Alguns ìtan de Baba Eji Ogbè

2
A mãe de Ejìogbè faz ëbö pela reputação do filho “Quando a galinha começa a chocar seus ovos, muda o tom de sua voz”; Essa foi a mensagem de Ìfá para Olayíòrí, a mãe de Ejìogbè, no dia que as pessoas falavam mal de seu filho. Sim. As pessoas estavam comentando, dizendo coisas ruins sobre a obra de Ejìogbè. Ela foi aconselhada a fazer ëbö com quatro saquinhos de sal. Ela ouviu e fez o ëbö. Ela dizia, “Ninguém que prova do sal, dirá coisas ruins sobre ele”. Como um jogo, como uma brincadeira; as pessoas começaram a fazer comentários positivos sobe Ejìogbè. Aqueles que criticavam seus trabalhos passaram a ter uma idéia diferente sobre a questão. O casamento frustrado entre Ejìogbè e Eji Alî Ìfá nos conta que Ejìogbè conheceu uma mulher chamada Eji alî, e por ela apaixonou-se perdidamente. Ele pediu-a em casamento e Eji alî aceitou. Ah! Ele já tinha consultado Ìfá há pouco. Ele foi instruído a oferecer um cabrito a Èñù, para que o novo relacionamento tivesse mais chances de sucesso. Em seu estado mental de paixão, Ejìogbè esqueceu-se do ëbö. Ele levou Eji Alî para casa, E pouco tempo depois ela engravidou. O filho de Ejìogbè já estava mal formado no útero. Quando a criança nasceu, Eji Alî enervou-se com Ejìogbè. Ela disse, “Você cura tantas pessoas, mas não seu filho?” Então ela partiu, deixando a criança para Ejìogbè criar. Depois de algum tempo alguns Òrìñà foram à casa de Ejìogbè. Eles disseram, “Você, Ejìogbè. Por que não o vemos com sua esposa há tempos?” Foi aí que Ejìogbè lhes falou sobre o ocorrido. Então as divindades o lembraram sobre o ëbö negligenciado. Ejìogbè foi rapidamente a um awo que fez a oferenda em seu nome. O mesmo awo preparou ògùn que foi esfregado nas pernas do filho de Ejìogbè. A criança ficou boa. Com o resto do ògùn que foi usado, o awo disse que ele poderia fazer encantamento para trazer Eji Alî de volta. Mas àquela altura ela já estava casada com um homem chamado Olumerì. Então ele usou o ògùn para outra coisa. Ele preferiu usar aquele àñë para fazer seus caminhos se cruzarem com os de Olumeri. Ele já estava resolvido que iria embora de Ìfû devido aos invejosos que ali existiam. Antes que partisse de fato, ele se encontrou com Olumeri e Eji Alî. Ejìogbè os fez se abaixarem, Ele os transformou em um só corpo e depois inverteu suas posições (?), Para que eles nunca mais se lembrassem de todo o ocorrido. Ìkú não consegue levar Ejìogbè antes da hora prevista Ìfá nos ensina que quando Ìkú soube que nem as Àjý, nem as pessoas, nem as divindades ou os reis; Que nenhum desses conseguiu destruir Ejìogbè, Ìkú disse que queria vê-lo escapar de seu poder. Então Ìkú disse a quem quisesse ouvir que levaria Ejìogbè consigo ainda naquele ano.

Transcript of Alguns ìtan de Baba Eji Ogbè

Page 1: Alguns ìtan de Baba Eji Ogbè

A mãe de Ejìogbè faz ëbö pela reputação do filho

“Quando a galinha começa a chocar seus ovos, muda o tom de sua voz”;Essa foi a mensagem de Ìfá para Olayíòrí, a mãe de Ejìogbè, no dia que as pessoas falavam mal de seu filho.Sim. As pessoas estavam comentando, dizendo coisas ruins sobre a obra de Ejìogbè.Ela foi aconselhada a fazer ëbö com quatro saquinhos de sal. Ela ouviu e fez o ëbö.Ela dizia, “Ninguém que prova do sal, dirá coisas ruins sobre ele”.Como um jogo, como uma brincadeira; as pessoas começaram a fazer comentários positivos sobe Ejìogbè.Aqueles que criticavam seus trabalhos passaram a ter uma idéia diferente sobre a questão.

O casamento frustrado entre Ejìogbè e Eji Alî

Ìfá nos conta que Ejìogbè conheceu uma mulher chamada Eji alî, e por ela apaixonou-se perdidamente.Ele pediu-a em casamento e Eji alî aceitou. Ah! Ele já tinha consultado Ìfá há pouco.Ele foi instruído a oferecer um cabrito a Èñù, para que o novo relacionamento tivesse mais chances de sucesso.Em seu estado mental de paixão, Ejìogbè esqueceu-se do ëbö. Ele levou Eji Alî para casa,E pouco tempo depois ela engravidou. O filho de Ejìogbè já estava mal formado no útero.Quando a criança nasceu, Eji Alî enervou-se com Ejìogbè. Ela disse, “Você cura tantas pessoas, mas não seu filho?”Então ela partiu, deixando a criança para Ejìogbè criar. Depois de algum tempo alguns Òrìñà foram à casa de Ejìogbè.Eles disseram, “Você, Ejìogbè. Por que não o vemos com sua esposa há tempos?”Foi aí que Ejìogbè lhes falou sobre o ocorrido. Então as divindades o lembraram sobre o ëbö negligenciado.Ejìogbè foi rapidamente a um awo que fez a oferenda em seu nome.O mesmo awo preparou ògùn que foi esfregado nas pernas do filho de Ejìogbè. A criança ficou boa.Com o resto do ògùn que foi usado, o awo disse que ele poderia fazer encantamento para trazer Eji Alî de volta.Mas àquela altura ela já estava casada com um homem chamado Olumerì. Então ele usou o ògùn para outra coisa.Ele preferiu usar aquele àñë para fazer seus caminhos se cruzarem com os de Olumeri.Ele já estava resolvido que iria embora de Ìfû devido aos invejosos que ali existiam.Antes que partisse de fato, ele se encontrou com Olumeri e Eji Alî. Ejìogbè os fez se abaixarem,Ele os transformou em um só corpo e depois inverteu suas posições (?),Para que eles nunca mais se lembrassem de todo o ocorrido.

Ìkú não consegue levar Ejìogbè antes da hora prevista

Ìfá nos ensina que quando Ìkú soube que nem as Àjý, nem as pessoas, nem as divindades ou os reis;Que nenhum desses conseguiu destruir Ejìogbè, Ìkú disse que queria vê-lo escapar de seu poder.Então Ìkú disse a quem quisesse ouvir que levaria Ejìogbè consigo ainda naquele ano.Quando essa situação chegou aos seus ouvidos,, rapidamente Ejìogbè foi se consultar.O awo que lhe criou Ìfá chamava-se “Os Ajogún não criam caso na casa de Olódúmarè”;Ele disse que Ejìogbè deveria oferecer um bode e duzentos sinos para Èñù. Ejìogbè ouviu e fez o ëbö.Os awo prepararam o sino ritualmente, depois os devolveram a Ejìogbè. No momento do ritual ele pegou o sino;Ele cantava, “Um sino sempre soará; ele sempre estará vivo para soar”. Ìkú não pode matá-lo naquele ano.Mas assim que o próximo ano entrou, Ìkú disse que tiraria a respiração de Ejìogbè em sete dias.Nesse mesmo momento Ejìogbè teve um sonho premonitório, e pela manhã consultou Ìfá a respeito.Seus awo disseram que Ìkú ainda não desistira de levá-lo de volta ao îrun, e um ëbö era necessário para a situação.Ele deveria oferecer um bode, um galo e vinte obì. O bode e o galo deveriam ser oferecidos a Èñù;Os obì deveriam ser levados à casa de Ìfá. A cada dia pela manhã ele deveria romper um dois obì;Ele deveria dizer, “Ìfá, permita-me vir aqui amanhã e abrir outro obì para você”. Tudo isso Ejìogbè fez.O prazo dado por Ìkú expirou, e Ejìogbè não morreu. Ele dançava e regozijava.