda divisão da meiose.

30. cOs espermatócitos secundários (células B) são células ha-ploides, que sofrerão a segunda divisão meiótica. Apresen-tam, portanto, os cromossomos ainda duplicados, cada qual com duas cromátides.

31. eEssa nova espécie de mosca tem 2n = 4.No tecido I está ocorrendo mitose. Temos 8 cromossomos, cada um com uma só cromátide, migrando 4 deles para um polo e outros 4 para o outro polo. Trata-se de anáfase da mitose. As células do tecido I são do trato digestório.No tecido II está ocorrendo meiose. Temos 4 cromosso-mos com duas cromátides cada um. Dois deles migram para um polo e dois para o outro polo. Trata-se de aná-fase I da meiose. As células do tecido II pertencem às gônadas.

32. a) O burro ou a mula possuem 63 cromossomos. Isto porque resultam da fusão dos gametas do jumento (n‘ = 31) e da égua (n“ = 32). Assim, n‘ + n“ = 63 cromos-somos.

b) Na meiose I ocorre a separação ds cromossomos ho-mólogos (pares). O burro e a mula possuem 63 cro-mossomos (32 pares + 1 cromossomo). O cromosso-mo isolado não possui par correspondente, assim não haverá pareamento e a meiose I não se completa. Sem meiose I, não haverá meiose II e consequentemente não haverá gametas. Portanto, são estéreis.

33. a) Crossing-over é um processo de troca de fragmentos entre cromátides de cromossomos homólogos e cuja função é aumentar a variabilidade das células geradas, por exemplo, os gametas, que, por sua vez, contribuem para o aumento da variabilidade das espécies.

b) A meiose, processo de divisão celular reducional, garan-te que o número de cromossomos da espécie com re-produção sexuada permaneça constante ao longo das gerações.

34. aO processo esquematizado é a tradução, onde I é o tRNA carregando o aminoácido (IV), III é o ribossomo e II é o mRNA.

35. dO esquema mostra o processo de transcrição — o DNA produz RNA — que ocorre durante a interfase e não na divisão celular.

36. bTodas estão corretas.

37. cA replicação (ou duplicação) do DNA é semiconservativa, isto é, as duas moléculas filhas conservam metade da molécula mãe. Cada molécula filha de DNA consiste de uma fita parental e uma recém-sintetizada.

38. cA informação I está incorreta, pois a tetraciclina impede a tradução, ou seja, a ligação do RNA-transportador aos ri-bossomos.As demais estão corretas.

39. a) Referem-se ao DNA, as seguintes lâminas:•3a lâmina com dupla hélice;•4a lâmina com timina.Ambas apresentam características do DNA.

b) A 5a lâmina apresenta porcentagens diferentes de gua-nina e citosina. Esta diferença não está de acordo com a molécula do DNA. Nesta, as porcentagens de guanina e citosina devem ser iguais, assim como as de timina e adenina. Isto porque no DNA estas bases orgânicas for-mam pares: adenina-timina e citosina-guanina.Esta diferença mostra que se trata provavelmente de RNA que se apresenta como filamento único com pou-cas regiões de pareamento.

40. a) O esquema II refere-se ao organismo eucarioto, pois ob-servamos que certas regiões, íntrons, não codificam peptídeos. As etapas 1 e 2, no esquema I, ocorrem no citoplasma do procarioto. Em relação ao esquema II do eucarioto, as etapas 3 e 5 acontecem, respectivamente, no núcleo e no citoplasma.

b) O processo de remoção de íntrons ocorre na etapa 4 do esquema II. A remoção diferencial de íntrons permite a produção de moléculas de RNA com distintas combina-ções. A partir dessas moléculas de RNA processadas, os eucariotos podem traduzi-las em diferentes peptídeos.

41. aO conhecimento atual a respeito da natureza do material genético permite afirmar que a letra A utilizada por Men-del corresponde a um gene, isto é, a um segmento de DNA que “carrega” a informação para a síntese de uma cadeia polipeptídica.

42. aMudas obtidas a partir da clonagem possuem o mesmo genótipo. Como foram colocadas em ambientes diferen-tes, e produziu-se um resultado diferente, concluimos que a ação ambiental agiu no resultado do “trabalho” dos ge-nes. Portanto, o fenótipo é diferente.

43. d O genótipo não sofreu alteração e o ambiente determi-nou a mudança no fenótipo.

44. bSendo uma “doença” autossômica, homens e mulheres têm a mesma probabilidade de apresentá-la.

Page 20: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

20201201

45. a

O padrão de herança apresentado indica que pode ser uma doença autossômica recessiva (I).As demais afirmativas estão incorretas.

46. c

47. dA única opção possível, dentre os cruzamentos da tabela apresentada, refere-se ao cruzamento IV.

Aa Aa

aa

branco branco

negros brancos

A_

48. b

5 6 7

1 2

aa aa

aaAa

Aa

Aa

8 9

3 4

aa aa

10 11 12

aa aa

13

14

aa

aa Aa

Aa

O casal 3 × 4 pode ter filhos polidáctilos (50%) e normais (50%). Veja esquema:

A a

a Aa aa normais (50%)

polidáctilos (50%)

49. a

albino normal

normal normal

aa Aa

Aa

2/3

Aa

normal

P (�lho albino) = ?aa

albino

Aa

aa

Para o casal ter um filho albino, é preciso que o pai seja

heterozigoto, probabilidade 23

. A mãe já é heterozigota.

Do cruzamento de ambos, a chance de nascer criança al-

bina é 14 .

Portanto, temos: 23

× 14

= 212

= 16

50. a) Para determinar se uma planta que produz sementes lisas é homozigótica ou heterozigótica, basta proce-der a um cruzamento-teste e analisar a descendência. Se entre os descendentes aparecerem sementes rugo-sas, o genótipo da planta será heterozigoto. Se todos os descendentes (100%) são sementes lisas, o genóti-po será homozigoto. Veja esquema:

L

L

genótipodesconhecido

(lisa)

rugosa

100% lisa

cruzamento-teste

L

L

genótipodesconhecido

(lisa)

rugosa

lisa1 :

rugosa1

ou

b) A autofecundação de uma planta heterozigótica pro-duzirá uma proporção de lisas e rugosas, de 3:1. Veja esquema:

L L

L

LLL

L

L rugosas: (25%)14

Page 21: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

21201201

51. a) A afirmação está incorreta, pois se os pais têm olhos azuis (aa), os filhos somente poderão ter olhos azuis (aa). Veja heredograma:

pais de olhos azuis: aa aa

aa100%

b) A afirmação é procedente, Veja heredrograma:avô paterno

casal de olhoscastanhos:

bebê de olhos azuis:

aa

Aa

aa

Aa

Assim, é uma situação perfeitamente possível, desde que ambos os pais de olhos castanhos sejam heterozigotos.

52. LL

L

lisa homozigota

rugosa

F1 × F1

F1

L L

L

LLL

75% rugosas

L

L

fenótipos75% lisas

Total: 1280 descendenteslisas 75% ⇒ 960 descendentesrugosas 25% ⇒ 320 descendentes

53. bPelos dados apresentados, trata-se de um caso de domi-nância imcompleta, em que F1 ( flores cor-de-rosa) apre-senta um fenótipo intermediário à geração P–:

VV BB

VB

vermelhas brancas

cor-de-rosa

P

F1

F2

VB VB

V B

VVV

B

vermelhas25%

cor-de-rosa50%

brancas25%

VB

VB BB

54. bDados AA → normalAA1 → forma brandaA1A1 → forma grave (letal na embriogênese)

AA1AA1

AA1 AA1 A1A1AA letal

vivos

P (normal) = 13

55. cTratando-se de um caso de condominância, os indivíduos heterozigotos (HbAHbS), portadores da forma branda da doença, possuem em sua hemácias hemoglobina normal (determinada pelo gene HbA) e hemoglobina siclêmica (determinada pelo gene HbS).Um possível heredograma da família em questão seria:

forma grave

forma branda forma branda

HbAHbS

HbSHbS

HbAHbS

56. Ambas as interpretações estão incorretas. A produção de hemoglobina alterada (siclêmica) é determinada geneti-camente. Os indivíduos com anemia falciforme são ho-mozigotos (SS). Os normais podem ser homozigotos (AA) ou heterozigotos (AS) com a forma branda.O argumento de Marcos está incorreto pois, embora o pa-ciente fique curado com a hemoglobina fetal, suas células germinativas, as quais produzirão seus gametas, contém os genes que produzem a hemoglobina alterada e estes, certamente, passarão para a geração seguinte.O argumento de Paulo também está incorreto. Mesmo com o transplante de medula óssea e a cura do paciente, suas células germinativas contém os genes e estes passa-rão para a geração seguinte.

57. c

aa A_

Aa

Aa

1 1

P (aa) = ?

12

12

12

12

Aa

Aa

P = =41

21

16⎛⎝

⎛⎝

Page 22: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

22201201

58. c

IAIBrriiR_

IBiRr

IBiRr

IAirr

O, Rh+ AB, Rh–

A, Rh–

? P (AB, Rh+) = ?

IB i

IAIBIA

i

R r

Rr rrr

A Rh+

=⋅14

12

18

59. b

Em função da aglutinação das hemácias frente aos anti-corpos anti-A e anti-B, temos que os indivíduos I, II, III e IV são respectivamente: AB, A, B e O.

60. e

Somente o indivíduo 6 será obrigatoriamente heterozi-goto para todos os caracteres. Veja heredograma:

IAiMNrr IBiMMRr

IiMNrr IBiMNRr

IB_MMR_ iiNNrr

IBiNNRr

1 2 3 4

5 6

7

61. a) As pessoas de sangue do grupo O são denominadas popularmente de “doadoras universais” porque o seu sangue pode ser doado para os demais grupos com reduzidas chances de causar problemas. As pessoas Rh negativo também. Assim, O, Rh negativo são os verdadeiros “doadores universais”.

b) Em um processo de transfusão de sangue, conhecer as proteínas no plasma do receptor (anti-A ou anti-B) e nas hemácias do doador (antígeno A ou antígeno B) que o receptor possa apresentar graves problemas de-correntes da aglutinação de hemácias na sua circula-ção sanguínea e, ocasionalmente, até a morte.

c) Um indivíduo com sangue A pode receber transfusões de outro sangue A ou do grupo O.

62. IAIBR_ iirr

IBiRr

AB, Rh+ O, Rh–1 2

B, Rh+ A, Rh–

iirr IAIBR_

IAirr

O, Rh– AB, Rh+3 4

5 6

�lhos:

IA i

IAIBIB

i

IBi

IAi ii

R r

Rrr

r

rr

Rr rr

a) Probabilidade de duas crianças

AB, Rh+ → 1a criança: 1

4 × 1

2 = 1

8

→ 2a criança: 14

× 12

= 18

14243

18

× 18

= 164

b) Se o casal já teve uma criança AB, Rh+, a probabilidade de que tenha outra com os mesmos fenótipos é:

AB Rh+

↓ ↓14

× 12

= 18

63. a) A eritoblastose fetal é uma incompatibilidade san-guínea materno-fetal para o sistema Rh. Pode ocor-rer quando anticorpos anti-Rh produzidos pela mãe, através da placenta, atingem o filho Rh+ e destroem suas hemácias. Além de anemia pode ocorrer icterí-cia, hepatoesplenomegalia e outros problemas.

b) Pode-se evitar a sua ocorrência aplicando anticorpos anti-Rh na mãe Rh– que deu à luz um filho Rh+, até ± 72 h após o parto. Esses anticorpos irão destruir as hemácias Rh+ do filho que atingiram a circulação materna durante o parto. Com isso, o sistema imunitário da mãe não será estimulado, ela não produzirá anticorpos anti-Rh e con-sequentemente nada ocorrerá no próximo filho, mesmo que ele seja Rh+.

c) Dois procedimentos são imprtantes para salvar a vida de um recém-nascido com eritoblastose fetal:•transfusão total do seu sangue;•banhodeluz.

Page 23: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

23201201

64. a

65. b

míopeolho azul

mmaa

13 14

visão normalolho castanho

MmAa

míopeolho azul

1

mmaa

2

visão normalolho castanho

MmAa

visãonormal

olhocastanho

visãonormal

olhoazul

visãonormal

olhocastanho

míopeolho

castanho

5 6 7 8

Mmaa MmAa mmAaMmAa

visão normalolho castanho

3

M_Aa

4

míopeolho azul

mmaa

visãonormal

olhoazul

visãonormal

olhocastanho

visãonormal

olhocastanho

visãonormal

olhoazul

9 10 11 12

MmAa MmaaMmaa MmAa*

*

66. d

67. e

Dados: planta

123

alta A_

anã aa

fruto

123

vermelho B_

amarelo bb

P AABB × aabb↓

F1 AaBb × AaBb

plantas anãs comfrutos vermelhos

aaB_ = 316

× 320 = 60

A_B_ 916

A_bb 316

aaB_ 316

aabb 116

Para obter plantas anãs com frutos vermelhos, o agricultor deverá cruzar sempre plantas homozigóticas para as duas características.

68.

amarela A

verde aCor

Sementelisa L

rugosa

123

1

4

4

2

4

4

3

123

genes independentes

AaL × AaL

800 plantas

A_L_ (amarela-lisa) → 916

A_ (amarela-rugosa) → 316

1

4

2

4

3

amarelas: → 1216

× 800 = 600

aaL_ (verde-lisa) → 316

123

316

⋅ 800 ⋅ 150

aa (verde-rugosa) → 116

⋅ 800 ⋅ 50

Portanto temos: a) verde-rugosas: 50; b) amarelas: 600

69. a) A planta adulta terá a mesma constituição cromossômi-ca do zigoto (A1A2B1B2). Isto porque o zigoto transfor-ma-se em planta adulta por meio de mitoses sucessivas (divisões celulares conservativas).

b) Se essa planta se reproduzir por autofecundação, ha-verá 16 combinações entre seus descendentes entre os quais apenas 1/4 (ou 25%) terá a mesma constitui-ção genética (cromossômica) que a planta-mãe.

Page 24: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

24201201

Veja quadro de cruzamentos a seguir:

gametasga

met

as

A1B1 A1B2 A2B1 A2B2

A1B1 A1A1B1B1 A1A1B1B2 A1A2B1B1 A1A2B1B2

A1B2 A1A1B1B2 A1A1B2B2 A1A2B1B2 A1A2B2B2

A2B1 A1A2B1B1 A1A2B1B2 A2A2B1B1 A2A2B1B2

A2B2 A1A2B1B2 A1A2B2B2 A2A2B1B2 A2A2B2B2

14

A1A2B1B2

70. a

Dados:

14243

E_ com pigmento nos pelosee sem pigmento nos pelos (dourado)B_ pretobb chocolate (marrom)

eB eb

EeBBEB

Eb

EeBb

EeBb Eebb

eB eeBB eeBb

eb eeBb eebb

preto38

chocolate18

dourado12

⎛⎝

⎛⎝

48

EeBb eeBb

Proporção: preto : chocolate : dourado3 : 1 : 4

71. b

Dados: 14243

C_ corcc albinoB_ pretobb marrom

BC Bc

BbCcbc Bbcc

bC bc

bbCc bbcc

pretoheterozigoto

albino(homozigoto recessivo

para os dois locos)

preto25%

albino 50%

marrom 25%

BbCc bbcc

Resposta:

1 preto : 1 marrom : 2 albinos.

72. d

negro branca

AABB aabb

mulatomédio

mulatamédia

AaBb AaBb

AB Ab

AB

aB ab

Ab

aB

ab aabb

brancos = 116

73. aDados: altura mínima = 3 cm cada dominante acrescenta = 1 cm

AABbCc aaBbcc

ABC ABc

aBc AaBBCc

abc

AaBBcc

AbC Abc

AaBbCc AaBbccAaBbCc AaBbcc AabbCc Aabbcc

Plantas com 5 cm (dois dominantes) = 38

74. Dados:A_ amareloaa verdeB_ branco (epistático sobre A_)bb sem efeito

a) Trata-se de um caso de interação gênica, com epistasia dominante.

b) AaBb × AaBb ↓

9/16 A_B_

3/16 aaB_

1

2

3

12/16 branco

3/16 A_bb = 3/16 amarelo1/16 aabb = 1/16 verde

Proporção: 12 : 3 : 175.

a) Trata-se de epistasia dominante.b) planta I: Bbaa

planta II: BbAa

Page 25: Atividades adicionais Biologia - sistema.deltacolegio.com.brsistema.deltacolegio.com.br/upload/1504201304414_ListaAdicional... · A respeito das ca-racterísticas típicas das organelas,

25201201

76. dO heterozigoto utilizado no cruzamento produziu game-tas AB e ab por permutação ou crossing-over.

77. b

78. a) A sequência mais provável desses genes no cromosso-mo será: MP-N-O ou O-N-MP, sendo que M e P estão muito próximos no cromossomo. Mapa genético.

Em relação à sequência, é indistinto MP ou PM.

b) Os locos M e P estão muito próximos no cromossomo, o que explica o fato de não haver descendentes com permuta entre os locos M e P.

79. a) No 1o , pois a proporção de descendentes é 1 : 1 : 1 : 1.

b) No 2o: parentais

123

Aabb: 160

aaBb : 168

recombinantes

123

123AaBb: 042

aabb : 040 total: 82

12382 em 410

x em 100 x = 20%

20% é a % de recombinantes

∴ é a taxa de permutação.

80.