A mente

6
A mente, sistema de construção do mundo A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não “copia” a informação – interpreta-a. A informação em si não possui qualquer significado, e para que a representação possa ser útil, para se compreender qualquer relação interior/exterior, entre mente/comportamento, a representação tem de ter significado para a mente. A mente constrói significados. Cria o sentido que atribuímos ao mundo e à nossa existência e produz cenários e imagens do que ainda não aconteceu (projecta, imagina). A mente é um sistema de construção do mundo. O pensamento “E com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da mente.” *Á palavra pensar associam-se quase termos como racciocinar, ponderar, decidir, reflectir, meditar etc.. *O pensamento remete-nos para ideias, símbolos, percepções, imagens, palavras, proposições, conceitos, intenções, memórias… *O pensamento é a sequência de actos mentais dirigidos para um objectivo constituido pela resolução de problemas. Envolve, portanto, todas as actividades mentais associadas com a formação de conceitos, aresolução de problemas, a decisão, a compreensão, a descoberta, planificação, criatividade, imaginação, memória e a aprendizagem complexa. *Pensar nunca é lidar com coisas mas sim com representações das coisas, isto é, com ideias, conceitos ou imagens, agentes simbólicos que povoam o nosso universo mental. *Para pensar temos de organizar coisas, as situações e os acontecimentos do mundo sob a forma conceptual, isto é, temos de os conceptualizar. Existem 3 modalidades de representações cognitivas:

Transcript of A mente

Page 1: A mente

A mente, sistema de construção do mundo

A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não “copia” a informação – interpreta-a. A informação em si não possui qualquer significado, e para que a representação possa ser útil, para se compreender qualquer relação interior/exterior, entre mente/comportamento, a representação tem de ter significado para a mente. A mente constrói significados. Cria o sentido que atribuímos ao mundo e à nossa existência e produz cenários e imagens do que ainda não aconteceu (projecta, imagina). A mente é um sistema de construção do mundo.O pensamento

“E com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da mente.”

*Á palavra pensar associam-se quase termos como racciocinar, ponderar, decidir, reflectir, meditar etc..

*O pensamento remete-nos para ideias, símbolos, percepções, imagens, palavras, proposições, conceitos, intenções, memórias…

*O pensamento é a sequência de actos mentais dirigidos para um objectivo constituido pela resolução de problemas.

Envolve, portanto, todas as actividades mentais associadas com a formação de

conceitos, aresolução de problemas, a decisão, a compreensão, a descoberta, planificação,

criatividade, imaginação, memória e a aprendizagem complexa.

*Pensar nunca é lidar com coisas mas sim com representações das coisas, isto é, com ideias, conceitos ou imagens, agentes simbólicos que povoam o nosso universo mental.

*Para pensar temos de organizar coisas, as situações e os acontecimentos do mundo sob a forma conceptual, isto é, temos de os conceptualizar.

Existem 3 modalidades de representações cognitivas: - As imagens mentais; - Os conceitos/representações conceptuais; - As representações ligadas à acção.

Page 2: A mente

Imagens mentais

Dão conta dos elementos característicos da percepção (forma, cor, tamanho dos objectos e a sua orientação no espaço)

Representações conceptuais representações ligadas à acção

-Ligados à linguagem -dizem respeito ao saber que -Termos como: temos e ao modo de conduzi Politica; uma actividade.Comunicação; -aplica-se a: receitas de culina-Deus… ria; regras da bisca; experien-Estão ligados a esta abordagem. cias laborais.-Pode ser feita uma representaçãoImagética destas palavras.

Resolução de problemas

Entende-se por problema qualquer situação que obedeça simultanemente às três condições seguintes:*Caracterizar-se pela novidade*Suscitar uma resposta*Ser algo para o qual não dispomos de soluçãoNa resolução de problemas podem apontar-se 4 etapas:

fasepreparação Conhecemos os dados do problema;

Compreendemos as dificuldades que nos coloca; Identificamos o problema

incubação Corresponde ao período de tempo em que não nos debruçamos sobre o problema de forma consciente; O problema mantém-se latente enquanto nos ocupamos com outras actividades; Inconscientemente, os dados são “trabalhados” – é uma fase produtiva.

produção Colocamos e analisamos as hipóteses de resolução; As dificuldades desta fase estão relacionadas com a dificuldade do problema e com a > ou < familiaridade da questão em causa; Fazemos a opção do que consideramos ser a solução para o problema.

Verificação/ avaliação Optamos pela solução que nos parece ser a melhor;

Page 3: A mente

Depois de verificada e aplicada, teremos de avaliar os resultadosExemplo:-Definição do problema: a casa está fechada e não temos chaves para abrir.-Escolha da estratégia:Talvez haja uma janela semiaberta, por onde possamos entrar ou até aporta do terraço tenha ficado destrancada. Talvez o porteiro tenha uma chave-mestra.-Aplicação de estratégias: Escolhida a estratégia, há que desencadear as acções necessárias à sua concretização.-Verificação da eficácia da estratégia: Se uma estratégia resultar, o problema fica resolvido. Caso nenhuma resulte, há que reconsiderar outras hipoteses de solução.

*Muitas vezes, o problema tem de ser reinterpretado. *Este processo e influenciado por vários factores, que alteram a sua rapidez e eficiência:-Experiencias passadas; C-onhecimentos prévios relacionados com o problema; -Motivaçao da pessoa.

Tomada de decisao

Quando temos de tomar decisões existe uma área de incerteza que nos obriga a escolher, a

seleccionar entre várias opções. As decisões do dia-a-dia fundamentam-se mais sobre modelos

mentais, sobre esquemas de pensamento corrente, do que em escolhas lógicas.Mas as nossas decisões são afectadas por diferentes variáveis, como:

As de motivaçao– alteram a decisão de forma consciente ou inconsciente;

As de conhecimento – quanto + informados estivermos sobre as varias alternativas e possíveis consequências, > será a probabilidade de se decidir bem. Os factores emocionais e das normas de grupo (podem ser ou não uma vantagem) afectam a decisão.

Pensamento e acção

“E em relação que cada ser humano conhece o mundo, o que sente e age sobre ele. É um

processo que acontece a cada momento e de forma integrada. Não conhecemos sem sentir e

agir, não agimos sem conhecer e sentir e não sentimos sem agir e conhecer. “

“Enquanto vivemos, nós criamos o ambiente no qual vivemos. Ao vivermos, nós influenciamos esse mesmo ambiente. A forma como nos afecta, o que criamos e a forma como nós o influenciamos depende, em parte, daquilo que somos. Nós procuramos, criamos ou tentamos criar um ambiente que se adapte aquilo que somos.”

Imaginação

E a imaginação que permite que o pensamento vá para alem dos limites da realidade percebida. *É a força impulsionadora na concretização da grande maioria das actividades respeitantes aos processos do pensamento.

Page 4: A mente

A imaginação amplia o pensamento: analogias, metáforas e outras relações vão favorecer o

estabelecimento de pontes entre experiências vividas e imaginadas, entre significados

presentes e alternativos.

*é essencial nas actividades que exigem espirito critico e, no campo da argumentação, é

importante na descoberta de argumentos que fundamentem as afirmações.

Assim, abre ao pensamento novas oportunidades em termos da apropriação dos significados, permite- lhe prever experiencias e formas de sentir, antecipar acções e encontrar alternativas para elas.

Pensamento convergente Pensamento divergente-Sintese de informaçao e de conhecimento orientados para a soluçao de um problema. • Dominado pela log ica e pelaobjectivida de. • Predominam os raciocinios hipotetico- dedutivos. • Associado à resoluçao de problemas de soluçao unica. • Corresponde à aplicaçao das regras logicas e do conhecimento numa direcçao para encontrar a soluçao correcta

• Exploraçao em varias direcçoes, por um divergir de ideias, de modo a contemplar varios aspectos. • Domina a intuiçao. • Associado à criatividade, por sugerir novas ideias e soluçoes originais. • Implica a exploraçao cognitiva de varias soluçoes diferentes e inovadoras para o msm problema.

Auto-organização

O pensamento é auto-organizado, e organiza-se de forma não determinada por nenhum dos seus elementos, mas a partir de regras que emergem da interacção complexa entre os seus elementos.

Partindo de um conjunto de elementos fortemente interligados, o pensamento cria formas de

sentido,sequência e coerência: cria, a partir da historia das interacções entre a pessoa, os

outros e o mundo,uma compreensão de si e dos outros, que é organizada, integrada e com

sentido pessoal.A auto-organização é, assim, importante para se compreender a forma como os seres humanos conseguem encontrar significados próprios para as suas vivencias e agir com alguma autonomia.

Conclusão

O pensamento incorpora todos os aspectos das interacções entre o indivíduo e o seu ambiente. Pensar é viver num permanente envolvimento criativo com um mundo que se

Page 5: A mente

constrói e nos constrói à medida que se vive – presente a autonomia e a adaptação. Neste processo, criamo-nos enquanto individualidade e identidade. Isto supõe uma história pessoal de interacções vividas no seio de outros seres humanos.