A Retórica Desmascara o Discurso

15
A RETÓRICA DESMASCARA O DISCURSO Hélia Coelho Mello Cunha Gerson Tavares do Carmo

Transcript of A Retórica Desmascara o Discurso

Page 1: A Retórica Desmascara o Discurso

A RETÓRICA DESMASCARA O DISCURSO

Hélia Coelho Mello Cunha

Gerson Tavares do Carmo

Page 2: A Retórica Desmascara o Discurso

Objetivo

Apresentar técnicas argumentativas erecursos retóricos como facilitadores decompreensão de textos argumentativos a partirde uma percepção de uso da Retórica para aleitura textual, conforme a entende OlivierReboul.

Hélia Coelho Mello Cunha

Page 3: A Retórica Desmascara o Discurso

Retórica- Leitura- Olivier Reboul

• “A leitura retórica é um diálogo”.

• Diante de um texto, o leitor pergunta “quemfala?”, "quando?", "por quê?" e, principalmente,"como?" e "a quem?".

• Ao responder a quem se fala, define-se oauditório que se quer persuadir; e; ao analisarcomo se fala, o leitor entende o objetivo do usodas estratégias no texto, portanto,compreendendo a unidade do discurso, o seumotivo central.

Hélia Coeho Mello Cunha

Page 4: A Retórica Desmascara o Discurso

Retórica

• Aristóteles , Chaïm Perelman.

• Auditório.

• Pathos / Ethos.

• Comunhão.

• Presença.

• Argumentos: exemplo, comparação, analogia.

Hélia Coeho Mello Cunha

Page 5: A Retórica Desmascara o Discurso

Semântica Argumentativa

• Oswald Ducrot e Carlos Vogt.

• Implícitos.

• Pressupostos.

• Operadores argumentativos - certoselementos da gramática de uma língua quetêm por função indicar (“mostrar”) a forçaargumentativa dos enunciados, o sentido parao qual apontam.

• Seleção lexical.

Hélia Coeho Mello Cunha

Page 6: A Retórica Desmascara o Discurso

Estilística

• Giraud (1978, p.7) diz que “a estilística (...) é umaretórica moderna” , há “valores impressivos, taiscomo o valor estilístico dos sons, das figuras e dasestruturas sintáticas que utiliza, que representamas intenções do falante e a impressão que elequer produzir” (ibid,p.126).

• Todos esses artifícios de composição já eramreconhecidos e classificados pela antiga retórica,nos processos de invenção e disposição.

Hélia Coeho Mello Cunha

Page 7: A Retórica Desmascara o Discurso

Figuras Retóricas

• Reboul (1998, p.113-114) diz que “A figura sóé de retórica quando desempenha papelpersuasivo”, e, “se o argumento é o prego, afigura é o modo de pregá-lo”.

Hélia Coeho Mello Cunha

Page 8: A Retórica Desmascara o Discurso

O DONO DO LIVROMartha Medeiros - Zero Hora - 06/11/11

Li outro dia um fato real narrado pelo escritor moçambicanoMia Couto. Ele disse que certa vez chegou em casa no fim dodia, já havia anoitecido, quando um garoto humilde de 16 anoso esperava sentado no muro. O garoto estava com um dosbraços para trás, o que perturbou o escritor, que imaginou quepudesse ser assaltado.

Mas logo o menino mostrou o que tinha em mãos: um livrodo próprio Mia Couto. Esse livro é seu? perguntou o menino.Sim, respondeu o escritor. Vim devolver. O garoto explicou quehoras antes estava na rua quando viu uma moça com aquelelivro nas mãos, cuja capa trazia a foto do autor.

O garoto reconheceu Mia Couto pelas fotos que já haviavisto em jornais. Então perguntou para a moça: Esse livro é doMia Couto?. Ela respondeu: É. E o garoto mais que ligeiro tirouo livro das mãos dela e correu para a casa do escritor para fazera boa ação de devolver a obra ao verdadeiro dono.

Hélia Coeho Mello Cunha

Page 9: A Retórica Desmascara o Discurso

Uma história assim pode acontecer em qualquerpaís habitado por pessoas que ainda não estejamfamiliarizadas com os livros – aqui no Brasil,inclusive. De quem é o livro? A resposta não é amesma de quando se pergunta: “Quem escreveu olivro?”.

O autor é quem escreve, mas o livro é de quemlê, e isso de uma forma muito mais abrangente doque o conceito de propriedade privada – comprei, émeu. O livro é de quem lê mesmo quando foiretirado de uma biblioteca, mesmo que sejaemprestado, mesmo que tenha sido encontradonum banco de praça.

Hélia Coeho Mello Cunha

Page 10: A Retórica Desmascara o Discurso

O livro é de quem tem acesso às suas páginas e atravésdelas consegue imaginar os personagens, os cenários, avoz e o jeito com que se movimentam. São do leitor assensações provocadas, a tristeza, a euforia, o medo, oespanto, tudo o que é transmitido pelo autor, mas quereflete em quem lê de uma forma muito pessoal. É doleitor o prazer. É do leitor a identificação. É do leitor oaprendizado. É do leitor o livro.

Dias atrás gravei um comercial de rádio em prol doInstituto Estadual do Livro em que falo aos leitoresexatamente isso: os meus livros são os seus livros. E são,de fato. Não existe livro sem leitor. Não existe. É umobjeto fantasma que não serve pra nada.

Hélia Coeho Mello Cunha

Page 11: A Retórica Desmascara o Discurso

Aquele garoto de Moçambique não vê assim.Para ele, o livro é de quem traz o nomeestampado na capa, como se isso sinalizasse odireito de posse. Não tem ideia de como se dá oprocesso todo, possivelmente nunca entrounuma livraria, nem sabe o que é tiragem.

Mas, em seu desengano, teve a gentileza detentar colocar as coisas em seu devido lugar,mesmo que para isso tenha roubado o livro deuma garota sem perceber.

Hélia Coeho Mello Cunha

Page 12: A Retórica Desmascara o Discurso

Ela era a dona do livro. E deve ter ficadoestupefata. Um fã do Mia Couto afanou seuexemplar. Não levou o celular, a carteira, só quiso livro. Um danado de um amante da literatura,deve ter pensado ela. Assim são as históriasescritas também pela vida, interpretadas a seumodo por cada dono.

Publicado no jornal Zero Hora no caderno Donna, quetem circulação dominical, em 06 /11/2011; na Revista OGlobo (25/11/2012) e no livro “A Graça da Coisa” (LP&M).

Hélia Coeho Mello Cunha

Page 13: A Retórica Desmascara o Discurso

Considerações Finais

Cremos que esta abordagem foi suficiente paraque o ouvinte desta comunicação oral seconscientize da importância do reconhecimentodestes na leitura de um discurso argumentativoe de que pode ler com eficiência,desmascarando, como o auxílio da Retórica, oseu verdadeiro sentido .

Hélia Coeho Mello Cunha

Page 14: A Retórica Desmascara o Discurso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução Edson Bini. SãoPaulo: Edipro, 2011.

A Estilística. 2.ed. trad. Miguel Maillet. São Paulo:Mestre Jou, 1978.

MEDEIROS, Martha. O dono do livro. Jornal Zero Hora. Porto Alegre, 11 nov.2011.Caderno Donna.

PERELMAN, Chaïm & OLBRECHTS-TYTECA, Lucie.Tratado da Argumentação - A Nova Retórica. SãoPaulo: Martins Fontes, 1999.

REBOUL, Olivier. Introdução à Retórica. São Paulo:Martins Fontes, 1998.

Hélia Coeho Mello Cunha

Page 15: A Retórica Desmascara o Discurso

CONTATO

Hélia Coelho Mello Cunha

[email protected]

[email protected]

Facebook: LINGUA AFI(N)ADA

Hélia Coeho Mello Cunha