ADOUTRINA DA SALVAÇÃO - ibaviva.com.br · Senhor, tu me sondas e me conheces […] Antes mesmo...

29
SALVAÇÃO A SEMANA TEOLÓGICA IBAVIVA DOUTRINA DA

Transcript of ADOUTRINA DA SALVAÇÃO - ibaviva.com.br · Senhor, tu me sondas e me conheces […] Antes mesmo...

SALVAÇÃOASEMANA TEOLÓGICA IBAVIVA

DOUTRINA DA

Senhor, tu me sondas e me conheces […] Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. […] Sonda- me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações

Salmo 139

Ele vê você

Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem

João 13.17

Ele quer que você seja feliz

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. […] Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

Efésios 1.3; 2 Pedro 1.3

Você é abençoado(a)

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo

João 16.33

Temos um longo caminho, mas…

O PROBLEMA: PECADO

O que é o pecado? Quem é pecador?

O PROBLEMA: PECADO

ἁμαρτία (hamartía) não é, em princípio, desvio moral. É falha ao atingir um alvo; pode ser uma deficiência, mas não algo essencialmente mau.

O pecado é um ato e um estado da vontade pessoal contra Deus e contra a sua vontade.

Paul R. Sponheim

A salvação é necessária por causa do pecado. A humanidade está separada de Deus, e isso é o pecado. Ou seja, o pecado não são, a priori, os pensamentos e ações erradas que temos, mas nossa condição humana separada de Deus, condição essa que produz pensamentos e ações contrárias a Deus e sua vontade.

O PROBLEMA: PECADO

Onde tudo começou?

[…] a natureza da queda não é apenas teológica, mas também essencialmente ética, já que os termos “bem” e “mal” indicam referenciais de escolha ética.

Lourenço S. Rega

Fomos criados para glorificar a Deus […] Adão e Eva desviaram-se desse propósito […] O ato adâmico no Éden, porém, não foi isolado, mas atingiu toda a raça humana. Isso está claro na afirmação de Paulo de que o salário do pecado é a morte (Rm 6.23), e esse estado passou a todos os seres humanos (Rm 5.12)

Lourenço S. Rega

Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: ‘Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim’

Gênesis 3.1-13

Respondeu a mulher à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ’Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão’”

Gênesis 3.1-13

Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal”

Gênesis 3.1-13

Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu- o e o deu a seu marido, que comeu também

Gênesis 3.1-13

Os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; então juntaram folhas de figueira para cobrir

Gênesis 3.1-13

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam- se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?”

Gênesis 3.1-13

E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”. E Deus perguntou: “Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?”

Gênesis 3.1-13

Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. O Senhor Deus perguntou então à mulher: “Que foi que você fez?” Respondeu a mulher: “A serpente me enganou, e eu comi”

Gênesis 3.1-13

O PROBLEMA: PECADO

Qual a abrangência do pecado?

O PROBLEMA: PECADO

1. A divisão espiritual2. A divisão existencial3. A divisão sociológica4. A divisão entre ser humano e natureza5. A divisão da própria natureza

O PROBLEMA: PECADO

O pecado produz culpa e ausência de culpa

Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca.

Salmo 32.3-5

Culpa

Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.

Culpa

Salmo 32.3-5

Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe”. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem

Salmo 14.1

Ausência de culpa

Eles apegam-se ao engano e recusam-se a voltar […] Ninguém se arrepende de sua maldade e diz: ‘O que foi que eu fiz?’ Cada um se desvia e segue seu próprio curso…

Jeremias 8.5, 6

Ausência de culpa

O PROBLEMA: PECADO

O pecado produz alienação

Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá. Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e os seus dedos, de culpa.

Isaías 59.2-3a

Alienação