ÁFrica e América

10
Situação de Aprendizagem 4 África e América

Transcript of ÁFrica e América

Page 1: ÁFrica e América

Situação de Aprendizagem 4

África e América

Page 2: ÁFrica e América

Competências e HabilidadesDistinguir por meio de mapas a espacialidade

das rotas transatlânticas do tráfico negreiro entre os séculos XVI e XIX, como também as dimensões e os destinos, para identificar sua influência na evolução demográfica da África no mesmo período; ponderar razões histórico-geográficas e socioeconômicas que aproximam as nações africanas da brasileira; ler e analisar as razões e implicações da legislação que prevê a criminalização do racismo no Brasil; interpretar e produzir materiais acerca de movimentos culturais.

Page 3: ÁFrica e América

ConteúdosInserção da África no comércio atlântico de

escravos e sua influência sociocultural no Brasil;

Preconceito étnico-racial no Brasil e a criminalização do racismo;

O movimento hip-hop e a cultura jovem no Brasil.

Page 4: ÁFrica e América

Vamos resgatar conteúdos básicos sobre o tráfico de escravos e a inserção da África nesse comércio atlântico, na contemporaneidade brasileira, com enfoque mais específico nas questões do racismo, de sua criminalização, a influência da cultura hip-hop (ancorada nos movimentos negros dos Estados Unidos), como forma de expressão social e artística da juventude brasileira.

Page 5: ÁFrica e América
Page 6: ÁFrica e América

O movimento de escravos e a evolução da população africanaA África esteve submetida a vários séculos de

escravidão e, mesmo antes da descoberta da América, os portugueses foram os primeiros europeus a importar escravos para compensar sua falta de mão-de-obra. Os escravos procediam das embarcações comerciais e dos fortes estabelecidos na costa africana. Posteriormente, a partir do século XV, com a colonização das Américas por diversos povos europeus, ocorreu o desenvolvimento do tráfico de escravos, intensificando a exploração da costa africana. Essa passou a ser freqüentada por traficantes, piratas e mercadores europeus que montaram feitorias no litoral, onde os africanos aprisionados esperavam os navios tumbeiros ou negreiros, que levavam os prisioneiros como carga humana pelas rotas transatlânticas. As principais  regiões de origem dos escravos nos séculos XVI e XIX eram o delta do Rio Níger, o Congo e Angola.

Page 7: ÁFrica e América
Page 8: ÁFrica e América

África e Brasil: cultura e legislação

Page 9: ÁFrica e América
Page 10: ÁFrica e América