A Semente - Ed. 29

4
Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 1- Nº 029 - 08 a 14 de Novembro de 2014 “O Senhor é paciente e misericordioso“ Nm 14, 18 COMUNIDADE RECEBE VISITA DA RELÍQUIA DE SÃO LUIS ORIONE Palavra do Padre por Bruno Roberto Rossi, Vigário Paroquial Tempo Litúrgico: a fonte e o ápice da vida cristã é o Mistério pascal do Senhor! Todo ser humano está sujeito aos limites do "Tempo" e do "Espaço". O conhecimento humano depende destes dois conceitos para existir. Assim, o "Tempo" se torna a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos etc. A palavra tempo pode ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que é empregada. Quando se determina o tempo é necessário que a Terra faça uma volta completa em torno de si, este espaço de tempo é chamado "dia". O tempo e o espaço de rotação completa da Terra em torno do sol, é denominado "ano". Dentro dos ditames do tempo e do espaço defini-se o calendário civil. O Ano Litúrgico poderia ser definido como sendo o "Calendário religioso". Como no sistema solar o sol é o centro determinante para a concepção dos dias, meses e anos, de modo análogo, Jesus Cristo é o centro das celebrações durante o ano litúrgico e sua vida é o substrato de todo o calendário religioso. A Igreja celebra desde a Encarnação e do Nascimento até a Ascensão, Pentecostes e a expectativa da bem-aventurada esperança e da volta de Jesus. O ano inicia-se com o tempo litúrgico chamado "Advento" que é vivenciado em quatro semanas em preparação ao Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. O tempo do Natal começa no dia 25 de dezembro e permanece até a festa do Batismo de Jesus. Depois do Natal, celebra-se o chamado "Tempo Comum" que apresenta os eventos corriqueiros da vida de Jesus Cristo, tempo este que "não é tempo vazio. É tempo de a Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino" (cf. CNBB - Documento 43, 132). Por fim, inicia-se um novo ciclo litúrgico, o chamado "Ciclo da Páscoa", que tem início com o tempo litúrgico da "Quaresma", tempo voltado a conversão e recolhimento. Celebra-se finalmente o ápice de todo o Ano litúrgico com a "Páscoa" do Senhor. Este tempo litúrgico tem início com a celebração do "Tríduo Pascal" na Quinta-feira Santa e permanece até a celebração de Pentecostes, nele rememora-se a Ressurreição de Cristo penhor da vida eterna. Deste modo, por meio das celebrações, se renova a fé, vivencia a caridade e se mantém viva a esperança de um dia o ser humano alcançar os bens futuros . É dos mistérios de Cristo que vertem a Salvação, de sua vida, Palavra e obras que distribuídos no

description

Comunidade recebe visita da Relíquia de São Luis Orione. Informativo Semanal da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo, São Paulo

Transcript of A Semente - Ed. 29

Page 1: A Semente - Ed. 29

Informativo semanal da Paróquia São Sebastião de Amparo - SP | Ano 1- Nº 029 - 08 a 14 de Novembro de 2014

“O Senhor é paciente

e misericordioso“

Nm 14, 18

COMUNIDADE RECEBE VISITA DARELÍQUIA DE SÃO LUIS ORIONE

Palavra do Padre por Bruno Roberto Rossi, Vigário Paroquial

Tempo Litúrgico: a fonte e o ápice da vida cristã é o Mistério pascal do Senhor!Todo ser humano está sujeito aos limites do "Tempo" e do "Espaço". O conhecimento humano

depende destes dois conceitos para existir. Assim, o "Tempo" se torna a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos etc.

A palavra tempo pode ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que é empregada. Quando se determina o tempo é necessário que a Terra faça uma volta completa em torno de si, este espaço de tempo é chamado "dia". O tempo e o espaço de rotação completa da Terra em torno do sol, é denominado "ano". Dentro dos ditames do tempo e do espaço defini-se o calendário civil.

O Ano Litúrgico poderia ser definido como sendo o "Calendário religioso". Como no sistema solar o sol é o centro determinante para a concepção dos dias, meses e anos, de modo análogo, Jesus Cristo é o centro das celebrações durante o ano litúrgico e sua vida é o substrato de todo o calendário religioso.

A Igreja celebra desde a Encarnação e do Nascimento até a Ascensão, Pentecostes e a expectativa da bem-aventurada esperança e da volta de Jesus.

O ano inicia-se com o tempo litúrgico chamado "Advento" que é vivenciado em quatro semanas em preparação ao Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. O tempo do Natal começa no dia 25 de dezembro e permanece até a festa do Batismo de Jesus. Depois do Natal, celebra-se o chamado "Tempo Comum" que apresenta os eventos corriqueiros da vida de Jesus Cristo, tempo este que "não é tempo vazio. É tempo de a Igreja continuar a obra de Cristo nas lutas e nos trabalhos pelo Reino" (cf. CNBB - Documento 43, 132).

Por fim, inicia-se um novo ciclo litúrgico, o chamado "Ciclo da Páscoa", que tem início com o tempo litúrgico da "Quaresma", tempo voltado a conversão e recolhimento. Celebra-se finalmente o ápice de todo o Ano litúrgico com a "Páscoa" do Senhor.

Este tempo litúrgico tem início com a celebração do "Tríduo Pascal" na Quinta-feira Santa e permanece até a celebração de Pentecostes, nele rememora-se a Ressurreição de Cristo penhor da vida eterna.

Deste modo, por meio das celebrações, se renova a fé, vivencia a caridade e se mantém viva a esperança de um dia o ser humano alcançar os bens futuros .

É dos mistérios de Cristo que vertem a Salvação, de sua vida, Palavra e obras que distribuídos no

Page 2: A Semente - Ed. 29

Por que se tem ouvido tanto falar em Iniciação à Vida Cristã e que é preciso vencer o pragmatismo de uma Catequese tradicional?

A realidade da Iniciação à Vida Cristã é um grande desafio a ser conquistado, e que todos almejam, - às vezes até sem saber já o fazem - ouve-se em dizer Catequese de inspiração catecumenal, Catequese Evangelizadora, Catequese kerigmática e Mistagógica etc, mudam-se os nomes, mas todos buscam um mesmo objetivo, como indica nosso Diretório Nacional de Catequese (DNC, 45) que "a catequese quer garantir uma formação integral, num processo em que estejam presentes a dimensão celebrativo litúrgica da fé, a conversão para atitudes e comportamentos cristãos e o ensino da doutrina (cf DGC 29, 88,89): é a inspiração catecumenal que deve iluminar qualquer processo catequético”.

Portanto a Catequese não se esgota na preparação aos sacramentos Batismo, Crisma e Eucaristia. Ela se refere à adesão a Jesus Cristo que deve ser feita e refeita, fortalecida tantas vezes quanto o cotidiano exigir.

Os sacramentos fazem parte de todo o processo de educação da fé, mas não são a finalidade última do processo. O que se deseja é que os interlocutores assumam as “características próprias do discípulo-missionário: que ele tenha como centro a pessoa de Jesus Cristo, nosso Salvador e plenitude de nossa humanidade, fonte de toda maturidade humana e cristã; que tenha o espírito de oração, seja amante da Palavra, pratique a confissão frequente e participe da Eucaristia; que se insira cordialmente na comunidade eclesial e social seja solidário no amor e um fervoroso missionário (DA,292).” Assim sendo, então, a Catequese assume um novo paradigma: o de Iniciação à Vida Cristã.

Iniciação à Vida CristãREFLEXÃO DA SEMANA por Eliana Ferraz, Coordenadora Diocesana da Catequese

EXPEDIENTE. A SEMENTE é um informativo semanal oficial da Paróquia de São Sebastião, Diocese de Amparo/SP. Bispo Diocesano: Pedro Carlos Cipollini Pároco: Pe.

Carlos Roberto Panassolo Vigário: Pe. Bruno Roberto Rossi | Elaborado pela Pastoral da Comunicação: [email protected] Contato pela secretaria:

(19) 3807-2648 Jornalista Responsável: Adilson Jorge (Mtb. 63.602/SP). Textos: Adilson Jorge e Sirlene Ribeiro Diagramação: Giovana Gabriel. Tiragem: 1.000

exemplares Distribuição Gratuita. Siga a Paróquia de São Sebastião na internet: Site: www.saosebastiaoamparo.com.br e Fanpage: www.facebook.com/pssamparo.

decorrer do ano, ainda que não siga o início e término do ano civil, mas que tem seu ponto alto e sua fonte mais íntima no Mistério Pascal de Cristo, colocam o crente na esteira da conversão.

É preciso pedir sempre à Cristo Jesus, para que o Mistério Pascal de sua entrega, paixão, morte e ressurreição que vivencia-se de modo real através do plano litúrgico e comunitário e que se realiza na celebração dos sacramentos, produza um segundo efeito, ou seja, tenha um efeito subjetivo de conversão, de purificação levando os cristãos a passar da vida dos vícios para a vivência virtuosa, da culpa à graça.

O “Projetinho Cultural” chega à sua segunda edição no próximo dia 16 de novembro, das 14h às 17h. Crianças de 7 a 9 anos encontrarão um delicioso ambiente com oficinas que estimulam a criatividade e a interação. O projeto é do grupo de jovens “Alma Jovem”.

“O objetivo é resgatar um pouco da nossa cultura dentro do universo infantil. As crianças participarão de oficinas e poderão aprender ainda mais com os monitores”, explica Jean Martins, um dos coordenadores do grupo e do evento.

O evento acontecerá no Centro de Estudos da Igreja Centenária de São Sebastião. As inscrições poderão ser feitas no final de todas as missas dos dias 8, 9 e 15 de novembro na mesa das intenções.

Alma Jovem promove atividade para crianças

Os catequizados da Comunidade São Francisco viveram um momento de Encontro com Deus e consigo mesmo no último dia 2, domingo, no Parque Ecológico. No encontro, refletiram sobre o amor de Deus, que quis e sempre quer se comunicar conosco. Por esta razão, deixou-nos os Sacramentos, sinais Sagrados de Sua presença, que abençoa e comunica seus dons. "Refletimos sobre o Amor que se faz serviço e humildade em se deixar servir", contam as coordenadoras da catequese infantil, Cintia Andreta e Lúcia Chinaglia.

Catequizandos fazem encontro no Parque Ecológico

Page 3: A Semente - Ed. 29

A Diocese de Amparo recebeu durante a semana a Relíquia do Sangue de São Luís Orione, em virtude do Centenário da Presença Orionita no Brasil. Durante o Ano Missionário Orionita, a Relíquia está percorrendo as Comunidades Orionitas do país. Luís Orione, santo italiano canonizado pelo papa João Paulo II em 2004, foi o fundador da congregação Pequena Obra da Divina Providência, presente em nossa cidade com as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade.

No Relicário está o sangue de São Luís Orione, um pouco do sangue que impulsionou suas obras. Este sangue é um símbolo da vida de doação de São Luís Orione, especialmente aos mais pobres, e permanecerá no Brasil após a peregrinação, entronizado no Santuário da Orionópolis em Cotia, no dia 8 de dezembro, para que continue ‘percorrendo as veias’ de todos os cristãos, religiosos e religiosas, leigos e leigas a fim de que persistam vivendo sua espiritualidade e os seus ideais. Reforçando os laços de comunhão entre todas as ramificações da Família Orionita e reavivando o ardor apostólico nos filhos e filhas espirituais de Dom Orione, incentivando assim outros jovens a seguir o carisma orionita.

Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo Diocesano de Amparo recebeu a Relíquia na diocese em celebração eucarística no Educandário Nossa Senhora do Amparo, administrado pelas irmãs Orionitas. A missa, realizada no sábado dia 1º de novembro, contou com a presença do Coral das crianças assistidas pelas obras das Irmãs e também da comunidade amparense.

Dom Pedro Carlos agradeceu o trabalho e a dedicação das Irmãs na realização das obras junto às crianças e pediu a intercessão de Dom Orione e de todos os Santos para que continuemos firmes e perseverantes na fé e na caridade. “Dom Luis Orione, um menino pobre, que sentiu no coração o chamado de Jesus para ajudar os irmãos. Ele foi um grande santo, porque viveu momentos difíceis, foi perseguido, trabalhou muito, sofreu, mas nunca desanimou porque dentro do seu coração a palavra de Deus acendeu uma chama viva de amor, e o amor tudo pode. Então, celebrar aqui, hoje, e venerar a Relíquia de São Orione o que nos diz? Nos diz que a nossa vocação é sermos santos. Todos nós podemos ser santos, por isso fomos batizados. O santo é aquele que se parece com Jesus. Os

santos que estão no céu intercedem por nós que estamos aqui caminhando rumo ao céu. Nós rezamos no Credo ‘creio na comunhão dos santos’, a comunhão entre nós batizados. Os que estão na glória de Deus e os que estão aqui caminhando. Por isso nós podemos pedir a ajuda deles, a intercessão deles diante de Deus, para que eles rezem por nós para que sejamos bons cristãos na fé. São Luís Orione nos prova que é possível sim imitar Jesus”, completou o bispo.

Durante os dias que esteve em nossa Diocese, a relíquia peregrinou pelas paróquias Nossa Senhora Aparecida, em Arcadas, Catedral Nossa Senhora do Amparo, São João Batista, São Benedito e São José Operário, além da capela Nossa Senhora das Dores. No dia 5, quarta-feira, foi celebrada a missa de envio na matriz São Sebastião pelo Pároco Padre Carlos Panassolo e pelo Vigário Bruno Roberto Rossi, com a participação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade.

O padre Carlos Panassolo disse em sua homilia que, assim como Dom Orione, não podemos ficar indiferentes as dores do nosso tempo, mas sim, oferecer a nossa presença e o nosso afeto aos que precisam. “Rezemos por todos aqueles que seguem os passos de São Luís Orione, pelo Educandário Nossa Senhora do Amparo, pelo trabalho que há muitos anos vem sendo realizado, por cada Irmã que já passou por lá e por aquelas que lá estão. Rezemos por todas as crianças que lá aprenderam a amar Cristo Jesus, pelo testemunho de Dom Orione, o homem que acreditou e não deixou se abater, que fez de sua vida um sinal de perseverança, na oração e no serviço aos mais necessitados, que olhava para as crianças e jovens e via um grande potencial, por isso trabalhou de forma árdua para dar a elas condições para que no futuro tivessem a alegria de serem filhos de Jesus”, completou.

Padre Carlos explicou o significado da Relíquia para os fiéis como sinal de compromisso, não um

Diocese recebe visita da Relíquia de Dom Orione

Page 4: A Semente - Ed. 29

Jantaritaliano

amuleto, mas um sinal para que ao olharmos nos momentos de fraqueza, possamos nos enriquecer na graça de Deus, para voltar para casa refeitos, reconstituídos: “Deus me ama e me agraciou. A caridade nem sempre é bem compreendida, mas nós podemos sim fazer de nossa vida um sinal de amor, assim como Dom Orione confiou em Deus e na interseção de Maria”, concluiu.

Ao final da missa, as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade puderam contar um pouco da experiência de cada uma na missão de seguir o carisma da Caridade através do testemunho de Dom Orione e agradeceram a presença de todos e pelos dias em que a Relíquia esteve presente em nossa cidade, reavivando a necessidade do ardor missionário “Não se evangeliza só com palavras mas com gestos de amor, e amor é caridade. "Ave Maria e avante!” como dizia São Luís Orione.

Agenda / Avisos da SemanaAulas de Artesanato - Nas quartas e sextas-

feiras das 15h00 às 17h00 no Centro de Pastoral São João Paulo II.

De 10 a 15/11 (segunda a sexta-feira das 8h00 às 17h00 e sábado das 8h00 às 12h00) - Bazar da Pechincha no Centro de Pastoral São João Paulo II.

Dia 10/11 (2ª.-feira) –15h00 – Terço das Mulheres na Matriz Centenária.

19h30 - Reunião Vicentinos (Casa no Largo da Matriz Centenária – no. 07)

Dia 11/11 (3ª. feira) - 19h30 - Reunião do CPP no Centro de Estudos.

Dia 12/11 (4ª. feira) – 19h30 – Terço dos Homens na Matriz Centenária.

Dia 13/11 (5ª. feira) – 19h30 – Curso Bíblico no Centro de Estudos.

Dia 16/11 (domingo) – 14h00 às 17h00 – Projetinho Cultural no Centro de Estudos.

De 26 a 28/11 – às 20h00 – Preparação para Legitimação no Centro de Estudos. (Inscrição na secretaria paroquial até o dia 22 de Novembro)

Dia 29/11 – 20h00 – 1º JANTAR ITALIANO no Centro de Pastoral São João Paulo II. Convites disponíveis na Secretaria Paroquial.

Obrigado, Dizimista! A sua contribuição também torna o A Semente possível.

Casais que vivem juntos há, pelo menos, dois anos podem se inscrever para a preparação para Legitimação até o dia 22 de novembro na Secretaria Paroquial. A preparação acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro no Centro de Estudos da Igreja Matriz Centenária de São Sebastião.

A família cristã é uma das prioridades do Plano Diocesano de Pastoral. Acreditar na Família é construir o futuro.

Inscrições para Legitimação

Acontece no próximo dia 23 de novembro a Celebração de Cristo Rei em nossa diocese. O evento será na cidade de Mogi Mirim e terá início às 14h30 na Matriz de São José. Após a procissão, às 15h30, haverá Santa Missa presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, no Ginásio de Esportes do Colégio Imaculado.

Nossa comunidade organizará um ônibus para o evento. Os interessados podem deixar o nome até dia 19 de novembro na Secretaria Paroquial.

Crianças da catequese tiveram atividadeNo sábado passado, dia 1 de novembro, os catequizando de nossa paróquia, tanto das comunidades

urbanas como das rurais, que vivem o Itinerário da Iniciação Cristã, ouviram as histórias deferentes Santos e participaram de atividades lúdicas, como desenhos, percebendo que todos nós somos chamados à Santidade hoje, onde vivemos, com nosso jeito de Ser, acolhendo ao próximo e nos esforçando para viver como Jesus Cristo nos ensinou.

Celebração de Cristo Rei