As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do...

14
Planos de aula As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código: HIS9_10UND02 Habilidade(s): EF09HI10 Anos Finais - 9º Ano - Totalitarismos e conflitos mundiais Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa. Sobre o Plano Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola Professor: Guilherme Gonzaga Bento Mentor: Fernando Menezes Especialista: Sherol dos Santos Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso Ano: 9º ano do Ensino Fundamental. Unidade temática: Totalitarismos e conflitos mundiais. Objeto(s) de conhecimento: O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial. A questão da Palestina. A Revolução Russa. A crise capitalista de 1929. Habilidade(s) da BNCC: EF09HI10 Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa. Palavras-chave: Imperialismo, África, consequências, século XIX. Materiais complementares Documento Fotografias de missionários no Congo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvaFt6QGeNJ3jtXVDYB7EkkthdUCpp4dU9MhBVrCq9A4JmSYYSu2dPZZjTXR/his9-10und02-fotografias-de-missionarios-no-congo.pdf Documento Memórias de Carl Peter https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W6cfcYVnEHCHAvDTsHXha72Afux6rgHEn55wraA3BnpzmkEYGWNTuMhgu5TC/his9-10und02-memorias-de-carl-peter.pdf Documento Carta do Coronel George Williams ao Rei Leopoldo II do Congo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WBFfDkZRfgjt3VbRpPP8KDAPRyPNSzyP5DbnJwM9X34xADAfMUM9aGSYSFkk/carta-do-coronel-george-williams-ao-rei-leopoldo-ii-do-congo.pdf Endereço da página: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5475/as-consequencias-do-imperialismo-europeu-na-africa Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Transcript of As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do...

Page 1: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

Planos de aula

As consequências do imperialismo europeu na África

Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019

Código: HIS9_10UND02

Habilidade(s):

EF09HI10Anos Finais - 9º Ano - Totalitarismos e conflitos mundiaisIdentificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

Sobre o Plano

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola

Professor: Guilherme Gonzaga Bento

Mentor: Fernando Menezes

Especialista: Sherol dos Santos

Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.

Unidade temática: Totalitarismos e conflitos mundiais.

Objeto(s) de conhecimento: O mundo em conflito: a Primeira Guerra Mundial. A questão da Palestina. A Revolução Russa. A crise capitalista de 1929.

Habilidade(s) da BNCC: EF09HI10 Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

Palavras-chave: Imperialismo, África, consequências, século XIX.

Materiais complementares

DocumentoFotografias de missionários no Congohttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvaFt6QGeNJ3jtXVDYB7EkkthdUCpp4dU9MhBVrCq9A4JmSYYSu2dPZZjTXR/his9-10und02-fotografias-de-missionarios-no-congo.pdf

DocumentoMemórias de Carl Peterhttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W6cfcYVnEHCHAvDTsHXha72Afux6rgHEn55wraA3BnpzmkEYGWNTuMhgu5TC/his9-10und02-memorias-de-carl-peter.pdf

DocumentoCarta do Coronel George Williams ao Rei Leopoldo II do Congohttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WBFfDkZRfgjt3VbRpPP8KDAPRyPNSzyP5DbnJwM9X34xADAfMUM9aGSYSFkk/carta-do-coronel-george-williams-ao-rei-leopoldo-ii-do-congo.pdf

Endereço da página:https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5475/as-consequencias-do-imperialismo-europeu-na-africa

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 2: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

Slide 1 Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentadopara os alunos, ele apenas resume o conteúdo daaula para que você possa se planejar.Este plano está previsto para ser realizado em umaaula de 50 minutos. Serão abordados aspectos quefazem parte do trabalho com a habilidadeEF09HI10, de História, que consta na BNCC. Comoa habilidade deve ser desenvolvida ao longo detodo o ano, você observará que ela não serácontemplada em sua totalidade aqui e que aspropostas podem ter continuidade em aulassubsequentes.Materiais necessários: Cópia impressa dos textosindicados, folha em branco, data show (se houver),pincel ou giz para escrever no quadro.Material complementar:Fotografias de missionários no Congohttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvaFt6QGeNJ3jtXVDYB7EkkthdUCpp4dU9MhBVrCq9A4JmSYYSu2dPZZjTXR/his9-10und02-fotografias-de-missionarios-no-congo.pdfArquivo presente no livro História contemporânea- da Revolução Francesa à Primeira GuerraMundial, de Luís Edmundo Moraes.Trechos das memórias de Carl Peterhttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W6cfcYVnEHCHAvDTsHXha72Afux6rgHEn55wraA3BnpzmkEYGWNTuMhgu5TC/his9-10und02-memorias-de-carl-peter.pdfArquivo presente no livro História contemporânea- da Revolução Francesa à Primeira GuerraMundial, de Luís Edmundo Moraes.Carta do coronel George Williams ao rei LeopoldoII do Congohttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WBFfDkZRfgjt3VbRpPP8KDAPRyPNSzyP5DbnJwM9X34xADAfMUM9aGSYSFkk/carta-do-coronel-george-williams-ao-rei-leopoldo-ii-do-congo.pdfArquivo presente no livro Adelaide Cromwell Hill eMartin Kilson, eds. Apropos da África: sentimentosdos líderes negros americanos na África dos anosde 1800 a 1950 (Londres: Frank Cass and CompanyLimited, 1969).Para você saber mais:Para conhecer mais sobre a relação entreImperialismo europeu e a partilha da África,consulte:- BOAHEN, Albert Adu. (Ed.). África sob dominaçãocolonial (1880-1935). In:___. História geral daÁfrica - África sob dominação colonial (1880-

Plano de aula

As consequências do imperialismo europeu na África

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 3: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

África - África sob dominação colonial (1880-1935). V. VII. 2. ed. Brasília: Unesco, 2010.- HERNANDEZ, Leila Leite. O “NovoImperialismo” e a perspectiva africana da partilha.In:___. A África na sala de aula - visita à Históriacontemporânea. 4ª ed. São Paulo: Selo Negro,2008. p. 71-90.- HOBSBAWM, Eric. A era dos Impérios. In:___. Aera dos impérios (1875-1914). 13ª ed. São Paulo:Paz e Terra, 2011. p. 97-138.- MORAES, Luís Edmundo. Tempos deconcorrência - os Estados europeus e oimperialismo. In:___. História contemporânea -da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial.São Paulo: Contexto, 2017. p. 125-150.- PARADA, Maurício. A construção dos impérioscoloniais. In:___. Formação do mundocontemporâneo - o século estilhaçado. Petropólis:Vozes, 2014. p. 35-45.Para conhecer mais sobre o conceito deimperialismo, acesse:- SILVA, Vanderlei Kalina; SILVA, Maciel Henrique.Dicionário de conceitos históricos. Disponível emhttps://efabiopablo.files.wordpress.com/2013/04/dicionc3a1rio-de-conceitos-histc3b3ricos.pdf. Acesso em: 28 out.2018.

Plano de aula

As consequências do imperialismo europeu na África

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 4: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

Slide 2 Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia oobjetivo da aula apresentando-o aos alunos. Aintenção neste momento é que os alunos conheçamqual a finalidade da aula e o que deverão aprenderno final desta. No entanto, o professor não deveantecipar nenhuma questão específica que serátratada durante a aula, possibilitando aos alunosconstruir o conhecimento por conta própria, sendoo professor apenas um mediador desta construção.O objetivo central da aula é que os alunos possamidentificar a violência utilizada pelos paísesimperialistas europeus no processo de partilha daÁfrica, realizada no decorrer da segunda metade doséculo XIX. Os alunos devem compreender asformas violentas pelas quais se deu a partilha docontinente africano entre os países europeus, demaneira a identificar as consequências sofridaspelos povos africanos com base na experiência decolonização imperialista sofrida em seu território.Neste sentido, o professor deve se colocar comointermediário do processo de aprendizagem, nãoestabelecendo nenhuma relação hierarquizada deconhecimento com o aluno, mas apenas mediar aconstrução do conhecimento histórico em sala deaula, fornecendo os subsídios necessários para queos alunos consigam refletir criticamente com basenas fontes históricas e seu conhecimento préviosobre o assunto (consciência histórica), de modoque consigam estabelecer a relação entre a partilhada África pelos países imperialistas europeus e asconsequências impostas a estes com base nestadivisão. Tendo feito isso o objetivo da aula estarácumprido.

Plano de aula

As consequências do imperialismo europeu na África

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 5: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

Slide 3 Contexto

Tempo sugerido: 10 minutos.Orientações: Neste momento é hora de estimular oprotagonismo do aluno. Sendo assim o professornão deve discorrer sobre o assunto e sim mediar areflexão do mesmo com os alunos, visto que estesdevem estar no centro do processo deaprendizagem, exercendo seu protagonismo e suaatitude historiadora.Para tanto, separe a turma em grupos de três aquatro alunos, de forma que possam se ajudarmutuamente no grupo em que estiveremlocalizados, orientando-os para que semprebusquem o diálogo, o compartilhamento e aconstrução conjunta do conhecimento, respeitandoa divergência de opiniões que possa existir.O professor deve entregar impresso aos grupose/ou projetar no data show o arquivo “Fotografiasde missionários no Congo”, presente no livroHistória contemporânea - da Revolução Francesa àPrimeira Guerra Mundial, de Luís EdmundoMoraes, e disponível no endereço eletrônicohttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tvaFt6QGeNJ3jtXVDYB7EkkthdUCpp4dU9MhBVrCq9A4JmSYYSu2dPZZjTXR/his9-10und02-fotografias-de-missionarios-no-congo.pdfPosteriormente à entrega do material, o professordeve projetar o presente slide; escrever oquestionamento nele contido no quadro ouentregar uma folha com a pergunta aos alunos,solicitando que durante a análise da imagem osalunos reflitam acerca da pergunta realizada eanotem, em uma folha em branco, uma respostasintética a esta pergunta, conforme a interpretaçãocom base nas fotos bem como no conhecimentoprévio que possuem sobre o assunto.O professor deve deixar bem claro aos alunos que otempo de realização da atividade é de 10 minutos,não podendo ser ultrapassado, para que nãoprejudique o andamento das etapas seguintes daaula.A foto dos missionários, que traz criançascongolesas mutiladas, procura retratarefetivamente a violência e a força utilizadas pelocolonizador contra os povos conquistados. Destaforma, espera-se que os alunos enxerguem estaversão da imagem, que mostra o sofrimento e asconsequências extremamente negativas edesumanas do processo de partilha da África pelospaíses imperialistas europeus.

Plano de aula

As consequências do imperialismo europeu na África

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 6: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

países imperialistas europeus.É possível, inclusive, que surjam respostasrelacionando o processo de violência da partilha daÁfrica à conquista ibérica na América Latina einglesa na América do Norte, visto que os alunos do9º ano provavelmente já terão estudado taistemáticas nas séries anteriores, ou ainda podesurgir uma associação relacionada à influência dospaíses europeus em alguns países da África nosdias de hoje. Tais relações são válidas e podemajudar na construção da resposta necessária àconsecução deste momento da aula.Se os alunos conseguirem, com base naidentificação destes e outros elementos presentesou não na imagem, identificar que a imagem serefere à violência utilizada pelo colonizador sobreo colonizado, o objetivo desta etapa da aula estarácumprido.É importante frisar que os alunos devem anotar aresposta a pergunta em uma folha, uma vez queesta deverá ser utilizada nas etapas seguintes.Para você saber mais:“As fotografias, tiradas por missionários do CongoBelga, expuseram as atrocidades e a barbárie dadominação colonial europeia. A mutilação deadultos e crianças fazia parte das frequentespunições físicas para os que não cumpriam as cotasde um sistema de produção desumana. O efeitodeste tipo de exploração para o Congo foi umaverdadeira fratura demográfica: em torno de 10milhões de mortos até princípios do século XIX.” -MORAES, Luís Edmundo. História contemporânea- da Revolução Francesa à Primeira GuerraMundial. São Paulo: Contexto, 2017. p. 148.

Plano de aula

As consequências do imperialismo europeu na África

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 7: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

Slide 4 Problematização

Tempo sugerido: 20 minutos.Orientações: Mantenha os grupos formados eentregue cópia dos “Trechos das memórias de CarlPeter”, arquivo presente no livro Históriacontemporânea - da Revolução Francesa àPrimeira Guerra Mundial, de Luís EdmundoMoraes, e disponível no endereço eletrônicohttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W6cfcYVnEHCHAvDTsHXha72Afux6rgHEn55wraA3BnpzmkEYGWNTuMhgu5TC/his9-10und02-memorias-de-carl-peter.pdfEntregue também cópia do trecho da “Carta doCoronel George Williams ao Rei Leopoldo II doCongo” disponível no endereço eletrônicohttps://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WBFfDkZRfgjt3VbRpPP8KDAPRyPNSzyP5DbnJwM9X34xADAfMUM9aGSYSFkk/carta-do-coronel-george-williams-ao-rei-leopoldo-ii-do-congo.pdfO professor deve pedir aos alunos que realizemuma leitura atenta dos textos (documentos),utilizando-se se necessário do Glossário que osacompanha para a melhor compreensão depalavras e conceitos presentes nos mesmos. Casonecessário o professor pode ser consultado paraesclarecer alguma dúvida sobre o documento.Durante a leitura do texto, os alunos não só podemcomo devem anotar informações que entendamrelevantes para a compreensão das consequênciasdo processo de partilha da África com base na visãodas “Memórias de Carl Peters”, que foi um dosagentes da colonização alemã na África Oriental,ficando famoso pela brutalidade e crueldade comque tratava os nativos africanos, bem como da“Carta do coronel George Williams ao rei LeopoldoII do Congo”, este último um político norte-americano que visitou o Congo Belga na década de1880 e constatou as atrocidades que eramcometidas no local.Durante a leitura dos textos os alunos poderãoobservar o uso da violência como uma dasprincipais marcas do processo de partilha econquista da África especialmente no Congo, paíscolonizado pela Bélgica. Durante muito tempo, orei Leopoldo II da Bélgica deteve a propriedade devasto território do Congo, e, em virtude dacrueldade de tratamento com os nativos, foiobrigado, por pressões externas, a ceder osterritórios ao Estado Belga, que passou aadministrá-lo.Solicite aos alunos que, durante a leitura e análise

Plano de aula

As consequências do imperialismo europeu na África

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 8: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

Solicite aos alunos que, durante a leitura e análisedos textos, tenham em mente os questionamentosfeitos no slide, que podem ser projetados no datashow; escritos no quadro ou entregue impressopara os grupos. Peça que, refletindo sobre asquestões, os grupos anotem em uma folha, quepode ser a mesma utilizada na reflexão doContexto, uma breve resposta, possível e coletiva,sobre os questionamentos feitos.Após a análise das memórias de Carl Peters e dacarta do coronel George Williams ao rei LeopoldoII, os alunos devem procurar comparar a versãotrazida por cada um dos documentos apresentadosde maneira a observar e anotar o que cada um delesrepresenta em termos de consequências da partilhada África pelos países europeus, no caso destesdocumentos, Alemanha e Bélgica. É importantefrisar aos alunos que nesta análise, devem tersempre em mente os questionamentos realizadosno slideÉ importante deixar bem claro aos alunos que otempo de realização da atividade é de 20 minutos,não podendo ser ultrapassado, para que nãoprejudique o andamento das etapas seguintes daaula. O ideal é que sejam utilizados 10 minutos paraleitura e análise de cada um dos documentos.Em relação às memórias de Carl Peters, espera-seque os alunos consigam enxergar a justificação e atentativa de legitimação do agente colonizadoralemão em relação à violência praticada contra osnativos. Ou seja, aqui temos a versão doconquistador sobre o conquistado, que buscajustificar a necessidade de imposição da força eviolência para, segundo ele, auxiliar no processocivilizatório daquele povo (considerado por ele)inferior.Já na carta do coronel Williams, os alunos devemestabelecer uma interpretação que os leve aconcluir as atrocidades cometidas pelo regime dorei Leopoldo II no Congo, que explorava de formabrutal, violenta e sanguinária o povo congolês,sendo denunciado por George Williams em suacarta, após visitar o Congo na década de 1880.Por fim, espera-se ao fim desta etapa da aula osalunos consigam estabelecer uma comparaçãoentre a versão de justificação da violência trazidapelo colonizador, de que esta foi necessária, e, poroutro lado, da versão do colonizado de que houveconsequências relacionadas a dor e sofrimentorepresentados com base nos relatos do coronelGeorge Williams ao rei Leopoldo II.

Plano de aula

As consequências do imperialismo europeu na África

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 9: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

George Williams ao rei Leopoldo II.Neste sentido, espera-se que os alunos enxerguemque, independentemente das versões, há um fatoincontestável e traumático no processo deconquista e partilha da África, qual seja: o uso deforça e violência para impor a vontade docolonizador sobre o colonizado. Uma vez concluídoe enxergado isso, o objetivo desta etapa da aulaterá sido alcançado. O professor deve procurar nãointervir na reflexão dos alunos para chegar a estaconclusão, mas se necessário pode auxiliar quandosolicitado, fornecendo informações que os levem aestabelecer esta conclusão.Para você saber mais:- Para conhecer mais sobre a ocupação Belga noCongo e o uso da violência e força pelo rei LeopoldoII sob o povo congolês, acesse:https://www.megacurioso.com.br/historia-e-geografia/100440-leopoldo-ii-da-belgica-um-dos-reis-mais-sanguinarios-de-todos-os-tempos.htmhttps://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/07/lenda-de-tarzan-relembra-brutalidade-da-exploracao-na-africa.htmlhttps://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/07/lenda-de-tarzan-relembra-brutalidade-da-exploracao-na-africa.html- Quem foi Carl Peters? - governante colonialalemão, explorador, político e autor, umimportante promotor do estabelecimento dacolônia alemã da África Oriental.https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://www.britannica.com/biography/Carl-Peters&prev=search- Quem foi o coronel George Williams? - político ejurista negro dos Estados Unidos, na década de1880 se interessou pelo projeto Belga no Congo,indo até o país, onde após observar as atrocidadesque eram cometidas escreveu uma carta aberta aorei belga Leopoldo II.https://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/07/lenda-de-tarzan-relembra-brutalidade-da-exploracao-na-africa.html

Plano de aula

As consequências do imperialismo europeu na África

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 10: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

Slide 5 Sistematização

Tempo sugerido: 18 minutos.Orientações: Ainda com os grupos formados, peçaaos alunos que construam um “relato dememória”, narrado em primeira pessoa e em nomáximo três parágrafos, que demonstre asconsequências da partilha da África peloseuropeus, tendo sempre em mente apontar para ouso de força e violência como consequências doprocesso de partilha do continente africano peloseuropeus.A instrução, que está presente no slide, pode serprojetada no data show, escrita no quadro ouentregue impressa para os grupos, de forma amelhor orientá-los.É importante deixar bem claro aos alunos que otempo total de realização da atividade é de 18minutos, não podendo ser ultrapassado, para quenão prejudique a finalização da aula e da atividadeproposta.Os grupos deverão construir o relato de memóriacom base em todas as anotações realizadas durantea aula. Por isso é importante que tenham todo omaterial produzido nas outras etapas em mãos afim de facilitar a etapa de Sistematização. Oprofessor pode auxiliar no processo de construçãodo relato quando solicitado pelos grupos,interferindo apenas na forma de construção deste enão efetivamente no conteúdo.O professor deve orientar os grupos, de que orelato deve ser construído sempre tendo em mentea prática de força, violência e brutalidadeutilizadas no processo da partilha da África pelospaíses europeus.Após a construção dos relatos, os textos devem sercompartilhados com todos via a criação de umamural na própria sala de aula, de modo que todospossam ler e ter acesso aos relatos um do outro.O compartilhamento será importante para que osgrupos percebam as diferenças de apontamentosrealizados entre pelos grupos sobre asconsequências da partilha e possam enxergar aconstrução do processo de conhecimento sobre otema estudado, com base no que conheciamanteriormente sobre o assunto e o que mudou apósa análise de documentos, dados e informaçõeshistóricas, fazendo com eles enxerguem que fazemparte do processo histórico e de que este se faz combase eminterpretações. Isso irá propiciar o quedenominamos de atitude historiadora

Plano de aula

As consequências do imperialismo europeu na África

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 11: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

denominamos de atitude historiadora do aluno.A Sistematização, portanto, deve ser o momento deaferir se o objetivo inicial da aula foi atingido e seos alunos conseguiram identificar asconsequências afetas ao processo de partilha daÁfrica pelos países europeus, especialmente no queconcerne ao uso de força e violência destes contraos nativos. Tendo cumprido isto, o objetivo da aulaterá sido atingido.

Plano de aula

As consequências do imperialismo europeu na África

Associação Nova Escola © - Todos os direitos reservados.

Page 12: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

MORAES, Luís Edmundo. História contemporânea - da revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Contexto, 2017. p. 148.

Page 13: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

MORAES, Luís Edmundo. História contemporânea - da revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Contexto, 2017. p. 148. GLOSSÁRIO Nativos: Próprio do lugar onde nasce, oriundo de determinado local. Índole: Conjunto de traços e qualidades do indivíduo desde o momento de seu nascimento; caráter, personalidade. Sintética: Algo objetivo, conciso, curto.

Page 14: As consequências do imperialismo europeu na África Sobre o ... · As consequências do imperialismo europeu na África Por: Guilherme Gonzaga Bento / 07 de Abril de 2019 Código:

Adelaide Cromwell Hill e Martin Kilson, eds. Apropos da África: sentimentos dos líderes negros americanos na África dos anos de 1800 a 1950 (Londres: Frank Cass and Company Limited, 1969). (Tradução livre). (...) O Governo de Sua Majestade foi e é agora culpado de travar guerras injustas e cruéis contra os nativos, com a esperança de obter escravos e mulheres, para ministrar aos oficiais dos oficiais do seu governo. Em tais ataques de caça a escravos, uma aldeia é armada pelo Estado contra a outra, e a força assim assegurada é incorporada às tropas regulares. Não tenho condições adequadas para descrever a vossa majestade os atos brutais de seus soldados em incursões como essas. Os soldados que abrem o combate geralmente são os Bangalas canibais e sedentos de sangue, que não dão importância à avó idosa ou à criança amamentando no seio de sua mãe. Há casos em que eles trouxeram as cabeças de suas vítimas para seus oficiais brancos nos vapores expedicionários, e depois comiam os corpos de crianças mortas. Em uma guerra, dois oficiais do Exército belga viram, do convés de seu vapor, um nativo em uma canoa a alguma distância. Ele não era um combatente e ignorava o conflito em andamento na costa, a alguma distância. Os policiais fizeram uma aposta de £ 5 para poderem acertar o nativo com seus rifles. Três tiros foram disparados e o nativo caiu morto, perfurado pela cabeça, e a canoa comercial foi transformada em uma barca funerária e flutuou silenciosamente rio abaixo. (...) Disponível em <https://blackpast.org/george-washington-williams-open-letter-king-leopold-congo-1890>. Acesso em: 30 jan. 2019. GLOSSÁRIO Incursões: Viagem militar a determinado território. Bangalas canibais: tribo congolesa que come seres humanos. Sedentos: Famintos. Vapores expedicionários: Barcos. £ 5: cinco libras (dinheiro).