Apostolos - Resumo Breve

22
Este breve estudo nasceu por ter visto que a maioria das pessoas não sabia relacionar os nomes dos doze apóstolos, então a fim de tornar esta lembrança mais fácil. Veja a lista como segue: 1º) ANDRÉ, O PRIMEIRO ESCOLHIDO André, líder do corpo apostólico do Reino, nascera em Cafarnaum. Era o mais velho, em uma família de cinco filhos – ele próprio, o seu irmão Simão, e três irmãs. O seu pai, agora falecido, tinha sido sócio de Zebedeu no negócio de secagem de peixes em Betsaida, o porto de pesca de Cafarnaum. Quando se tornou um apóstolo, André estava solteiro, mas vivia com o seu irmão casado, Simão Pedro. Ambos eram pescadores e sócios de Tiago e de João, os filhos de Zebedeu. Quando foi escolhido como apóstolo, André tinha 33 anos, um ano completo a mais do que Jesus, e era o mais velho dos apóstolos. Ele vinha de uma linhagem excelente de ancestrais e era o mais capaz dos doze homens. Excetuando a oratória, ele era um igual aos seus companheiros em quase todas as aptidões imagináveis. Jesus nunca deu a André um apelido, uma designação fraternal. Contudo, tão logo os apóstolos começaram a chamar a Jesus de Mestre, eles também designaram André com um termo equivalente a chefe. André era um bom organizador e um administrador ainda melhor. Era um dos quatro apóstolos que formavam o círculo interno, mas ao ser designado por Jesus como dirigente do grupo apostólico, André teria de se manter junto aos seus irmãos, ao passo que os outros três usufruíam de uma comunhão mais estreita com o Mestre. Até o fim, André permaneceu como o deão do corpo de apóstolos. 2º) SIMÃO PEDRO Quando Simão juntou-se aos apóstolos, ele tinha trinta anos. Era casado, possuía três filhos, e vivia em Betsaida, perto de Cafarnaum. O seu irmão, André, e a mãe da sua mulher viviam com ele. Ambos, Pedro e André, eram sócios de pescaria dos filhos de Zebedeu. O Mestre tinha conhecido Simão havia já algum tempo, quando André o apresentou como o segundo dos apóstolos. Naquele momento Jesus deu a Simão o nome de Pedro, e o fez com um sorriso, para ser uma espécie de apelido. Simão era muito conhecido por todos os seus amigos como sendo um companheiro impulsivo e errante. É bem verdade que, mais tarde, Jesus deu importância nova e de maior significado a esse apelido conferido de uma maneira tão imediata. Simão Pedro era um homem impulsivo, um otimista. Ele havia crescido permitindo a si próprio a indulgência de ter sentimentos fortes; estava constantemente em dificuldades, porque persistia em falar sem pensar. Essa espécie de descuido também trazia complicações umas após outras a todos os seus amigos e condiscípulos tendo sido o motivo para

Transcript of Apostolos - Resumo Breve

Page 1: Apostolos - Resumo Breve

Este breve estudo nasceu por ter visto que a maioria das pessoas não sabia relacionar os nomes dos doze apóstolos, então a fim de tornar esta lembrança mais fácil. Veja a lista como segue:

1º) ANDRÉ, O PRIMEIRO ESCOLHIDO

André, líder do corpo apostólico do Reino, nascera em Cafarnaum. Era o mais velho, em uma família de cinco filhos – ele próprio, o seu irmão Simão, e três irmãs. O seu pai, agora falecido, tinha sido sócio de Zebedeu no negócio de secagem de peixes em Betsaida, o porto de pesca de Cafarnaum. Quando se tornou um apóstolo, André estava solteiro, mas vivia com o seu irmão casado, Simão Pedro. Ambos eram pescadores e sócios de Tiago e de João, os filhos de Zebedeu.

Quando foi escolhido como apóstolo, André tinha 33 anos, um ano completo a mais do que Jesus, e era o mais velho dos apóstolos. Ele vinha de uma linhagem excelente de ancestrais e era o mais capaz dos doze homens. Excetuando a oratória, ele era um igual aos seus companheiros em quase todas as aptidões imagináveis. Jesus nunca deu a André um apelido, uma designação fraternal. Contudo, tão logo os apóstolos começaram a chamar a Jesus de Mestre, eles também designaram André com um termo equivalente a chefe.

André era um bom organizador e um administrador ainda melhor. Era um dos quatro apóstolos que formavam o círculo interno, mas ao ser designado por Jesus como dirigente do grupo apostólico, André teria de se manter junto aos seus irmãos, ao passo que os outros três usufruíam de uma comunhão mais estreita com o Mestre. Até o fim, André permaneceu como o deão do corpo de apóstolos.

2º) SIMÃO PEDRO

Quando Simão juntou-se aos apóstolos, ele tinha trinta anos. Era casado, possuía três filhos, e vivia em Betsaida, perto de Cafarnaum. O seu irmão, André, e a mãe da sua mulher viviam com ele. Ambos, Pedro e André, eram sócios de pescaria dos filhos de Zebedeu.

O Mestre tinha conhecido Simão havia já algum tempo, quando André o apresentou como o segundo dos apóstolos. Naquele momento Jesus deu a Simão o nome de Pedro, e o fez com um sorriso, para ser uma espécie de apelido. Simão era muito conhecido por todos os seus amigos como sendo um companheiro impulsivo e errante. É bem verdade que, mais tarde, Jesus deu importância nova e de maior significado a esse apelido conferido de uma maneira tão imediata.

Simão Pedro era um homem impulsivo, um otimista. Ele havia crescido permitindo a si próprio a indulgência de ter sentimentos fortes; estava constantemente em dificuldades, porque persistia em falar sem pensar. Essa espécie de descuido também trazia complicações umas após outras a todos os seus amigos e condiscípulos tendo sido o motivo para o Mestre ter chamado suavemente a sua atenção muitas vezes. A única razão pela qual Pedro não entrava em maiores complicações, por causa de falar sem pensar, era que, desde muito cedo, ele aprendera a conversar sobre muitos dos seus planos e esquemas com o seu irmão, André, antes de aventurar-se a fazer propostas em público.

Pedro era um orador fluente, eloqüente e dramático. Era também um líder de homens, por natureza e por inspiração, um pensador rápido, mas não tinha um raciocínio profundo. Fazia muitas perguntas, mais do que todos os apóstolos juntos, e, se bem que a maioria fosse de boa qualidade e pertinente, muitas delas eram impensadas e tolas. Pedro não tinha uma mente profunda, mas conhecia muito bem a própria mente. Era, por conseguinte, um homem de decisão súbita e de ação rápida.

Page 2: Apostolos - Resumo Breve

3º) TIAGO ZEBEDEU

Tiago, o mais velho dos dois apóstolos filhos de Zebedeu, aos quais Jesus deu o nome de “filhos do trovão”, estava com trinta anos quando se tornou apóstolo. Era casado, tinha quatro filhos, e vivia próximo dos seus pais, nos arredores de Cafarnaum, em Betsaida. Era um pescador, e exercia a sua profissão na companhia de João, o seu irmão mais jovem, e associado a André e Simão. Tiago e o seu irmão João desfrutavam da vantagem de ter conhecido Jesus antes de qualquer dos outros apóstolos.

Esse competente apóstolo possuía um temperamento contraditório; ele parecia realmente possuir duas naturezas, ambas de fato movidas por fortes sentimentos. Ele era veemente em especial, quando a sua indignação chegava plenamente ao auge. Tinha uma disposição feroz, quando provocado adequadamente e, quando a tempestade chegava ao fim, ele estava sempre habituado a justificar-se e a desculpar a sua raiva sob o pretexto de que era uma manifestação de justa indignação. Excetuando-se essas perturbações periódicas de ira, a personalidade de Tiago era muito semelhante à de André. Ele não tinha a circunspecção de André, nem o discernimento dele sobre a natureza humana, mas era um orador público muito melhor. Depois de Pedro, e talvez de Mateus, Tiago era o melhor orador público entre os doze.

Embora Tiago não fosse melancólico, ele podia estar quieto e taciturno em um dia e muito falante e contador de histórias no outro. Em geral ele falava livremente com Jesus, mas, entre os doze, durante muitos dias seguidos, ele permanecia silencioso. A sua grande fraqueza estava nesses intervalos de um silêncio inexplicável.

4º) JOÃO ZEBEDEU

Quando se tornou apóstolo, João estava com vinte e quatro anos e era o mais jovem dos doze. Sendo solteiro vivia com os seus pais em Betsaida; era pescador e trabalhava com o seu irmão Tiago, em sociedade com André e Pedro. Tanto antes, quanto depois de tornar-se apóstolo, João funcionou como o agente pessoal de Jesus para cuidar da família do Mestre, e continuou com essa responsabilidade enquanto Maria, a mãe de Jesus, viveu.

Já que era o mais jovem dos doze e mantinha um contato tão estreito com Jesus e com os assuntos da família dele, João era muito querido pelo Mestre.

5º) FILIPE, O CURIOSO

Filipe foi o quinto apóstolo escolhido, tendo sido chamado quando Jesus e os seus quatro primeiros apóstolos estavam no caminho de volta, vindos do local em que João batizava no Jordão, para Caná da Galiléia. Já que vivia em Betsaida, Filipe conhecia Jesus há algum tempo, mas não lhe tinha ocorrido que Jesus era realmente um grande homem, até aquele dia no Vale do Jordão em que ele disse: “Siga-me”. Filipe foi também, de um certo modo, influenciado pelo fato de André, Pedro, Tiago e João haverem aceitado Jesus como o Libertador.

Filipe estava com vinte e sete anos quando se juntou aos apóstolos; ele havia se casado recentemente, mas não tinha filhos até então. O apelido que os apóstolos deram a ele significava “curiosidade”. Filipe estava sempre querendo que tudo se lhe fosse mostrado. Ele nunca parecia ver longe, diante de qualquer questão. Ele não era necessariamente obtuso, mas faltava-lhe imaginação. Essa falta de imaginação era a grande fraqueza do seu caráter. Ele era um indivíduo comum e terra a terra.

Quando os apóstolos estavam organizados para o serviço, Filipe foi feito intendente; o seu dever era zelar para que nunca lhes faltassem suprimentos. E ele cuidou bem do almoxarifado. A sua característica mais forte era a minuciosidade metódica; era

Page 3: Apostolos - Resumo Breve

tanto matemático quanto sistemático.

Filipe vinha de uma família de sete filhos, três meninos e quatro meninas. Ele era o segundo, e depois da ressurreição ele batizou a sua família inteira no Reino. Toda a família de Filipe era de pescadores. O seu pai era um homem muito capaz, um pensador profundo, mas a sua mãe era de uma família bastante medíocre. Filipe não era um homem de quem se podia esperar que fizesse grandes coisas, mas ele era um homem que podia fazer coisas pequenas de um modo grande, fazia-as bem e aceitavelmente. Apenas umas poucas vezes, em quatro anos, ele deixou de ter comida à mão para satisfazer as necessidades de todos. Mesmo as muitas demandas de emergência que resultavam da vida que viviam, raramente o pegaram desprevenido. O serviço de intendência da família dos apóstolos foi administrado inteligente e eficientemente.

6º) O HONESTO NATANAEL

Natanael, o sexto e último dos apóstolos escolhido pelo próprio Mestre, foi trazido a Jesus pelo seu amigo Filipe. Ele tinha sido associado de Filipe, em vários empreendimentos de negócios, e estava indo ver João Batista com Filipe, quando se encontraram com Jesus.

Quando Natanael juntou-se aos apóstolos, ele tinha vinte e cinco anos e era o segundo mais jovem do grupo. Era o mais jovem de uma família de sete irmãos, sendo solteiro e o único esteio de pais idosos e enfermos, vivia com eles em Caná; os seus irmãos e a irmã eram pessoas casadas ou falecidas, e nenhum deles vivia lá. Natanael e Judas Iscariotes eram os dois homens mais bem instruídos entre os doze. Natanael tinha chegado a pensar em estabelecer-se como mercador.

Jesus não deu, ele próprio, nenhum apelido a Natanael, mas os doze logo começaram a referir-se a ele em termos que significavam honestidade e sinceridade. Ele era “sem artifícios”. E essa era a sua grande virtude; ele era tanto honesto, quanto sincero. A fraqueza do seu caráter era o seu orgulho; ele era muito orgulhoso da família, da cidade, da própria reputação e da nação; e tudo isso seria louvável, não fosse levado tão longe. Natanael, contudo, era inclinado a ir aos extremos nos seus preconceitos pessoais. Ele estava disposto a prejulgar os indivíduos de acordo com as suas opiniões pessoais. Ele não demorou a fazer a pergunta, mesmo pouco antes de conhecer Jesus: “Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?” Entretanto, Natanael não era obstinado, mesmo no seu orgulho. Ele era rápido em reverter os próprios pensamentos, uma vez que olhasse no rosto de Jesus.

Sob muitos pontos de vista, Natanael era o gênio ímpar dos doze. Ele era o filósofo apostólico e o sonhador, mas era o tipo do sonhador prático. Alternava estações de profunda filosofia com períodos de um raro humor bufão; quando estava com o humor certo, Natanael era provavelmente o melhor contador de histórias entre os doze. Jesus gostava muito de escutar Natanael discorrer sobre as coisas, tanto as sérias quanto as frívolas. Natanael, aos poucos, foi levando Jesus e o Reino mais a sério, mas nunca encarou a si próprio com seriedade excessiva.

7º) MATEUS LEVI

Mateus, o sétimo apóstolo, foi escolhido por André. Mateus pertencia a uma família de coletores de impostos, ou publicanos, mas era, ele próprio, coletor alfandegário em Cafarnaum, onde vivia. Estava com trinta e um anos e era casado, possuía quatro filhos. Era um homem de alguma posse, o único que tinha um certo recurso entre os do corpo apostólico. Era um bom homem de negócios, adaptando-se bem a qualquer meio social, e havia sido dotado com a capacidade de fazer amigos e de se dar muito bem com uma grande variedade de pessoas.

André apontou-o como o representante financeiro dos apóstolos. De um certo modo

Page 4: Apostolos - Resumo Breve

Mateus era o agente fiscal e o porta-voz de publicidade da organização apostólica. Era um bom julgador da natureza humana e um eficaz homem de propaganda. É difícil de visualizar a sua personalidade, mas foi um discípulo sincero e cada vez mais um crente na missão de Jesus e na certeza do Reino. Jesus nunca deu a Levi um apelido, mas os seus companheiros apóstolos comumente referiam-se a ele como o “angariador de dinheiro”.

O ponto forte de Levi era a sua devoção, de pleno coração, à causa. Que ele, um publicano, tivesse sido adotado por Jesus e pelos seus apóstolos era a causa de uma gratidão imensa da parte do antigo coletor de impostos. Contudo, levou algum tempo para que os apóstolos, especialmente Simão zelote e Judas Iscariotes, se reconciliassem de um modo despreocupado com a presença do publicano no meio deles. A fraqueza de Mateus era o seu ponto de vista estreito e materialista da vida. Em todos esses pontos, contudo, ele fez muitos progressos, com o passar dos meses. Está claro que ele tinha de estar ausente em muitas das mais preciosas sessões de instrução, pois o seu dever era manter o tesouro suprido.

O que Mateus mais apreciava era a disposição que o Mestre tinha de perdoar.

8º) TOMÉ, O DÍDIMO

Tomé era o oitavo apóstolo, e foi escolhido por Filipe. Mais tarde ele tornou-se conhecido como “o incrédulo Tomé”, mas os seus companheiros apóstolos não o consideravam um incrédulo crônico. É bem verdade que a sua mente era do tipo lógico, cético, mas ele tinha uma forma de lealdade corajosa que proibia aos seus conhecidos mais próximos considerá-lo como um cético por leviandade.

Quando se juntou aos apóstolos Tomé estava com vinte e nove anos, era casado, e possuía quatro filhos. Anteriormente ele havia sido carpinteiro e pedreiro, mas ultimamente sendo pescador residia na Tariquéia, situada na margem oeste do Jordão, onde o rio flui do mar da Galiléia; e era considerado como o cidadão líder dessa pequena aldeia. Apesar da pouca instrução, possuía uma mente perspicaz e de bom raciocínio; era filho de pais excelentes, que viviam em Tiberíades. Possuidor da única mente de fato analítica dos doze, Tomé era realmente o cientista do grupo apostólico.

A vivência inicial de Tomé no lar havia sido pouco ditosa; os seus pais não eram de todo felizes na vida de casados, e isso teve reflexo na experiência adulta de Tomé. Ele cresceu com uma disposição, bastante desagradável, para a discussão. Até mesmo a sua esposa ficou contente quando o viu juntar-se aos apóstolos; ela sentiu-se aliviada com o pensamento de que o seu marido pessimista estaria longe de casa a maior parte do tempo. Tomé também nutria um vestígio de suspeita, que tornava muito difícil relacionar-se pacificamente com ele. Pedro havia ficado bastante perturbado por causa de Tomé, a princípio, queixando-se a André, seu irmão, do fato de que Tomé era “mesquinho, desagradável e sempre suspeitando de tudo”. 

Entretanto, quanto mais os seus companheiros conheciam Tomé, mais gostavam dele. Descobriram que ele era estupendamente honesto e inflexivelmente leal. Era perfeitamente sincero e inquestionavelmente verdadeiro, mas tinha um pendor natural para encontrar erros em tudo e havia crescido como um pessimista de verdade. A sua mente analítica padecia de uma suspeita aflitiva. Ele estava rapidamente perdendo a fé no seu semelhante quando ele ligou-se aos doze e, assim, entrou em contato com o caráter nobre de Jesus. Essa associação com o Mestre começou imediatamente a transformar toda a disposição de Tomé, causando grandes mudanças nas suas reações mentais para com os seus semelhantes.

A grande força de Tomé era a sua excelente mente analítica, acompanhada por uma coragem inflexível – depois de ter tomado a sua decisão. A sua grande

Page 5: Apostolos - Resumo Breve

fraqueza era o seu duvidar suspeitoso, coisa que ele nunca venceu totalmente em toda a sua vida na carne.

Na organização dos doze, Tomé ficou encarregado de estabelecer e ordenar o itinerário; e ele foi um dirigente à altura do trabalho e dos movimentos do corpo apostólico. Era um bom executivo, um excelente homem de negócios, mas limitado pelos seus múltiplos humores; era um homem em um dia e no próximo já se tornava outro. Quando se uniu ao grupo. tinha inclinação para a melancolia meditativa, mas o contato com Jesus e os apóstolos curaram-no amplamente dessa introspecção mórbida.

Jesus experimentava bastante satisfação com a companhia de Tomé e mantinha muitas e longas conversas pessoais com ele. A presença de Tomé, entre os apóstolos, foi um grande conforto para todos os céticos honestos e encorajou muitas mentes perturbadas a virem para o Reino, mesmo que não pudessem compreender completamente tudo sobre os aspectos espirituais e filosóficos dos ensinamentos de Jesus. A admissão de Tomé no grupo dos doze era uma proclamação permanente de que Jesus ama até mesmo àqueles que duvidam sinceramente.

9º e 10º) TIAGO E JUDAS ALFEU

Tiago e Judas, os filhos de Alfeu, os pescadores gêmeos que viviam perto de Queresa, foram o nono e o décimo apóstolos, tendo sido escolhidos por Tiago e João Zebedeu. Eles estavam com vinte e seis anos e eram casados; Tiago possuía três filhos e Judas dois.

Não há muito a ser dito sobre esses dois pescadores comuns. Eles amavam o seu Mestre e Jesus os amava, mas eles nunca interromperam os seus discursos com perguntas. Eles entendiam pouquíssimo sobre as discussões filosóficas e sobre os debates teológicos dos seus companheiros apóstolos, mas rejubilavam-se por se verem incluídos naquele grupo de homens poderosos. Esses dois homens eram quase idênticos na aparência pessoal, nas características mentais e no alcance da sua percepção espiritual. O que pode ser dito de um deve ser registrado sobre o outro.

André os designou para o trabalho de manter a ordem nas multidões. Eles eram os principais porteiros nas horas de pregação e, de fato, eram os servidores gerais e os mensageiros dos doze. Eles ajudavam a Filipe com os suprimentos, levavam o dinheiro às famílias cuidadas por Natanael, e estavam sempre prontos para dar uma mão e ajudar a qualquer dos apóstolos.

As multidões de gente comum ficavam muito encorajadas de ver dois homens exatamente como eles serem honrados com um lugar entre os apóstolos. Pela aceitação mesma deles como apóstolos, esses medíocres gêmeos representaram, eles próprios, o meio de trazer uma hoste de crentes medrosos para o Reino. E, também, o povo comum aceitava melhor a idéia de ser dirigido e conduzido por porteiros oficiais que eram bastante semelhantes a eles.

Tiago e Judas, que eram também chamados de Tadeu e Lebeu, não tinham nem pontos fortes nem pontos fracos. Os apelidos dados a eles pelos discípulos eram designações benevolentes para a mediocridade. Eles eram “os menores entre os apóstolos”; eles sabiam disso e sentiam-se bem com isso.

Tiago Alfeu amava especialmente a Jesus por causa da simplicidade do Mestre. Esses gêmeos não conseguiam compreender a mente de Jesus, mas eles captavam o laço de compaixão entre eles próprios e o coração do seu Mestre. As suas mentes não eram de uma qualidade elevada; eles poderiam até mesmo, com um certo respeito, ser chamados de estúpidos, mas tiveram, nas suas naturezas espirituais, uma experiência real. Eles acreditavam em Jesus; eram filhos de Deus e eram

Page 6: Apostolos - Resumo Breve

pessoas do Reino.

11º) SIMÃO, O ZELOTE

Simão zelote, o décimo primeiro apóstolo, foi escolhido por Simão Pedro. Era um homem capaz, de bons ancestrais, e vivia com a sua família em Cafarnaum. Contava vinte e oito anos quando se uniu aos apóstolos. Ele era um agitador feérico e também um homem que falava muito sem pensar. Tinha sido mercador em Cafarnaum antes de voltar toda a sua atenção para a organização patriótica dos zelotes.

A Simão zelote, foi dado o encargo das diversões e do descanso do grupo apostólico, e ele era um organizador muito eficiente das diversões e das atividades de recreação dos doze.

A força de Simão estava na sua inspirada lealdade. Quando os apóstolos encontravam um homem ou mulher debatendo-se de indecisão quanto à própria entrada no Reino, eles o mandavam para Simão. 

12º) JUDAS ISCARIOTES

Judas Iscariotes, o décimo segundo apóstolo, foi escolhido por Natanael. Ele nasceu em Queriot, uma pequena aldeia no sul da Judéia. Quando era pequeno, os seus pais mudaram-se para Jericó, onde ele vivia e tinha sido empregado nos vários negócios das empresas do seu pai, até que se tornou interessado na pregação e na obra de João Batista. Os pais de Judas eram saduceus e, quando o filho deles juntou-se aos discípulos de João, eles o repudiaram.

Quando Natanael conheceu Judas na Tariquéia, este se encontrava à procura de um trabalho junto a uma empresa de secagem de peixe, na extremidade baixa do mar da Galiléia. Ele tinha trinta anos e não era casado quando se juntou aos apóstolos. Ele era provavelmente o mais instruído entre os doze e o único judeu na família apostólica do Mestre. Judas não tinha nenhum traço notável de força pessoal, embora tivesse muitos traços externos aparentes de cultura e de hábitos de educação.

Ele era um bom pensador, mas nem sempre um pensador verdadeiramente honesto. Judas realmente não entendia a si próprio; ele não era realmente sincero ao lidar consigo mesmo. 

1. Nome: André (significa "viril, conquistador" ). Filho de: Jonas (pomba) -JO 1:42; Jonah-Jn 21:15; João-VNI. Relacionado com: irmão de Pedro. Onde: Bethsaida-Jn 1:44. Viveu em: Betsaida, Cafarnaum. Ocupação: Fisherman-Mk 1:16. Misc: Inicialmente discípulo de João Batista. Trouxe Pedro para Jesus-Jn 1:41. André e Pedro possuía uma casa em conjunto - Mc 1:29.    

2. Nome: Bartolomeu (significa "filho de Tolmai" ). Também conhecido como: Nathanael-Jn 1:45-49. Filho de Tolmai. Onde: Caná da Galiléia. Misc: introduzido por Jesus, Filipe. Poderia ter sido de nobre nascimento. Jesus disse UM ISRAELITA ... EM QUEM NÃO HÁ dolo (ou nada falso) -JO 1:47. Foi levado a Jesus pelo Filipe - rep Jo 1:45. Ele chamou o Filho de Deus, Jesus em Jo 1:49.      

3. Nome: Tiago (Grego para Jacó, significa "supplanter" ). Também conhecido como: Tiago, o mais jovem ou menos. 

Page 7: Apostolos - Resumo Breve

Filho de: Alfeu. Maria, mãe de Tiago o Menor-Mc 15:40. Possivelmente relacionados: irmão de Mateus-rep Mc 2:14; Mt 10:3 ref. Viveu em: Galiléia.      

4. Nome: Tiago * (Grego para Jacó, significa "supplanter" ). Sobrenome: Boanerges (Filhos do trovão) -Mc 3:17. Filho de Zebedeu e Salomé. Salomé pode ter sido a irmã de Maria, mãe de Jesus, que faria dele um primo de Jesus-rep Mc 15:40; Jo 19:25. Relacionado com: irmão de João. Viveu em: Betsaida, Cafarnaum e Jerusalém. Ocupação: Pescador. Tiago e João parceiros com Simon-rep Lc 5:10. Como morreu: executado pelo Rei Herodes Agripa cerca de 44 d. C. -rep Atos 12:2. Misc: Primeiro dos doze a morrer como mártir. Perguntou a Jesus: Queres que digamos que desça fogo DO CÉU E OS consuma? -LC 9:54.          

5. Nome: John * (meio- "dom de Deus" ). Sobrenome: Boanerges (Filhos do trovão) -Mc 3:17. Relacionado com: irmão de Tiago. Filho de Zebedeu e Salomé. Salomé pode ter sido a irmã de Maria, mãe de Jesus, que faria dele um primo de Jesus-rep Mc 15:40; Jo 19:25. Viveu em: Betsaida, Cafarnaum e Jerusalém. Ocupação: Pescador. Tiago e João parceiros com Simon-rep Lc 5:10. Bíblia informações: escreveu o Evangelho segundo João, Primeiro João, segundo João, Terceiro John e revelação. Isso totaliza 5 livros, 50 capítulos, e 1.414 versículos. Como morreu: acredita-se que ele morreu de morte natural. Misc: Tiago é sempre mencionado em primeiro lugar. Só discípulo mencionou que fixou-se em cruz, permitiram ainda Pedro para entrar no túmulo. Cuidados para a mãe de Jesus. Perguntou a Jesus: Queres que digamos que desça fogo DO CÉU E OS consuma? -LC 9:54.            

6. Nome: Judas-rep Jo 14:22 (meio- "louvor" ). Também conhecido como: Lebbaeus-Mt 10:3. Apelido: Thaddaeus-Mt 10:3. Filho de: James-rep Lc 6:16; Atos 1:13 VNI. Viveu em: Galiléia.              

7. Nome: Judas (significa "louvor" ). Sobrenome: Iscariot-Lk 22:3. Filho de: Simon-Jn 6:71. Onde: Queriote, Jud� uma cidade, a cerca de 12 milhas de Hebron. Não Galileu. Como morreu enforcado-MT 27:5. Misc: traiu Jesus. O tesoureiro e um ladrão-rep Jo 12:6. Caiu em transgressão-Atos 1:25. Matthias substituído ele Atos 1:20-26.            

8. Nome: Mateus (também significa "dom de Deus" ). Também conhecido como: Levi-Lk 5:27-29. Filho de: Alphaeus-Mt 10:3; Mc 2:14. Possivelmente relacionados: irmão de Tiago o Menor-rep Mc 2:14. Viveu em: Cafarnaum. Profissão: cobrador de impostos na estrada entre Damasco e Accho apenas fora Cafarnaum. Bíblia informações: escreveu o Evangelho segundo Mateus. Misc: Rico-propriedade sua própria casa. Mateus ele enumera os publicanos e os pecadores com ref Mt 9:10; Lc 5:29 ref.            

9. Nome: Pedro * (significa "pedra, rocha" ) -MT 16:18. Também conhecido como: Simon-Mt 4:18; Simon Barjona-Mt Simeon-Acts 16:17; 15:14; Cefas (pedra) -rep Jo 1:42. Filho de: Jonas (pomba) -JO 1:42; 21:15; Jonah-Jn John-Jn 21:15 VNI. Relacionado com: irmão de André. Onde: Bethsaida-Jn 1:44. Viveu em: Betsaida, Cafarnaum. Ocupação: Fishermen-Mk 1:16. Tiago e João parceiros com Simon-rep Lc 5:10. 

Page 8: Apostolos - Resumo Breve

Bíblia informações: escreveu Primeiro e Segundo Pedro. Misc: Inicialmente discípulo de João Batista. Imprevisível. André levou a Jesus. André e Pedro possuía uma casa em conjunto - Mc 1:29. Era ou tinha sido casado. Note as palavras, a sogra de Simão-Mc 1:30.                    

10. Nome: Filipe (significa "amante de cavalos"). Onde: Bethsaida-Jn 1:44; 12:21. Misc: Filipe encontrou Natanael e lhe trouxe a Jesus-rep Jo 1:45-51. Jesus encontrou Filipe e disse: ME SIGA-jo 1:43. Em outra Escritura, disse Filipe: SENHOR, mostra-nos O PAI E isso nos basta (ou será suficiente para nós) -JO 14:8.               

11. Nome: Simon (meio- "audição") zelador (o Zelote ou zeloso) -LC 6:15; Atos 1:13; também chamado Cananeu (indicando sua lealdade a Israel) -MT 10:4; Mc 3:18. Ocupação: Membro da revolucionária judia zelotas. Onde: Galiléia.         

12. Nome: Thomas (significa "gémeo" ). Também conhecido como: Didymus-Jn 20:24. Viveu em: Galiléia. Misc: Feito estas afirmações, vamos nós também, para morrermos com ele - JO 11:16; SENHOR, não sabemos para onde vais; E como podemos SABER O CAMINHO? -JO 14:5. Ele duvidou da ressurreição de Jesus até que ele poderia colocar o dedo NA IMPRESSÃO DAS UNHAS-jo 20:25.           

13. Nome: Matthias (meio- "dom de Deus" ). Misc: Matias foi escolhido para substituir Judas Iscariotes, que se apaixonou pela transgressão. Pois está escrito, naqueles dias, LEVANTANDO-SE PEDRO ... E DISSE ... HOMENS E IRMÃOS, que se cumprisse a escritura ... ACERCA DE JUDAS ... PORQUE FOI contado CONOSCO E alcançou sorte neste ministério. Porque está escrito no livro dos Salmos, deixar sua morada (ou lugar) seria assolada, e não haja quem nela habite; E SEU bispado (ou liderança) OUTRO TOME-Act 1:15 -17,20; rep Sl 69:25; 109:8. NECESSÁRIO pois que, dos varões que conviveram (ou foram) CONOSCO TODO O TEMPO QUE O SENHOR JESUS entrou e saiu dentre nós, COMEÇANDO DESDE O BATISMO DE JOÃO ATÉ AO DIA EM QUE ELE foi arrebatado para nós, um deles se faça connosco testemunha da sua ressurreição. E orando ... E lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias; E ELE foi contado com os onze apóstolos - Actos 1:21,22,24,26 . PODE OUTRO TOME O SEU LUGAR DE LIDERANÇA Atos 1:20 VNI. Matthias devem ter sido com os apóstolos, conforme está escrito, É PRECISO ESCOLHER UMA ... QUE NOS acompanharam ... COMEÇANDO desde o baptismo de João ATÉ AO MOMENTO JESUS foi arrebatado de Actos 1:21,22 VNI. Ele foi contado com os onze apóstolos - Atos 1:26.    

14. Nome: Paulo (meio- "pouco" ). Também conhecido como: Saulo de Tarso. Onde: Tarsus-Acts 21:39; Tarso era Cilicia-Acts 22:3. Tarso era uma "cidade livre". Ocupação: Pharisee-Phili 3:5. Antes de sua conversão, ele perseguiu a igreja de Atos 22:4. Foi também uma tenda criador - Atos 18:1-3. Bíblia informações: Paulo escreveu mais livros do Novo Testamento do que qualquer outra pessoa. Ele escreveu Romanos, Primeira e Segunda Cor, Gal, Ef, Necessario WS Phili, Col, primeiro e segundo Ts, primeiro e segundo Tim, Tito, e filonazista. Isso totaliza 13 livros, 87 capítulos, e 2.033 versículos. O autor de hebreus é incerto embora algum crédito Paulo com escrevê-lo, também. Como morreu: foi decapitado em Roma. Misc: Ele era da tribo de Benjamin-Phili 3:5. Era um cidadão romano-rep Atos 22:25. Ele era livre nascido-Atos 22:28. Estudou sob Gamaliel-Acts 22:3. Foi derrubada pelo próprio Jesus quando ele estava em seu caminho para Damascus-Acts 22:6. Deste ponto, ele usava seu nome romano, Paulo. SUA PRESENÇA CORPORAL É FRACA (ou desinteressante), E A PALAVRA desprezível (ou nada)-2 Cor 10:10. Um apóstolo-Ro 1:1. Um apóstolo da Gentiles-Ro 11:13.

Page 9: Apostolos - Resumo Breve

    Tradição narra, todos os apóstolos morreram uma morte violenta, exceto João.

2-OUTROS APÓSTOLOS A BÍBLIA MENCIONA 

 15.  Nome: Tiago (irmão do Senhor-ref Gl 1:19). Bíblia informações: escritor James-Ja a Epístola de 1:1. Misc: Mt 13, 55; 1 Cor 15:7; Atos 12:17; Gl 1:19; 2:9.

     16. 

Nome: José Apelido: Barnabé (significa "filho da consolação" )- Atos 4:36. Onde: Chipre. Misc: um levita. Paulo e Barnabé viajamos juntos algum tempo-rep Atos 14:14.

    17.  Nome: Andrônico (significa "conquistador" ). 

Misc: VNI (rep Ro 16:7) indica que este homem também foi um apóstolo.    18.  Nome: Junia (significa "juventude" ). 

Misc: VNI (rep Ro 16:7) indica que este homem também foi um apóstolo. As Escrituras indicam também havia outros apóstolos, bem como falsos apóstolos.

3-OS DOZE APÓSTOLOS JUIZ SOBRE AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL 

   Após o retorno de Jesus, ele se assentará no trono da sua glória. Os doze apóstolos também será dado um reino. Eles vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. No entanto, aqueles que devem sentar-se à direita e à esquerda de Jesus são determinados pelo Pai.    Mt 19:27,28 - então PEDRO, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixámos tudo e te seguimos; que receberemos? E JESUS DISSE-lhes: Em verdade vos digo que vós, QUE ME seguistes NA REGENERAÇÃO, QUANDO O filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos DE ISRAEL.    Lc 22:28-30-vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. E eu vos DESTINO O REINO, como meu pai mo destinou ; para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos DE ISRAEL.    Jere 23:4-E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR.    Mt 20:23-E ELE DIZ-lhes ele: NA VERDADE bebereis do meu cálice, e ser baptizados COM O BAPTISMO COM QUE EU SOU BAPTIZADO; MAS O ASSENTAR-SE À MINHA DIREITA OU À MINHA ESQUERDA, não me pertence concedê-lo (ou concessão), MAS (ou estes lugares) DEVEM SER administradas (ou pertencer) PARA AQUELES A QUEM ESTÁ PREPARADO por meu pai. (Rep Mt 20, 21.)    Mc 10:40-MAS O sentar-SE À MINHA DIREITA E À MINHA ESQUERDA NÃO ME pertence a mim concedê-lo (ou subsídio); mas ELA DEVE SER DADA (ou pertencem) PARA ELES (ou para quem) PARA QUEM ESTÁ PREPARADO. (Rep Mc 10:37.)

4-NOVA JERUSALÉM 

    Ap 21:12-E TINHA UM GRANDE E alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos (ou inscrito) REPORTA (o gates), QUE SÃO OS NOMES DAS DOZE TRIBOS DOS FILHOS DE ISRAEL.    Escritura com comentário: E TINHA UM GRANDE E ALTO MURO: o muro é um grande muro, muito elevado. Paredes muitas vezes denotam segurança. Na verdade, ela será seguro de Deus reinará.    E tinha doze portas: a cidade de Nova Jerusalém tem 12 portas. Uma pessoa não pode simplesmente entrar na cidade de qualquer direcção ou qualquer lugar. Eles devem entrar através de um portão. E NAS PORTAS DOZE ANJOS: anjos nas portas; estes anjos poderiam ser chamados vigilantes.    E NOMES ESCRITOS (ou inscrito) REPORTA (o gates): nomes foram escritos sobre os portões. QUAIS SÃO OS NOMES DAS DOZE TRIBOS DOS FILHOS DE ISRAEL. Os nomes, no entanto, não

Page 10: Apostolos - Resumo Breve

se encontram listados neste versículo. Se corresponderem com a milenar Jerusalém, Ez 48:31-34, que pode ser a seguinte: sobre o oriente-José, Benjamim, e Dan; sobre o norte de Rúben, Judá e Levi; sobre o sul-Simeão Issacar, e Zebulom; e, a oeste de Gade, Aser, Naftali.

1. ESTUDO BÍBLICO SOBRE OS APÓSTOLOS DE CRISTOLucas 6:12-16 - E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração aDeus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu onome de apóstolos: Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe; eBartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; E Judas, irmão de Tiago,e Judas Iscariotes, que foi o traidor.A palavra Apóstolo nasceu na língua grega e significava enviado, mensageiro.As principais características dos Apóstolos de CristoDe acordo com o Livro de Atos 1:21-22, para que alguém se tornasse um apóstolo, eranecessário ter sido testemunha ocular durante todo o ministério público de Cristo incluindo depoisda Sua ressurreição.Foi permitido a igreja primitiva nomear diáconos (Atos 6:5) e anciãos (Atos 14:23), mas eles nãopodiam nomear apóstolos. Tal prerrogativa veio diretamente e tão somente de Cristo. Mesmo emAtos 1, a decisão final daquele que ocuparia o lugar de Judas, foi deixada nas mãos do Senhor."E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes doistens escolhido" (Atos 1:24).No Novo Testamento, nós também encontramos a mesma palavra Grega para "apóstolo" sendousada para designar homens cujas igrejas escolheram para transmitir informações ou ajuda dumaigreja para outra (II Coríntios 8:23; Filipenses 2:25; Atos 14:14; Apocalipse 2:2) Estes, portanto,não devem ser confundidos com os doze escolhidos pessoalmente por Cristo como Seusapóstolos.O apóstolo Paulo desfrutou de um chamado único ou exclusivo. Embora ele não tivesseacompanhado Cristo durante Seu ministério público, ele viu Cristo ressuscitado e foiespecialmente designado por Ele, como vemos em Gálatas 1:1, "Paulo, apóstolo (não da partedos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e Deus Pai, que o ressuscitou dentreos mortos)" Novamente Paulo explica; "e por derradeiro me apareceu também a mim, como a umabortivo" (I Coríntios 15:8.) Cristo chamou a Paulo mesmo depois da época da chamada dosapóstolos ter passado. Observe que Paulo foi o último de todos os apóstolos na terra a ver oSenhor Jesus de maneira visível, como uma testemunha de Sua ressurreição. Ninguém tem vistoCristo desta maneira desde então. Por isso, Pedro podia presumir que nenhum de seus leitorestinha visto o Senhor: "Ao qual, não o havendo visto amais, no qual, não o vendo agora, mascrendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso" (I Pedro 1:8)

2. Quem eram os doze (12) Discípulos/ApóstolosA palavra “discípulos” se refere a um “aprendiz” ou “seguidor”. A palavra “apóstolo” se refere a“alguém que é enviado”. Enquanto Jesus estava na terra, os doze eram chamados discípulos. Os12 discípulos seguiram a Jesus Cristo, aprenderam com Ele, e foram treinados por Ele. Após aressurreição e a ascensão de Jesus, Ele enviou os discípulos ao mundo (Mateus 28:18-20) paraque fossem Suas testemunhas. Eles então passaram a ser conhecidos como os doze apóstolos.No entanto, mesmo quando Jesus ainda estava na terra, os termos discípulos e apóstolos eramde certa forma usados alternadamente, enquanto Jesus os treinava e enviava para pregarem.Os doze discípulos/apóstolos originais estão listados em Mateus 10:2-4: “Ora, os nomes dos dozeapóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho deZebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho deAlfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu”. A Bíblia também listaos 12 discípulos/apóstolos em Marcos 3:16-19 e Lucas 6:13-16. Ao comparar as três passagens,há algumas pequenas diferenças. Aparentemente, Tadeu também era conhecido como “Judas,filho de Tiago” (Lucas 6:16). Simão, o Zelote também era conhecido como Simão, o cananeu.Judas Iscariotes, que traiu Jesus, foi substituído entre os doze apóstolos por Matias (veja Atos1:20-26). Alguns professores bíblicos vêem Matias como um membro “inválido” para os 12apóstolos, e acreditam que o apóstolo Paulo foi a escolha de Deus para substituir JudasIscariotes como o décimo segundo apóstolo.Os doze discípulos/apóstolos eram homens comuns a quem Deus usou de maneiraextraordinária. Entre os 12 estavam pescadores, um coletor de impostos, um revolucionário. OsEvangelhos registram as

Page 11: Apostolos - Resumo Breve

constantes falhas, dificuldades e dúvidas destes doze homens queseguiam a Jesus Cristo. Após testemunharem a ressurreição e a ascensão de Jesus ao Céu, oEspírito Santo transformou os discípulos/apóstolos em homens poderosos de Deus que “viraramo mundo de cabeça para baixo” (Atos 17:6).“Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos,maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus”. Atos 4:13.Saiba mais sobre os Apóstolos de Jesus CristoPEDRO - O Apóstolo magnífico.Curiosidades: O nome Pedro no Latim é Pedra e no Grego é rocha. Em todas as listas dosapóstolos, seu nome aparece em primeiro lugar. Filho de Jonas e irmão de André (Mateus 16:17).Nasceu em Betsaida (João 1:44). Mudou-se com sua família para Cafarnaum (Mateus 5:14).Características: Pedro domina a narrativa dos evangelhos. É o primeiro a falar, é o primeiro aagir. É impulsivo, tempestuoso, talentoso, entusiástico, extremista e extrovertido. Porém, comtudo isso, Pedro se mostra uma pessoa humilde e sensível. Com Pedro por perto, tudo poderia

3. acontecer. Na cerimônia do lava-pés, primeiro ele tenta impedir Jesus de lavar seus pés, a apósrepreendido, quer pular dentro da bacia (João 13:5-9). Pede para andar sobre as águas comJesus demonstrando coragem, logo após grita por socorro, estava com medo (Mateus 14:27).Quis bancar o conselheiro de Jesus, tentando convencer o Mestre a não ir à cruz, Jesus orepreende: "Arreda-te de mim satanás" (Mateus 16:22-23). Pedro faz a grande confissão: "Tu és oCristo! (Mateus 16:16). Outro hora nega o Senhor por três vezes e chora amargamente (Mateus26:69-75). No Getsêmani foi ele quem cortou a orelha de Malco com a espada (João 18:10).Pedro também foi repreendido pelo apóstolo Paulo por causar tumulto e confusão entre oscrentes (Gálatas 2:11-14). Mas Pedro não era só desastres. Ele mostra seu lado vitorioso quandolidera com mão forte a igreja primitiva de Atos em seus primeiros passos. Foi ele quem propôs aeleição para preencher a vaga de Judas (Atos 1:15). Foi ele quem corajosamente pregou para amultidão explicando para eles sobre o Espírito Santo no pentecostes (Atos 3:6). Pela sua palavraprofética, Ananias e Safira morreram (Atos 5:3-8). Também foi através de Pedro que se abriu aporta da salvação tanto para os judeus (Atos 2:10,38), como para os gentios na casa de Cornélio(Atos 10). Pedro realmente foi muito honrado pelo Senhor Jesus.Onde atuou: Após o primeiro concílio da Igreja em Jerusalém (Atos 15), Pedro reconhece aliderança de Tiago. Assim, ele deixa a Igreja em Jerusalém aos cuidados de Tiago, e a conversãodo mundo gentio sob a responsabilidade de Paulo. Ele faz uma viagem missionária a Antioquia(Gálatas 2:1), e também a Corinto (I Co 1:12), acompanhado provavelmente de sua esposa (I Co9:5). Pedro passa a liderança da igreja a outros, toma lugar humilde no trabalho de expandir oreino de Deus, e desaparece nas páginas da história. Nada mais as escrituras relatam a seurespeito, senão o que se lê em suas cartas, onde ele aparece revestido de uma encantadorahumildade e despido de toda pretensão quanto ao governo da igreja.Morte: Conta a tradição que sentindo-se indigno de morrer como o seu Senhor, pediu para sercrucificado de cabeça para baixo. Morreu em Roma, no ano de 68 DC.ANDRÉ - O Apóstolo agradável e de fácil relacionamento.Curiosidades: O nome André significa "forte, másculo, vigoroso". Foi o primeiro discípulo aseguir Jesus (Jo 1:39). Foi o discípulo de João Batista (Jo 1:29).Características: Trabalhar sempre no anonimato. Egocentrismo crucificado, vida cristocêntrica.Seu maior prazer é levar pessoas a Jesus. Levou seu irmão Pedro (Jo 1:41). Levou o rapaz dolanche (Jo 6:8-10). Levou os gregos na páscoa (Jo 12:21). Conclusão: André aparece somentetrês vezes na Bíblia, e em todas elas fazendo a mesma coisa, ou seja, levando pessoas a Cristo.Foi o primeiro discípulo a seguir Jesus, porém, seu nome não aprece em primeiro lugar emnenhuma das listas dos doze apóstolos que a Bíblia dá, antes, aparece em posições variadas,conforme ia sendo lembrado pelos autores. Tocou sempre o segundo violino, isto é, viveu uma

4. vida inteira na sombra de seu irmão Pedro. Os "Andrés" não ganham três mil almas num sermão,mas eles ganham os "Pedros" que assim fazem.Onde atuou: Conta-se que André teria evangelizado muito na Grécia, entretanto, foi na provínciada Acaia, que ele desenvolveu verdadeiramente seu ministério, levando muitos a Jesus.Morte: A história reporta-nos que André teria sido pregado numa cruz em forma de X. Daí aexpressão "cruz de santo André".TIAGO, O MAIOR - O Apóstolo ambicioso.Curiosidades: O nome Tiago foi extraído de Jacó, no vernáculo (linguagem pura regional). Nalista dos 12, seu nome

Page 12: Apostolos - Resumo Breve

aparece entre o 2º e 3º lugar ( Mc 3:13, Lc 6:12). Tiago era irmão de Jacó,filho de Zebedeu e Salomé, e também era pescador. Tiago era primo de Jesus, pois Salomé, suamãe, era irmã de Maria (compare Mt 27:56, Mc 15:30, Mc 16:1 e Jo 19:25). Tiago foi um dosprimeiros discípulos e fazia parte do círculo íntimo do Senhor. (Mt 4:21, 17:1).Características: Tiago se parece muito com sua mãe Salomé, uma mulher que tem seu caráterdelineado nas escrituras em cores bem vividas. Ela teve a ousadia de pedir para Jesus que nocéu seus filhos fossem: "um-presidente, outro-primeiro ministro" (Mt 20:21). Há mães quedesejam que seus filhos realizem o que elas nunca conseguiriam. Uma coisa, porém, deve serdito desta: ela seguia Jesus, ela cria Nele, e isto foi transformando-a. Ela estava ao pé da cruzquando Jesus foi crucificado. Tiago herdou um pouco da ambição da mãe. Era o filho mais velhoe trabalha como pescador com João seu irmão e com seu pai, possivelmente fossem sócios dePedro e André no ramo (Lc 5:10). Tiago era de temperamento forte e agressivo, a ponto de serchamado por Jesus de "Filho do Trovão" (Mc 3:17). Tiago, juntamente com seu irmão Joãosugeriu a Jesus que viesse fogo do céu e consumisse os samaritanos, por não receberem Jesus(Lc 9:54). Mais tarde, encontramos Tiago e João confirmando a Jesus o pedido audacioso damãe (Mc 10:37). Jesus lhes responde: "não sabeis o que pedis". Isto é, no reino dos céus oslugares de honras não eram concedidos por favoritismos, mas por capacitação. Tão logo terminoua indagação, Jesus indaga também: "vocês poderão beber do meu cálice e serem batizadoscomo meu batismo (Mt 20:22)? Sem pensar e sem saber o que estava dizendo, o impetuosoTiago foi logo afirmando: "podemos!", "beberemos!". Tiago nunca imaginou que o cálice de Jesusera cálice de sofrimento, de agonia, luta e provação; e que seu batismo era a identificação comtodos os homens, na cruz do amor e do perdão.Onde atuou: Encontramos Tiago na Galiléia (Jo 21:2) e em Jerusalém (At 1:13).Morte: Foi decapitado (degolado) ao fio da espada por ordem de Herodes Agripa I, no ano 44d.C, em Jerusalém. O livro de Atos registra sua morte prematura (At 12:2). Ele conseguiu realizarsua ambição bem cedo, bebeu daquela taça amarga que ele mesmo pediu para Jesus que queriaexperimentar.

5. JOÃO - O Apóstolo amadoCuriosidades: Na lista dos 12, seu nome aparece em 4º lugar (Lc 6:14). Filho de Zebedeu eSalomé, e também era pescador. João era primo de Jesus, pois Salomé, sua mãe, era irmã deMaria (compare Mt 27:56, Mc 15:30, Mc 16:1 e Jo 19:25). João, assim como seu irmão Tiago, foium dos primeiros discípulos e fazia parte do círculo íntimo do Senhor. (Mt 4:21, 17:1).Sua mãe teve a ousadia de pedir para Jesus que no céu seus filhos tivessem lugar ao seu lado(Mt 20:21). Jesus chamou-lhe o Filho do Trovão e posteriormente ele foi considerado o “DiscípuloAmado” (João 13.23).Segundo os registros do "Novo testamento", João foi o apóstolo que seguiu com Jesus, na noiteem que foi preso e foi corajoso ao ponto de acompanhar o seu Mestre até à morte na cruz (João19.26-27). A História conta que João esteve presente, e ao alcance de Jesus, até a última hora, efoi-lhe entregue a missão de tomar conta de Maria, a mãe de Jesus. O primeiro a crer naressurreição de Cristo (João 20.1-10).Depois da morte e martírio de Tiago, o Justo (também conhecido como Irmão do Senhor), Joãoteria se dirigido à Ásia Menor, onde dirigiu a importante e influente comunidade cristã de Éfeso,fundada por Paulo anos antes. João esteve várias vezes na prisão, foi torturado e exilado para aIlha de Patmos, por um período de cerca de quatro anos. Um pai da igreja chamado Tertuliano dizque ele foi lançado num caldeirão de óleo fervente,saiu ileso e então foi exilado para a ilha dePatmos, onde escreveu o Apocalipse.Onde atuou: A tradição relata que João residiu na região de Éfeso, onde fundou várias igrejas.Na ilha de Patmos, no mar Egeu, para onde foi desterrado, teve as visões referidas no Apocalipse(Apocalipse 1.9).Morte: De todos os doze apóstolos, João, o Apóstolo Amado, tornou-se o mais destacadoteólogo, tendo morrido de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos.Segundo bispo Polícrates de Éfeso em 190 (atestada por Eusébio de Cesareia na sua HistóriaEclesiástica, 5, 24), o Apóstolo "dormiu" (faleceu) em Éfeso. Contudo, conta-se que a tumbaestava vazia quando foi aberta por Constantino para edificar-lhe uma igreja.FILIPE – O ApóstoloCuriosidades: De acordo com o Evangelho segundo João (1:43), diz-se que Filipe foi chamadopor Jesus para ser seu seguidor e que foi ele quem apresentou Natanael a Cristo. Filipe veio deBetsaida , a cidade de André e seu irmão Pedro e pertencia ao

Page 13: Apostolos - Resumo Breve

grupo de discípulos queacompanhavam João Batista. Filipe estava presente quando João indicou Jesus como o"Cordeiro de Deus". Cristo chamou Filipe de discípulo no dia seguinte a escolher André e Pedrocomo seus discípulos. Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas todos se referem a Filipe nasua lista usualmente colocando-o no quinto lugar logo após Pedro, André, Tiago e João. Oevangelho de João oferece mais informação sobre o discípulo Filipe. No episódio de alimentar as

6. multidões (Jo 6:5-7), o desejo de vários Gregos de conhecerem e encontrarem Jesus (Jo 12:21-23) e a memorável conversa dele com Jesus quando Filipe disse: "Senhor, mostra-nos o Pai eisto será o suficiente para nós" (Jo 14.8-11). Diz a tradição, através de Eusébio de Cesaréia, queera casado, tinha duas filhas e teria realizado muitos milagres, inclusive revivido - nãoressuscitado, assim como com Lázaro - um defunto em Hierápolis.Certa confusão ocorre entre Filipe, o Apostolo e Felipe o Evangelista, mencionado no capitulooitavo dos "Atos dos Apóstolos".Características: Tinha uma agradável personalidade, mas era um discípulo hesitante em forçar oseu ponto de vista ao outros. Poucos detalhes se conhecem das atividades de Filipe após aAscensão do Senhor.Onde atuou: Pregou o Evangelho na em Palestina, Grécia e na Ásia Menor.Morte: Filipe morreu como um mártir (81-96 d.C), sendo crucificado e, a seguir, apedrejadoem Hierápolis, na Frígia.BARTOLOMEU - O Apóstolo Sonhador.Curiosidades: Ele é chamado de Natanael somente por João, nos evangelhos de Mateus,Marcos e Lucas, o nome dele é Bartolomeu, ou seja, filho de Tolomeu. A única vez em queaparece nos evangelhos, é na ocasião de seu chamado. Na lista dos doze apóstolos ele aparecesempre em sexto lugar.Características: Um visionário, cheio de sonhos, um apaixonado cabeça nas nuvens. Umapessoa sem malícia, sem hipocrisia, sem maldades, com seu interior muito lindo, a ponto de ouvirde Jesus um dos mais belos elogios proferidos a alguém (Jo 1:47). Quando machucado ouenganado por alguém, guarda suas idéias fixas a respeito da pessoa e até mesmo de toda umacidade, até que seja convencido do contrário (Jo 1:46). Um apaixonado está sempre querendosaber mais, é de um interesse ardente pelo Reino de Deus (Jo 1:48). Não é incrédulo, antes,mostra-se com muita fé ao se render a Jesus quando percebe que está diante do Profeta-Deus,Natanael abre a boca e exclama palavras lindas dadas a ele pelo Espírito Santo a respeito doSenhor Jesus (Jo 1:49). Por ser dono de um coração absolutamente crente em Jesus, ele recebedo Mestre uma profecia de dar água na boca (Jo 1:51).Onde atuou: As fontes da igreja primitiva são muito obscuras quanto ao local escolhido porNatanael para apregoar a Salvação em Jesus.Morte: Presume-se que tenha sido morto a chicotadas, seu corpo teria sido colocado dentro deum saco e atirado ao mar.MATEUS - O Apóstolo que foi resgatado.Curiosidades: O nome Mateus significa Dom de Deus.

7. No Evangelho de Marcos e Lucas ele aparece como Levi, filho de Alfeu (Mc 2:14). Coletavaimpostos nas alfândegas de saída para Damasco e Cafarnaum. Estudou grego e literaturacontemporânea. Em seu evangelho Mateus apresenta Jesus como o Grande Rei. Aparece umaúnica vez nos evangelhos. Nas listas dos 12 apóstolos, seu nome aparece sempre em sétimolugar.Características: Era ambicioso e materialista, um pecador que procurava o perdão para os seusmuitos pecados (Mt 9:6). Jesus tira Mateus do lodo da corrupção, roubo e propina, isto é, seupróprio local de trabalho, e o chama para a nova vida (Mt 9:9). Agora feliz da vida, Mateus fazquestão de registrar que Jesus chama um ladrão corrupto de coração humilde, porém, rejeita umrico soberbo, aparentemente limpo perante a sociedade (Mt 8:20). A humildade se apresenta comprincípio de conversão. Na euforia em ter sido chamado por Jesus, ele organiza em sua casa umgrande banquete, porém, em sua modéstia, ele ignora isso em seu evangelho, o que era antesmuito importante ser divulgado, agora já não é mais, se quisermos saber isto precisamos recorrerao evangelho de Lucas (Lc 5:28-29).Onde atuou: Conta a tradição que ele fez do seu próprio país (Judéia) seu campo missionário.Morte: Historiadores afirmam que tenha sido levado a Etiópia e ali morreu como um grande mártircristão.TOMÉ - O Apóstolo incrédulo.Curiosidades: O nome Tomé é derivado do hebraico "Taom", que significa gêmeo. Tambémchamado por João de Dídimo, cujo sentido em grego é igual ao de Tomé em hebraico (Jo 11:16).Nas listas dos 12 apóstolos, seu nome aparece entre o sétimo e o oitavo lugar.Características: Talvez Jesus o tenha escolhido para com ele encorajar todos

Page 14: Apostolos - Resumo Breve

aqueles que sãoteimosos, melancólicos, pessimistas por natureza, que estão sempre cheios de dúvidas. Aprimeira vez em que aparece é quando chega a notícia da morte de Lázaro. Imediatamente,Tomé sentiu o perigo e diz aos outros: "Vamos também nós para morrermos com Ele" (Jo 11:16).Suas palavras revelam boas doses disfarçados de covardia, medo e insegurança, tentandocontagiar o grupo. O duvidoso desencoraja outros!. Encontramos Tomé novamente no cenáculo.Jesus está falando do céu, do caminho para as moradas celestiais. Tomé pergunta: "Senhor, nãosabemos para onde vais, como saber o caminho"? (Jo 14:5). Tomé precisa de certezas, ele estácheio de dúvidas e Jesus caprichosamente esclarece o duvidoso. Para onde Eu vou? Para o Pai.Qual é o caminho? Eu sou o caminho. Como encontrá-lo? Por Mim. Tomé recebeu mais do quepediu. Cristo é o caminho para Deus; a verdade está em Sua pessoa; Ele é a vida a ser vivida.Vemos Tomé ainda no domingo de páscoa. Jesus ressurreto se apresenta a todos os apóstolos,menos a dois: Judas que está morto, e a Tomé que está ausente. Por que estaria ele ausente?Talvez passou a viver frustrado, decepcionado e desiludido com Jesus. Quando os irmãos oconvidam a reunir-se com eles, o incrédulo responde: "Se eu não vir nas Suas mãos o sinal dos

8. cravos, e ali não puser o meu dedo, e não puser a minha mão no seu lado, de modo algumacreditarei" (Jo 20:25). Depois de muita insistência dos irmãos, Tomé vai à reunião com eles.Jesus aceitar a arrogante condição imposta, dizendo: "Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos;chega também a tua mão e põe-na no meu lado; Tomé não sejas incrédulo, mas crente" (Jo20:27). Aquilo foi demais para Tomé. Ele passa de hostilizador a aliado, pára de negar e começaa confessar, converte-se de incrédulo a crente. Coube a Tomé fazer a vibrante declaração:"Senhor meu e Deus meu"! Ele não contesta, não precisa provar nada, convencido por Jesus, elecrê. Jesus ainda disse a Tomé e a nós também: "Por que me viste, creste? Bem-aventurados osque não viram e creram" (Jo 20:29).Onde atuou: Alguns relatos antigos dizem que Tomé pregou na Pérsia e talvez na Índia.Morte: Historiadores acreditam que o apóstolo Tomé foi morto a flechadas, quando orava.Sucumbiu como líder e mártir, com o crente fiel que Jesus lhe pediu para ser.TIAGO, O MENOR - O Apóstolo Desconhecido.Curiosidades: O nome Tiago é extraído de Jacó na forma vernácula (linguagem típica, regional).Seu pai chamava-se Alfeu, o mesmo nome do pai de Mateus (Mc 2:14). Seriam eles irmãos? Suamãe chamava-se Maria, e ela era uma das fiéis seguidoras de Jesus (Mc 15:40). Ele é chamadode Tiago, o menor, talvez para distingui-lo do outro Tiago, irmão de João (certamente o termo"Menor" refere-se à estatura). Nas listas dos 12 apóstolos, seu nome aparece sempre em nonolugar.Características: Esta é a situação de Tiago, o menor, ou Tiago o pequeno. Tudo o que asescrituras nos fornecem a seu respeito é que seu pai chamava-se Alfeu e sua mãe chamava-seMaria, sendo ela ardorosa seguidora de Jesus. Não há nenhum registro de pergunta que eletivesse feito a Cristo, nenhum comentário, nada, absolutamente nada. Tiago, o menor, é o maisobscuro dos apóstolos. Não alcançou fama. Viveu nas sombras. Ele é o apóstolo desconhecido.Em Atos 8:4 lemos: "os que foram dispersos iam por toda a parte pregando a palavra". Quemeram esses "dispersos"? Quais seriam seus nomes? Quem foram esses milhares queespalharam a fé cristã? Conhecemos Paulo, sabemos quem foi Pedro, mas, quais os nomes doscristãos que foram atirados na arenas aos leões? Quais os nomes daqueles que foramincendiados vivos? Quem eram aqueles milhares de cristãos, mesmo em face da morte nãonegaram a Cristo? Conhecemos Agostinho, Lutero, Calvino, Wesley... a cada General de Exércitocorrespondem geralmente a dez mil soldados. Tiago, esse apóstolo desconhecido, é o símbolo detodos os valentes soldados anônimos do Exército de Deus. Porque o Senhor escolheu um jovemchamado Tiago? Por que pessoas como Nicodemos e o mancebo rico não eram dos doze? Seráque é por que muitos são chamados mas poucos escolhidos? O fato é que Tiago foi convidado aandar com Jesus. Tiago viu o que muitos Reis, Profetas e patriarcas desejaram ver, mas nãoviram (Lc 10:23-24). Os doze foram enviados, os setenta foram enviados, e lado a lado com

9. nomes famosos como o de Pedro, Tiago e João, estava Tiago o menor, a proclamar o Reino deDeus. Ele testemunhou as boas-novas em cidades, aldeias, vilarejos e povoados. Tiago,insignificante. O átomo também é. No entanto, em um centímetro cúbico de água, há

Page 15: Apostolos - Resumo Breve

energiaatômica suficiente para impulsionar um transatlântico. Somos fracos? Pequenos? Um floco deneve também é. Todavia, reunam-se milhares deles e as estradas ficam bloqueadas, locomotivasparam, as cidades ficam isoladas. Tiago, o apóstolo desconhecido. Desconhecido para nós, masconhecido para Deus, desconhecido na terra mas conhecido no céu (Lc 10:17-20). O mundo nãofaz anotações, mas Deus sim, por que ele é Deus de indivíduos.Onde atuou: Não se tem fontes dignas de credibilidade.Morte: Morreu como mártir.SIMÃO, o Zelote - O Apóstolo zeloso.Curiosidades: O nome Simão é derivado de Simeão e significa "Ouvido de Deus". Ele échamado de Simão, o cananeu, para distingui-lo de Simão Pedro. Alguns estudiosos acreditamque este "cananeu" seja de Canaã, a terra de Israel. No evangelho de Lucas temos a luz! A luzque vai clarear um pouco mais da vida deste homem interessante. Ele é chamado de Simão ozelote (Lc 6:15). Os zelotes eram os patriotas de Israel, lutadores pela pátria, que desejavam aimediata libertação política e religiosa de Israel. Nas listas dos 12 apóstolos, seu nome apareceem décimo-primeiro lugar.Características: A princípio pode ser que ele tenha resolvido seguir Jesus por ter visto nele olíder perfeito para os zelotes; talvez por ouvir a pregação inflamada, arrebatadora e desafiantedesse profeta de Nazaré, ou ainda por entender que o Messias tivesse mesmo chegando e elelibertará Israel de Roma. Contraste - Simão x Mateus: Simão, o zelote, queria a queda de Roma;Mateus, o publicano, trabalhava de mãos dadas com o governo romano. Simão detestava oimposto; Mateus o recebia. Simão era um Judeu patriota; Mateus era tido como o "traidor dapátria". Contraste - Simão x Jesus: Simão queria uma luta política; Jesus longe de pensar emgolpe militar dizia: "Dai a César o que é de César" (Mt 22:21). Simão queria que o Reino de Israelfosse restaurado imediatamente; Jesus dizia que o processo era demorado, que levaria muitotempo "semelhante ao fermento na farinha até levedar" (Mt 13:33). Simão confiava na espada;Jesus afirmava que "todos que lançarem mão da espada perecerão" (Mt 26:52). Simão era zelosocom o que fazia e queria, homem fervoroso, devorado, ardoroso, que tinha um amor intenso pelacausa, um homem no encalço de seus objetivos. Jesus o chamou porque queria este zelo ardenteem seu grupo, e o transformaria num "revolucionário" espiritual, num discípulo labareda de fogo!.Onde atuou: Em Israel e adjacências.Morte: A tradição diz que Simão morreu crucificado e que seu zelo maior pela causa de Cristo olevou a dar a vida como um dos mártires pelo reino de Deus.

10. JUDAS TADEU - O apóstolo perseverante.Curiosidades: Nome Judas é originário do grego-latino, vem de Judá que significa festejado,celebrado em louvor à Deus. Nos evangelhos ele é chamado de Judas Tadeu e de filho de Tiago,para distingui-lo de Judas Iscariotes. Talvez os autores usam disso para poupá-lo, pois após atraição sofrida por Jesus, uma terrível mancha caiu sobre o nome de Judas. Na lista dos dozeapóstolos seu nome aparece entre o décimo e décimo primeiro lugar.Características: Ele não desistiu, não se vendeu, não traiu. Judas Tadeu permaneceu fiel àJesus até o fim. Isto já é o bastante para o chamarmos de apóstolo perseverante. Ele apareceuma única vez no primeiro plano, uma vez, e somente uma vez. O cenário é a última ceia. Jesusdá as últimas instruções aos seus discípulos, fala da sua morte, ressurreição e da vinda doEspírito Santo. Entre uma fase e outra de Jesus, Judas Tadeu dispara sua pergunta: "Senhor,donde procede que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo? " (João 14:22). A Bíblia falamuito de perseverança. Tudo gira em torno disto: "Se alguém me ama..." O segredo do sucesso éa constância na busca do objetivo. Em outras palavras Jesus disse o seguinte: "Conservem seusolhos fitos em mim, observem os mandamentos do Pai, e gozem de muita comunhão com oEspírito Santo". É fácil desistir, o mais difícil é permanecer no caminho. Confiemos em Jesus,assim como confiamos na companhia telefônica toda vez que pegamos no aparelho para usá-lo.Judas Tadeu conservou seu olhos em Cristo. Ele foi um apóstolo perseverante até o final dosseus dias.Onde atuou: Diz que Judas Tadeu foi um eloquente pregador da salvação em Jesus, nas terrasda Armênia e também na Pérsia.Morte: Não temos relatos fidedignos acerca de como morreu este apóstolo. Opiniões surgem queteria falecido na luta pelos direitos dos pobres e desamparados.JUDAS ISCARIOTES - O Apóstolo traidor.Curiosidades: O nome Judas é originário do Grego-Latino, e vem de Judá que significafestejado, celebrado em louvor a Deus. É chamado de Iscariotes por ser natural de Queriote,cidade situada ao sul da

Page 16: Apostolos - Resumo Breve

Judéia, portanto, o único que não era da Galiléia (Js 15:25).Características: Ele não foi escolhido para ser traidor, e sim um apóstolo. O fato é que aospoucos, por algumas coisas, este polêmico apóstolo, que provoca tantas opiniões, quem sabe atésem perceber, devagarzinho, como acontece com todos que se desviam, foi se transformando,vestindo aos poucos a capa da traição. Judas deixou-se dominar, ele se entregou aos convitesdiscretos de satanás. Com isso as portas se fecharam para Jesus. O Salvador não desistedaquele a quem Ele mesmo escolheu, Jesus tenta conquistar sua lealdade, apelar para suaconsciência, lavando os pés de Judas, entretanto, ele se endureceu ainda mais (Jo 13:11,12). Portrinta moedas de prata (cerca de vinte dólares) que era o preço de um escravo da época, Judasentrega Jesus. Obviamente que não era pelo dinheiro, era vingança pura, talvez fruto do ódio,

11. ciúme, mágoas, frustrações, orgulho ferido e outras coisas mais que ele cultivou ao longo dostempos, sem sarar o seu coração de todas estas doenças que corroem a alma.Onde atuou: Somente nos três anos de ministério terreno do Senhor Jesus.Morte: Suicídio por enforcamento. Arrebentou-se ao meio e suas vísceras foram derramadas (At1:18).MATIAS – O Apóstolo escolhido pelo Espírito Santo.Escolhido para substituir Judas Iscariotes (Atos 1.15-26). Diz-se que exerceu seu ministério naJudéia e Macedônia. Teria sido martirizado na Etiópia.PAULO – O Apóstolo chamado por Deus.Israelita da tribo de Benjamim (Filipenses 3.5). Natural de Tarso, na Cilícia (hoje Turquia). Nomeromano de Saulo, o Apóstolo dos Gentios. De perseguidor de cristãos, passou a pregador doevangelho e perseguido. Realizou três grandes viagens missionárias e fundou várias igrejas.Segundo a tradição, decapitado em Roma, nos tempos de Nero, no ano 67 ou 70 (Atos 8.3; 13.9;23.6; 13-20).