América Contemporânea1

download América Contemporânea1

of 14

Transcript of América Contemporânea1

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    1/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

     1. 

    Há exatos cem anos teve início a Revolução Mexicana, que ocasionou profundas mudanças nasociedade nas primeiras décadas do século XX.xplique um fator que ten!a contri"uído para a defla#ração da Revolução Mexicana.

    $.  %"serve esta c!ar#e, em que se ironi&a uma suposta reunião de ditadores latino'americanos para a criação de uma (ovem nação)

    *dentifique e explique um  dos aspectos relacionados ao con(unto das ditaduras latino'americanas que se destaca nessa c!ar#e.

    +.  m 1-, depois de al#uns anos de re"eli/es populares, resist0ncia re#ional consolidação do #overno central e lutas internas entre as elites li"erais, 2orfírio 3ía& c!e#ou aopoder e #overnou a frá#il nação até 1415. 3ía& tin!a ori#inalmente construído sua reputaçãocomo !omem do povo, especificamente como líder militar de uma aliança popular que tin!acom"atido e derrotado os invasores europeus. ntretanto, ele cada ve& mais se ima#inava um6ismarc7 ou 8apoleão do 8ovo Mundo, decidido a restaurar a ordem e a esta"ilidade noMéxico e "uscar a modernidade e o desenvolvimento econ9mico através do autoritarismo.

    :R;. ?Raça e 8ação nos stados @nidos, México e Au"a, 15'14B5C. *n.2DM2=%8D, Marco D. e 3%E=, 3on H For#s.G. Nacionalismo no novo mundo; a formação deEstados-Nação no século XIX. Rio de aneiro) Record, $55.

     D respeito do pro(eto de moderni&ação do México, ideali&ado por 2orfírio 3ía& e seusconsel!eiros científicos, marque a alternativa incorreta. 

    2á#ina 1 de 1B

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    2/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

    aG Dl#uns mem"ros da elite porfiriana defendiam que a nação mexicana precisava incorporarde al#um modo as massas indí#enas, e ressuscitaram, assim, uma narrativa nacionalistaso"re os astecas.

    "G % ideal de em"ranquecimento da população estava presente nas preocupaç/es dosconsel!eiros, que atrelavam a ideia de vi#or nacional necessidade de uma populaçãopredominantemente "ranca.

    cG % stado porfiriano inte#rou as populaç/es indí#enas com o intuito de em"ranquec0'las apartir de políticas de incorporação que atendiam s reivindicaç/es políticas das tri"os.dG Aontin#entes cada ve& maiores de índios e mestiços deixavam áreas rurais isoladas em

    direção s re#i/es comerciais, industriais e de mineração, atraídos pelo pro(eto demoderni&ação econ9mica.

    B.  m $55, o candidato do 2artido 3emocrata, 6arac7 %"ama, foi eleito presidente dosstados @nidos da Dmérica F@DG. %s #ráficos a"aixo se referem a uma pesquisa eleitoralreali&ada no dia das eleiç/es nos estados da AalifIrnia e do Mississipi.

    Aom "ase nesses #ráficos e tendo em vista o contexto das eleiç/es de $55 e asparticularidades !istIricas dos stados @nidos, considere as se#uintes afirmaç/es)

    *. %s #ráficos relativos ao estado da AalifIrnia sinali&aram a vitIria de %"ama com mais de-5J dos votos, o"tidos de modo ma(oritário em todos os se#mentos raciais.

    **. D eleição de %"ama ocorreu em meio a uma profunda crise econ9mica que exi#iu aintervenção do stado no sistema financeiro do país, alterando as práticas e os discursosli"erais cu(as premissas vin!am se fortalecendo mundialmente desde a década de 1445.

    ***. Mesmo com a a"olição da escravidão, no século X*X, a questão racial continuou a marcar apolítica dos estados sulistas, que procuraram #arantir os privilé#ios dos "rancos por meio deleis de se#re#ação, anuladas somente entre 14B e 14-, durante o #overno de =>ndono!nson.

    stá correto o que se afirma emaG **, apenas.

    2á#ina $ de 1B

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    3/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

    "G * e **, apenas.cG ** e ***, apenas.dG * e ***, apenas.eG *, ** e ***.

    K.  D :uerra das Malvinas FLal7landsG op9s Dr#entina e *n#laterra de a"ril a (un!o de 14$.

    ntre os motivos da #uerra, podemos citar aaG ação imperialista in#lesa so"re a Dntártida, que pretendia expandir o territIrio "ritnico até oextremo sul.

    "G intenção norte'americana de manter !e#emonia militar so"re o continente através dodomínio in#l0s.

    cG disposição ar#entina de retomar o controle das il!as, ricas em com"ustíveis fIsseis eestrate#icamente importantes.

    dG interfer0ncia do 6rasil, que se disp9s a mediar o conflito, mas a#uçou a tensão entre*n#laterra e Dr#entina.

    eG omissão da %r#ani&ação das 8aç/es @nidas, que se recusou a apoiar as pretens/es"ritnicas em relação s il!as.

    .  % premiado documentário "rasileiro ?AondorC, de $55-, diri#ido por Ro"erto Mader,

    res#atou diferentes vers/es do que ficou con!ecido como ?%peração AondorC, ou se(a, umcon(unto de aç/es político'militares coordenadas, nos anos -5 do século passado, por diversos#overnos da Dmérica =atina, como A!ile, 6rasil, Dr#entina, @ru#uai, 2ara#uai e 6olívia.

    aG Dpresente um ar#umento dos #overnos envolvidos na %peração para levá'la adiante.

    "G m meados da mesma década de 14-5, al#umas lon#as ditaduras europeias c!e#aram aofim, uma das quais em 2ortu#al.

    *dentifique uma característica da Revolução dos Aravos F14-BG.

    -.  % continente americano tornava'se palco do conflito entre as superpot0ncias. D Revoluçãode Au"a foi um divisor de á#uas e marcou o in#resso pleno da Dmérica =atina no cenário da:uerra Lria. N...O D partir de então, os stados @nidos optaram pela intervenção direta Falém da informalG napolítica dos países do su"continente, visando a preservar sua !e#emonia econ9mica e militar.

    2ara tanto, contaram com aliados internos que se dispuseram a salva#uardar o ?mundo livreC.

    2á#ina + de 1B

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    4/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

    F=%2P, $55, p. -4$G.

    Aom "ase no texto e nos con!ecimentos so"re a :uerra Lria, indique duas situaç/es Q umade caráter ideolI#ico e outra de caráter econ9mico Q em que os stados @nidos exerceraminflu0ncia decisiva na política "rasileira durante o período da ditadura dos #overnos militares. 

    .  Aom a adoção da política do Big Stick , os @D, no #overno de

    as revoluç/es sandinista e mexicana."G a política do Big Stick foi amplamente rec!açada pelo #overno "rasileiro #raças ao apoio

    político e financeiro da *n#laterra e da Lrança.cG o #overno estadunidense favoreceu o 2ara#uai na #uerra contra a Dr#entina pelo controle da

    re#ião petrolífera do A!aco, onde atuava a Standard il !o. dG os movimentos populares apoiados na luta e no pensamento político de osé Martí evitaram

    que Au"a, lo#o apIs a independ0ncia, se tornasse um protetorado dos @D.eG a Rep"lica do 2anamá proclamou sua independ0ncia da Aol9m"ia em 145+, tornando'se

    um protetorado dos @D, e, em 141B, foi inau#urado um canal li#ando o Dtlntico ao2acífico.

    4.  ?Aomo em toda sociedade de classes, a viol0ncia social no México explode entre os maispo"res. 8os ltimos anos, o nmero de mortes li#adas ao narcotráfico tem crescido, sendomais de mil nas primeiras quatro semanas de $554. % diretor de *nteli#0ncia 8acional dos @D,3enis 6lair, c!e#ou a afirmar que o #overno mexicano não tem controle so"re re#i/es dafronteira, o que poderia ser entendido como uma sen!a para novas intervenç/es de seu#overno. Lilipe AalderIn, presidente mexicano, respondeu afirmando que o pro"lema de seupaís é consequ0ncia de ser vi&in!o do maior consumidor de dro#as do planeta e do maiorfornecedor mundial de armas. Aomo 2orfírio 3ia& afirmou em outras palavras) S2o"re MéxicoT

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    5/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

    transferiram para a re#ião de fronteira, a fim de explorar mão de o"ra "arata edesor#ani&ada.

    15.  @m aspecto fundamental da :uerra Lria Fcom o fim da ;e#unda :uerra Mundial em 14BKGfoi a reor#ani&ação das alianças internacionais e o recrudescimento das relaç/es entre naç/esque pouco tempo antes estavam aliadas. 3e um lado estava a @nião ;oviética, parte

    si#nificativa da uropa %riental e a A!ina FapIs 14B4G, e do outro lado, a uropa %cidental como apoio explícito dos stados @nidos, Aanadá e os #overnos dos países da Dmerica =atina. Dssim, a :uerra Lria representou uma "usca permanente pelo equilí"rio de poder entre asduas pot0ncias #lo"ais. Mesmo que a disputa nunca ten!a resultado em um conflito "élicodireto entre os stados @nidos e a @nião ;oviética, em outros continentes como a Yfrica, a Ysia, a Dmérica =atina e no Aari"e, a :uerra Lria foi marcada por conflitos armadosprolon#ados, passando a se incorporar #eopolítica das lutas anticoloniais e de li"ertaçãonacional.

    aG *dentifique dois países asiáticos com os quais os stados @nidos estiveram envolvidosdiretamente em conflitos militares depois de 14BK.

    "G Aite tr0s países africanos de lín#ua portu#uesa que iniciaram processos de li"ertaçãonacional na década de 145.

    cG xplique as ra&/es apresentadas pelos stados @nidos para a invasão da 6aía dos 2orcosFAu"aG, em a"ril de 141.

    11.  ;o"re a KZ Apula das Dméricas, recentemente reali&ada em

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    6/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

     Ddaptado de ?@ma il!a povoada pela criseC, "lo#o, 4\\$554.

    XDM*8 as se#uintes afirmaç/es.

    * W Au"a foi excluída da %D na Aonfer0ncia de 2unta del ste, em (aneiro de 14$, ereadmitida em $554, apIs a eleição de 6arac7 %"ama nos @D.

    ** W 3iante da crise econ9mica dos anos 144$ e 144+, o #overno cu"ano permitiu a entrada decapitais privados e li"erou a formação de sindicatos independentes.

    *** W Au"a esteve prIxima do colapso econ9mico com o fim da a(uda soviética, recuperando'se,na atualidade, #raças expansão do turismo e da exportação de açcar.

    *V W % em"ar#o econ9mico imposto pelos @D a Au"a, a partir de 145, contri"uiu para que o#overno cu"ano se aproximasse do "loco socialista, liderado pela @R;;.

     Dssinale a alternativa correta)

    aG ;omente as afirmativas * e ** estão corretas."G ;omente as afirmativas * e *V estão corretas.cG ;omente as afirmativas ** e *** estão corretas.dG ;omente as afirmativas ** e *V estão corretas.eG ;omente as afirmativas *** e *V estão corretas. 

    1B.  Aom relação ao presidente Hu#o A!áve& e aos acontecimentos políticos recentes naVene&uela, assinale o que for correto.51G DpIs a eleição de 6arac7 %"ama, o presidente Hu#o A!áve& anunciou que a Vene&uela

    voltará a ter um em"aixador nos stados @nidos.5$G @m referendo popular ocorrido no início de $554 aprovou a reeleição ilimitada para al#uns

    car#os p"licos, entre eles o de presidente da Rep"lica.5BG Hu#o A!áve& su#eriu ao e de seu

    marido, o ex'presidente 6ill Alinton, ao 2artido Repu"licano.5BG Dtualmente, Hillar> ocupa a função de secretária de stado no #overno de 6arac7 %"ama.

    2á#ina de 1B

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    7/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

    5G Do criticar pu"licamente a política econ9mica e fiscal adotada pelo presidente 6arac7%"ama, Hillar> #erou a primeira crise política interna desse #overno.

    1G m depoimento recente, Hillar> Alinton recon!eceu que a política dos stados @nidos emrelação a Au"a fracassou. la tam"ém manifestou disposição em esta"elecer um diálo#ocom o presidente cu"ano Raul Aastro.

    1-. 

     D caricatura acima, de 145B, e o carta& pu"licitário da Aoca'Aola, de 14BB, apontam paracontextos diferenciados das relaç/es do #overno dos @D com países da Dmérica =atina.

    Aite uma ação da política externa norte'americana para a Dmérica =atina decorrente da políticado Big Stick ' ?:rande 2orreteC. m se#uida, nomeie e explique a nova orientação diplomáticados @D para essa re#ião durante a ;e#unda :uerra Mundial.

    1.  2or volta de 1+5, a maioria dos países da Dmérica (á tin!a proclamado a independ0ncia.ntretanto as diferenças entre eles eram "astante claras. %s stados @nidos da DméricaF@DG começavam a se tornar o país mais industriali&ado do planeta. D Dmérica =atina

    continuava presa s pesadas !eranças coloniais) predominavam as economias exportadorasde produtos primários, #overnos de latifundiários que ol!avam com ar de superioridade para amultidão de #overnados de pele mais escura, #randes comerciantes que enriqueciamimportando montan!as de produtos, de qualidade ou quinquil!arias das fá"ricas in#lesas,aus0ncia de direitos para a maioria da população.

    F;AH*M*3

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    8/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

    5BG %s stados @nidos, ao se tornarem o país mais industriali&ado do planeta, reuniramcondiç/es econ9micas e políticas para concreti&ar seu pro(eto imperialista, no século XX,em direção Dmérica =atina.

    5G % ol!ar de superioridade dos #overnos de latifundiários em relação multidão de#overnados de pele mais escura revela o fortalecimento dos desequilí"rios sociais,ampliados no contexto da dominação imperialista dos stados @nidos.

    1G % nmero de imi#rantes europeus com destino aos stados @nidos se intensificou durantea 2rimeira :rande :uerra, devido rurali&ação da economia europeia.+$G % fortalecimento econ9mico do 6rasil, nas tr0s primeiras décadas do século XX, motivado

    pela política de su"stituição das importaç/es, impediu a presença imperialista norte'americana no país, durante o período da :uerra Lria.

    14.  Ds relaç/es entre o 6rasil e o restante da Dmérica do ;ul sempre foram instáveis, desde operíodo das independ0ncias políticas até os dias de !o(e.

    ustifique a afirmação. 2ara tanto, cite um exemplo de conflito entre o 6rasil e seus vi&in!ossul'americanos no século X*X e um exemplo de aproximação entre as duas partes no séculoXX.

    $5.  8o século passado, os conflitos étnicos e culturais que puseram fim *u#oslávia e omovimento separatista dos canadenses de lín#ua francesa em ^ue"ec foram acontecimentos"astante diferentes, com ori#ens diversas, mas que nos levaram imperiosa necessidade derepensar as quest/es do nacionalismo. 8o início do século XX*, assistimos ao ressur#imentodo nacionalismo na Dmérica =atina.

    Aom "ase nessa afirmativa, discuta o novo nacionalismo latino'americano, explicando osi#nificado das mudanças ocorridas na Vene&uela.

    2á#ina de 1B

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    9/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

    Gabarito

    !esposta da "uest#o $ % candidato poderá desenvolver, entre outros, um dos se#uintes fatores) o fato do crescimentoecon9mico verificado durante o período de #overno de 2orfírio 3ia& F1-'1411G ter sido

    acompan!ado de um cenário de fortes desi#ualdades re#ionais e sociais_ a queda na produçãode #0neros alimentícios "ásicos como o mil!o, apesar do aumento da população mexicana_ odrama da questão a#rária) em torno de 455 #randes proprietários concentravam mais dametade das terras a#ricultáveis, enquanto cerca de 4 mil!/es de camponeses não possuíamterras para manter'se e a suas famílias_ o autoritarismo dos se#uidos #overnos de 2orfírio3ia&, a#ravado com a reeleição de forma fraudulenta pela oitava ve&, acompan!ada daperse#uição implacável a seu principal oponente, o li"eral Lrancisco Madero_ as re"eli/escamponesas desencadeadas, ao final de 1415, em várias partes do país so" o lema ?ala, que previa a Reforma D#rária e aor#ani&ação de uma estrutura de suporte aos camponeses do país.

    !esposta da "uest#o &  D c!ar#e destaca duas características das ditaduras latino americanas)

    1G D centrali&ação política, com destaque para a repressão so"re os #rupos ou manifestaç/esde oposição. D centrali&ação tomou formas diferentes nos diversos países, porém, em todasas situaç/es o poder executivo se so"rep9s ou tornou'se o nico poder existente.

    $G D eliti&ação) em todos os países, as ditaduras contaram com o apoio das elites econ9micase adotaram uma política de favorecimento dessas elites, mar#inali&ando ainda mais as

    camadas populares com o aumento do desempre#o e com arroc!o salarial.

    !esposta da "uest#o ' NAO

    !esposta da "uest#o ( NAO

    ^uestão que exi#e a interpretação de #ráfico e que envolve o recente processo eleitoral nosstados @nidos. D leitura desse tipo de #ráfico é importante para a compreensão de dadospolíticos em qualquer país, inclusive no 6rasil, onde são comuns as pesquisas eleitorais. D afirmação * é falsa, pois é possível perce"er pelo #ráfico que, entre os "rancos, a vitIria de6ara7 %"ama ocorre por pequena mar#em, #rupo no qual o candidato tem K+J, enquanto seu

    opositor possui B-J, portanto uma diferença de apenas J.

    !esposta da "uest#o ) NAO

     Dlternativa escol!ida por exclusão. m país #overnado por uma das ditaduras maissan#uinárias da Dmérica =atina, a ação do #overno militar para retomar as Malvinas teve umcaráter político, no sentido de fortalecer o nacionalismo no país e criar um fato que determinariaa união dos ar#entinos em torno do #overno, cada ve& mais isolado e questionado, tantointernamente, como externamente.

    !esposta da "uest#o *

      aG D %peração Aondor foi uma aliança político'militar entre os vários re#imes militares  da Dmérica do ;ul F6rasil, Dr#entina, A!ile, 6olívia, 2ara#uai e @ru#uaiG, criada com o o"(etivo de

    2á#ina 4 de 1B

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Regime_Militarhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Regime_Militarhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_do_Sulhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ditadura_militar_no_Brasil_(1964-1985)http://pt.wikipedia.org/wiki/Junta_militar_da_Argentinahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_de_Pinochethttp://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_de_Pinochethttp://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_de_Pinochethttp://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Bol%C3%ADviahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Bol%C3%ADviahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Bol%C3%ADviahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Paraguaihttp://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Paraguaihttp://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Uruguaihttp://pt.wikipedia.org/wiki/Am%C3%A9rica_do_Sulhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ditadura_militar_no_Brasil_(1964-1985)http://pt.wikipedia.org/wiki/Junta_militar_da_Argentinahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Governo_de_Pinochethttp://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Bol%C3%ADviahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Paraguaihttp://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Uruguaihttp://pt.wikipedia.org/wiki/Regime_Militar

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    10/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

    coordenar a repressão aos opositores dessas ditaduras  instalados nos seis países do Aone;ul. D operação, liderada por militares da Dmérica =atina, foi "ati&ada com o nome do condor , a"utre típico dos Dndes.Montada no início dos anos 14-5, a %peração Aondor durou até o processo deredemocrati&ação, na década se#uinte. D ação foi con(unta e o #overno norte'americano delatin!a con!ecimento, conforme demonstram documentos secretos divul#ados pelo3epartamento de stado  em  $551. 8o entanto, nesses documentos, não !á evid0ncias quecomprovem a participação ativa dos stados @nidos.

    "G D Revolução dos Aravos, ocorrida em 2ortu#al em 14-B, foi o movimento que derru"ou ore#ime sala&arista, ditadura esta"elecida no país desde 14+$ e cu(o ltimo representante eraprimeiro ministro Marcelo Aaetano, resta"elecendo as li"erdades democráticas e promovendotransformaç/es sociais no país. D revolução iniciou'se no dia $K de a"ril de 14-B, com a execução meia'noite através de umaemissora de rádio, da msica :rndula Vila Morena, de Peca Dfonso proi"ida pela censura,adotada como sen!a para o início do movimento. %s militares fi&eram com que MarceloAaetano fosse deposto, o que resultou na sua fu#a para o 6rasil. D presid0ncia de 2ortu#al foi

    assumida pelo #eneral DntInio de ;pínola. D população saiu s ruas para comemorar o fim da ditadura e distri"uiu cravos, a flor nacional,aos soldados re"eldes em forma de a#radecimento.@ma das primeiras reali&aç/es do novo #overno portu#u0s foi recon!ecer a independ0ncia desuas col9nias na Yfrica, processo que se iniciara em 14-+ com a declaração unilateral daRep"lica da :uiné 6issau, que foi recon!ecida pela comunidade internacional, mas não pelapot0ncia coloni&adora.

    !esposta da "uest#o +  Aaráter ideolI#ico Q defesa do sistema capitalista e da propriedade privada_ medo dosocialismo_ controle da produção acad0mico'científica_ distanciamento do 6rasil dosmovimentos de descoloni&ação da Yfrica e da Ysia.

    Aontrole econ9mico Q presença \ investimento de capitais dos stados @nidos na?moderni&açãoC e industriali&ação do país_ presença das multinacionais_ crescimento da dívidaexterna_ consumo preferencial, no mercado "rasileiro, de produtos norte'americanos emdetrimento dos europeus.

    !esposta da "uest#o , NO

     D política do 6i# ;tic7 F:rande 2orreteG é parte inte#rante do Aorolário Roosevelt, umpostulado de política externa, em adição 3outrina Monroe, formali&ado pelo presidente dosstados @nidos

     51` 5$ ` 1 14

     D frase ?2o"re MéxicoT

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    11/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

    8ão !á su"sídios a#rícolas norteamericanos para a a#ricultura mexicana e de fato, empresasnorte'americanas se transferiram para a re#ião de fronteira, a fim de explorar mão de o"ra"arata e desor#ani&ada. .

     D #uerril!a &apatista é cosntituida "asicamente por descendentes de indí#enas e se op/e participação mexicana no 8afta.

    !esposta da "uest#o $ %s dois países asiáticos com os quais os stados @nidos estavam diretamente envolvidos emconflito armado são a Aoreia do 8orte F14K5G e o Vietnam F14BG. m 14K5, poucos mesesdepois da vitIria de Mao

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    12/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

     Ds afirmaç/es * e *V estão corretas_ a afirmação ** está incorreta porque o #overno cu"ano nãoli"erou a formação de sindicatos independentes a partir da crise dos anos 1445_ a afirmação ***está incorreta porque não !ouve a recuperação da economia cu"ana na atualidade a partir doincremento das exportaç/es de açcar.

    !esposta da "uest#o $(

     51` 5$ ` 5B ` 1 $+

     D #reve de fome de vo Morales em a"ril de $554, foi em protesto pela demora do Aon#ressoem aprovar uma lei eleitoral e rece"eu apenas o apoio formal de Hu#o A!ave&.

    !esposta da "uest#o $)

      D concentração da propriedade da terra nas mãos de poucos.

     D concentração da propriedade da terra acirrou o descontentamento da maioria camponesa eindí#ena que estava sendo ali(ada de suas propriedades individuais ou coletivas.

     D Revolução Mexicana foi um #rande movimento armado que começou em 1415 com umare"elião liderada por Lrancisco *. Madero contra o anti#o autocrata #eneral 2orfirio 3ía&. 2rimeira das #randes revoluç/es do século XX, a Revolução Mexicana foi caracteri&ado poruma variedade de  líderes  de cun!o socialista, li"eral, anarquista, populista, e em prol domovimento a#rário. D Revolução é considerada a princípio como o movimento que derru"ou aditadura e possi"ilitou a ascensão de Lrancisco Madero em (un!o 141. 8o entanto, omovimento possuía uma outra dimensão) os camponeses do sul, liderados por milianoPapata, invadiam e incendiavam fa&endas e refinarias de açcar, e ao mesmo tempoor#ani&avam um exército popular. Do norte, o movimento campon0s foi liderado por 2anc!oVilla , tam"ém defendendo a reforma a#rária. 

    !esposta da "uest#o $*

     5B ` 1 $5

    m março de $554, Hillar> Alinton declarou imprensa em Ramalla!, apIs se reunir com opresidente palestino Ma!mud D""as e o primeiro'ministro palestino, ;alam La>>ad, assim!avia feito a lideranças israelenses, o apoio dos stados @nidos se#urança de *sraelafirmando ser ?inevitávelC a criação de dois stados, um palestino e um israelense, parasolucionar o conflito no %riente Médio. DpIs a divul#ação de novo caso extracon(u#al do ex'presidente 6ill Alinton, em (aneiro de$554, a esposa Hillar> Alinton e secretária de stado do presidente democrata 6arac7 %"ama,em entrevista afirmou compromisso com o 2artido 3emocrata, diante de especulaç/es do casalse transferir para o 2artido Repu"licano. Dpesar de ter sido concorrente do presidente %"ama nas prévias do 2artido 3emocrata, Hillar>Alinton sempre apoiou a política econ9mica e fiscal adotada pelo presidente.

    !esposta da "uest#o $+ @ma das aç/es)

    interfer0ncia norte'americana na independ0ncia de Au"a e sua posterior intervenção políticae econ9mica nesse país, por meio da menda (latt 

    apoio norte'americano independ0ncia do 2anamá, via"ili&ando a conclusão da construçãodo canal e sua cessão aos @D, "em como sua interfer0ncia comercial e financeira na re#ião2olítica da 6oa Vi&in!ança

    ssa política "aseou'se nos princípios da ami&ade, da cooperação e da reciprocidade como#arantia da a"ertura de mercados e da diminuição da influ0ncia dos países do ixo nocontinente americano.

     D expressão 6i# ;tic7 F:rande 2orreteG resultou de uma frase de efeito dita pelo  presidente estadunidense 

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    13/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

    a Dmérica =atina e é considerada como corolário da 3outrina Monroe. Dm"as caracteri&am apostura imperialista dos stados @nindo no continente.

     D imposição da menda 2latt, um dispositivo le#al inserido na Aonstituição  de Au"a, queautori&ava os stados @nidos da Dmérica a intervir naquele país a qualquer momento em queinteresses recíprocos de am"os os países fossem ameaçados, "em como as intervenç/esnorte'americanas na 8icará#ua visando a construção de um canal interocenico, são exemplos

    da execução do 6i# ;tic7 . D partir do #overno Lran7lin Roosevelt,  teve início a 2olítica da 6oa Vi&in!ança Fou :ood8ei#!"or 2olic>G que consistia em investimentos e venda de tecnolo#ia norte'americana paraos países latino'americanos, mas em troca, estes deviam dar apoio a política norte'americana.ssa política promoveu o estreitamento das relaç/es culturais entre os stados @nidos e Dmérica =atina.

    !esposta da "uest#o $, 5$ ` 5B ` 5 1B

    % imperialismo europeu do século X*X orientou'se para Ysia e a Yfrica. D imi#ração europeia para os stados @nidos durante a 2rimeira :uerra Mundial se retraiu e

    os imi#rantes eram em sua maioria ori#inários de áreas ur"anas da uropa, nas quais nãovislum"ravam expectativas de mel!ora de suas condiç/es.8o contexto da :uerra Lria, os stados @nidos influenciaram a economia e a política"rasileiras através de investimentos de capitais e da interfer0ncia na vida política do 6rasil, deforma a conter o fortalecimento das esquerdas.

    !esposta da "uest#o $  Ds insta"ilidades foram maiores e mais si#nificativas no século X*X, apIs os movimentos deindepend0ncia, quando as naç/es sul americanas estavam em fase de definição política.8esse século, destacam'se os principais conflitos do 6rasil com países vi&in!os, nasc!amadas Aampan!as do 2rata, com as invas/es no @ru#uai em 1K1 e 1B, o apoio para aderru"ada do #overno de Rosas na Dr#entina e, principalmente, a :uerra do 2ara#uai8o século XX !ouve situaç/es de aproximação, com a adoção do modelo populista em

    al#umas naç/es, posteriormente com o intercm"io de informaç/es entre os #overnos militares' a operação condor ' e mais recentemente pela criação e aprofundamento de relaç/escomerciais através do Mercosul.

    !esposta da "uest#o &

      6aseando'se num nacionalismo de novo tipo que es"oça uma crítica radical presençaamericana na re#ião, na luta anti'imperialista e antili"eral, apoiado por parte si#nificativa dapopulação vene&uelana e no pro(eto de união da re#ião em torno de uma aliança com Au"atem como intuito fa&er avançar a Revolução 6olivariana, o presidente Hu#o A!ave& cun!ou otermo para sinteti&ar as propostas de mudanças político'econ9micas do seu #overno,assentada na alternativa socialista, dando uma nova dimensão ao estado vene&uelano, umanova utili&ação para os recursos do petrIleo e redefinição da política educacional. Dlém disso,

    suas propostas apoiam'se no passado li"ertário da Dmérica =atina, especialmente na fi#ura de;imon 6olívar.

     D resposta do #a"arito oficial sinteti&a o si#nificado das mudanças ocorridas na Vene&uela,levadas a ca"o pelo presidente Hu#o A!ave&.% tema #era controvérsias a respeito do que se convencionou c!amar neopopulismo, poisnuma comparação do #overno A!ave& com o populismo, pode'se o"servar al#umassemel!anças, como o discurso nacionalista e anti'imperialista e a política assistencialistadiri#ida as camadas mais po"res, apesar das dificuldades de a"astecimento. 8a Vene&uelaatual, as relaç/es com as #randes pot0ncias se mantiveram, em especial com os stados@nidos, apesar discurso nacionalista e anti'imperialista. Mas ao mesmo tempo, "uscaaproximação com Au"a e atrair as massas populares, sendo acusado de esquerdista.

    2á#ina 1+ de 1B

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_Monroehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_Monroehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_Constitucionalhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Cubahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos_da_Am%C3%A9ricahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos_da_Am%C3%A9ricahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos_da_Am%C3%A9ricahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Franklin_D._Roosevelthttp://pt.wikipedia.org/wiki/Franklin_D._Roosevelthttp://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_Monroehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Carta_Constitucionalhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Cubahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Estados_Unidos_da_Am%C3%A9ricahttp://pt.wikipedia.org/wiki/Franklin_D._Roosevelt

  • 8/18/2019 América Contemporânea1

    14/14

    Curso Wellington- História da América Contemporânea – Prof Hilton Franco

    !esumo das "uest/es selecionadas nesta ati0idade

    1ata de elabora2#o 1$\54\$511 s 5K)B3ome do ar"ui0o Aontemporanea

    4egenda^\2rova nmero da questão na prova^\36 nmero da questão no "anco de dados do ;uper2ro

    56pro0a 5617 8atéria Fonte 9ipo

      1..................15$--1.............HistIria...............@fr(\$511................................. Dnalítica  $..................15+BK.............HistIria...............@fm#\$511.............................. Dnalítica  +..................15$$KK.............HistIria...............@fu\$511.................................Mltipla escol!a

      B..................1554+5.............HistIria...............Luvest\$511............................Mltipla escol!a  K..................155K4.............HistIria...............@nesp\$511............................Mltipla escol!a  ..................41K1...............HistIria...............@fr(\$515................................. Dnalítica  -..................4+B-...............HistIria...............@f"a\$515............................... Dnalítica  ..................4$+-5...............HistIria...............@fc\$515.................................Mltipla escol!a  4..................45BK+...............HistIria...............@fms\$515..............................;omatIria  15................4$KB-...............HistIria...............@fc\$515................................. Dnalítica  11................45-$4...............HistIria...............@ep#\$515..............................;omatIria  1$................41B...............HistIria...............@nemat\$515..........................Mltipla escol!a  1+................4$+...............HistIria...............2ucr(\$515...............................Mltipla escol!a  1B................45-+5...............HistIria...............@ep#\$515..............................;omatIria  1K................4$K1...............HistIria...............@er(\$515................................ Dnalítica  1................45-+1...............HistIria...............@ep#\$515..............................;omatIria

      1-................4$K$...............HistIria...............@er(\$515................................ Dnalítica  1................4+K$-...............HistIria...............@f"a\$515...............................;omatIria  14................4K4$B...............HistIria...............@nesp\$515............................ Dnalítica  $5................41B44...............HistIria...............@ff\$515.................................. Dnalítica 

    2á#ina 1B de 1B