A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

16
As LLoj.·. Vigilância e Resistência, do Or.·. Ilhéus, Acácia Grapíuna e 28 de Julho, ambas do Or.·. de Itabuna, Acácia do Sul, Or.·. de Itajuí- pe, Romã do Progresso, do Or.·. Buerarema, que realizam as suas sessões as segundas-feiras, mais as LLoj.·. Obreiros da Regeneração, Or.·. de Uru- çuca e Sabedoria, Equilíbrio e Poder, Or.·. Ilhéus, todas representada por seus Ven.·. Mest.·. , pro- moveram no dia 21/3, no Or.·. de Ilhéus sessão conjunta no grau de AApren.·. 18 www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected] Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica, sob o registro Nº O79-J O JORNAL DO MAÇOM DA BAHIA EDITORA Ano V - n° 20 - DE MARÇO A MAIO DE 2016 LEIA NA PÁGINA 11 LEIA NA PÁGINA 13 A ARLS VIGILÂNCIA E RESISTÊNCIA PROMOVE SESSÃO CONJUNTA EXALTAÇÃO LEIA NA PÁGINA 03 ORIENTE DE ITABUNA LOJA ACÁCIA GRAPIÚNA PROMOVE MAIS UMA “ACÁCIA SOBRE RODAS” 3ª REGIÃO LITÚRGICA DA BAHIA LEIA NA PÁGINA 14 LOJA 28 DE JULHO EXALTA SETE IRMÃOS

Transcript of A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

Page 1: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

As LLoj.·. Vigilância e Resistência, do Or.·. Ilhéus, Acácia Grapíuna e 28 de Julho, ambas do Or.·. de Itabuna, Acácia do Sul, Or.·. de Itajuí-pe, Romã do Progresso, do Or.·. Buerarema, que realizam as suas sessões as segundas-feiras, mais as

LLoj.·. Obreiros da Regeneração, Or.·. de Uru-çuca e Sabedoria, Equilíbrio e Poder, Or.·. Ilhéus, todas representada por seus Ven.·. Mest.·. , pro-moveram no dia 21/3, no Or.·. de Ilhéus sessão conjunta no grau de AApren.·.

18

www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected] Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica, sob o registro Nº O79-J

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

EDITORAAno V - n° 20 - DE MARÇO A MAIO DE 2016

LEIA NA PÁGINA 11 LEIA NA PÁGINA 13

A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciApRomoVe SeSSão conjuntA

eXALtAÇão

LEIA NA PÁGINA 03

oRiente De itABunA

LojA AcáciA gRApiúnA pRomoVe mAiS umA

“AcáciA SoBRe RoDAS”

3ª Região LitúRgicA DA BAHiA

LEIA NA PÁGINA 14

LojA 28 De juLHo eXALtA Sete iRmãoS

Page 2: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

2www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

eXpeDiente

Home Page: www.jornalocompasso.blogspot.com.br E-mail: [email protected] Telefones: (73) 99134 5375 e 99131 7932

O COMPASSO é publicado pela DIREITOS EDITORIA E PUBLICIDADE LTDA, sob o CNPJ de Nº 11.463.667/0001-47 e Inscrição Municipal de Nº 18.506

Endereço: Avenida Félix Mendonça, 358, Residencial Zelito Fontes, Aptº. 103, 1º Andar, Bairro Conceição, Itabuna – Bahia, CEP 45.605 - 000

Fundador: Ir.·. Vercil RodriguesDiretor-Editor Responsável: Vercil [email protected] [email protected] Jornalista Responsável: Joselito dos Reis Santos - DRT/BA Nº. 113.

Diagramação e Execução Gráfica: Arnold Coelho.Deptº. de Marketing e Publicidade/Venda: Vercil Rodrigues (73) 99134 5375.Conselho Editorial: Ir.: José Carlos Oliveira - Gr.·. 33/ GLEB e Ir.·. Antônio da Silva Costa - Gr.·. 33/GOEBDepartamento Jurídico: Dr. Vercil Rodrigues – OAB/BA. Nº 36.712 Circulação: Estado da Bahia

Responsável pela Distribuição na Bahia: V. A. Assessoria de Comunicação (73) 3613 2545Responsável pela Distribuição em Ilhéus/BA: J. R. Distribuidor (73) 3613 5363

Tiragem: 3.000 exemplares mensais.

*As matérias assinadas são de responsabilidades de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião de O Compasso.

Enviar colaborações, postar artigos e divulgar ações de Lojas e Grãos-Mestrado:[email protected] [email protected] e [email protected]

EDITORA

câmARA De RefLeXõeS

Tida e havida como uma das mais sérias instituições do nosso mundo, de origem desconhecida, que vai desde os primórdios do mundo, ou desde os tempos de Jesus Cristo, também tida como fundada em 1717, a Maçonaria hoje em dia continua tendo uma aura de secreta, de misticismo, de esoteris-mo, de uma crendice impar, que a tor-na respeitada e, até odiada.

Neste trabalho, porém, não quero abordar este lado da nossa Sub.•. Inst.•. e sim abordar uma das coisas mais im-portantes, que é a Iniciação de Profa-nos, no aspecto que tange a Câmara de Reflexões, local sagrado onde o futu-ro irmão se concentra, medita, reflita sobre a fragilidade humana, sobre o nosso futuro, enfim, sobre tudo aquilo que a Maçonaria quer que ele reflita naquele momento solene e importante de sua vida.

A Câmara de Reflexões, portanto, é o primeiro contato real que o postulante tem com a Maçonaria. Para que melhor a compreendemos, se faz necessário co-nhecermos o significado da palavra Ini-ciação etimologicamente. Derivada do latim “initiare-initium” representa “inicio ou começo” derivada de “in tere” “ir dentro ou ingressar”. Em outras palavras, Iniciação é a porta que nos conduz a um novo estado moral ou espiritual a partir do qual se inicia ou começa uma nova maneira de ser ou viver.

O símbolo fundamental da Inicia-ção é a morte, como estado prelimi-nar à nova vida. Para tal, a Maçonaria nos oferece a Câmara de Reflexões. Afastada como é do Templo. Consti-tui a prova da Terra, a primeira das quatro que simbolizam os elementos da natureza. Com suas pretas paredes, figurando uma catacumba, cercada de símbolos e de emblemas da mor-te, inscrições, um galo, um testamen-to entre outros, revela-nos que cada símbolo, cada frase, tem sua própria explicação e importância isolada, mas o conjunto é que nos oferecerá a idéia e a sensação de transitoriedade e in-significância da vida.

Neste local, somos levados a conceber novas ideias, introspectar, examinar e comparar tudo o que nos cerca. Isolados do mundo exterior para concentrarmos no estado intimo do mundo interior, aonde devemos dirigir nossos esforços para chegar à Realidade. É o “gnothi seautón” dos

iniciados gregos. É a formula hermética V.I.T.R.I.0.L.; “Visita Interiora Terrae: Rectificando: Invenies Occultun Lapi-dem” cuja a tradução literal é: “Visita o interior da Terra, retificando encontra-rás a pedra oculta”.

Significando que devemos ingres-sar dentro da realidade do próprio mundo objetivo, não contentando-nos apenas com o seu estudo ou exame puramente exterior: então, retificando constantemente nosso ponto de vista, a nossa visão, e com os esforços de nossa inteligência (como o demonstra a cuidadosa retidão dos três passos da marcha do aprendiz), poderemos che-gar ao uso do compasso junto com o esquadro, isto é, o conhecimento da Verdade livre a Ilusão.

Em segundo lugar, retificando-te significa, na verdade o “seguir em linha reta”, ou seja, agir em si mesmo com profundidade. E é nesse momento de solidão, de encontro consigo mesmo, de meditação diante do inusitado, do desconhecido, que o novo homem retifica-se interiormente, deixando de lado todos os vícios de uma vida an-terior para adotar novos padrões de conduta moral. E ao fazer isso, mostra--se para o novo homem a pedra oculta que há dentro de nós.

A visita a C.•. de R.•. é fundamen-tal no processo iniciático porque é no interior da terra, por ela representada, que o profano morre para nascer um Maçom. A Câmara das Reflexões, na realidade, relembra as cavernas das antigas iniciações, inclusive religiosas.

Como qualquer iniciação, sim-boliza a morte material de alguém e o seu ressurgimento em um plano mais elevado. O iniciando permanecia no interior de uma caverna da qual em dado momento, saia por uma fenda ou orifício, como se estivesse nascendo.

A Câmara das Reflexões repre-senta, ainda, o útero da mãe terra, de onde os filhos da viúva nascem para uma nova vida. Esse conceito atual de masmorra foi introduzido pelos france-ses na metade do Século XIX, influen-ciados pela revolução Francesa e por certo sentimento antimístico oriundo do iluminismo francês, mas esses não podem desvirtuar a sua origem.

A passagem pela Câmara das Re-flexões, onde o profano, deixado a sós com ele mesmo, em ambiente decora-do com diversas alegorias que estão o tempo todo a demonstrar a fatalidade e brevidade da matéria, permite clara-mente a reflexão da necessidade de es-tar sempre vigilante e perseverante em seu aprimoramento espiritual, afinal a todo instante somos lembrados que a morte física poderá se abater sobre nós.

Segundo o poeta e orador roma-no Cícero “Quem não souber morrer bem, terá vivido mal, pois quantas ve-zes morremos vitimas de nosso medo de morrer”.

Finalizando, a Câmara de Refle-xões da a oportunidade ao candidato de refletir sobre a vida pregressa: e sentir o peso das quantas vezes que: por orgulho, ignorância, apego à maté-ria, falta de sabedoria deixou de ajudar algum necessitado.

Pois enquanto não conseguirmos dominar a materialidade existente em nós, o nosso lado divino não fluirá. Porque o GADU nos criou para sermos divinos e perfeitos, somente dominan-do a matéria à centelha divina existen-te nos levará invariavelmente a buscar o sol do meio dia que irradia o TODO, o qual nos originou a para o qual retor-naremos.

E vocês meus IIr.•. que pensamen-tos vos ocorreram quando estáveis no lugar sombrio de meditação, onde vos pediram que escrevêsseis a vossa últi-ma vontade e o vosso testamento?

Nota: São considerados elemen-tos obrigatórios em uma C.•. d.•. R.•., segundo Ritual de Aprendiz do REAA--GOB, a ampulheta, o esqueleto hu-mano, o pão e a água.

tempo De eStuDoS

Por Ir .·. Paulo Edgar Melo

A.·. R.·. L.·. S.·. Cedros do Líbano,

1688 – G.·. O.·. B.·. - RJ

AniVeRSáRio Do Rito BRASiLeiRo

iRmãoS São iniciADoSAo gRAu 29 peLo

conSeLHo KADoScH

gRAnDe oRiente Do BRASiL

O Sapientíssimo Grão-Mestre Geral Adjunto, Irmão Barbosa Nunes compareceu à sessão magna pública altamente concorrida, de comemoração do aniversário do Rito Brasileiro, presidida pelo Soberano Grande Primaz, Nei Inocêncio, realizada no Palácio do Lavradio na noite de 25 de abril.

Presentes Grão-Mestre Estadual do Rio de Ja-neiro, Édimo Muniz Pinho, componentes da Magna Reitoria, membros efetivos do Supremo Conclave e delegados litúrgicos estaduais, Secretários Estaduais, Procurador Estadual, Veneráveis Mestres, deputados federais e estaduais.

Foram empossados Daniel José Pereira e Pascoal Argenti Sobrinho, como membro do Supremo Con-clave e Delegado Litúrgico, respectivamente.

Parabéns Soberano Grande Primaz Nei Inocên-cio e Irmãos do Rito Brasileiro. Fonte: GOB

No dia 14 de maio de 2016 aconteceu no Tem-plo da Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•. Caridade e Sigilo, Or.•. de Alagoinhas, Sessão Magna de Iniciação de oito Irmãos ao Grau 29, promovida pelo Conselho de Ka-dosch (ARLS Segredo, Força e Aliança).

A cerimônia foi presidida pelo Grão-Mestre da Luz, Jairo Victor e sua diretoria. Estiveram presentes no evento, o Irmão Audenor Araújo (Aterzata do Ca-pítulo Manoel D’Ajuda Rocha e Silva) e os Irmãos dos Graus 30 e 33, do Capítulo de Alagoinhas.

Ao final, os Irmãos confraternizaram com um co-quetel.

SupRemo conSeLHo

Page 3: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected] O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A 3Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

Desde quando assumiu que a atual diretoria da Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•. da Acácia Grapiúna (2015 – 2017), do Or.•. de Itabuna, jurisdicionada a G.•. L.•. E.•. B.•. e que tem como Ven.•. Mest.•. José de Carvalho Peixoto, criou o projeto ‘Acácia Sobre Rodas’, que tem como proposta oportunizar os IIr.•. dessa oficina e das demais desse Or.•., deslocarem-se para assistirem a cada semana as sessões das Lojas coirmãs do sul da Bahia, com isso estreitando ainda mais os laços de união da Maçonaria regional.

Dentro dessa proposta foi que os IIr.•. da citada oficina, dirigiram--se a Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•. Vigilância e Resistência, do Or.•. de Ilhéus para participarem de uma sessão solene na segunda-feira (dia 21/3), onde reuniram-se 150 IIr.•. de 16 LLoj.•. maçônicas da Bahia e até de outro Estado, a exemplo do Amazonas.

oRiente De itABunA

LojA AcáciA gRApiúnA pRomoVe mAiS umA “AcáciA SoBRe RoDAS”

Page 4: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

4 www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

Ed. ItabunaTrade Center

Endereço: Av. Princesa Isabel, 395, 3o andar, Banco Raso, Itabuna-BA - TEL.: (73) 3613-4715

Instituto de Urologia e Nefrologia de ItabunaUltra-SonografiaDr. Fernando CruzUROLOGIA

Av. Aziz Maron, 1117, 8º andar - sala 802 - Jardim Vitória - Itabuna-BACEP: 45605-415 - Tels.: 73 3613-3155 | Fax: 73 3613-1150

Dr. Gabriel RodriguesUROLOGIA

Dr. Júlio BritoUROLOGIA

Dr. Vilson MartinsUROLOGIA

Dr. Júlio B. FilhoUROLOGIA

Dr. João Otávio MacêdoUROLOGIA

ADVOCACIA

ALEXANDRE FIGUEIREDO NOIA CORREIA - ADVOGADO

TRABALHISTA - CÍVILCRIMINAL - PREVIDENCIÁRIOESCRITÓRIO: RUA LUZINALDO PASSOS,

oN 28-A - CENTRO - UBATÁ-BA

73 98839-1034 (OI) 73 98105-6133 (CLARO)73 99132-7696 (TIM) 73 99981-1435 (VIVO)

E-mail: [email protected]

Esta semana fui procurado por um funcionário (não posso dizer repórter, pois o mesmo não era imparcial) de uma entidade religiosa que gostaria de me fa-zer algumas perguntas para o jornal ins-titucional.

Sabendo que não somos bem vistos pelos membros desse segmento cristão, aceitei de pronto o encontro, afinal era uma oportunidade de desmistificar.

Clima amistoso, perguntas básicas, até que começou o jogo de palavras visando descobrir “os segredos” e se realmente o demônio faz parte da Maçonaria.

Tudo simples de responder, até que influenciados pela notícia do assassino norueguês, veio a pergunta final:

- É verdade que o Maçom mata?Na hora o sangue subiu, pois estou

incomodado pelas manifestações e di-fusão da notícia por verdadeiros Irmãos Maçons.

Respirei fundo e respondi:- SIM, É VERDADE, O LEGÍTIMO

MAÇOM MATA!Vocês precisavam ver o brilho nos

olhos e o movimento de acomodação nas cadeiras dos interlocutores.

Continuei:- O Maçom Alexander Fleming ao

descobrir a penicilina matou e ainda mata milhões de bactérias, mas permite a vida continue para muitos seres humanos.

- O Maçom Charles Chaplin com a poderosa arma da interpretação e sem ser ouvido, matou tanta tristeza, fez e ainda faz nascer o sorriso da criança ao idoso.

- O Maçom Henri Dunant ao fun-dar a Cruz Vermelha matou muita dor e abandono nos campos de guerra.

- O Maçom Wolfgang Amadeus Mo-zart em suas mais de 600 obras louvou a vida.

- O Maçom Antônio Bento foi um grande abolicionista que junto com ou-tros maçons, além da liberdade, permi-tiram a continuidade da vida a muitos escravos.

- O Padre Feijó, o Frade Carmelita Arruda Câmara e o Bispo Azeredo Cou-tinho embasados nas Sagradas Escrituras e como legítimos maçons desenvolve-ram o trabalho sério de evangelização e quem sabe assim mataram muitos de-mônios.

- O Maçom Baden Powell ao fundar o Escotismo pregava a morte da desle-aldade, da irresponsabilidade e do des-respeito.

- O Maçom Billy Graham foi o maior pregador batista norte-americano e com seu trabalho matou muita aflição e de-sespero. Inclusive há no Brasil um movi-mento chamado MEB – Maçons Evangé-

licos do Brasil.- Mas o Maçom não só mata, ele

também é morto.- Por conta dos valores de liberdade,

igualdade e principalmente fraternida-de, mais de 400 mil maçons, juntamen-te com judeus foram mortos nos campos de concentração.

- Também sofremos muita perse-guição aqui no Brasil, quando imigran-tes europeus que professavam religiões diferentes ao Catolicismo, não podiam construir seus templos e os maçons aju-daram.

- Querem um segredo?- Muitos cultos protestantes ocorre-

ram dentro de Lojas Maçônicas, afinal o Maçom combate a falta de liberdade religiosa.

- Este senhor Anders certamente tor-ce por um time de futebol, tem prefe-rência por uma marca de cerveja, tem

a cor que mais gosta, ou tipo de música ou até mesmo um credo religioso, não há de se fazer vinculações. Esta situação foi causada por um indivíduo, clinica-mente perverso que tem personalidade psicopática. A psicopatia é um distúrbio mental grave caracterizado por um des-vio de caráter, ausência de sentimen-tos genuínos, frieza, insensibilidade aos sentimentos alheios, manipulação, ego-centrismo, falta de remorso e culpa para atos cruéis e inflexibilidade com castigos e punições.

- O legítimo Maçom não é o homem que entrou para a Maçonaria, mas aque-le que a Maçonaria entrou nele.

- Houve e há Maçons em todos os seguimentos da sociedade e todos com o mesmo propósito; fazer nascer uma nova sociedade, mais justa e perfeita, lógico sem esquecer que o MAÇOM MATA, principalmente o preconceito.

E vamos vivendo sempre recordando o ensinamento de Mateus 7:1-2 “Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, se-reis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.”

Anônimo

RefLeXãoSupRemo conSeLHo

o Legítimo mAÇom mAtA

advocacia & consultoria

rui carlos r. m. da silva | advogadotelefax: 73.3211.8079cel.: 73.99983.1185

e-mail:

[email protected]

av. firmino alves, 60

11º andar | s. 1104

edfº módulo center

Itabuna-ba

cep.: 45600-185

Page 5: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

5www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

Meu Caro Irmão, nós do Grande Orien-te da Bahia (GOBA), a cada ano, temos nos superado em busca de melhorias para os trabalhos das nossas Lojas Jurisdicionadas no que diz respeito à Formação do Maçom.

Em 2016, ano em que elegeremos os nossos novos Veneráveis Mestres, vamos inovar outra vez!

No período de 10 a 12 de junho esta-remos realizando o AREÓPAGO DE SALO-MÃO, no Castelar da Alvorada, no Vale do Capão. O objetivo deste encontro é promo-vermos o Treinamento de Lideres Maçons.

O LOCAL DO EVENTO:

O CASTELAR DA ALVORADA é um hotel diferenciado especializado em vi-vências holísticas como Dança da Águia, Sauna Sagrada, Ritos de Passagem Xamã, etc. Construído em forma de castelo me-dieval estilizado, fica localizado dentro da mata atlântica, no Vale do Capão, muni-cípio de Palmeiras, na Chapada Diaman-tina, coração da Bahia. É um espaço de grande beleza, situado próximo a vários atrativos naturais do Parque Nacional da Chapada Diamantina, entre as cachoeiras da Fumaça e Riachinho. Numa proposta inovadora, o Castelar da Alvorada une lazer, turismo e o sagrado. Um ambiente tranquilo, perfeito para o descanso e re-flexão. A alimentação é ovo-lacto-vegeta-riana composto por produtos locais, com toques da gastronomia baiana. As aco-modações dispõem de charmosos chalés, suítes aconchegantes, albergue e camping para acolher hóspedes e grupos. Há um Templo construído de acordo com os princípios da geomancia sagrada para re-alizar meditações e visualizações criativas, práticas corporais e ideal para workshops e seminários.

O EVENTO – O QUE É:Ali, no Castelar da Alvorada, durante

o período entre o final da tarde de sexta--feira (10/06) até o meio da manhã de do-mingo (12/06) dois eventos simultaneos serão realizados pelo GOBA, com o ob-jetivo de fazer a Instalação dos novos Ve-neráveis Mestres eleitos, de forma a que compreendam, de verdade, todos os se-gredos do Ritual de Instalação e sua apli-cação na administração da sua Loja e, por outro lado, possibilitar que seus Vigilantes e Mestres Maçons sejam preparados para exercitarem a Formação dos Maçons. Os dois eventos terão as seguintes caracterís-ticas:

- Areópago de Salomão - exclusivo para Mestres Instalados - terá como finalidade

a imersão dos participantes, com o intui-to de lhes revelar novas formas de encarar e superar desafios. Durante este evento os novos Veneráveis Mestres do GOBA, elei-tos em maio, serão Instalados. Dentre as atividades, destacamos:

- Técnicas de coaching;- Oficinas;- Vivências holísticas;- Palestras;- Técnicas de imersão;- Conselho dos Mestres Instalados.

- Treinamento de Lideres Maçons - ex-clusivo para Mestres Maçons - terá como finalidade o treinamento de lideranças dentro das Lojas, bem como a capacitação de Instrutores dos três Graus simbólicos: AM – CM – MM. Neste evento, várias ativi-dades serão desenvolvidas durante os dois dias, a exemplo de:

- Palestras;- Capacitação de Instrutores Maçônicos;- Dramatização da Lenda de Hiram;- Técnicas de Liderança;- Trabalhos em grupo.

QUEM VAI MINISTRAR:Para a realização destes dois importan-

tes eventos, o Grande Oriente da Bahia contará com a importante participação de renomados Irmãos que estarão nos auxi-liando nestas tarefas. São eles:

- MedsonJaner da Silva – Doutor em Fi-losofia Maçônica – Vindo de Cuiabá (MT), agora radicado na Bahia, é o Grande Se-cretário de Educação do GOBA.

- Marcos Batista de Carvalho – MBA em Gestão de Pessoas – Membro da

ARLS Renascença, em Irecê (BA) e Dire-tor da Faculdade Irecê, que desenvolve o Curso de Pós-Graduação em Filosofia Maçônica.

- Kennyo Mahmud Ismail – MBA em Gestão de Marketing – Membro da GL de Brasília (DF) e Grão-Mestre do Supre-mo Grande Conselho de Maçons Crípti-cos do Brasil.

- Tarsis Valentim Pinchemel – Especia-lista em Vivências Holísticas – Membro da GLEB (BA) e Sumo Sacerdote de Maçons do Real Arco.

QUANTO VAI CUSTAR:

Como o evento contará com convida-dos que, diga-se passagem, não estarão co-brando honorários, os custos ficaram bem reduzidos. O GOBA investirá, entretanto, no deslocamento e hospedagem destes convidados, mais a contratação de hos-pedagem e alimentação dos participantes, além dos custos operacionais do evento. Então, para participar, cada Irmão investira o seguinte valor:

- Irmãos do GOBA: taxa única de R$ 250,00, incluindo hospedagem, alimenta-ção e material didático. O GOBA estará ab-sorvendo parte dos custos, como subsídio.

- Irmãos da GLEB e GOEB: taxa única de R$ 350,00, incluindo hospedagem, ali-mentação e material didático.

QUEM PODE PARTICIPAR:

- Mestres Instalados do GOBA, GLEB e GOEB;

- Veneráveis Mestres eleitos do GOBA (a participação destes é compulsória);

- Mestres Maçons do GOBA, GLEB e GOEB.

gRAnDe oRiente DA BAHiA (goBA)

goBA pRomoVe encontRo De foRmAÇão De mAÇom

Como a disponibilidade de leitos no Castelar Alvorada é limitada, solicitamos aos Irmãos interessados que façam, o quanto antes, suas inscrições. Para isto, é necessário apenas fazer um depósito no valor de R$ 250,00 (Irmãos do GOBA) ou de R$ 350,00 (Irmãos de outras Potências) na c/c 939.3 da agência 0068 op. 003 da Caixa Econômica Federal e nos enviar o comprovante com os dados pessoais e maçônicos para: [email protected].

As inscrições se encerram em 15 de maio.Nas fotos anexas, além dos Irmãos que atuarão como Facilitadores, colocamos

imagens dos ambientes do Castelar da Alvorada, para que os Irmãos possam ter uma visão prévia.

À medida que recebermos as Inscrições, enviaremos instruções de como che-gar ao local, o que vestir, o que levar na viagem, etc.

Até a próxima!Fraternalmente, Gilberto Lima da Silva - Soberano Grão Mestre - GOBATelefone: (75) 9870-6233 - skype: videomania.gilberto

INSCRIÇÃO – COMO E QUANDO FAZER:

(73) 99134-5375 | 98856-2006 | 3613-2545

Page 6: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

Este espaço foi criado com a finalidade de divulgar maçons e suas ações, bem como é um espaço disponibilizado para as cunhadas ligadas aos clubes da fraternidade, sobri-nhos De Molays e sobrinhas Filhas de Jô divulgarem seus projetos e suas ações. Portan-to, estimados IIr.•., cunhadas e sobrinhos (as) enviem suas fotos e mini textos através do e-mail: [email protected]

6 www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

mAÇonS e eVentoS DeStAqueS Ir.•. GIlberto lIma da SIlva,

Grão-meStre do Goba, ocupará A Vice-pReSiDênciA DA comAB

Entre os dias 2 a 4 de junho de 2016, aconte-cerá a Assembleia Geral Ordinária (AGO) e pos-se da nova diretoria da Confederação Maçônica do Brasil (COMAB) para o período 2016/2017, quandoo Grande Oriente da Bahia ocupará a Vice-Presidência com o Pod.•. Ir.•. Gilberto Lima da Silva, Grão-Mestre do GOBA (foto), ao lado do Pod.•. Ir.•. João Krainski, Presidente, Grão-Mestre do Paraná.

Em 1973, a Maçonaria no Brasil passou por um processo de declaração conjunto de desfilia-ção de dez Grandes Orientes Estaduais do Gran-de Oriente do Brasil (GOB).

Esse fato é considerado, junto com o momen-to histórico de 1927, um dos maiores aconteci-mentos da História da Maçonaria no Brasil, dan-do origem ao chamado “Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira”.

Iniciava-se uma nova jornada na Maçonaria brasileira e fixavam-se os alicerces para que outros Grandes Orientes Estaduais se orientassem pelos princípios federativos e constituíssem, primeira-mente, um Colégio de Grão-Mestres da Maço-naria brasileira, que evoluiu para a Confederação Maçônica do Brasil - COMAB [SOBRINHO, Oc-tacílio Schüler Sobrinho: “Uma Luz na História: o sentido e a formação da COMAB”. Florianópolis: Ed. O PRUMO, 1998. p.299].

Por convocação do Grão-Mestre de Minas Gerais, Athos Vieira de Andrade, reuniram-se em Belo Horizonte/MG os Grão-Mestres Danylo José Fernandes, do Grande Oriente de São Paulo, Osmar Maria Diógenes, do Grande Oriente do Ceará, Salatiel de Vasconcelos Silva, do Grande Oriente do Rio Grande do Norte, Celso Clari-mundo da Fonseca, do Grande Oriente do Distri-to Federal, Nilson Constantino, do Grande Orien-te do Mato Grosso, Enoch Vieira dos Santos, do Grande Oriente do Paraná, Miguel Christakis, do Grande Oriente de Santa Catarina, Luiz Alberto de Alcântara Velho Barreto, do Grande Oriente de Pernambuco, Afonso Augusto de de Morais, do Grande Oriente do Maranhão, e Ivan Neiva Neves, do Grande Oriente do Espírito Santo, re-sultando, dessa reunião, a fundação do Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira.

Em anúncio a todos os Grandes Orientes Es-taduais, e a todas as Lojas, foi publicada a carta Proclamatória, onde ficou decido que:

- Cada Grande Oriente Estadual seria autôno-mo, independente e soberano, reconhecendo os demais como legais e legítimos, com a adoção da Constituição e Regulamento Geral específico;

- Que o Colégio de Grão-Mestres já seria uma instituição confederada, constituída para manter a integridade dos Grandes Orientes, unidos por inte-resses comuns e que brotaria dentro das vias culturais emergentes, mantida a essencialidade da Maçonaria.

Confederação Maçônica do Brasil – fundada em 06/04/1991.

Realizou-se em Brasília, nos dias 4, 5 e 6 de abril de 1991, a “XXXVªAssembleia Geral do Colégio de Grandes-Mestres”, tendo como local o Instituto Presbiteriano Nacional de Edu-cação. {Boletim Oficial do GOSC nº 310/91, de 2 de maio de 1990, p. 19}.

A Reunião tinha como “Edital de Convoca-ção” a votação da proposta de reforma do Esta-tuto e do Regimento Interno da Confederação Maçônica do Brasil - COMAB, ex-Colégio de Grão-Mestres da Maçonaria Brasileira.

Um dos pontos de maior evidência deba-

tidos foi a discussão e votação do projeto da “Confederação Maçônica do Brasil”. Este pro-jeto, após discutido, votado e apresentada sua redação final, foi aprovado por unanimidade. Já o Regimento Interno ficou para ser apresentado na Reunião a ser realizada em São Luiz/MA, en-tre os dias 13 e 16 de junho daquele ano.

Essa alteração objetivou vincular cada Gran-de Oriente Federado a uma Confederação, sem perda da autonomia, independência e sobera-nia, com as seguintes finalidades:

a. Representar, de forma confederada, as Potências e Obediências filiadas, mediantes deliberação especifica, perante organizações, de maçons do país e do estrangeiro, e perante o mundo profano, tendo em vista a grandeza, a harmonia e a glória da Maçonaria;

b. Congregar as Obediências no estudo da Filosofia, História, Liturgia e Simbologia Maçônica, induzindo-as à prática da filantro-pia, do civismo, do desenvolvimento científico, cultural e artístico e ao aprimoramento moral das sociedades sob sua circunscrição;

c. Colaborar com as autoridades legiti-mamente constituídas no sentido da ordem, do progresso e do bem-estar da população brasi-leira;

d. Incrementar a difusão, pelas federa-das, da doutrina e dos postulados da Maçona-ria universal e do ideal maçônico;

e. Estudar e coordenar medidas que pos-sam interessar aso federados, no sentido da ação maçônica conjunta;

f. Sugerir e estimular instruções maçôni-cas entre as federadas;

g. Ativar as relações das federadas entre si, e destas, com outras Potências;

h. Manter cursos no campo educativo, científico e assistencial, diretamente ou por intermédio das federadas; conceder bolsas de estudos como pessoa humana útil e produtiva à sociedade; e

i. Manter, e sua sede, biblioteca que contenha departamento público e maçônico, e estimular a criação e o desenvolvimento de organismos similares pelas federadas.

DIRETORIA (2016 – 2017):

Presidente: Ir.•. JOÃO KRAINSKI NETO - Grande Oriente do Paraná;

Vice-Presidente: Ir.•. GILBERTO LIMA DA SILVA – Grande Oriente da Bahia.

Ir.•. Tesoureiro: Ir.•. MARCOS ALBERTO MO-REIRA MENEZES – Grande Or.•. Amazonense.

Orador: Ir.•. NOÊ PAULINO DE CARVALHO – Grande Or.•. Autônomo do Maranhão.

CONSELHO FISCAL:MEMBROS EFETIVOS:

- Ir.•. TADEU PEDRO DRAGO – Grande Oriente do Rio Grande do Sul;

- Ir.•. WARD DE SOUZA GUSMÃO – Grande Oriente Independente do Rio de Janeiro;

- Ir.•. ONILDO SILVA ALMEIDA FILHO – Grande Oriente da Paraíba.

MEMBROS SUPLENTESIr.•. RICARDO FERNANDO PEREIRA – Gran-

de Oriente Ind.•.do Estado do Pará;Ir.•. OSVALDO ROBERTO SOBRINHO –

Grande Oriente do Estado do Mato Grosso;Ir.•. JOSÉ WANDERLEI COSTA – Grande

Oriente do Ceará.

gALeRiA mAÇÔnicA

inStALAÇão e poSSe

confeDeRAÇão mAÇÔnicA Do BRASiL (comAB)

iRmãoS São iniciADoS Ao gRAu 29 peLo conSeLHo KADoScH

cAVALeiRoS Do póRtico conViDA pARA SeSSão De

inStALAÇão e poSSe

No dia 14 de maio de 2016 aconteceu no Templo da Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•. Caridade e Sigilo, Or.•. de Alagoinhas, Sessão Magna de Iniciação de oito Irmãos ao Grau 29, promovida pelo Conse-lho de Kadosch (ARLS Segredo, For-ça e Aliança).

A cerimônia foi presidida pelo

Grão-Mestre da Luz, Jairo Victor e sua diretoria. Estiveram presentes no evento, o Irmão Audenor Araú-jo (Aterzata do Capítulo Manoel D’Ajuda Rocha e Silva) e os Irmãos dos Graus 30 e 33, do Capítulo de Alagoinhas.

Ao final, os Irmãos confraterniza-ram com um coquetel.

A Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•. Cavaleiros do Pórtico convida os Irmãos para a Sessão de Instala-ção e Posse do Ven.•.Mes.•. Car-los Edno Silva Santana e sua dire-toria, que ocorrerá no dia 28 de maio, às 15 horas, no Templo da A.•. R.•. L.•. S.•. 25 de Dezem-bro, localizado na Rua Dr.Carlos de Azevedo, nº 276, Or.•. de Alagoinhas – Bahia.

gRAuS SupeRioReS

Page 7: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

7www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

câmARA municipAL ReALizA SeSSão eSpeciAL em

HomenAgem Ao DiA DAS mãeS

LojA mAÇÔnicA fRAteRniDADe conquiStenSe eLeVA 14 iir.•.

aapre.•. ao Grau de ccomp.•.

iRmão ReALizA ApReSentAÇão SoBRe o Rito BRASiLeiRo

LojA mAÇÔnicA 16 De junHo ReALizA eXALtAÇão De iRmão

LojA mAÇÔnicA Luz Do SeRtãopRomoVe pALeStRA SoBRe Lei SecA

Em sessão especial foi realizado no dia 9/5 no templo de Salomão Tem-plo da Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•. Fraternidade conquistense, Or.•. de Vitória da Conquista, a elevação de 14 IIr.•. AApren.•. A CComp.•. Bruno Lopes Basto, Jarbas Silva dos Santos, Lucas Lima Tanajura, Esdras Virgens Diniz Correia, Igor Santos Soares, Rogerio Santiago Guerra, Alerson do Carmo, Rafael Augusto Oliveira, Igor Silveira, Cicero Neri de Andrade, Mauricio da Rocha Rodrigues, Rob-son Vieira Santos, Reynaldo Leal Oli-veira, Jailton Santos.

O CComp.•. MMac.•. do R.•. E.•. A.•. A.•. é consagrado à exaltação do trabalho, qualquer que seja a sua na-tureza: intelectual, manual ou téc-nico. Aprendemos que, com os ins-trumentos do trabalho, obtemos a abundância, que tem como símbolo a espiga de trigo; e pelo trabalho trans-formamos a pedra bruta em cúbica, subimos a escada do aprimoramento

por 3, 5 e 7 degraus, aprofundamo--nos nos mistérios da existência, co-nhecemos o significado da letra “G” e ascendemos à visão da Estrela Flamí-gera de cinco pontas.

Dedicamo-nos ao estudo dos símbolos, procuramos conhecer o homem como ser útil à sociedade buscando coloca-lo a serviço da hu-manidade, para semear bem estar através do trabalho, da ciência e da virtude.

O trabalho foi presidido pelo Ven.•. Mes.•. Aleksandro Lessa que teve ao seu lado 1° GR.•. Vigilante Diacis Ma-teus, Gr.•. Secretário de Relações Exte-rior Arlindo Neto Ven.•. Mes.•. Honra Clarindo Lacerda, como 1° Vig.•. Lu-ciano Nascimento e 2° Vig.•. Ricar-do Mateus da ARLS Deus Caridade e amor. Do Or.•. de Itambé comparece-ram em massa e vários IIr.•. das Lojas de Vitória da Conquista. O trabalho encerrou ritualisticamente. Fonte: Pi-nheiro

eSpAÇo DAS LojAS

notíciAS mAÇÔnicAS

giRo mAÇÔnico

ASSociAÇão BRASiLeiRA DA impRenSA mAÇÔnicA

oRiente De VitóRiADA conquiStA

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, realizou na quinta-feira (12/5), uma Sessão Especial em homenagem ao Dia das Mães. Na ocasião, a Cunhada Sandra Leal espo-sa do Ir Sionei Leal, da Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•. Fraternidade Feminina da Loja Maçônica Cavaleiro do Oriente foi homenageada pelos seus relevantes ser-viços prestados à Clube de País do Ca-pitulo Guardião do Cruzeiro do Sul da Ordem DeMolay e Clube de Rute da Fraternidade Feminina daquela oficina.

No dia 12 de maio de 2016, ocorreu a Ses-são Magna de Exaltação do Ir.•. Danilo Pereira, no Templo da Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•. 16 de Junho, Or.•. de Feira de Santana – Bahia.

A sessão foi presidida pelo Ven.•. Mes.•. Valdemir Bastos e contou com a presença dos VVen.•. MMes.•. Paulo Souza (ARLS Cavalei-ros de Aço), Reginaldo Bernardes (ARLS Acá-cia Sertaneja) e Marcos Evandro (ARLS 14 de Agosto). Também com o Ir.•. Nilton (Oriente do Rio Grande do Sul) e autoridades.

Logo após, os IIr.•. comemoraram com um jantar, no salão de eventos daquela ofi-cina maçônica.

A Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•. Luz do Sertão, promoveu no dia 11 de maio de 2016, uma pales-tra sobre a Lei Seca, com o palestrante Capitão Sa-chdev (Pelotão Asa Branca) e o auxílio do Sargento Adson, no Or.•. de Feira de Santana-Bahia.

Após a abertura dos trabalhos ocorreu a Sessão Branca, a qual foi conduzida pelo Ven.•. Mes.•. Ha-lailton Santana.

O Ven.•. Mes.•. Marcos Lacerda esteve presen-te na ocasião, juntamente com a sua comitiva da ARLS Luz da Princesa, além de outros IIr.•..

Em seguida, todos celebraram com um jantar.

Foto

: Blo

g do

And

erso

n

No dia 27 de abril de 2016 ocor-reu a Sessão da Loja de Perfeição Mont Serrat, a qual foi presidida pelo Irmão Sebastião Alves. Na oportuni-dade o Aterzata Marco Aurélio Paul Cruz, do Capítulo Abdala Khaliu En-draus realizou uma apresentação so-bre o Rito Brasileiro.

A reunião contou com a presença do Delegado do Rito Escocês Antigo e Aceito, Elísio Francelino, Delegado do Rito Brasileiro, Antônio Raymun-do Pereira e do Delegado do Rito Moderno BA-SE, Cleber Tomas Vian-na. Também dos Irmãos do Rito Esco-cês Antigo e Aceito, Rito Brasileiro e Moderno.

O Colégio dos Grandes Inspe-tores Gerais, sob a coordenação do Irmão Guilherme Oliveira e pela Delegacia do REAA tem como objetivo promover eventos como

este, para que os Irmãos do Gran-de Oriente Estadual da Bahia ex-pliquem sobre os Ritos praticados na Maçonaria.

O Venerável Mestre Israel Me-drado (Loja Shekinah) já apresentou sobre o Rito Escocês Retificado e o Irmão Cleber Tomas Vianna (Delega-do do Rito Moderno BA-SE) abordou sobre o Rito Moderno.

Page 8: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A8

gRAnD VoyAgeS

Leva o nome Grand Voyages a travessia marítima Brasil – Europa e vice ver-sa, realizada todos os anos pelos navios de cruzeiros europeu, que ocorre no inicio e final do verão brasileiro e dura em média 20 dias.

E foi a bordo de um desses, mais precisamente do MSC/Esplendida - de bandeira italiana -, que embarcamos (eu e Vercil Rodrigues) mais uma vez para o “Velho Continente”.

Saímosdo Porto de Santos e a viagem prosseguiu pelas cidades Búzios, Sal-vador e Fortaleza, no Brasil,e, após 5 dias ininterruptos de navegação cruzando o Oceano Atlântico, chegamos a cidade de Santa Cruz de Tenerife/Ilhas Caná-rias/Espanha, daí seguimos para Lanzarote/Arrecife, Cádiz e Vigo, também na Espanha; fomos em seguida para Le Havre e Paris, na França; Southampton e Londres, na Inglaterra; Lisboa, em Portugal e Hamburgo, na Alemanha, ponto final desse maravilhoso cruzeiro.

Na Europa resolvemos fazer um novo cruzeiro por esse continente, desta feita saindo da cidade de Hamburgo, seguimos para Invergodon, Kirkwall, Gre-enock e Edimburgo, na Escócia – Reino Unido; Dublin e Cork, na República da Irlanda; Southampton (de onde saiu o navio Titanic em 1912), na Inglaterra – Reino Unido e voltamos a Hamburgo onde ficamos mais alguns dias.

Encerramos a viagem, que durou 33 dias, voltando mais uma vez a Paris/França onde ficamos mais alguns dias e de onde retornamos ao Brasil.

SoLeniDADeS & eVentoS

Por Angélica Rodrigues

Membro da entidade paramaçônica Clube da Fraternidade Seara do Amor –entidade ligada a A.•.R.•.L.•.S.•. Areópago Itabunense, Or.•. de Itabuna – Bahia.

Page 9: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected] O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I AAno IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica9

Page 10: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

10 www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

A cunhada Dulciléia Silva dos Reis Ra-mos, casada com o Ir.·. Marilúcio Ramos Dantas, 1º diácono da A.·.R.·.L.·.S.·. Areópago Itabunense, Or.·. de Itabuna, colou grau em Ciências Jurídicas no mês de fevereiro, na Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC - Itabuna)

As solenidades ecumênica e de co-locação grau aconteceram respectiva-mente nos dias 26/02, às 19h. no Ins-tituto de Cultura Espírita de Itabuna (ICEI), na cidade de Itabuna e 27/02, às 20h. no Centro de Convenções de Ilhéus – Bahia. E nesse mesmo dia, Léia como é mais conhecida, abriu as por-tas da sua residência no Bairro Castália para receber os amigos mais próximos e familiares.

a cunhada dulcInéIa ramoS, coLA gRAu em DiReito

SociAL

Maçonaria“Meu amigo: A Maçonaria, apesar de ser chamada de “especu-

lativa”, não especula nada. Somos induzidos pelo aprendizado (e não conduzidos ou orientados para isso) a só afirmar aquilo que é observável por todos. Logo, afirmamos que a morte existe, mas não tentamos adivinhar o que acontece depois. Podemos até imaginar, mas nunca afirmar. A Câmara das Reflexões contém crânios e esque-letos porque eles são uma certeza. Se alguém acreditar em uma vida depois da morte, a Maçonaria não tentará demovê-lo desta crença, como não o faz com nenhuma crença, mas sabemos que esta outra vida não nos permite consertar nossos erros desta vida. Tem uma outra frase maçônica que diz: “Nos mistérios da vida e da morte só uma coisa é certa: Tudo que é vivo, morre.” – Desconhecido

fRASe mAÇÔnicA

RefLeXão mAÇÔnicA

Por Ir .·. Leonardo Garcia Diniz

M.•. M.•. da A.•. R.•. L.•. S.•. Vigilância e Resistência n° 70 – Ilhéus – Bahia.

uLtRApASSAnDo fALHASDesbasto a pedra!,... Supero defeitos!,...Ando com irmãos!,... Tolero com humildade!,...Particular é meu crescimento!,...Coletivo é a Vitória!,...

Maçonaria! Somos um!,... Sul, Norte, Oriente e Ocidente, a

solidão nos atinge e o crescimento

impera; a romã, mais, uni seus ca-roços.

Aprendemos!,... Fora o afrontamento!,... Fora o imoral!,... Fora vícios!,...

Em silencio, subjugado a LEIS e a seus livros, sem desordens, cami-nhamos em silencio, que ululante marca para todo o sempre a huma-nidade; em nome do G.•. A.•.D.•.U.•.

A poLíticA mAÇÔnicA

tRABALHo mAÇÔnico

Gr.: 33 Oficina Integrada de Graus Superiores São José – Loja Maçônica 28 de Julho e Secretário de Planejamento do Grande Oriente Estadual da Bahia e Membro-Fundador da Academia Maçô-nica de Letras Ciências e Artes da Região Grapiúna (AMALCARG).

Por Ir .·. Antônio da Silva Costa

A Maçonaria como Instituição iniciá-tica, filosófica, progressista e evolucionis-ta que pugna pelo aperfeiçoamento mo-ral, intelectual e social da humanidade, está comprometida com o bem-estar das nações e dos povos do mundo e não com partidos e/ou grupos políticos que são transitórios e que precisam modificar-se, de acordo com as circunstâncias e inte-resses. Em seus Templos cultua os bons costumes e os elevados ideais da consci-ência humana. O cerne do pensamento maçônico é a liberdade, a igualdade e a fraternidade universal; é a compreensão do que seja estabelecer a igualdade social entre os homens desiguais. É implantar um mundo de harmonia e de justiça.

Os maçons como cidadãos, podem e devem participar das diversas instâncias decisórias da sociedade, a fim de que, munidos do Ideal Maçônico, possam contribuir para que reine a justiça em to-das as suas formas: a Liberdade, a Igual-dade e a Fraternidade humanas.

A Maçonaria faz e tem uma política que pertence a sua própria essência de sociedade iniciática. Ela concebe as ativi-dades sociais, políticas, culturais, econô-micas e religiosas como verdadeiras con-tribuições para a elevação espiritual dos homens e como instrumentos dialéticos da construção de um novo mundo, onde a fraternidade, a paz e o amor sejam os valores fundamentais.

O aperfeiçoamento íntimo do ho-mem é o caminho que a Ordem Maçôni-ca estabeleceu como base para a edifica-ção do novo templo universal (o mundo); a política e a filantropia, a promoção cul-tural e a divulgação das ciências são ativi-dades que devem refletir um maior grau de transformação dos seus membros.

Todos os povos e nações constituem

uma só comunidade, este é o princípio que se deduz da própria concepção de que o gênero humano tem sua origem comum em Deus – o Grande, o Supremo Arquiteto do Universo – como se expres-sam os maçons, algumas vezes censura-dos por aqueles não afeitos aos ensina-mentos bíblicos. Observem o que diz o Novo Testamento nos Livros Hebreus 11, 10: “... Abraão esperava a cidade bem alicerçada, cujo arquiteto e construtor é o próprio Deus”; ou em Atos dos Apóstolos 10, 30 – 45: “... Pedro então começou a falar: De fato estou compreendendo que Deus não faz diferença entre as pessoas. Pelo contrário ele aceita quem o teme e pratica a justiça, seja qual for a nação a que pertença”.

A Maçonaria luta para que os ho-mens possam receber todo o seu quinhão de lazer, cultura, educação, habitação, ali-mentação, saúde, esportes, segurança, etc. O espírito maçônico e conseqüentemente, o de sua política é essencialmente de liber-dade, de Fraternidade, de libertação mate-rial, de progresso e de solidariedade.

A política maçônica visa garantir a inviolabilidade do foro interno do ho-mem – foro que é sagrado. O maçom, quando político só deve parar diante do Tribunal que o Criador colocou para nos orientar, “nossa consciência”. A consci-ência humana é o ponto de interseção do humano e o divino, o farol que ilumina nossos passos diante da escravidão.

O ex-presidente da República do Brasil, Dr. Nilo Peçanha, dizia que a “Ma-çonaria é uma escola perpétua de altruís-mo. Nessa escola, o homem aprende o que seja a fraternidade no seu mais puro senti-do. Como a fraternidade é a pedra angular da democracia, eis que o altruísmo demo-crático domina todo o ideário maçônico.

Page 11: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

11www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

As LLoj.·. Vigilância e Resistência, do Or.·. Ilhéus, Acácia Grapíuna e 28 de Julho, ambas do Or.·. de Itabuna, Acá-cia do Sul, Or.·. de Itajuípe, Romã do Progresso, do Or.·. Buerarema, que re-alizam as suas sessões as segundas-feiras, mais as LLoj.·. Obreiros da Regeneração, Or.·. de Uruçuca e Sabedoria, Equilíbrio e Poder, Or.·. Ilhéus, todas representada por seus Ven.·. Mest.·. , promoveram no dia 21/3, no Or.·. de Ilhéus sessão conjunta no grau de AApren.·.

A sessão que teve como anfitriã a Aug.·. e Resp.·. Loj.·. Simb.·. Vi-gilância e Resistência, do Or .·. de Ilhéus, jurisdicionada a Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (Gleb), R.·.E.·.A.·.A.·., que tem como Ven.·. Mest.·. José Augusto Carvalho, foi pres-tigiada por José Carlos Oliveira, Gr.·.

Inspetor Litúrgico da 3ª Região Litúr-gica da Bahia, de Delegados Distritais, da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (Gleb) e por Antônio da Silva Cos-ta, Pod.·. Secretário de Planejamento do Grande Oriente Estadual da Bahia (Goeb). Além das presenças de 150 IIr.·., sendo 25 do quadro e de dezes-seis LLoj.·. maçônicas da Bahia e até do Or.·. de Tefé (Amazonas).

A Aug.·. e ReSp.·. Loj.·. SimB.·. VigiLânciAe ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

oRiente De iLHÉuS

Fone: 73 3211-4956Fonefax: 73 3211-1994

Cel.: 73 99198-0075

Email: [email protected]

Rua Miguel Calmon, 113 Sala 05 - TérreoItabuna-BA

ADVOGADO - OAB 2909Corretor de Imóveis - CRECI 5099

Page 12: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

12 www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

No próximo sábado, dia 28 de maio, o Grande Oriente da Bahia (GOBA), fi-liada a Confederação Maçônica do Bra-sil (COMAB), instalará a Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•. Sabedoria, Força e Beleza nº 18, do Or.•. de Feira de Santana.

A cerimônia, que será presididapelo Poderoso Grão-Mestre Gilberto Lima da Silva,iniciará às 16h., acontecerá na Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•. Estrela da Paz, do Or.•. de Feira de Santana – Bahia, e comporá de Instalação e Regu-

larização da mais nova Loja do GOBA, importante potência maçônica, que recentemente completou 25 anos de fundação,seguido de Regularização de 2 Irmãos oriundos do Grande Oriente da Bahia (GOB).

A sessão prosseguirá com a iniciação, Elevação e Exaltação (Recaptuladas) de 9 Irmãos que, por serem oriundos de Loja não Regular se submeterão a estas Ceri-mônias, para que possam ser considera-dos Regulares.

Na segunda-feira (21/3), IIr.•. da Aug.•. e Resp.•. Loj.•. Simb.•. 28 de Julho, do Or.•. de Itabuna, jurisdicio-nada ao Grande Oriente da Bahia/Brasil (GOEB), rito brasileiro, que tem como Ven.•. Mes.•. Dr. José Rebouças de Souza, participaram de uma sessão conjunta na A.•.R.•.L.•.S.•.Vigilância e Resistência, do Or.•. de Ilhéus, ju-

risdicionada a Grande Loja Maçô-nica do Estado da Bahia (Gleb), do R.•.E.•.A.•.A.•..

Quando um Ir.•. participa de uma sessão em sua oficina, fortalece aquela Loja, mas quando ele participa de uma sessão em uma oficina coirmã, fortalece a Maçonaria daquele Or.•. , bem como a irmandade regional.

gRAnDe oRiente DA BAHiA inStALA A SuA mAiS noVA

LojA mAÇÔnicA

iir.•. da loja 28 de julho partIcIpam de SeSSão no or.•. de IlhéuS

A mAÇonARiA nA BAHiA

ViSitA

1 – A Ordem Maçônica é uma entidade sem fins lucrativos.2 – O objetivo da Maçonaria é implantar um espírito de fraterni-

dade nos homens.3 – Os irmãos da Ordem Maçônica acreditam no amor, na tole-

rância, na compaixão e na solidariedade.4 – Dom Pedro foi Maçom. Ele foi iniciado, elevado, exaltado

e conduzido ao Grão-Mestrado da Maçonaria no Brasil, em 04 de outubro de 1822.

5 – Um importante símbolo da Maçonaria é o triângulo com um olho no centro. Ele significa Grande Arquiteto do Universo, ser de natureza onisciente que tudo vê e tudo julga.

6 – A palavra maçom tem origem francesa e significa pedreiro.7 – A Maçonaria também é conhecida como Francomaçonaria.8 – A Maçonaria é uma entidade secreta e não religiosa, que

busca a verdade e valores morais e éticos.9 – Para a Maçonaria existe a imortalidade do espírito.10 – Os maçons pregam o lema “liberdade, igualdade e fraterni-

dade”, da Revolução Francesa.

ALgumAS cuRioSiDADeS SoBRe A mAÇonARiA:

cu

Rio

SiD

AS

mA

ÇÔ

nic

AS

Dicionário Secreto da Maçonaria – Ao pensar em Maçonaria, os não-ini-ciados normalmente deparam com uma palavra: mistério. Tudo o que acontece nos bastidores da Ordem está envolto e preservado por um voto de sigilo Feito por seus partici-pantes, o qual dificilmente é quebra-do. Mas, como tudo o que é secreto desperta nossa curiosidade, esta aura misteriosa faz que muitas pessoas te-nham vontade de saber como funcio-na Maçonaria.

É impossível não imaginar como são os rituais de iniciação, os símbolos de reconhecimento, e mesmo como é uma loja maçônica. Tão difícil quan-to, é não especular sobre a participa-

ção desta Ordem em diversos episó-dios históricos e sobre personalidades que tiveram seus nomes associados à Maçonaria como Mozart, Churchill, Walt Disney, Sigmund Freud, Bee-thoven, Bach, George Washington, Roosevelt, Dom Pedro I, Rui Barbosa, entre outros. Nas páginas do Dicioná-rio Secreto da Maçonaria você terá a oportunidade de entender o univer-so secreto maçônico à medida que conhece os principais termos usados pelos seus seguidores.

eStAnte mAÇÔnicA

Wanderley Porto

Av. Firmino Alves, 60 - Edf. Módulo Center,

sala 704, Centro - Itabuna-Bahia - CEP: 45600-908

Emai l : vander leypor to@hotmai l . com

Telefax: 73-3215-3090

ADVOGADO

DicionáRio SecReto DA

mAÇonARiA – SÉRgio peReiRA

couto

Page 13: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

13www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

Com as presenças de IIr.·. das LLoj.·. coirmãs Acácia Grapiúna, Areópago Itabunense, ambas do Or.·. de Itabuna e Romã do Progres-so, do Or.·. de Buerarema, todas ju-risdicionadas a Grande Loja Maçôni-ca do Estado da Bahia (Gleb), do R.·. E.·. A.·. A.·., além das cunhad.·. que fazem parte da Liga da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, entidade li-gada à oficina e presidida pela Cunh.·. Clemilda Marques Correia Costa, a A.·. R.·. L.·. S.·. 28 de Julho, fundada em 4 de Julho de 1970, do Or.·. de Itabuna, filiada ao Grande Oriente Es-tadual da Bahia (Goeb), praticante do

Rito Brasileiro, sete CComp.·. Maç.·. foram exaltados no sábado (5) ao grau 3 - Mest.·. Maç.·., considerado a pleni-tude da Loja Simbólica.

A belíssima e organizada Sessão Magna que exaltou os IIr.·. Ernesto Nunes Simões Neto, Nélio Manoel dos Santos, Nardo Casteano Bonfim Alves, Olyntho Mattos Baracat Habib, Otávio Cesar Carvalho e Alves, Rafael Gama Moreira e Wederson Moreira Zorante, foi presidida pelo Ven.·. Mes.·. José Rebouças Sousa e contou com a pre-sença do Secretário de Planejamento do Grande Oriente Estadual da Bahia (Goeb), Antônio da Silva Costa.

LojA 28 De juLHo eXALtA Sete iRmãoS

eXALtAÇão

http://jornalocompasso.blogspot.com.br/ TELEFONES: 3613 2545 - 99134 5375 e 98852 2006

Page 14: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônicawww.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected] O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A14

eVentoS Do peRioDo:7/3 A12/5/2016

MARÇODia 7 – O Conselho de Cavaleiros Ka-

dosh Mário Béhring, Clima de Itabuna, sob a Presidência do Pod.•. Ir.•. Antonio Eduar-do Lima de Moura, 33º, iniciou 6 Irmãos no Grau 20 – Soberano Príncipe Escocês ou Mestre Ad Vitam, ou sejam: Carlos Augus-to Nascimento dos Anjos, cadastro 78.468; Vlademir Sérgio Menezes, cadastro 78.473; Airton Carvalho Santos, cadastro 51.751; Pedro Luciano Araujo Jatobá, cadastro 69.648; Marilúcio Dantas Ramos, cadastro 78.471 e Gilvan Borges Messias, cadastro 64.070.

Dia 8 – A Excelsa Loja de Perfeição José de Freitas Ramos, Clima de Buerarema, Presidida pelo Pod.•. Ir.•. Breno dos Santos Falcão, 33º, em sessão dirigida pelo Gr.•. Inspetor Litúrgico José Carlos Oliveira, 33º, iniciou ritualisticamenteno Grau 6, logo após comunicar-lhes o Grau 5, os seguintes Irmãos: Edivaldo Teles de Souza; Roberto Magalhães; e José Luiz Penha Coelho.

Dia 9 – No Templo da ARLS.•. Areópa-go Itabunense, Clima de Itabuna, em sessão dos Corpos Filosóficos sediados em Buera-rema e Itabuna,presidida peloGr.•. Insp.•. Litúrgico José Carlos Oliveira, foiprocedida

eleição e posse das chapas apresentadaspe-los respectivos Corpos,para o anuênio mar-ço de 2016 – março de 2017, sendo elei-tos Presidentes os seguintes Irmãos:Excelsa Loja de Perfeição Alberto Coelho Mésseder, Clima de Itabuna: João Luiz Barbosa Costa, 28º; Excelsa Loja de Perfeição José de Frei-tas Ramos, Clima de Buerarema: Khalil Au-gusto Nogueira, 28º;Sublime Capítulo Rosa Cruz Mont´Alverne, Clima de Itabuna; José Orlando Dias de Oliveira, 31º; Sublime Capítulo Rosa Cruz Joseph Rafle Salume, Clima de Buerarema: Breno dos Santos Fal-cão, 33º; Conselho de Cavaleiros Kadosh,

Clima de Itabuna: Hélder Pereira Dantas, 33; Consistórios de Príncipes do Real Se-gredo, Clima de Itabuna: Antonio Eduardo Lima de Moura, 33.

Dia 24 – O Sublime Capítulo Rosa Cruz Mont`Alverne, Clima de Itabuna presidido pelo Pod.•. Ir.•. José Orlando Dias de Oli-veira, 31º,procedeu a CERIMÕNIA DA CEIA MÍSTICA, com a presença dos seguin-tes 19 Irmãos: Grau 33: José Carlos Oli-veira; Edísio Pereira da Silva Luz; José Fran-cisco dos Santos; José Alberice de Oliveira Andrade; Antonio Eduardo Lima de Moura; Jorge Luiz Barbosa Lima Fonseca; Cláudio

3ª Região LitúRgicA DA BAHiA

Gr.•. Inspetor Litúrgico da 3ª Região Litúrgica da Bahia do Grau 33 do R.•. E.•. A.•. A.•. da Maçonaria Para a República Federativa do Brasil; Fundador da A.•. R.•. L.•. S.•. Acácia Grapíúna – nº 95 e Membro da A.•. R.•. L.•. S.•. Areópago Itabunense. Itabuna – Bahia Por Ir .·. José Carlos Oliveira, 33º

Page 15: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

15www.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected]

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônica

O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A

Conceição da Rocha; Hélder Pereira Dantas; Samuel Cos-ta Santos e Francisco Carlos Barros Boa Morte; Grau 31: José Orlando Dias de Oliveira e Roberto Melo de Olivei-ra; Grau 30: Kléber Marcelo Braz Carvalho; Ubirajara dos Santos Nascimento e Hamurabe José Batista Flores; Grau 28: João Luiz Barbosa Costa e Gilson Pereira Santos; Grau 26: Alberto Gomes de Araujo Júnior; Grau 20: Airton Car-valho Santos.

ABRILDia 4 - O Conselho de Cavaleiros Kadosh Mário

Béhring, Clima de Itabuna, sob a Presidência do Pod.•. Ir.•. Hélder Pereira Danta, 33º, iniciou 6 Irmãos no Grau 21 – Cavaleiro Prussiano, ou sejam: Carlos Augusto Nascimento dos Anjos, cadastro 78.468; Vlademir Sérgio Menezes, ca-dastro 78.473; Airton Carvalho Santos, cadastro 51.751; Pedro Luciano Araujo Jatobá, cadastro 69.648; Marilúcio Dantas Ramos, cadastro 78.471 e Gilvan Borges Messias, cadastro 64.070.

Dia 7 – A Excelsa Loja de Perfeição Francisco Kallil Medauar, Clima de Ilhéus, sob a Presidência do Pod.´. Ir.´. Ismael Soares Pinto, 33, iniciou no Grau 4 – Mestre Secreto, os seguintes Mestres Maçons: Denilson da Silva Ipuchima; Elvis Pereira Barbosa; Gustavo Pereira Boniares e Marcelo Cruz de Oliveira Santos.

Dia 12– A Excelsa Loja de Perfeição José de Freitas Ramos, Clima de Buerarema, Presidida pelo Pod.•. Ir-mão Khalil Augusto Botelho Nogueira, 30º, iniciou no Grau 11, logo após comunicar-lhes o Grau 10, os seguin-tes Irmãos:01-ALAN NOVAIS CERQUEIRA;02-ANTO-NIO LUIZ DE OLIVEIRA; 03-FÁBIO BARBOSA VIEIRA; 04-JORLEANS ARAUJO MATOS; 05-JOSÉ VIANA BE-NEVIDES JUNIOR; 06-JULIANO OLIVEIRA SANTANA; 07-LAMARTINE OLIVEIRA SALES; 08-LUIZ KLEBER SIL-VEIRA DA COSTA; 09—MOISÉS FERREIRA DA SILVA; 10-UALLACE SOUZA XAVIER; 11 – NILDO CORDEIRO PIRES; 12-WESLEY FERREIRA SANTANA e 13 – JUSCELI-NO DANTAS BOMFIM.

Dia 13 - O Conselho de Cavaleiros Kadosh Mário Béhring, sob a Presidência do Pod.•. Ir.•. Hélder Pereira Dantas, 33º, iniciou 4 Irmãos no Grau 30, logo após iniciá--los no Grau 29 por comunicação, os seguintes Irmãos: Gilson Pereira Santos, cadastro 75.477; João Luiz Barbosa Costa, cadastro 75.817; Khalil Augusto Botelho Nogueira, cadastro 75.818 e Marcos Agulham, cadastro 74.552.

Dia 14 -O Sublime Capítulo Rosa Cruz Álvaro Figuei-rêdo, Clima de Ilhéus, sob a Presidência do Pod.•. Ir.•. Wal-demir Santos da Silva, 33º,iniciou no no Grau 16 o IrmãoLE-ONARDO GARCIA DINIZ, cadastro 81.684.

Dia 19 -O Sublime Capítulo Rosa Cruz Simão Bolí-var, Clima de Itajuípe, em sessão presidida pelo Pod.•. Ir.•. José Noélio Santana de Oliveira, 33º, iniciou no Grau 15 os seguintes Irmãos:Anfrísio Xavier Góes Neto;Edson José Ferreira de Brito Junior; Jefferson Reis da Silveira; José Car-los Brito de Souza; Luiz Alberto Batista dos Santos e Luiz César de Almeida.

MAIODia 2 - O Conselho de Cavaleiros Kadosh Mário

Béhring, Clima de Itabuna, sob a Presidência do Pod.•. Ir.•. Hélder Pereira Dantas, 33º, iniciou os seguintes 6 Irmãos no Grau 22 – Cavaleiro do Real Machado ou Príncipe do Libano: Carlos Augusto Nascimento dos Anjos, cadas-tro 78.468; Vlademir Sérgio Menezes, cadastro 78.473; Airton Carvalho Santos, cadastro 51.751; Pedro Luciano Araujo Jatobá, cadastro 69.648; Marilúcio Dantas Ramos, cadastro 78.471 e Gilvan Borges Messias, cadastro 64.070.

Dia 6 - A ELP.´. Alberto Coelho Mésseder, Clima de Itabuna, sob a Presidência do Pod.•. Ir.•. João Luiz Barbo-sa Costa, 30º, iniciou no GRAU 4 – Mestre Secreto, os seguintes Mestres Maçons:André Moreira Santos; Erivaldo Vieira Cardoso Júnior; João Pezzo Filho; NiltonRogério Ya-maçake; Pery Amorim Teixeira eThales Chaves Macedo.

Dia 10 - A Excelsa Loja de Perfeição José de Freitas Ramos, Clima de Buerarema, em sessão excepcionalmen-tepresidida pelo Gr.´. Inspetor Litúrgico José Carlos Olivei-

ra - 33º,iniciou no Grau 13 os seguintes Irmãos:01-ALAN NOVAIS CERQUEIRA; 02-ANTONIO LUIZ DE OLIVEIRA; 03-FÁBIO BARBOSA VIEIRA; 04-JORLEANS ARAUJO MATOS; 05-JOSÉ VIANA BENEVIDES JUNIOR; 06 JU-LIANO OLIVEIRA SANTANA; 07-LAMARTINE OLIVEIRA SALES; 08-LUIZ KLEBER SILVEIRA DA COSTA; 09—MOI-SÉS FERREIRA DA SILVA; 10-UALLACE SOUZA XAVIER; 11 – NILDO CORDEIRO PIRES; 12-WESLEY FERREIRA SANTANA e 13 – MARCO ANTONIO GOMES FRANCO. Este recebeu antes os Graus 10 e 11 por comunicação. Posteriormente todos receberam o Graum12, também por comunicação.

Dia 11 - A ELP.´. Alberto Coelho Mésseder, Clima de Itabuna, sob a Presidência do Pod.•. Ir.•. João Luiz Barbosa Costa, 30º, iniciou no Grau 8 os seguintes Irmãos: Antonio Augusto Alves Rossi Monteiro; Edivaldo Teles de Souza, Renato Fontana; Roberto Magalhães; José Luis Penha Co-elho e Fábio Silva Castro. Antes, Antonio Augusto e Rena-to Fontana receberam, por comunicação, os graus 5 e 6. Posteriormente, todos receberam o Grau 7 também por comunicação.

Dia 12 - O Sublime Capítulo Rosa Cruz Álvaro Figuei-rêdo, Clima de Ilhéus, sob a Presidência do Pod.•. Ir.•. Wal-demir Santos da Silva, 33º,iniciou no no Grau 17 o IrmãoLE-ONARDO GARCIA DINIZ, cadastro 81.684.

Page 16: A ARLS VigiLânciA e ReSiStênciA pRomoVe SeSSão conjuntA

Ano IV - n° 20 - de março a maio de 2016

Filiado à ABIM - Associação Brasileira de Imprensa Maçônicawww.jornalocompasso.blogspot.com.br | E-mail: [email protected] O J O R N A L D O M A Ç O M D A B A H I A16