ANO XLI - N° 02

4
Informativo Oficial ANO XLI - Nº 02 sindicato dos bancários Estado de Goiás Abril/2011 ENTORNO DE BRASÍLIA As cidades do “entorno” que escaparam da cisão Categoria bancária rechaça tentativa de desmembramento do SEEB-GO 1. Águas Lindas de Goiás 2. Cidade Ocidental 3. Novo Gama 4. Valparaíso de Goiás 5. Alexânia 6. Cocalzinho de Goiás 7. Corumbá de Goiás 8. Cristalina 9. Formosa 10. Luziânia 11. Padre Bernardo 12. Planaltina de Goiás 13. Santo Antônio do Descoberto 14. Água Fria de Goiás 15. Mimoso de Goiás 16. Pirenópolis 17. Vila Boa

description

Informativo Oficial

Transcript of ANO XLI - N° 02

Page 1: ANO XLI - N° 02

Informativo OficialANO XLI - Nº 02

sindicatodos bancários

Estado de Goiás

Abril/2011

Entorno dE Brasília

As cidades do “entorno” que escaparam da cisão

Categoria bancária rechaça tentativa de desmembramento do SEEB-GO

1. Águas Lindas de Goiás2. Cidade Ocidental3. Novo Gama4. Valparaíso de Goiás5. Alexânia6. Cocalzinho de Goiás7. Corumbá de Goiás8. Cristalina9. Formosa

10. Luziânia11. Padre Bernardo12. Planaltina de Goiás13. Santo Antônio do Descoberto14. Água Fria de Goiás15. Mimoso de Goiás16. Pirenópolis17. Vila Boa

Page 2: ANO XLI - N° 02

Abril / 20112

O informativo ÚLTIMAS é de responsabilidade da Diretoria do Sindicato dos Bancários no Estado de Goiás

Sindicato dos Bancários no Estado de Goiás (SEEB-GO)

Edição, Coordenação e Distribuição: Depto. de Comunicação

ExpEdiEntEPresidente: Sergio Luiz da Costa

Rua 4 n° 987 - Centro. Goiânia-GO.www.bancariosgo.org.br.

E-mail: [email protected]: (62) 3216-6500 (Geral); Fax: (62) 3216-6533

3205-1727 (Clube dos Bancários)

Editorial

Respeitem nossos 62 anos de luta

Sergio Luiz da Costa, Presidente

D á o r g u l h o pertencer a uma categoria de tra-balhadores que não se deixa se-duzir ao assédio de aproveitadores em busca da ocu-pação de espaços ilegítimos.

Os bancários de 17 cidades goia-nas mostraram que estão muito bem represen-tados por um Sindicato com história de 62 anos de luta, e saem desse episódio ainda mais forta-lecidos e prontos para enfrentar novos desafios, sempre com o respaldo do SEEB-GO.

O Sindicato dos bancários goianos é uma entidade respeitada nacionalmente, em todos os segmentos sociais representativos, com excelente imagem preservada junto à socie-dade.

Os bancários sabem da importância da uni-cidade sindical para o fortalecimento da classe e disseram NÃO ao jogo de interesses, NÃO à política partidária sobrepondo a sindical, NÃO à invasão de pessoas estranhas à categoria nas discussões sindicais bancárias, NÃO à invasão de sindicalistas de outros estados nas nossas questões.

Agora – e ainda mais – devemos nos manter unidos. Estamos iniciando a campanha salarial 2011 e começamos fortes, mostrando que vamos em busca de novas vitórias que integrarão o patrimônio de conquistas da cate-goria bancária.

Os bancários do en-torno de Brasília, numa demonstração de ama-durecimento sindical e

Bancários no Estado de Goiás. A decisão foi tomada na assembleia consultiva realizada pelo SEEB-GO, no período de 29 de março a 5 de abril de 2011.

Os posicionamentos foram colhidos direta-mente nos locais de tra-balho dos empregados lotados nas cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Alexânia, Cocalzi-nho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, For-mosa, Luziânia, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Água Fria de Goiás, Mimoso de Goiás, Pirenópolis e Vila Boa (GO).

A assembleia con-sultiva foi realizada com a presença de represen-tantes do SEEB-Goiás nesses locais, promoven-do discussões profundas com os companheiros bancários. O resultado foi o posicionamento contrário à fundação de outro sindicato.

Durante as visitas, bancários da região ques-tionavam sobre quem ti-

nha interesse nesse des-membramento e quem estaria patrocinando esse grupo de oportunis-tas. Uns demonstraram

político, sepultaram a tentativa de desmem-bramento da base terri-torial do Sindicato dos

Frustrada tentativa de rachar SEEB-GO

Page 3: ANO XLI - N° 02

Abril / 2011 3

O ensaio de golpe do desmembramento tornou-se público com a publicação de edital no jornal O Popular, de 28 de março, convo-cando os “integrantes da categoria profissio-nal dos empregados do ramo financeiro” de 17 municípios do Estado de Goiás para assem-bleia geral que fundaria um novo sindicato.

O disfarce utilizado foi a convocação de trabalhadores do ramo financeiro, e não tra-balhadores bancários, o que na prática é a mesma coisa, como o próprio edital reconhe-ce ao defini-los mais adiante como “inte-grantes da categoria bancária”.

O SEEB-GO con-sidera que a tentativa de criação de um novo

A tentativa de di-visão da categoria formatada através da busca de criação de sindicato paralelo com a participação ativa de instituições financeiras oficiais (dos quatro locais para as assem-bleias, três foram con-vocadas para o interior de agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal) é, na prática, um enorme processo de tentativa

Golpe

Quem quer a desmobilização?de desmobilização da nossa classe.

Qual seria a re-presentatividade de um sindicato de em-pregados que nasce comprometido com o patronato? E seu po-sicionamento durante as lutas da catego-ria? Felizmente esse sindicato a categoria bancária já rechaçou antes mesmo de nas-cer, porque seria um verdadeiro desastre.

sindicato tem o obje-tivo, na verdade, de dividir a categoria, pul-verizar e enfraquecer o movimento sindical.

É bom que se diga que a unicidade sin-dical é garantida pela Constituição da Re-pública para a mesma base territorial.

Criação de sindi-cato onde existe enti-dade sindical da mes-ma categoria é uma ilegalidade e afronta ao Estado de Direito e ao ordenamento jurídi-co do nosso País.

O SEEB-GO pa-rabeniza os bancários dessas cidades pela união e determinação em rejeitar o desmem-bramento, fortalecer ainda mais a categoria e discernir o que é nocivo e o que serve a interesses escusos.

desconfiança em uma das pessoas que integra a comissão de convo-cação para o desmem-bramento. “Quando era bancário da ativa, essa pessoa não fez nada em prol da categoria e ago-ra quer ser presidente de sindicato?”, diziam. Outros argumentavam que aumentar o número de sindicatos no Brasil não fortalece a categoria bancária. “Ao contrá-rio, é necessário que diminua o número de entidades”.

Frustrada tentativa de rachar SEEB-GO

Page 4: ANO XLI - N° 02

Abril / 20114

Campanha salarial 2011Juntos, vamos construir a pauta de reivindicações

O Sind icato dos Bancários no Estado de Goiás (SEEB-GO) deu início à campa-nha salarial de 2011 abrindo espaço para os bancários participarem com o encaminhamen-to de sugestões, para que possamos elaborar a minuta de reivindi-cações com vistas às negociações salariais deste ano.

Essa minuta será discutida no pré-encon-tro regional que engloba sindicatos de bancários dos estados de Goiás, Minas Gerais e Tocan-tins, marcado para o dia 11 de maio, em Goiânia-GO, construindo-se, as-sim, a pauta regional de reivindicações.

No segundo momen-to, os sindicatos dessas bases levarão as reivin-dicações ao Encontro Regional promovido pela FEEB-MG, GO, TO e DF, para unificação regional da pauta.

Posteriormente, as propostas de todas as

regiões do País serão levadas para o Encon-tro Nacional de Dirigen-tes Sindicais Bancários, promovido pela Contec, onde será realizada a planificação nacional da minuta de reivindicações dos bancários de todo o Brasil. O encontro deste ano será na cidade de

Gramado-RS, dias 4 e 5 de agosto.

Finalmente, essa minuta nacional será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e para as direções dos bancos ofi-ciais visando a abertura do processo de nego-ciações.

As sugestões dos companheiros podem ser encaminhadas ao nosso Sindicato através do e-mail [email protected], fax 62 3216-6533 ou direta-mente aos diretores do sindicato que estarao premantente em visita às agências.

Depois do encaminhamento da pauta de reivindicações aos representantes dos bancos, o patronato apresenta contraproposta que é avaliada pelos bancários em assembleia geral. Não havendo acordo, o caminho é intensificar a mobilização

Sociedade é informada de todos os passos da mobilização pelo SEEB-GO

Manifestantes e clientes têm estrutura de suporte para os dias de atividades mais intensas