As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições...

21
As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

Transcript of As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições...

Page 1: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

As Instituições Sociais

A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como

Instituições Socializadoras

* A visão marxista.

* A visão durkaimiana.

* A visão weberiana.

Page 2: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

A INSTITUIÇÃO SOCIAL• Características básicas de toda

Instituição Social:

- Ter força ou poder: impor padrões;

- Aceitação: autoridade moral;

- Perenidade: duração no tempo;

- Procedimentos padronizados: regras;

- Objetividade: legítima;

- Exterioridade: realidade própria.

Page 3: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

MARX e sua visão das Instituições

• A política burguesa e suas estruturas (Estado moderno, partidos, parlamento, voto, jornais, escolas,etc.),segundo Marx, não passam de instrumentos de dominação e a democracia burguesa, por sua vez, não passa de uma “encenação teatral” para fingir que há liberdade e participação efetiva e legalmente “igualitária” para todos.

Page 4: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

Na verdade, tudo é decidido pelas “elites burguesas” – da economia e da política, com apoio das forças armadas. Sempre longe do povo, nos bastidores, etc. Os governos são pouco mais do que “comitês executivos da burguesia” e seus interesses – como diz literalmente em “O Manifesto Comunista”.

Page 5: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

DURKHEIM e as Instituições• Educação é para construir consciência

social, “superar a si mesmo”(Socializar). É algo “moralizador” e não apenas para ensinar coisas técnicas para o trabalho. Serve para refletir sobre que tipo de cidadão os alunos estão se tornando dentro do organismo social. As Instituições devem ser fortes a fim de manter a ordem e propiciar o progresso.

Page 6: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

COESÃO, SOLIDARIEDADE E CONSCIÊNCIAPor que os homens vivem em sociedade e lutam contra a desagregação social?A solidariedade (social), divisão do trabalho (social) e consciência (social). Quer dizer, fora do social/coletivo não somos nada.Existem dois tipos de consciência: a) Individual/pessoal: (“fácil” de entender pela psicologia, etc.); b) Social/coletiva: é a dos grupos que fazemos parte (religião, família, escolas/universidades, tradições nacionais/regionais/locais, profissões, partidos, organizações sociais diversas, etc.).

Page 7: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

Aí entra a SOLIDARIEDADE ...Aí entra a SOLIDARIEDADE ...

A divisão do trabalho social (ou seja, cada um na sua especialidade ou profissão/tarefa social) é crescente no mundo contemporâneo. Isso faz com que consciência individual prevaleça sobre a consciência social. Daí a impressão de desagregação e confusão social. O individualismo...

Page 8: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

O CORPO COLETIVO: O ORGANISMO

Mas, por outro lado, cria uma grande interdependência entre os homens – as partes individuais. Ninguém vive sem o outro, são dessemelhantes que se completam – formando o todo social ou coletivo.

Page 9: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

A divisão do trabalho social ocorre em todas as áreas, criando esta interdependência e solidariedade, que pode ser de dois tipos:

a)Mecânica: o indivíduo segue o coletivo.

b)Orgânica: divisão das funções ou trabalho.

O CORPORATIVISMOO CORPORATIVISMO O futuro será de uma sociedade baseada nas profissões, mas solidária e coesa.

E a política, igualmente, deve ser baseada no corporativismo. Isso envolve riscos...

Page 10: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

WEBER e as Instituições

A racionalização do mundo é crescente em todas as áreas. A burocracia toma conta de todas as instituições – governo, escola, religião, (...).

Os burocratas são profissionais da impessoalidade, seguem “regras” e daí vem seu “poder”.

Page 11: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

Professor do tipo “tradicional”, por exemplo, é burocrata da educação – distribui programa de disciplina, ministra aulas, impõe avaliações, distribui notas e aprova (ou não) alunos – é um poder instituído, burocrático, dominação racional legal, como diz Weber e, por isso, mais “desencantado”.

Page 12: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

• "Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus."

Page 13: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

• "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável e desenfreada. É simplesmente horrível."

Page 14: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

• "Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais.O fim do mundo não pode estar muito longe."

Page 15: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

• "Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."

Page 16: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

Vocês jovens, se vêem assim?

Seus pais são rebeldes?

Estão felizes com o mundo?

Mudariam algo, se possível?

Page 17: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

• "Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos. Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus.”

• Sócrates (470-399 a.C.)

Page 18: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

• "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável e ainda desenfreada. É simplesmente horrível.”

Hesíodo (720 a.C.)

Page 19: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

• "Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais.O fim do mundo não pode estar muito longe."

• Sacerdote oriental (2.000 a.C.)

Page 20: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

• "Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura”.

• Escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (Atual Bagdá). Tem mais de 4.000 anos.

Page 21: As Instituições Sociais A Família, a Escola, a Religião e o Estado: papéis como Instituições Socializadoras * A visão marxista. * A visão durkaimiana.

O que a juventude representa

• A Juventude representa a transição;

• A guarda dos valores da geração anterior;

• A perenidade da Sociedade;

• O rompimento de paradigmas;

• O valor das Instituições éticas e morais:

“Para frente, custe o que custar”