A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA...

23
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. RAIMUNDA S. M. OLIVEIRA

Transcript of A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA...

Page 1: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO.

RAIMUNDA S. M. OLIVEIRA

Page 2: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

ESCOLA RURAL MUNICIPAL ALÔ GUIMARÃES – LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE FAZENDA RIO

GRANDE/PR

Page 3: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

OBJETIVO

Preocupações da professora, com relação à aprendizagem dos alunos, mais especificamente com as dificuldades apresentadas na leitura e escrita de algumas crianças.

O presente trabalho tem como objetivo realizar trabalho com textos literários para o desenvolvimento e letramento dos alunos que frequentam classes multisseriadas.

Page 4: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

JUSTIFICATIVA Porque Literatura? Cabral (1998) aponta que a literatura se

constitui não só na produção, mas também na interação com o leitor, pois sua legitimidade se dá quando o leitor interage, recria a história com sua própria visão de mundo.

No processo de ensino aprendizagem quanto maior o contato da criança com diferentes textos e situações, mais ela terá seu universo ampliado.

Portanto, realizar atividades e criar situações com textos literários irá promover o desenvolvimento e articulação entre oralidade, leitura e escrita.

Page 5: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

METODOLOGIA

Técnicas utilizadas: observação formal, entrevista fechada, análise do material pedagógico.

Registro de dados: diário de campo, fotografias.

Com relação aos alunos, realizamos uma investigação sobre as histórias e lendas presentes na comunidade.

Page 6: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

DISCUSSÃO TEÓRICA Soares (2009) não se refere unicamente a

dimensão pessoal, mas é sobretudo uma prática social: letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e de escrita, em um contexto especifico, e como essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais.(p. 72).

Cabral (1998) aponta que a literatura se constitui não só na produção, mas também na interação com o leitor, pois sua legitimidade se dá quando o leitor interage, recria a história com sua própria visão de mundo.

Page 7: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

Na educação e pedagogia do campo, parte-se da particularidade e singularidade dada pela realidade de homens e mulheres que produzem suas vidas no campo. Todavia, não se postula o localismo e nem o particularismo, mediante os quais se nega o acesso e a construção do conhecimento e de uma universalidade histórica rica, porque é a síntese do diálogo e da construção de todos os espaços onde os seres humanos produzem sua vida.(Frigotto, 2010, p. 36)

Page 8: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

ESCOLA

Características da Sala de aula e outros espaços: Disposição das carteiras; Reagrupamento de ciclo; Espaço da sala Exposição dos trabalhos Computador Biblioteca improvisada

Page 9: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

DISPOSIÇÃO DAS CARTEIRAS

Page 10: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

DISPOSIÇÃO DAS CARTEIRAS

Page 11: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

REAGRUPAMENTO POR CICLO

Page 12: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

ESPAÇO DA SALA DE AULA

Page 13: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS

Page 14: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS

Page 15: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

ESPAÇO EXTERNO

Page 16: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

HORA DO RECREIO

Page 17: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

HORA DO RECREIO

Page 18: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

BIBLIOTECA IMPROVISADA

Page 19: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

RESULTADOS Adaptação da professora quanto ao livros (Coleção

trilhas na Educação do Campo e Magda Soares)

Contos

Habilidade para contar outras histórias.

Textos literários diversos.

Contando, recontando e produzindo.

Page 20: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

FIGURA 1: FREQUÊNCIA DE ACESSO À INFORMAÇÃO E À CULTURA.

 

Page 21: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

Figura 2: Frequência de acesso - comunicação em massa e meios externos.

Page 22: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

Rojo (2009), com o advento da globalização a sociedade mudou muito, novas formas de comunicação estão cada vez mais presentes e, consequentemente, novas práticas de letramento (letramentos múltiplos) são cada vez mais exigidas.

O termo letramento, segundo a autora, “busca recobrir os usos e práticas sociais de linguagem que envolvem a escrita de uma ou de outra maneira, sejam eles valorizados ou não valorizados, locais ou globais, recobrindo contextos sociais diversos (família, igreja, trabalho, mídias, escola etc.), numa perspectiva sociológica, antropológica e sociocultural.” (p.98)

Page 23: A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. R AIMUNDA S. M. O LIVEIRA.

BIBLIOGRAFIA

BRASIL. Panorama da educação do campo. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

CABRAL, M. A criança e o livro: memória em fragmentos. In: KRAMER, S.; LEITE, M. I. (Orgs). Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, 1998. p. 155-175

FRIGOTTO, G.. Projeto Societário contra-hegemônico e educação do campo: desafios de conteúdo, método e forma. In: MUNARIM, Antonio et al. (org.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. Florianópolis: Insular, 2010. p. 19-46.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. 3° Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Ed. 2009.