Annie leibovitz

11
ANNIE LEIBOVITZ Anna-Lou (Annie) Leibovitz nascida a 2 de Outubro de 1949, em Westport, Conecticut é uma fotografa norte-americana que se notabilizou pelos seus retratos. Começou a interessar-se por fotografia enquanto adolescente, e após uma viagem com a família às Filipinas, ingressando posteriormente no Art Institute de São Francisco, onde teve aulas de fotografia e tomou contacto com Robert Frank e Cartier-Bresson. Em 1970, no início da sua carreira, ingressa na revista Rolling Stone, assumindo, em 1973, o cargo de chefe de fotografia da revista. Em 1983 entra para a revista Vanity Fair. Saída do mundo das pop stars, entrava agora no mundo das celibridades. Nos últimos anos têm também feito megacampanhas para a marca Louis Vuitton e recriado em fotografia algumas das personagens das mais famosas histórias da Disney onde figuram conhecidos actores de Hollywood.

Transcript of Annie leibovitz

Page 1: Annie leibovitz

ANNIE LEIBOVITZAnna-Lou (Annie) Leibovitz nascida a 2 de Outubro de 1949, em Westport, Conecticut é uma fotografa norte-americana que se notabilizou pelos seus retratos.

Começou a interessar-se por fotografia enquanto adolescente, e após uma viagem com a família às Filipinas, ingressando posteriormente no Art Institute de São Francisco, onde teve aulas de fotografia e tomou contacto com Robert Frank e Cartier-Bresson.

Em 1970, no início da sua carreira, ingressa na revista Rolling Stone, assumindo, em 1973, o cargo de chefe de fotografia da revista.

Em 1983 entra para a revista Vanity Fair. Saída do mundo das pop stars, entrava agora no mundo das celibridades.

Nos últimos anos têm também feito megacampanhas para a marca Louis Vuitton e recriado em fotografia algumas das personagens das mais famosas histórias da Disney onde figuram conhecidos actores de Hollywood.

Page 2: Annie leibovitz

No primeiro contacto com a fotografia Annie Leibovitz usava uma máquina com uma agulha dentro, que alinhava num círculo para obter a exposição correcta, revelando as fotos na câmara escura da base militar onde o seu pai estava destacado.

Já com uma máquina de 35 mm, começou por fazer “trabalho de reportagem personalizado”, especializando-se depois como retratista, com um grande sentido jornalístico, fotos ousadas e definida como uma cronista do seu país.

Ao longo da sua carreira usou diversas máquinas, entre as quais a Hasselblad 6x6 de médio formato e a Mamiya RZ-67.

Actualmente, apenas utiliza o formato digital, usando para os trabalhos comerciais três máquinas diferentes; a Nikon D3, Canon EOS 1Ds Mark III, e Canon EOS 5D Mark II.Para fotografias da sua vida pessoal utiliza uma Leica D-Lux 3 e uma Canon G10.

Page 3: Annie leibovitz
Page 4: Annie leibovitz
Page 5: Annie leibovitz
Page 6: Annie leibovitz
Page 7: Annie leibovitz
Page 8: Annie leibovitz
Page 9: Annie leibovitz
Page 10: Annie leibovitz
Page 11: Annie leibovitz

Bibliografia e webgrafia:

http://www.wikipedia.pthttp://wiki.answers.comhttp://sala17.wordpress.com/2010/04/18/annie-leibovitz-1949/

Documentário “ A vida através de uma lente – Annie Leibovitz”

Elaborado por Hugo SantosNº 38997

Comunicação e Multimédia