A Civilização Asteca

13
Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial Disciplina: História Indígena II Docente: D.r Alencar de Miranda Amaral Discentes: Aline Ribeiro, Ericson Santos, Erivaldo Júnior, Isla katyuccy e João Batista. A civilização Asteca 11/07/15

description

Jacques Soustelle utilizando documentos da época, muitos deles registros dos próprios Astecas, reconstitui a história do mundo Asteca com todas suas simbologias, desde o esplendor da corte do imperador na capital do México-Tenochtitlán até o cotidiano dos Astecas “comuns”. Soustelle atenta para a apresentação da vida Asteca antes da chegada dos espanhóis, ressaltando que um vasto império reunia povos tão diferentes como os das tribos da selva e os das grandes cidades nos planaltos mais elevados, abrangendo grande parte do atual território do México.

Transcript of A Civilização Asteca

Page 1: A Civilização Asteca

Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASFColegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial

Disciplina: História Indígena IIDocente: D.r Alencar de Miranda Amaral

Discentes: Aline Ribeiro, Ericson Santos, Erivaldo Júnior, Isla katyuccy

e João Batista.

A civilização

Asteca

11/07/15

Page 2: A Civilização Asteca

Introdução

• Jacques Soustelle utilizando documentos da época, muitos deles registros dos próprios Astecas, reconstitui a história do mundo Asteca com todas suas simbologias, desde o esplendor da corte do imperador na capital do México-Tenochtitlán até o cotidiano dos Astecas “comuns”. Soustelle atenta para a apresentação da vida Asteca antes da chegada dos espanhóis, ressaltando que um vasto império reunia povos tão diferentes como os das tribos da selva e os das grandes cidades nos planaltos mais elevados, abrangendo grande parte do atual território do México.

Page 3: A Civilização Asteca

As origens

No primeiro capitulo da obra “A civilização asteca”, o autor Jaques Soustelle apresenta de forma clara é objetiva as origens do povo asteca. Ele traça um panorama evolutivo evidenciando desde as antigas civilizações mexicanas a fundação da Tríplice Aliança.

Page 4: A Civilização Asteca

Os Olmecas

• Os olmecas foram a primeira das grandes civilizações mexicanas. Desde a segunda metade do II milênio a.C., esse povo ainda misterioso construíra imponentes centros cerimoniais principalmente em La Venta e San Lorenzo, nos atuais estados de Tabasco e Veracruz. Antes do seu desaparecimento, em 400 a.C., os olmecas já haviam difundido sua civilização por uma imensa área da mesoamérica desde o vale do Balsas até El salvador e a costa rica, do litoral golfo às montanhas de Oaxaca e ao litoral do pacífico. Pirâmides e altares, estrelas esculpidas, baixos-relevos, jades e jadeístas cinzelados, e sobre tudo a escrita hieroglífica, mas a contagem do tempo: com os olmecas, surgem esses traços essenciais a todas as altas civilizações do México. Por isso eles podem ser considerados o elo de transição entre o período pré-clássico, isto é, o da aldeia, e o período clássico, ou seja, o da civilização urbana.

Page 5: A Civilização Asteca

Os Toltecas

• Devido a fenômenos econômicos e sociais que ainda não foram muito bem esclarecidos, as grandes cidades clássicas foram sendo abandonas entre os séculos IX e XI. Foi então que pela primeira vez no historia do México, entraram em cena os povos de língua nahuatl, que a partir daí viriam a desempenhar um papel muito predominante.

• A civilização Tolteca propriamente dita desenvolvi-se, então a partir do século XI.

Page 6: A Civilização Asteca

A fundação de Tenochtitlán

• Era considerada a capital do Império Asteca durante o período Pós-Clássico da Mesoamérica. Tenochtitlán localizava-se onde atualmente é a Cidade do México.

A fundação de Tenochtittlán. Do codigo mendoza, in Jacques Soustelle, A vida cotidianaDos Astecas. Paris, Hachette.

Page 7: A Civilização Asteca

Fundação da Tríplice Aliança

• Tríplice Aliança foi uma aliança política entre três cidades estados: náuatles, Tenochtittlán, Texcoco e Tlacopan (Estas cidades astecas governaram a área e em torno do vale do México desde 1428, até que foram derrotadas pelos conquistadores espanhóis e seus aliados nativos, sob o comando de Hernán Cortés, em 1521.

Page 8: A Civilização Asteca

O império Asteca

Page 9: A Civilização Asteca

O Império Asteca em 1519

• O autor Soustelle fala sobre as estratégias que o México utilizava como forma de controle territorial, ou seja, a forma para manter guardas nas fronteiras ou para controlar certas regiões importantes ou turbulentas. O México escolhia certas localidades estratégicas a fim de instalar guarnições bem situadas.

Page 10: A Civilização Asteca

• As cidades na grande maioria pagavam tributos de uma a quatro vezes por ano dependendo da natureza das mercadorias e dos produtos que forneciam.

Page 11: A Civilização Asteca

• Cada província era objeto de imposições, segundo sua capacidade de produção, recursos climáticos da fauna e flora.

Page 12: A Civilização Asteca

• A tríplice aliança formada por Tenochtittlán, Texcoco, Tlacopan, arrecadavam tributos, onde as duas primeiras eram proporcionadas 2/5, da parte da arrecadação, e o ultimo quinto era para Tlacopan.

Page 13: A Civilização Asteca

• O “tesouro Público” não se distinguia do tesouro privado do soberano.