A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PELO USUÁRIO: UM … · original de Sanoff, com a recomendação...

6
A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PELO USUÁRIO: UM ESTUDO SOBRE A PRAÇA PADRE GERALDO PELZERS, EM JUIZ DE FORA - MG. Isabela Dianim Berzoini (1) ; Ernani Simplício Machado (2) (1) CES/JF, Arquiteta e urbanista, e-mail: [email protected] (2) CES/JF, Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, e-mail: [email protected] Resumo Este artigo apresenta a reunião de informações a respeito da percepção dos usuários de um espaço livre público através da aplicação do instrumento de pesquisa denominado como Poema dos Desejos (Wish Poems). Componente da metodologia da Avaliação Pós-Ocupação (APO), este instrumento consiste em uma dinâmica de grupo onde o pesquisador solicita aos usuários de um determinado local a descrição de seus sentimentos, necessidades e desejos relativos ao edifício ou ambiente analisado. Através de uma análise quanti-qualitativa direcionada à percepção dos usuários da Praça Padre Geraldo Pelzers, criou-se a tabulação das respostas destes através da sintetização de informações semelhantes e recorrentes. No presente estudo as respostas recorrentes dos participantes apontaram a importância da compreensão das inter-relações entre o homem e o ambiente para a construção de ambientes que atendam às necessidades e às expectativas daqueles que com ele se relacionam. Palavras-chave: Arquitetura, Avaliação pós-ocupação, Poema dos Desejos, Qualidade do lugar. Abstract This article presents the reunion of pieces of information about the perception the users of the regarded free public area. Such information was collected as from research instruments, which is called Wish Poems. As part of the Post Occupancy Evaluation methodology (POE) this instrument is a group dynamics in which the researcher asks to the users of a particular building to describe it based on manuscripts or that they express their necessities, feelings and wishes towards that build or environment by means of drawings. Through a quantitative and qualitative analysis aimed at the users' perception of Padre Geraldo Pelzers Square, created the tabulation of these responses by synthesizing information and similar applicants. In the present study recurrent answers from the participants pointed to the importance of the relation between users and ambient to build environments, it corresponds to the expectations and necessities of those who use and relate themselves to these spaces. Keywords: Architecture, Post Occupancy Evaluation, Wish poems, Place quality XIV ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - 29 a 31 Outubro 2012 - Juiz de Fora 2696

Transcript of A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PELO USUÁRIO: UM … · original de Sanoff, com a recomendação...

Page 1: A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PELO USUÁRIO: UM … · original de Sanoff, com a recomendação do acompanhamento do pesquisadordurante a aplicação dos “poemas” por parte

A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PELO USUÁRIO: UM ESTUDO SOBRE A PRAÇA PADRE GERALDO PELZERS, EM

JUIZ DE FORA - MG.

Isabela Dianim Berzoini(1); Ernani Simplício Machado(2)

(1) CES/JF, Arquiteta e urbanista, e-mail: [email protected]

(2) CES/JF, Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo, e-mail: [email protected]

ResumoEste artigo apresenta a reunião de informações a respeito da percepção dos usuários de um espaço livre público através da aplicação do instrumento de pesquisa denominado como Poema dos Desejos (Wish Poems). Componente da metodologia da Avaliação Pós-Ocupação (APO), este instrumento consiste em uma dinâmica de grupo onde o pesquisador solicita aos usuários de um determinado local a descrição de seus sentimentos, necessidades e desejos relativos ao edifício ou ambiente analisado. Através de uma análise quanti-qualitativa direcionada à percepção dos usuários da Praça Padre Geraldo Pelzers, criou-se a tabulação das respostas destes através da sintetização de informações semelhantes e recorrentes. No presente estudo as respostas recorrentes dos participantes apontaram a importância da compreensão das inter-relações entre o homem e o ambiente para a construção de ambientes que atendam às necessidades e às expectativas daqueles que com ele se relacionam.

Palavras-chave: Arquitetura, Avaliação pós-ocupação, Poema dos Desejos, Qualidade do lugar.

AbstractThis article presents the reunion of pieces of information about the perception the users of the regarded free public area. Such information was collected as from research instruments, which is called Wish Poems. As part of the Post Occupancy Evaluation methodology (POE) this instrument is a group dynamics in which the researcher asks to the users of a particular building to describe it based on manuscripts or that they express their necessities, feelings and wishes towards that build or environment by means of drawings. Through a quantitative and qualitative analysis aimed at the users' perception of Padre Geraldo Pelzers Square, created the tabulation of these responses by synthesizing information and similar applicants. In the present study recurrent answers from the participants pointed to the importance of the relation between users and ambient to build environments, it corresponds to the expectations and necessities of those who use and relate themselves to these spaces.

Keywords: Architecture, Post Occupancy Evaluation, Wish poems, Place quality

XIV ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - 29 a 31 Outubro 2012 - Juiz de Fora

2696

Page 2: A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PELO USUÁRIO: UM … · original de Sanoff, com a recomendação do acompanhamento do pesquisadordurante a aplicação dos “poemas” por parte

1. INTRODUÇÃOEste estudo procurou reunir informações a respeito da Praça Padre Geraldo Pelzers, localizada no Bairro Santa Luzia, em Juiz de Fora – MG. Além da importância de conhecer a história local, as tradições e o modo de vida dos moradores do bairro e dos frequentadores deste espaço livre, consideramos a importância de identificar as relações entre os usuários e o ambiente em questão. Para tanto, recorremos à metodologia de Avaliação Pós-Ocupação (APO), com base nas pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Projeto & Qualidade do Lugar (ProLUGAR) PROARQ/FAU/UFRJ, o qual defende que cada indivíduo percebe e reage diferentemente às ações sobre o ambiente em que vive e as respostas ou manifestações daí decorrentes são resultado das percepções (individuais e coletivas), dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada pessoa (MACHADO, 2012).Com o objetivo de coletar dados a respeito das necessidades e desejos dos usuários em relação ao ambiente analisado, utilizamos o instrumento de investigação denominado por Poema dos Desejos. Os dados coletados referentes a este estudo tornaram-se diretrizes para a elaboração de uma proposta de intervenção para a praça direcionada ao trabalho de conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – MG (CES-JF). A escolha do local como projeto de readequação se justifica pelo fato da praça ser um espaço público livre destinado ao lazer urbano, sendo ela a única opção de espaço recreativo para os moradores do bairro Santa Luzia e dos bairros vizinhos.

2. APRESENTAÇÃO DO MÉTODOO Poema dos desejos (Wish Poems) é instrumento de análise do ambiente construído desenvolvido por Henry Sanoff (1991 e 1996), que estimula os usuários a pensar e registrar em uma folha de papel o que seria seu ambiente ideal (ambiente de seus sonhos). Para a aplicação do instrumento, apresenta-se uma ficha ao usuário contendo uma frase aberta do tipo “Eu gostaria que este lugar...”. Este deve completar esta frase de forma espontânea, sem preocupação com rimas ou desenhos elaborados. Sendo um método que “[...] encoraja os usuários a refletirem e descreverem o ambiente de seus sonhos através de um processo aberto, porém estruturado” (ABRANTES, 2004: 54), é indicado para a utilização em projetos participativos, isso é, nos quais os grupos de usuários estejam representados durante o processo. É também considerado eficaz quando o enfoque necessário é global e exploratório. (CASTRO; LACERDA; PENNA, 2004; SANOFF, 1991 e 1996; RHEINGANTZ et al, 2009).

RHEINGANTZ et al (2009) afirmam que quando aplica-se o instrumento “Poema dos Desejos” com adultos, a forma mais comum de expressão é a escrita, ainda que alguns destes respondentes possam se sentir encorajados a se expressarem por meio de desenhos. No caso dos respondentes infantis, torna-se mais comum a expressão por meio de desenhos. Machado (2012) ressalta a importância da contribuição do Grupo ProLUGAR/FAU/UFRJ à proposta original de Sanoff, com a recomendação do acompanhamento do pesquisador durante a aplicação dos “poemas” por parte dos respondentes, interagindo com os usuários, especialmente quando as respostas são traduzidas por desenhos. Neste estudo de caso, houve respondentes que optaram por se expressar por meio de desenhos e textos (Figura 1).

Figura 1 – Wish Poems aplicados (Wish poems)

XIV ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - 29 a 31 Outubro 2012 - Juiz de Fora

2697

Page 3: A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PELO USUÁRIO: UM … · original de Sanoff, com a recomendação do acompanhamento do pesquisadordurante a aplicação dos “poemas” por parte

2. O ESTUDO DE CASOO objeto de análise da pesquisa é a Praça Padre Geraldo Pelzers, situada no bairro Santa Luzia (zona sul de Juiz de Fora) entre a av. Santa Luzia e a Rua Porto das Flores, importantes corredores de bairro. A praça é o único espaço público da região destinado ao lazer, a atividades culturais e à prática de esportes. Atualmente o espaço conta com um playground, uma quadra poliesportiva, uma quadra de areia e mesas com bancos de alvenaria (Figura 2).

Figura 2 – Praça Pe. Geraldo Pelzers, esquina da Rua Porto das Flores com Rua Água Limpa.

Na pesquisa, o instrumento foi direcionado a quatro faixas etárias de usuários da praça:

XIV ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - 29 a 31 Outubro 2012 - Juiz de Fora

2698

Page 4: A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PELO USUÁRIO: UM … · original de Sanoff, com a recomendação do acompanhamento do pesquisadordurante a aplicação dos “poemas” por parte

crianças (0 a 11 anos), adolescentes (12 a 18 anos), adultos (19 a 55 anos) e idosos (acima de 55 anos). Participaram do método do Poema dos Desejos 17 crianças, 10 adolescentes, 14 adultos e 13 idosos, totalizando 54 formulários preenchidos. Dos respondentes, 8 adolescentes, todos os adultos e idosos expuseram seus desejos por meio de informações escritas, já as crianças e dois adolescentes expuseram seus desejos através de desenhos.Os desejos mais recorrentes foram sobre melhorias na área de playground e um espaço mais amplo e adequado para a prática de esportes. As crianças desenharam brinquedos e jardins floridos traduzindo desejos por ambientes semelhantes. A maioria dos adultos participantes desta pesquisa desejavam melhorias no que se refere à segurança e manutenção de equipamentos e limpeza na área playground existente (Figura 3).

Figura 3 – Gráfico com a conclusão da aplicação do Wish poems (tema parque infantil)

Ainda que a praça investigada fosse equipada com uma quadra poliesportiva, observamos a recorrência de desejos por um local destinado à prática de esportes. De acordo com o perfil dos usuários que exprimiram este tipo de desejo (Figura 4), verificamos que a necessidade de ambientes e equipamentos destinados a todas as faixas etárias.

Figura 4 – Gráfico com a conclusão da aplicação do Wish poems (tema área para prática de esportes)

XIV ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - 29 a 31 Outubro 2012 - Juiz de Fora

2699

Page 5: A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PELO USUÁRIO: UM … · original de Sanoff, com a recomendação do acompanhamento do pesquisadordurante a aplicação dos “poemas” por parte

3. PROPOSTA DE INTERVENÇÃOCom base na tabulação dos dados coletados, foi elaborada uma proposta de intervenção para a readequação da praça baseada na reorganização da setorização da praça, com a criação de espaços destinados a diferentes faixas etárias, mas que se relacionassem através da permeabilidade visual e facilidade de acesso. Além da compreensão dos desejos daqueles usuários em relação à praça, a aplicação do Poema dos desejos acompanhando de conversas informais com moradores, comerciantes e frequentadores da praça foi importante instrumento para identificação dos valores destes em relação ao ambiente.

A proposta de setorização de usos (Figura 5) foi fundamentada na distribuição em três níveis distintos, acompanhando a atual topografia do terreno:

• Nível inferior - ampliação da área útil da praça, com a instalação de um circuito de caminhada, a relocação da quadra poliesportiva e a instalação de equipamentos de ginástica ao ar livre.

• Nível intermediário – equipamentos de playground setorizados por idade, seguindo recomendações de Abbud (2006), pista de skate, e apoio para usuários do comércio local.

• Nível superior: espaço previsto para instalação de um edifício para abrigar a sede da associação de moradores e posto policial.

No trecho próximo à Rua Ibitiguaia - principal via do bairro – definimos pela proposta da instalação de uma fonte para resgatar a imagem de uma antiga mina d´água existente e referenciada por alguns moradores do bairro. O tratamento paisagístico de toda a área da praça e sua ampliação foram fundamentados na conservação das árvores de grande porte já existentes, aliados ao acréscimo de arborizada e jardins, reforçando a intenção de cultivar relações de topofilia dos usuários com o novo espaço.

Figura 5 – Estudo de setorização do projeto proposto para a Praça Pe. Geraldo Pelzers

XIV ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - 29 a 31 Outubro 2012 - Juiz de Fora

2700

Page 6: A PERCEPÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO PELO USUÁRIO: UM … · original de Sanoff, com a recomendação do acompanhamento do pesquisadordurante a aplicação dos “poemas” por parte

4. CONSIDERAÇÕES FINAISCom a aplicação do Poema dos desejos, podemos constatar que as características individuais dos usuários têm influência no uso dos espaços públicos, pois cada indivíduo tem percepções distintas, bem como diferentes expectativas e avaliações dos espaços. Devem ser consideradas as particularidades de cada tipo de usuário do ambiente, a fase de seu ciclo de vida, o seu nível sócio-econômico, o seu estilo de vida e sua conexão com o espaço em questão. Por este fato, é importante compreender as inter-relações do homem com o ambiente construído, suas relações de afeto e a construção consciente do lugar.

5. REFERÊNCIASABBUD, Benedito. Criando paisagens: guia de trabalho em arquitetura paisagística. São Paulo: SENAC, 2006.

MACHADO, Ernani S. Relações Entre Ambientes Externos e Internos em Centros de Reabilitação Motora: um estudo sa Associação de Assistência à Criança Deficiente de Nova Iguaçu-RJ. 2010. Tese (Doutorado em Arquitetura). Rio de Janeiro: UFRJ / FAU / PROARQ, 2012.

MACHADO, Ernani S.; AZEVEDO, Giselle A. N.; ABDALLA, José Gustavo F. A Importância do Olhar dos Usuários em Ambientes da Arquitetura Hospitalar: uma aplicação do Poema dos Desejos. in 2o. Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído (SBQP 2011), Rio de Janeiro, em CD, pp. 390-400.

RHEINGANTZ, Paulo A. et al. Observando a Qualidade do Lugar: procedimentos para a avaliação pós-ocupação. Rio de Janeiro: FAU-UFRJ (Coleção PROARQ), 2009. Disponível em: <http://www.fau.ufrj.br/prolugar>. Acesso em: novembro de 2010.

SANOFF, H. Visual Research Methods in Design. Nova Iorque: Van Nostrand Reinhold, 1991.

________. Designing a Responsive School: The Benefits of a Participatory Process. in The School Administrator, jun 1996, pp. 18-22. Disponível em http://ncsu.academia.edu/HenrySanoff/Papers/100760/Designing_a_Responsive_School. Acesso em set/2011.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia. Um Estudo da Percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. Difel: São Paulo, 1980.

XIV ENTAC - Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - 29 a 31 Outubro 2012 - Juiz de Fora

2701