A américa espanhola

14

Transcript of A américa espanhola

Page 1: A américa espanhola
Page 2: A américa espanhola
Page 3: A américa espanhola
Page 4: A américa espanhola
Page 5: A américa espanhola

A Conquista da América espanhola aconteceu de forma exploratória, isto é, não vinham para a América em busca de terras para povoar, eles ocupavam o espaço, apropriando-se de suas riquezas e suas mulheres. Os espanhóis dizimaram as populações indígenas, impondo sua cultura, língua e religião.

Page 6: A américa espanhola
Page 7: A américa espanhola

As regiões exploradas foram divididas em quatro grandes vice-reinados e quatro capitanias .Dentro de cada uma delas, havia um corpo administrativo comandado por um vice-rei e um capitão-geral designados pela Coroa. No topo da administração colonial havia um órgão dedicado somente às questões coloniais: o Conselho Real e Supremo das Índias.

Page 8: A américa espanhola

O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão máximo da administração colonial. Para controlar as riquezas produzidas e a cobrança dos impostos foi criada na metrópole a Casa de Contratação. Nelas, o sistema de “porto único” era dotado para evitar o contrabando comercial. Os únicos portos comerciais encontravam-se em Veracruz , Porto Belo e Cartagena . Todas as embarcações que saíam dessas regiões das colônias só podiam desembarcar no Porto de Cádiz e posteriormente em Sevilha na região da Andaluzia (Espanha).

Page 9: A américa espanhola

Na esfera regional, ainda existiam os cabildos (ou ayuntamientos), que funcionavam como câmaras municipais incumbidas de resolver as questões de caráter local.

Page 10: A américa espanhola

As caravelas partiam do continente americano rumo a Europa abarrotadas

do ouro e da prata que obtinham com a exploração das colônias e do trabalho compulsório de indígenas e africanos.

Page 11: A américa espanhola

Minas de Potosí no Peru

Mita - Sistema que impunha o trabalho obrigatório, durante um determinado tempo, a índios escolhidos por sorteio, em suas comunidades. Estes recebiam um salário muito baixo e acabavam comprometidos por dívidas. Além disso, poderiam ser deslocados para longe de seu lugar de origem, segundo os interesses dos conquistadores.

Page 12: A américa espanhola

Encomienda - Sistema de trabalho obrigatório, não remunerado, em que os índios eram confiados a um espanhol, o encomendero, que se comprometia a cristianizá-los. Na prática, esse sistema permitia aos espanhóis escravizarem os nativos, principalmente para a exploração na agricultura.

Page 13: A américa espanhola
Page 14: A américa espanhola

Colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados e ocupavam todos os cargos do alto escalão administrativo .

Os criollos formavam uma elite nascida em solo americano, descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras , minas e comerciantes.

A mistura entre brancos e índios criou uma camada de mestiços.

A população negra escrava, era pequena, e, foi usada como mão de obra , principalmente nas Antilhas.

Eram a maioria da população e eram explorados pela mita e pela encomienda.