8ª Edição

20
Publicação da Confederação Brasileira do Desporto Universitário Ano III - nº 08 - Abril de 2012 CALENDáRiO 2012 Mais de 20 eventos agitam temporada 2012 do Desporto Universitário Brasileiro. mELHORES DO ANO Conheça atletas, federações e instituições de ensino destaques em 2011 Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:50 Page 1

description

Revista CBDU

Transcript of 8ª Edição

Page 1: 8ª Edição

Publicação da Confederação Brasileira do Desporto Universitário Ano III - nº 08 - Abril de 2012

CALENDáRiO 2012Mais de 20 eventos agitam temporada 2012

do Desporto Universitário Brasileiro.

mELHORES DO ANOConheça atletas, federações

e instituições de ensino

destaques em 2011

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:50 Page 1

Page 2: 8ª Edição

É sempre bom iniciar a temporadacom mais uma edição da revista Cam-pus CBDU: sonho antigo, veículo de co-municação e projeto que conseguimosimplementar na CBDU e que serve deregistro da memória contemporânea doesporte universitário brasileiro e, tam-bém, é janela e palco para nossos atle-tas, alunos, técnicos, dirigentes e todacomunidade universitária.

Este ano nosso calendário está re-cheado de eventos e de competições,nacionais e internacionais. Implantamosnovos projetos a exemplo dos torneios

de Surf, de Paradesporto e das competições em parceria com asconfederações esportivas especializadas.

Em 2012 teremos também as edições dos Mundiais Univer-sitários da FISU e a CBDU está trabalhando para que o Brasil enossos jovens atletas possam participar do maior número decompetições possíveis e conquistar muitas medalhas. Vamos tero prazer de sediar, pela 1ª vez em nosso país, dois Mundiais Uni-versitários na mesma temporada: Handebol, em Blumenau (SC),e Vôlei de Praia, em Maceió (AL).

Nosso desejo é que você, leitor, possa desfrutar e comparti-lhar conosco de mais um ano de muitas conquistas e de cresci-mento para a CBDU e para o esporte universitário brasileiro.

Saudações Desportivas Universitárias!Luciano Cabral, presidente da CBDU

Confederação Brasileira doDesporto Universitário - CBDU:

PresidenteLuciano Cabral

Diretor FinanceiroRoberto Maldonado

Secretário GeralAlim Rachid Neto

Gerente de EventosAlessandro Gomes

Relações InternacionaisLuiz Ricardo Moura

Diretor JurídicoMarcelo Falcão

Diretor de PatrimônioAlexandre TorresDiretor Técnico

Edinilton de Vasconcelos Aquino Diretores Médicos

Breno Schor e Denis PeresDiretor de Paradesporto

Inácio Washington Luis GouveiaDepartamento Educacional:Prof. André Luiz Teixeira Reis

Assessores e Coordenadores:Ayssa Peixoto (Dept. Jurídico)

Ricardo Luiz de Souza (Dept. Técnico)Arthur Correa (Dept. Técnico)

José Ailton Jr. (Coord. de Surf)Ênio Borges Ribeiro (Informática)

Pollyanna Pádua (Imprensa)Secretaria

Allison CarvalhoRoberta KellyNeiva Nayara

Superior Tribunal de JustiçaDesportiva Universitária - STJDU:

Auditor PresidenteEmídio da Fonseca

Vice-PresidenteHezir Espíndola

AuditoresDaniel Amorim,

Alexandre Fialho,Paulo Henrique Pinheiro, Joselino

Ramalho e Claúdio Nunes MarinhoProcurador-Geral: Cláudio Longo

Sub-Procurador: Roberto MirandaSecretaria: Cintia Cançado

© Revista Campus CBDUProdução: Alessandro Gomes e

Pollyanna PáduaRedação e Edição: Pollyanna Pádua

Diagramação, Infografia,e tratamento de Imagem:

Juliano RodriguesImpressão: Poligráfica (Goiânia/GO)

Fotos da edição n.08:INOVAFOTO, Roberto Barroso,

Gilvan Moreira e Pollyanna PáduaFoto da Capa: Gaspar Nóbrega

Contato, Sugestões e Críticas:[email protected]

EXPEDIENTE

su

rio

02 Editorial - Luciano Cabral (CBDU)

03 Entrevista - Fernanda Chacon (Itaú)

04 Mensagem - Afonso Barbosa (ME)

05 Mensagem - Ministro Aldo Rebelo (ME)

06 Calendário 2012 prevê mais de 20 eventos

08 Mundiais Universitárias agitam temporada

10 Maceió recebeu Beach Games e Festa 2011

12 Quinze estados comemoram títulos nas

Olimpíadas Universitárias - JUBs 2011

13/16 Resultados Completos das OUJUBs 2011

17 Universíade a caminho do Brasil

18 Espaço Acadêmico - Artigo Prof. André Reis

19 Balancete 2011

ed

ito

ria

l

A po io Ins t i tuc iona l

CAMPUS 2

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:50 Page 2

Page 3: 8ª Edição

itaú, banco parceiro do esporte

O vínculo entre o Itaú e o es-porte não é algo novo. Na décadade 1970, o banco Itaú realizou cam-peonatos de tênis, inclusive tor-neios escolares e universitários, e hávinte anos ininterruptos o Itaú in-veste nas transmissões televisas defutebol. Desde 2011, o Itaú passoua ser também o banco parceiro doesporte universitário. E para falarmais sobre o apoio do Itaú ao des-porto educacional e as ações demarketing esportivo da empresa arevista Campus CBDU entrevistou osenhor Fernando Chacon, diretorde marketing do Itaú Unibanco.

Campus– Pesquisa da FGV de2002 indicou que a indústria do es-porte emprega mais de 300 mil pes-soas no Brasil, movimenta R$ 25bilhões a cada ano e cresce 12,34%.Números que tendem a ser amplia-dos com a realização da Copa doMundo de Futebol FIFA e os JogosOlímpicos do Rio 2016. Diante destecenário, as empresas privadas re-correm cada vez mais às ações demarketing esportivo. O Itaú, desdea década de 1970, já está inseridoneste mercado. Como o Itaú se pro-jeta atualmente em relação aos in-vestimentos no esporte?

Chacon - Para o Itaú, incentivare valorizar o esporte nacional signi-fica investir no desenvolvimento dopaís. Nosso objetivo sempre foi via-bilizar iniciativas que utilizem o es-porte como ferramenta de desen-volvimento por meio da educaçãoe da inclusão social. Por isso, patro-cinamos diferentes projetos que be-neficiem a comunidade e aproxi-mem as pessoas.

Campus – Ano passado, pormeio da Lei de Incentivo ao Es-porte, o Itaú passou a patrocinar eapoiar a Liga do Desporto Universi-tário (LDU), promovida pela CBDU.Atualmente, milhares de jovens alu-nos-atletas de todo país participamdas competições da LDU. Qual aimportância para o Itaú em vincu-lar-se e investir no desporto educa-cional?

Chacon -- O Itaú tem uma cul-tura muito próxima ao esporte eesse vínculo específico está alinha-do ao nosso tripé de atuação, ouseja, investir cada vez mais no es-porte, educação e cultura. Nessecontexto, temos muita satisfaçãoem patrocinar a Liga de DesportoUniversitário pois dessa forma in-centivamos a formação de jovensatletas e de futuros cidadãos.

Campus – Para a CBDU, esportee educação são conceitos que pre-cisam andar lado a lado no Brasil. Odesporto educacional é uma ferra-menta fundamental na formaçãosocial do cidadão. Qual a posiçãodo Itaú diante do fomento à práticaesportiva entre crianças e jovens?

Chacon - O Itaú pensa damesma forma. Acreditamos que,assim como a cultura e a educação,

o esporte é um importante agentetransformador para a sociedade.

Campus – O apoio do Itaú aodesporto universitário é realizadopor meio da Lei de Incentivo ao Es-porte. Em entrevista à Máquina doEsporte em 2010 você destacouque a ‘Lei é espetacular’ e o Itaú foi,inclusive, reconhecido pelos inves-timentos e uso da Lei de Incentivo.O que melhorou e o que ainda faltaser feito tanto pelos proponentesde projetos quanto pelas empresas?

Chacon - Fomos reconhecidospelo Ministério do Esporte em 2010com o Prêmio “Empresário Amigodo Esporte” na categoria Dedicaçãoe Incentivo ao Esporte. Continuocom a opinião de que a lei é espe-tacular, proporciona inúmeras opor-tunidades, mas as empresas preci-sam estar atentas para fazer uso

dela e ter uma adequação muitoclara do projeto à plataforma, coma imagem da empresa. Se isso nãoocorrer, não se cria uma consistên-cia no patrocínio.

Campus – Pela sua experiênciana área empresarial, como avaliar a‘década de ouro’ do esporte no Bra-sil com Jogos Pan-Americanos, Co-pa das Confederações, Copa doMundo, Jogos Olímpicos? Esteseventos trarão mais vantagens oupreocupações às autoridades e àsociedade em geral?

Chacon - A realização de gran-des eventos esportivos como Copado Mundo e Jogos Olímpicos têmum impacto significativo na econo-mia das cidades-sede nos anos queantecedem a realização dos jogos.Há um aumento dos investimen-tos, principalmente em infraestru-tura, fundamentais para o cresci-mento econômico do país. O Brasilvive um grande momento na eco-nomia e no esporte. Cresce commuita consistência. Por isso, o Itaúvisualiza um mercado vibrante eque proporciona um momentoúnico para servir como ferramentade inclusão social e educação.

Campus – O Brasil tem mais de3mil Instituições de Ensino Superiore aproximadamente seis milhõesde universitários. Este é um públicoformador de opinião e serão elesos futuros profissionais do país. Porisso, a CBDU promove competiçõese atividades acadêmicas e esporti-vas de participação e de rendimen-to contribuindo para o crescimentodestes jovens. Como o Itaú vê o po-sicionamento de sua marca relacio-nado a este público?

Chacon - Esse é um público quehá muitos anos temos como foco.Temos produtos e canais específi-cos para universitários e uma formade relacionamento moderna e pró-xima à linguagem jovem. Dessaforma, nosso patrocínio à LDU nãodeixa de ser mais um importanteponto de contato com os jovens.

Patrocinador da Seleção Brasileira de Futebol e da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, o ITAÚ, um dos dezmaiores bancos do mundo, também é o banco parceiro do desporto universitário desde 2011, quando iniciou

o apoio à Liga do Desporto Universitário por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Este ano, o Itaú é opatrocinador principal da Liga e consolida o apoio ao desporto educacional no cenário nacional.

Fernando Chacon, diretor de marketing do Itaú Unibanco desde 2008,acredita no esporte como ferramenta de formação da juventude

CAMPUS 3

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:50 Page 3

Page 4: 8ª Edição

CAMPUS 4

“O esporte sempre foium valor humanoperseguido pelas

pessoas que amam aaventura de ousar e

alcançar o inatingível ede buscar e realizar os

grandes sonhos. As universidades são

verdadeiros laboratóriosintelectuais que

formulam os caminhosque tornam possível essa

aventura humana naTerra. Por essa razão é

indispensável que oEsporte Educacional

vivencie amplamente, epermanentemente, o

ambiente universitário.”

Afonso Barbosa

Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e

Inclusão Social

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:50 Page 4

Page 5: 8ª Edição

5 CAMPUS

“Assumi o cargo de ministrocom o compromisso deconsolidar uma PolíticaNacional de Esporte e

assegurar o acesso de todosos setores da população

brasileira à prática desportiva.Planejamento, treinamento

adequado, equipamentosmodernos, espaços

adequados a cadamodalidade e pessoal

especializado são requisitosbásicos para a formação de

um atleta. O Brasil,infelizmente, deixou isso de

lado por muitos anos. Parte denossas escolas foi construída

sem equipamentosesportivos. Estamos corrigindo

isso. As escolas euniversidades são

fundamentais no esforço parapromover o desenvolvimento

do esporte e implementarpolíticas públicas, além de

fortalecer a cultura da práticaesportiva no país.”

Aldo Rebelo

Ministro do Esporte

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:50 Page 5

Page 6: 8ª Edição

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário(CBDU) preparou mais uma temporada de muita dis-puta, interação e novidades para a comunidade uni-versitária. O calendário da CBDU foi aprovado naAssembleia Geral da entidade, no dia 28/02, e vai mo-vimentar equipes, atletas e Instituições de Ensino Su-perior (IES) durante todo o ano.

As competições começam já neste mês de abrilcom a 7ª edição da Liga do Desporto Universitário(LDU). A temporada 2012 da LDU prevê a realização deonze torneios: as etapas regionais e nacional da Ligade Quadras (futsal, handebol, vôlei e basquete), Lutas(Judô, Karatê e Taekwondo), Vôlei de Praia, Rugby, Xa-drez, Tênis, Tênis de Mesa, Futebol e Jogos de Praia.

Belém (PA) inaugura o calendário ao receber, pelaprimeira vez, um evento da LDU. A capital paraenseserá palco da fase regional Norte e Nordeste da Ligade Quadras 2012, de 09 a 14/04. As equipes medalhis-tas nas quatro modalidades em disputa – vôlei, bas-quete, futsal e handebol (naipes masculino e feminino)– garantem vaga para a fase final da competição que,este ano, será em Goiânia (GO), de 11 a 16 de junho.

Campo Grande (MS) também estreia na LDU e vaireceber a fase regional Sul, Sudeste e Centro-Oeste, de01 a 06/05. As equipes campeãs da fase final da Ligade Quadras 2011 não precisam encarar as regionaispois já estão classificadas para a decisão deste ano.

Em conjunto com as confederações e entidadesparceiras, a CBDU incluiu no calendário 2012 as dis-putas do Brasil Tour Surf Universitário, da Abrasu,e os Campeonatos Brasileiros Universitáriosde Triathlon, Karatê e Tiro Esportivo.

As Olimpíadas Universitárias – JUB’s2012 agitam a cidade de Foz doIguaçu (PR) e serão realizadas entreos dias 18 e 27 de outubro, reunindoatletas e times de todo país.

A CBDU também vai promover aedição de estreia dos Jogos Parades-portivos Universitários em três moda-lidades: Vôlei Sentado, Tênis de Mesae Xadrez. “Vamos iniciar a criação de umcadastro dos paratletas universitários e pro-mover este projeto piloto dos jogos parades-portivos para incluir e levar mais oportunidadesaos universitários portadores de necessidades espe-

ciais”, destaca Inácio Luis Gouveia, diretor deparadesporto da CBDU.

No cenário internacional, a CBDUpretende convocar atletas e sele-ções para disputarem catorzeMundiais Universitários 2012:Taekwondo, Triathlon, Hande-bol, Rugby Seven, Vôlei dePraia, Basquete 3x3, Karatê,Futsal, Xadrez, Canoagem,Match Racing, Tiro Esportivo,Luta Olímpica e Levanta-mento de Peso.

Dois destes Mundiais Uni-versitários serão realizados noBrasil e a expectativa é aindamaior por um bom resultado dasequipes verde-amarelas em casa. Acidade de Blumenau (SC) recebe oMundial Universitário de Handebol, de21/06 a 01/07, e Maceió, capital alagoana, se-diará o Mundial de Vôlei de Praia, de 12 a 16/09.“Voltamos a fazer parte da rota da FISU, mostrando aevolução e consolidação do esporte universitário nonosso país. Vamos realizar duas competições inesque-cíveis”, completou Luciano Cabral, presidente da CBDU.

Calendário promete

mais de vinte eventos

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:50 Page 6

Page 7: 8ª Edição

��� ���� ���� � ���� ��������� ����� � ������� ������� � �������������� � ��������� �������� ������������� � ��������������������������� ������� � �������������� � ��������������������������� ������� � ������ ���� � � !" ������� � �������������� � �#�$���%�&� ���������' ������(������ ��������� � Circuito Brasileiro de Surf - 1 Etapa ��������������) �������������� � * &�+�,$������+��������������)�)- ��.���� �������������� � * &�/��������������*$���01$�23�(��3������45 �6����$���� �������������� � Circuito Brasileiro de Surf - 2 Etapa ����������$���� ������ ���� � * &�+�(������� ������� � �������������� � * &�+�,$������+��������������+����-��! ������ ������7� �������������� � 7$���� �� (���8����� ������� 9������������� � Círcuito Brasileiro de Surf - 3 Etapa ������:���- �������������� � * &�+���������������$�;'���<�� *�<����7 �� �������������� � * &/�,$������+���������� ��=��� �������������� � * &�+����������������>����: ��=��� ������������� � 7$������� (�������� ?������$���' ������(�������������������� � 7$������� @����;�� �$����$��� �������������� � ���������������������0;��A$���/B$���/�����;�/<���;�5 1$�:���������7 �������������� � 7$���������$�;'���<�� ���<�/�/ ������ ��������������� � 7$�����������A$����C�D�C� 9���$��<�� ���<����������� � 7$������� 9����4�� �������<� -��<������������� � * &�+��������������E2����������� 1�;���6���- �������������� � 7$���������$��� ����� ����$����������� � 7$��������>����: $����6�� ����$����������� � 7$����������������� 9�:�� �F������������� � 7$������� 7������������ E��$���� ��������������� � 7$��������(����-������<� 9�:�� �F������������� � * &�+���������������(4�������7������(4��� �6����$���� ������ ���� � �������������������4�0�����������95 ������:���- �������������� � 7$��������E�4����������� 7����#��* �������������� � 7$��������*$���!������ 9$������ ���=������������� � !&�1&���GHIG" ��:������$��$��� �������������� � * &�+���������������$��;� ���������$����� �������������� � 7$��������*�<������������������ -��� %������������� � Brasileiro de �(����-������<��0�����������(-5 �������1��������1 �������������� � * &�/������������������� ����B���� ������������� � �#�$� ����B���� ������ ����� � 7������������� ����B���� �����

� � !"��

�#$!"��

��� ��

%� "�

�&����

'��$!"��

��(�'�)*+������

,�" "�

% -�

��".�

�!" /

% /-�

0�$!"�

CALENDáRiO CDBU - tEmpORADA 2012W

ander Roberto/Inovafoto

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 7

Page 8: 8ª Edição

CAMPUS 8

A Federação Internacional doEsporte Universitário (FISU) irá reali-zar 28 Mundiais Universitários natemporada 2012. O Brasil e a CBDUestão inseridos nesta rota ao sediaros Mundiais Universitários de Han-debol, em Blumenau (SC), e deVôlei de Praia, em Maceió (AL).

Em parceria com as confedera-ções especializadas e o Ministériodo Esporte, a CBDU espera comportambém delegações para repre-sentar o país outros doze MundiaisUniversitários: Taekwondo, Triath-lon, Rugby Seven, Basquete 3x3, Ka-ratê, Futsal, Canoagem, Xadrez,Match Racing, Tiro Esportivo, LutaOlímpica e Levantamento de Peso.

“Ano passado, na Universíadeem Shenzhen, China, estreitamose fortalecemos parcerias e contatoscom várias confederações que pu-deram comprovar o alto nível téc-nico dos torneios universitários e aimportância dos jovens talentosbrasileiros participarem e vivencia-rem estas competições internacio-nais. Por isso, nosso objetivo, esteano, é efetivar estas parcerias paraos Mundiais”, destacou Luciano Ca-bral, presidente da CBDU.

Esqui - Quem inaugurou o ca-lendário de Mundiais 2012 foram osatletas Artur Monassi e Juliana Ne-grão que representaram o Brasil noMundial Universitário de EsquiAquático 2012, em Santiago, no Chi-le, de 11 a 15/01. Juliana, Artur e Mi-riam Romano, diretora técnica daConfederação Brasileira de EsquiAquático (CBEA), compuseram adelegação verde-amarela no Chile.

Juliana, de 21 anos e natural deCampinas (SP), é um dos principaisnomes da nova geração do EsquiAquático nacional. Atual campeãbrasileira, a atleta conquistou o 5ºlugar nos Jogos Pan-Americanos deGuadalajara 2011. No Mundial Uni-versitário de Ski Aquático 2012, Ju-liana chegou às finais de Slalom(percurso em velocidade) e Tru-

ques (execução de manobras, sal-tos e giros) e alcançou o 9º lugarnas duas provas com 734.38 pontosno Slalom e 325.61 pontos na dis-puta de Truques.

Brasil – Enquanto os atletas trei-nam e se concentram para as dis-putas, os comitês organizadoresdos Mundiais no Brasil também en-caram a reta final da preparaçãopara receber os torneios de Hande-bol e de Vôlei de Praia da FISU.

Entre os dias 08 e 13/03, LaurentBriel, diretor dos CampeonatosMundiais 2012 da FISU, e LucianoCabral, presidente da CBDU e vice-presidente da FISU, estiveram emBlumenau e Maceió para as visitasde inspeção. Ao lado de dirigentesda CBDU e autoridades locais, Lu-ciano e Laurent visitaram arenas dejogos, rede hoteleira, infraestruturadas cidades-sedes e reuniram-secom governos municipal, estaduale entidade privadas e esportivas.

Em Blumenau, o prefeito JoãoPaulo Kleinübing recebeu a comi-tiva e reafirmou o apoio e compro-misso da cidade com a realizaçãodo Mundial de Handebol, de 21/06a 01/07. A comitiva de inspeção daFISU e da CBDU visitou o ComplexoEsportivo SESI, que irá abrigar duasarenas de competição e uma qua-dra de treinos, e a Vila Germânica,onde será montada a quadra prin-cipal do torneio, restaurante oficial,CCO e Centro de Convivência.

“Vamos trabalhar em conjuntocom a CBDU e a FISU para realiza-ção de um grande evento. E vamospromover a integração da comuni-dade, das universidades e de todaa sociedade blumenauense para osucesso do torneio, não apenas noaspecto esportivo, mas também deinteração social”, destacou PauloFunke, coordenador de eventos daFundação Municipal de Desporto.

Em Maceió, Laurent e os diri-gentes da CBDU conheceram aPraia de Pajuçara, no litoral da capi-tal alagoana, onde será montada aarena do Mundial Universitário deVôlei de Praia. A competição serárealizada entre os dias 12 e 16 desetembro. Tradicional palco do cir-cuito nacional de Vôlei de Praia, asareias de Pajuçara vão receber algu-mas das principais duplas da novageração da modalidade.

“Em 2008, em Vitória/ES, realiza-mos a edição de estreia do Mun-dial Universitário Feminino de Futsale que trouxe grande repercussãopara a cidade e título para a seleçãobrasileira. Este ano iremos organizarpela primeira vez os Mundiais deHandebol e de Vôlei de Praia. Para2014 já temos também outras duascompetições: Rugby e Basquete3x3. Ou seja, o Brasil está inserido econsolidado no calendário dosgrandes eventos esportivos, comoCopa e Olimpíada, e as competi-ções universitárias não poderiamficar de fora deste contexto”, com-pletou Luciano Cabral.

mundiais Universitários

agitam temporada 2012

Juliana Negrão e Artur Monassi representaram o Brasil no MundialUniversitário de Esqui Aquático 2012, no Chile, no mês de janeiro

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 8

Page 9: 8ª Edição

9 CAMPUS

Vila Germânica, em Blumenau, será palco do Mundial de Handebol 2012

CONFiRA OS mUNDiAiS UNivERSitáRiOS 2012 pREviStOS pELA FiSU

Areias de Pajuçara, no litoral de Maceió, treceberá Mundial de Vôlei de Praia

Tiro com Arco (Córdoba, Espanha), de 04 a 07/07

Badminton (Gwangju, Coréia), de 06 a 11/11

Basebol (Taoyuan, Taiwan), de 13 a 22/07

Basquete 3x3 (Kragujevac, Sérvia), de 10 a 17/07

Vôlei de Praia (Maceió, Brasil), de 12 a 16/09

Bridge (Reims, França), de 10 a 15/07

Xadrez (Guimarães, Portugal), de 19 a 26/08

Cross Country (Lodz, Polônia), dia 14/04

Hipismo (Aachen, Alemanha), de 22 a 26/08

Floorball (Praga, República Tcheca), de 23 a 27/05

Futsal (Braga, Portugal), de 18 a 25/08

Golf (Liberece, República Tcheca), de 02 a 07/07

Handebol (Blumenau, Brasil), de 21/06 a 01/07

Karatê (Bratislava, Eslováquia), de 12 a 15/07

Match Racing (Nice, França), de 03 a 08/09

Netball (Capetown, África do Sul), de 02 a 07/07

Orientação (Alicante, Espanha), de 02 a 06/07

Remo (Kazan, Rússia), de 07 a 09/09

Rugby Seven (Brive-La-Gaillarde, França), de 11 a 13/07

Softball (Colorado Springs, Estados Unidos), de 04 a 10/08

Patinação de Velocidade (Zakopane, Polônia), de 18 a 22/12

Tiro Esportivo (Kazan, Rússia), de 04 a 09/09

Canoagem (Kazan, Rússia), de 27 a 31/08

Taekwondo (Pocheon, República Tcheca), de 25 a 30/05

Triathlon (Yilan County, Taiwan), de 29 a 30/06

Esqui Aquático (Santiago, Chile), de 12 a 15/01

Levantamento de Peso (Eilat, Israel), de 06 a 09/11

Luta Livre (Kuortane, Finlândia), de 02 a 07/10

Dirigentes brasileiros integram Comissões da FiSUEm novembro de 2011, em

Bruxelas (Bélgica), o novo Co-mitê Executivo da Federação In-ternacional de Esporte Universi-tário (FISU), liderado pelo francêsClaude-Louis Gallien, nomeou osdirigentes e membros das co-missões de trabalho da entidadeno quadriênio 2012-2015 e qua-

tro dirigentes brasileiros passa-ram a fazer parte deste quadro.Luciano Cabral, reeleito vice-pre-sidente da FISU, também assu-miu a vice-presidência da Comis-são para os Campeonatos Mun-diais Universitários; Ney Macking,presidente da Federação Para-naense de Desportos Universitá-

rios (FPDU), integrou a Comissãode Controle, responsável pelaanálise de documentos e inscri-ções nos eventos da FISU; o dou-tor Breno Chor ingressou na Co-missão Médica e Alim Maluf Ne-to, secretário geral da CBDU, ocu-pou a Diretoria de Futsal. Duranteas edições da Universíade e de

Mundiais Universitários, os diri-gentes são convocados para tra-balhar em suas respectivas áreas.Em 2012, Alim já será o diretor deFutsal no Mundial em Praga (Por-tugal) e Luciano Cabral será o de-legado da FISU no evento. NeyMacking atuará no Mundial deXadrez, em Guimarães (POR).

Divulgação: Prefeitura Blum

enau e CBV

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 9

Page 10: 8ª Edição

CAMPUS 10

A cidade de Maceió (AL) encer-rou a temporada 2011 da CBDU.Foram seis dias de muita disputa,interação e comemoração com asedições de estreia da Liga do Des-porto Universitário de Futebol deAreia e dos Beach Games, de 06 a10/12, e o Fórum CBDU e Festa dos“Melhores de Ano”, de 09 a 10/12.

A Liga de Futebol de Areia e osBeach Games inovaram o calendá-rio da CBDU com modalidades etorneios de praia. Pela Liga de Fute-bol de Areia, equipes de São Paulo,Distrito Federal, Minas Gerais, Per-nambuco e Alagoas encararam adisputa na arena da Praia de Paju-çara. Os donos-da-casa aproveita-ram o apoio da torcida para con-quistar os títulos nas chaves femi-nina, com a Cesmac (AL), e mascu-lina, com a UFAL (AL).

Já os Beach Games 2011 – osJogos Universitários de Praia – fo-ram disputados em três modalida-des: Futevôlei, Handebol de Areia eVôlei 4x4. Atletas de São Paulo, Dis-trito Federal, Pernambuco, SantaCatarina, Minas Gerais, Sergipe eAlagoas encararam as disputas e,

ao final, quatro estados comemo-raram títulos. Pelo torneio de Han-debol de Areia, duelo entre equipesda casa na final masculina: UFAL(AL) e Cesmac (AL). Apesar do equi-líbrio técnico entre os times, a Ces-mac foi mais ofensiva, marcou 2x0(parciais de 14/12 e 17/14) e con-quistou o título dos Beach Games.Na chave feminina, a UniSant’anna(SP) derrotou a UFAL (AL) por 2x0(parciais de 12/06 e 10/09) e levouo troféu de campeã.

No Vôlei 4x4, a Faculdade Mau-rício de Nassau (FMN), de Pernam-buco, venceu a UCB (DF) por 2x0(parciais de 21/17 e 21/18), na chavefeminina. Entre os homens, dueloentre equipes da Maurício de Nas-sau de Alagoas e de Pernambuco.Melhor para os donos-da-casa quevenceram por 2x0 (21/19 e 21/14).Pelo torneio de Futevôlei, a duplada UniSant’anna (SP), Vânia e Aline,e a parceria da UCB (DF), Renan eLuís Fernando, garantiram o títulodos Beach Games contando com aexperiência dos atletas que dispu-tam também torneios adultos doscircuitos nacional e internacional.

Fórum – Enquanto nas areias, asequipes disputavam medalhas, noauditório do hotel Ritz, dirigentes,acadêmicos, professores, represen-tantes de Federações UniversitáriasEstaduais e de Instituições de En-sino Superior, e autoridades discu-tiam os rumos do esporte univer-sitário na 7ª edição do Fórum CBDUque teve como tema “O Papel doDesporto Universitário Brasileiro: daparticipação ao alto rendimento”.Entre os palestrantes convidadospara o Fórum CBDU 2011, destaquepara a apresentação de Ricardo Ca-pelli, presidente da Comissão de Leide Incentivo ao Esporte do Ministé-rio do Esporte, que lotou o auditórioem sua fala sobre a importância doprograma de incentivo do governofederal na captação de recursos.

Festa – Para finalizar a progra-mação da CBDU em Maceió, o des-porto universitário vestiu trajes degala para a 3ª edição da festa dePremiação ‘Melhores do Ano’ quecelebra os jovens atletas, comissõestécnicas, instituições de ensino su-perior e federações universitáriasdestaques na temporada 2011.

Atletas e equipes medalhistasna Universíade de Verão 2011, emShenzhen (China), e os jovens des-taques na temporada em quinzemodalidades receberam as home-nagens da CBDU. O ex-lutador ala-goano Eduardo Canuto, campeãomundial de Full Contact, foi o mes-tre de cerimônias da festa.

Marcelo Contini, David Silva eNatália Bordignon (atletas do Judô),Guilherme Félix (atleta do Taek-wondo), Carlos Camargo (técnicoda Natação), José Caetano Rocha(técnico do Vôlei de Praia), Fer-nando Gomes e Fabiano Ribeiro(auxiliares técnicos das seleçõesuniversitárias de Vôlei), Carlson La-menha e Kleiton Lima (auxiliar e téc-nico das seleções de futebol, res-pectivamente), Jeferson Berger eKetlen Wigger (atletas do Futebol) eRonald Julião (do Atletismo) foramhomenageados na Festa ‘Melhoresdo Ano’, em Maceió, representan-do a delegação brasileira na Univer-síade 2011 que obteve para o paísa melhor campanha no evento: 18medalhas e a 12ª colocação noquadro geral de medalhas.

maceió recebeu Beach Games e

melhores do Ano 2011

Partida pela final do torneio de Handebol de Areia dos Beach Games 2011

Gilvan Moreira

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 10

Page 11: 8ª Edição

11 CAMPUS

AtLEtAS DEStAqUES – mELHORES DO ANO 2011:

Atletismo

- Sabine Heitling (UNICS/RS):

Basquete

- Frederico Duarte (UCB/DF):

Futebol

- Danyele Silva (UCB/DF):

Futsal

- Maria Leidjane Oliveira(Unifor/CE):

Handebol

- Fernanda Barbosa Vaz(UniSant’anna/SP):

Judô

- Vitor Penalber (UCB/RJ):

Karatê

- Camille Rodrigues (UCB/DF):

Natação

- Henrique Martins (Unip/SP):

Taekwodno

- Guilherme Félix (Unimpe/SP):

Tênis de Mesa

- Claúdia Ikeizume(Mackenzie/SP):

Tênis

- Eric Gomes (UniSant’anna/SP):

Triathlon

- Yuri Josine (Unicep/SP):

Vôlei de Praia

- Luana Madeira (Fabavi/ES):

Vôlei

- Jeferson Oliveira(Politécnica/MG):

Xadrez

- Vinícius Tomé Martins(UFPE/PE):

A CBDU também prestou ho-menagens especiais ao diário es-portivo Lance, pela cobertura rea-lizada durante a Universíade 2011,na China; aos patrocinadores da en-tidade, em especial Wilson e KochTavares; ao Ministério do Esporte,representado na Festa por RicardoCapelli, presidente da Comissão daLei de Incentivo ao Esporte; à Con-

federação Brasileira de Basquete(CBB), pela parceria ao longo doano, e aos ex-dirigentes da Federa-ção Alagoana de Desporto Univer-sitário (FADU), senhores RonaldoLessa e Walter Pitombo.

Troféu Eficiência - A Cerimônia‘Melhores do Ano 2011’ foi encer-rada com a entrega do Troféu Efi-

ciência para as melhores Federa-ções Universitárias Estaduais e Insti-tuições de Ensino Superior (IES) natemporada. A Federação Universitá-ria Paulista de Esportes (FUPE), peloterceiro ano consecutivo, levou oTroféu Eficiência 2011, com 1.650pontos somados nos eventos daCBDU. A Federação do Esporte Uni-versitário do Distrito Federal (FESU)

e a Federação Acadêmica Pernam-bucana de Esportes (FAPE) comple-taram o pódio das FUE’s.

Entre as IES, destaque para aUniSant’anna (SP), campeã geralcom 765 pontos. A UniversidadeCatólica de Brasília (UCB) ficou emsegundo lugar e a Faculdade Mau-rício de Nassau (FMN), em terceiro.

vôLEi 4x4 Final Feminina: 1º) FMN/PE; 2º) UCB/DF; 3º) FMN/AL Final Masculina: 1º) FMN/AL; 2º) FMN/PE; 3º) Faculdade Pitágoras/MG

HANDEBOL DE AREiA Final Feminina: 1º) UniSant’anna/SP; 2º) UFAL/AL; 3º) FMN/PE Final Masculina: 1º) Cesmac/AL; 2º) Estácio FAL/AL

FUtvôLEi Final Feminina: 1º) UniSant’anna/SP; 2º) Cesmac/AL; 3º) FMN/PE Final Masculina: 1º) UCB/DF; 2º) Cesmac/AL; 3º) FMN/PE

FUtEBOL AREiA Final Feminina: 1º) Cesmac/AL; 2º) UniSant’anna/SP; 3º) UCB/DF Masculina: 1º) UFAL/AL; 2º) FMN/PE; 3º) UniSant’anna/SP

Gilvan M

oreira

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 11

Page 12: 8ª Edição

CAMPUS 12

A edição 2011 das OlimpíadasUniversitárias – JUB’s agitou cercade 3mil jovens atletas de todo país,em Campinas (SP), entre os dias 04e 13/11. A competição reuniu alu-nos-atletas de 194 Instituições deEnsino Superior (IES), públicas e par-ticulares, para disputas em oito mo-dalidades: judô, xadrez, natação,atletismo, futsal, handebol, vôlei ebasquete.

Das 27 delegações inscritas nasOUJUB’s 2011 (26 estados e DistritoFederal), quinze comemoraram tí-tulos de campeãs nas disputas co-letivas da Primeira Divisão, SegundaDivisão e Divisão Especial.

Destaque para São Paulo, ouronos torneios masculinos de bas-quete (com a UniSant’anna) e de

handebol (Unip) e no vôlei femi-nino (Unip) da Divisão Especial. Osbaianos também comemoraramtrês títulos em Campinas com a FTC,campeã nas chaves femininas devôlei e de basquete da 2ª Divisão,e com a Facsocial, ouro no torneiomasculino de handebol 2ª Divisão.

Santa Catarina, Ceará, Paraná,Rio Grande do Norte e Distrito Fe-deral conquistaram duas medalhasdouradas nas OUJUB’s 2011. MatoGrosso, Roraima, Pará, Goiás, Mara-nhão, Mato Grosso do Sul, MinasGerais e Rio de Janeiro garantiramum título cada.

“O crescimento técnico e quali-tativo das OUJUB’s e a distribuiçãogeográfica das medalhas de Nortea Sul do país mostram que, a cada

ano, o desporto universitário seconsolida e atrai mais atenção e in-vestimento das Instituições de En-sino Superior e dos clubes que járeconhecem o potencial esportivoe social da competição e da uniãoentre esporte e educação”, diz Lu-ciano Cabral, presidente da CBDU.

Destaques - As OUJUB’s 2011reuniram vários atletas com partici-pações e medalhas em edições deJogos Olímpicos, Pan-Americanos,Mundiais e Universíade. Ao ladodeles competiram também novostalentos do esporte com potencialpara brilhar em futuras competi-ções nacionais e internacionais.

Alguns dos destaques das OU-JUB’s 2011 foram: Rosângela Santos,Sabine Heitling, Anderson Henri-

ques, Érica Sena e Thiago Salles, noatletismo; João Luiz Gomes Jr., Be-tina Lorscheitter e Henrique Mar-tins, na natação; Fabiana Manfredie Ivana da Silva, no basquete; MaikMorelli, Fábio Vanini, Guilherme Oli-veira e Franklin Bezerra, no hande-bol; Edinanci Silva, Giulia Penalbere Raquel Silva, no judô.

Rosângela Santos, velocista daUCB/RJ, chegou à Campinas apósconquistar medalha de ouro nos100m rasos do Pan de Guadalajarae, também, foi ouro nas OUJUBs.

Em 2012, Foz do Iguaçu (PR) re-cebe as Olimpíadas Universitárias –JUB’s. E três cidades já concorremcomo candidatas para sede dosJogos em 2013: Cuiabá (MT), Goiâ-nia (GO) e Natal (RN).

Atletas da FACEX (RN) comemoram título do torneio de Handebol Primeira Divisão das OUJUBs 2011 e acesso à elite do torneio este ano.

quinze estados comemoram

títulos nas OUJUB’s 2011

Wander Roberto/Inovafoto

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 12

Page 13: 8ª Edição

13 CAMPUS

NaTaÇÃOPontuação Final – Disputa Feminina

1º) Unip (SP)

2º) Universo (RJ)

3º) Faculdade Maurício de Nassau (PE)

Pontuação Final – Disputa Masculina

1º) Unip (SP)

2º) Universo (RJ)

3º) Uniceuma (MA)

Pontuação Final – Disputa Feminina

1º) Unip (SP)

2º) UFSC (SC)

3º) UFAM (AM)

Pontuação Final – Disputa Masculina

1º) UFRN (RN)

2º) UFC (CE)

3º) UFBA (BA)

xadrez

Wander Roberto/Inovafoto

Gaspar Nóbrega/Inovafoto

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 13

Page 14: 8ª Edição

CAMPUS 14

judôPontuação Final – Judô Feminino

1º) Unip (SP)

2º) Univ. Castelo Branco (RJ)

3º) Unoesc (SC)

Pontuação Final – Judô Masculino

1º) Univ. Católica de Brasília (DF)

2º) Unip (SP)

3º) Universo (RJ)

aTleTismO

Pontuação Final – Disputa Feminina

1º) Univ. Castelo Branco (RJ)

2º) Unip (SP)

3º) Faculdade Maurício de Nassau (PE)

Pontuação Final – Disputa Masculina

1º) Universo (RJ)

2º) Univ. Católica de Brasília (DF)

3º) Faculdade Maurício de Nassau (PE)

Gaspar N

óbrega/Inovafoto

Wander Roberto/Inovafoto

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 14

Page 15: 8ª Edição

15 CAMPUS

Chaves Femininas

Divisão Especial

1º) Unipar (PR)

2º) Doctum/Fabavi (ES)

3º) AESO (PE)

Primeira Divisão

1º) Facex (RN)

2º) Fasipe (MT)

3º) FM (RO)

Segunda Divisão

1º) UFC (CE)

2º) UFU (MG)

3º) UFG (GO)

Chaves Masculina

Divisão Especial

1º) Unip (SP)

2º)AESO (PE)

3º) UCB (RJ)

Primeira Divisão

1º) UCB (DF)

2º) CEAP (AP)

3º) Ulbra (RS)

Segunda Divisão

1º) Facsocial (BA)

2º) UCDB (MS)

3º) UFU (MG)

haNdebOl

vôleiChaves Femininas

Divisão Especial

1º) Unip (SP)

2º) Unochapecó (SC)

3º) Univates (RS)

Primeira Divisão

1º) UCDB (MS)

2º) Universo (RJ)

3º) Pitágoras (MA)

Segunda Divisão

1º) FTC (BA)

2º) UFG (GO)

3º) Doctum/Fabavi (ES)

Chaves Masculinas

Divisão Especial

1º) Politécnica (MG)

2º) FMN (PE)

3º) Esucri (SC)

Primeira Divisão

1º) Universo (RJ)

2º) Faculdade Araguaia (GO)

3º) Feevale (RS)

Segunda Divisão

1º) UFRN (RN)

2º) Unisulma (MA)

3º) FTC (BA)

Wander Roberto/Inovafoto

Gaspar N

óbrega/Inovafoto

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 15

Page 16: 8ª Edição

CAMPUS 16

Chaves Femininas

Divsão Especial

1º) Uniasselvi (SC)

2º) UniSant’anna (SP)

3º) UCB (RJ)

Primeira divisão

1º) Secal (PR)

2º) UFPA (PA)

3º) Ijn/Faro (RR)

Segunda divisão

1º) FTC (BA)

2º) UFU (MG)

3º) UFRR (RR)

Chaves Masculinas

Divisão Especial

1º) UniSant’anna (SP)

2º) Unoesc (SC)

3º) Cescage (PR)

Primeira divisão

1º) Fasipe (MT)

2º) UFU (MG)

3º) UCDB (MS)

Segunda Divisão

1º) Esamaz (PA)

2º) Doctum/Fabavi (ES)

3º) UFS (SE)

fuTsalChaves Femininas

Divisão Especial

1º) Unesc (SC)

2º) Unifor (CE)

3º) DomBosco (PR)

Primeira Divisão

1º) UCB (DF)

2º) Ulbra (RS)

3º) Cesmac (AL)

Segunda Divisão

1º) Estácio de Sá (GO)

2º) FTC (BA)

3º) UFU (MG)

Chaves Masculinas

Divisão Especial

1º) Unisul (SC)

2º) Upis (DF)

3º) Unifor (CE)

Primeira Divisão

1º) Ijn/Faro (RO)

2º) Estácio/Atual (RR)

3º) DomBosco (PR)

Segunda Divisão

1º) Uniceuma (MA)

2º) UCDB (MS)

3º) Estácio de Sá (GO)

basqueTe

Wander Roberto/Inovafoto

Wan

der Ro

berto/

Inov

afot

o

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 16

Page 17: 8ª Edição

17 CAMPUS

Em 2011, Brasília, capital do país, decidiu tor-nar-se, também, a capital mundial do esporteuniversitário e participou do processo de candi-datura para sediar a Universíade de Verão em2017 e receber, no coração do Brasil, o terceiromaior evento esportivo do mundo.

Liderado pela Confederação Brasileira doDesporto Universitário (CBDU) e pela Secretariade Esportes do Governo do Distrito Federal, o Co-mitê de Candidatura Brasília 2017 trabalhou du-rante vários meses para confeccionar o dossiê decandidatura, receber a visita de inspeção da Fe-deração Internacional de Esporte Universitário(FISU) e apresentar a cidade na votação final doComitê Executivo da FISU, em Bruxelas. Diversasfederações e confederações esportivas, repre-sentadas por Carlos Arthur Nuzman, presidentedo Comitê Olímpico Brasileiro, e Andrew Par-sons, presidente do Comitê Paralímpico Brasi-leiro; atletas e ex-atletas; dirigentes; alunos eprofessores da Universidade de Brasília (UnB);autoridades estaduais e federais, representadaspor Agnelo Queiroz, governador do Distrito Fe-deral, Aldo Rebelo, ministro do Esporte, e pelapresidente Dilma Roussef apoiaram e deram ga-rantias à candidatura de Brasília na Universíade.

Mas, por 13 votos a 9, a cidade chinesa de Tai-pei (Taiwan) foi escolhida pelo Comitê Executivoda FISU como sede da Universíade de Verão2017. Apesar da derrota, o governo do Distrito Fe-deral, UnB, CBDU e todos os órgãos e entidadesenvolvidos no processo de candidatura de Brasí-lia comemoraram o aprendizado durante a ela-boração do dossiê e os votos obtidos na primeiratentativa da capital brasileira em sediar o evento.“A Faculdade de Educação Física e a UnB senti-ram-se honradas por serem inseridas na candi-

datura Brasília 2017. Precisamos avaliar o processoe a experiência adquirida, ao invés de fixarmo-nos apenas na derrota. Vimos toda a UnB unidaneste ideal. Fomos o centro das atenções damídia local durante quase um mês. Nosso portaleletrônico teve acesso recorde na noite da esco-lha da cidade-sede, na Bélgica, pulando de 20milpara 40mil acessos. O esporte ficou em evidên-cia na UnB e isto reflete uma demanda para aprática esportiva em nossa universidade. Brasíliaé jovem e moderna. A prática esportiva faz parteda cultura local. A UnB demonstrou que o es-porte é elemento importante no campus univer-sitário e isto evidencia a busca incessante poruma política de esporte na universidade. O Go-verno do Distrito Federal tem promovido o es-porte na cidade. A busca pela Universiade é umadestas ações e está colaborando, a médio elongo prazo, para a construção do esporte emBrasília. Enfim, ganhamos coletivamente comeste processo”, destacou André Reis, professor ediretor do Centro Olímpico da UnB.

O parque esportivo da UnB foi um dos des-taques da candidatura Brasília 2017. O campus daUnB seria um dos principais pontos de competi-ção da Universíade e estavam previstas obraspara revitalização do Centro Olímpico e constru-

ção de novas instalações. O dossiê de candida-tura Brasília 2017 também previa a utilização dainfraestrutura urbana e das praças esportivas queestão sendo preparadas em Brasília para a Copadas Confederações 2013, Copa do Mundo 2014e Copa América em 2015. Além da reestrutura-ção de mais de vinte praças da capital. “O desta-que em trazer novamente a Universíade para oBrasil não está apenas nas obras e reformas depraças esportivas e infraestrutura urbana, mas nolegado social e cultural que acompanham oevento. Queremos promover uma mudança,destacando a importância da união entre es-porte e educação, e consolidar o esporte univer-sitário no país. Já se passaram 50 anos desde aUniversíade em Porto Alegre (RS), em 1963. OBrasil e as Américas precisam voltar a vivenciar aUniversíade, um estímulo para nossa juventude.A FISU deve ampliar fronteiras”, aponta LucianoCabral, presidente da CBDU.

A união e o envolvimento das esferas públi-cas federal e distrital, da iniciativa privada e dasentidades esportivas e de educação superior naformulação do dossiê de candidatura foi, em si,uma amostra do poder aglutinador da Univer-síade para consolidar o esporte educacional nopaís como formador de cidadãos e futuros cam-peões. “Já temos um legado. Acumulamos umaexperiência que trará frutos. Plantamos umaideia. Já foi uma conquista a união de forças aoredor da candidatura. Vamos seguir a caminha-da. Não podemos abandonar o projeto de incen-tivo ao esporte educacional. Saímos felizes destadisputa porque tivemos a vitória política da uniãode diversos setores. É a primeira vez que Brasíliaousa entrar nessa disputa. Deixamos um recadoimportante: apenas começamos um caminho”,destacou o governador Agnelo Queiroz.

Universíade a caminho do BrasilRoberto Barroso

Comitiva brasileira em Bruxelas após apre-sentação final da candidatura ao ComitêExecutivo da FISU, em novembro/2011

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 17

Page 18: 8ª Edição

TITULO: EXPECTATIVAS E INDICADORES DE ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL DE ALUNOS PARTICIPANTESDE PROGRAMA DE ESPORTE UNIVERSITÁRIO DA UnBAUTOR: PROF. DR. ANDRE LUIZ TEIXEIRA REISDIRETOR DO DEPARTAMENTO EDUCACIONAL DA CBDUNEU – NÚCLEOS DE ESPORTE UNIVERSITÁRIOPROGRAMA SEGUNDO TEMPO UNIVERSITÁRIOUNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnBMINISTÉRIO DO ESPORTE / SNELISBRASÍLIA, DF, [email protected]

RESUMOIntrodução: Torna-se imperativo que os programas de desenvolvimento do esporte universitário

tentem avaliar questões importantes que nos respondem pela falta de participação dos alunos universitáriosnas equipes de base e, consequentemente, nas competições esportivas lideradas pelas federações e, porfim, pela CBDU. A proposta da presente pesquisa foi avaliaras expectativas de domínios através da par-ticipação no esporte universitário (domínios cognitivo, afetivo-social e motor) e o estilo de vida saudávelde alunos universitários. Neste sentido, verificar os motivos e as expectativas que motivam jovens ao in-vestimento de tempo e recursos em práticas esportivas torna-se necessário para programas que estimulama prática do esporte nas instituições de ensino superior (IES). Colaborando com esta premissa, Pereira(2005) pesquisou aspectos psico-afetivos e motores, concluindo que os rapazes assinalaram maior inten-cionalidade na manutenção e melhoria da condição física. Barroso et al (2007), encontrou que os fatoresmais importantes foram aperfeiçoamento técnico, diversão, afiliação e aptidão física. Santana (2007) com-preende que o comportamento humano pode ser convenientemente classificado pela interação de trêsdomínios, ou seja, cognitivo, afetivo-social e psicomotor (LE BOULCH, 1983). O domínio cognitivo se refereàs operações mentais; o afetivo-social engloba os sentimentos e emoções, e ao domínio motor fazemparte os movimentos e suas complexidades (MOLINARI & SENS, 2003). As universidades são espaçosprivilegiados para promover saúde através do esporte. Neste ponto, estilo de vida saudável e ativo temsido uma das preocupações de vários profissionais da saúde. No entanto, existem indicadores negativos.Guedes et al (2006) afirma que muitos estudantes universitários não são regularmente ativos. Marinho(2002) investigou consumo abusivo de álcool, do cigarro, do uso de drogas ilícitas e do baixo nível deatividade física em estudantes, encontrando indicativos preocupantes. Rodrigues et al (2008) encontrouque o sedentarismo entre universitários ocorre em fumantes e não-fumantes.

Objetivos: A presente pesquisa pretende avaliar a significância dos domínios cognitivo, afetivo-sociale motor a partir das expectativas dos participantes. Além disto, também visa avaliar elementos queindiquem o estilo de vida de participantes do Programa Segundo Tempo Universitário na UnB.

Metodologia: Os princípios metodológicos desta pesquisa são oriundos da investigação de cunhoexploratório e qualitativo (CRESWELL, 1997). Nesta mesma perspectiva, na pesquisa qualitativo-exploratóriahá a preocupação de levantamento de dados que possam descrever elementos que facilitem a interpretaçãoe indiquem as possibilidades ou fatores causais do fenômeno em estudo (DELANTY, 1997). Na primeirafase da pesquisa, no tocante às expectativas de domínios (cognitivo, afetivo-social e motor) 53 universitáriosresponderam sobre interesses e expectativas no esporte. O questionário foi constituído de 6 (seis) blocos,nos quais os participantes enumeravam 1 para a alternativa mais interessante, 2 para a segunda mais in-teressante e 3 para a terceira mais interessante. As alternativas afetivo-sociais apresentavam a intençãode fazer amigos, ampliar o circuito social, desenvolver o potencial da comunicação social, integrar-se eparticipar dos eventos na universidade e o estímulo à cooperação e ao convívio com o próximo. Quantoao domínio psicomotor seria o controle emocional nas atividades esportivas, a auto-estima, a redução daansiedade, a imagem corporal de si mesmo e o ânimo para as atividades que envolvem práticas físicas.Na segunda fase da pesquisa, 450 participantes preencheram questionário de avaliação de estilo de vida.

Resultados: Quanto à primeira fase da pesquisa, o domínio cognitivo apresentou maior interesse deobjetivos a serem alcançados. Em segundo lugar, apresentou-se a intenção de domínio motor. A terceiraintenção indicou os aspectos ligados aos domínios afetivo-sociais. A segunda fase da pesquisa, no tocanteao estilo de vida saudável, 93% dos participantes não possui o hábito de fumar; 91% acredita ter boacondição geral de saúde; 42% acorda entre 6 e 7 horas da manhã e 28% entre 7 e 8 horas; 64% passeia

a pé poucas vezes; e 94% prefere realizar prática esportiva em condomínios e clubes.Discussão: Interessante notar que o domínio cognitivo foi elemento de maior expectativa dos par-

ticipantes no programa de esporte universitário. Isto pode significar que a tendência de aprendizagem doesporte como forma de desenvolvimento da inteligência e da capacidade de aprender a fazer leitura téc-nico-tática dos jogos,no sentido de forma de não somente jogar por jogar. Isto adéqua-se às perspectivasde formação de equipes desportivas com competência para participar de campeonatos. Quanto ao estilode vida, os resultados indicam boa ou excelente condição de saúde; adequados horários para dormir aboa quantidade de horas de sono; hábitos caseiros adequados ao uso do lazer; não indicam ações con-sideradas viciosas; socialização e divertimento nos núcleos sociais a que pertencem. Assim, a maioria dosparticipantes do programa de esporte universitário da UnB possui estilo de vida ativo e, conseqüentemente,salvo estudo mais individualizado, está em condição adequada para desenvolver potencial esportivo.

Palavras-chave: dimensão cognitiva, dimensão afetivo-social, dimensão motora, perspectiva, esporte,saúde, vida ativa, sedentarismo, esporte universitário.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICABARROSO, M. L. et. al. Motivos de prática de esportes coletivos em universitários em Santa Catarina.

Santa Catarina: LADAP/CEFID/UDESC, 2008.CONTE M., et al. Nível de atividade física como estimador da aptidão física de estudantes universitários:

explorando a adoção de questionário através de modelagem linear. Revista Brasileira de Medicina do Es-porte, vol.14, nº4, jul/ago, 2008.

CRESWELL, J.W. Qualitative Inquiry and Research Design: Choosing Among Five Traditions. Sage: Phe-nomenological Alternatives for Psychology (Vaile R. & King M. eds), 1997.

DELANTY, G. Social science beyond constructivism and realism. Buckingham: Open University Press,1997.

GUEDES, D. P., et al. Estilo de vida saudável em universitários. Revista Brasileira de Cineantropometriae Desempenho Humano, vol.8(4):5-15, 2006.

LE BOULCH, Jean. A Educação Psicomotora: A psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: ArtesMédicas, 1983.

MARINHO, C. S. Consumo de álcool, cigarro e estilos de vida de estudantes universitários. Tese. Uni-versidade Federal de Santa Catarina, 2002. Localizado em <http:www.tede.ufsc.br/teses/PGEF0074.pdf>visitado em: 23 de agosto de 2009.

MOLINARI, A. M. SENS, S. M. A educação física e sua relação com a psicomotricidade. Curitiba: RevistaPEC, v.3, p.85-93, jul. 2002-jul. 2003.

PEREIRA, S. F. A prática desportiva dos jovens, as motivações e o gênero. Universidade do Minho: In-stituto de Estudos da Criança. Departamento de Expressões Artísticas e Educação Física, 2008.

PIERON, M. Estilo de vida, prática de atividades físicas e esportivas, qualidade de vida.Université deLiége. Journal of Fitness Perfect. Vol.3(1):11-19,2004.

REIS, A. L. T. Capoeira & educação física: saúde e qualidade de vida. Brasília: Editora Thesaurus, 2001RODRIGUES, E. S. R., et al. Nível de atividade física e tabagismo em universitários. Revista da Saúde

Pública. Vol.7:45-49, 2006. SANTANA, C. A. Importância da ludicidade no desenvolvimento motor de crianças com síndrome de

down. Encontrado em: http://educacaofisica.org/joomla/index. Visitado em: 10 de setembro de 2009

Espaço AcadêmicoCBDU REATIVA DEPARTAMENTO EDUCACIONAL

A Assembleia Geral da CBDU aprovou, em fevereiro deste ano, a re-tomada do Departamento Educacional da entidade, responsável porpropor e organizar projetos e eventos que estimulem as produçõesacadêmicas e científicas ligadas ao esporte, tal como o Fórum CBDU. Oprofessor André Reis (foto), chefe do Centro Olímpico da UnB (DF) eprofessor da UnB, aceitou o convite da CBDU e é o novo diretor doDepartamento Educacional.O primeiro passo do Departamento é retomada do Espaço Acadêmicoda revista Campus CBDU, divulgando trabalhos e artigos da comu-nidade universitária. Em breve, a CBDU irá divulgar em seu site os novosformatos e processo de seleção dos artigos a serem publicados naCampus. Nesta edição, o professor André Reis traz um resumo sobre oPrograma de Esporte da Universidade de Brasília.

CAMPUS 18

Pollyanna Pádua

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 18

Page 19: 8ª Edição

19 CAMPUS

BALA

NÇO

pAtR

imON

iAL

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 19

Page 20: 8ª Edição

A CBDU parabeniza o Blumenau Convetion & Visitors Bureau

pela conquista do Prêmio Caio 2011 e sente-se honrada em

fazer parte desta vitória.

Revista_CDBU_08:Revista 30/03/2012 18:51 Page 20