Assembleia de 2015

39
Assembleia Paroquial 2015 Meus irmãos e irmãs, É com imensa alegria que este ano celebramos o Jubileu de ouro da Paróquia São Bento. Celebrar o jubileu representa exteriorizar o júbilo, a alegria de termos percorrido 50 anos de história da Paróquia São Bento. A Igreja que vive a Fé celebrando o memorial da nossa Salvação, deve fazer sempre memória da sua caminhada na história de vida de todas as pessoas, para que a celebração da páscoa de Cristo possa ser vivida na páscoa da gente. Por esta razão fazemos a memória do caminho percorrido pela paróquia São Bento, já na abertura deste ano jubilar, que segundo nos lembra o Papa João Paulo II O tempo jubilar faz-nos ouvir aquela linguagem vigorosa que Deus usa, na sua pedagogia de salvação, para impelir o homem à conversão e à penitência, princípio e caminho da sua reabilitação e também condição para recuperar aquilo que não poderia conseguir só com as suas forças: a amizade de Deus, a sua graça, a vida sobrenatural, a única onde podem achar solução as aspirações mais profundas do coração humano. (Bula Incarnationismysterim, nº 2). Sendo assim, a celebração do Jubileu da nossa querida paróquia é tempo de graça, tempo de fazer memória de tantas coisas boas que foram construídas e consolidadas por meio dos movimentos, grupos e pastorais que representam a força viva da nossa paróquia, por meio delas São Bento ora e labora. Graças pelas pessoas, tantas que dão graças conosco neste ano jubilar e outras tantas que celebram no festim da eternidade a alegria dos ressuscitados. A Celebração do Jubileu é também tempo de conversão, de mudança de vida nos preparando durante todo este ano de 2015 para juntos realizarmos o dia da grande graça, dia em que juntos celebraremos o júbilo da nossa paróquia. Por isto nesta assembleia jubilar queremos juntos como Igreja viva de Cristo, planejarmos nossas ações pastorais tendo como fonte de inspiração o nosso lema jubilar: “COM SÃO BENTO A 50 ANOS EM ORAÇÃO E TRABALHO À SERVIÇO DA CONSTRUÇÃO DA PAZ”. Por esta razão no decorrer do ano jubilar, nossa paróquia terá um cronograma de festividades onde contamos com a participação de todas as pastorais e movimentos para que juntos possamos, em cada encontro que teremos e que marcará a nossa preparação para a grande festividade do Jubileu em 15 de Fevereiro de 2016, onde rendermos graças ao Senhor por nossa História e nossa vida. Que Maria, estrela da evangelização, possa nos inspirar na dimensão do serviço e que possamos fazer deste ano de festa um ano de evangelização, onde mais pessoas conhecendo a alegria do Evangelho se encantem com a possibilidade de ser Igreja, uma Igreja que celebra a sua história, percorrendo o caminho à 50 anos, sob as bênçãos e intercessão de São Bento que, com o seu cajado nos conduz na trilha dos passos de Cristo pela oração e pelo trabalho na construção de um mundo de paz. Pe. Claudio Tafarelo

description

É com imensa alegria que este ano celebramos o Jubileu de ouro da Paróquia São Bento. Celebrar o jubileu representa exteriorizar o júbilo, a alegria de termos percorrido 50 anos de história da Paróquia São Bento. Por esta razão fazemos a memória do caminho percorrido pela paróquia São Bento. A Celebração do Jubileu é também tempo de conversão, de mudança de vida nos preparando durante todo este ano de 2015 para juntos realizarmos o dia da grande graça, dia em que juntos celebraremos o júbilo da nossa paróquia. Por isto nesta assembleia jubilar queremos juntos como Igreja viva de Cristo, planejarmos nossas ações pastorais tendo como fonte de inspiração o nosso lema jubilar: “COM SÃO BENTO A 50 ANOS EM ORAÇÃO E TRABALHO À SERVIÇO DA CONSTRUÇÃO DA PAZ”. Pe. Claudio Tafarelo

Transcript of Assembleia de 2015

Page 1: Assembleia de 2015

Assembleia

Paroquial

2015

Meus irmãos e irmãs, É com imensa alegria que este ano celebramos o Jubileu de ouro da Paróquia São Bento. Celebrar o jubileu

representa exteriorizar o júbilo, a alegria de termos percorrido 50 anos de história da Paróquia São Bento. A Igreja que vive a Fé celebrando o memorial da nossa Salvação, deve fazer sempre memória da sua caminhada na história de vida de todas as pessoas, para que a celebração da páscoa de Cristo possa ser vivida na páscoa da gente. Por esta razão fazemos a memória do caminho percorrido pela paróquia São Bento, já na abertura deste ano jubilar, que segundo nos lembra o Papa João Paulo II

O tempo jubilar faz-nos ouvir aquela linguagem vigorosa que Deus usa, na sua pedagogia de salvação, para impelir o homem à conversão e à penitência, princípio e caminho da sua reabilitação e também condição para recuperar aquilo que não poderia conseguir só com as suas forças: a amizade de Deus, a sua graça, a vida sobrenatural, a única onde podem achar solução as aspirações mais profundas do coração humano. (Bula Incarnationismysterim, nº 2).

Sendo assim, a celebração do Jubileu da nossa querida paróquia é tempo de graça, tempo de fazer memória de tantas coisas boas que foram construídas e consolidadas por meio dos movimentos, grupos e pastorais que representam a força viva da nossa paróquia, por meio delas São Bento ora e labora. Graças pelas pessoas, tantas que dão graças conosco neste ano jubilar e outras tantas que celebram no festim da eternidade a alegria dos ressuscitados.

A Celebração do Jubileu é também tempo de conversão, de mudança de vida nos preparando durante todo este ano de 2015 para juntos realizarmos o dia da grande graça, dia em que juntos celebraremos o júbilo da nossa paróquia. Por isto nesta assembleia jubilar queremos juntos como Igreja viva de Cristo, planejarmos nossas ações pastorais tendo como fonte de inspiração o nosso lema jubilar: “COM SÃO BENTO A 50 ANOS EM ORAÇÃO E TRABALHO À SERVIÇO DA CONSTRUÇÃO DA PAZ”.

Por esta razão no decorrer do ano jubilar, nossa paróquia terá um cronograma de festividades onde contamos com a participação de todas as pastorais e movimentos para que juntos possamos, em cada encontro que teremos e que marcará a nossa preparação para a grande festividade do Jubileu em 15 de Fevereiro de 2016, onde rendermos graças ao Senhor por nossa História e nossa vida.

Que Maria, estrela da evangelização, possa nos inspirar na dimensão do serviço e que possamos fazer deste ano de festa um ano de evangelização, onde mais pessoas conhecendo a alegria do Evangelho se encantem com a possibilidade de ser Igreja, uma Igreja que celebra a sua história, percorrendo o caminho à 50 anos, sob as bênçãos e intercessão de São Bento que, com o seu cajado nos conduz na trilha dos passos de Cristo pela oração e pelo trabalho na construção de um mundo de paz.

Pe. Claudio Tafarelo

Page 2: Assembleia de 2015

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 - 2015

A Igreja existe para evangelizar. Em meio às alegrias e esperanças, tristezas e angústias do ser humano de cada tempo, notadamente

dos que sofrem (cf. GS, n. 1), ela anuncia, por palavras e ações, Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6).

(Intr. Doc 94 Diretrizes Gerais da Igreja)

OBJETIVO GERAL

EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, (Jo 10,10) rumo ao Reino definitivo.

OBJETIVO GERAL do 7º Plano Diocesano de Pastoral

Evangelizar,

a partir de Jesus Cristo e com a força do Espírito Santo,

reconhecendo-nos em estado permanente de missão,

empenhando-nos em fazer de nossas Paróquias:

casa de iniciação à vida cristã,

lugar de animação bíblica da vida e da pastoral,

comunidade de comunidades, a serviço da vida plena para todos.

Page 3: Assembleia de 2015

PARÓQUIA SÃO BENTO

1. CONSELHOS

1.1. Conselho Pastoral Paroquial

Conforme o Direito Canônico, CANON 536, “Conselho Pastoral Paroquial” é constituído por representantes das

Pastorais e dos movimentos da Paróquia presidida pelo pároco, no qual os fiéis ajudam a promover a ação pastoral,

juntamente com os que participam do cuidado pastoral em virtude do próprio ofício.

1.2. Conselho Econômico ou Financeiro

Conforme o CANON 537 o Conselho Econômico é obrigatório, que se rege pelo direito universal e pelas normas dadas pelo Bispo Diocesano; nele os fiéis, escolhidos de acordo com essas normas, ajudam o pároco na administração dos bens da paróquia.

Para melhor desenvolver e dinamizar a questão econômica em nossa paróquia, sem o detrimento da missão evangelizadora, nossa paróquia possui o Conselho Econômico. Este possui a seguinte função:

1.2.1. Funções:

a. Assessorar o pároco na administração financeira da paróquia e representá-lo quanto a estes assuntos, na sua ausência.

b. Orientar e acompanhar a contabilidade das comunidades. c. Zelar pela regularização jurídica de todo o patrimônio da paróquia. d. Manter atualizado o registro dos bens da paróquia. e. Manter permanentemente atualizadas as contas bancárias. f. A comissão devera eleger um secretário que terá como função:

i. Elaborar atas de todas as reuniões da equipe. ii. Cadastrar, mediante informações do pároco, todos os bens patrimoniais da

paróquia. iii. Assistir ao tesoureiro na divulgação dos balancetes. iv. Manter os arquivos e registros da paróquia e comunidades atualizados.

Page 4: Assembleia de 2015

2. PROJETO DE PASTORAL

2.1. Estrutura Organizacional

Pastoral Familiar

Catequese1ª e 2ª Fase Pastoral

dosAcolitos

Pré-Catequese

Pastoral daCrisma

Pastoraldos Jovens

Equipes deLiturgia

- Cantos

Legião deMaria

Grupo MadreSerafinaOficinas de

Oração

LigaCatólica

Apostoladoda Oração

Vicentinos

Ministros

Pastoralda Criança

PastoralVocacional

Pároco

VigárioConselhos

2.2. Articulação Pastoral

Eixo: Formação Continuada e constituição de novas Lideranças

1. Pároco + Conselho Pastoral = organização das ações de evangelização 2. Pároco + Conselho Administrativo = subsidiar as ações de evangelização por meio da organização dos

recursos materiais e financeiros.

Page 5: Assembleia de 2015

2.3. Formação Continuada

A assembleia de 2012, aprovou a constituição da Escola da Fé, que tem como objetivo formar discípulos(as) e missionários(as) de Jesus Cristo. Leigos e leigas que a partir de seu testemunho de vida colaboram na construção do Reino de Deus, na edificação de um mundo, de justiça e paz, onde todos tenha a vida em abundancia. - Todas as pastorais, grupos e movimentos deverão ter, pelo menos um represente como agente multiplicador para o grupo de origem, em cada um dos espaços específicos de formação: Escola de Espiritualidade, Escola da Palavra e Escola Bíblica.

Escolade

Espiritualidade

Escola da Fé Escola da Palavra

Pastorais,

Grupos e

Movimentos

Page 6: Assembleia de 2015

2.4. Espaço Catequético

Page 7: Assembleia de 2015

3. Assembleia Diocesana de Pastoral

Primeira Urgência - Igreja em estado permanente de missão PROPOSTA ELEITA: 1.1- Trabalhar com as Santas Missões Populares: Visitas missionárias com leigos preparados, buscando comunicar aos afastados a beleza da fé e a riqueza da mensagem do Evangelho, animando-os para um compromisso de fé e vida. Segunda Urgência - Igreja: casa de iniciação à vida cristã. PROPOSTA ELEITA: 2.1 - Processos de iniciação à vida cristã, com uma catequese de inspiração catecumenal, acentuando o aspecto celebrativo, em dinâmica permanente de encantamento pelo Cristo e pelo Reino. Terceira Urgência - Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral PROPOSTA ELEITA: 3.2 - Círculos Bíblicos, CEBs, Grupos de Reflexão, Grupos de Estudo- Escola da Palavra/Fé. Quarta Urgência - Igreja: comunidade de comunidades PROPOSTA ELEITA: 4.1 - Efetivar o projeto “Paróquias e Comunidades Irmãs”: Solidariedade econômica e pastoral com as realidades mais sofridas de nossa Diocese. Quinta Urgência - Igreja a serviço da vida plena para todos PROPOSTA ELEITA: 5.7 - Pastoral Familiar (com destaque para os casos especiais); Pastoral da Criança; Pastoral da Pessoa Idosa; Pastoral da Saúde – visita aos doentes – presença nos hospitais; Pastoral da Sobriedade - atenção à violência e às drogas; Comissão Diocesana em Defesa da Vida; Pastoral da Juventude; Pastoral do Menor.

4. Assembleia Pastoral Paroquial 2015

4.1. Objetivo da Assembleia Pastoral Paroquial 2015

a. Estar em comunhão com a pastoral da nossa diocese b. Colocar em prática as propostas do 7º. Plano Pastoral da Nossa Diocese c. Organizar as nossas ações pastorais para 2014 com o objetivo de evangelizar tendo em vista a urgência

de fazer da nossa Paróquia uma Comunidade de Comunidades.

4.2. Orientações para as miniassembleias

O mais importante é poder observar que toda dedicação realizada, além de gerar e aprofundar um melhor empenho à Ação Evangelizadora está em poder olhar para a caminhada da Igreja, de modo especial em nossa Igreja particular, e descobrir em cada rosto o desejo de lutar assim como Jesus; que lutou pela “vida” e pela “dignidade humana”. Observação: para que a miniassembleia tenha validade, devem estar presentes ao menos 51% dos membros ativos da Pastoral, Grupo e Movimento. Portanto, juntamente com o resultado da assembleia, deve-se apresentar a lista de presença.

Page 8: Assembleia de 2015

a) Olhando a realidade.

1. O que aconteceu de mais importante em 2014, em sua Pastoral ou Movimento?

2. Onde podemos melhorar? Destacar passos concretos para que isto aconteça.

3. Avaliando as Ações Pastorais desenvolvidas em 2014:

Diante de nossa realidade pastoral, das propostas eleitas na assembleia diocesana e do objetivo da

Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011 – 2015), a ASSEMBLEIA PASTORAL de 2014, através de

votação, escolheu três ações a serem desenvolvidas a nível paroquial no decorrer do ano (que deverá ser

desenvolvida em todas as pastorais e movimentos):

b) Urgências escolhidas:

1ª Urgência - visita missionária para realização do censo e setorização.

2ª Urgência – divulgação das Pastorais e movimentos, detalhando suas atividades e acolher melhor os membros. Dar testemunho da mudança que estes grupos e pastorais fizeram na vida dos membros. –

3ª Urgência – Dar continuidade a formação contínua através da escola da fé, encontros formativos, na Paróquia e setores. Para toda a comunidade paroquial, especialmente para os pais dos catequisandos e pessoas envolvidas nas pastorais e movimentos.

4ª Urgência – Dar continuidade ao projeto de setorização da paróquia, (realizando uma Interação entre as pastorais e movimentos) para proporcionar uma maior evangelização e despertar uma maior solidariedade, frente a realidade de pobreza existente em nossa paroquia.

5ª Urgência – Levar a Palavra com coragem, despertando em nossa paróquia novos trabalhos assistenciais (Criar a Pastoral da Sobriedade e a Comissão em Defesa da Vida). Ajudar as pastorais e movimentos a encontrar alternativas frente as suas dificuldades e as da Paróquia além de incentivar o ingresso de novos membros.

c) Visando a ação Evangelizadora de 2015

Planejando a Ação Pastoral

O que precisa acontecer em 2015?

Escolher uma ação concreta do movimento ou pastoral tendo em vista a evangelização,

em especial, destacando este ano jubilar.

Planejamento de datas

Que datas são melhores para o que planejamos fazer? (Com o cuidado para não deixar

coincidir com as datas do ano jubilar)

4.3. Resultado das Miniassembleias - 2015

4.3.1. O que aconteceu de mais importante em 2014, em sua Pastoral ou Movimento?

Apostolado da Oração

Page 9: Assembleia de 2015

Membros do Apostolado de Oração inseridos em grupos, para realizarem novenas e reza do terço nas casas dos enfermos da comunidade.

Missa e reunião realizadas na primeira sexta feira do mês, de forma organizada e alegre. Participação dos membros do Apostolado de Oração na concentração diocesana na paróquia

Nosso Senhor do Bonfim. Quadragésimo primeiro aniversário do Apostolado da Oração com missa às 07h30min horas no

domingo com confraternização. Presença dos membros do Apostolado de Oração nos aniversários de outras paróquias. Hora santa do nosso padroeiro com boa participação. Participação da estação da Via-sacra na semana santa. Entrega de fitas aos novos membros e troca de fitas permanentes.

Ministros Extraordinários da Comunhão

Ingresso de novos ministros; Preparação dos novos membros para o exercício do ministério; Encontro dos ministros com D. Nelson; Formação contínua. Novos ministros sentiram-se acolhidos e apoiados.

Pastoral do Dizimo

Eu Emma da Pastoral do dizimo estou sempre atenta aos envelopes deixando-os prontos na

secretaria. No segundo domingo de cada mês, quando são entregues, pó povo fala: eu já pequei quando entrei, eles ficam incomodados em entregar o envelope no terceiro domingo do mês. Eu dou assistência ao dizimista auxiliando-o com o preenchimento, quando há boa vontade tudo transcorre muito bem.

Pastoral Familiar

Em 2014 a nossa prioridade foi fortalecer o grupo. E o objetivo foi alcançado. Estamos mais

unidos, participantes, e celebrando o retorno de um casal. Nada disso seria possível sem a comunhão com Cristo e a Igreja e o apoio do nosso pároco.

Legião de Maria

Sarau e a Festa da Acies.

Pastoral da Criança

Reorganização da equipe a partir do 2º Semestre; Realização da Festa do Pastel Entrega de Bíblias no dia das Crianças; Capacitação contínua para líderes; No Natal, apadrinhamento de aproximadamente 150 crianças.

Pastoral do Batismo

Nova metodologia de apresentação do Curso de Preparação para Pais e Padrinhos;

Page 10: Assembleia de 2015

Ingresso de novos membros na Equipe; Realização da Novena de Natal.

Pastoral da Catequese

Assiduidade nos encontros da catequese. Participação efetiva de pais e crianças nas reuniões, formações e retiro. Presença do catequizados e catequizados na continuidade da caminhada, servindo o altar ou no

coral. Implantação de um grupo na rede social, com todas as informações e fotos do que acontece na

catequese. Pastoral da Acolhida Aconteceu a concretização dos trabalhos da Pastoral da Acolhida, através das reuniões e do

acolhimento aos fiéis nas celebrações, seguindo sempre o modelo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Oficina de Oração e Vida

Em 2014 formou-se turma nos dois semestres, num total de 20 pessoas no curso. Pessoas que foram chamadas para melhor conhecer Jesus, e tê-lo como centro de suas vidas, e o mais importante é ver a transformação dessas pessoas, pessoal e participação mais assídua nas celebrações e na vida da comunidade!

Grupo de Mães e Madrinhas e Pastoral Vocacional

Em 2014 não aconteceu nada de importante na Pastoral Vocacional, tivemos a gincana

vocacional, em que os jovens de Nossa Paróquia foram os vencedores, porém sem participação da Pastoral Vocacional.

Pastoral da Saúde

Em resposta ao que poderíamos ter feito em 2014 queremos dizer que nossa caminhada é

árdua, mas muito gratificante. Houve uma diminuição do grupo e as, ministras que estão não tem tanta disponibilidade, dificultando assim o atendimento a todos os doentes da nossa comunidade.

Mas não desistimos diante dos obstáculos. Visitamos os doentes, duas vezes por mês. Sempre procurando dar prioridade aos acamados, ou seja, sem condições de locomoção.

Estamos em média com 50 a 60 pessoas para visitarmos.

Pastoral Litúrgica

Admissão de novos leitores e dos grupos de cantos. Ampliação de crianças envolvidas para realizarem coreografia litúrgica com coordenação

especifica. Maior integração entre as equipes da liturgia: acolhida, acólitos, ministros, leitores, grupos de

canto. Elaboração dos roteiros das missas solenes preparadas com antecedência de forma simples,

criativa, alegre e acolhedora. Espaço celebrativo organizado de modo agradável, acolhedor e orante.

Page 11: Assembleia de 2015

Terço dos Homens

A criação do Terço dos Homens em nossa paróquia.

Sociedade de São Vicente de Paulo

Entrada de um novo membro; Entrosamento com os diversos movimentos da Paróquia, Ajuda financeira que recebemos de contribuintes (paroquianos) bem como doação de

alimentos, especialmente no domingo da caridade.

Acólitos

Encontro nas casas, formação de cerimoniários, Campanha da Fraternidade, Hora Santa Eucarística, 1º Encontro dos Coroinhas e Cerimoniários da Regional Pastoral de São Caetano do Sul, Encontro Diocesano dos Coroinhas e Cerimoniários.

PASCON

Em 2014, prosseguimos a reestruturação da Pastoral da Comunicação, ainda que com muito

poucos membros, e demos continuidade ao trabalho de reformulação do site da Paróquia e

divulgação dos eventos paroquiais através do Caminhando, que neste ano jubilar assume novo

formato e maior espaço para evangelização.

JOFA

Realizamos várias atividades durante o ano, entre elas conquistamos o Quinto Título da Gincana Vocacional o que nos motivou a realizar campanha de Doações de alimentos, óleo usado e sangue. Realizamos a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora das Divinas Vocações entre as cidades da Diocese, conseguimos intensificar nossa preparação para as Peças da Ressurreição, São Bento e Natal e tivemos o retorno de membros que haviam saído da Pastoral.

4.3.2. Onde podemos melhorar? Destacar passos concretos para que isto aconteça.

Apostolado da Oração

Maior participação dos membros ativos nas formações, retiros, novenas etc. Motivá-los com funções especificas para organizar o grupo nas formações, retiros, novenas etc.

Ministros Extraordinários da Comunhão

Realizar as atividades propostas na assembleia; Ampliar o zelo pelo “sagrado”, melhorando o cuidado com as vestes e materiais litúrgicos; Melhorar a participação na Escola da Fé, encontros de formação bíblica, Ter uma maior frequência na Hora Santa; Encontros, retiros e orientação para melhorar a espiritualidade.

Page 12: Assembleia de 2015

Melhorar a escala.

Pastoral Familiar

A nossa limitação esta no fato de quão esta difícil alcançar novos membros. Todavia a nossa meta para o ano que se inicia é superar estes obstáculos com estratégias das quais discutiremos no futuro próximo. Sendo assim os passos concretos surgirão automaticamente no decorrer do ano

Legião de Maria

Recrutamento: com apoio do Padre na hora das celebrações recrutamento de membros ativos para a Legião de Maria e para o terço nas quartas feiras, dando mais ênfase ao terço de quarta-feira às 15hs, (avisos) na hora das missas.

Pastoral Litúrgica

Maior participação dos integrantes das equipes litúrgica nas formações, palestras, retiros, novenas e escola da fé.

Incentivar a todos a participar convidando-os pessoalmente, via e-mail e lembretes. Pastoral Catequese

Priorizar a preparação dos encontros nas reuniões semanais das catequistas. Aderir ao novo método do livro que será implantado. Resolver os problemas da catequese dentro das reuniões, ajudando-nos mutuamente.

Pastoral da Acolhida

Através de observação, os membros da Acolhida prestaram assistência aos fiéis que

necessitaram. Houve o ingresso de novos membros na Pastoral. Identificação dos membros da acolhida através da vestimenta, proporcionando assim fácil

localização aos que necessitaram de assistência. Importante participação e colaboração de pessoas que não fazem parte da Pastoral da Acolhida.

Oficina de Oração e Vida

Podemos melhorar na divulgação das Oficinas de Oração, para que mais pessoas possam

conhecer e amar Jesus.

Passos concretos: Divulgar não somente na paróquia…também, nas casas, comércios ao redor, redes sociais...

Divulgação através dos meios de comunicação oferecidos pela Paróquia

Grupo de Mães e Madrinhas e Pastoral Vocacional

O nosso grupo é pequeno, porém atuante, sempre estamos orando pelos nossos padres, nos reunimos sempre no dia 27 de cada mês. Realizamos nos nossos encontros uma coleta que é

Page 13: Assembleia de 2015

destinada as Missões nas regiões mais carentes do nosso País. No final do ano entregamos o valor para o Pe. Cláudio, que dobra o valor e envia para as Missões.

Pastoral da Saúde

Terço dos Homens

Aumentando o número de participantes. Para isso acontecer temos que aumentar a divulgação entre os participantes e nas missas. E pretendemos fazer terços temáticos como Terço da Família, Terço das Crianças e outros para aumentar o numero de pessoas que não conhecem o terço assim ajudando na divulgação.

Sociedade de São Vicente de Paulo

Divulgar o movimento objetivando a participação de novos membros, nos diversos espaços da paróquia, como no jornal caminhando, quadro de avisos.

Divulgar o movimento junto: grupo de Jovens, CRISMA e Catequese objetivando a formação de uma Conferencia de crianças e adolescentes.

Participar dos encontros de formação tanto na Paróquia quanto nos promovidos pela Sociedade. Melhorar a evangelização junto às famílias no momento das visitas.

Acólitos

Maior comprometimento nas reuniões e escalas; ampliação das atividades que visam o

entrosamento e a união do grupo; desenvolvimento de atividades culturas e recreativas fora da Paróquia; facilitar a distribuição de acólitos nas escalas; promover processo de reciclagem permanente através de formação contínua aos acólitos e cerimoniários.

PASCON

Para 2015, pretendemos concluir o trabalho de reformulação do site e, a partir de então,

promover a atualização diária ou semanal do acervo digital da Paróquia. Será preciso, ainda,

ampliar a divulgação de eventos pastorais na Revista Caminhando, para que o necessitaremos do

auxílio das Pastorais responsáveis pelos eventos divulgados. Queremos convidar mais membros

para participarem da Pastoral da Comunicação, membros que assumam verdadeiramente a

iniciativa de levar a Boa Nova através dos meios popularmente utilizados de difusão de notícias.

JOFA

Interação com a Crisma;

Interação e atividades com outros Grupos de Jovens;

Aumentar a participação nas Missas;

Comprometimento;

E intensificar a religiosidade e espiritualidade nos encontros do Grupo

4.3.3. Avaliando as Ações Pastorais desenvolvidas em 2014

Page 14: Assembleia de 2015

Ministros Extraordinários da Comunhão

Durante o ano de 2014 a Pastoral não concretizamos as urgências propostas em Assembleia.

Por outro lado a formação e entrada de novos ministros possibilitou o enriquecimento da pastoral especialmente no envolvimento pessoal.

Pastoral Familiar

“Avaliando as Ações Pastorais”! Preferência pelos pobres é a nossa única opção. Se quisermos de verdade seguir Jesus Cristo. Muito se foi feito pela nossa Igreja. Exemplo à venda de chaveirinhos e o envio do dinheiro para as missões. Em um primeiro instante parece Assistencialismo, mas não é. A missão transforma a realidade social.

Legião de Maria

Visita dos doentes nos hospitais; visitas nas casas, asilos, apostolado no cemitério e velório. Fazemos promoção humana, ajudando as pessoas que necessitam. Todas as visitas que foram feitas com meditação do Evangelho.

Pastoral Catequética

O não cumprimento de urgências previamente escolhidas.

Terço dos Homens

Para nos tudo que foi feito, esta bom pensamos que o que tem que ser feito e uma maior interligação entre as pastorais.

Acólitos

A Pastoral dos Acólitos participou diretamente de todas as prioridades pastorais, favorecendo os encontros de reflexão, círculos bíblicos e grupos de convivência. Questionados os membros da Pastoral sobre as diversas atividades desenvolvidas em 2014 (hora santa eucarística, encontros nas casas, reuniões de pais e coordenadores, formação de cerimoniários, encontro regional e diocesano), todos estes resultaram em avaliação positiva.

PASCON

À vista das ações pastorais escolhidas pela Assembleia Paroquial de 2014, ocupamo-nos no

anúncio da Palavra com coragem e das atividades paroquiais, promovendo assim os eventos

formativos. A Pastoral da Comunicação, assim, alinha-se de maneira especial à quinta urgência,

já que quer ajudar as pastorais e movimentos a encontrar alternativas frente às suas

dificuldades, divulgando os eventos pastorais e convidando mais pessoas a se juntarem às

atividades de cada grupo, movimento ou pastoral.

Page 15: Assembleia de 2015

4.3.4. O que precisa acontecer em 2015?

Apostolado da Oração

Admissão de novos membros mais jovens, com ideias novas, para atualizar os desafios atuais dos movimentos dentro da Igreja.

Visitação aos membros enfermos do Apostolado. Manter contato com os membros afastados, no momento oportuno convidá-los a retornar.

Pastoral Litúrgica

Dar continuidade com qualidade em todos os trabalhos litúrgico da paróquia: missas,

celebrações solenes, celebração da palavra, procissão, etc. Movimentos e pastorais assumam com maior participação as missas em que elas são solicitadas

para prepararem a liturgia.

Pastoral Familiar

A Pastoral da Família tem como intenção de realizar neste ano de 2015, com a ajuda do Espírito Santo e dos integrantes da nossa pastoral a participação do Encontro de Casais com Cristo (ECC) representando nossa Paróquia São Bento no movimento que será reativado agora como Diocesano.

Grupo Madre Serafina

Continuidade dos terços nas famílias, bem com visita aos enfermos. Pastoral da Criança

Atender um número maior de Gestantes; Ampliar o atendimento a crianças de 0 a 2 anos; Realizar Rodas de Conversa com os Pais no dia da Celebração da Vida (Pesagem), abordando

temas diversos como: Alimentação Saudável; Primeiros Socorros; Higiene e Saúde; Prevenção de Acidentes Domésticos; Amamentação; Evangelização

Pastoral do Batismo

Aprimorar a metodologia do Curso de Preparação; Acolhimento aos Pais e Padrinhos com Café; Elaborar Folder sobre o Curso de Preparação para ser entregue aos Pais e Padrinhos; Entrega de Certificado a todos os participantes; Sinalização do local de realização do Curso (Banners).

Pastoral Catequética

Page 16: Assembleia de 2015

Implantação do álbum litúrgico Ano B. Incentivar a participação dos catequizando e familiares nas celebrações litúrgicas.

Pastoral da Acolhida

Participação dos membros a Acolhida nas celebrações dominicais, semanais e principalmente nas

especiais. Promover formação contínua aos membros da Acolhida, convidando pessoas a participarem da

formação mesmo quando não houver interesse em ingressar nos trabalhos da pastoral.

Oficina de Oração e Vida

Formação de turma (mínimo de 10 pessoas) p/curso Oficinas de Oração e Vida/adultos. Colaboração de todos para um novo serviço das Oficinas de Oração que chega à Paróquia:

“Evangelizando Crianças” =É uma Oficina de oração para crianças que não estão na catequese – faixa etária: 7 a 12 anos – se trata de uma evangelização que utiliza um método de contação de histórias bíblicas utilizando-se da moral vivencial, ou seja, aplicar a Palavra na vida, através de dinâmicas. Também oferece o aprendizado de várias maneiras de orar, na intimidade com o Senhor, de forma lúdica.

Grupo de Mães e Madrinhas

Vamos lutar para aumentar o grupo, fazer um encontro especial, unir mais pessoas, entender o

valor de rezar pelos sacerdotes que são seres humanos que também necessitam de orações

Pastoral Vocacional

Em 2015, vamos reestruturar a Pastoral Vocacional, em cada celebração do Ano Jubilar rezaremos pelas vocações, vamos nos integrar com as outras Pastorais, participando dos encontros dessas pastorais. Precisamos de mais pessoas para auxiliar a Pastoral Vocacional, com ideias novas, animação, fazer reuniões mensais.

Pastoral da Saúde Em resposta ao que deveríamos fazer em 2015 nos propomos a fazer o que sempre fazemos

convidar pessoas. Confiantes na Providência Divina estamos caminhando porque para nós não tem preço levar conforto de Jesus na Eucaristia ao nosso irmão.

Acólitos

É preciso que haja maior participação dos pais e acólitos nos eventos pastorais, mais união e mais encontros de espiritualidade e recreação, e a continuidade dos trabalhos de formação e reflexão, com maior interatividade e promovendo-se a reciclagem formativa constante dos acólitos e cerimoniários.

PASCON

JOFA

Page 17: Assembleia de 2015

Terço dos Homens

4.3.5. Escolher uma ação concreta do movimento ou pastoral tendo em vista a evangelização, em

especial, destacando este ano jubilar.

Apostolado da Oração Visitação aos membros enfermos do Apostolado de Oração, que hoje são muitos, levando

palavras de conforto e esperança.

Legião de Maria Rezar o terço uma vez por mês nas casas.

Pastoral Litúrgica

Preparação pratica para os Leitores e Animadores, com estudo Bíblico.

Grupo Madre Serafina Evangelizar

Pastoral da Criança

Promover a vida e evangelizar as gestantes e crianças assistidas

Pastoral do Batismo Encontro Jubilar com os batizados em nossa paróquia

Pastoral da Catequese

Visitas mensais aos necessitados.

Pastoral da Acolhida Pesquisar nomes e endereços de pessoas que fizeram parte da história da Paróquia São Bento, e junto com as Oficinas de Oração e Vida iremos orar juntos, visitar, ouvir...partilhando a Palavra

de Deus e levando nossos agradecimentos às pessoas que tanto contribuíram com nossa comunidade.

Oficina de Oração e Vida

As Oficinas de Oração e Vida, juntamente com a Pastoral da Acolhida irá pesquisar pessoas que fizeram parte da história da Paróquia S. Bento, e promover visitas à s/casas, aonde iremos: orar

juntos, partilhar a Palavra de Deus, ouvi-los e levar nosso agradecimento à contribuição para com a comunidade!As visitas serão agendadas uma vez por mês, de acordo com a disponibilidade da

família visitada.

Grupo de Mães e Madrinhas

Vamos continuar orando pelos sacerdotes. Aumentar o grupo e auxiliar as missões, reuniões sempre no dia 27 de cada mês as 19h30.

Pastoral Vocacional

Rezar pelas vocações em todas as celebrações, integração em outras pastorais.

Pastoral da Saúde

Page 18: Assembleia de 2015

Visita aos doentes em casa, nos hospitais.

Terço dos Homens Sociedade de São Vicente de Paulo

Ação, oração e evangelização no ano Jubilar.

Ministros Extraordinários da Comunhão Formação e Anuncio Missionário para o Ano Jubilar.

Pastoral Familiar

Reativação do Encontro de Casais com Cristo

Pastoral Nossa Senhora de Shoesntatti Crescimento e fortalecimento do movimento.

JOFA

Visitas missionários em asilos e orfanatos.

Pastoral dos Acólitos 4ª Urgência – Dar continuidade ao projeto de setorização da paróquia, realizando uma

interação entre as pastorais e movimentos, para proporcionar uma maior evangelização e despertar uma maior solidariedade, frente à realidade de pobreza existente em nossa paróquia. Desta forma, reconhecemos que a Pastoral dos Acólitos deve caminhar mais unida à Catequese

e à Crisma e, por isso, neste ano jubilar queremos unir esforços para que isso aconteça de forma efetiva, positiva e consciente.

PASCON

JOFA

Obras missionárias realizando visitas a asilos e orfanatos;

Terço mensal realizado na casa dos integrantes do Grupo.

4.4. Ação Evangelizadora a nível paroquial para o Ano Jubilar Domingo jubilar com gincana e almoço/jantar; grande encontro na praça com todas as

pastorais e movimentos, cada uma com uma responsabilidade predeterminada, para a realização de um grande jantar e show de talentos para crianças, jovens e maiores. (32 A FAVOR; ALGUNS ABSTÊMIOS)

Terço Mirim (Diego, Catarina, Lurdes, Celi, Rosita, Taeko, Cleusa, Neide, Maraísa) Encontro bimestral/trimestral em que cada membro de uma pastoral traria mais um membro

que não é de pastoral para este encontro (formação/oração) – Para todos os encontros do ano jubilar (missa, formação) – TRABALHAR A NÍVEL DE PASTORAIS (Catequese e Acólitos)

Engajamento das pastorais para ajudar jovens com problemas com drogas e demais problemas sociais (moradores de rua, crianças carentes, etc.) – ex. reza do terço, recolhimento de alimentos, “oração e trabalho” para ajudar; em cada reunião preparar uma oração concreta que resgate a realidade social que “grita” por uma transformação – TRABALHAR A NÍVEL DE PASTORAIS

Page 19: Assembleia de 2015

Hora Santa Jubilar com a participação de todos na preparação e na oração antes do Jubileu UNÂNIME

União de todas as pastorais para evangelização resgatando as famílias afastadas da Paróquia Censo Paroquial e divisão de setores, com grande evento ao final para as pessoas visitadas e

apresentação da Paróquia (Santas Missões); realizar um mutirão de bênçãos no mês de outubro para abençoar todas as casas de toda a paróquia. UNÂNIME

4.4.1. Objetivo Geral

Evangelizar apartir de Jesus Cristo e com a força do Espirito Santo, reconhecendo-nos em estado permanente de missão,

empenhados em fazer de nossas paróquias: casa de iniciação cristã,

lugar de animação bíblica da vida e da pastoral, comunidade de comunidade, a serviço da vida plena para todos.

4.4.2. Ações Evangelizadoras

5. ATA DA ASSEMBLEIA PAROQUIAL 6. Aos vinte e dois dias do mês de fevereiro de dois mil e quinze às quatorze horas aconteceu a

Miniassembleia Paroquial. Estavam presentes: Padre Claudio, Francisco Espinoza, Rogério Lodi Espinoza, Jacqueline de S. Espinoza, Telma Cavani, Paulo Antoniaci, Márcia Cristina Antoniaci, Maria de Fátima C. Moura, Maria Branca de Jesus Barbosa, Catarina A. Machado, Rosita Oliveira Salgado, Vânia A.T. Silva, Ailton Tenório da Silva, Jéssica Aparecida da Silva, Filomena R. Wanseeli, Mauricio Perez Wanseeli Junior, Sonia Regina Toledo Moreira, Cleusa Nunes Santos Fernandes, Maraisa Nogueira, Rafael Rosa, Vinicius Rosa, Pedro Fernandes, Gilberto B. Melo, Helena Ramos Lombardi Borges, Maria Tereza Ferreira Cabral, Robert Moda, Maria Aparecida C. Fonseca, Neide Zoratto Manzutti, Teresa Francisca Maria Fiorotti, Emma Crescenzi Vanzo, Germana B. Fuzinelli, Elza Luchon Feliciano, Márcia do Nascimento Silva Cavalcante, Aparecida F.da S. Mazolini, Daniel Bezerra Camelo, Maria de Lourdes Souza Garcia, Tereza Boffo Coutinho, Vilma Maria Gomes de Souza, Miranilde P.A. da Silva, Cristiane de Souza Garcia Mendonça, Olga Pissarro Marceli, Taeko Kami Masson, Aparecido Zuza Masson, Jandira J. Aggio, Eliani Aparecida A. Galinaro, Marcelo Batista de Oliveira, Beatriz Fava Zanetti, Celi Del Rey Calhes, José Luiz de Oliveira Moreira, Maria Ivone Vecchi, Zenaide Prieto e Maria Aparecida Pavan de Brito. Padre Claudio presidindo iniciou com o Oficio das Comunidades e Oração para o Ano Jubilar. Padre Claudio fez uma explanação sobre o Plano Diocesano 2011/2015 e da Assembleia Paroquial do ano anterior, enfatizando as urgências escolhidas para serem desenvolvidas no ano de 2014. Ele lembrou que como Igreja as pastorais e movimentos devem ir ao encontro das pessoas, da primeira eucaristia, dos doentes, por ex. os vicentinos, devem conhecer as pessoas de nossa comunidade para ir ao encontro deles. Em seguida Diego apresentou as avaliações enviadas pelas Pastorais e Movimentos e as ações que desenvolverão no Ano Jubilar. Dando continuidade Padre Claudio solicitou à assembléia, que apresentassem ações para o ano jubilar para a Paróquia, assim dividiu os presentes em grupos. Após trinta minutos de discussão apresentaram o que segue: 1-Domingo jubilar com gincana e almoço/jantar; grande encontro na praça com todas as pastorais e movimentos, cada uma com uma responsabilidade predeterminada, para a realização de um grande jantar e show de talentos para crianças, jovens e maiores. Aprovada por 32 pessoas e houve algumas abstenções; 2- Terço Mirim, propostas também escolhida ficarão responsáveis Diego, Catarina, Lurdes, Celi, Rosita, Taeko, Cleusa, Neide e Maraísa. 3- Encontro bimestral/trimestral em que cada membro de uma pastoral/movimento traria mais um membro que não é de pastoral para este

Page 20: Assembleia de 2015

encontro (formação/oração) – Para todos os encontros do ano jubilar (missa, formação) – TRABALHAR A NÍVEL DE PASTORAIS, (Catequese e Acólitos). 4- Engajamento das pastorais para ajudar jovens com problemas com drogas e demais problemas sociais (moradores de rua, crianças carentes, etc.) – ex. reza do terço, recolhimento de alimentos, “oração e trabalho” para ajudar; em cada reunião preparar uma oração concreta que resgate a realidade social que “grita” por uma transformação – TRABALHAR A NÍVEL DE PASTORAIS; 5- Hora Santa Jubilar com a participação de todos na preparação e na oração antes do Jubileu, votado por unanimidade; 6- União de todas as pastorais para evangelização resgatando as famílias afastadas da Paróquia. Censo Paroquial e divisão de setores, com grande evento ao final para as pessoas visitadas e apresentação da Paróquia (Santas Missões); realizar um mutirão de bênçãos no mês de outubro para abençoar todas as casas de toda a paróquia proposta também escolhida por unanimidade. Padre Claudio apresentou o calendário de datas para que fosse corrigido e aprovado. Em seguida ele solicitou que todos os movimentos e pastorais apresentem, até a Páscoa, como e quando desenvolver das ações para o Ano Jubilar. Para finalizar Padre Claudio apresentou o casal que está responsável pela PASCON, Vânia e Ailton, que apresentaram o novo site da Paróquia. Foi solicitado que todos os movimentos e pastorais enviem até o final desta semana, 27/02, um breve histórico do movimento e ação na Paróquia ao longo destes 50 anos. Nada mais havendo a tratar às dezessete horas Padre Claudio encerrou a reunião com uma oração e para constar nós, Maria Tereza Ferreira Cabral e Helena Ramos Lombardi Borges, lavraram a presente ata que aprovada, com ou sem ressalvas, será assinada por todos.

7. CRONOGRAMA PASTORAL 6.1. REUNIÕES PERIÓDICAS COM O PÁROCO

Conselho Administrativo e Econômico Paroquial Horário: 20h00 Datas: 20/03 – 14/05 – 06/08 – 05/11

Conselho Pastoral Paroquial Horário: 19h30 Datas: 11/02 – toda 2ª quarta-feira do mês

Coordenação de Eventos e Festas Horário: 20h30 Datas: 20/03 – 11/06 – 20/08 – 22/10

Ministros da Comunhão Enfermos Horário: 15h00 Datas: 09/04 – 11/06 – 15/10

Ministros da Comunhão Altar Horário: 09h00 Datas: 18/04 - 20/06 – 17/10

Page 21: Assembleia de 2015

Ministros de Exéquias Horário: 9h00 - Café da manhã Datas:09/04 – 20/08

Catequistas 1ª Eucaristia Horário: 14h00 Datas: 19/03 – 20/08 - quinta feira

Pastoral do Dízimo Horário: 09h00 Datas: 25/04 – 15/08

Pastoral do Batismo Horário: 09h00 Datas: 09/05 – 12/09

Pastoral Familiar Horário: 20h30 Datas: 21/05 – 29/10

Grupo Madre Serafina Horário: 20h30 Datas: 27/05 – 04/11 6.2. PROGRAMAÇÃO SEMANAL

Data Horário Evento

2ª Feira 19h30 20h00

Hora Santa Eucarística Ensaio do Coral

6ª Feira 19h30 Escola da Fé

15h00 Recitação do Rosário

19h30 Celebração Eucarística

5ª Feira

14h00 as 17h00 Sacramento da Confissão – Atendimento do Pároco

19h30

1ª Semana – Missa pela Saúde – Benção da Saúde

2ª Semana – Missa em Louvor a Nossa Senhora

3ª Semana – Missa da Família

4ª Semana – Missa Ação de Graças 5ª Semana – Missa em Louvor São Bento

Sábado 14h00 as 17h00 Sacramento da Confissão – Atendimento do Pároco

Responsáveis pelo canto

1ª Semana

Dias Grupo de Canto / Responsável

Quarta Feira Alfredo Leal

Quinta Feira Coral São Bento

2ª Semana

Dias Grupo de Canto / Responsável

Page 22: Assembleia de 2015

Quarta Feira Alfredo Leal

Quinta Feira Fazani

3ª Semana

Dias Grupo de Canto / Responsável

Quarta Feira Alfredo Leal

Quinta Feira Coral São Bento

4ª Semana

Dias Grupo de Canto / Responsável

Quarta Feira Alfredo Leal

Quinta Feira Fazani

5ª Semana

Dias Grupo de Canto / Responsável

Quarta Feira Alfredo Leal

Quinta Feira Coral São Bento

6.3. MISSAS DOMINICAIS

Domingo Dia do Senhor / Celebração

07h30 – 10h00 – 19h00 2º Domingo (Dia da Caridade)

3º Domingo (Dia do Dizimo)

6.3.1. Responsáveis pelo Canto

07h30 Coral São Bento – Telma

10h00 Equipe 2 – Ié / Laércio

19h00 Equipe 3 - Aurélio 19h00 1º Domingo de cada mês Grupo Nova Aliança

6.4. CELEBRAÇÕES (Santos e Meses Temáticos)

Data Horário Evento

02/02 19h30 Festa da Apresentação do Senhor no Templo

03/02 19h30 Festa de São Brás (Benção da Garganta) Canta: Coral São Bento

18/02 19h30 Missa 4ª Feira de Cinzas (Imposição das Cinzas) Preparação da Liturgia: Pastoral Litúrgica

Canta: Coral São Bento

19/03 19h30

Missa em Louvor a São José

Preparação da Liturgia: Equipe Litúrgica Canta: Coral São Bento

Page 23: Assembleia de 2015

13/05 19h30

Festa de Nossa Senhora de Fátima

Preparação da Liturgia: Legionárias

Canta Coral São Bento

22/05 15h00

Festa de Santa Rita de Cássia

Preparação: Equipe litúrgica

Canta: Coral São Bento

31/05 07h30 Coroação de Nossa Senhora pelas Legionárias 10h00 Coroação de Nossa Senhora pelas Crianças e Adolescentes

19h00 Coroação de Nossa Senhora pelos Jovens

04/06 17h00

Missa Corpus Christi Preparação da Liturgia: Ministros do Altar Canta: Coral São Bento Se não houver a Regional

13/06 19h00 Festa de Santo Antonio (Benção dos Pães) Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa Canta: Coral São Bento

18/06

19h30

Missa pela Beatificação de Madre Serafina de Jesus Preparação da Liturgia: Grupo Madre Serafina Canta: Grupo de Canto São Francisco

04/10

Domingo Festa de São Francisco – Benção dos animais

12/10

Festa de Nossa Senhora Aparecida

10h00 Celebração Eucarística + Benção das Crianças – Canta Equipe 2

19h00 Celebração Eucarística + Procissão das Velas – Canta Equipe 3

Festa São Judas Tadeu

28/10 19h30 Preparação Litúrgica: Vicentinos Canta Coral São Bento

02/11

Finados

15h00

Celebração Eucarística (Cemitério das Lágrimas)

Preparação da Liturgia: Ministros das Exéquias

Canta: Coral São Bento

19h00 Celebração Eucarística – Canta Equipe 3

08/12

19h30

Missa Imaculada Conceição Preparação da Liturgia: Legião de Maria Canta:

12/12

Sábado ?

Festa em Louvor a Nossa Senhora de Guadalupe

Preparação da Liturgia: Equipes Celebrativas

Canta: Coral

13/12

Domingo Festa de Santa Luzia

Page 24: Assembleia de 2015

6.5. TEMPO DA QUARESMA / SEMANA

6.5.1. Confissão Individual Dia: 05/03/2015 Horário: 20h00 (Com a presença dos Padres da Região de São Caetano)

6.5.2. Programação da Semana Santa

Data Horário Evento

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

29/03

09h30 Benção dos Ramos –

10h00

Celebração Eucarística

Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa

Canta: Equipe 2

19h00

Celebração Eucarística

Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa

Canta: Grupo Nova Aliança

Segunda Feira Santa

30/03 19h30 Celebração Eucarística da Reconciliação Preparação da Liturgia: Ministros da Palavra

Canta:

Terça Feira Santa

31/03 19h30

Celebração das Dores de Nossa Senhora

Preparação da Liturgia: Catequistas Canta:

Quarta Feira Santa

01/04 19h30

Via Sacra

Preparação da Liturgia: Ministros das Exéquias

Canta:

Quinta Feira Santa

02/04 20h00

Missa da Ceia do Senhor

Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa

Canta: Coral São Bento

Sexta Feira Santa

03/04

07h00 * Adoração

10h00 Procissão do Encontro

Preparação da Liturgia: Ministros do Altar 11h00 * Adoração

15h00 Celebração da Paixão do Senhor + Adoração da Santa Cruz

Page 25: Assembleia de 2015

Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa

Canta: Coral São Bento

19h00 Procissão do Enterro + Via Sacra

Sábado Santo

04/04 20h00

Vigília Pascal

Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa

Canta: Coral São Bento

Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor

05/04

10h00 Missa da Ressurreição Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa

Canta: Equipe 2

19h00 Missa da Ressurreição Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa

Canta: Equipe 3

5.3 - Escala de Adoração – 6ª Feira Santa

Horário Evento

07h00 08h00 Vicentinos 08h00 09h00 Apostolado da Oração / Legião de Maria

09h00 10h00 Catequese / Adolescentes / Acólitos / Pré Catequese

11h00 12h00 Pastoral Familiar / Pastoral da Criança / Oficina de Oração

12h00 13h00 Juventude / Crisma / Pastoral Vocacional / G.M. Serafina 13h00 14h00 Ministros Extraordinários

14h00 14h30 Coral São Bento

6.5.3. Procissão do Encontro – 6ª Feira Santa (*)

Preparação da Liturgia: Ministros do Altar Horário: 10h00 Canta:Grupo 3

Fazendo memória do encontro de Nosso Senhor Jesus Cristo com sua Mãe, a Virgem Dolorosa.

Organizar dois grupos

Grupo Nossa Senhora das Dores Saindo da Grupo Senhor dos Passos Saindo da

6.5.4. Via Sacra Procissão – 6ª Feira Santa – 19h00

Estações Encenação 1ª Jesus é condenado à morte Apostolado da Oração

Page 26: Assembleia de 2015

2ª Jesus carrega a Cruz Coral

3ª Jesus cai por terra pela 1ª vez Acólitos

4ª Jesus se encontra com sua Mãe Catequese 1ª 2ª fase 5ª Jesus recebe ajuda do Cirineu Pastoral da Criança

6ª Verônica enxuga o rosto de Jesus Oficina de oração Fé e Vida e Past. Vocacional

7ª Jesus cai pela 2ª vez Ministros do Altar

8ª Jesus consola as mulheres Legião de Maria (Guadalupe) 9ª Jesus cai pela 3ª vez Legião de Maria (Mãe do Criador/ Legionária)

10ª Jesus é despojado de suas vestes Grupo Madre Serafina

11ª Jesus é pregado na Cruz Terços dos homens

12ª Jesus morre na Cruz Pastoral Familiar 13ª Jesus é descido da Cruz Pastoral da Crisma

14ª Jesus é colocado no sepulcro Vicentinos / Vicentinas

15ª Ressureição de Jesus Jovens - grupo JOFA Lembramos que:

a) A organização geral da procissão fica sob responsabilidade da Equipe de Eventos e Festas. (percurso, traslado, caminhão de som, telão, guarda civil e etc.)

b) Deverão ser escolhidas as famílias onde serão montadas as estações. Peço anotar o endereço e nome completo da família (para uma futura correspondência).

c) Envolver o maior número possível de pessoas para a montagem e encenação. Lembre-se que não haverá fala é só trabalhar com a imagem.

d) Trabalhar a maquiagem e iluminação. e) Escolher um lugar bem visível para que todos possam ver. f) Para que haja apreciação de todos, a estação deverá ficar montada em local alto e de destaque. Deverá

permanecer até que passe toda a procissão. g) Motivar as pessoas, especialmente os que não estão habituados a frequentar regularmente a Igreja, que

a principal estação será a 15ª – Ressurreição, Jesus ressuscitado vencedor das trevas e da morte. (No Sábado Santo na Igreja)

h) Na noite da Páscoa trazer símbolos + fotos + roupas que representam nossa caminhada humana para que ressuscitados em Cristo possamos iniciar um tempo novo de Páscoa.

i) Trazer água para benzer (Sábado Santo). j) O ambiente da Igreja e as celebrações da Semana Santa estarão sob responsabilidade da Equipe Central

de Liturgia (Símbolos, Ornamentações, Organização e Limpeza). k) Cada estação deverá ter o “seu próprio Cristo”, não podendo repetir o mesmo representante em outras

estações. l) 6.6. COMEMORAÇÕES DE SÃO BENTO

Data Horário Evento

21/06 19hs Envio Novena São Bento (Distribuição de Livrinhos)

02/07 19h30 Encerramento da Novena de São Bento

08/07 19h30

Missa pelas Vocações

Preside:

Preparação da Liturgia: Juventude e Pastoral Vocacional

Canta:

09/07 19h30 Missa pela Saúde

Page 27: Assembleia de 2015

Preside:

Preparação da Liturgia: Ministros dos Enfermos e Exéquias

Canta:

10/07 19h30

Missa pelas Famílias

Preside:

Preparação da Liturgia: Pastoral Familiar

Canta:

6.6.1. DIA DE SÃO BENTO (Solene Ação de Graças)

Data Horário Evento

11/07

06h00

Oficio Divino das Comunidades Preside: Preparação da Liturgia: Ministros do Altar Canta: Coral São Bento

17h30 Oração – Vésperas Preside:

19h30

Celebração Eucarística (Benção das Medalhas) Preside: Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa Canta:

6.7. TEMPO DO ADVENTO E NATAL

Data Horário Evento

29/11 Nas

Missas Abertura da Novena de Natal (Distribuição de Livrinhos)

07 à 13/12 VI Exposição de Presépios

09/12 19h30

Celebração Eucarística – Penitencial

Preparação da Liturgia: Ministro do Altar

Canta: Equipe 3

17/12 19h30

Celebração Eucarística – Encerramento da Novena

Preparação da Liturgia: Catequistas

Canta:

24/12 20h00

Vigília de Natal

Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa Canta: Coral São Bento

25/12 10h00 19h00

Missa de Natal

Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa

Canta: os grupos de missa

31/12 20h00

Missa Pela Paz

Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa

Canta:

01/01/2015 10h00 19h00

Missa Santa Maria Mãe de Deus

Preparação da Liturgia: Equipe Celebrativa

Page 28: Assembleia de 2015

Canta: os grupos de missa

7. ENCONTROS FORMATIVOS

7.1. ENCONTRO SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2015

“Tema: “Fraternidade: Igreja e Sociedade” Lema: “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45)

24/02/2015 – 19h30 Local – Matriz Sagrada Família

13/03/2015 – 19h30 Local : Paróquia São Bento Equipe de Apoio Acolhida: Pastoral Vocacional Café: Legionárias e Apostolado da Oração

7.2. SEMANA BÍBLICA

Tema: Discípulos e Missionários a partir do Evangelho de São João

14/09 – 19h30 – Equipe de Apoio Acolhida: Catequistas 1ªfase Café: Vicentinos 15/09 – 19h30 Equipe de Apoio Acolhida: Ministros extraordinários da Comunhão Café: Legionárias 16/09 – 20h30 Equipe de Apoio Acolhida: Grupo Madre Serafina Café: Coral 17/09 – 20h30 Equipe de Apoio Acolhida – Liturgia Café: Pastoral da Criança 18/09 – 20h30 Equipe de Apoio Acolhida: Ministros Extraordinários da Comunhão Café: Apostolado da Oração

7.3. ESCOLA DA FÉ

Todas as sextas feiras às 19h30 - Início 07/03

Page 29: Assembleia de 2015

7.4. RETIROS 7.4.1. Retiro da Catequese e pré- catequese, Pais e Catequizandos

Dia: 12/09 Horário 08:00 – 12:00 Local: Paróquia São Bento Coordenação – Padre Claudio Equipe de Apoio - Catequistas

7.4.2. Retiro da Crisma e JOFA

Dia: Horário 08:00 – 12:00 Coordenação – Padre Claudio Equipe de Apoio – Crisma e JOFA

7.4.3. Retiros Paroquial

7.4.3.1. Retiro Quaresmal

Dia: 21/03/2015 Horário : 8h00 às 12h00 Local: Coordenação – Padre Claudio Equipe de Apoio: Equipe de Liturgia, Pastoral da Juventude

7.4.3.2. Retiro em preparação à festa de São Bento Dia: 27 de junho 2015 Horário Local: Coordenação – Padre Claudio Equipe de Apoio: Equipe de Liturgia, Pastoral da Juventude

7.4.3.3. Retiro do Advento Dia: 05/12/2015 Horário : 8h00 às 12h00 Local: Paróquia Coordenação – Padre Claudio Equipe de Apoio: Equipe de Liturgia, Pastoral da Juventude

7.5. SEMANA DA FAMILIA

Dia: 10 a 14 de agosto 21h30 Horário: 19h30

Page 30: Assembleia de 2015

8. CALENDÁRIO ANUAL

8.1. Movimentos e Pastorais

Sociedade de São Vicente de Paulo Conferencia São Bento – reuniões todas as terças feiras às 19h30 Conferencia Nossa Senhora de Lourdes – reuniões todas as quintas feiras às 19hs

Terço dos Homens Todas as terças feiras às 19h30

Pastoral do Crisma Todos os Domingos às 8h30

JOFA Reuniões todos os domingos às 16hs

Madre Serafina Reuniões todas as quartas feiras às 19h30 Todo terceiro sábado – celebração nas casas

Escola da Fé Todas às sextas feiras às 19h30

9. CALENDÁRIO MENSAL

JANEIRO

02 Secretaria Inscrições para Catequese

02 7h30 Celebração Sagrado Coração de Jesus - Reunião do Apostolado

04 8h30 Formação pais padrinhos Batismo

09 e 23 Visita domiciliar com Comunhão para Enfermos

18 8h30 Formação pais padrinhos Batismo

25 12h00 Celebração da Vida

27 19h30 Hora Santa mães e madrinhas

31 14h00 Reunião de Pais e Coordenadores – Acólitos

31 12h00 Celebração da Vida

FEVEREIRO

Secretaria Inscrições para Catequese

01 16h30 Inicio dos encontros – JOFA

01 8h30 Formação pais padrinhos Batismo

05 19h30 R.R.A

06 7h30 Celebração Sagrado Coração de Jesus - Reunião do Apostolado

06 19h30 Curso de Noivos

07 9h00 Reunião equipe de Acolhida

Page 31: Assembleia de 2015

07 15h00 Reunião de Leitores 08 16h30 Encontro recreativo - Acólitos

13 e 27 Visita domiciliar com Comunhão para Enfermos

15 8h30 Formação pais padrinhos Batismo

15 19h00 Missa aniversário Conferência São Bento

15 19h00 Celebração de abertura do Ano Jubilar

15 19h00 Abertura do livro de presença e ocorrências – Acólitos

21 19h00 Celebração nas casas – Madre Serafina

22 10h00 Inicio da Catequese 2ª Fase – Missa 24 20h00 Abertura Regional da Campanha da Fraternidade

26 20h00 Formação Regional para Ministros Extraordinários

27 19h30 Hora Santa mães e madrinhas

28 12h00 Celebração da Vida

28 14h00 Encontro Regional da Campanha da Fraternidade – Acólitos

MARÇO

Secretaria Inscrições para Catequese

Abertura das Inscrições para formação de Acólitos

01 8h30 Formação pais padrinhos Batismo

06 7h30 Missa Sagrado Coração de Jesus - Reunião Apostolado

06 19h30 Curso de Noivos

07 15h00 Reunião de Liturgia

11 6h00 Oração da Manhã - Laudes

11 19h30 Reunião abertura Oficina de Oração e Vida

12 14h00 Chá - Bingo Solidariedade

12 19h30 Formação Regional para Ministros Extraordinários

12 19h00 Formação contínua Pastoral da criança

13 19h3 Estudo do documento da Campanha da Fraternidade – Paróquia

14 19h00 Encontro nas Casas – Acólios

14 9h00 Reunião equipe de acolhida

15 19h00 Missa ano Jubilar e de Aniversário da Pastoral da Criança

15 9h00 Reunião com pais Oficina de Oraçao e Vida

15 10h00 Inicio da Catequese 1ª Fase – Missa

15 8h30 Formação pais padrinhos Batismo

13 e 27 Visita domiciliar com Comunhão para Enfermos

21 16h00 Visita missionária – Asilo ou Orfanato – JOFA

21 19h00 Festa da Fogazza

21 8 às 12hs Retiro Paroquial – Quaresmal 21 19h00 Celebração nas casas – Madre Serafina

26 19h30 Formação Regional para Ministros Extraordinários

26 Após a missa Ensaio Semana Santa

29 14h30 Domingo de Ramos com o Bispo Diocesano 28 12h00 Celebração da Vida

30 19h30 Celebração da Reconciliação

Page 32: Assembleia de 2015

30 21h00 Apresentação Paixão de Cristo – 1º Ato

31 19h30 Celebração das Sete Dores de Nossa Senhora

ABRIL

INICIO DA FORMAÇÃO DE ACÓLITOS E CERIMONIÁRIOS

01 19h30 Via Sacra

02 19h30 Ceia do Senhor

03 19h30 Sexta Feira Santa - Apresentação Paixão de Cristo – 2º Ato

04 20h00 Vigília Pascal

05 10h e 19hs PÁSCOA

05 8h30 Formação pais padrinhos Batismo

09 19h30 Reunião R.A

09 19h30 Formação Regional para Ministros Extraordinários

10 19h30 Curso de Noivos

11 6h00 Oração da Manhã – Laudes

11 15h00 Formação de leitores

12 8h30 Formação de pais – catequese

12 15H30 Hora Santa Eucarística – Acólitos

12 16h30 Encontro recreativo – Acólitos

15 19h30 Missa ano Jubilar

18 19h00 Encontro nas Casas – Madre Serafina

18 9h00 Reunião equipe de acolhida

19 8h00 Formação pais padrinhos Batismo

23 19h30 Formação Regional para Ministros Extraordinários

25 12h00 Celebração da vida

27 19h30 Hora Santa, mães e madrinhas

MAIO

Festa junina todos os finais de semana do mês de Maio

01 19h00 Celebração São José Operário e Sagrado Coração de Jesus

03 8h30 Formação pais padrinhos Batismo 07 19h30 R.R.A

08 14h Bingo beneficente dia das mães– Bazar

08 19h30 Curso de noivos

09 15h00 Orientação, prática para leitores

10 Missa Dia das Mães – Homenagem nas celebrações

11 6h00 Oração da Manhã – Laudes

14 20h00 Formação Regional para Ministros Extraordinários

15 19h30 Missa Ano Jubilar 16 10h00 Hora Santa Eucarística – acólitos

16 13h30 Visita Social (Regional) acólitos

16 9h00 Reunião equipe de acolhida

16 19h00 Inicio da quermesse

16 19h00 Celebração nas casas – Madre Serafina

Page 33: Assembleia de 2015

17 8h30 Formação pais padrinhos Batismo

08 e 22 Visita domiciliar com Comunhão para Enfermos

27 19h30 Hora Santa mães e madrinhas

28 19h30 Formação Regional para Ministros Extraordinários

30 12h00 Celebração da Vida

31 7h30, 10h 19hs Coroação de Nossa Senhora – Legião de Maria, Catequese e JOFA

JUNHO

05 7h30 Celebração Sagrado Coração de Jesus - Reunião do Apostolado

07 8h30 Formação pais padrinhos Batismo

09 19h30 R.R.A

11 6h00 Oração da manhã – Laudes

12 19h30 Curso de Noivos

12 e 26 Visita domiciliar com Comunhão para Enfermos

13 15h00 Formação de leitores

13 19h00 Missa em louvor a Santo Antonio

14 7h30; 10h00; 19h00

Mês do Dizimo – Missa em ação de Graças a todos os dizimistas

15 19h30 Missa ano Jubilar 18 19h30 Missa pela beatificação de Madre Serafina

20 8h00 2º Encontro Regional de Coroinhas e Cerimoniários

20 9h00 Reunião prática MEC

20 9h00 Reunião equipe de acolhida

20 19h00 Celebração nas casas – Madre Serafina

21 Festa Junina – Paroquial 21 Deserto Oficina Oração e Vida

21 8h30 Formação de Pais – catequese

21 07h30 Missa Aniversário da Conferência Nossa Sra. Lourdes

21 19h00 Envio – Novena de São Bento

25,26 e 29 Encontros Avaliação Semestral – Catequese

27 8 às 12hs Retiro Paroquial – São Bento

27 12h00 Celebração da Vida

27 19h30 Hora Santa mães e madrinhas

JULHO

04 a 26 Festa Italiana – todos os finas de semana de julho

02 19h30 R.R.A

02 19h30 Encerramento da Novena de São Bento

03 19h30 Curso de Noivos

Page 34: Assembleia de 2015

03 7h30 Celebração Sagrado Coração de Jesus- Reunião do Apostolado

04 15h00 Reunião de leitores – preparação São Bento

05 21h00 Apresentação da história de São Bento – JOFA

05 08h30 Formação pais padrinhos Batismo

08 19h30 Tríduo São Bento - Celebração pelas Vocações

09 19h30 Tríduo São Bento - Celebração pela Saúde

10 19h30 Tríduo São Bento - Celebração das Famílias

11 19h30 DIA DE SÃO BENTO

10 e 24 Visita domiciliar com Comunhão para Enfermos

15 19h30 Missa ano Jubilar

16 19h30 Assembleia avaliativa – Pastoral da Criança

18 9h00 Reunião equipe de acolhida

18 19h00 Celebração nas casas – Madre Serafina

19 08h30 Formação pais padrinhos Batismo

25 12h00 Celebração da Vida

27 19h30 Hora Santa, mães e madrinhas

AGOSTO

01 19h00 Encontro nas casas (acólitos)

02 8h00 Feira Vocacional – sugestão: Paróquia São Bento – JOFA

02 10h00 Missa abertura do Mês Vocacional – JOFA

02 08h30 Formação pais padrinhos Batismo

02 10h00 Missa – dia do Padre

05 19h30 REUNIÃO DE ABERTURA - Oficina de Oração e Vida

06 19h30 R.R.A

07 7h30 Missa Sagrado Coração de Jesus

07 19h30 Curso de Noivos

08 15h00 Reunião de leitores

09 10h00 Missa dia dos Pais – catequese

10 a 14 19h30 Semana da Família

11 6h00 Oração da manhã – Laudes

15 09:00 Reunião formativa MEC

15 9h00 Reunião equipe de acolhida

15

Missa ano jubilar

16 08h30 Formação pais padrinhos Batismo

14 e 28 Visita domiciliar com Comunhão para Enfermos

22 16h00 Visita Missionária – Asilo ou orfanato – JOFA

22 19h00 Celebração nas casas – Madre Serafina

23 10h00 Dia do Catequista – Missa

27 19h00 Capacitação contínua

27 19h30 Hora Santa mães e madrinhas

29 12h00 Celebração da Vida

Page 35: Assembleia de 2015

SETEMBRO

Setembro Mês da Bíblia

03 19h30 R.R.A

04 7h30 Celebração Sagrado Coração de Jesus- Reunião do Apostolado

06 08h30 Formação pais padrinhos Batismo

11 6h00 Oração da manhã – Laudes

11 19h30 Curso de Noivos 12 10h00 Hora Santa Eucarística – acólitos

12 8 às 12hs Retiro da Catequese e Pré Catequese

12 15h00 Reunião de leitores

12 19h00 Festa do Pastel

14 a 18 19h30 Semana Biblíca

15 19h00 Espiritualidade – o Lider, a Biblia e sua missão

15 19h30 Missa ano jubilar

19 9h00 Formação Regional para coroinhas

19 9H00 Reunião Formativa MEC

19 9h00 Reunião equipe de acolhida

19 19h00 Celebração nas casas – Madre Serafina

20 8h00 10ª Gincana Vocacional – Estádio Municipal de S. Caetano do Sul

20 08h30 Formação pais padrinhos Batismo

22 a 26 20h00 Semana Bíblica

27 19h30 Hora Santa mães e madrinhas

26 12h Celebração da vida

OUTUBRO

Outubro Mês Missionário – Visitas missionárias com benção das casas

01 19h30 R.R.A

02 7h30 Celebração Sagrado Coração de Jesus- Reunião do Apostolado

02 19h30 Curso de Noivos

03 15h00 Encontro de leitores – preparação N.Sra. Aparecida

04 08h30 Formação pais padrinhos Batismo

08 14h00 Festa da Primavera- Chá e Bingo beneficente

09 e 23 Visita domiciliar com Comunhão para Enfermos

11 6h00 Oração da manhã – Laudes

11 14h30 Sarau da Legião de Maria

12 10 e 19hs Missa Padroeira do Brasil

12 19h00 Coroação de Nossa Senhora – JOFA

15 19h30 Missa ano jubilar

17 9h00 Reunião formativa MEC

17 9h00 Reunião equipe de acolhida

17 19h00 Noite da Pizza

17 19h00 Celebração nas casas – Madre Serafina

Page 36: Assembleia de 2015

18 08h30 Formação pais padrinhos Batismo

24 8h00 3º Encontro Regional dos Coroinhas e Cerimoniários

27 19h30 Hora Santa mães e madrinhas

31 12h00 Celebração da Vida e Festa do dia das Crianças

NOVEMBRO

A definir Retiro – “Vem e segue-me” – JOFA

01 08h30 Formação pais padrinhos Batismo

05 19h30 R.R.A

06 07h30 Celebração Sagrado Coração de Jesus- Reunião do Apostolado

06 19h30 Curso de Noivos

07 15h00 Reunião de leitores

08 8h30 Formação de Pais – catequese

11 6h00 Oração da manhã – Laudes

15 08h30 Formação pais padrinhos Batismo

13 e 27 Visita domiciliar com Comunhão para Enfermos

21 09h00 Reunião MEC

22

Confraternização Paróquial

21 9h00 Reunião equipe acolhida 21 19h00 Celebração nas casas – Madre Serafina

27 19h30 Hora Santa mães e madrinhas

28 A definir Visita social regional – acólitos

28 A definir Hora Santa Eucarística – acólitos

28 12h Celebração da vida

29 19h00 Envio da Novena de Natal

DEZEMBRO

CANTATA ANO JUBILAR

03 19h30 R.R.A

04 07h30 Celebração Sagrado Coração de Jesus - Reunião do Apostolado

04 19h30 Curso de Noivos

04 14h00 Chá Bingo Natalino beneficente - exposição e vendas de trabalhos

05 8 às 12hs Retiro Paroquial do Advento

05 15h00 Encontro de Leitores

06 8h30 Formação de pais e padrinhos – Batismo

08, 9 e 12 8 às 14hs Confraternização– Catequese

11 6h00 Oração da manhã – Laudes

12 10h00 Natal solidário – JOFA

12 e 25 Visita domiciliar com Comunhão para Enfermos

12 9h00 Encontro Regional da Novena de Natal – acólitos 12 9h00 Reunião formativa – MEC

Page 37: Assembleia de 2015

13 10h00 Doação de Brinquedos – Catequese

13 21h00 Apresentação – Nascimento de Jesus (Natal) – JOFA

15 19h30 Missa ano jubilar

17 19h30 Encerramento da Novena de Natal

18 19h00 Reunião, entrega de alimentos – Encerramento do ano –Vicentinos

19 9h00 Reunião equipe de acolhida 19 14h00 Celebração da vida/Festa de Natal - Pastoral da Criança

19 19h00 Celebração nas casas – Madre Serafina

20 A DEFINIR Confraternização e encerramento do ano – JOFA

20 08h30 Formação pais padrinhos Batismo 24 20h00 Vigília de Natal

25 Celebração do Natal

27 19h30 Hora Santa, mães e madrinhas

31 20h00 Celebração de Final de ano

COORDENADORES/PRESIDENTES DE PASTORAIS E MOVIMENTOS

Evento e Festas

Valdir Manastela – 4238-6418/98891-8771 Lurdes Livramento dos Santos Manastela - 4238-6418/98965-8257 Catequese 1ª Eucaristia Eliani Aparecida Amador Gallinaro – 4239-4590 – 96967-0059 Vice- Deolinda Montilha Naville – 4238-5407 – 99683-2851 Catequese de Adultos Coordenador Catequese do Crisma Maurício Pirez Wanseele Junior – 4222-1753/97360-6718 Filomena Redondo Wanseele - 4222-1753/98414-4807 Pastoral Vocacional Fausto Natali Filho – 4232-3117/99350-6983 Maria Aparecida Dacome Natali4232-3117/99211-7310 Ministros Extraordinários da Comunhão José Luiz Oliveira Moreira – 99601-2253 Maria Tereza Ferreira Cabral – 4231-3628 – 99172-0880 Pastoral do Batismo José Luiz Oliveira Moreira – 99601-2253 Pastoral do Dizimo Emma Crescenzi Vanzo – 4238-6145/99327-5152 Pastoral Litúrgica

Page 38: Assembleia de 2015

Márcia Cristina Chiandoti Antoniaci – 4232-4802 Helena Ramos Lombardi Borges – 4224-5682 Assessoria da Pastoral da Juventude Fausto Natali Filho – 4232-3117/99350-6983 Maria Aparecida Dacome Natali - 4232-3117/99211-7310 JOFA Pedro dos Santos Fernandes – 4238-8669/97289-1119 Pastoral da Saúde Maria Aparecida Pavan de Brito – 4239-4106 Pastoral de Acólitos Diego Meneguelli Dias – 4228-1795/96121-8410 Felipe Ricardo Pezzo – 4238-8555/97072-7367 Pastoral da Criança Sonia Regina Toledo Moreira Pastoral Familiar Márcia do Nascimento Silva Cavalcante – 4231-2023/99235-5887 Antonio Carlos Cavalcante – 4231-2013/99134-4224 Apostolado da Oração Beatriz Fava Zanetti – 4238-6638 Oficinas de Oração e Vida Marlene Sartotrato Pegorin – 4228-1079 Legião de Maria Presidium Mãe do Criador Maria Idea Lamazales – 4232-1011 Presidium Nossa Sra. De Guadalupe Cleusa Nunes dos Santos Fernandes – 4232-8669 Presididum Mãe Legionária Maria de Fátima Carvalho Moura Sociedade de São Vicente de Paulo Conferencia São Bento Antonio Carlos Conferencia Nossa Sra. De Lourdes Maria Tereza Ferreira Cabral – 4231-3628 – 99172-0880 Grupo Madre Serafina Cristiani - 96561-9024/98899-0349

Mães e Madrinhas Maria Aparecida Dacome Natali

Page 39: Assembleia de 2015

(11) 4232-3117 Celular: (11) 9921-7310

Terço dos Homens Robert Moda – 2376-4138 – 98589-2566

PASCOM