Apostila Aprendizes Do Bem - 2009

download Apostila Aprendizes Do Bem - 2009

of 57

Transcript of Apostila Aprendizes Do Bem - 2009

APRESENTAOCaro Irmo, Evangelizador JuvenilApresentamos este singelo trabalho como um esforo, j de alguns anos, de abandonar o amadorismo e o recurso de ltima hora, para tanger juntamente com a equipe espiritual que dirige o Movimento de Evangelizao Juvenil deste pas, aulas e planejamento, ao menos, satisfatrio, fomentando o nosso compromisso de implantar nos coraes juvenis o Ideal Cristo Esprita. Este material foi desenvolvido a partir da contribuio da equipe de evangelizadores de diversas Mocidades da cidade de Cuiab e Vrzea Grande, que gentilmente doaram seus planos de aula comisso de Doutrina do Instituto do Jovem, e que assim, puderam revisar, analisar e compilar, os mesmos dando origem a este trabalho. Buscando assim unificar, sistematizar e principalmente auxiliar outros companheiros da lida, no trabalho de Evangelizao Juvenil, aqui apresentamos os seguintes cursos: Curso Aprendizes do Bem, Curso Vcios e Problemas e Curso Vida e Sexo. Com durao semestral, estes cursos, no dispensam os livros: Aprendizes do Bem(Editora Auta de Souza), Vcios e Problemas(Editora Auta de Souza), e Vida e Sexo(FEB), que devero, obrigatoriamente serem consultados e utilizados pelos instrutores fora e dentro de sala, uma vez que estes se constituem o sustentculo doutrinrio do Evangelizador Juvenil nestes cursos. Como o apstolo Paulo disse em carta a Timteo: Que ningum menoscabe a tua mocidade; mas s o exemplo dos fiis na palavra, no trato, na caridade, no esprito, na f e na pureza. Que Jesus abenoe nossos pequenos esforos na direo do Bem.

A Comisso de Mocidade

CURSO: Aprendizes DURAO: 1 semestre NMERO DE AULAS:- Inaugural: 01 - Especiais: 03 - Tericas : 14 - Encerramento : 01

do Bem

OBJETIVOS GERAIS:- Obter Noes Bsicas da Doutrina Esprita, atravs de aspectos prticos em torno da vida prtica. - Conhecer os princpios bsicos de funcionamento da Casa Esprita. - Despertar em si o desejo de ser til, envolvendo-se nas atividades da Casa Esprita. - Integrar-se ao grupo da Mocidade, reconhecendo na amizade sincera o osis de repouso para o caminheiro da vida. (Emmanuel) - Compreender a necessidade do conhecimento de si mesmo para a realizao da reforma ntima. - Adquirir freqncia regular na Mocidade.

Instituto do Jovem TRABALHO MARIA DE NAZARCurso: Aprendizes do Bem Aula 00: InauguralObjetivos EspecficosMsica e prece

Plano de AulaObjetivo Geral: Despertar o interesse do jovem para o estudo do Curso Aprendizesdo Bem. Mostrando a ele a importncia do curso e levando-o a perceber quo interessantes sero os temas estudados durante o semestre.

T5

Contedo Doutrinrio/ Recurso

Providncias- Xrox - Cartolina - Papel Sulfite Durex adesiva) - Balas

Msica harmnica a critrio do evangelizador. Dar preferncia para msicas conhecidas para os jovens. 15 Recurso: O instrutor deve apresentar para os jovens um painel, sendo este o Retrato bem falado do Livro, o painel deve ser o xrox da capa do livro Aprendizes do bem, de preferncia uma cpia ampliada. O painel dever ser Conhecer o curso a ser fixado no quadro ou parede e debaixo dele o instrutor colocar o nome do curso, estudado durante o este tambm tampado. Cada letra dever estar separada e tampada. O instrutor semestre. dever informar aos jovens que estes precisam descobrir qual o nome do curso. Eles devero, um a um, descobrir quais so as letras, a cada acerto o jovem deve ser premiado com uma bala. Assim que descobrirem todos ganham balas. ILUSTRAO DO RECURSO

(fita

Recurso: O instrutor dever perguntar aos jovens sobre o que eles acreditam que o livro fala, aps ouvir as respostas dever lanar um desafio. 20 A sala deve ser dividida em dois grupos, cada grupo dever montar um cartaz Despertar o interesse pelos em forma de uma propaganda do livro. Porm os jovens ainda no devero ter temas que sero conhecimento dos temas do livro. Dando desta forma a oportunidade para o abordados durante o curso. instrutor conhecer os interesses dos jovens. Cada grupo dever apresentar o seu cartaz para o restante da turma. Contedo: 1- Dividir os jovens em dois grupos(pode ser mais grupos). 2- Explicar que cada grupo, dever montar um cartaz, como se fosse uma propaganda de divulgao do livro, mostrando suas vantagens. Sendo importante eles colocarem os assuntos que gostariam que o livro tratasse. 3- Apresentao dos cartazes. Recurso: No incio da aula, antes que os jovens tenham entrado nas salas, o instrutor dever esconder os papeizinhos que contenham os nomes das aulas do curso Aprendizes do Bem. Conhecer os temas que 10 Sendo assim, neste momento dever ser apresentado para os jovens, um cartaz sero estudados durante o contendo como ttulo a palavra ndice, o instrutor deve explicar que este o semestre, compreendendo ndice* do livro Aprendizes, e que pela sala esto escondidos os captulos do a importncia de cada um. livro. Assim que os temas forem encontrados, o instrutor dever colar no cartaz, com a seqncia correta dos captulos do livro, falando um pouco sobre a importncia de cada tema para a vida juvenil. ILUSTRAO DO RECURSO

- 2 cartolinas - pincel Atmico - Canetinha - lpis de Cor - Tesouras - Revistas - Fita Adesiva

- Papis com os temas da aula - Cartaz - Fita Adesiva

Contedo: ndice: 1- Amizade 2- Ser Jovem 3- Deus: Pai Criador 4- Amigo Jesus 5- Doutrina Esprita 6- Escola da Alma 7- Reencarnao e Desencarnao 8- Influncia dos Espritos 9- Mediunidade 10- Finalidade da Vida 11- Em Defesa da Vida 12-Vcios 13- Culto do Evangelho no Lar 14- Reforma ntima Recurso: O instrutor dever apresentar para os jovens um cartaz, que contenha ndices estatsticos referente juventude. Os dados apresentados devem ser Refletir quanto a 10 referentes juventude e os vcios, como a porcentagem de jovens que morrem importncia do estudo do em acidentes por estarem alcoolizados, nmero de jovens ateus, e assim por curso Aprendizes do Bem. diante; todos os dados devero se relacionar com os assuntos a serem estudados durante o curso. Finalizar a aula com a leitura do trecho do texto abaixo: Contedo: Pgina do moo esprita cristo Abre as portas de tua alma a tudo o que seja til, nobre, belo e santificante, e, de braos devotados ao servio da Boa Nova, pela Terra regenerada e feliz, sigamos com a vanguarda dos nossos benfeitores ao encontro do Divino Amanh.

- Fragmento de Texto da Pgina do moo Cristo, Diversos Espritos, Correio Fraterno, 2. ed., p. 43-44.

Instituto do Jovem TRABALHO MARIA DE NAZARCurso: Aprendizes do Bem Aula 01: AmizadeObjetivos Especficos T

Plano de AulaObjetivo Geral: Compreender que a verdadeira amizade importante vnculo fraternoque a muito foi santificado pelo Cristo para definio dos companheiros. Cabendo a este lao afetivo a compreenso e auxlio na superao dos defeitos dos amigos, sem jamais fechar os olhos, porm auxiliando o quanto for possvel, fugindo sempre do preconceito; lembrando sempre que o verdadeiro amigo uma beno que nos cabe cultivar no clima de gratido.

Contedo/Recurso

Provid./Bibliog.

Contedo: A amizade verdadeira no cega, mas se enxerga defeitos nos Bibliog.: Andr Luiz, coraes amigos, sabe am-los e entend-los mesmo assim. [...] Quanto mais Sinal Verde, 30. Ed., p. 10 amizade voc der, mais amizade receber. 34-35-O amigo uma beno que nos cabe cultivar no clima de gratido. -Quem diz que ama e no procura compreender e nem auxiliar, nem amparar e Momento Esprita nem servir, no saiu de si mesmo ao encontro do amor em algum [...]. Vol.3, p. 15-16, 4.ed. -A ventura real da amizade o bem dos entes queridos.

Reconhecer na amizade verdadeira oportunidade de crescimento e exerccio da fraternidade.

Recurso 1: Passar um trecho do filme O caador de Pipas, sendo sugerido pela equipe uma cena em que um dos personagens- O Hassan defende o seu amigo Amyr, e uma segunda cena em que Hassan precisa de ajuda e seu amigo Amyr no o auxilia. Finalizar o momento com a exposio em cartaz e leitura do contedo doutrinrio.

Prov.: Recurso 1 - TV, DVD, filme, cartaz com o contedo doutrinrio.

Recurso 2 - cartes, Recurso 2: (Caso no seja possvel o uso de televiso ou outra dificuldade canetas, saquinho, que impossibilite a execuo do recurso 1 opte pelo 2). cartaz com contedo - Sero distribudos cartes e canetas, com os quais os jovens devero doutrinrio. colocar as respostas da pergunta O que Amizade? - num saquinho. O instrutor dever misturar as respostas e pedir para que cada jovem retire do saquinho um papel e leia a resposta. Em seguida o instrutor dever comentar as respostas e introduzir o contedo, que dever estar exposto num cartaz e, concluir contando a estria -Amor de Amigo(Anexo).

Entender que tpico da fase Contedo: natural da fase juvenil o interesse avanado pela vivncia social, juvenil o interesse pela vida 15 pela organizao dos grupos de rua, de esquina, de esfera estudantil, dos esportes ou mesmo da profisso. social e a companhia dos Bem tpico da faixa jovem o gosto pelas companhias variadas ou fixadas, com as amigos. Sendo importante ter quais se torne possvel cambiar idias, sentimentos, amarguras, alegrias, passando sempre em mente que numa algumas horas em agradvel cio, ao lado de quem se quer bem. amizade no necessrio Ningum condenar, com a conscincia s, tais escolhas ou buscas, pois que deixar influenciar pelas ms fazem parte do processo de amadurecimento da criatura humana. (...) a questo tendncias dos outros. da escolha que o jovem faz daquele ou daqueles coraes.

Bibliog.: Ivan de Albuquerque, Cntico da Juventude, p. 55.

Prov.:Cartaz com contedo doutrinrio, cartazes com imagens Recurso: Pela sala devero estar distribudos cartazes, cada cartaz deve de tribos juvenis. conter imagens que represente determinado grupo juvenil. Ex: Boyzinho e patricinhas, atletas, roqueiros, hippies, CDFs, etc. O instrutor deve incentivar os jovens a agruparem-se aos cartazes de acordo com suas finalidades. Eles devero comentar entre eles a caracterstica principal de cada grupo. O instrutor dever perguntar aos jovens de que maneira esses grupos auxiliam em sua reforma moral. Como esses grupos acrescentam melhorias em suas vidas. Finalizar com a explicao do contedo doutrinrio em cartaz. Bibliog.: Ivan de Albuquerque, Cntico da Juventude, p. 57 Prov.: Bonecos de jovens de papel, cartolinas, revistas, cola, tesoura, etc.

Compreender que os Contedo: Conceder essa ou outra alegria aos amigos, acompanhando-os aqui verdadeiros amigos so 15 ou ali. Mas no exerccio da vigilncia Crist, jamais sentir-se- forado a adentrar covis de viciao ou volutabros de orgias, que a conscincia lhe aponta como aqueles que acompanham indevidos. seus confrades nas Amizade excelente presena de Deus no relacionamento das almas. Entretanto, atividades grupais, sem vale no comprometer a amizade, convertendo-a em fossa de runa pane de jamais esquecer-se da miasmas, causadores de remorsos e sofrimentos para prximo futuro. vigilncia Crist, percebendo S a mim, sem perderes o passo do bom senso. que a amizade excelente presena de Deus no Recurso: Os jovens devero ser divididos em grupos, de preferncia trs relacionamento das almas. jovens por grupo, cada grupo dever receber cartolina, revistas, cola, tesoura e tero por misso montar o boneco do amigo ideal. Finalizar a atividade com a exposio de cada boneco e leitura e explicao do contedo doutrinrio Refletir quanto importncia 10 Recurso: O instrutor finalizar a aula fazendo o seguinte questionamento

Prov.:

das escolhas dos amigos e da nossa conduta quanto amigo.

aos jovens: quais esto sendo as minhas companhias? Como contribuo para o melhoramento dos meus amigos?. Cada jovem dever receber papel e caneta para que possam responder. Sendo esta uma reflexo individual, no se faz necessrio recolher as respostas. Fechar o momento entregando a letra da msica Amigo coisa pra se guardar; escut-la e cant-la com os jovens, finalizando com a prece.

- folhas - canetas - som - cd - letra da msica

Anexo: Estria Amor de AmigoDurante um confronto blico, um orfanato de missionrios, numa aldeira vietnamita, foi atingido por vrias bombas. Os missionrios e duas crianas morreram na hora e muitas ficaram feridas, inclusive uma menina de 8 anos. Atravs do rdio de uma aldeia vizinha, os habitantes buscaram o socorro dos americanos apenas maletas de primeiros socorros. Perceberam logo que o caso mais grave era do da menina. Se no fossem tomadas providncias imediatas ela morreria por perda de sangue. Era urgente que se fizesse uma transfuso. Saram procura de um doador como mesmo tipo sangneo. Os americanos no tinham aquele tipo de sangue, mas muitos rfos que no tinham sido feridos poderiam ser doadores. Os problema, agora, era como pedir s crianas, j que o mdico conhecia apenas algumas palavras em vietnamita e a enfermeira tinha poucas noes de francs. Usando uma mistura das duas lnguas e muita gesticulao, tentaram explicar aos assustados meninos que, se no recolocassem o sangue perdido, a menina morreria. Ento perguntaram se algum queria doar sangue. A resposta foi um silncio de olhos arregalados. Finalmente, uma mo levantou-se timidamente, deixou-se cair e levantou de novo. Ah, obrigada- disse a enfermeira em francs. Como o seu nome? O garoto respondeu em voz baixa: Heng. Deitaram Heng rapidamente na maca, esfregaram lcool em seu brao e espetaram a agulha na veia. Durante esses procedimentos, Heng ficou calado e imvel. Passado um momento, deixou escapar um soluo e cobriu depressa o rosto com a mo livre. Est doendo Heng?- perguntou o mdico. Heng abanou a cabea, mas dali a pouco escapou outro soluo e mais uma vez tentou disfarar. O mdico tornou a perguntar se doa, e ele abanou a cabea outra vez, significando que no. Mas os soluos ocasionais acabaram virando um choro declarado, silencioso, os olhos apertados, o punho na boca para estancar os soluos. O mdico e a enfermeira ficaram preocupados. Alguma coisa obviamente estava acontecendo. Neste instante, chegou uma enfermeira vietnamita, enviada para ajudar. Vendo a aflio do menino, falou com ele, ouviu a resposta, e tornou a falar com a voz terna, acalmando-o. Heng parou de chorar e olhou surpreso para a enfermeira vietnamita. Ela confirmou com a cabea, e uma expresso de alvio estampou-se no rosto do menino. Ento ela disse aos americanos: Ele achou que estava morrendo. Entendeu que vocs pediram para doar todo o sangue dele para a menina poder viver. E por que ele concordou?, perguntou o mdico. A enfermeira vietnamita repetiu a pergunta, e Heng respondeu, simplismente:Ela minha amiga.

Anexo:Cano da AmricaMilton Nascimento Composio: Fernando Brant e Milton NascimentoAmigo coisa para se guardar Debaixo de sete chaves Dentro do corao Assim falava a cano que na Amrica ouvi Amigo coisa para se guardar No lado esquerdo do peito Mesmo que o tempo e a distncia digam "no" Mesmo esquecendo a cano O que importa ouvir Mas quem cantava chorou Ao ver o seu amigo partir Mas quem ficou, no pensamento voou Com seu canto que o outro lembrou E quem voou, no pensamento ficou Com a lembrana que o outro cantou A voz que vem do corao Pois seja o que vier, venha o que vier Qualquer dia, amigo, eu volto A te encontrar Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

Instituto do Jovem TRABALHO MARIA DE NAZARCurso: Aprendizes do Bem Aula 02: Ser jovemObjetivo Especfico THarmonizao para o incio da 5 aula Compreender o que 10 caracteriza a mocidade, lembrando que nesta fase os coraes juvenis encontramse cheios de esperana e de boas realizaes, porque a mocidade representa fora, vitalidade e energia nova para o futuro.

Plano de AulaObjetivo Geral: Compreender que a mocidade representa fora, vitalidade e energianova para o futuro. Sendo de capital importncia ter estas energias canalizadas para a prtica do bem, tendo Cristo como farol direcionador.

Recurso / Contedo

Provid. / Bibliog.

Msica harmnica e prece. Dar sempre preferncia para as msicas Flip-Shart conhecidas pelos jovens. Contedo: [...] Mocidade poesia... e eu acrescento: alegria, fora, potncia, Biblio.: Hernani T. vigor... Capacidade sublime de erguer um mundo diverso, onde a vida seja um Santana, Canes do verso de paz, de luz e de amor! Alvorecer, 2. ed., p. 87-O que caracteriza a mocidade a opulncia; a plenitude da vida, a 88. superabundncia das coisas, o impulso para o futuro. A dedicao, a - Leon Dennis, O necessidade de amar, de nos comunicarmos, caracteriza esse perodo da vida grande Enigma, 9. ed., em que a alma, novamente ligada a um corpo cujos elementos so novos e p. 200. fortes, se sente capaz de empreender a vasta carreira e se promete a si mesmograndes esperanas.

Recurso: O instrutor dever apresentar para os jovens um cartaz que contenhaa imagem de um jovem e todos os acessrios que caracterizem a juventude. O cartaz deve ser montado por imagens de revista, ou seja, bon, rosto jovem, roupas juvenis, bijoux, etc. Em seguida dever comentar que existem caractersticas que so prprias da fase juvenil, como vesturio, acessrios, expresses e atividades. Neste momento dever estimular os jovens a falarem sobre suas caractersticas e gostos juvenis. Em seguida o instrutor dever apresentar um segundo cartaz, porm este dever apresentar apenas o contorno de um jovem. Ento o evangelizador dever fazer o seguinte questionamento aos jovens quais so os sentimentos que caracterizam a fase juvenil? Em seguida informar que esses caracteres esto escondidos pela sala. Aps os jovens terem encontrado todos, o instrutor dever col-los no boneco esclarecer a luz do contedo doutrinrio. CARACTERES: Alegria, fora, potncia, vigor, capacidade sublime de erguer um mundo melhor, opulncia, plenitude de vida, superabundncia das coisas,

Prov.: - Cartaz com contedo doutrinrio - Cartaz com jovem - Revista, cola e tesoura - Papis escondidos pela sala - Durex

Descobrir na vivncia da fase 10 juvenil a busca infatigvel pelo equilbrio e discernimento na sublimao das prprias tendncias.

impulso para o futuro, dedicao, necessidade de amar e de se comunicar, esperana. Contedo: 1- Moderar as manifestaes de excessivo entusiasmo, exercitando-se na ponderao quanto s lutas de cada dia, sem contudo, deixar-se intoxicar pela circunspeco sistemtica ou pela sombra do pessimismo. 2- O culto da temperana afasta o desequilbrio. 3- Anotar a extenso das suas foras, consultando sempre os coraes mais amadurecidos no aprendizado terrestre, sobre as diretrizes e passos fundamentais da prpria existncia, prevenindo-se contra provveis desvios. 4- Invigilncia conservada, desastre certo. 5- Guardar persistncia e uniformidade nas atitudes, sem dispensar possibilidades em mltiplas tarefas simultneas, para que no fiquem apenas parcialmente executadas. 6- Inconstncia e indisciplina so portas de frustrao. 7- Abster-se no mergulho inconsciente nas atividades de carter festivo, evitando, outrossim, o egosmo domstico que inspire desero do trabalho de ordem geral. 8-A imprudncia constri o desajuste, o desajuste cria o extremismo e o extremismo gera perturbao. 9-Apagar intenes estranhas aos deveres de humanidade e ao aperfeioamento moral de si mesmo. 10-A insinceridade ilude primeiramente, aquele que a promove. 11-Buscar infatigavelmente equilbrio e discernimento na sublimao das prprias tendncias, consolidando maturidade e observao no veculo fsico, desde os primeiros dias de mocidade, com vistas vida perene da alma. 12- Os compromissos assumidos pelo Esprito reencarnante tem comeo no momento da concepo.

Bibliog.: - Andr Luiz, Conduta Esprita ,15. ed., p.2021. Prov.: - Cartaz com jovem - Fichas com os textos, com o contedo Doutrinrio - Papel, caneta e fita adesiva.

Recurso: Dever ser apresentado para os jovens um cartaz com um jovemsegurando um mundo em suas mos, no mesmo deve haver o seguinte questionamento: Como viver a juventude no mundo de hoje?. O Ouvir o que os jovens tem a dizer sobre o questionamento. Quando os jovens finalizarem, o instrutor deve pedir pra que procurem as fichas escondidas com as respostas dos espritos a respeito, colando cada resposta no cartaz, ler cada uma e ento esclarec-los. Contedo: - Observa, meu jovem companheiro, o que tanto h faltado nas Bibliog.:

Despertar

o

interesse

por 15

colaborar com o Cristo na edificao do mundo e regenerao aqui na Terra.

relaes humanas, e medita nas razes de tanto sofrimento, de tantos dramas: deciso firme para o esforo do auto-aprimoramento; fidelidade aos compromissos com Deus; coragem de viver a verdade conhecida; disposio de testemunhar o amor ao prximo, sem quaisquer temores. Sendo assim, no negligencies perante teus deveres. No te retardes. Atende, por amor. Quando, juventude, puderes participar da vida com os valores que o Cristo exemplificou, sobejamente, ters alcanado os mais felizes objetivos com relao aos propsitos dos teus dias moos, no mundo. - Se o Cristo Plantetrio enviou vocs a este plano da vida, renovando-lhes as possibilidades nesta hora decisiva dos destinos humanos, porque acredita na as coragem e no seus idealismo, na sua energia e na sua f. Avante, pois!

- Ivan de Albuquerque, Cnticos da Juventude, p.25. - ureo, Amar e Servir Prov.: -papel -caneta -frases com a virtude

Recurso: O evangelizador dividir a turma em quatro grupos, designando,aleatoriamente, uma virtude que precisamos ter em conjunto, para que possamos auxiliar Jesus a implantar a regenerao no nosso planeta. Cada grupo escrever uma frase sobre essa virtude, porm, tendo que ter obrigatoriamente a palavra REGENERAO na frase. No final, cada grupo far uma RPIDA explanao sobre a frase. Exemplo de virtudes para construo da frases: Amor, Caridade, Pacincia e Humildade Exemplo de frase: Para termos a regenerao, precisamos ter amor no corao. Aps a atividade explicar o contedo doutrinrio em cartaz.

Refletir quanto importncia 10 Recurso: Passar o vdeo Exemplo de Vida, da menina Andressa (You Bibliog.: de bem viver a juventude. Tube), ou caso no seja possvel o recurso eletrnico, montar um cartaz - Sheilla, Cho de com vrios exemplos de jovens que de uma forma ou outra praticam o Rosas, 2. ed., p. 64. bem. Contedo: Jovem de qualquer idade! Ouve-nos, no que te pedimos ateno: Prov.: S obediente e prestativo, estudiosos e humilde, trabalhador e honesto, para -Vdeo ou cartaz que a alegria seja motivo de glria, em teu rosto. E que a caridade se manifeste - cartaz com contedo em todos os teus passos, no sentido de que o amor possa glorificar teu corao, doutrinriofazendo, a todos, sentirem a presena de Deus, em todos os lugares.

Instituto do Jovem TRABALHO MARIA DE NAZARCurso: Aprendizes do Bem Aula 03: Deus: Pai CriadorObjetivo Especfico T

Plano de AulaObjetivo Geral: Compreender a grandeza do nosso Pai Criador, reconhecendo nelea causa primria de todas as coisas. Conhecendo seus atributos e compreendendo que somos teus filhos.

Contedo/Recurso

Provid./Bibliog.

Harmonizao da sala 5 Msica e prece inicial Despertar para o tema da 10 Recurso: O evangelizador, caracterizado como detetive, entrar na sala se - Pistas com atributos aula. apresentando como tal e dizendo que est em buscas de pistas para encontrar o seu procurado. O evangelizador motivar todos os jovens a procurarem as pistas devidamente escondidos. Cada pista deve ser um dos atributos Divinos. Depois de encontrados, perguntar aos jovens qual Ser possui essas caractersticas, levando-os a descobrirem o tema da aula. ATRIBUTOS: Eterno, Imutvel, Imaterial, nico, Onipotente, Soberanamente Justo e Bom. Compreender que Deus 10 Contedo: Deus inteligncia suprema, causa primria de todas as coisas. - Allan Kardec, O Livro -Deus , na imensidade, o infinito. Esprito de tal modo puro, de tal modo sutil dos Espritos, 80. ed., inteligncia suprema causa que bem poucos espritos podem v-lo, de tal modo extenso que irradia por todos perg. 1. primria de todas as coisas.os lugares sem jamais se dividir, conservando assim a suas individualidade.

- Rustaing, os quatro Recurso: O evangelizador deve dividir os jovens em dois grupos, os dois Evangelhos, vol. 1, 7. grupos devero formar duas filas. No quadro dever estar a seguinte ed., p. 216 pergunta: O que Deus?. Cada grupo deve formar uma frase que responda a pergunta, porm cada integrante de cada grupo ter o direito de escrever apenas uma palavra. Assim que o primeiro grupo finalizar, o instrutor dever finalizar a brincadeira. O grupo vencedor ser aquele que formar a frase com maior sentido.Finalizar o momento com a explicao do contedo doutrinrio. Reconhecer a existncia do 10 Contedo: Onde se pode encontrar a prova da existncia de Deus?. - Allan Kardec, O livro Num axioma que explicais s vossas cincias. No h efeito sem causa. Procurai dos Espritos, 80. ed., Pai supremo atravs de um

axioma, ou seja: No h efeito sem causa.

a causa de tudo o que no obra do homem e vossa razo responder. Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obras da criao. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar da existncia de Deus negar o fato que todo efeito tem uma causa e avanar que o nada pde fazer alguma coisa.

perg. 4 - DVD- Sim para o amor, msica: Anjo/ Lucas

Recurso 1: Caso seja possvel o uso de aparelhos eletrnicos, O evangelizador dever passar um trecho do DVD do palestrante Plnio de Oliveira, a msica Anjo. Recurso 2: Caso no seja possvel o uso de aparelhos eletrnicos, o instrutor dever pedir para que cada jovem pegue um objeto que esteja dentro ou fora da sala e apresente no meio da roda. Feito isso, perguntar aos jovens quais, dentre os objetos, so obras do homem, separando os indicados. Por fim, pedir para os jovens atriburem a origem dos outros objetos e depois da natureza, levando-os a reconhecer que so obras de Deus. Evidenciar as trs partes 10 Contedo: O homem , portanto, formado de trs partes essenciais: 1 - o corpo ou ser material, anlogo ao dos animais e animado pelo princpio vital; 2 essenciais que constituem o alma, esprito encarnado que tem no corpo a sua habitao; 3 O princpio homem, reconhecendo o ser intermedirio, ou perisprito, substncia semimaterial que serve de primeiro humano como parte da criao envoltrio ao esprito e liga a alma ao corpo. Tais num fruto, o grmem, o Divina.perisprito e a casca.

Bibliog.: - Allan Kardec, O livro dos Espritos, 80 ed. Perg. 135). - Cartazes

Prov.: Recurso: O evangelizador dever expor o contedo utilizando trs - Cartaz com desenho, cartazes nos quais estaro desenhados o corpo fsico, perisprito e esprito cartolina, carbono, (desenho da pgina 32 - Aprendizes do Bem). papel sulfite, lpis. Para concluir, com o auxlio de um boneco feito de cartolina, papel carbono e papel sulfite, esclarecer que tudo aquilo que fizermos ao nosso corpo fsico estar registrado em nosso perisprito e esprito. Explicar para eles que todos os nosso atos, bons ou ruins, estaro marcados para sempre em ns. Refletir quanto a grandeza da 5 Divindade.Cantar com os jovens a msica Hino a Deus. ( nosso Pai Celeste, o Deus que adoramos. a Ele a quem primeiro, o nosso afeto damos, etc...) A letra da msica deve estar em cartaz, caso no haja violeiro, colocar a msica para tocar em um som e contar com os jovens.

Instituto do Jovem

Plano de Aula

TRABALHO MARIA DE NAZAR do Cristo, Curso: Aprendizes do Bem Objetivo geral: Reconhecer na imagem mesmo, o o nosso modelo e guia, compreendendo que Ele e Deus no so o que o prprio Cristo deixa evidente em suas passagens. Encontrar nas parbolas osis de profundo Aula 04: Amigo Jesus esclarecimento, sendo ele bssola para o roteiro juvenil aqui na Terra.Objetivo EspecficoDespertar para o tema da aula.

T

Contedo/Recurso

Provid./Bibliog.

10 Recurso: O instrutor dever realizar com os jovens a dinmica do Retrato Prov.: Falado com bales. Bales, Dardos, papis Dever ser montado um alvo repleto de bales, dentro de cada balo deve escritos. haver uma pergunta, sendo a resposta da mesma uma dica ao tema da aula. Os jovens devero formar uma fila e tentar acertar os bales com um dardo. Caneta com ponta que possa furar. Caso os jovens no descubram, o evangelizador dever esclarecer que a aula ser sobre Jesus. Contedo: Perguntas dentro do balo:1- Muitos pensam que Ele e Deus so a mesma pessoa. 2- Presidiu a formao do orbe terrestre. 3- Veio Terra mas no disse tudo, limitou-se a falar ao nvel de entendimento da humanidade. 4- Fala por parbolas. 5- Conta estrias Contedo: Porque eu no tenho falado por mim mesmo, mas o Pai que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar. E sei que o seu mandamento a vida eterna. As coisas, pois, que eu falo como o Pai mo tem dito, assim falo. - Respondeu-lhes Jesus: O meu ensinamento no meu, e, sim Daquele que me enviou. Se algum quiser fazer a vontade Dele, conhecer a respeito da doutrina, se ela de Deus ou se falo por mim mesmo.

Entender que o Cristo mesmo 10 esclareceu que filho de Deus e no o prprio Pai.

Bibliog.: - Jesus (Joo, 7: 1618) -Jesus (Joo, 12:4950) - Trechos dos ensinamentos de Jesus

Recurso: Nas paredes da sala, devero estar pregados vrios trechos dos ensinamentos do Cristo, dentre eles dever haver a passagem que explica que Jesus filho de Deus. Os jovens devero ser incentivados a encontrar essa passagem e explicar o que entenderem. Finalizar com a explicao do contedo doutrinrio. Compreender que o Cristo no 20 Contedo: digno de nota e bastante significativo o Divino Instrutor e Guia da humanidade ter empregado parbolas como processo de ensinar e instruir os deve ser observado a seus discpulos. De fato, o mtodo parablico eminentemente pedaggico, distncia, pois os porque, apelando para o raciocnio, fora o educando a pensar e refletir, pondo, ensinamentos que nos trouxe destarte, em atividade a razo, essa luz que Deus acende em nosso esprito a fim atravs das parbolas em de que, usando-a sempre, a tornemos cada vez mais intensa e brilhante. muito podem auxiliar em Como sabido, as parbolas so uma espcie de alegoria histrica ou nossas vidas. composio, encerrando em seu trecho um ensinamento, certa moralidade quepoca. Todas elas contem, invariavelmente, uma lio de moral.

Prov.: - Cartaz com contedo doutrinrio Bibliog.: - Vincius, O mestre na educao. 4. ed., p. 103-104.

Prov.: - Cpia das parbolas. - cartaz com contedo deve ser descoberta pelos leitores ou ouvintes. [...] [...] tm, como base e fundo, os acontecimentos cotidianos originrios daquela doutrinrio.

Recurso: O instrutor dever fazer o seguinte questionamento aos jovens: Qual foi a forma que Jesus utilizou para nos ensinar? Ouvir a resposta dos jovens e aps este momento, dividi-los em 3 grupos. Cada grupo dever receber uma parbola, estud-la e por fim retirar o ensinamento que o Cristo de Deus quis nos passar. Finalizar o momento com a leitura e explicao do contedo doutrinrio. Parbolas: Bom Samaritano, O Jovem Rico, Talentos(Anexo) etc. Refletir quanto importncia 10 Contedo: Retrato de Jesus- Sabendo que desejas conhecer quanto vou do Cristo em nossas vidas, e a narrar, existindo nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de esperana que deposita na grandes virtudes, chamado Jesus [...]. juventude. [...] Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja [...] Vale, da majestade tua, fidelssimo e obrigadssimo... Pblio Lntulus, presidente da Judia. (Anexo)

Bibliog.: Pblio Lntulus, presidente da Judia, O Retrato, retirado do livro Jesus, ed. Auta de Souza - Ivan de Albuquerque, Recurso: Ao som de uma msica suave de fundo, o instrutor deve pedir Cntico da Juventude, para que os jovens com papel e lpis na mo, ouam o texto O Retrato, p.26) tentem desenhar Jesus. Terminar e pedir para olharem para o retrato, Prov.:

enquanto o instrutor l a carta: A Juventude, vitalizada pela mensagem de - som Jesus, ser imbatvel e incorruptvel fora progressista, dirigindo para a -msica perene ventura todos quantos tiverem aproveitado os tempos juvenis, para -Papel e lpis. a sementeira, nos seus prprios rumos, das luzes do trabalho e do amor, como Ele ensinou.

ANEXO: PARBOLAS DE JESUSFILHO PRDIGO-OVELHA DESGARRADA-DRACMA PERDIDO [...]ensinam a unidade do destino que o Pai Celestial, em seu amor, concebeu e reserva a todos os seus filhos dentro da lei do arrependimento, confisso da culpa e do propsito de emendarse. O BOM SAMARITANO [...] ressaltando o sentimento fraterno e a prtica do Bem, como padro e lutas que lograro subir e elevar-se na escala evolutiva[...]. TALENTOS [...] fazendo ver os homens que ser atravs dos seus esforos, porfias e lutas que lograro subir e elevar-se na escala evolutiva[...] TRABALHADORE DA LTIMA HORA [...]comprovando que a evoluo do Esprito depende mais de operosidade e diligncia do que propriamente do tempo, e que o valor das obras resulta de sua perfeio e no do seu volume[...]. MORDOMO INFIEL [...]demonstrando que os bens terrenos so temporais, no constituindo propriamente dos homens, sero apenas usufrudos por eles no decurso de cada uma de suas existncias[...]. JUZO FINAL

ANEXO: O RETRATOSabendo que desejas conhecer quanto vou narrar, existindo nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo inculcado o projeta da verdade, e os seus discpulos dizem que filho de Deus, criador do cu e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado; em verdade, Csar, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus: ressuscita os mortos, cura os enfermos, em uma s palavra: um homem de justa estatura e muito belo no aspecto, e h tanta majestade no rosto, que aqueles que o vem so forados am-lo ou teme-lo. Tem os cabelos cor da amndoa bem madura, so distendidos at as orelhas, e das orelhas at as espduas, so da cor da terra, porm reluzentes. Tem no meio de sua fronte um linha separando os cabelos, na forma em uso nos nazarenos, o seu rosto cheio, o aspecto muito sereno, nenhuma ruga ou mancha se v em sua face, de uma cor moderada; o nariz e a boca so irrepreensveis. A barba espessa, mas semelhante aos cabelos, no muito longa, mas separada pelo meio, seu olhar muito afetuoso e grave; tem os olhos expressivos e claros, o que surpreende que resplandecem no seu rosto com os raios do sol, porm ningum pode olhar fixo o seu semblante, porque muito resplende, apavora, e quando ameniza, faz chorar; faz-se amar e alegre com gravidade. Diz-se que nunca ningum o viu rir, mas antes, chorar. Tem os braos e as mos muito belos; na palestra, contenta muito, mas o faz raramente e, quando dele se aproxima, verifica-se que muito

[...] notificando que no divino tribunal se indagar to-somente do homem, se ele amou ou desdenhou o seu prximo, de vez que, da resposta negativa ou afirmativa a esse nico quesito, depende a sua redeno ou condenao[...]. DA VIRGENS LOUCAS E DAS PRUDENTES [...] assinalando que no ser ltima ora, no momento da morte, que nos poderemos preparar devidamente para o outro plano da vida, visto como, chegando o nosso momento de partida, para l iremos nas condies em que nos acharmos, sejam elas favorveis ou desfavorveis.[...] Vincius, O Mestre na Educao, 4. ed., p. 103-105.

modesto na presena e na pessoa. o mais belo homem que se possa imaginar, muito semelhante sua Me, a qual de uma rara beleza, no se tendo, jamais, visto por estas partes uma mulher to bela, porm, se a Majestade Tua, Csar, deseja vlo, como no aviso passado escreveste, d-me ordens, que no faltarei de mand-lo o mais depressa possvel. De letras, faz-se admirar de toda a cidade de Jerusalm; ele sabe todas as cincias e nunca estudou nada. Ele caminha descalo e sem coisa alguma na cabea. Muitos se riem, vendo-o assim, porm em sua presena, falando com ele, tremem a admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por essas partes. Em verdade, segundo me dizem os hebreus, no se ouviram, jamais, tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus; muitos Judeus o tem como Divino e muitos me querelam, afirmando que contra a lei de Tua Majestade; eu sou grandemente molestado por estes malignos hebreus. Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrrio, aqueles que o conhecem e com ele tem praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefcios e sade, porm tua obedincia estou prontssimo, aquilo que Tua Majestade ordenar ser cumprido. Vale, da Majestade Tua, fidelssimo e obrigadssimo... Pblio Lntulo, presidente da Judia. Lnddizione stima, luna seconda. (Este documento foi encontrado no arquivo do Duque de Cesadini, em Roma. Essa carta, onde se faz o retrato fsico e moral de Jesus, foi mandada de Jerusalm ao Imperador Tibrio Csar, em Roma, ao tempo de Jesus.).

Instituto do Jovem

Plano de Aula

TRABALHO MARIA DE NAZAR Mostrar ao jovem que o por Jesus Curso: Aprendizes do Bem OBJETIVO GERAL:cincia, filosofia e religioconsolador prometidoKardec. a Doutrina Esprita, que codificada por Allan Aula 05: Doutrina EspritaObjetivos EspecficosT

Contedo / RecursoRecurso: O instrutor dever primeiramente relembrar a 1. Revelao Moiss, e a 2. Jesus, mostrando imagens dos mesmos, contando o episdio que melhor caracteriza o momento que se fizeram revelao Divina. Em seguida dever montar uma charada iconogrfica com a palavra Doutrina Esprita, para que eles descubram que este foi a 3. revelao. Concluir o momento utilizando a frase de Jesus Joo,(14, 15-17) em que ele anuncia o consolador prometido.

Bibliog./Provid.Bibliog.; Kardec, O Evangelho segundo o Espiritismo, p. 56-57, 107 ed. - Jesus Joo (14, 15-17)

Apresentar o tema da aula, esclarecendo que a Doutrina Esprita a 3. grande revelao Divina e o consolador prometido por Jesus.

10

Cartaz com foto de Contedo : O Espiritismo a cincia nova que vem revelar aos homens, por Moiss, Jesus meio de provas irrecusveis, a existncia e a natureza do mundo espiritual e as Cartaz com charada suas relaes com o mundo corpreo.[...] iconogrfica - Se me amais guardai os meus mandamentos e eu rogarei a Meu Pai e ele vos Cartaz com contedoenviar outro consolador, a fim de que fique eternamente convosco...

15 Identificar e explicar os trs aspectos da Doutrina Esprita

Recurso: Mostrar aos jovens trs figuras geomtricas (desenho ou objetos reais): Bola, Dado, e um tringulo de sinalizao de carro. O instrutor perguntar aos jovens quais destes trs objetos melhor representa a Doutrina Esprita e por qu. Aps ouvirem os comentrios o instrutor responder que o tringulo o que melhor representa a doutrina consoladora, pois ela possui trs aspectos fundamentais: Cincia, Filosofia e Religio. Contedo: O Espiritismo no tem o carter isolado de uma filosofia, de uma cincia ou de uma religio, porque , ao mesmo tempo, religio, filosofia e cincia. [...] - Cincia: Conjunto metdico de conhecimentos obtidos mediante a observao e a experincia.

Bola, Dado e Tringulo de sinalizao de carro. Bibliog.:ureo, Universo e Vid, 4. ed, p. 163-164. - Mini dicionrio Aurlio

- Filosofia: Estudo que visa a ampliar incessantemente compreenso da realidade, no sentido de aprend-la na sua inteireza. - Religio: Crena na existncia de fora ou foras sobrenaturais. (Mini Dicionrio Aurlio) Recurso: Dividir a sala em cinco pequenos grupos. Cada grupo receber escrito em um papel um princpio da doutrina esprita, no devendo pronunciar em voz alta para o outro grupo no ouvir. Ao sinal do instrutor todos devero ao mesmo tempo, todos os grupos gritar a palavra que recebero escrita, tentando ouvir o que os outros colegas esto falando, para descobrirem os cinco princpios: REENCARNAO, DEUS, EVOLUO, IMORTALIDADE DA ALMA e COMUNICAO ENTRE OS ESPRITOS. Quando conseguirem descobrir todos, o instrutor dever explanar cada um deles. 10 Contedo: Reencarnao A doutrina da reencarnao, isto , a que consisteem admitir para o Esprito muitas existncias sucessivas, a nica que corresponde idia eu formamos da justia de Deus paracom os homens que se acham em condio moral inferior; a nica que pode explicar o futuro e firmar as nossas esperanas, pois que nos oferece os meios de resgatarmos os nossos erros por novas provaes. A razo no-la indica e os Espritos a ensinam. Deus Deus a inteligncia suprema, causa primria de todas as coisas. Evoluo As diferentes existncias corpreas do esprito so sempre progressivas e nunca regressivas; mas a rapidez do seus progresso depende dos esforos que faa para chegar perfeio Imortalidade da Alma A morte a destruio do invlucro mais grosseiro. O esprito conserva o segundo, que lhe constitui um corpo etreo, invisvel para ns no estado normal, porm que pode tornar-se acidentalmente visvel e mesmo tangvel, como sucede no fenmeno ds aparies. Comunicabilidade entre os Espritos As comunicaes entre os mundos visvel e invisvel podem ser ocultas ou patentes, espontneas ou provacadas. Os espritos atuam sobre os homens ocultamente, sugerindo-lhes pensamentos e influenciandoos de modo perceptvel, por meio de efeitos apreciveis aos sentidos.

- Papis - Cartaz com contedo

Evidenciar os 5 princpios bsico que caracterizam a Doutrina Esprita.

Bibliog.: Allan Kardec, O livro dos Espritos, 80 ed., perg. 171, 01, 25, 24. Feb.

Esclarecer que Allan Kardec o codificador da Doutrina Esprita, evidenciando os antecedentes histricos ao surgimento do Espiritismo, e as obras codificadas por ele.

10

Recurso: Retrato bem falado. O instrutor dever cobrir um pster de Kardec com recortes de revistas, com orelha, olhos, nariz, etc, de outras pessoas. Divididos em dois grupos, os jovens devero responder perguntas referentes ao contedo da aula j dada, e medida que forem acertando, retirando uma pea do pster, at descobrirem quem . Por fim, os instrutores devero concluir o momento contando o episdio de Hydesville e os fenmenos das mesas girantes (Anexo) e mostrar as obras bsicas codificadas por ele. Contedo; Deve-se a Allan Kardec a codificao [...] do Espiritismo, Doutrina Esprita ou dos Espritos, isto , a reunio de seus princpios bsicos e de suas normas gerais em livros (cdigos), de acordo com as respostas e explicaes dadas pelos Espritos s numerosas indagaes que lhe foram feitas. Allan Kardec pseudnimo adotado pelo eminente pedagogo francs Hipplyte Leon Denizard Rivail, por ter sido, segundo Zfiro [...] seu nome como sacerdote entre os druidas, nas Glias, em encarnao passada. Ver anexo dos antecedentes histricos Recurso: Msica Trabalhadores da ltima hora (Ver anexo). O instrutor dever convidar os jovens para cantarem a msica acima, explicando o porqu que o trabalho desinteressado sustenta a dignidade e o respeito nas boas obras.

- Pster de Allan Kardec com figuras recortadas. - Cartaz com contedo Bibliog.: Pedro Franco Barbosa, Espiritismo Bsico, p. 54)

Esclarecer que o estudo e o trabalho so fundamentais para a compreenso da doutrina esprita, e que tambm so necessrios para evoluo do esprito.

5

Bibliog.: Allan Kardec, O Livro dos Espritos, 80 ed., p. 46, Andre Luiz, Conduta Esprita, 15. ed, p. 56.

Contedo: A verdadeira Doutrina Esprita est no ensino que os espritos deram e os conhecimentos que esse ensino comporta so por demais profundos e extensos para serem adquiridos de qualquer modo, que no por um estudo perseverante, feito no silncio e no recolhimento. - O trabalho desinteressado sustenta a dignidade e o respeito nas boas CD e som. obras.Jesus luz, irmo, amigo Anunciou pra outros tempos um consolador Temos agora em nossas mos, Espiritismo-amor E em Jesus temos o exemplo, de amor e paz e confiana, Aprenderemos junta a ele,que o cristo nunca se cansa.

MSICA: TRABALHADORES DA LTIMA HORA: Pra semear ns somos livres, mas a colheita nunca tarda O tempo passa e no tem volta, Vamos plantar, a terra farta Fomos chamados ao trabalho, vamos a ele, vamos agora Aproveitemos essa chance, Trabalhadores da ltima hora

Anexos:Charada iconogrfica Doutor-tor+30-nta+Navio-vio= ________ ______ _______ Escola-cola+Pijama-jama+Risada-sada+Tanque-nque= _________ __________ _________ _________ Obs: Todas as palavras devero ser desenhadas. Os acontecimentos de Hydesville, em 1848: Na noite de 28 de maro de 1848, nas paredes de madeira do barraco de John D. Fox, comearam a soar pancadas incomodativas, perturbando o sono da famlia, toda ela metodista. As meninas Katherine (Kate ou Katie) de 9 anos de idade, Margarett, de 12 anos, correram para o quarto dos pais, assustadas com os golpes fortes nas paredes e teto de seu quarto. Esse barraco, na aldeia de Hydesville, no Condado de Wayne, Estado de New York, era construdo em terreno pantanoso. Os alicerces eram de pedra e tijolos at altura da adega e da para cima surgiam parede de tbua. Seus ltimos ocupantes haviam sido os Weekmans, que posteriormente tambm confessaram ter ouvido ali batidas na porta, passos na adega e fenmenos outros inexplicveis. No dia 31 de maro de 1848 a famlia Fox deitou-se mais cedo do que de costume, pois havia trs noites seguidas que no podiam conciliar o sono. Foi severamente recomendado s crianas, agora dormindo no quarto dos pais, que no se referissem aos tais rudos, mesmo que elas os ouvissem. Nada porm, obstou a que pouco depois as pancadas voltassem, tornando-se s vezes em verdadeiros estrondos, que faziam tremer at os mveis do quarto. As meninas assentaram-se na cama, e o Sr. John Fox resolveu dar uma busca completa pelo interior e pelo exterior da pequena vivend, mas nada encontraram que explicasse aquele mistrio. Kate, a filha mais jovem do casal, muito viva e j um tanto acostumada ao fenmeno. Ps-se em dado momento a imitar as pancadas, batendo com os seus dedos sobre um mvel, enquanto exclamava em direo ao ponto onde os rudos eram constantes: Vamos, Old Splitfoot(velho p rachado), faa o que eu fao. Prontamente as pandadas do descolhecido se fizeram ouvir, em igual nmero, e paravam quando a menina tambm parava. Margaretta, brincando disse: Agora, faa o mesmo que eu: conte um, dois, trs, quatro, e ao mesmo tempo dava pequenas pancadas com os dedos. Foi-lhe plenamente satisfeito esse pedido, deixando a todos estupefados e medrosos. Estava estabelecida comunicao dos vivos com os mortos e assentada uma nova era de mais dilatadas esperanas, com a prova provada da continuidade da vida alm do tmulo. Naquela mesma noite de 31 de maro vrias perguntas foram feitas pelos donos da humilde casa e por alguns inmeros vizinhos ali chamados, obtendo-se sempre, por meio de certo nmero de pancadas, respostas exatas s questes formuladas. O comunicante invisvel forneceu ainda a sua histria: fora um vendedor ambulante que antigos moradores daquela casa assassinaram, havia cinco anos, para furtar-lhe o dinheiro que trazia; seu corpo se achava sepultado no poro, a dez ps de profundidade. No barraco havia residido, em 1844, o casal Bell, sem filhos, e que s tinha uma criadinha, Lucretia Pulver, que no

raro dormia fora, em casa dos pais. Feito um inqurito, foi ela ouvida, pois o casal j havia desaparecido do lugar. Lembrava-se de um vendedor ambulante que certo dia aparecera no barraco, e que os patres a mandaram dormir na casa dos pais, pra que o hspede pernoitasse no quarto dela. Pela manh compareceu ela em casa dos patres e soube que o vendedor partira muito cedo. Diante do depoimento obtido pelos golpes do batedor invisvel, foram feitas escavaes no poro, mas era tempo de chuvas, e como a gua enchia logo a fossa que se abria no terreno pantanoso, resolveram realizar a busca em poca propcia. No vero, continuaram a escavao e, a cinco ps de profundidade, foram encontrados carvo, cal e alguns ossos humanos. Por ser muito incompleto o achado, os incrdulos teceram suas dvidas sobre a verdade da revelao. As pancadas continuavam, tendo-as testemunhado vrias centenas de curiosos. A pouco e pouco foram estabelecendo uma conveno para receberem respostas mais detalhadas s perguntas que se faziam aos autores invisveis. Convencionou-se uma alfabeto em que cada letra representaria determinada nmero de batidas: o A seria uma, o B seria duas, o C, trs, e assim por diante. As meninas Fox viajaram, e tambm em outras casas, onde se hospedavam, ouviamse as tais pancadas, travavam-se novas conversaes com os Espritos, processando-se ainda outros fenmenos interessantssimos. Notou-se que possuam elas uma faculdade especial, e pouco depois se observou que outras pessoas eram dotadas de semelhantes faculdades: ao contacto de suas mos uma mesa se levantava, dava pancadas com os ps, e essas pancadas respondiam com inteligncia a perguntas. Nomes de respeitveis personalidades j falecidas assinavam belas mensagens anunciadoras de uma revoluo no campo moral das criaturas humanas, dizendo que afinal os tempos eram chegados para que novos horizontes se descortinassem aos destinos do homem. Surgiu a poca das mesas girantes que se tornou epidemia no mundo, como se pode ver da interessante obra de Zeus Wantuil, As Mesas Girantes e o Espiritismo. Foram as mesas girantes, e depois falantes, que chamaram a ateno do Prof. Hippolyte Leon Denizard Rivail para os fenmenos espritas. Depois da mesas surgiu a escrita com o lpis preso a uma cestinha de vime, e, finalmente, com a mo do mdium. Servindo-se desses ltimos meios, Rivail elaborou a grandiosa Codificao do Espiritismo. (Allan Kardec, Pesquisa Bibliogrfica e Ensaios de Interpretao, Zeus Wantuil, Vol. II,, 4. Edio,, 1980, FEB.)

Instituto do Jovem

Plano de Aula

TRABALHO MARIA DE NAZAR OBJETIVO GERAL: Reconhecer o centro esprita como uma escola Curso: Aprendizes do Bem da alma, um hospital um templo e um lar, impulsionando a formao Aula 06: Centro Esprita: Escola da Alma espiritual das criaturas.Objetivos EspecficosT

Contedo / RecursoRecurso: O Evangelizador dever dividir os jovens em duas equipes, entregar uma quebra-cabea (tamanho de uma cartolina) para montarem. Um quebra-cabea o desenho da casa do caminho e dos apstolos, e o outro do Centro Esprita Caminho. Pedir para montem e preguem no quadro, O evangelizador explicar o que foi a Casa do Caminho, relatando como surgiu, o contexto histrico, seus fundadores e etc, e questionar os jovens o que ela tem em comum com um Centro Esprita, esclarecendo depois que o centro esprita foi dada a tarefa de exercer a mesma funo que a casa do caminho desempenhava na poca. Contedo: [...] Acumulando as tarefas com ingente sacrifcio, Joo e Pedro, como concurso dos companheiros, haviam construdo um pavilho modesto, destinado aos servios da igreja, cuja fundao iniciavam para difundir as mensagens da Boa Nova. [...]

Bibliog./Provid.Bibliog.; Emmanuel, Paulo e Estevo, 11 ed., p. 67. Prov.: Quebra-cabeas da Casa do Caminho e do Centro Esprita.

Esclarecer que o centro esprita retoma os trabalhos realizados pelos apstolos, na Casa do caminho, em Jerusalm, a mais de 2000 anos atrs.

10

Definir o que um Centro 15 Esprita, evidenciando os seus aspectos de hospital, escola, templo e lar.

Recurso: O instrutor dever dividir a turma em quatro equipes, cada equipe dever receber uma ficha contendo um aspecto do centro esprita(hospital, lar, escola e templo). O grupo no dever o aspecto em voz alta, pois devero desenh-lo, para que o outro grupo descubra o que . Todos devero mostrar o desenho, questionando o que com grupos adversrios. Ao final o instrutor prega ao lado do desenho o contedo doutrinrio de cada aspecto explicando-o.

Bibliog.:Emmanuel e Andr Luiz, Estude e Viva, 6. edio, p. 206223; -Emmanuel, 7.ed., p.

155-156. - Emmanuel, Entrevistas, 4. ed., p. 114-115). - Djalma Montenegro e Contedo: -ESCOLA: Os nossos amigos espirituais sempre nos ensinaram a considerar os Farias(Diversos Espritos, da Centros Espritas como a Escola mais importante da nossa alma, porque o no Sementeira Fraternidade, 3. ed., p. Templo Esprita que ns recebemos de outros e podemos doar de ns mesmos os

valores que serviro a cada um de ns para a vida eterna.[...] - HOSPITAL: Hospital recebe enfermos de toda procedncia, sem l inquirir a doena nem exigir apresentao de carteira de sade com os antecedentes da molstia. - TEMPLO: Um templo esprita no simples construo de natureza material. um ponto do Planeta onde a f raciocinada estuda as leis universais, mormente no eu se reporta conscincia e justia, edificao do destino e imortalidade do ser. - LAR: Lar de esclarecimento e consolo, renovao e solidariedade, em cujo equilbrio cada corao que lhe compe a estrutura moral se assemelha pea viva de amor na sustentao da obra em si.[...]

234). - Emmanuel

e Andr Luiz, Estude e Viva, 5. ed., p. 206)Prov.: Cartazes, cartolina, giz de cera, canetas coloridas, etc.

Mostrar ao jovem que a organizao e a diviso do trabalho da Casa Esprita vem da Espiritualidade.

Recurso: Mostrar o mapa da colnia do Nosso Lar, explicando a - Andr Luiz, Nosso Lar, 39 ed., p. 64-65. organizao da mesma em ministrios. 5 Contedo: [...] Nos Ministrios do Nosso Lar so enormes clulas de trabalhoativo. Nem mesmo alguns dias de estudo oferecem ensejo viso detalhada de um Prov.: Mapa da Colnia Nosso Lar s deles.[...] Segundo nossos arquivos, muitas vezes os que nos antecederam buscaram inspirao nos trabalhos de abnegados trabalhadores de outras esferas; em compensao, outros agrupamentos buscam o nosso concurso para outras colnias em formao. Cada organizao, todavia, apresenta particularidades essenciais.

Identificar os institutos que funcionam em uma Centro Esprita. 10

Recurso: O instrutor dever pregar previamente no quadro o nome de todos os institutos da Casa Esprita (Instituto da Criana, Instituto do Jovem, Instituto da Caridade, Instituto do Esclarecimento e Famlia, Instituto da Divulgao e Instituto da Mediunidade). Escrever em papis as atividades do trabalho assistencial de uma casa esprita (sopa, aulinhas de evangelizao infantil, mocidade, oficinas mveis, campanhas, tratamento espiritual, reunio pblica, etc.). Fazendo batata quente com os jovens, estes devero fixar o papel com a atividade escrita embaixo do instituto que a atividade assistencial faz parte. Ao final o instrutor explicar o contedo sobre os institutos.

Bibliog.: Caderno de exerccios de O livros dos Espritos I e Noes Bsicas de Evangelizao Juvenil, v. 1, p. 128.

Prov.: Faixas de papel com nome dos institutos, e fichinhas escritas atividades assistenciais da Contedo: um departamento da Casa Esprita com caractersticas escolares, formando uma unidade de ensino e pesquisa de carter especializado, que casa esprita. congrega dirigentes, instrutores e alunos na experimentao de determinado campo

do conhecimento humano e espiritual e na prtica assistencial, visando ao autoaperfeioamento para um servio gradativamente mais fecundo e pleno.

Mostrar ao jovem como dever ser nossas atitudes dentro do Centro Esprita.

5

Recurso: Dividir a sala em dois grupos, sendo que cada grupo dever fazer uma representao. O primeiro grupo dever ensaiar como dever ser a atitude de um trabalhador no centro esprita; e o segundo dever ensaiar as atitudes erradas de um visitante no centro esprita. Ao trmino, os grupos devero apresentar-se uns para os outros, refletindo sobre o texto abaixo e de como tem sido o nosso comportamento no centro esprita.O templo local previamente escolhido para encontro com as Foras Superiores. Os atos da criatura revelam-lhe os propsitos. O silncio favorece a ordem. O exemplo do bem comea nos gestos pequeninos. A harmonia dos pensamentos condiciona a paz e o progresso de todos. A disposio de servir, por si s, j simplifica os obstculos. Os aparatos exteriores tem cristalizado a f em todas s civilizaes terrenas. Quem se ilumina, recebe a responsabilidade de preservar a luz. A pureza da prtica da Doutrina Esprita deve ser preservada a todo custo.

Bibliog.: Andr Luiz, Waldo Vieira, Conduta Esprita, pg. 49-52. 19 ed. Prov.: Cartaz

Instituto do Jovem

Plano de Aula

TRABALHO MARIA DE NAZAR que reencarnao somente mostra a bondade Curso:Aprendizes do Bem OBJETIVO GERAL: Explicar possaaresgatar seus dbitos, e que a desencarnao Divina, permitindo ao homem que do que a passagem nossa Aula 07: Reencarnao e nada maisps-desencarne uma do plano fsico para o espiritual, e quequando condio conseqncia das nossas atitudesDesencarnaoencarnados. T

Objetivos Especficos

Contedo / RecursoRecurso: O instrutor far a dinmica da Teia de Aranha. Colocando cadeira emparelhadas de costas uma das outras a uma distncia de 1,20m, amarrar barbante entre as cadeiras at formar um emaranhado como uma teia de aranha. Lanar o desafio para os jovens: passar pelo caminho entre as cadeiras, sem triscar nos fios de barbante. Caso o jovem no consiga, o evangelizador dar uma nova chance. Ao final do desafio, o evangelizador explicar que a reencarnao tem o mesmo objetivo da dinmica. O caminho a nossa vida, os fios so os obstculos, dificuldades que temos que passar e que devemos vencer. O objetivo maior da encarnao a nova oportunidade que temos de no tocar nos fios, ou seja, no errar.

Bibliog./Provid.Bibliog.; Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, 107 ed., p. 84. - Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, 107 ed., p. 132.

Definir o que reencarnao, destacando suas evidncias e objetivos

10

Contedo : A reencarnao a volta da alma ou Esprito vida corprea, mas Prov.: Barbante, em outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem de comum com o cartazes com o antigo. contedo, cadeiras- Qual o objetivo da encarnao dos Espritos? Deus lhes impe a encarnao com o fim de faz-los chegar perfeio. Para uns uma expiao; para outros, misso. Mas, para alcanarem essa perfeio, tem que sofrer todas as vicissitudes da existncia corporal: nisso que est a expiao. Visa ainda outro fim a encarnao: o de por o Esprito em condies de suportar a parte que lhe toca na obra da criao.

5 Esclarecer quando se inicia o processo de

Recurso: O instrutor dever contar, mostrando imagens, o processo de Bibliog.:Allan Kardec, O reencarnao que se inicia desde o momento da fecundao. (Sugesto de livro dos Espritos, 80 imagens: Espermatozide fecundando o vulo tero Materno Feto formado dentro do ed., perg. 344;tero O nascimento Me amamentando beb criana engatinhando criana com 7 anos Jovem de 12 anos(quando se completa o processo de reencarnao).

Prov.: Imagens e cartaz

reencarnao.

Contedo: A unio comea na concepo, mas s completa por ocasio do com contedo.nascimento. Desde o instante da concepo, o esprito designado para habitar certo corpo a este se liga por um lao fludico que cada vez mais vai se apertando at o instante em que a criana v a luz.

Reconhecer que a Doutrina da reencarnao a nica que corresponde idia que formamos da Justia Divina para com os homens, explicando o porqu do esquecimento do passado.

10

Recurso: Mostrar duas fotos que evidenciem as desigualdades sociais, fazendo os seguintes questionamento: Como podem existir tantas desigualdades sociais no mundo considerando-se a existncia de um Deus Justo e Bondoso? Ouvir os apontamentos dos jovens, e s ento contar a estria de Luzia e Ricardo atravs de desenho, esclarecendo que s com a reencarnao podemos acreditar num Deus Justo e Bondoso.(ver Anexo com a estria de Luzia e Ricardo). Para justificar o esquecimento do passado fazer comparaes simples para que possam compreender essa beno de Deus( Questionamentos que podero ser feitos aos jovens: J imaginaram se vocs lembrasse que na outra encarnao vocs assassinaram sua algum da famlia? J imaginaram se vocs lembrasse que na outra encarnao vocs foram envenenado pela sua me? Etc.). Contedo: A doutrina da reencarnao,[...], a nica que corresponde idiaque formamos da Justia de Deus para com os homens eu se acham em condio moral inferior; nica que pode explicar o futuro e firmar as nossas esperanas, pois que nos oferece os meios de resgatarmos os nossos erros e provaes. - Com efeito, a lembrana traria gravssimos inconvenientes. Poderia, em certo casos, humilhar-nos singularmente, ou, ento, exaltar-nos o orgulho e, assim, entravar o nosso livre-arbtrio. Em todas as circunstncias acarretaria inevitvel perturbao nas relaes sociais.[...]

Bibliog.:Allan Kardec, O livro dos Espritos, 80 ed., perg. 171;Prov.: Imagens com desigualdades sociais, cartaz com contedo doutrinrio.

Esclarecer o que desencarnao e como esse processo ocorre.

10

Recurso: Vdeo: Ghost Do outro lado da vida, parte em que o Sam Bibliog.: Emmanuel, O desencarna. Ouvir os comentrios dos jovens, e com o cartaz de um grande Consolador, 10 ed., porta, explicar o contedo abaixo. perg. 147. Contedo: Desencarnar mudar de plano, como algum que se transferisse de Prov.:uma cidade para outra, a no mundo, sem que o fato lhe altere as enfermidades ou as virtudes com a simples modificao dos aspectos exteriores. Cartaz com o contedo, TV, aparelho de DVD, e DVD Ghost- Do outro lado da vida.

Compreender que a situao do esprito aps a morte a conseqncia direta das suas inclinaes quando encarnado.

7

Recurso: Vdeo: Ghost Do outro lado da Vida, parte em que o assassino Bibliog.: Allan Kardec, do Sam desencarna. Ouvir os comentrios dos jovens, e em seguida O Livro dos Espritos, 80 explanar o contedo abaixo. ed., perg. 165. Contedo: A perturbao que se segue morte nada tem de penosa para o Prov.:homem de bem, que se conserva calmo semelhante em tudo a quem acompanha as fases de um tranqilo despertar. Para aquele cuja conscincia ainda no est pura, a perturbao cheia e ansiedade e de angstias, que aumentam proporo que ele da sua situao se compenetra. Cartaz com o contedo, TV, aparelho de DVD, e DVD Ghost- Do outro lado da vida.

Reflexo em torno da nossa encarnao atual

3

Recurso: O instrutor recortar em papel a figura de uma mala. Entregar pra cada jovem, pedindo que escrevam na parte de dentro, o que trouxeram quando chegaram, ou seja, encarnaram, e o que gostariam de levar para o outro lado, quando desencarnarem. O instrutor dever colocar uma msica instrumental harmnica para essa atividade de reflexo. Contedo: nosso dever compreender e trabalhar para a melhoria dos nossoscostumes, no aperfeioamento da vida.

Bibliog.: Allan Kardec, O Livro dos Espritos, 80 ed., perg. 132.Prov.: Malas de papel, som e CD.

ANEXO: ESTRIA DE LUZIA E RICARDO Luzia nasceu negra, muito feia, cega, surda e muda, tetraplgica, pobre de um bairro de periferia pauprrimo, vivendo abandonada por toda a famlia na imundcie e sem nenhum tipo de oportunidades na vida. Ricardo nasceu loiro, de uma beleza incomparvel, rico de um bairro de classe alta, vivendo em mais alto luxo e oportunidades na vida. A pergunta que se faz porque Deus foi to injusto e cruel com Luzia e to bondoso e benevolente com Ricardo? Seria Deus um ser que ofertasse privilgios a uns e no a outros? Onde h Justia Divina? Deus que todo Bondade e Perfeio, atuou com a sua justia infalvel nesta encarnao. E a condio de Luzia e Ricardo se justificam penosamente no passado. Luzia, foi uma grande Rainha, h muitas encarnaes atrs. Muito bela, perfeita em sua medidas e propores, riqussima e poderosa, mas que usufruiu muito mal das oportunidades e benefcios que lhe foram emprestados. Tinha uma personalidade intragvel, egosta, autoritria e muito maldosa, que maltratava as pessoas ao seu redor. Conquistava grandes homens do seu reino, enfeitiando-os, para depois de lhes acometerem aos seus caprichos, matava-os friamente para que no pudessem tra-la. Ricardo, plebeu humilde e ingnuo, foi um dos homens que ela envolveu, corrompeu, e assassinou. E ento, hoje, Luzia colhe as amarguras de uma vida desgraada, enquanto Ricardo recebe de Deus as oportunidades que um dia foi dada a outrem.

Instituto do Jovem

Plano de Aula

TRABALHO MARIA DE NAZAR OBJETIVO GERAL: Evidenciar como grande a influncia dos espritos em Curso: Aprendizes do Bem nossas vidas, mostrando que obsesso toda ao persistente que um esprito Aula 08: Influncia dos Espritos ruim exerce sobre um indivduo. Identificar os graus de obsesso e a profilaxia para os processos obsessivos.Objetivos EspecficosT

Contedo / RecursoRecurso: Ser feita a dinmica do rdio: os jovens devero ficar de p no centro da roda. O instrutor ligar o rdio e sintonizar numa estao qualquer. Os jovens devero danar conforme o ritmo que estiver tocando no rdio. Depois de ter passado por vrias estaes, o evangelizador dever esclarecer que ns somos como um rdio. Que podemos nos sintonizar com espritos do bem, e se vibrarmos o mal, vamos sintonizar com esprito inferiores. Contedo : Influencia os espritos em nosso pensamentos e em nossos atos?

Bibliog./Provid.Bibliog.; Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, 107 ed., p. 459. - Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, 107 ed., p. 484.

Mostrar a grande influncia que os espritos exercem sobre nossas vidas, evidenciando que, de acordo com a nossa vibrao mental, podemos ser influenciados por espritos bons ou maus.

5

Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinrio, so eles que vos dirigem. Os bons espritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetveis de se Prov.: Rdio, extenso melhorarem. Os espritos inferiores com os homens viciosos, ou que podem tornar- e cartaz com contedo. se tais. Da suas afeies, como conseqncia da conformidade dos sentimentos.

Definir o que obsesso esclarecendo que o processo obsessivo 15 origina-se das nossas imperfeies morais.

Recurso: Solicitar a participao de dois voluntrios. Dividir a sala em dois grupos. Vendar os dois voluntrios, e vendados, escolher qual dos grupos guiam quem(os voluntrios no sabero a quem obedecer no chamado). Os grupos no podero chama-los pelo nome, somente dizer para direita, para esquerda, para frente, etc. O Objetivo dos grupos fazer com que um dos voluntrios pegue a caixa com a palavra secreta. A caixa dever estar em um local bem complicado, e cheia de balas e doces para o grupo vencedor. Quando acharem, pregar a palavra OBSESSO, escrita em papel no quadro e explanar o contedo. Em seguida a origem do processo obsessivo ser mostrado a imagem do jovem com manchas negras espalhadas pelo corpo

Bibliog.:Allan Kardec, A Gnese, 37 ed., perg. 304-305;Prov.: 02 Vendas com tecido escuro, caixa com balas e doces e papel escrito obsesso, cartaz com desenho de jovem com manchas negras e

que representaro as imperfeies morais que possuem. O instrutor cartaz com contedo. perguntar: O que sero essas manchas negras no corpo do jovem? Contedo:-Chama-se obsesso a ao persistente que um esprito mal exerce sobre um indivduo.[...]Assim como as enfermidades resultam das imperfeies fsicas que tornam o corpo acessvel s perniciosas influncias exteriores, a obsesso decorre sempre de uma imperfeio moral, que d ascendncia a um esprito mal. -Assim como as enfermidades resultam das imperfeies fsicas que tornam o corpo acessvel s perniciosas influncias exteriores, a obsesso decorre sempre de uma imperfeio moral, que d ascendncia a um esprito mau. A uma causa fsica, ope-se uma fora fsica: a uma causa moral preciso se contraponha uma fora moral.

Mostrar os quatro tipos de obsesso 10

Recurso: Dividir a turma em quatro grupos. Cada grupo dever estudar um Bibliog.:Allan Kardec, A tipo de obsesso: Simples, Fascinao, Subjugao e Auto-Obsesso. Gnese, 32 ed., perg. Apresentarem o que eles entenderam dos textos. 298-300; Contedo: Na obsesso simples o mdium sabe muito bem que se acha presa de um esprito Prov.:mentiroso e este no se disfara; de nenhuma forma dissimula suas ms intenes e o seu propsito e o seu propsito de contrariar. Na fascinao tem conseqncias muito graves. uma iluso produzida pela ao direta do esprito sobre o pensamento do mdium e que, de certa maneira, lhe paralisa o raciocnio, relativamente s comunicaes. A subjugao uma constrio que paralisa a vontade daquele que a sofre e o faz agir a seu mal grado. Numa palavra: o paciente fica sob um verdadeiro jugo. O homem no raramente o obsessor de si mesmo. Textos contedo. com o

Conhecer os mtodos de se evitar a obsesso e o seu tratamento.

10

Recurso: O instrutor far um questionamento: Como ser que conseguimos evitar a obsesso? Aps ouvir os comentrios, explanar o contedo abaixo em cartaz. Lembrando de alguns elemento fundamentais para a cura: Prece, Culto do Evangelho no Lar, Leitura Edificante, Reforma ntima, Passe e gua fluidificada, cultivo de bons pensamentos, caridade, vontade e JESUS. Contedo: Realmente o amor- tal como o Cristo no-lo ensinou o nico

Suely C. Schubert, Obsesso/Desobsesso, 6. ed., p. 189)Bibliog.:

antdoto contra esse mal que grassa de maneira to avassaladora: a obsesso. Assim como o corpo necessita respirar, alimentar-se e repousar, a necessidade primordial do Esprito o AMOR, para se ver curado das enfermidades que o prejudicam.

Fazer com que o jovens reflitam sobre os defeitos que possuem, e que julgam serem as portas abertas para a obsesso.

5

Recurso: Cada jovem receber uma portinha de papel, na qual, responder a seguinte pergunta: Quais so os defeitos que voc julga te e que so as portas para a obsesso na sua vida? Ao som de uma msica de fundo, os jovens responderam e, aps alguns minutos, os evangelizadores devero concluir apresentado Jesus como a chave para se fechar s portas para a obsesso. Contedo: Aquele que encontrou Jesus j comeou o processo de libertaointerior e de desobsesso natural. Conquanto, emparedado no casulo carnal, tornase esprito livre que pode flutuar alem e acima das vicissitudes, em perfeita alegria ante a primavera eterna do Mundo Espiritual, de que j participa, na busca do Sol do amor que o Supremo Governador da Terra, nosso modelo e guia: Jesus!

Bibliog.: Diversos Espritos, Sementes de Vida Eterna, 2 ed., pg. 167. Prov.: Fazer portinhas de papel, lpis e figura de Jesus.

Instituto do Jovem

Plano de Aula

TRABALHO MARIA DE NAZAR GERAL: Mostrar que a mediunidade o meio pelo Curso: Aprendizes do Bem OBJETIVO com o plano espiritual, sendo ela, uma faculdade inerente a qual nos comunicamos todos os seres humanos. Aula 09: MediunidadeObjetivos EspecficosT

Contedo / RecursoRecurso: O evangelizador entrar na sala conversando com um amigo pelo celular. Aps a encenao, o instrutor explicar a relao existente entre a encenao e o contedo a ser abordado, simbolizando a mediunidade o aparelho telefnico.

Bibliog./Provid.

Compreender o que Mediunidade, meio pelo qual entramos em contato com os espritos

10

Bibliog.: Allan Kardec, O que o Espiritismo, 37 ed. P. 181-182. - Allan Kardec, O livro dos Mdiuns, 32 ed., p. Contedo : Seu fim por-nos em relao direta com as almas daqueles que 274. viveram a fim de receberem ensinamentos e iniciaes na vida futura. Prov.: Telefone celular, Intercmbio espiritual atravs da mediunidade significa permuta entre os dois e cartaz com contedo.planos. Por mais fsica, aparentemente, seja a comunicao, esta sempre de esprito a esprito, utilizando-se o desencarnado das possibilidades do perisprito do mdium.

Identificar os Mediunidade.

tipos

de 10

Recurso: Os jovens devero ser divididos em quatro grupos, sendo que Bibliog.:Allan Kardec, O cada grupo ficar com um tipo de mediunidade. Eles tero que elaborar uma livro dos Mdiuns, 32 pequena encenao demonstrando como ocorre dos fenmenos medinicos ed., p. 233-235. para que os outros grupos adivinhem. Aps as apresentaes, o instrutor dever concluir o momento com o contedo. Contedo:-Mdiuns Audientes: Os que ouvem os espritos. Muito comuns. - Mdiuns Falantes: os que falam sob a influncia dos Espritos. Muito comuns. - Mdiuns Videntes: os que, em estado de viglia, vem os Espritos. A viso acidental e fortuita de um Esprito, numa circunstncia especial, muito freqente; mas, a viso habitual, ou facultativa dos Espritos, sem distino, excepcional.[...] -Mdiuns escreventes ou psicgrafos: os que tem a faculdade de escrever por si mesmos sob a influncia dos Espritos.

Prov.: Papis escritos os 4 tipos de mediunidade e o contedo doutrinrio.

Evidenciar a importncia da disciplina para o correto exerccio da mediunidade.

5

Recurso: Letras misturadas. O instrutor pedir aos jovens para descobrirem a palavra secreta com as letras soltas no cho. Ao descobrirem a palavra DISCIPLINA, o instrutor dever pegar uma faca, um lpis e um telefone, e perguntar o que tem a ver com a palavra disciplina. O instrutor explicar que os mesmos podem ser usados tanto para o bem quanto para o mal, assim como acontece com a mediunidade, dependendo to somente do carter o mdium. Contedo: Para que se coroem de xito, quaisquer esforos no exercciomedinico, estes devem partir do prprio encarnado, que se deve submeter disciplina austera, em continuados exerccios da dignificao moral. - A primeira necessidade do mdium evangelizar-se a si mesmo antes de se entregar s grandes tarefas doutrinrias, pois, de outro modo poder esbarrar sempre com o fantasma do personalismo, em detrimento de sua misso.

Bibliog.: Diversos Espritos, Sementeira da Fraternidade, 3. ed., p. 122-123. Emmanuel, O Consolador, 10 ed., perg. 387.Prov.: Letras grandes separadas que formem a palavra disciplina, e cartaz com contedo.

Esclarecer o que Mdium, mostrando a oportunidade Divina de se praticar a caridade, resgatando dbitos do passado.

15

Recurso: Explicando o que um Mdium com o contedo abaixo, perguntar se eles j ouviram falar de algum mdium. Atravs da trilha do conhecimento (ver em anexo) dividir a turma em dois grupos, onde com um dado devero tentar chegar at a figura do mdium, respondendo corretamente perguntas da aula j dada. Ao descobrirem a imagem comentar sobre a vida e obra do mdium Chico Xavier. Finalizar esse momento falando o contedo misso medinica abaixo. Contedo: O mdium(do latim mdium) aquele que serve de instrumento entreos dois plos da vida: fsica e espiritual. Mdium o ser, o indivduo que serve de trao de unio aos Espritos, para que estes possam comunicar-se facilmente com os homens: Espritos encarnados[...]. - A misso medinica, se tem os seus percalos e as suas lutas dolorosas, uma das mais belas oportunidades de progresso e de redeno concedidas por Deus aos seus filhos misrrimos.

Bibliog.: Joanna de Angelis, Estudos Espritas, 4. ed., p. 137. Emmanuel, O Consolador, questo 382.Prov.: Cartaz com imagens da vida de Chico Xavier

Entender que todos ns podemos nos tornar intermedirios entre o mundo espiritual e fsico.

5

Recurso: Msica Cndido Chico. Entregar a msica para os jovens e - Allan Kardec, O convida-los a cantar fazendo uma reflexo sobre a letra. Em seguida finalizar Evangelho Segundo o a aula explanado o contedo abaixo. Espiritismo, 107 ed., p. 484. Contedo: [...] a faculdade propriamente dita se radica no organismo; independe Diversos Espritos,

do moral. O mesmo, porm, no se d com seu uso, que pode ser bom, ou mau, conforme as qualidades do mdium. - Estudo srio, ao benfazeja, conduta firme e reta, renovao evanglica constante, aprimoramento infatigvel so linhas de segurana para o sucesso no servio medinico. Nesse particular, que se evitem os hbitos da rotina mental, negativa e perniciosa que se transformam em cacoetes psquicos de difcil erradicao. - O mdium filtro por cuja mente transitam as notcias da vida alm-da-vida.

Sementeira da Fraternidade, 3. ed., p. 122-123. - Manoel Philomeno de Miranda, Diversos Espritos, Sementeira da Fraternidade, 3. ed., p. 123.

ANEXO: TRILHA DO CONHECIMENTO

MDIUM 10 09 08

Perguntas que devero estar abaixo dos nmeros: 1- O que Mediunidade? 2- Cite 02 tipos de mediunidade. 3- O que devemos ter para o correto exerccio da Mediunidade? 4- Todo o grupo ganha balinha e no responde. 5- O que Mdium? 6- Passa a Vez 7- Volte 02 casas 8- Cite mais um tipo de mediunidade. 9- Todos podemos ser bons 10- D um passo a frente e descubra quem foi um grande exemplo de mdium para ns.

04 03 02INCIO

05

06

07OBS.: Esta trilha dever ser montada no cho, em tamanho maior pra facilitar a visualizao os jovens. Cada grupo dever ser representado por um cone colorido, que percorrer a trilha. O cone pode ser feito de garrafa de plstico de 2 litros. Embaixo da faixa mdium dever estar a foto do Mdium Chico Xavier.

01

Instituto do Jovem

Plano de Aula

TRABALHO MARIA DE NAZAR Deus a soberana justia, Curso: Aprendizes do Bem Objetivo Geral: Compreender queinjustias aos seus filhos, que sendo assim no existem possibilidades de ocorrerem estagiam aqui na Terra, colhendo hoje o que plantaram ontem. Podemos observar tambm a Aula 10: Finalidade da Vida magnnima bondade e inteligncia de nosso Pai Celeste, ao nos agraciar com o vudo esquecimento do passado para que possamos perdoar e exercitar o amor.Objetivo Especfico Alegria Crist e Prece Inicial Despertar para o tema da aula T 5 10 Contedo Cantar uma musica harmnica e em seguida fazer a prece inicial Recurso: Os jovens devem ser divididos em dois grupos. Cada grupo receber Bibliografia/Recurso

um cartaz e algumas etiquetas contendo caractersticas fsicas, intelectuais, etc. O evangelizador deve pedir para que os jovens selecionem uma pessoa do grupo, para caracterizarem a mesma com roupas e acessrios de acordo com as caractersticas que receberam. Cada grupo receber um personagem da histria Luzia e Ricardo. Mostrando pelas etiquetas as diferenas existentes entre eles.Contedo: Luzia uma jovem que nasceu tetraplgica, cega, surda e muda. Vive em condies financeiras de grande penria. Teve uma trombose nas pernas, que acabaram por ser amputadas. Ricardo um jovem belssimo, inteligente, com boas condies financeiras, corpo fsico perfeito em tima situao.

Prov.: - 2 cartazes - etiquetas - fita adesiva - Roupas e acessrios

Entender que de duas origens podem ser as nossas vicissitudes aqui na Terra, sendo elas causas

15

Aps cada grupo ter apresentado seu personagem ao restante da sala, o instrutor dever fazer os seguintes questionamentos: - Luzia e Ricardo so filhos do mesmo Deus, no so? - Por que Luzia nasceu em condies to difceis? - Por que Ricardo nasceu em condies to boas? Aps ouvir a resposta de cada jovem, explicar que iremos compreender tudo muito bem ao final da aula depois de termos estudado. Contedo: Bibliog.: Causas Atuais A quem, ento, h de o homem responsabilizar por todas essas -Allan Kardec, O aflies, seno a si mesmo? O homem, pois, em grande nmero de casos, o evangelho segundo o causador de seus prprios infortnios; mas em vez de reconhec-los, acha mais

passadas ou causas atuais.

simples, menos humilhante para a sua vaidade acusar a sorte, a providncia, a espiritismo, 105 ed., p. fortuna, a m estrela, ao passo que a m estrela apenas a sua incria. 103-106. Os males dessa natureza fornecem indubitavelmente uma notvel contingente ao cmputo das vicissitudes da vida. O homem as evitar quando trabalhar por ser melhor moralmente, tanto quanto intelectualmente.

Prov.: -Textos Causas Causas Anteriores Mas se h males nesta vida cuja causa primria o homem, Anteriores e causas outros h tambm aos quais, pelo menos na aparncia, ele completamente estranho e que parecem atingi-lo como por fatalidade. Tal, por exemplo, a perda de entes atuais das aflies.queridos e a dos que so amparo da famlia. Tais, ainda os acidentes, que nenhuma previso poderia impedir; os reveses da fortuna, que frustam todas as precaues aconselhadas pela providncia, os flagelos naturais, as enfermidades de nascena, sobretudo as que tiram a tantos infelizes os meios de ganhar a vida pelo trabalho: as deformidades, a idiotia, o cretinismo, etc [...] Todavia, por virtude do axioma segundo o qual todo efeito tem uma causa, tais misrias so efeitos que ho de ter uma causa e, desde que se admita em Deus justo, essa causa tambm, h de ser justa. Ora, ao efeito procedendo sempre a causa, se esta no se encontra na vida atual, h de ser anterior a essa vida, isto , j de estar numa existncia precedente. Por outro lado, no podendo Deus punir algum pelo bem que fez, nem pelo mal que no fez, se somos punidos, que fizemos o mal, se o mal no o fizemos na presente vida, t-lo-emos feito noutra. uma alternativa a que ningum pode fugir e em que a lgica decide de que parte se acha a justia de Deus. O homem, pois, nem sempre punido, ou punido completamente, na sua existncia atual, mas no escapa nunca s conseqncias de suas faltas. Recurso: Os jovens devem permanecer divididos em dois grupos, cada grupo

dever receber um texto, sendo eles causas atuais e o outro causas anteriores das aflies. Devero estudar cada um o seu tema. Logo aps cada grupo, com seus representantes dever explicar o contedo estudado. O evangelizador deve acrescentar, o momento, explicando com exemplos do dia-a-dia, como por exemplo: Como podemos explicar o Cncer em crianas?Compreender que a vida so contnuas e sucessivas etapas reencarnatrias e somos ns os responsveis 10 Contedo: Com efeito, a lembrana traria gravssimos inconvenientes. Poderia, em certos casos, humilhar-nos singularmente, ou ento, exaltar-nos o orgulho e, assim, entravar o nosso livre-arbtrio. Em todas as circunstncias, acarretaria inevitvel perturbao nas relaes sociais. [...]. Alis, o esquecimento ocorre apenas durante a

Bibliog.: Allan Kardec, O evangelho segundo o espiritismo, 105 ed., p.109

pelas vicissitudes e felicidades do nosso caminhar. por isso que quando reencarnamos esquecemos nosso passado, pois a lembrana de nossos atos e de outrem nos trariam grandes dificuldades

vida corprea. Volvendo vida espiritual; nada mais h, portanto, do que uma interrupo temporria, semelhante que se d na vida terrestre durante o sono, a qual no obsta o que, no dia seguinte, nos recordemos do que tenhamos feito na vspera e Prov.: Foto de nos dias Paisagem, papel sulfite precedentes.

e lpis.

Recurso: O evangelizador deve apresentar para os jovens uma foto de uma

paisagem bem bonita, e neste momento lanar o seguinte desafio: Vocs devero fazer a cpia dessa paisagem, caso consigam vo ganhar um prmio. Em seguida dever entregar-lhes um papel pardo, todo sujo e amassado e informar que o desenho precisar ser feito neste papel. Aps ouvir as reclamaes dos jovens, esclarecer que era apenas uma brincadeira e que na verdade esta uma analogia com o esquecimento do passado. Caso nos recordssemos seramos como o papel sujo. Mas como voltamos a Terra protegidos pelo vu do esquecimento, somos como uma tela, aguardando o artista. Finalizar com a leitura do contedo doutrinrio.10 Contedo: A felicidade no deste mundo. Com efeito, nem a riqueza, nem o poder, nem mesmo a florida juventude so condies essncias felicidade. Digo mais: nem mesmo reunidos essas trs condies to desejadas, porquanto incessantemente se ouvem no seio das classes mais privilegiadas, pessoas de todas as idades se queixarem amargamente da situao em que se encontram. Diante de tal fato, incontestvel que as classes laboriosas e militantes invejem com tanta nsia a posio das que parecem favorecidas da fortuna. Neste mundo, por mais que faa, cada um tem a sua parte de labor e de misria, sua cota de sofrimentos e de decepes, donde facilmente se chega concluso de que a terra lugar de prvas e de expiaes. Assim, pois, os que pregam que ela a nica morada do homem e que somente nela e numa s existncia que lhe cumpre alcanar o mais alto grau das felicidades, que a sua natureza comporta, iludem e enganam as que os escutam, visto que demonstrado est, por experincia arqui-secular, que s excepcionalmente este globo apresenta as condies necessrias completa felicidade do indivduo. Recurso: Apresentar para os jovens um cartaz no formato do Planeta Terra,

Refletir quanto as nossas idias em relao a felicidade terrena, compreendendo que nem a riqueza, nem o poder trazem felicidades substanciosas

Bibliog.: - Allan Kardec, O evangelho segundo o espiritismo, 105 ed., p.117-118. - Joanna de ngelis, Repositrio de Sabedoria, V. 02, p. 281. Prov.: - Cartaz com o formato do planeta terra.

sobre ele deve haver o seguinte questionamento: - A felicidade ser desse mundo?

Dentro do cartaz deve haver reportagens a respeito de pessoas que tenham condies financeiras boas, jovens com poder, mas mesmo assim passaram por inumerosas tribulaes. Exemplo: - A escritora da novela Glria Peres, que teve sua filha jovem , artista, Daniela Peres, assassinada pelo prprio namorado. - O caso do ator Fbio Assuno na luta contra o vcio das drogas. - A jovem modelo Mariana de Minas Gerais que morreu de infeco nos rins. Aps falar de cada caso, esclarecer com o contedo doutrinrio que a felicidade neste mundo estar no dever bem cumprido no caminho do bem, e que: A vida so as contnuas e sucessivas etapas reencarnatrias, em cujo curso cda um o arquiteto do prprio destino, construtor da desgraa ou da felicidade que todos buscamos.

Instituto do Jovem

Plano de Aula

TRABALHO MARIA DE NAZAR Geral Compreender que a existncia terrena oportunidade Curso: Aprendizes do Bem Objetivo de nos: tornarmos melhores. E Deus em sua infinita sabedoria nos abenoada viabiliza a volta para a Terra, atravs do nosso corpo fsico, que muitas vezes Aula 11: Em Defesa da Vida desvalorizado, com atos de extrema inconseqncia como o suicdio, o aborto e aeutansia.

Objetivo Especfico

T

Contedo

Bibliog./Provid.

Alegria Crist e Prece Inicial 5 Identificar os temas que 10 sero abordados durante a aula

Cantar uma musica harmnica e em seguida fazer a prece inicial Recurso: O evangelizador dever espalhar pela sala, quatro cartazes com Prov.: imagens(deixando espao para escreverem em baixo), cada um referente a - Cartazes com temas um tema da aula (Suicdio, Aborto, Eutansia e Pena de Morte). Os jovens - pincel atmico devero rodar pelos cartazes e escrever o que pensam acerta de cada tema. O evangelizador devera ler o que os jovens escreveram e j dar incio ao prximo recurso.

Despertar o interesse dos 10 Contedo: Espera pelo amanh, quando o teu dia se te apresente sombrio e Bibliog.: apavorante. Aguarda um pouco mais, quando tudo te empurrar ao desespero. A Joanna de ngeliz, alunos para o valor de divindade possui solues que desconheces para todos os enigmas e recursos que Aps a tempestade, 6 nossas vidas te escapa, a fim de elucidar e dirimir equvocos e dificuldades. Ama a vida e vive ed., p.87com amor embora constrangida muitas vezes incompreenso, sob um clima de martrio e sobre um solo de cordas... Recupera hoje o desperdcio de ontem sem pensares, jamais, na atitude simplista do suicdio, que a mais complexa e infeliz de todas as coisas que podem ocorrer no homem. Se te parecerem insuportveis as dores, lembra-te de Jesus, na suprema humilhao da Cruz, todavia confiando em Deus, e de Maria, Sua Me, de alma tambm trespassada pela dor sem nome, por meio de cuja confiana integral se converteu em exemplo insupervel de resignao e pacincia, na sua inquestionvel f em Deus, tornando-se a Me Santssima da Humanidade toda.

Prov.: Imagens dos tesouros, - ba do tesouro, - espelho, - folha com a palavra VIDA, - fita adesiva.

Recurso: Fazer um Caa ao tesouro(Ver anexo das pistas) Esconder previamente em baixo das carteiras, papis com imagens

representando os seguintes tesouros: Dinheiro, Corpo Perfeito, Beleza, Inteligncia, Fama; Ferrari; etc. Em seguida perguntar se entre estes contm o maior tesouro que temos. Realizar uma tempestade de idias sobre qual o maior tesouro que o ser humano pode ter. Em seguida os palestrantes devero falar: Agora ns vamos apresentar para vocs o maior tesouro que existe, sem o qual nenhum desses tem valor. Depois de falar isso, mostraro um ba com o dizer: O Tesouro maior, e dentro dele haver um espelho. Chamar vrios jovens e pedir que expliquem o que entenderam ser o maior tesouro e deixar que comentem um pouco. Em seguida tirar o espelho da caixa e vir-lo. Atrs dele estar pregada a palavra VIDA que dever permanecer a mostra at o final da palestra. Lembrar aos alunos que a vida um presente dado a cada um de ns. Entender atravs do estudo 20 Contedo: Suicdio Ato de extrema rebeldia, reao do orgulho desmedido, vingana de alto porte que busca destruir-se ante a impossibilidade de a outrem que nossa vida uma ddiva aniquilar, o suicdio revela o estgio de brutalidade moral em que se demora a Divina e que jamais nos criatura humana. deixemos levar pelo Por uma interpretao precipitada, o amor-prprio ferido arroja o homem que se desespero, que confunde e deseja livrar de um problema no poo sem fundo de mais inditosas conjunturas, que desorienta, que saibamos somente a peso de demorados remorsos e agonias consegue vencer... compreender a importncia Sob a constrio de injustificvel cime, a criatura desfora-se da vida, naufragando da Vida, reconhecendo na em guas encrespadas que a afogam sem a acalmar, de cuja asfixia incessante e Eutansia, Pena de Morte, tormentosa no lagra liberar-se... Suicdio e Aborto Em nome da dignidade atirada por terra se arroja a pessoa geniosa na covarde fuga desrespeito vida. pela estrada-sem-fim da cavilosa iluso, em que carpe, inconsolvel, o choro doarrependimento tardio... Evitando a enfermidade de alongada presena que conduzir morte, o impaciente antecipa o momento da libertao e atravs desse gesto se escraviza por tempo infindvel ao desespero e dor que o afligiam, agravados pela soma dos novos infortnios infligidos existncia que lhe no compete exterminar... Temendo o sofrimento o suicida impe-se maior soma de aflio, no pressuposto de que o ato de cobardia encetado seria sancionado pelo apagar da conscincia e pelo sono do nada... Aborto Infantilidade execrvel, o aborto delituoso cobarde processo de que se utilizam os espritos fracos para desfazerem-se da responsabilidade, incidindo em

Bibliog.: - Joanna de ngelis, Aps a tempestade, 6 ed., p. 84-85 - Joanna de ngelis, Aps a tempestade, 6 ed., p. 59 Walter