ANO II | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus … e... · Tomem sobre si o meu...

14
Dehonianos ........................................ 1 |||| Abrindo Espaços e criando Laços! Para Começar É preciso procurar Jesus! Procura-o aquele leproso e, de toda parte, as pessoas vêm procura-lo (cf. Mc 1,40.45). Pedro já o percebera: “Todos te procuram” (Mc 1,37). A todos Jesus acolhe e, por certo, com a mesma solicitude com que recebeu os discípulos da primeira hora: “Que vocês procuram?... Venham e vejam!” (Jo 1,38- 39). O que procuramos? A quem procuramos? Quem conhece nossa insaciável fome de felicidade? Quem pode satisfazer nossa interminável sede de perenidade? Só Jesus! “Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno para tornar grandes os pequenos” (Augusto Cury). “Venham a mim, todos vocês que estão cansados e oprimidos e eu lhes darei alívio. Tomem sobre si o meu jugo e aprendam de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrarão descanso para as suas vidas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11,28-30). Do que é que devo e quero ser curado? “Se queres... Eu quero, sê purificado!” (Mc 1,41). “O leproso era marginalizado, devendo viver fora da cidade, longe do convívio social, por motivos higiênicos e religiosos (Lv 13,45-46). Jesus fica irado contra uma sociedade que produz a marginalização. Por isso, o homem curado deve apresentar-se para dar testemunho contra um sistema que não cura, mas só declara quem pode ou não participar da vida social. O marginalizado agora se torna testemunho vivo, que anuncia Jesus, aquele que purifica. E Jesus está fora da cidade, lugar que se torna o centro de nova relação social: o lugar dos marginalizados é o lugar onde se pode encontrar Jesus” (Bíblia, Edição Pastoral, nota aos vv. 40-45). Se lá, por conta de mal entendidos, Jesus pede silêncio sobre si (cf. Mc 1,44), agora pede que o tornemos conhecido, amado, seguido. P. Mariano,scj. ANO II | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 81 a Edição - 13/02/15 |||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Transcript of ANO II | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus … e... · Tomem sobre si o meu...

Dehonianos ........................................ 1

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Para Começar

É preciso procurar Jesus! Procura-o aquele leproso e, de toda parte, as pessoas vêm procura-lo (cf. Mc 1,40.45). Pedro já o percebera: “Todos te procuram” (Mc 1,37). A todos Jesus acolhe e, por certo, com a mesma solicitude com que

recebeu os discípulos da primeira hora: “Que vocês procuram?... Venham e vejam!” (Jo 1,38-39).

O que procuramos? A quem procuramos? Quem conhece nossa insaciável fome de felicidade? Quem pode satisfazer nossa interminável sede de perenidade? Só Jesus! “Nunca alguém tão grande se fez tão pequeno para tornar grandes os pequenos” (Augusto Cury).

“Venham a mim, todos vocês que estão cansados e oprimidos e eu lhes darei alívio. Tomem sobre si o meu jugo e aprendam de mim que sou manso e humilde de coração; e encontrarão descanso para as suas vidas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11,28-30).

Do que é que devo e quero ser curado? “Se queres... Eu quero, sê purificado!” (Mc 1,41).

“O leproso era marginalizado, devendo viver fora da cidade, longe do convívio social, por motivos higiênicos e religiosos (Lv 13,45-46). Jesus fica irado contra uma sociedade que produz a marginalização. Por isso, o homem curado deve apresentar-se para dar testemunho contra um sistema que não cura, mas só declara quem pode ou não participar da vida social. O marginalizado agora se torna testemunho vivo, que anuncia Jesus, aquele que purifica. E Jesus está fora da cidade, lugar que se torna o centro de nova relação social: o lugar dos marginalizados é o lugar onde se pode encontrar Jesus” (Bíblia, Edição Pastoral, nota aos vv. 40-45).

Se lá, por conta de mal entendidos, Jesus pede silêncio sobre si (cf. Mc 1,44), agora pede que o tornemos conhecido, amado, seguido.

P. Mariano,scj.

ANO II | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 81a Edição - 13/02/15

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

2 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços! NestaEdição

Igreja e Congregação

Palavras de Padre Dehon 4Palavras de Padre Dehon

Província BSP e Distrito BSL

Fratres renovam Votos em Taubaté 6

Abertura do ano acadêmico na Faculdade Dehoniana 7

Ordenação diaconal no Distrito BSL 8

Paróquia Santa Paulina tem novo pároco 9

Dehonianos ........................................ 3

|||| Abrindo Espaços e criando Laços! NestaEdição

P. Zezinho: teologia e devoção feitas poesia e canção 13

Saberes e Sabores 14

Saúde em foco 10

Votos Perpétuos em São José dos Campos 11

Ordenação diaconal de nossos Confrades de Taubaté 12

4 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Palavra de Padre Dehon18ª Meditação – O Coração Sacerdotal de Jesus e as relações mundanas

Edificar e expandir benefícios, tal é o fim das relações exteriores de Jesus. Nós podemos considerá-lo nas suas relações com aqueles que são estranhos à fé judaica, depois nos seus encontros com os seus amigos e com os seus inimigos.

1. As suas relações com aqueles que são estranhos à fé judaicaVárias vezes está em relação com estranhos a respeito da fé nacional, com

pagãos, com samaritanos cismáticos. Ganha-os para a verdade pelos seus benefícios e pela sua santidade. Mas não tem sucesso junto de Pilatos, que está prevenido pelo orgulho e pelo interesse.

Eis em primeiro lugar o centurião de Cafarnaum. É pagão, mas é honesto e bom. Mandou mesmo construir uma sinagoga para os judeus. É um homem reto e humilde. Ouviu falar dos milagres de Jesus, e manda-lhe pedir a cura do seu servo. Jesus quer ir a sua casa. O centurião pronuncia esta palavra histórica: “Não sou digno de que entreis em minha casa” (Mt 8,8). Jesus cura o seu servo sem ir mais longe e exalta a fé deste centurião: “Não encontrei uma tão grande fé em Israel” (Mt 8,10).

A Cananeia também é pagã. Vem pedir a cura da sua filha. Jesus experimenta a sua fé e a sua humildade. Primeiro não lhe responde, depois diz-lhe que não veio para os estrangeiros, mas para os filhos de Israel, que o pão da família

é para os filhos e não para os cães. A pobre mulher é admirável pela confiança e pela humildade: “Os cães, diz, também podem receber as migalhas da mesa” (Mc 7,28). Jesus admira-se com a fé desta mulher e cura a sua filha (cf. Mc 7,29). Os samaritanos são cismáticos. No entanto Jesus interessa-se pela pobre Samaritana. A pedido dos habitantes da cidade de Samaria, passa dois dias com eles e muitos acreditam n’Ele.

Jesus tem menos sucesso com Pilatos, este homem tem medo de desagradar a César e de perder a sua alta posição. Reprime as graças de fé que lhe vêm, e condena o Salvador apesar da sua consciência.

Sejamos sempre dignos e bons nas relações com as pessoas estranhas à nossa fé, para com os incrédulos contemporâneos.

2. Relações com as pessoas amigasConsideremos agora Jesus nas suas relações com as pessoas amigas e benevolentes. Por toda a parte

espalha benefícios e eleva as almas para Deus.Eis em primeiro lugar as bodas de Caná. Jesus assiste a elas, porque tem laços de parentesco com os

esposos. Maria e Ele próprio estão atentos às necessidades desta família e a sua bondade é testemunhado com um belo milagre (cf. Jo 2).

Quando Jesus chama Mateus Levi ao apostolado, aceita uma refeição em sua casa; é para semear um pouco de verdade num meio de publicanos e de mundanos. Aceita também o convite de Zaqueu, mas que generosidade lhe inspira! Zaqueu dá a metade dos seus bens aos pobres e repara o quádruplo dos danos que pôde causar (cf. Lc 19,1-8).

A refeição em casa de Simão de Betânia é muito importante. Jesus queria justificar Madalena (Segundo a exegese de hoje, a pecadora desse episódio não deve ser identificada com Maria de Betânia, irmã de Marta (Lc 10,39; cf. Jo 11,1s; Jo 12,2-3), nem tampouco com Maria Madalena (Lc 8,2). Confira a Bíblia de Jerusalém em Lc 7,36 a nota b sob o título: A pecadora perdoada e que ama) e receber a unção que devia pressagiar a sua sepultura próxima. É benevolente para com Simão, mas dá-lhe também úteis lições pondo o seu orgulho farisaico em oposição com a humildade de Madalena (cf. Lc 7,40-44).

Jesus acolhe o fariseu Nicodemos que vem vê-lo uma noite para esconder o seu respeito humano. Jesus instrui-o e prepara-o para a fé (cf. Jo 3,1-21).

Podemos finalmente considerar Jesus em casa dos seus amigos de Betânia. Como Ele ama esta família! Converte Madalena, encoraja Marta, chora a doença e a morte de Lázaro e ressuscita-o.

Não é proibido ao padre ter amizades puras e sobrenaturais.

Dehonianos ........................................ 5

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Palavra de Padre Dehon

3. Contraditores e perseguidores

Jesus não devia ter tido inimigos. No entanto teve-os. Os padres também os têm. Jesus disse-lhes: “Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos” (Mt 10,16). Os principais inimigos de Jesus foram os fariseus, os puritanos de então, pessoas que tinham a pretensão de serem grandes cumpridores da lei, e que eram no fundo orgulhosos, invejosos, avarentos e muitas vezes corruptos.

Escandalizam-se por verem Jesus ir ter com o povo e pregar a simplicidade, a humildade, o desapego dos bens da terra. Fazem tudo para tirarem de Jesus a sua popularidade que lhes faz sombra. Censuram os seus discípulos por comerem algumas espigas. Repreendem Jesus por curar os doentes em dia de sábado. Levam-lhe a mulher adúltera, para verem se Ele a condena (cf. Jo 8). Todas as suas manhas são desmascaradas e Jesus ganha a amizade do povo.

Os Herodianos, os políticos daquele tempo, queriam também fazer fracassar a popularidade de Jesus. Vêm-lhe perguntar se era preciso pagar o imposto a César.

Jesus respondeu a todos com dignidade, mas o ódio é tenaz. Hão de unir-se todos para perderem Jesus.

Nós temos inimigos e tê-los-emos sempre. Oponhamos-lhes ora o silêncio, ora uma resposta digna e calma. Se for preciso sofrer a perseguição, estaremos unidos a Jesus e os nossos sofrimentos produzirão os seus frutos.

Jesus é em tudo o nosso modelo. Tem por todos vistas de salvação. É bom para com os estranhos para os ganhar. É bom para os seus amigos pela caridade natural ao seu divino Coração. É firme e severo a respeito dos contraditores e perseguidores para leva-los a refletir e a converter-se.

(Padre Dehon, O Coração Sacerdotal de Jesus).

6 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Fratres renovam Votos em Taubaté/SP

No domingo, dia 1º de fevereiro, na Igreja Matriz da Paróquia Espírito Santo em Taubaté – SP, em celebração eucarística, os Fratres Bruno Garcia, Wellingthon Messias, Rodrigo Lopes, Márcio Jr., Eduardo Pugliesi, Juliano Martins, Joelson Fabiano, Otávio, Hans Henrique, Flávio Aparecido, Rodrigo Gibelato, Cleiton Guimarães, Antônio Maria, Túlio Marcos, Agnaldo Faria, Rarden Luís, Agnaldo Gonzeli, Igor Jerônimo, Marcelo Rosário, Tiago Caveriani e Lucas Lopes renovaram a Deus onipotente os votos de Castidade, Pobreza e Obediência.

A Missa de renovação transcorreu conforme o rito prescrito no Dehonianos em Oração. Presidiu a eucaristia o Reitor do Conventinho Pe. Marcelo Reis, SCJ e concelebraram os Padres Maurício, Daniel, Rafael Querobin e o Pároco Pe. Toninho. Após a celebração as comunidades formativas do Conventinho e do Seminário Dehoniano se dirigiram para o Conventinho, onde foi servido o jantar.

Fr. Túlio Marcos.

Dehonianos ........................................ 7

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Abertura do ano acadêmico na Faculdade DehonianaNo dia 04 de fevereiro, a Faculdade Dehoniana

abriu seu ano acadêmico de 2015. Às 08:30 celebrou-se missa solene na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, contígua à Faculdade. Presidiu Dom Wilson Jönck (Arcebispo de Florianópolis/SC); concelebraram Dom Nélson Westrup (Bispo de Santo André/SP), Dom Antônio Wagner da Silva (Bispo de Guarapuava/PR), Dom José Carlos Chacorowski (Bispo de Caraguatatuba/SP) e Dom Paulo Cezar Costa (Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro), além de numerosos sacerdotes; participaram os professores e o alunado da referida Instituição. O evento também encerrou os festejos alusivos aos 90 anos de Teologia em Taubaté, razão pela qual o chanceler da Faculdade Dehoniana, P. Mariano Weizenmann, proferiu a seguinte alocução:

Gratidão pelos 90 anos de Teologia em Taubaté

Exmos. Srs. Bispos, DD. Pe. Everton dos Santos Carvalho (diretor da Faculdade Dehoniana), Revmo. Pe. Carlos Alberto Rodrigues (presidente da ADBM), caros Confrades e Padres, Professores e Alunos, Irmãs e Irmãos!

“Sejam agradecidos” (Cl 3,15), recomenda a Palavra de Deus na Escritura; “Quem acolhe um benefício com gratidão, da sua dívida paga a primeira prestação”, afirma a palavra de Deus mediante a sabedoria do filósofo, retórico, magistrado e senador romano, Sêneca.

À grande, máxima, ação de graças do Mestre dos mestres, Jesus Cristo, unimos o não pequeno agradecimento pelos 90 anos de ensino da teologia, ministrado no Instituto Teológico SCJ, ultimamente articulado com a Faculdade Dehoniana.

Imaginemos o quanto de cuidado e preocupação, de nervosismo e dedicação da parte da constelação de professores que lecionaram nesta Instituição. Para eles, certamente, pode-se parafrasear Dn 12,3b: Os que ensinam a palavra da justiça brilharão para sempre como estrelas no firmamento. Consideremos, também, a numerosa multidão de estudantes que frequentaram as aulas, com seus anseios e sua aplicação, com seus receios e sua determinação a fim de que, de acordo com 2Tm 3,14 permaneçam firmes no que aprenderam e aceitaram como certo. Tudo isso, agora, é verbalizado e oficializado em gratidão.

Esta nonagenária história interpela a geração atual de todos quantos estamos vinculados à referida benemérita Entidade: além de nos inspirar intensa gratidão move-nos a renovado entusiasmo pela acadêmica missão: “Irmãos, rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, com os olhos fixos em Jesus que em nós começou e completa a obra da fé” (Hb 12,1-2a).

Que o Senhor do Coração Sagrado, para a glória do Pai e para o bem de todos, nos conceda o Espírito da verdade, a fim de que nos agracie com a permanente lucidez para discernir, a constante sensatez para decidir e a perseverante intrepidez para o bem assumi e cumprir.

A aula inaugural foi ministrada, às 10:00, no Auditório Dom Couto por Paulo Cezar Costa, bispo auxiliar da Arquidiocese de S. Sebastião do Rio de janeiro. Abordou o diálogo entre Teologia e Ciência no atual contexto cultural.

Redação de E&L.

8 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Ordenação diaconal no Distrito BSL Nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2015 em São Luís aconteceram a profissão perpétua

e a ordenação diaconal dos fratres Junio dos S. Pereira, natural da cidade de São Luís – MA e de Joelson G. Castro, natural de Pinheiro – MA. Os fratres se prepararam para os votos através de um retiro conduzido pelo Superior Distrital da BSL Pe. Ronilton Souza de Araújo, scj.

Tanto a profissão quanto a ordenação diaconal que foram realizadas em paróquias dehonianas na capital do Maranhão foram antecedidas por muitas orações, trabalhos e tríduos preparatórios. Onde a cada dia do tríduo eram refletidas instâncias do lema de ordenação diaconal dos fratres que foi: “O amor de Cristo nos impulsiona” (2Cor 5, 14).

A profissão religiosa realizada no dia 31 de janeiro aconteceu na Paróquia Santuário Nossa Senhora da Conceição na Santa Missa das 19hras. Estiveram presentes amigos, familiares e confrades da congregação oriundos do distrito e de outros lugares. Representando o governo provincial Pe. João Lourival Back, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do Méier – RJ, e também 3º Conselheiro do governo provincial. Presidiu a celebração o superior do Distrito BSL, Pe. Ronilton Souza de Araújo, scj. Ao fim da celebração, o frater Junio fez os agradecimentos, e convidou os dehonianos presentes a consagrarem-se a Nossa Senhora e em seguida entoarem juntos o “IN TE COR IESU!” Após a celebração foi servido ao presentes um coquetel de confraternização.

No dia 01 de fevereiro na Paróquia São Vicente de Paulo às 18hs iniciou-se a missa de ordenação diaconal. O Bispo ordenante foi Dom Vilsom Basso, scj da diocese de Caxias – MA. Pe João Back, assim como no dia anterior também esteve presente, juntamente com Pe. Ronilton. A missa de ordenação encerrou-se por volta das 20hs, logo após as palavras emocionadas e comovidas de agradecimento do Diácono Joelson. Em seguida foi servido um delicioso jantar de confraternização no salão da Igreja.

Fr. Marcell Santiago,scj.

Dehonianos ........................................ 9

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Paróquia Santa Paulina tem novo pároco

Paróquia Santa Paulina - MA recebe seu novo pároco Pe. Valdenir,scj. Às 19hs30min do dia 07 de fevereiro de 2015, reuniram-se na paróquia Santa Paulina em São Luís, o superior distrital, Pe. Ronilton S. de Araújo, scj e padres dehonianos da cidade e região, alguns diáconos da diocese e o povo de Deus para participarem juntos da celebração eucarística em que Pe. Valdenir Tadeu da Cunha, scj tomou posse como pároco da referida paróquia. A celebração foi realizada no pátio da Igreja devido ao grande número de fieis. Presidiu a celebração de posse, vossa excelência reverendíssima arcebispo metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva, ofm. No momento da homilia Dom Belisário pediu que Pe. Djalma Lúcio M. Tuniz, scj lesse a provisão que nomeava Pe. Valdenir como novo pároco da Paróquia Santa Paulina.

Em seguida o arcebispo recordou a missão e importância do pastoreio do padre, sobretudo do pároco. Em relação às leituras bíblicas fez uma abordagem sobre o sofrimento humano presente na narrativa de Jó (primeira leitura do dia) e no encontro de Jesus com a realidade sofrida do homem, na narrativa da cura da sogra de Pedro e dos demais que o procuravam. “Jesus não somente encontra-se com e compadece do sofrimento alheio, mas vivencia-o na cruz, embora sendo puro e sem culpa alguma.” Dom Belisário também mencionou a atual teologia da prosperidade, que com

seu discurso transforma a religião e a graça de Deus em um produto de aquisição econômica. Por último, reiterou o perigo que a teologia, em questão, representa à fé nos dias atuais e salientou que a mesma é em sua essência, anticristã, pois nega a realidade humana do sofrimento e consequentemente marca o ato de Cristo na cruz, como algo sem importância ou mesmo desnecessário.

Ao findar da homilia Pe. Valdenir renovou diante do arcebispo suas promessas sacerdotais e recebeu as chaves da Igreja, do sacrário e uma estola roxa simbolizando seu ministério de pastorear, confessar as almas e conduzi-las a Deus. Em seguida foi recebido pela assembleia por uma calorosa salva de palmas.

Depois da oração pós-comunhão foi lida a ata de posse e em seguida, a mesma foi assinada por Dom Belisário, Pe. Ronilton, Pe. Valdenir e um leigo paroquiano. Logo após, Pe. Ronilton tomou a palavra e expressou a gratidão à diocese e ao povo de Deus que há anos tem acolhido muito bem os padres do Sagrado Coração de Jesus. A seguir, um paroquiano tomou a palavra e fez os devidos agradecimentos ao Bispo e à Pe. Ronilton pela generosidade em .conceder um novo pastor à paróquia e saudou o novo pároco Pe. Valdenir dirigindo-lhe palavras de incentivo missionário provenientes de citações de nosso fundador Pe. Dehon, Papa Francisco, Santa Paulina, e documentos da Igreja que falam acerca do pastoreio do povo de Deus. Também relatou brevemente um pouco da caminhada paroquial, que contou inicialmente com o apoio de Pe. Aurélio Mariotto, scj, e disse sobre os anseios dos paroquianos em relação ao novo pastor. A seguir, Pe. Valdenir tomou a palavra e fez também alguns agradecimentos. Logo após a benção final, houve um coquetel de confraternização com todos os presentes.

Fr. Marcell Santiago,scj.

10 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Saúde em foco Caro confrade, paz e bem!Uma ficha de pesquisa sobre plano/seguro saúde foi enviada no ano passado. A pesquisa visa

levantar dados pertinentes em relação aos atuais planos/seguros de saúde, a ser respondida por todos os religiosos da BSP, de votos temporários e perpétuos, inscritos em plano/seguro saúde.

Um grupo significativo de quarenta (40) religiosos responderam, aos quais agradecemos. Contudo, o número de respostas não está representativo dentro do universo de cento e sessenta e seis (166) respostas aguardadas. Segue em anexo a ficha para ser respondida por quem não o fez ainda.

Levantamento Saúde - Província BSP

1. Dados pessoais (preencher)Nome:________________________________________________ Data de nascimento: ____/____/______ Idade:______ Município de residência:_________________________________ Estado:______________2. Produto contratado2.1. Tipo (assinalar):a) ( ) Plano saúde b) ( ) Seguro saúde c) ( ) Nenhum2.2. Operadora do plano/seguro saúde:________________________________2.3. Atendimento do produto (assinalar):a) ( ) Local/regional b) ( ) Nacional c) ( ) Internacional2.4. Empenho financeiro:a) Custo mensal do plano/seguro: R$ _________________________b) Quem paga: ___________________________________________________c) Teve despesa adicional no último ano com consultas, exames de laboratório, cirurgias? Se sim, em quanto? R$ ____________________3. Sinistralidades ocorridas no último ano3.1. Consultas realizadas no último ano (enumerar quais e quantas vezes):( ) Cardiologia ( ) Clínica Médica ( ) Dermatologia( ) Endocrinologia ( ) Gastrenterologia ( ) Infectologia( ) Nefrologia ( ) Oftalmologia ( ) Oncologia( ) Ortopedia ( ) Otorrinologia ( ) Pneumologia3.2 Exames em laboratório clínico no último ano (assinalar quantos):( ) 01 ( ) 02 ( ) 03 ( ) 04 ( ) 05 ( ) 06 ( ) 07 ( ) ___________________________3.3. Internações hospitalares no último ano, se sim (enumerar):( ) Quantos dias em quarto? ( ) Quantos dias em enfermaria ? ( ) Quantos dias em UTI ?3.4. Cirurgias realizadas no último ano: Quais? __________________________________________________________________________________________________________________________________3.5. Usou a rede SUS (enumerar):( ) Se sim, quantas vezes; Para quais procedimentos? (assinalar):( ) consultas ( ) exames de laboratório( ) internações ( ) cirurgias;

4. Que ações você realiza em termos de saúde preventiva (descrever): ______________________________________________________________________________________________________________5. Outras informações que gostaria de prestar quanto ao cuidado em saúde: __________________________________________________________________________________________________________

Grato! São Paulo, 17 de outubro de 2014. P. Lotívio Antonio Finger.

Dehonianos ........................................ 11

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Votos perpétuos em São José dos Campos/SP Na noite do dia 07 de fevereiro de 2015, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em São José

dos Campos, inspirados pelo Ecce Venio de Jesus e o Ecce Ancilla de Maria Santíssima, sob o lema: “O amor de Cristo nos impulsiona.” (2Cor5,14), os Fratres: Alexandre de Olanda Santos, Anderson Ribeiro de Paula, Cristiano Martins Borges, Davi Ângelo de Assis, Derly de Almeida Costa, Everaldo Francisco de Aparecido, Fábio dos Santos da Hora, José Ronaldo de Castro Gouvêa e Reginaldo José Sturion, professaram perpetuamente os votos de castidade, pobreza e obediência segundo as constituições de nossa congregação.

Durante a homilia, o Superior Provincial, Pe. Mariano Weizemann, ressaltou a importância da profissão religiosa nos tempos hodiernos. “Pela vivência da pobreza alimentamos e cultivamos a solidariedade. Pela castidade, a fraternidade, ou seja, assumimos e testemunhamos uma graça recebida. E por fim, encontramos a obediência, que é a disponibilidade, de sempre ouvir a voz de Jesus Cristo.”

Certamente para todos os presentes, foi um intenso momento de refletir o valor dos conselhos evangélicos e inspirados pelo Ano da Vida Consagrada convocado pelo Papa Francisco, dar um novo sentido para a vivência pessoal da Castidade, Pobreza e Obediência.

Enfim, rendamos os nossos louvores ao Coração de Jesus pela vida destes jovens que não mediram esforços para ouvir sua voz e seguir seus passos e roguemos a intercessão do venerável João Leão Dehon para que a fidelidade aos votos professados permeie as suas vidas.

Postulante Matheus Viana Clepf.

12 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Diáconos para o bem da Igreja e da Congregação A Igreja, a Congregação, a Província BSP e todo o povo de Deus podem afirmar com alegria que

está um pouco mais feliz e esperançosa porque recebeu da bondade do Coração de Deus Pai a graça de mais 11 novos diáconos para o enriquecimento do Reino do Coração de Jesus nas almas e na sociedade. No dia 01\02 foram ordenados em São Luís no Distrito BSL na Paróquia São Vicente de Paulo os religiosos Junio dos Santos Pereira e Joelson Castro, sendo o bispo ordenante o dehoniano Dom Vilson Bassos da Diocese de Caxias no Maranhão.

No dia 08\02 na paróquia Nossa Senhora de Lourdes na cidade de São José dos Campos no Estado de São Paulo, foram ordenados para o ministério do diaconato os religiosos Davi Ângelo, Derly Almeida, Everaldo Francisco, Reginaldo José, Fabio dos Santos, Anderson Ribeiro, José Ronaldo e Cristiano Martins. O Bispo que os ordenou foi Dom José Valmor Cesar de Oliveira atual bispo da Diocese de São José dos Campos. A celebração também contou com a presença de Dom Euzébio Oscar Scheid, do superior provincial padre Mariano Weizenmann e outros padres dehonianos.

A celebração foi marcada por muita emoção cristã, pela espiritualidade do serviço que é marca do diaconato e pelo espírito entrega em favor do Reino do Coração de Jesus e da evangelização tendo como nota principal o espírito do Concílio Vaticano II e o tom de deixar-se encontrar pelo Senhor Jesus e estabelecer uma proximidade absoluta com Ele que é o Senhor da vida e da história. Nesse sentido Dom Cesar exortava a todos e principalmente aos agora diáconos a serem homens do Concílio Vaticano II e de um sim permanente e cheio de felicidade porque é assim que o povo de Deus deseja que sejam seus ministros.

Assim somos gratos ao Coração de Jesus que tem sido tão providente em conceder à nossa Congregação Religiosa um numero tão expressivo de vocações. Que tal expressão da providência do Senhor gere em toda a nossa família dehoniana o desejo de fidelidade dinâmica e criativa, santidade de vida e sempre maior empenho na missão. E aos mais novos diáconos nosso agradecimento pelo sim dado com alegria e nossos votos e oração a fim de que perseverem e possam servir sempre mais a Deus, a Igreja, a Congregação e a todo o povo de Deus. Nossa oração é que “o amor de Cristo nos impulsione” (2 Cor 5, 14).

Fr. Manoel de Jesus Machado Silva Júnior,scj.

Dehonianos ........................................ 13

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

P. Zezinho: teologia e devoção feitas poesia e canção

O RabiHá um homem lá fora dizendo que veio de Deus.

Diz que a hora é agora, que um novo reino já começou.Não fala de revolução, mas quer mudar estruturas.

Não anda de armas na mão, mas faz o povo sonhar.Talvez seja um doido varrido, um poeta sofrido, um profeta

perdido?Mas tem qualquer coisa de novo! Caminha no meio do

povo!Há um homem lá fora, fazendo a cabeça do povo.Diz que já não demora o momento da libertação.

Não diz pra matar o opressor, mas tira o medo da genteE diz que o caminho do amor, tem de passar pela cruz.Talvez seja um alienado, um Rabi enganado, um profeta

exaltado?Mas tem qualquer coisa de novo! Caminha no meio do

povo!Há um homem lá fora e diz que se chama Jesus.

Diz que a lei que vigora, como está não se pode aceitar.Não faz pouco caso da lei, mas não tolera injustiças

De ver que no meio da Grei, há muitos lobos também.Talvez seja algum impostor, um gentil falador, ou de fato O

Libertador.Mas tem qualquer coisa de novo! Caminha no meio do

povo!

http://letras.mus.br/padre-zezinho/1284170/

14 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Saberes e Saboresde importância e comprometimento

Se a nota dissesse: “Não é uma nota que faz uma música”.

...Não haveria sinfonia. Se a palavra dissesse: “Não é uma

palavra que pode fazer uma página. ...Não haveria livro. Se a pedra dissesse: “Não é uma pedra

que pode montar uma parede”. ...Não haveria casa. Se a gota dissesse: “Não é uma gota

que pode fazer um rio”. ...Não haveria oceano. Se o grão de trigo dissesse: “Não é um

grão de trigo que pode semear um campo”. ...Não haveria colheita.

Se o homem dissesse: “Não é um gesto de amor que pode salvar a humanidade”. ...Jamais haveria justiça e paz, dignidade e felicidade na terra dos homens. Como a sinfonia precisa de cada nota, Como o livro precisa de cada palavra, Como a casa precisa de cada pedra,Como o oceano precisa de cada gota de água, Como a colheita precisa de cada grão de trigo, A humanidade inteira precisa de ti, pois onde estiveres, és único e, portanto, insubstituível.

Autor desconhecido: http://pensador.uol.com.br/frase/MTEwMjgyMA/