Atendimento espiritual na casa espírita

54
Atendimento Atendimento Espiritual na Casa Espiritual na Casa Espírita Espírita

Transcript of Atendimento espiritual na casa espírita

Page 1: Atendimento espiritual na casa espírita

Atendimento Atendimento Espiritual na Casa Espiritual na Casa

EspíritaEspírita

Page 2: Atendimento espiritual na casa espírita

Atendimento Espiritual na Casa Atendimento Espiritual na Casa EspíritaEspírita

AbrangênciaAbrangência::Recepção –Recepção –

Acolhida aos que chegam às reuniões Acolhida aos que chegam às reuniões da Casa Espírita.da Casa Espírita.

Atendimento FraternoAtendimento Fraterno – –Orientação aos que chegam ao Centro Orientação aos que chegam ao Centro Espírita buscando consolação e Espírita buscando consolação e amparo.amparo.

Page 3: Atendimento espiritual na casa espírita

Atendimento Espiritual na Casa Atendimento Espiritual na Casa EspíritaEspírita AbrangênciaAbrangência::

Explanação do Evangelho à Luz da D.E. Explanação do Evangelho à Luz da D.E. – – Estudo de “O Evangelho segundo o Estudo de “O Evangelho segundo o Espiritismo”, visando a edificação Espiritismo”, visando a edificação moral e o aspecto consolador.moral e o aspecto consolador.

Passe e Magnetização da águaPasse e Magnetização da água – –Visando mobilizar recursos magnético-Visando mobilizar recursos magnético-espirituais para os necessitados desse espirituais para os necessitados desse atendimento.atendimento.

Page 4: Atendimento espiritual na casa espírita

Atendimento Espiritual na Casa Atendimento Espiritual na Casa EspíritaEspírita

AbrangênciaAbrangência::Evangelho no LarEvangelho no Lar – –

Reunião da família para o estudo do Reunião da família para o estudo do Evangelho e a oração em conjunto.Evangelho e a oração em conjunto.

Irradiação MentalIrradiação Mental – – Reunião para vibrações e preces em Reunião para vibrações e preces em favor dos necessitados de atendimento favor dos necessitados de atendimento espiritual.espiritual.

Page 5: Atendimento espiritual na casa espírita

RecepçãoRecepçãoObjetivoObjetivo::

Acolher fraternalmente os que procuram a Acolher fraternalmente os que procuram a Casa Espírita, principalmente os que chegam Casa Espírita, principalmente os que chegam pela primeira vez.pela primeira vez.

ColaboradoresColaboradores:: Um Coordenador para estruturar, capacitar e Um Coordenador para estruturar, capacitar e

coordenar as equipes de recepção para cada coordenar as equipes de recepção para cada reunião/atividade.reunião/atividade.

Uma equipe de recepção escalada em Uma equipe de recepção escalada em número suficiente para atender a demanda número suficiente para atender a demanda de cada reunião/atividade. de cada reunião/atividade.

Page 6: Atendimento espiritual na casa espírita

Local para o trabalho:Local para o trabalho: Porta de entrada da Casa Espírita ou da sala Porta de entrada da Casa Espírita ou da sala

de reunião.de reunião.

EtapasEtapas::• Cumprimentar e dar as boas vindas.Cumprimentar e dar as boas vindas.• Colocar-se à disposição para eventuais Colocar-se à disposição para eventuais

orientações.orientações.• Procurar colocar aquele que chega à Procurar colocar aquele que chega à

vontade, sem constrangê-lo.vontade, sem constrangê-lo.

RecepçãoRecepção

Page 7: Atendimento espiritual na casa espírita

Etapas Etapas (cont.)(cont.)::Se solicitado ...Se solicitado ...

• orientar sobre o funcionamento da Casa, orientar sobre o funcionamento da Casa, disponibilizando os diversos tipos de disponibilizando os diversos tipos de atividades e cursos que ela oferece;atividades e cursos que ela oferece;

• responder dúvidas e indagações, de responder dúvidas e indagações, de maneira clara, objetiva, direta, concisa, maneira clara, objetiva, direta, concisa, imprimindo afetividade, naturalidade e imprimindo afetividade, naturalidade e segurança; esegurança; e

• encaminhar o visitante à área desejada ou encaminhar o visitante à área desejada ou à pessoa que possa, de maneira mais à pessoa que possa, de maneira mais específica, auxiliá-lo. específica, auxiliá-lo.

RecepçãoRecepção

Page 8: Atendimento espiritual na casa espírita

Como implantar:Como implantar:✔ Selecionar e treinar os colaboradores que Selecionar e treinar os colaboradores que

tenham um perfil adequado para a tarefa: tenham um perfil adequado para a tarefa: conhecimento evangélico-doutrinário, conhecimento evangélico-doutrinário, maturidade emocional, bom senso, maturidade emocional, bom senso, ausência de preconceitos, simpatia, alegria, ausência de preconceitos, simpatia, alegria, afetividade, naturalidade e segurança.afetividade, naturalidade e segurança.

✔ Identificar em cada reunião/atividade os Identificar em cada reunião/atividade os colaboradores que podem assumir a tarefa.colaboradores que podem assumir a tarefa.

✔ Fazer, regularmente, capacitação e Fazer, regularmente, capacitação e atualização dos trabalhadores.atualização dos trabalhadores.

✔ Fazer, periodicamente, a avaliação do Fazer, periodicamente, a avaliação do trabalho.trabalho.

RecepçãoRecepção

Page 9: Atendimento espiritual na casa espírita

BenefíciosBenefícios:: Abre as portas da Casa Espírita àqueles Abre as portas da Casa Espírita àqueles

que a procuram.que a procuram. Oferece orientação adequada. Oferece orientação adequada. Cria um clima de afetividade e segurança.Cria um clima de afetividade e segurança.RecomendaçõesRecomendações::➔ À despedida, de maneira simples e gentil, À despedida, de maneira simples e gentil,

renovar o convite para que retorne.renovar o convite para que retorne.➔ Todas as reuniões deverão ter esse tipo de Todas as reuniões deverão ter esse tipo de

atendimento.atendimento.

RecepçãoRecepção

Page 10: Atendimento espiritual na casa espírita

Atendimento FraternoAtendimento FraternoObjetivoObjetivo::

Receber fraternalmente aquele que busca o Receber fraternalmente aquele que busca o Centro Espírita, proporcionando-lhe Centro Espírita, proporcionando-lhe oportunidade de expor livremente e em oportunidade de expor livremente e em caráter privativo suas dificuldades. caráter privativo suas dificuldades.

Acolhe aquele que:Acolhe aquele que: deseja fazer uma visita e/ou integrar-se às deseja fazer uma visita e/ou integrar-se às

atividades da Casaatividades da Casa

Page 11: Atendimento espiritual na casa espírita

ObjetivoObjetivo::

Acolhe aquele que:Acolhe aquele que:

deseja receber ajuda material e/ou espiritualdeseja receber ajuda material e/ou espiritual deseja informação ou estudodeseja informação ou estudo necessita de consolo, orientação doutrinária necessita de consolo, orientação doutrinária

e amparoe amparo tem curiosidade e quer conhecer o trabalho tem curiosidade e quer conhecer o trabalho

EspíritaEspírita

Atendimento FraternoAtendimento Fraterno

Page 12: Atendimento espiritual na casa espírita

EtapasEtapas::Recepção –Recepção – acolhe fraternalmente quem acolhe fraternalmente quem

chega, identificando-lhe o motivo da vinda e chega, identificando-lhe o motivo da vinda e oferecendo-lhe os recursos de que a Casa oferecendo-lhe os recursos de que a Casa Espírita dispõe para atendê-lo na sua Espírita dispõe para atendê-lo na sua necessidade: cursos, reuniões, evangelização necessidade: cursos, reuniões, evangelização da criança e do jovem, e outros.da criança e do jovem, e outros.

Encaminhamento -Encaminhamento - acompanha-o até o local acompanha-o até o local de sua destinação, direcionando-o sempre de sua destinação, direcionando-o sempre que necessário.que necessário.

Atendimento FraternoAtendimento Fraterno

Page 13: Atendimento espiritual na casa espírita

EtapasEtapas::Diálogo Fraterno –Diálogo Fraterno – Recebe o necessitado do consolo e/ou Recebe o necessitado do consolo e/ou

orientação, identificando-lhe os problemas, orientação, identificando-lhe os problemas, carências ou aspirações e orientando-o carências ou aspirações e orientando-o segundo os princípios evangélicos e segundo os princípios evangélicos e doutrinários.doutrinários.

Orienta-o, sempre, para a necessidade do Orienta-o, sempre, para a necessidade do Evangelho no Lar, estimula-o para a leitura Evangelho no Lar, estimula-o para a leitura saudável e para o estudo, sugerindo os livros saudável e para o estudo, sugerindo os livros adequados da Codificação e obras adequados da Codificação e obras complementares. complementares.

Atendimento FraternoAtendimento Fraterno

Page 14: Atendimento espiritual na casa espírita

EtapasEtapas::Diálogo Fraterno –Diálogo Fraterno – Reergue-lhe a auto-estima e a esperança, Reergue-lhe a auto-estima e a esperança,

mas conscientiza-o de que somente ele mas conscientiza-o de que somente ele poderá mudar o quadro de sua preocupação, poderá mudar o quadro de sua preocupação, através da própria posição mental e através da própria posição mental e renovação íntima.renovação íntima.

Após as devidas orientações, encaminha-o Após as devidas orientações, encaminha-o para a reunião de explanação evangélica e para a reunião de explanação evangélica e para o passe. para o passe.

Atendimento FraternoAtendimento Fraterno

Page 15: Atendimento espiritual na casa espírita

ColaboradoresColaboradores:: um Coordenador para estruturar, capacitar e um Coordenador para estruturar, capacitar e

coordenar a equipe para a atividade.coordenar a equipe para a atividade. Uma equipe com recepcionista, Uma equipe com recepcionista,

encaminhador e dialogadores em número encaminhador e dialogadores em número suficiente para atender a demanda da suficiente para atender a demanda da atividade. atividade.

Atendimento FraternoAtendimento Fraterno

Page 16: Atendimento espiritual na casa espírita

Local para o trabalhoLocal para o trabalho:: Local privativo, iluminado e ventilado, para Local privativo, iluminado e ventilado, para

que o sigilo seja preservado.que o sigilo seja preservado. Água, copos descartáveis e lenços de papel.Água, copos descartáveis e lenços de papel. Livros básicos (Obras Básicas, coleção Livros básicos (Obras Básicas, coleção

Emmanuel, outros)Emmanuel, outros) Mensagens de consolo e orientação.Mensagens de consolo e orientação.

Atendimento FraternoAtendimento Fraterno

Page 17: Atendimento espiritual na casa espírita

Como implantar:Como implantar:✔ Selecionar e treinar os colaboradores que Selecionar e treinar os colaboradores que

tenham um perfil adequado para a tarefa: tenham um perfil adequado para a tarefa: conhecimento evangélico-doutrinário, conhecimento evangélico-doutrinário, maturidade emocional, ausência de maturidade emocional, ausência de preconceitos, bom senso, empatia, alegria, preconceitos, bom senso, empatia, alegria, afetividade, naturalidade e segurança.afetividade, naturalidade e segurança.

✔ Fazer, regularmente, capacitação e Fazer, regularmente, capacitação e atualização dos trabalhadores.atualização dos trabalhadores.

✔ Fazer, periodicamente, a avaliação do Fazer, periodicamente, a avaliação do trabalho.trabalho.

Atendimento FraternoAtendimento Fraterno

Page 18: Atendimento espiritual na casa espírita

BenefíciosBenefícios:: Consola aos que se encontram em Consola aos que se encontram em

dificuldades pelas perdas, separações, dificuldades pelas perdas, separações, conflitos, doenças, depressões, ...conflitos, doenças, depressões, ...

Orienta doutrinariamente sobre as causas Orienta doutrinariamente sobre as causas das aflições e os meios para solucioná-las. das aflições e os meios para solucioná-las.

Ampara, ergue e sustenta o Espírito nas Ampara, ergue e sustenta o Espírito nas bases do Evangelho, segundo a Doutrina bases do Evangelho, segundo a Doutrina Espírita. Espírita.

Atendimento FraternoAtendimento Fraterno

Page 19: Atendimento espiritual na casa espírita

Explanação do Evangelho à Luz da Explanação do Evangelho à Luz da DEDE ObjetivoObjetivo::

Estudar “O Evangelho segundo o Estudar “O Evangelho segundo o Espiritismo”, de maneira sistematizada e com Espiritismo”, de maneira sistematizada e com escala de trabalho previamente estabelecida.escala de trabalho previamente estabelecida.

Colaboradores Colaboradores (todos previamente (todos previamente escalados)escalados)::

um dirigente para iniciar, coordenar e um dirigente para iniciar, coordenar e encerrar a reuniãoencerrar a reunião

um expositor-preparador para fazer a leitura um expositor-preparador para fazer a leitura preparatória e/ou precespreparatória e/ou preces

um expositor, para a palestra do diaum expositor, para a palestra do dia

Page 20: Atendimento espiritual na casa espírita

Explanação do Evangelho à Luz da Explanação do Evangelho à Luz da DEDE EtapasEtapas::

leitura de página preparatória (5 min)leitura de página preparatória (5 min) prece inicial – concisa, simples, inteligível, prece inicial – concisa, simples, inteligível,

objetiva, clara e audível (2 min)objetiva, clara e audível (2 min) explanação da página evangélica (10 a 45 explanação da página evangélica (10 a 45

min)min) prece final – concisa, simples, inteligível, prece final – concisa, simples, inteligível,

objetiva, clara e audível (2 min)objetiva, clara e audível (2 min)• Obs: quando houver recurso, a Casa Espírita pode e Obs: quando houver recurso, a Casa Espírita pode e

deve valer-se de projeções de imagens e som, com deve valer-se de projeções de imagens e som, com textos evangélicos ou doutrinários curtos e/ou de textos evangélicos ou doutrinários curtos e/ou de músicas suaves e selecionadas, visando a favorecer músicas suaves e selecionadas, visando a favorecer a harmonização íntima.a harmonização íntima.

Page 21: Atendimento espiritual na casa espírita

Explanação do Evangelho à Luz da Explanação do Evangelho à Luz da DEDE Local para o trabalhoLocal para o trabalho:: Salão de palestras da Casa Espírita.Salão de palestras da Casa Espírita. Sala iluminada e ventilada, com cadeiras Sala iluminada e ventilada, com cadeiras

suficiente para acomodar o público-alvo.suficiente para acomodar o público-alvo. Ter sempre à mesa um exemplar de “O Ter sempre à mesa um exemplar de “O

Evangelho Segundo o Espiritismo”.Evangelho Segundo o Espiritismo”. Usar para a preparação do ambiente, de Usar para a preparação do ambiente, de

preferência, os livros da série Emmanuel: preferência, os livros da série Emmanuel: Pão Nosso; Caminho, Verdade e Vida; Fonte Pão Nosso; Caminho, Verdade e Vida; Fonte Viva; Vinha de Luz; Palavras de Vida Eterna.Viva; Vinha de Luz; Palavras de Vida Eterna.

Page 22: Atendimento espiritual na casa espírita

Explanação do Evangelho à Luz da Explanação do Evangelho à Luz da DEDE Como implantarComo implantar::

✔ Selecionar e treinar os colaboradores que Selecionar e treinar os colaboradores que tenham um perfil adequado para a tarefa: tenham um perfil adequado para a tarefa: conhecimento evangélico-doutrinário, conhecimento evangélico-doutrinário, maturidade emocional, ausência de maturidade emocional, ausência de preconceitos, bom senso, simpatia, alegria, preconceitos, bom senso, simpatia, alegria, afetividade, naturalidade e segurança.afetividade, naturalidade e segurança.

✔ Fazer, regularmente, capacitação e Fazer, regularmente, capacitação e atualização dos trabalhadores.atualização dos trabalhadores.

✔ Fazer, periodicamente, a avaliação do Fazer, periodicamente, a avaliação do trabalho.trabalho.

Page 23: Atendimento espiritual na casa espírita

Explanação do Evangelho à Luz da Explanação do Evangelho à Luz da DEDE

BenefíciosBenefícios::

Consola aos que se encontram em Consola aos que se encontram em dificuldades pelas perdas, separações, dificuldades pelas perdas, separações, conflitos, doenças, depressões, ...conflitos, doenças, depressões, ...

Orienta doutrinariamente sobre as causas Orienta doutrinariamente sobre as causas das aflições e os meios para solucioná-las. das aflições e os meios para solucioná-las.

Ampara, ergue e sustenta o Espírito nas Ampara, ergue e sustenta o Espírito nas bases do Evangelho, segundo a Doutrina bases do Evangelho, segundo a Doutrina Espírita. Espírita.

Page 24: Atendimento espiritual na casa espírita

Passe e Magnetização da ÁguaPasse e Magnetização da ÁguaObjetivoObjetivo::

Oferecer, aos que Oferecer, aos que necessitaremnecessitarem e e desejaremdesejarem, os recursos magnéticos dos , os recursos magnéticos dos colaboradores encarnados e dos Benfeitores colaboradores encarnados e dos Benfeitores Espirituais.Espirituais. Colaboradores:Colaboradores:

um coordenador da tarefa.um coordenador da tarefa. um número razoável de aplicadores de um número razoável de aplicadores de

passes.passes. um responsável pelo encaminhamento das um responsável pelo encaminhamento das

pessoas e pela acomodação dos vasilhames pessoas e pela acomodação dos vasilhames de água.de água.

Page 25: Atendimento espiritual na casa espírita

EtapasEtapas::

Início – Início – Antes do início da tarefa convidar os Antes do início da tarefa convidar os colaboradores responsáveis para ouvirem a colaboradores responsáveis para ouvirem a explanação do Evangelho, já assentados na explanação do Evangelho, já assentados na primeira fileira.primeira fileira.Ao término da explanação evangélica, o Ao término da explanação evangélica, o coordenador e a equipe de trabalhadores coordenador e a equipe de trabalhadores reunir-se-ão, dentro da sala de passes, para reunir-se-ão, dentro da sala de passes, para a prece preparatória e a magnetização das a prece preparatória e a magnetização das águas.águas.

Passe e Magnetização da ÁguaPasse e Magnetização da Água

Page 26: Atendimento espiritual na casa espírita

EtapasEtapas::Atendimento –Atendimento – Caberá ao encaminhador receber os Caberá ao encaminhador receber os

vasilhames para a magnetização da água, vasilhames para a magnetização da água, acomodando-os na sala de passe.acomodando-os na sala de passe.

O encaminhador levará para a sala, um O encaminhador levará para a sala, um número de pessoas proporcional ao número número de pessoas proporcional ao número de aplicadores de passe.de aplicadores de passe.

O coordenador fará o convite à prece mental O coordenador fará o convite à prece mental e cada aplicador de passe encaminhar-se-á e cada aplicador de passe encaminhar-se-á para um participante-receptor. para um participante-receptor.

Passe e Magnetização da ÁguaPasse e Magnetização da Água

Page 27: Atendimento espiritual na casa espírita

Etapas - Etapas - AtendimentoAtendimento:: O passe deverá ser transmitido com O passe deverá ser transmitido com

simplicidade, sem gesticulação exagerada simplicidade, sem gesticulação exagerada ou respiração ofegante, sem bocejo ou ou respiração ofegante, sem bocejo ou articulação de palavras em voz alta.articulação de palavras em voz alta.

Não se permitirá o toque direto no atendido Não se permitirá o toque direto no atendido e a passividade mediúnica. e a passividade mediúnica.

A cada nova turma para atendimento, um A cada nova turma para atendimento, um dos colaboradores, fará o convite para uma dos colaboradores, fará o convite para uma prece mental, buscando Jesus. prece mental, buscando Jesus.

Ao término, cada atendido recebe um copo Ao término, cada atendido recebe um copo com a água magnetizada.com a água magnetizada.

Passe e Magnetização da ÁguaPasse e Magnetização da Água

Page 28: Atendimento espiritual na casa espírita

EtapasEtapas::

Término – Término – Ao término da tarefa, o coordenador Ao término da tarefa, o coordenador indicará alguém para a prece de indicará alguém para a prece de encerramentoencerramento

Passe e Magnetização da ÁguaPasse e Magnetização da Água

Avaliação Geral – Avaliação Geral – Após a finalização, é necessário uma Após a finalização, é necessário uma avaliação geral e rápidaavaliação geral e rápida

Page 29: Atendimento espiritual na casa espírita

Local para o trabalhoLocal para o trabalho:: sala própria ou discretamente isoladasala própria ou discretamente isolada nº de cadeiras para os atendidos nº de cadeiras para os atendidos

correspondente ao nº de colaboradorescorrespondente ao nº de colaboradores local para a colocação de vasilhames de local para a colocação de vasilhames de

água (já identificados), trazidos pelos água (já identificados), trazidos pelos necessitados, e para os copos individuais e necessitados, e para os copos individuais e descartáveisdescartáveis

música ambiente suavemúsica ambiente suave

Passe e Magnetização da ÁguaPasse e Magnetização da Água

Page 30: Atendimento espiritual na casa espírita

Como implantarComo implantar::✔ Selecionar e treinar os colaboradores que Selecionar e treinar os colaboradores que

tenham um perfil adequado para a tarefa: tenham um perfil adequado para a tarefa: conhecimento evangélico-doutrinário, conhecimento evangélico-doutrinário, maturidade emocional, ausência de maturidade emocional, ausência de preconceitos, bom senso, simpatia, alegria, preconceitos, bom senso, simpatia, alegria, afetividade, naturalidade e segurança.afetividade, naturalidade e segurança.

✔ Fazer, regularmente, capacitação e Fazer, regularmente, capacitação e atualização dos trabalhadores.atualização dos trabalhadores.

✔ Fazer, periodicamente, a avaliação do Fazer, periodicamente, a avaliação do trabalho.trabalho.

Passe e Magnetização da ÁguaPasse e Magnetização da Água

Page 31: Atendimento espiritual na casa espírita

BenefíciosBenefícios::

Reequilibra emocional e fisicamente Reequilibra emocional e fisicamente (psicossomático).(psicossomático).

Compensação energética.Compensação energética. Reconforta, revigora e refaz.Reconforta, revigora e refaz. Possibilita a solidariedade.Possibilita a solidariedade. Ampara, ergue e sustenta vibratoriamente. Ampara, ergue e sustenta vibratoriamente.

Passe e Magnetização da ÁguaPasse e Magnetização da Água

Page 32: Atendimento espiritual na casa espírita

Reunião de IrradiaçãoReunião de IrradiaçãoObjetivoObjetivo::

Oração em conjunto, visando amparar os Oração em conjunto, visando amparar os carentes de atendimento espiritual carentes de atendimento espiritual (enfermos físicos e espirituais), pela paz no (enfermos físicos e espirituais), pela paz no mundo, pela Casa Espírita e seus mundo, pela Casa Espírita e seus trabalhadores, em especial.trabalhadores, em especial.ParticipantesParticipantes::

Um coordenador e um expositorUm coordenador e um expositor Colaboradores – treinados na irradiação e Colaboradores – treinados na irradiação e

disciplina mental, para a sustentação disciplina mental, para a sustentação vibratória e passes (se necessário)vibratória e passes (se necessário)

Carentes de amparo espiritualCarentes de amparo espiritual

Page 33: Atendimento espiritual na casa espírita

EtapasEtapas:: Leitura preparatória (5 min)Leitura preparatória (5 min) Prece inicial (2 min)Prece inicial (2 min) Exposição de um tema evangélico (10 a 15 Exposição de um tema evangélico (10 a 15

min)min) Passes (se necessário)Passes (se necessário) VibraçõesVibrações Prece final (2 min)Prece final (2 min)

Tempo total: 1 hora, no máximo.Tempo total: 1 hora, no máximo.

Reunião de IrradiaçãoReunião de Irradiação

Page 34: Atendimento espiritual na casa espírita

Local para o trabalhoLocal para o trabalho:: Salão/sala reservada com acomodação Salão/sala reservada com acomodação

suficiente para os colaboradores e suficiente para os colaboradores e assistidos.assistidos.

Ventilação e iluminação apropriada.Ventilação e iluminação apropriada. Música ambiente suave.Música ambiente suave. Ter sempre à mesa um exemplar de “O Ter sempre à mesa um exemplar de “O

Evangelho Segundo o Espiritismo”.Evangelho Segundo o Espiritismo”. Usar para a preparação do ambiente, de Usar para a preparação do ambiente, de

preferência, os livros da série Emmanuel: preferência, os livros da série Emmanuel: Pão Nosso; Caminho, Verdade e Vida; Fonte Pão Nosso; Caminho, Verdade e Vida; Fonte Viva; Vinha de Luz e Palavras de Vida Viva; Vinha de Luz e Palavras de Vida Eterna.Eterna.

Reunião de IrradiaçãoReunião de Irradiação

Page 35: Atendimento espiritual na casa espírita

Como implantarComo implantar::✔ Selecionar e treinar os colaboradores que Selecionar e treinar os colaboradores que

tenham tenham ardente desejo de ajudarardente desejo de ajudar e um e um perfil adequado para a tarefa: conhecimento perfil adequado para a tarefa: conhecimento evangélico-doutrinário, maturidade evangélico-doutrinário, maturidade emocional, ausência de preconceitos, bom emocional, ausência de preconceitos, bom senso, afetividade, naturalidade e senso, afetividade, naturalidade e segurança.segurança.

Reunião de IrradiaçãoReunião de Irradiação

Page 36: Atendimento espiritual na casa espírita

Como implantarComo implantar::✔ Treinar os colaboradores especialmente na Treinar os colaboradores especialmente na

irradiação e disciplina mental irradiação e disciplina mental para a para a sustenção vibratória sustenção vibratória

✔ Fazer, regularmente, capacitação e Fazer, regularmente, capacitação e atualização dos trabalhadores.atualização dos trabalhadores.

✔ Fazer, periodicamente, a avaliação do Fazer, periodicamente, a avaliação do trabalho.trabalho.

Reunião de IrradiaçãoReunião de Irradiação

Page 37: Atendimento espiritual na casa espírita

BenefíciosBenefícios::

Reequilibra emocional e fisicamente Reequilibra emocional e fisicamente (psicossomático).(psicossomático).

Compensação energética.Compensação energética. Reconforta, revigora e refaz.Reconforta, revigora e refaz. Possibilita a solidariedade.Possibilita a solidariedade. Ampara, ergue e sustenta vibratoriamente. Ampara, ergue e sustenta vibratoriamente.

Reunião de IrradiaçãoReunião de Irradiação

Page 38: Atendimento espiritual na casa espírita

Evangelho no LarEvangelho no LarObjetivoObjetivo::

Reunir a família, em dia e hora Reunir a família, em dia e hora determinados, para o estudo do Evangelho e determinados, para o estudo do Evangelho e a oração em conjunto, visando ao a oração em conjunto, visando ao fortalecimento dos laços afetivos e a fortalecimento dos laços afetivos e a preservação da harmonia e equilíbrio dos preservação da harmonia e equilíbrio dos familiares.familiares.

ParticipantesParticipantes::Todas as pessoas integrantes do Lar, Todas as pessoas integrantes do Lar, incluindo as crianças, os agregados e incluindo as crianças, os agregados e visitantes.visitantes.

Page 39: Atendimento espiritual na casa espírita

EtapasEtapas:: Leitura preparatóriaLeitura preparatória Prece inicial (clara, simples, inteligível, Prece inicial (clara, simples, inteligível,

audível, objetiva)audível, objetiva) Leitura e comentário de uma página de “O Leitura e comentário de uma página de “O

Evangelho Segundo o Espiritismo”, com a Evangelho Segundo o Espiritismo”, com a participação de todos os presentesparticipação de todos os presentes

Vibrações (por familiares e amigos ausentes, Vibrações (por familiares e amigos ausentes, por enfermos, pela paz mundial, ...)por enfermos, pela paz mundial, ...)

Prece de encerramento (clara, simples, Prece de encerramento (clara, simples, inteligível, audível, objetiva)inteligível, audível, objetiva)

Evangelho no LarEvangelho no Lar

Page 40: Atendimento espiritual na casa espírita

Local para o trabalhoLocal para o trabalho:: Ambiente que melhor acomode a família e Ambiente que melhor acomode a família e

demais participantes da atividade.demais participantes da atividade. Biblioteca, quarto ou outro ambiente mais Biblioteca, quarto ou outro ambiente mais

reservado, quando os participantes não reservado, quando os participantes não desejam incomodar ou serem incomodados desejam incomodar ou serem incomodados pelos demais familiares ou frequentadores pelos demais familiares ou frequentadores da casa, que não aderiram à reunião. da casa, que não aderiram à reunião.

Evangelho no LarEvangelho no Lar

Page 41: Atendimento espiritual na casa espírita

RecomendaçõesRecomendações:: Duração de, no máximo, 1 hora. Se houver Duração de, no máximo, 1 hora. Se houver

crianças reduzir o tempo.crianças reduzir o tempo. Abster-se de manifestações mediúnicas.Abster-se de manifestações mediúnicas. Colocar água para ser magnetizada pelos Colocar água para ser magnetizada pelos

Benfeitores Espirituais.Benfeitores Espirituais. Não suspender a reunião por motivo de Não suspender a reunião por motivo de

visitas inesperadas (estas serão convidadas visitas inesperadas (estas serão convidadas a participar), passeios ou acontecimentos a participar), passeios ou acontecimentos fúteis.fúteis.

Evangelho no LarEvangelho no Lar

Page 42: Atendimento espiritual na casa espírita

RecomendaçõesRecomendações:: Não permitir conversação menos digna Não permitir conversação menos digna

(tragédias, pessoas ou religiões) antes, (tragédias, pessoas ou religiões) antes, durante ou depois da reunião.durante ou depois da reunião.

As crianças serão convidadas a participar As crianças serão convidadas a participar com canto, poesia, histórias, prece e/ou com canto, poesia, histórias, prece e/ou comentários conforme sua capacidade ou comentários conforme sua capacidade ou possibilidade. possibilidade.

Evangelho no LarEvangelho no Lar

Page 43: Atendimento espiritual na casa espírita

Campanha para implantação Campanha para implantação do Evangelho no Lardo Evangelho no Lar::

Incentivar a implantação dessa reunião, nos Incentivar a implantação dessa reunião, nos lares dos trabalhadores e freqüentadores da lares dos trabalhadores e freqüentadores da Casa Espírita.Casa Espírita.

Preparar equipes, devidamente treinadas, Preparar equipes, devidamente treinadas, para a implantação desse trabalho.para a implantação desse trabalho.

Evangelho no LarEvangelho no Lar

Page 44: Atendimento espiritual na casa espírita

Campanha para implantação Campanha para implantação do Evangelho no Lardo Evangelho no Lar::

As equipes (coordenador e visitadores) As equipes (coordenador e visitadores) reunir-se-ão no Centro Espírita para a reunir-se-ão no Centro Espírita para a preparação e prece em conjunto, antes de preparação e prece em conjunto, antes de dirigirem-se aos lares que solicitaram dirigirem-se aos lares que solicitaram atendimento.atendimento.

Voltarão, em horário previamente Voltarão, em horário previamente combinado, ao Centro Espírita, para a prece combinado, ao Centro Espírita, para a prece e o encerramento da tarefa.e o encerramento da tarefa.

Evangelho no LarEvangelho no Lar

Page 45: Atendimento espiritual na casa espírita

BenefíciosBenefícios:: Melhorar o ambiente afetivo e espiritual da Melhorar o ambiente afetivo e espiritual da

família, visando o fortalecimento e família, visando o fortalecimento e preservação da harmonia e equilíbrio dos preservação da harmonia e equilíbrio dos familiares.familiares.

Ensejar momentos de paz e união.Ensejar momentos de paz e união. Ampliar o conhecimento e entendimento do Ampliar o conhecimento e entendimento do

Evangelho.Evangelho. Criar o hábito do estudo e da oração em Criar o hábito do estudo e da oração em

família, fortalecendo a amizade e família, fortalecendo a amizade e fraternidade que deve existir em cada um. fraternidade que deve existir em cada um.

Evangelho no LarEvangelho no Lar

Page 46: Atendimento espiritual na casa espírita

BenefíciosBenefícios:: Fortalecer, nos integrantes do lar, a coragem Fortalecer, nos integrantes do lar, a coragem

e a esperança, a alegria e a boa-vontade e a esperança, a alegria e a boa-vontade para com todos, necessárais para vencer os para com todos, necessárais para vencer os desafios.desafios.

Higienizar o ambiente espiritual do lar, pelo Higienizar o ambiente espiritual do lar, pelo cultivo de pensamentos e sentimentos cultivo de pensamentos e sentimentos cristãos.cristãos.

Atrair a presença e a assistência dos bons Atrair a presença e a assistência dos bons Espíritos, bem como evangelizar os Espíritos, bem como evangelizar os desencarnados carentes vinculados ao lar ou desencarnados carentes vinculados ao lar ou familiares.familiares.

Evangelho no LarEvangelho no Lar

Page 47: Atendimento espiritual na casa espírita

Quem são os Quem são os envolvidos?envolvidos?

Page 48: Atendimento espiritual na casa espírita

PERFIL DO VISITANTEPERFIL DO VISITANTE

Dialoguemos com Dialoguemos com naturalidade e cortesianaturalidade e cortesia

Portemo-nos com Portemo-nos com serenidade e branduraserenidade e brandura

Sejamos habilidosos Sejamos habilidosos para que abra o coraçãopara que abra o coração

Equilibrado?Equilibrado?

Agitado?Agitado?

Angustiado?Angustiado?

Page 49: Atendimento espiritual na casa espírita

PERFIL DO VISITANTE PERFIL DO VISITANTE (cont.)(cont.)

Mostremos segurança Mostremos segurança e sinceridadee sinceridade

Usemos discrição, Usemos discrição, estimulando-o à conversaestimulando-o à conversa

Acatemos com mansuetude Acatemos com mansuetude seu desabafo e ajudemo-loseu desabafo e ajudemo-lo

Desconfiado?Desconfiado?

Inibido?Inibido?

Zangado?Zangado?

Page 50: Atendimento espiritual na casa espírita

PERFIL DO VISITANTE PERFIL DO VISITANTE (cont.)(cont.)

Orientemo-lo Orientemo-lo adequadamente, adequadamente,

incentivando-o à leitura e incentivando-o à leitura e ao estudo da Doutrinaao estudo da Doutrina

Atendamo-lo com gentileza Atendamo-lo com gentileza sem excessossem excessos

Saibamos levantar-lhe o Saibamos levantar-lhe o ânimo e a auto-estimaânimo e a auto-estima

Curioso?Curioso?

Falante?Falante?

Desanimado?Desanimado?

Page 51: Atendimento espiritual na casa espírita

Esforçar-se para ter:Esforçar-se para ter:Conhecimento evangélico-doutrinárioConhecimento evangélico-doutrinário sólidosólido

Conduta moralConduta moral seguraseguraEnvolvimento e comprometimentoEnvolvimento e comprometimento com com as tarefas daas tarefas da Casa EspíritaCasa Espírita

PERFIL DO TRABALHADORPERFIL DO TRABALHADOR

Page 52: Atendimento espiritual na casa espírita

Capacitação adequadaCapacitação adequada para a tarefa que vai executar, epara a tarefa que vai executar, e

treinamentos periódicostreinamentos periódicosParticipação ativaParticipação ativa nos grupos nos grupos de estudo da Casa de estudo da Casa EspíritaEspíritaA assiduidade, a A assiduidade, a pontualidade e a pontualidade e a disciplina mental disciplina mental que que garantem a continuidade do trabalhogarantem a continuidade do trabalho

Page 53: Atendimento espiritual na casa espírita

Conhecimento daConhecimento da Doutrina Doutrina EspíritaEspírita,, dodo Movimento Movimento EspíritaEspírita e dase das normas e normas e atividades da Casa Espíritaatividades da Casa Espírita

Consciência da importância do trabalhoConsciência da importância do trabalho que está realizando,que está realizando, imprimindo-lhe qualidade

Page 54: Atendimento espiritual na casa espírita

Naturalidade, Naturalidade, simplicidade, atenção, simplicidade, atenção, afabilidade, brandura, afabilidade, brandura, generosidade, simpatia, generosidade, simpatia, indulgência, compaixão, indulgência, compaixão, segurança, ausência de segurança, ausência de preconceitos, respeito, preconceitos, respeito, cortesia e discriçãocortesia e discrição para com todos, garantindo a harmonia na tarefa