AND A STARLET IS BORN 2

32
Script do Espetáculo Definição AND A STARLET IS BORN Assim nasce uma estrela da Tipografia NOVOS ESTILOS PROJETOS ESPECIAIS MODELOS: Original Filetada Outline Black Outline Double Tri-Outline Insinue Relevo Filetada Sombreada Sombreada Fantasma Noturna Explodida Persiana Persiana Relevo Frizada Saia & Blusa Xadrez Extrusion ASSIM NASCE UMA ESTRELA DA TIPOGRAFIA Janelas Aplicativo/Janelas Submeter Fontes para Venda Comércio Apresentação Adequação Promoção Envio Produção de Famílias Otimização Identificação Sequência Variação Completando Série APRESENTAÇÃO FOUNDRY Script Definição do Espetáculo

description

Criar letras - passo a passo completo aborda dinâmica de trabalho, mais que design.

Transcript of AND A STARLET IS BORN 2

Page 1: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

AND A STARLET IS BORN Assim nasce uma estrela da Tipografia

NOVOS ESTILOSPROJETOS ESPECIAIS

MODELOS:OriginalFiletadaOutline BlackOutline DoubleTri-OutlineInsinueRelevoFiletada SombreadaSombreadaFantasmaNoturnaExplodidaPersianaPersiana RelevoFrizadaSaia & BlusaXadrezExtrusion

ASSIM NASCE UMA ESTRELA DA TIPOGRAFIA

JanelasAplicativo/JanelasSubmeter Fontes para VendaComércioApresentaçãoAdequação

PromoçãoEnvioProdução de FamíliasOtimizaçãoIdentificaçãoSequênciaVariaçãoCompletando Série

APRESENTAÇÃO FOUNDRY

ScriptDefinição do Espetáculo

Page 2: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Janelas

A Janela do aplicativo Corel, embora eu já tenha postado sugestões à Corel, para que promova mudanças, nunca fui atendido. (Também... quem eu penso que sou???) Na ilustração apresentada, (onde apareceu a bola de “copyrigth”) você poderá observar que o visual dos caracteres, na hora de selecionar, (Janela de Bloco de Caractéres) fica algo difícil,

principalmente porque, se depois ao testarmos a fonte acontecer de termos “submetido caractéres trocados , isso demandará grande mão de obra para refazer a inserção correta, principalmente porque; à medida que vamos submetendo cada letra, após feito isso, costumamos apenas arrastar a letra para fora de seu “espaço padrão” a para fora da página, para podermos colocar a letra seguinte. Consegue imaginar a bagunça?

Como este problema nunca foi resolvido pela Corel, (que agora no X5 até eliminou este aplicativo = Corel x5 não faz fontes) meus familiares achavam que eu estava com problemas de vista, por usar uma lente (lupa) para não incorrer em erros, e sem paciência para utilizar a lente de acessibilidade do windows, então criei uma imagem que serve para “melhor visualização” na utilização do aplicativo. Em caso de dúvida... eu estarei com dois visuais abertos nesta imagem, para melhor me orientar. Veja bem a diferença:

(melhorou em ummonitor LCD)

(Graças a esta minha observação, atualmente tenho me preocupado em deixar cada tipo no mesmo alinhamento que antes da sua submissão)

Page 3: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Janelas

É apenas uma imagem de apoio, entendam, não promovi qualquer modificação no aplicativo. Agora vejam a janela BLOCO DE CARACTÉRES, com os sinais gráficos, que nos parecem estranhos e que, na maioria das vezes até, “nunca usamos”. Estes sinais são importantes, pois em outros idiomas, eles são utilizados. A sua fonte, a quantos mais idiomas atender, maior será o leque de comercialização; Por isso a importância. São sinais que nem mesmo nos lembramos ou sabemos os nomes, mas... dá para fazer e subir no aplicativo. VEJAM:

Corel ttfSUPLEMENTO LATIM BÁSICO DE LATIM 1

LETRAS MAIÚSCULAS acentuadas

LETRAS MAIÚSCULAS NÚMEROS

LETRAS MINÚSCULAS acentuadas

LETRAS MINÚSCULAS

LOCAIS SEM QUALQUER SINAL

SINAIS MENOS COMUNS / NÃO OBRIGATÓRIOS

SINAIS GRÁFICOS ESSENCIAIS

LETRA T - ABRE SELECIONADA

SINAIS símbolos / NÃO OBRIGATÓRIOS

Page 4: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Aplicativo JANELAS

Se você não encontrar os sinais gráficos que procura, nestas 3 janelas de caractéres; “Latim básico” / “Suplemento de Latim 1” / “Latim estendido A”, nem precisa procurar em outras janelas, nas outras virão; árabe, chinês, sinais de código, de física, matemática, uma “zorra”. Fique apenas nestas 3 janelas. Há sinais gráficos, que nem no nosso teclado padrão você os encontra e por isso é que não tem muita importância. Muitas “Foundrys” possuem teclados originais de países que usam outros idiomas. Na verdade, mesmo que você não tenha o caractér no teclado para digitar, se o colocar no aplicativo, (desde que ache a sua identificação nestas janelas) o código do sistema, o tornará acessível, para teclados que o possuírem.

O Unicode que é o código que você utiliza quando faz fontes, engloba todos os caractéres de todos os idiomas...(ou quase?!?!)

Page 5: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Submeter fontes para venda

SUBMETER FONTES PARA VENDA Cada Site tem seus próprios caminhos. A melhor maneira de submeter uma fonte a qualquer site, é mostrar profissionalismo. É importante que saiba que existem sites/empresas, que de certa forma são mais ou menos dominantes no mercado. O site My Fonts, respeitadíssimo, é da Monotype. A Monotype por sua vez, cuida do trabalho de fontes (inclusive com os produtos colocados em seus sites diversos). Numa esfera mais alta. Atende projetos empresariais, jornalísticos, promove a instituição de fontes personalizadas dentro de alguns grupos empresariais, fecha negócios com empresas de softawres, de jogos, de entretenimentos, equipamentos eletrônicos, etc. Se sua fonte for alvo de uma destas atitudes, o relacionamento comercial deles, é perfeito. Será informado de tudo.

Page 6: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Comércio

Quando você coloca suas fontes em um site, como o My Fonts, ele próprio se encarrega de redistribuir o produto em sua “rede de sites” (ITC, 1001, e mais alguns outros que não me lembro no momento em torno de 5 ou 6. Automaticamente você estará sob a mira da Monotype, pois é o carro chefe de tudo. Quem sabe ela solicita suas fontes para alguma empresa multinacional de Ipods? A maneira mais profissional de apresentar um produto, é enviar uma apresentação em PDF. Não se envia arquivo de fonte, sem ser solicitado pelo site. Esta apresentação deverá permitir que seja utilizada posteriormente pelo próprio site, na promoção do produto, portanto... não é uma apresentação direcionada ao distribuidor, mas sim ao usuário final. (cliente). É praticamente um padrão, uma apresentação de 2/3 páginas. Veja exemplo :

Page 7: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Apresentação

Neste tipo de apresentação, você deve fazer um visual elaborado (agregador de valor) mas leve. É usado para apresentar toda uma família, ou seja em 6,12 ou 35 arquivos diferentes, MAS DA MESMA FAMILIA, se consultados mesmo que individualmente, a apresentação será a mesma. Por isso nesta, apresento também as variações da família. Com as indicações no cabeçalho;

E ao pé da última página:

Mostre um texto falando sobre a direção criativa do produto. Foi inspirado em algo? Foi baseado em algo? Tinha um objetivo único ao ser idealizada? Tem algum tipo de pré-avaliação de “ a qual tipo de uso se propõe”? Quase obrigatório, criar uma frase ou escolher uma palavra com uma média de 10 a 14 letras, para apresentar em tamanhos diversos (avaliação de visibilidade e legibilidade). Fique livre para apresentar a referida fonte, usando ainda a mesma frase ou palavra, sendo trabalhada em recursos gráficos diferentes. Programas gráficos existem, e estes efeitos poderão ser aplicados nela. Este visual marca e impressiona. Uma letra que não parece muito atrativa, ou parece muito comum, pode ganhar nova dimensão e se tornar atrativa a um artista plástico, um publicitário ou um músico de uma banda de rock, apenas por estar sendo vista com efeitos fantásticos de design. Se for uma letra idealizada para ser utilizada em textos corridos, colunas de revistas ou coisas do gênero, (existem fontes que não possuem legibilidade se utilizadas pequenas, mas são ótimas para títulos e usos em maior formato) providencie esta demonstração, simulando uma página de livro, revista ou coisas afins.

O Nome da “Foundry”, sempre ladeado pelo nome da família. = Pág 1 – Descrição / Pág 2 – Tipologia / Pág 3 – Considerações. Localização / Chamada para algumas maneiras diferentes do meu trabalho / e como entrar em contacto.

Page 8: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Apresentação

Veja uma forma de , nesta apresentação, mostrar toda a tipologia do produto. Para uma fonte de uso em textos corridos, o conjunto de caractéres são práticamente obrigatórios. A inclusão de muitos caractéres que a gente não usa, é para permitir o comércio de seu produto através dos sites em outros países, que usam outros idiomas. Para uma letra artística, que não tem tanto envolvimento de legibilidade ou de desempenho, muitos destes sinais poderão ser suprimidos. Veja outro lay-out de APRESENTAÇÃO:

Neste A Fonte é mostrada como “produto” – há um destaque para o “autor”, ( bom para “Foundrys” que agregam ou interagem com outros profissionais. É um bom começo, para os principiantes, fazer uma parceria com “Foundrys” já estabelecidas. Estas conhecem os caminhos da comercialização. Tem facilidade em adequar seu trabalho para estar nos moldes tradicionais, o que facilita sua aceitação por sites representantes.

Page 9: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Adequação

Também poderá o distribuidor, sugerir que você inclua determinados caractéres que faltem, para poder aceitar seu trabalho. Não se pode desmerecer a capacidade e o conhecimento deles em fontes e em vendas. Faça o que pedem. Você pode fazer o envio deste material ao site, através de área própria ( é comum possuírem) e prepare-se para aguardar uma média de 4 semanas para receber uma resposta. Se tiver desenvoltura para tal, poderá providenciar para enviar junto, uma apresentação de seu estúdio (Foundry) mostrando trabalhos sendo desenvolvidos, pessoal envolvido, instalações, etc. Esta apresentação poderá depois ser utilizada pelo site, em seu perfil “de autor”. Os sites costumam pedir isso.Veja exemplo:

eSegu

Rr

a

ep oduç o

doi

Or ginal:

ee

S gu

Rero

çao

pdu

do i

na

Or gil:

Segue

produç

Re

ao

do r gi al

Oi

n:

Page 10: AND A STARLET IS BORN 2

FontScript

ScriptDefinição do Espetáculo

A Denominação FONTSCRIPT é relativamente nova. Alguns profissionais envolvidos lidam com fontes desde 1959. Há também um pessoal com atividades mais recentes. Uns aprendem sempre com os outros.

Já houve a época no Brasil, em que os tipos para lynotipia, vinham do estrangeiro. Quando começaram a produzir seus próprios tipos aqui... a gente estava lá.

Mais à frente, as boas agências de propaganda, muito antes das “Letraset®” e dos processos fotográficos que as sucederam, produziam peças de qualidade suprema, e cuja titulagem era feita manualmente. Uma a uma as letras eram desenhadas. A gente estava lá.

Muitos anos antes da “plottagem de recorte” a gente já produzia decoração de painéis e visuais de vitrines, fantásticos, inteiramente recortados à mão em adesivo de vinil.

Empresas que lideravam o mercado de luminosos em lona (Nigth & Day®) nos meados dos anos 80, não tinham outra forma de fazer os letreiros, sem que fosse aplicando a máscara e recortando à mão, todos os letreiros. A gente fazia isso com primazia.

Também desenhávamos, recortávamos e montávamos as famosas “letras-caixa”, para painéis de fachadas, em metal.

Ainda nas décadas de 70/80, as maiores editoras Infanto-Juvenis do país, que produziam material (HQ) para grandes grupos estrangeiros - até exportando o material aqui produzido - produziam o letreiramento padrão deste material, e os títulos, desenhados manualmente. E a gente? - Lá!

Junto a estas atividades, a gente fazia desenhos de personagens e cuidava do merchandising, desenvolvendo

produtos para as industrias, sob o comando das licenciadoras.Lideramos grandes projetos em praticamente todas as linhas.

As letras eram com a imensa qualidade exigida. E lá você podia ver a gente.

segue...

Denominational FONTSCRIPT is relatively new. Some professionals dealing with sources since 1959. There is also a staff with the latest activities. Some always learning with others.

Was there ever a time in Brazil, in which types to lynotipia, came from abroad. When they began producing their own brands here ... we were there.

Later on, good advertising agencies, long before the "Letraset ®" and the photographic processes that succeeded, producing supreme quality parts, and whose titre was done manually. One by one the letters were drawn. We were there.

Many years before the "Plotting clipping" we already producing decorative panels and visual displays, fantastic, entirely hand-cut adhesive vinyl.

Companies that led the market in bright canvas (Day & Nigth ®) in the mid-80s, had no other way to make the signs without the mask was applied and trimmed by hand, all the signs. We did that with primacy.

Also draw, cut out and MontaVista's famous "letter-box" for facade panels, metal.

Yet in the decades of 70/80, the largest publishers of Children and Youth of the country that produced material (HQ) for big foreign groups - even exporting the material produced here - produced the standard lettering of this material, and the titles, drawn manually. And we? - There!

Along with these activities, we made drawings of characters and took care of merchandising, developing products for the industries, under the control of licensing. We have led major projects in nearly all lines. The lyrics were by the sheer quality required. And there you could see us.

APRSENTAÇÂO FOUNDRY

Page 11: AND A STARLET IS BORN 2

Atualmente, apesar das novas tecnologias, ainda há muitas coisas a fazer em tipografia. Durante alguns anos, estivemos nos aperfeiçoando em utilizar os processos e técnicas existentes nos aplicativos e softwares da informática. Estamos desenvolvendo fontes diferenciadas, que são publicadas em sites internacionais de fontes. Paralelamente, como é próprio dos apaixonados por um determinado assunto, estamos empenhados em desenvolver alguns projetos próprios, um tanto inusitados. O “Projeto Marcaletras” está desenvolvendo um sistema de fonte, arquivo normal, TTF, que quando impressa, proporciona aos usuários, a possibilidade de recortar e montar letras em relevo, à partir da impressão. Também temos o “Projeto Fototype”, que consiste na execução manual e artesanal, de fontes totalmente diferenciadas, que são depois de prontas, fotografadas, aplicados acabamentos em softwares de design, e composto o alfabeto completo. São fontes com visuais que não são aceitos por nenhum arquivo de fontes. A letra escolhida, é solicitada através da escolha do tipo, e da submissão do texto a ser configurado. Toda a montagem é feita letra a letra, e é fornecido então ao cliente, o resultado. O “Projeto Personal”, é um projeto aberto aos aprendizes, pelas amplas possibilidades de se ensinar através dele, pela enorme variedade de construções e pela didática diferenciada da busca da manutenção das características pessoais de cada letra. Neste projeto, o cliente submete a sua própria caligrafia ao nosso escritório, e nós a transformamos em fonte para uso no computador. Há duas linhas que podem ser escolhidas pelo cliente. A confecção das letras conservando as características mais pessoais de sua escrita, mas transformando a em uma fonte realmente, ou... Na Segunda opção, a conservação absoluta de todas as características. para o resultado de uma letra “manuscrita” digitável no computador.

O trabalho com fontes é uma atividade instigante que não acaba nunca. Dia após dia, mesmo já tendo criado centenas de famílias de fontes, sempre despontam verdadeiras preciosidades, totalmente inovadoras e de personalidade indiscutível.

tem uma ótima relação com a comunidade tipográfica. Estamos sempre promovendo uma tutela aos nossos aprendizes. Estamos sempre providenciando e divulgando informações de suporte.

FontScript

Today, despite new technologies, there are still many things to do in typography. For some years we've been perfecting the processes and techniques used in existing software applications and information technology. We are developing different sources, which are published on websites of international sources. In addition, as is characteristic of love for a particular subject, we are committed to develop some projects of their own, somewhat unusual. The " " is developing a system font, normal file, TTF, which when printed, gives users the ability to cut and assemble letters in relief, from the printing. We also have the " " which is the implementation manual and craft, from completely different sources, which are then ready to Photographs, applied finishes in software design, and composed the whole alphabet. With visual sources are not supported by any font file. The chosen letter is requested by the choice of type, and submission of the text to set. The entire assembly is done letter by letter, and is then supplied to the customer the result. The " ", a project is open to apprentices, the wide possibilities of teaching through it, the enormous variety of constructions and the didactic approach of seeking to maintain the personal characteristics of each letter. In this project, the client submits his own handwriting to our office and we turned it into a source for computer use. There are two lines that can be chosen by the customer. The making of the lyrics more personal saving features of your writing, but transforming it into a real source, or ... In the second option, the absolute conservation of all features. to the result of a letter "handwritten" digitável the computer.

Working with sources is an exciting activity that never ends. Day after day, despite having created hundreds of font families, always true gems emerge, innovative and totally undeniable personality.

have a great relationship with the community press. We are always promoting a remedy to our learners. We are always providing support and disseminating

Project Marcaletras

Project Fototype

Personal Project

FontScript

APRSENTAÇÂO FOUNDRY

Page 12: AND A STARLET IS BORN 2

Todos os interessados, apenas se vinculam a nós através do nosso e-mail, e nos acham sempre dispostos a ajudá-los. Agora estamos começando a orientar designers iniciantes neste assunto, a confeccionar uma fonte, produzir o material de divulgação e aprimorar o uso das ferramentas e recursos que estão à mão, através da informática.

Nós até podemos atender - diretamente - a uma solicitação de uma fonte que o cliente necessite, e que faz parte da nossa coleção, mas para isso temos nossos critérios. 1 - O preço será sempre o mesmo que estiver constando em nossos distribuidores. (sites de fontes). As condições de fornecimento, as documentações e licenciamentos, serão também sempre nos mesmos moldes.

Na verdade não estamos empenhados em “venda”, mas sim em “confecção”. Nos julgamos muito bem atendidos pelos nossos representantes.

Já para casos de desenvolvimento de algum trabalho específico, para o qual não esteja conseguindo se satisfazer com o que tem encontrado, nós estaremos sempre à disposição.

All interested only bind us through our e-mail, and always willing to help find them. Now we are beginning to guide novice designers in this matter, to fabricate a source, produce publicity material and improve the use of tools and resources that are at hand, through the computer.

We can meet up - directly - a request from a source that the client needs, and that's part of our collection, but for this we have our criteria. 1 - The price will always be the same as you have on distributors. (Sites of sources). The conditions of supply, documentation and licensing, will also be in the usual manner.

Actually we are not engaged in "selling" but in "making". We believe very well attended by our representatives.

As for cases of developing some specific work for which you're unable to be satisfied with what is found, we will always be available.

gomespertence - diretor

APRSENTAÇÂO FOUNDRY

Page 13: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Promoção

Também deverá criar e enviar junto, material de uso do site, como uma imagem em 10x10cm, de preferência em PNG. (melhor definição) Onde você cria uma imagem sugerindo o “clima” da sua fonte, (ou um visual que ilustre uma família inteira da mesma fonte) constando o nome da fonte, e onde apresente também as três primeiras letras maiúsculas “ABC” e as minúsculas, “abc”. Se os números forem fazer diferença... inclua: “1,2,3.”. Também se faz constar o nome do autor e da “Foundry”. Ou apenas da “Foundry” se achar melhor.Veja uma idéia:

Também recorre os sites de fontes, a peças de publicidade promoções, solicitando que disponibilize algumas fontes gratuitamente. E em caso de peças promocionais, é você quem vai cuidar da confecção destas à sua maneira.

veja uma chamada promocional:

FontScriptGP Sangalo

Page 14: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Envio

Este é um visual de ,

para o site de fontes

TIPOGRA

chamada promocional

FONT

Se tiver muitas fontes, (eu estou atualmente com mais de 200 Famílias, o que resulta em torno de 4000 fontes) não as envie todas de uma só vez, ou muito sucessivamente, a um site. Você pode entretanto mandar uma família inteira, já que constituem um pacote fechado. Envie uma fonte ou família, hoje, aguarde umas 4 semanas para outro envio. Duas semanas mais tarde envie outras, aguarde 3,4 semanas para outro envio. Isso permite que você fique atento a possíveis opiniões dos representantes, e possa até adequar suas fontes e apresentações melhor. Também precisa de dar tempo para que admirem seu trabalho, o que é diferente de ser atropelado por fontes... aos milhares. No seu primeiro contato com um representante, se você tiver paulatinamente conseguido instituir ambientes próprios de fontes, sites, blogs, portfólios, etc. Uma certa quantidade de - apenas - links, (somente títulos, ex: fonscript / tipografontes / colher de chá...) referentes a ambientes onde mostre uma certa atuação na área, poderá ser representativo. É preciso que enxergue que você até então é um desconhecido, e que não tem ninguém lá para falar qualquer coisa de você.

Page 15: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Produção das Famílias

= PRODUÇÂO DAS FAMÍLIAS =

Primeiramente, eu sempre SEMPRE coloco nas minhas pastas, de cada fonte, dois arquivos que instituí como essenciais: O sinal de “Copyrigth” que aplico em todos os arquivos TTF, e... O Mapa de Caractéres com todos os caractéres, e onde vou me orientar.

= Otimizando sua criação =

Pasta de uma fontecom os arquivosessenciais:

PARA GERAR UMARQUIVO / FONTES

Page 16: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Otimização

Veja as figuras: como estavam; e como ficou:

Veja que desfiz o “alinhamento único” que eu acho que me facilita o alinhamento de todo o conjunto. Agora eu tenho os grupos já alinhados e re-distribuidos em coluna; Como trabalho original, vou salvar a fonte mestre.

Veja:

A Otimização do trabalho de criação, e a verdadeira produção de famílias de fontes de forma dinâmica, é importante, visto que depois ainda se terá que subir todos os caractéres “um-a-um” para formar os arquivos de fontes TTF. Consideremos que você já resolveu todas as etapas da criação de todos os elementos de sua fonte. Você tem o primeiro arquivo = original: Nome: FFS0001a - GP “Fonte tal”

Page 17: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Identificação

Eu identifico cada fonte (dentro da mesma família, com uma minúscula em sequência. Esta é a letra “a”.(seta)Veja que já estou salvando na pasta que abri para esta fonte (seta) No nome da pasta FFSV0001 – GP ALBARUS (a letra “V” é exigida pelos sites e identifica que não é uma pasta de fonte única e sim um “volume” trazendo outras fontes)SALVA? Mantenho aberto o arquivo, e vou fazer uma fonte inclinada: Assim:

Page 18: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Sequência

Seleciono todo o conjunto, e pela alça (alto/centro), inclino todo o conjunto. INCLINOU? SALVAR!

Veja: como poderá perceber incluida a “INCLINADA” na letra de identificação você agrega o numeral e fica: . Todas estas identificações são importantes, e você vai perceber quando começar a receber relatórios de vendas de suas fontes. Você tem agora 2 arquivos corel de fontes. Mantenha ainda a inclinada que salvou aberta e... Dê um “Desfazer”! Eu uso o atalho “CRTL+Z”. A Fonte inclinada voltou ao original. Você vai produzir agora o modelo “COMPACTA”. Acompanhando os passos:

“1” “a1”

INCLINADAsalvando a INCLINADA

CTRL+Zvolta ao original

usando as alças

Page 19: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Variação

Selecione todo o conjunto, e pegue a alça (esquerda/centro) e reduza. Veja na imagem as marcas de “simulação” do próprio programa. (em traços finos azuis -pág.anterior) Dependendo do tipo de design, se pode reduzir até o meio, ou menos, dependendo da letra. (média 35%) A letra ficou estreita. Você vai salvar com o termo “COMPACTA” e a sua letra e número (identificadores) vão mudar para “ ”. Ou seja: a letra minúscula indica a letra GP ALBARUS (original) e os três estilos aplicados, agregam a esta os números .

Continue mantendo esta mesma fonte aberta, sempre dando “CTRL+Z” após o salvamento, e partindo para a execução da última sequência; Expandida. Depois de salva a “original”, e fazer INCLINADA, COMPACTA, EXPANDIDA, ainda com o mesmo arquivo original, partimos para fazer outros modelos, que podem ser como por primeiro exemplo, a letra “FILETADA”. (apenas contorno). Veja:

Você vai na paleta de cores, e aplique a COR BRANCA, e o contorno PRETO. Veja na imagem como vai ficar. Salve o novo modelo!

a3 “a”

1, 2 e 3

Page 20: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Completando Série

Agora, como irá trabalhar a série “FILETADA”, apenas aplique “INCLINAR” para salvar também mais este formato, para a sua fonte “Filetada”: SALVE! Agora sim, aplique o “CTRL+Z” e aplique em seguida o efeito “COMPACTA”. E SALVE!Veja que agora mantêm-se a identificação “BLADE FILETADA” (outro modelo) e se coloca a palavra “COMPACTA”.Faça então a EXPANDIDA. Completará assim a série “filetada”.

Veja na sequência, modelos institucionalizados pelos nossos

trabalhos, e que vem sendo usados em várias Famílias de Fontes:

OUTROS MODELOS:

e1

Page 21: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ORIENTAÇÃO

Modelos

Aplicações de ferramentas e recursos do Corel,

que vem contribuindo através dos anos

apresentados nosdiversos modelosjá tradicionais da

(desde o Corel 3)

Script:Font

Page 22: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

ESTILOS:Conheça; ORIGINAL

Design: ORIGINAL

É a categoria da tipologia - básica - desenvolvida para uma determinada fonte. Esta é a fonte original, sem recursos, o

design puro, e sem aplicação de qualquer técnica. Tem sim, seus estilos; compacta (mais estreita) Inclinada (

)

E a expandida. Destes caractéres - originais - é que surgirão todos os outros.

consideramos como “itálico” apenas a aplicação das ferramentas dos editores de texto, ou seja; uma letra inclinada, pode ainda ter a aplicação nestes editores, de negrito,

sublinhado e “itálico” - aplicações independentes do trabalho da “foundry”.

, durante muito tempo, estabeleceu suas formas de trabalho, de forma pessoal, e desligada de conceitos, terminologias e denominações comumente

utilizadas ou padrões estabelecidos. Isso não se deu por algum motivo especial, mas tão

somente pela introspecção própria deste trabalho, e a tendência a se manter um tanto alienado para promover

caminhos próprios e estilo diferenciado. Desta situação, vieram surgindo a criação e

aplicação de recursos, a avaliação de tendências e a experimentação de estilo, que resultaram em uma

nomenclatura exclusiva, própria, e que hoje norteia a “foundry”e os que participam dos projetos e

desenvolvimento dos produtos .

VEJAM OS MODELOS UTILIZADOS NA FONTSCRIPT:

FontScript

FONTSCRIPT

Page 23: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

FILETADA

OUTLINE BLACK

categoria: FILETADA

A técnica que identificamos como FILETADA, parte de um conceito próprio de não chamar o “contorno simples” de “outline”. Trata-se da forma original da fonte, apresentada apenas em seu

contorno.

categoria: OUTLINE BLACK

A técnica que identificamos como OUTLINE BLACK, passa pelo conceito de minha “Foundry” de que o “contorno simples” não é

chamado de “outline”. Para ser uma “outline” nas normas do nosso trabalho, é preciso que o contorno do caractér, seja completamente desprendido dele, que seja respeitado um espaço entre o caractér e o “outline”. O Outline Black, se

diferencia de qualquer outro, ao se apresentar contornando um caractér que esteja em uma cor chapada.

Page 24: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

OUTLINE DOUBLE

TRI-OUTLINE

categoria: OUTLINE DOUBLE

categoria: TRI-OUTLINE

Esta técnica leva o nome “outline” por possuir o contorno independente de todo o caractér. E se chama “outline double”

porque este contorno externo, acompanha sempre o contorno do caractér que na nossa “foundry” chamamos de “FILETADO”. No

modelo acima, o contorno externo é apresentado com maior espessura, mas pode ser também da mesma espessura ou até

mais fino, que se manterá a mesma denominação do estilo.

O Estilo TRI-OUTLINE se constitui de dois filetes que contornam o caractér, paralelamente ao filete do próprio design, ou forma do tipo. A TRI-OUTLINE aqui apresentada possui os três filetes na mesma espessura, mas poderiam variar à vontade. Desde que sejam em três, e absolutamente paralelos e sem se tocarem, ( apenas em algumas aberturas não conseguem manter esta

característica) estarão categorizados neste estilo.

Page 25: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

INSINUE

RELEVO

categoria: INSINUE

INSINUE é uma sutil variação da técnica sombreada. Neste estilo, os caractéres possuem a sombra, e é esta que determina,

(ou “insinua”) o design original do tipo. Os elementos gráficos são como “inexistentes”, e como numa dependência completa da

sombra, que define a forma e a aparência, (real) da tipologia. Nesta técnica, nenhum tipo de linha é utilizada.

categoria: RELEVO

Este efeito; RELEVO, é diferente do sombreado. É “como se fosse uma sombra, mas ele não se desprende do design original

como o sombreado. Ao final, é como se os caractéres fossem deslocados. Este efeito tem o mesmo nome, mesmo que as formas ao fundo sejam na cor preto, como este exemplo, ou

branco e apenas filetado, como os caractéres no quadro.

RELEVO FILETADO

O Cinza mais claro é apenas para melhor visualização do Trabalho

Page 26: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

FILETADA SOMBREADA

SOMBREADA

categoria: FILETADA SOMBREADA

Só é denominada “FILETADA SOMBREADA” a tipologia que misturar elementos chapados com filetados. Se a letra for

apenas um filete e nela for aplicado um sombreado, ela será tão somente sombreada. No caso da letra acima, a sua parte

superior é filetada apenas, e a parte de baixo é chapada ( e sem filete) só nestes casos se caracteriza uma tipologia como...

“FILETADA SOMBREADA”

categoria: SOMBREADA

Na característica da técnica “sombreada”, o que a difere da Relevo, é a sombra se desprender da forma do caractér original. Como se vê, o sombreado preto, se desloca para um dos lados

(direito) e para o alto, mas as linhas do original ficam bem definidas. A “sombra” não se desgarra do elemento em primeiro

plano, como no “Relevo”.

Page 27: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

FANTASMA

NOTURNA

categoria: FANTASMA

Este efeito, eu denominei de “Fantasma”. Porque? Porque é a mesma aplicação da letra sombreada, entretanto nesta sombra eu inverto a cor de preenchimento, de preto, para branco. Isto me sugeriu esta idéia; para que projete uma “sombra” declaradamente inversa, e ao invés de “escuro” clara... só mesmo sendo, talvez, um fantasma!

categoria: NOTURNA

A técnica identificada como “NOTURNA”, consiste , do caractér em cor chapada (aqui black), com as linhas de contorno vazadas, tanto do caractér como da sua textura, (se for o caso -

como acima) e ladeados por uma contorno também chapado (com cor). Geralmente este contorno é de uma espessura

representativa, mas poderá ser usado em um traço mais fino e ainda conservar o mesmo nome.

sempre

Page 28: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

DefiniçãoEXPLODIDA

categoria: EXPLODIDA

A aplicação deste estilo;“EXPLODIDA”, é uma evolução do estilo “NOTURNA”. (Veja o efeito noturna nas letras ao lado”.......................>>>>>>>>Provoca-se a explosão daslinhas de contorno do caractér.O resultado é o visto abaixo. VComo Nas suas famílias, Vas fontes são apresentadas Vem múltiplos estilos, e este Vrecurso, que torna a letra Vinteressante, porém, como Vnão é apropriada para tudo, Vpassa a ser um recurso Và mais. V V

Page 29: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

PERSIANA

PERSIANA RELEVO

categoria: PERSIANA

O Estilo “PERSIANA” é tão somente a aplicação de barras verticais, que são da mesma espessura dos espaços entre elas.

Estas fontes representariam também, 50% de economia em tintas nas impressões.

categoria: PERSIANA RELEVO

O Estilo “PERSIANA” com a aplicação de barras verticais, que são da mesma espessura dos espaços entre elas, e que

representam economia de 50%, ainda se mantém bem perto desta marca, na variação PERSIANA RELEVO. É o design frontal filetado e as tiras repetidas em chapado ao fundo.

Page 30: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

FRIZADA

SAIA & BLUSA

categoria: FRIZADA

O Estilo “FRIZADA” É básicamente o mesmo que o persiana, só que aplico apenas em parte do tipo, e horizontalmente. Não

justificaria e nem fica tão refinado a aplicação em todo o caractér. Usado apenas em parte deles, fica com um resultado

muito elegante.

categoria: SAIA & BLUSA

A Caracterização “SAIA & BLUSA” É a divisão do caractér ao meio ( basicamente) na horizontal, e a aplicação de outro

recurso apenas em uma das partes, diferenciando a parte de cima da parte de baixo.

Page 31: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

XADREZ

EXTRUSION

categoria: XADREZ

categoria: EXTRUSION

A Caracterização “XADREZ” É a interferência (sempre horizontalmente) de uma faixa xadrez. Nesta aplicação vale

lembrar; ( e serve para outros estilos) “Não são todas as tipologias que se adequam a todas as características. Há

caractéres que ganham valor com determinadas aplicações, outros não. Nesta hora se faz necessária a sensibilidade do

designer.

Este recurso; “EXTRUSION” É geralmente utilizado apenas em fontes “CAPITULARES”, ou então em tipologias completas, mas

depois de uma avaliação de que o design do corpo “real” dos tipos, sejam extremamente simples. Em tipos muito rebuscados

é provável que atrapalhe a legibilidade. Já nos capitulares, estando a letra isolada, o importante é chamar a atenção. Para

isso, “EXTRUSION”, é formidável.

Page 32: AND A STARLET IS BORN 2

Script do Espetáculo

Definição

NOVOS ESTILOS

PROJETOS ESPECIAIS

Foundry ContatoPersonalFotoTypeRua Peperi 798

Nova Granada - BHMinas Gerais/Brasil

31-9862 2724

Letras fotográficassobre encomenda.Modelos à escolha

ou exclusivas.

Sua caligrafiapessoal,

transformada em fonte

[email protected]

[email protected]

webmaster:

No andamento

das atividades e dos trabalhos, sempre vão surgindo

estilos, e vão aparecendo recursos que são utilizados e testado exaustivamente,

e depois utilizados sempre que adequados ao trabalho.

Recursos que não podem ser utilizados em arquivos de fontes “executáveis” estamos criando no nosso projeto; ”, onde as

letras são fornecidas - sob encomenda - compondo textos submetidos pelos interessados.

Também desenvolvemos projeto onde o uso e utilização da fonte, proporciona um segundo

desenvolvimento - pelos clientes - após impressas no tamanho que interessar. Podem ser reproduzidas em

grandes formatos, e resulta em letras com relevo.

Veja as fontes

vai ver que todos os estilos aqui mostrados estarão presentes

diversificadamente em todas elas.

FONTSCRIPT

FONTSCRIPT,

FOTOTYPE

..........

PROMOÇÂO

Na compra de Famílias completas, a , tem como um critério tradicional, o fornecimento gratuíto de uma

, com as Maiúsculas da Fonte Adquirida. FAZ PARTE DE TODO PACOTE!

FONTSCRIPT

(BRINDE!)fonte CAPITULAR