Apostila_Harmonia Do Período Barroco_2. Acorde de 6a, Acorde de 6a e 4a

3
7/23/2019 Apostila_Harmonia Do Período Barroco_2. Acorde de 6a, Acorde de 6a e 4a http://slidepdf.com/reader/full/apostilaharmonia-do-periodo-barroco2-acorde-de-6a-acorde-de-6a-e-4a 1/3 1 Harmonia do Período Barroco Este material foi elaborado com o propósito de complementar o conteúdo abordado na disciplina  MU146-Harmonia do Período Barroco, sob responsabilidade da Profª Drª. Denise Hortência Lopes Garcia. A disciplina está estruturada de maneira a contemplar a harmonia conforme seu desenvolvimento histórico. Assim, esse material de apoio é baseado principalmente no livro  Armonía de Diether de la Motte. 2. Acorde de 6ª, Acorde de 6ª e 4ª   Acorde de 6ª - Até o final da Renascença era comum adicionar uma 3ª e uma 5ª, ou uma 3ª e uma 6ª, a um  baixo dado. Nos acordes de sexta que surgiam deste procedimento podia-se duplicar qualquer uma das notas, enquanto nas tríades com 3ª e 5ª duplicava-se quase sem exceção a fundamental. A noção de inversão de acordes , que interpreta os acordes com 3ª e 6ª como sendo a primeira inversão de um acorde em estado fundamental, tem origem apenas no Classicismo. A época de Bach é um  período de transição no qual eram dadas as duas interpretações para este acorde de 6ª, porém, a respeito das duplicações, seguia-se a prática do período anterior.

Transcript of Apostila_Harmonia Do Período Barroco_2. Acorde de 6a, Acorde de 6a e 4a

Page 1: Apostila_Harmonia Do Período Barroco_2. Acorde de 6a, Acorde de 6a e 4a

7/23/2019 Apostila_Harmonia Do Período Barroco_2. Acorde de 6a, Acorde de 6a e 4a

http://slidepdf.com/reader/full/apostilaharmonia-do-periodo-barroco2-acorde-de-6a-acorde-de-6a-e-4a 1/3

Harmonia do Período Barroco

Este material foi elaborado com o propósito de complementar o conteúdo abordado nadisciplina  MU146-Harmonia do Período Barroco, sob responsabilidade da Profª Drª. DeniseHortência Lopes Garcia.

A disciplina está estruturada de maneira a contemplar a harmonia conforme seudesenvolvimento histórico. Assim, esse material de apoio é baseado principalmente no livro

 Armonía de Diether de la Motte.

2. Acorde de 6ª, Acorde de 6ª e 4ª   Acorde de 6ª

- Até o final da Renascença era comum adicionar uma 3ª e uma 5ª, ou uma 3ª e uma 6ª, a um baixo dado. Nos acordes de sexta que surgiam deste procedimento podia-se duplicar qualquer umadas notas, enquanto nas tríades com 3ª e 5ª duplicava-se quase sem exceção a fundamental. A noção

de inversão de acordes, que interpreta os acordes com 3ª e 6ª como sendo a primeira inversão deum acorde em estado fundamental, tem origem apenas no Classicismo. A época de Bach é um

 período de transição no qual eram dadas as duas interpretações para este acorde de 6ª, porém, arespeito das duplicações, seguia-se a prática do período anterior.

Page 2: Apostila_Harmonia Do Período Barroco_2. Acorde de 6a, Acorde de 6a e 4a

7/23/2019 Apostila_Harmonia Do Período Barroco_2. Acorde de 6a, Acorde de 6a e 4a

http://slidepdf.com/reader/full/apostilaharmonia-do-periodo-barroco2-acorde-de-6a-acorde-de-6a-e-4a 2/3

- É somente no Classicismo (especialmente na música instrumental) que se restringe aduplicação preferencialmente à fundamental, seja qual for a inversão do acorde.

- Portanto, no Barroco duplica-se preferencialmente a fundamental em tríades “diretas”,enquanto nos acordes de 6ª qualquer nota pode ser duplicada.

 Acorde de 6ª e 4ª  - No período em questão o uso de Acordes de 6ª e 4ª se limita a Tônica e a Dominante.- São possíveis quatro configurações deste acorde, que por vezes é tratado como consonante e,

 por vezes, dissonante:

1) Acorde 6ª e 4ª por bordadura (ou por pedal) – o baixo permanece imóvel e duas vozes temmovimento de ida e volta, por grau conjunto. Geralmente a nota do baixo é duplicada. A bordaduraacontece apenas em tempo fraco e principalmente envolvendo a função de Tônica.

2) Acorde 6ª e 4ª de retardo – a 6ª e a 4ª (que eram a 5ª e 3ª do acorde anterior) aparecem emtempo forte e são resolvidas na 5ª e 3ª do acorde atual em tempo fraco. O retardo pode ser

 preparado ou não. De especial importância é o acorde de Dominante com 6ª e 4ª (D46), o Dominante

cadencial .

Page 3: Apostila_Harmonia Do Período Barroco_2. Acorde de 6a, Acorde de 6a e 4a

7/23/2019 Apostila_Harmonia Do Período Barroco_2. Acorde de 6a, Acorde de 6a e 4a

http://slidepdf.com/reader/full/apostilaharmonia-do-periodo-barroco2-acorde-de-6a-acorde-de-6a-e-4a 3/3

3) Acorde 6ª e 4ª por inversão – sem que ocorra mudança de harmonia, o baixo salta para a 5ªdo acorde e volta para a fundamental ou para a 3ª. Não é considerado dissonante.

4) Acorde 6ª e 4ª de passagem – neste caso o baixo move-se por grau conjunto passando pela5ª do acorde. Não é dissonante.

- Relembramos que o mais utilizado dos acordes de 6ª e 4ª é o de Dominante Cadencial .