Atividade2.marcia estela cordazzo

9
Atividade 2- Produção da Narrativa Conclusiva da Trajetória no Curso Márcia Estela Cordazzo E E F João Paulo I PLAC 3

Transcript of Atividade2.marcia estela cordazzo

Page 1: Atividade2.marcia estela cordazzo

Atividade 2- Produção da Narrativa Conclusiva da Trajetória no CursoMárcia Estela CordazzoE E F João Paulo IPLAC 3

Page 2: Atividade2.marcia estela cordazzo

Tudo se resume em uma palavra GRATIDÃO!

Alguns de nossos colgas já não fazem mais parte deste grupo, mas com toda a certeza foi e é um aprendizado constante a maravilhoso esta especialização, rodeado de pessoas dedicadas e competentes que querem a cada dia que passa uma educação renovadora e o enriquecimento do aprendizado escolar.

Polo

de

Chap

ecó

Page 3: Atividade2.marcia estela cordazzo

O que levou você a realizar este curso? Suas expectativas foram alcançadas ou se modificaram durante o curso?• O grande objetivo em cursar esta especialização foi a

necessidade e a vontade de mudar o ambiente escolar onde trabalhamos. Pois é sempre um desafio tentar impor coisas novas a toda equipe pedagógica e alunos.

• Nossa maior expectativa era fazem com que nossos alunos viessem a escola mais motivados e com uma vontade enorme de realizar as atividades propostas, atividade diferentes, isso com certeza conseguimos.

• A equipe pedagógica precisa também se adequar a essa mudança, onde começamos com pequenas mudanças e fomos a partir daí evoluindo, obtivemos ótimos resultados também, professores mais preparados e sem medo de trabalhar utilizando as tecnologias.

Page 4: Atividade2.marcia estela cordazzo
Page 5: Atividade2.marcia estela cordazzo

Quais vivências durante o curso foram determinantes para a descoberta de novas possibilidades de inserção da Cultura Digital na sua prática pedagógica e no coletivo da escola?

• Todos os conteúdos abordados foram enriquecedores em nosso conhecimento, formas de como trabalhar as tecnologias no âmbito escolar, ter a percepção do que estava precisando para que os alunos tivessem mais comodidade para usufruir das tecnologias que a escola tinha a oferecer.

• As tecnologias são fatores importantíssimos no aprendizado e quando aplicados de forma coerente, vem enriquecer o dia-a-dia das crianças, com novas formas de conhecimento por exploração de conteúdos que os fazem agir sozinhos.

Page 6: Atividade2.marcia estela cordazzo

Quais foram os obstáculos mais importantes? Como foram superados? O que ainda ficou em aberto? Quais questões foram abertas a partir do curso e que serão tratadas no coletivo da escola?• O obstáculo mais importante foi determinante também para o

sucesso do nosso trabalho, a fixação das tecnologias aos professores, creio que isso foi um grande desafio para eles por estarem buscando algo novo que até então não era usado. E para nós fazer com que estes professores entendessem a importância de se trabalhar desta forma com os alunos, entender o quão seria importante para o aprendizado das crianças. Mas com muita conversa e tirando duvidas tudo foi resolvido, hoje os professores da escola não tem mais aquele “MEDO”, das tecnologias eles fazem suas aulas diferentes aproveitando tudo o que elas podem oferecer.

• Um ponto que ficou, foi a questão dos professores ACT’s, pois nossa escola tem apenas duas professoras efetivas, então partindo disto nosso trabalho é constante todo o ano repassando as mesmas informações e fazendo com que estes novos professores se adequem as tecnologias que em outras escolas ainda não usufruem desta forma.

Page 7: Atividade2.marcia estela cordazzo

Quais lembranças mais significativas? Essas lembranças incluem as interações no ambiente e no cotidiano da escola durante a realização do curso (as trocas, os conflitos, as soluções etc.)?• Uma lembrança bem significativa que tivemos ao decorrer

do curso, foi quando fomos desafiados a aplicar estes aprendizados na escola, lembro-me do olhar dos colegas e da responsabilidade que estava e está em nossas mãos, pois é algo diferente que desafia não somente nós cursistas da especialização, mas toda a equipe das escola.

• Quando foram feitas algumas mudanças na escola como usar o cabo HDMI na sala de aulas com as televisões para que os professores não precisassem de Datashow, eles estão tão acostumados com o Datashow que era difícil fazer com que usassem aquela outra tecnologia muito mais acessível.

Page 8: Atividade2.marcia estela cordazzo

Quais são as contribuições das suas lembranças para a compreensão da cultura digital na sua prática pedagógica e no coletivo da escola?• Uma grande satisfação em ver o quanto as crianças

aproveitavam e ao mesmo tempo que aprendiam se divertiam, utilizando as TDIC’s ao seu favor. E como os professores estavam interessados em saber coisas novas, para repassar aos alunos.

• Muita dedicação, e comprometimento tanto por parte dos alunos quanto pelos professores, acredito que tudo que seja exposto para fazer a diferença no aprendizado escolar deve ser levando em consideração e aproveitado o máximo possível, é assim que vejo nossa escola, abraçou esse projeto. E obtivemos ótimos resultados no aprendizado, alunos mais motivados.

Page 9: Atividade2.marcia estela cordazzo

Como você pensa hoje a cultura digital na relação com a sua área do conhecimento específica? • A cultura digital esta cada vez mais inserida no cotidiano das

pessoas e a escola esta introduzida neste meio, por isso devemos nos preocupar cada vez mais em buscar alternativas que busquem a qualidade de ensino e as TDIC’s estão aí para auxiliar essa busca.

• Acredito que em qualquer área do conhecimento as tecnologias devem fazer parte, como sou da área da informática, essa especialização veio como um aprendizado maior, aperfeiçoamento de conteúdos e informações. Meu ponto de vista os professores que aderem as tecnologias conseguem trabalhar muito melhor com os alunos, aproveitando mais suas aulas, pois os alunos conseguem interagir e dar suas opiniões e sugestões, aguçando a criatividade e o senso critico. Isso é ótimo para o aprendizado constante dos alunos!