ABC da Caatinga

1
Emissões evitadas! 12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASIL Terça-feira, 14 de agosto de 2012 VERDE ABC da Caatinga A s mudanças do clima fa- zem parte da história dos 4,6 bilhões de anos da Ter- ra, alternadas por ciclos de resfriamento e aquecimento. O que se observa, atualmente, é que a tempera- tura média global aumentou de 0,6 a 0,7o C nos últimos 100 anos, e de for- ma mais acentuada desde a década de 1960. Como vimos no ABC da Caatinga da semana passada, o reflorestamento é uma forma de combater o aquecimen- to global provocado pelo efeito estufa. Mas você sabia que nós também pode- mos contribuir? A emissão evitada é a ação preventiva que busca reduzir, evi- tar ou mesmo anular as emissões dos gases do efeito estufa. O que são os gases do efeito es- tufa (GEE)? São aqueles integrantes da atmosfera, de origem natural ou produzidos pelo homem, que tem a ca- pacidade de absorver ou reemitir ra- diação infravermelha para a superfície da Terra e para a atmosfera, causando o efeito estufa. Os principais GEE são o vapor d’água (H2O), o dióxido de car- bono ou gás carbônico (CO2), o óxido nitroso (N2O) e o metano (CH2). Passo a passo para a emissão evitada Primeiro passo: Se informar e iden- tificar as fontes geradoras dos gases é o primeiro passo para trabalhar a re- dução! Por exemplo, a queima de com- bustíveis fósseis e de material vegetal (madeira e carvão). Segundo passo: O segundo passo é reduzir o consumo de produtos que vêm dessas fontes, como os produtos industrializados (que necessitam de combustível para funcionar) e alimen- tos que usam agrotóxicos e fertilizan- tes. Aí é que está o poder de escolha do cidadão. Quando você deixa de con- sumir um produto, força o mercado a reduzir a produção dele ou a criar alternativas sustentáveis. Este texto faz parte da Cartilha Conheça e Conserva a Caatinga – Vol- ume 2: Mudanças Climáticas, do projeto No Clima da Caatinga, patro- cinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Para mais informações, acesse www.noclimadacaatinga.org.br www.acaatinga.org.br Mais informações: Ou seja, nós podemos sim! Con- sumir ou não consumir tem tudo a ver com mudanças climáticas e com o tamanho da nossa Pegada Ecoló- gica, que é a marca que deixamos em nosso planeta de acordo com o que utilizamos em termos de recur- sos naturais. Segundo o Worldwa- tch Institute, nos últimos 30 anos, a pegada ecológica da humanidade aumentou a ponto de exceder a capa- cidade biológica da Terra em torno de 20%! Isso quer dizer que, além de muitos de nós consumirmos mais do que precisamos, consumimos mais do que temos direito, poluindo cada vez mais o planeta e emitindo cada vez mais GEE. Para entender melhor - Pegada Ecológica é a medida de quantos hec- tares são necessários para produzir tudo o que consome uma pessoa, em- presa, cidade ou país. Para calcular sua pegada, acesse http://pegadae- cologica.org.br!

description

14.08.2012 - Emissões Evitadas

Transcript of ABC da Caatinga

Emissões evitadas!

12 FORTALEZA - CEARÁ - BRASILTerça-feira, 14 de agosto de 2012

VERDE

ABC da Caatinga

As mudanças do clima fa-zem parte da história dos 4,6 bilhões de anos da Ter-ra, alternadas por ciclos de

resfriamento e aquecimento. O que se observa, atualmente, é que a tempera-tura média global aumentou de 0,6 a 0,7o C nos últimos 100 anos, e de for-ma mais acentuada desde a década de 1960. Como vimos no ABC da Caatinga da semana passada, o refl orestamento é uma forma de combater o aquecimen-to global provocado pelo efeito estufa. Mas você sabia que nós também pode-mos contribuir? A emissão evitada é a ação preventiva que busca reduzir, evi-tar ou mesmo anular as emissões dos gases do efeito estufa.

O que são os gases do efeito es-tufa (GEE)? São aqueles integrantes da atmosfera, de origem natural ou produzidos pelo homem, que tem a ca-pacidade de absorver ou reemitir ra-diação infravermelha para a superfície

da Terra e para a atmosfera, causando o efeito estufa. Os principais GEE são o vapor d’água (H2O), o dióxido de car-bono ou gás carbônico (CO2), o óxido nitroso (N2O) e o metano (CH2).

Passo a passo para a emissão evitadaPrimeiro passo: Se informar e iden-

tifi car as fontes geradoras dos gases é o primeiro passo para trabalhar a re-dução! Por exemplo, a queima de com-bustíveis fósseis e de material vegetal (madeira e carvão).

Segundo passo: O segundo passo é reduzir o consumo de produtos que vêm dessas fontes, como os produtos industrializados (que necessitam de combustível para funcionar) e alimen-tos que usam agrotóxicos e fertilizan-tes. Aí é que está o poder de escolha do cidadão. Quando você deixa de con-sumir um produto, força o mercado a reduzir a produção dele ou a criar alternativas sustentáveis.

Este texto faz parte da Cartilha Conheça e Conserva a Caatinga – Vol-ume 2: Mudanças Climáticas, do projeto No Clima da Caatinga, patro-cinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental. Para mais informações, acesse www.noclimadacaatinga.org.br

www.acaatinga.org.brMais informações:

Ou seja, nós podemos sim! Con-sumir ou não consumir tem tudo a ver com mudanças climáticas e com o tamanho da nossa Pegada Ecoló-gica, que é a marca que deixamos em nosso planeta de acordo com o que utilizamos em termos de recur-sos naturais. Segundo o Worldwa-tch Institute, nos últimos 30 anos, a pegada ecológica da humanidade aumentou a ponto de exceder a capa-cidade biológica da Terra em torno de 20%! Isso quer dizer que, além de

muitos de nós consumirmos mais do que precisamos, consumimos mais do que temos direito, poluindo cada vez mais o planeta e emitindo cada vez mais GEE.

Para entender melhor - Pegada Ecológica é a medida de quantos hec-tares são necessários para produzir tudo o que consome uma pessoa, em-presa, cidade ou país. Para calcular sua pegada, acesse http://pegadae-cologica.org.br!