As Éguas Da Lusitânia

2
 << N a e xt e nsã o d a p laníci e , B alarus insp e cci on a o s es qu adrões dos V et õe s, na terr a d estes, qu ando vem a P ri m aver a, as m anadas d e é gu as p rest am -se a secr et os aca sal am en t os e o ven t o f ecu nd an t e empr en ha -as comumgerm e m i ster i oso, m as o du ram m ui t os di as, ced o en vel he cem , du ram o m áxi mo set e e st açõ es.>> S í l i o, G u e rra P ú n i ca , l ivro I I O s V e t õ e s a q u i se r ã o povos cel t ib e ros p a ra su l d o rio Te j o , m igran t e s d a m e se t a ce n t r a l i rica q u e o s L us itano s p uxa r a m pa ra sul. M as o vale a p ena pe nsar m ui t o n isto porqu e o s R o ma no s relat ava m co pi a nd o q u e mtinh a e scri t o a n t e s de l e s: S í l i o co p i a P l í n i o , P l í n i o E str a b ã o e a ss i m p o r d i an t e. O qu e é int er essant e é qu e sã o e st es V etõe s qu e m ar cam pr ese nça a su l do Tej o e emt oda a zona do S ado ai nd a an t es da é poca r om ana. E são est es que im pr essi onam os R om an os pe l as suas cap acidade s equ estr es.

description

The Roman images of the fast horses of the Iberian Peninsula

Transcript of As Éguas Da Lusitânia

> Slio, Guerra Pnica, livro II

Os Vetes aqui sero povos celtiberos para sul do rio Tejo, migrantes da meseta central ibrica que os Lusitanos puxaram para sul. Mas no vale a pena pensar muito nisto porque os Romanos relatavam copiando quem tinha escrito antes deles: Slio copia Plnio,Plnio Estrabo e assim por diante.

O que interessante que so estes Vetes que marcam presena a sul do Tejo e em toda a zona do Sado ainda antes da poca romana. E so estes que impressionam os Romanos pelas suas capacidades equestres.