7g n5 2015.02

44
Clube Gondomarense: “renascimento” aos 110 anos Ana Malhoa: “Embaixadora” da Oporto Tattoo FAPAG assinalou 25 anos Ourindústria já em março Novos dirigentes, outro tipo de gestão e uma abertura à comunidade local, são factos destacados pelo atual Presidente da Direção do Clube Gondomarense, Manuel Rosas Pereira. N.º 5 - fevereiro 2015 - Diretor: Rui Barbosa | Distribuição Gratuita 7GINFORMACAO.com P.11 P.29 centrais P.7

description

 

Transcript of 7g n5 2015.02

Page 1: 7g n5 2015.02

Clube Gondomarense:“renascimento” aos 110 anos

Ana Malhoa:“Embaixadora” da

Oporto Tattoo

FAPAGassinalou25 anos

Ourindústriajá em março

Novos dirigentes,

outro tipo de gestão

e uma abertura

à comunidade local,

são factos destacados

pelo atual Presidente

da Direção do

Clube Gondomarense,

Manuel Rosas Pereira.

N.º

5 - f

ever

eiro 2

015 - D

iret

or: R

ui B

arbosa |

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

7 G I N F O R M A C A O . c o m

P.11

P.29

centrais

P.7

Page 2: 7g n5 2015.02
Page 3: 7g n5 2015.02

Mobiliário de Gondomarno filme “50 Sombras de Grey”

Várias peças de mobiliário nacional, do grupo “Menina De-sign”, foram escolhidas para o apartamento do “herói” dofilme “50 Sombras de Grey” (já em exibição em Portugal).

Baseado na obra de E. L. James, o filme dá a conhecer peças demobiliário e decoração da “Boca do Lobo”, “Delightfull”, “Koket” e“Brabbu”. São, no total, 31 peças que decoram o cosmopolita apar-tamento de Christian Grey, o milionário personagem principal dolivro (e filme). Um armário de bar, uma mesa, uma vitrina, um ar-mário, uma arca, um aparador ou um biombo são algumas das pe-ças da autoria do grupo de Gondomar (Rio Tinto).O convite da “Universal Pictures” ao grupo de Gondomar justifi-cou-se pelo seu design exclusivo, “high-end” e cosmopolita. Paraos responsáveis do filme, a decoração dos cenários que consegui-ram com o design português foi a forma de melhor comunicar “oestilo de vida luxuoso do ator principal”.A presença em duas das mais prestigiadas feiras de mobiliárioamericanas, na Carolina do Norte e em Nova Iorque, foi a montrapara a equipa dos Estúdios “Universal Pictures” escolher o mobiliá-rio para os cenários da casa e do escritório de Grey. As peças que“ornamentam” o filme estão avaliadas em 230 mil euros.A “Boca do Lobo” foi fundada há nove anos e emprega, atualmen-te, 176 profissionais. É no estrangeiro que a maior parte do negó-cio é feita (com cerca de 90% das peças a serem exportadas). Amarca trabalha com mais de 80 países. Em 2014 o volume denegócios do grupo “Menina Design” foi de 14 milhões de euros.“50 Sombras de Grey” é o primeiro romance de uma trilogia publi-cada entre 2011 e 2012 pela autora britânica E. L. James. A históriacentra-se na relação e nos jogos sexuais entre Christian Grey,multimilionário de 27 anos, e Anastasia Steele, estudante universi-tária. Segundo contas da editora, a trilogia atingiu vendas na or-dem dos 100 milhões de exemplares.

Fotos:

DR

Page 4: 7g n5 2015.02

R : • próxima edição a 27 de marçoRedação

Ficha Técnica

Revista i a mensalnformativ

Propriedade: Aristodisseias,Comun. e Audiovisuais, Lda.

C e:ontribuint 510 711 308nº

Morada: Rua Dr. AméricoJazelino Dias Costa, 58 - 2.º4510 551 Fânzeres GDM-

Correio Eletrónico:geral 7ginformacao.com@

Sítio Internet:w 7ginformacaoww. .com

Diretor: Rui Barbosa

Colaboradores:António Leão, Luiz MiguelAlmeida e Onofre Varela

Publicidade: 917 300 338

I e acabamentompressão :MultipontoRua D. João IV, 691-7004000-299 [email protected]

Depósito Legal: 382776/14

T :iragem 7 5. 00 exemplares

Editorial | Rui BarbosaOlhar azedo | Onofre Varela

A Amizade não se explica. Vive-se.Assim foi durante 23 anos...Vem isto a propósito de uma ausênciaque, desde há uns dias, vai ser uma“presença” para o resto da minha vi-da. Trata-se de assunto pessoal – masque se aplicará a muitas mais pessoas.Por essa razão (e outras mais...) escre-vo estas linhas.Perdi, ainda que só fisicamente, omeu melhor amigo. Deixa saudades.Das asneiras, das diversões, da parti-lha, do apoio, dos passeios, das fériase, claro, dos “tiques”.Quando o conheci, por ser eu Rui, fi-cou ele “Ruizinho”. Esteve comigonos bons e nos maus momentos.Deu-me sermões. Mas era do estilo“olha-para-o-que-eu-digo-não-olhes--para-o-que-eu-faço”...Tinha medo. Quem não teria? Quemnão tem?Foi amigo. É, ainda hoje, meu amigo.Dei-lhe o máximo, ou quase. Achoque foi suficiente.“Carpe Diem”. Assim o fiz com ele du-rante muitos anos.Há quase dois meses que não me res-pondia a telefonemas ou “chats”.Consegui “furar” o bloqueio. Por issolhe telefonei. Depois, estive com ele.Há uns dias que não tenho com quemfalar. Ou, pelo menos, com quem di-zer asneiras, rir dos outros, rir de mim,rir dele (com ele). Sempre o soube fa-zer. Rir das próprias desgraças – maisdo que das desgraças alheias.Vi muitos amigos e familiares a chorar.Mas, ao mesmo tempo, vi todos a re-cordarem as aventuras, as asneiras, aspalhaçadas e tudo o mais.Há pessoas que acreditam num “sítiomelhor”. Eu, menos crente, acho que,por onde passamos, todos os dias,podemos fazer vários sítios melhores.Agora é tempo de seguirmos em fren-te. E de, com a família e amigos, conti-nuar a partilhar tudo o que quem par-tiu nos ensinou.Um dia destes vou marcar um jantar.Desta vez, “venha” de onde “venha”,não tem desculpas para se atrasar.Obrigado.

Em imagensFestejos de Carnavaldo Sport Clube de Rio Tintotiveram agradável“proteção divina”...

Em imagensFestejos de Carnavaldo Sport Clube de Rio Tintotiveram agradável“proteção divina”...

fevereiro 2015 | P.04

Page 5: 7g n5 2015.02
Page 6: 7g n5 2015.02

Roberto Carlos e Supertrampatuam no Multiusos Gondomar

Roberto Carlos, um dos músicos brasileiros de maior suces-so, vai atuar em Portugal nos dias 14 e 16 de maio (emconcertos em Lisboa e no Multiusos Gondomar).

O artista brasileiro, que já não atua em Portugal há nove anos,celebrou em 2010 os seus 50 anos de carreira – totalizando vendasde CDs e DVDs na ordem dos 120 milhões exemplares. RobertoCarlos gravou praticamente um disco por ano durante toda a suacarreira e, na maioria dos casos, um segundo disco em versão cas-telhana. Noutros, ainda, em inglês, francês e italiano.Os bilhetes para o espetáculo de Gondomar, à venda nos “locaishabituais”, variam entre os 25 e os 90 Euros.

Mas se maio está reservado para os “sons” de Roberto Carlos, jáem novembro será a vez dos Supertramp. A digressão europeia dabanda – intitulada “Supertramp Forever Tour” – tem o seu arran-que em Gondomar, também no Multiusos. Depois, e abrangendofãs espalhados um pouco por toda a Europa, a digressão irá passarpor França, Alemanha, Áustria, Suíça, Espanha, Itália, Bélgica, Ho-landa, Luxemburgo e Inglaterra.A atuação dos Supertramp – já sem presença da icónica voz deRoger Hodgson (que em 1983 deixou a banda) – acontecerá nodia 3 de novembro. Depois da atuação em Gondomar, rumam aLisboa para um novo espetáculo no dia 4 de novembro.Em palco, a acompanhar o vocalista, teclista e fundador dosSupertramp, Rick Davies, também estarão os membros da bandaJohn Anthony Helliwell (sopros) e Bob Siebenberg (bateria). Estadigressão irá ainda marcar o regresso do multi-instrumentistaMark Hart à formação dos Supertramp.Os bilhetes variam entre os 36 e os 49 euros.

fevereiro 2015 | P.06Fotos:

DR

Page 7: 7g n5 2015.02

Tatuagens de todo o MundoÉ

já nos próximos dias 6, 7 e 8 de março que se reali-za, no Multiusos de Gondomar, a “Oporto TattooExpo 2015” – a maior convenção de tatuagens no

Norte do país.O certame irá contar mais de uma centena de standsexpositores (com cerca de 200 artistas tatuadores dosquatro cantos do mundo). To-dos os tatuadores poderãoparticipar no concurso interna-cional de tatuagens que se rea-liza em diversas categorias. Se-rão atribuídos prémios para ostrês primeiros, com distinçõespara o “Best of the Day” e oprémio da “Golden Hand” parao “Best of the Convention”.Este evento tem como embai-xadores o empresário JorgeMoreira e a cantora Ana Ma-lhoa (que já foi, diversas vezes,capa de revistas internacionaisespecializadas em tatuagens).

A “Oporto Tattoo” é uma convenção de tatuadores na-cionais e internacionais – que, para além do convívio eda execução de tatuagens destinadas ao público inte-ressado, contempla diversas iniciativas paralelas.Durante os três dias da convenção decorrerão concer-tos musicais. Irão atuar os “Stoned” (um tributo aos

The Rolling Stones), os “DáCá”(tributo aos AC/DC), os “The Di-xie Boys” e os “Fade In”.O público poderá ainda apre-ciar exposições de carros e mo-tos, arte urbana, cartoonismo,e “body painting”.Parte do preço do bilhete rever-te para a Delegação de Gondo-mar da Cruz Vermelha Portu-guesa.Organizada pela “Fly Produ-ções” e “Big Red Machine”, a“Oporto Tattoo” pretende seriniciativa de caráter regular,com periodicidade anual.

Page 8: 7g n5 2015.02

No dia 12 de fevereiro a Assembleiade Freguesia de Fânzeres e S. Pe-dro da Cova teve sessão extraordi-

nária. Extraordinária pelo único assuntoem discussão, pela polémica e, também,pelo elevado número de pessoas a assistir.Em debate apenas um ponto: a eventualcedência da Escola de Tardariz à Associa-ção Social “Vai Avante”. A Junta, lideradapor Daniel Vieira (CDU) já tinha decididolevar uma proposta eventualmente similarà próxima reunião. Mas PS e Independen-tes adiantaram-se e, com uma proposta derecomendação (de semelhante teor), for-çaram análise mais rápida de tal questão.Carlos Taveira, deputado do PS, justificou aproposta apresentada: “responder aos an-seios da população e ceder, legalmente,um imóvel que já é usado pela associaçãohá muitos anos”. Tal possibilitaria “melho-rar e criar uma nova resposta social (umCentro de Dia)”, lembrou Carlos Taveira.A CDU respondeu à proposta referindo

P :Política

fevereiro 2015 | P.08

haver outros imóveis e escolas que mere-ceriam igual atenção e preocupação – criti-cando o PS por não ser abrangente e porse querer antecipar à ideia da Junta.O muito público presente, composto porsubscritores de um abaixo-assinado, fun-cionários, sócios e utentes da Associação“Vai Avante”, começava a manifestar-se afavor e contra o que se dizia. Leonor Ferrei-ra, Presidente da Assembleia de Freguesia,tentava impor alguma moderação. Massem efeitos práticos. Aliás, quando LeonorFerreira dizia que “o público não se podemanifestar”, o resultado era o oposto.Depois gerou-se discussão sobre a efetivapropriedade da Escola de Tardariz, sobrequem paga as contas de água e luz, assimcomo a utilização que a Associação “VaiAvante” tem (ou não) dado ao espaço. E háquanto tempo.Daniel Vieira, Presidente da União de Fre-guesias, tentou esclarecer algumas dasquestões colocadas. A Presidente da As-

sembleia, depois de lhe ter dado a possibi-lidade de intervir, interrompe-o... “Decida--se, ou me deixa falar ou, então, calo-me!”,disse Daniel Vieira.Leonor Ferreira decide colocar a votaçãouma proposta para autorizar, ou não, a in-tervenção do Presidente da Junta. Que nãofoi colocada a votação. E, à quarta tentati-va, deixou Daniel Vieira fazer a interven-ção prevista.Daniel Vieira explicou, então, que a Juntairá analisar “todas as propostas” relativasaos potenciais candidatos à utilização daescola (já desativada). “Queremos o me-lhor para a Escola e tal até pode passar pelacoexistência de projetos, valências e insti-tuições”, disse o Presidente da União deFreguesias – baseando-se num abaixo-as-sinado de 350 pessoas que querem preser-var o património material e imaterial doestabelecimento de en-sino.A proposta de recomendação do PS, comalgumas incorreções, seria votada e apro-vada – com 11 votos a favor e oito contra.Não vincula a Junta, mas coloca-a na quaseobrigatoriedade de uma decisão política. Ea cedência da Escola de Tardariz à Associa-ção Social “Vai Avante” – ou a um conjuntomais alargado de instituições e projetos –aguarda mais alguns dias...No fim, mais insultos, discussão e muitaconfusão. “O PS quis 'luta política'... E aquia tem...”, lamentou Daniel Vieira.

Cedência de Escoladivide a população

Page 9: 7g n5 2015.02

P.09 | fevereiro 2015

Realizada em Covelo, a reunião pú-blica do Executivo da Câmara deGondomar “deu” grande destaque

à freguesia-agregada da Foz do Sousa e àclassificação do Areal de Zebreiros comoPraia [assunto em notícia na página 13].Da reunião de 4 de fevereiro, muitos pon-tos em análise e votação. A grande maioriapacífica e com unanimidade. Alguma dis-cordância em relação à aquisição de servi-ços para limpeza em equipamentos públi-cos. Joaquim Barbosa, Vereador da CDU,considerou que tais serviços podiam – “edeviam!” – ser realizados por trabalhado-res da Câmara. Marco Martins, Presidenteda Câmara, disse que tal aquisição “garan-te um melhor serviço por agrupar e agre-gar”. PS votou a favor, PSD/CDS-PP e CDUabstiveram-se.

Câmara reúne publicamente em Covelo( )Destaque, depois, para o Rio Douro. A Câ-mara quer certificar a lampreia do Douropara garantir a “tradição e sustentabilida-de”, quer da espécie, quer da atividadepiscatória. A ideia passa por criar uma Mar-ca Registada ligada à lampreia e ao Douro.O primeiro passo já foi dado. Em respostaa pedidos de pescadores, foi criado na zo-na de Ribeira de Abade (Valbom) um Postode Controlo e Registo de Pescado – assimcomo foram disponibilizados, pela Câma-ra, armazéns para arrumação de apetre-chos de pesca.A aprovação da realização da “Ourindús-tria” trouxe fortes críticas de Maria JoãoMarinho. Para a Vereadora do PSD/CDS-PPos prazos não são os adequados. “Lamen-to a decisão e os prazos tão tardios”, sa-lientou, acrescentando que o certame de-

veria ser encarado “com o profissionalis-mo que ainda não tem”.No final da reunião coube a Isidro Sousa,“anfitrião” (e Presidente da União de Fre-guesias da Foz do Sousa e Covelo), elogiara parceria entre a Câmara e as Juntas. “Sócom o aliar de esforços é que se conseguefazer o desejado”, destacou.

Foi uma Assembleia Municipal “mor-na”, ou nem isso, a realizada a 24 defevereiro. Agenda “pacífica”, poucos

assuntos em votação e quase ausência depúblico.Daí que tenha havido tempo para quasetudo... Até para um dos deputados, da ban-cada do PSD, estar a jogar no “tablet” du-rante grande parte da reunião – até que,quase no final, decidiu questionar Câmarae Assembleia sobre várias questões.Aníbal Lira, Presidente da Assembleia Mu-nicipal, perguntava aos deputados se ti-nham “alguma dúvida”. E o próprio res-pondia: “Não... Têm é certezas... As mo-ções são para votar – e ia-me esquecen-do...”Da Agenda, propriamente dita, destaquepara a eleição de Nuno Fonseca (PS) pararepresentar a Assembleia Municipal noCongresso da Associação Nacional de Mu-

nicípios Portugueses. Entretanto, na pri-meira fila da bancada do PSD, continuavao deputado entretido com “joguinhos”...Em discussão estiveram vários regulamen-tos. Do Conselho Municipal de Segurança,da Proteção Civil, do Multiusos e do CentroCultural de Rio Tinto. Foram todos apro-vados por unanimidade. Apenas o últimomereceu algumas observações do Presi-dente da Junta de Rio Tinto. “O Centro Cul-tural estar fechado tanto tempo, no passa-do, foi algo que, no mínimo, é 'criminoso'e que parecia um verdadeiro 'cancro'...”,defendeu Nuno Fonseca.Era então tempo de escolher novo repre-sentante da Assembleia Municipal para aComissão de Proteção de Crianças e Jo-vens. Dois nomes apresentados, um peloPS, outro pela CDU – que apelou à escolhado seu elemento. Respondeu FernandoCerqueira, do PS, a dizer que o seu partido

não apelava ao voto em ninguém. Curiosa-mente, disse-o alguns segundos depois dese ter “passeado” entre os deputados darespetiva bancada a indicar o nome noqual deveriam votar.Ganhou o representante indicado pelo PS.No final, em relação às informações pres-tadas pelo Presidente da Câmara (ausentepor doença), Nelson Neves (PSD) deixou,finalmente, o jogo e o “tablet”. E questio-nou as informações “incompletas, comvários erros e espaços em branco” – no-meadamente no que se refere a processosjudiciais. Luís Filipe Araújo, Vice-Presidenteda Câmara, respondeu que “está tudo per-feitamente percetível”.Aníbal Lira, Presidente da Assembleia Mu-nicipal, impôs-se: “Se o senhor deputado[Nelson Neves] quer contestar, que o faça!Mas não em diálogo. Por escrito! Que atétem jeito para isso...”.

Assembleia “morna”

Page 10: 7g n5 2015.02

fevereiro 2015 | P.10

Inauguradaa Praça

e assinadoscontratos

de cedênciade espaços

a pescadores

Já são “transitáveis” os novos acessos ao Centro de Saúde de S.Cosme e ao Parque Tecnológico da Ourivesaria – ligando a ro-tunda da estrada D. Miguel/IC29 à zona dos Sete Caminhos.

Trata-se de um investimento da Câmara Municipal de Gondomarque ronda 1,1 milhões de euros. E que, desde 18 de fevereiro, per-mite novas ligações rodoviárias e “tirar” o Centro de Saúde do “bu-raco” onde estava construído e com acessos deficitários.No total são quase dois quilómetros de novas acessibilidades. Oprojeto inicial teve, no último ano, algumas alterações – assegu-rando a criação de sentidos únicos (que asseguram a fluidez dotrânsito, e a criação de ciclovias).O Centro de Saúde de Gondomar (S. Cosme) estava instalado há23 anos num local de complicado acesso, sem saídas, algo que co-locava inúmeros problemas de mobilidade aos utentes. Com asnovas vias passa a ser possível, agora, o acesso de autocarros.Os acessos ao “Golden Park”, para quem vem do Porto, ficam tam-bém mais “próximos” para os empresários – deixando de ser ne-cessário percorrer o centro de Gondomar.“Há 23 anos que o Centro de Saúde de S. Cosme estava neste 'bu-raco', com um único arruamento, sem condições para os carros secruzarem, onde as ambulâncias tinham dificuldade em entrar enem passeios existiam para as pessoas circularem com seguran-ça”, salientou Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal deGondomar.“Foi uma das intervenções que este Executivo considerou comoprioritárias, dado ser uma contestação que se arrastava há váriosanos e que, de facto, a população tinha razão”, defendeu o Presi-dente da Câmara Municipal.Além das acessibilidades, o Centro de Saúde de S. Cosme passatambém a dispor de um considerável número de lugares de esta-cionamento.

Em resposta apedidos depescadores,

foi criado na zonade Ribeira de Aba-de (Valbom) umPosto de Controloe Registo de Pesca-do – assim comoforam disponibili-

Posto de Pescado ePraça do Pescador

zados armazéns para arrumação de apetrechos utilizados pelospescadores da zona (que se candidataram aos espaços).A inauguração, realizada no dia 13 de fevereiro, coincidiu com aapresentação da 24.ª edição da Festa do Sável e da Lampreia. So-bre o Posto de Registo, o Vereador do Turismo e do Património daCâmara de Gondomar, Carlos Brás, explicou que “os pescadoresde lampreia do Rio Douro, para terem a sua atividade legalizada,precisam de ter registos anuais de capturas”.Até à presente altura tinham de o fazer deslocando-se ou à “Doca-pesca” de Leixões, ou ao posto da Afurada (em Vila Nova de Gaia).Só que, disse Carlos Brás, “as condições não eram as melhores –devido à distância que implicava custos e punha em causa a quali-dade do pescado”. Daí a decisão da Câmara de Gondomar de criareste local em Ribeira de Abade.Os armazéns, servirão para criar espaços para os pescadores – da-do que os anteriores equipamentos tinham sido demolidos.

L : Local

Novos acessos parao Centro de Saúde

Page 11: 7g n5 2015.02

P.11 | fevereiro 2015

ACâmara Municipal de Gondomarvai promover mais uma edição da“Ourindústria”. A ter lugar entre os

dias 26 e 29 de março, o evento realiza-seno Multiusos. Esta será a 17.ª edição.A “Ourindústria” é considerada pela Câma-ra Municipal como um “evento de referên-cia” para o encontro de profissionais, em-presas e quadros, “aberto aos novos méto-dos e tecnologias”, onde o design e o mar-keting assumem um papel crucial. Alémdisso, refira-se, é considerada das maioresfeiras de ourivesaria do País – e a que, a ní-vel nacional, congrega o maior número defabricantes.José Fernando Moreira, Vereador das Fei-ras, Mercados e Eventos Promocionais daCâmara Municipal, adianta algumas dasnovidades do certame. Haverá um períodomais largo de abertura do evento e, tam-bém, mais tempo para visita do público emgeral (além dos dias reservados aos profis-sionais do setor). A “Ourindústria”, alémda mostra de ourives e fabricantes, abarca-rá ainda um desfile de moda e uma fortedivulgação do Parque de Ourivesaria.De relembrar que a ourivesaria continua aser uma das imagens de marca de Gondo-mar, tanto em qualidade como na inova-ção, destacando-se a arte da filigrana gra-ças à habilidade dos artistas locais e à qua-lidade do design (detendo uma importan-te “fatia” da produção nacional).

Odia 10 de fevereiro foi a data escolhida pela Câmara deGondomar para a entrega de 10 novas viaturas (carrinhasde caixa aberta) às Juntas de Freguesia do concelho. A

iniciativa, que surge no âmbito das competências delegadas noscontratos interadministrativos, representa um investimento supe-rior a 370 mil euros.Defronte dos Paços do Concelho, e contando com a presença detodos os presidentes de Junta, o Presidente da Câmara Municipalde Gondomar sublinhou que “apesar de ser um momento infor-mal”, o mesmo se revestia de “muita utilidade”. O objetivo, disseMarco Martins, é “continuar a trabalhar em equipa e fazer melhore mais rápido serviço”.Lamentando o facto das regras da contratação pública não permi-tirem concretizar esta “oferta” mais cedo, Marco Martins entregouas chaves das viaturas e, de imediato, todas “arrancaram” comdestino às respetivas freguesias (e novas funções).

Viaturas novas

Oce

rtam

e re

gres

sa

aoMul

tius

os

entr

e os

dias

26

e 29

de m

arço

.

Page 12: 7g n5 2015.02

: Baguim do MonteFreguesias |F

Março é, desde2006, o mês emque a Junta de

Freguesia promove emBaguim do Monte a “Feirada Saúde”. Este ano serárealizada no dia 14.Teremos várias atividades li-gadas à saúde (no CentroSocial e Paroquial de Ba-guim do Monte). Uma cami-nhada a favor da Delegaçãode Gondomar da Cruz Ver-melha Portuguesa e, até,um Seminário cujo tema é“Somos Cidadãos”.Esta “Feira da Saúde” come-çou a ser organizada comoforma de chamar à atenção,aos governantes, para a ne-cessidade da construção doCentro de Saúde.Infelizmente, já em 2015, eapós uma comunicação ofi-cial do Governo a informarque as obras começavamem dezembro 2014, a em-preitada ainda não iniciou.É muito triste lutar diaria-mente para o desenvolvi-mento de uma freguesia eser-se enganado por pes-soas sem verticalidade – eque não cumprem os com-promissos assinados.Mas contem comigo – e to-dos os baguinenses – paraque o Centro de Saúde sejaconstruído!Nem que se-ja pelas nos-sas própriasmãos.

Nuno CoelhoPresidenteda Junta

O mês de fevereiro é uma altu-ra muito especial (e animada)em Baguim do Monte. Alémdas Festas a S. Brás, e de umvasto conjunto de atividades, agastronomia também assumeum destaque muito específico.Os rojões e as papas de sarra-bulho foram os pratos de elei-ção durante vários dias.No dia 1 de fevereiro, a Confra-ria Gastronómica dos Rojões ePapas de Sarrabulho de Ba-guim do Monte concretizou oseu “V Grande Capítulo”. Reali-zada anualmente, esta cerimó-nia tem como ponto alto a en-tronização de novos confradese confreiras. Depois da cerimó-nia, realizada na Igreja de Ba-

guim, houve ainda um almo-ço/convívio. A ementa, obriga-toriamente, eram rojões e pa-pas de sarrabulho à moda deBaguim do Monte.José Fernando Moreira, Verea-dor do Ambiente da Câmara deGondomar, Jaime Martins, daempresa “Águas de Gondo-mar”, o empresário gondoma-rense Mário Gonçalves, e Ma-nuel Pizarro, Vereador da Câ-mara do Porto, foram algunsdos entronizados.A 3 de fevereiro, para além daProcissão a S. Brás (realizada daparte da tarde, com a chuva a“marcar” presença), houvetambém oportunidade para a“prova cega” das especialida-des participantes no 16.º Con-curso Gastronómico “Rojões ePapas”.Já no dia 6 de fevereiro reali-zou-se a cerimónia de entregade prémios do Concurso Gas-tronómico. A “Churrasqueirade Baguim” venceu o “PrémioCombinado” dos Rojões e dasPapas. Na categoria “Rojões” avitória coube ao “Café Restau-rante Art'Rocha”, ficando a“Churrasqueira de Baguim” e a“Confeitaria Bem-Me-Quer” nosegundo e terceiro lugares.

Já no que concerne às “Papas”venceu a “Churrasqueira deBaguim” – ficando o “Café La-reira” e o “Café RestauranteArt'Rocha” nas posições ime-diatas.A cerimónia de entrega de pré-mios, realizada no Auditório daJunta de Freguesia de Baguimdo Monte, contou com as pre-senças de Paulo Araújo, daCooperativa Cultural “Arco doBojo” (dinamizadora do even-to), José Fernando Moreira, Ve-reador da Câmara de Gondo-mar, Nuno Coelho, Presidenteda Junta de Baguim, e ainda deJosé Marques Almeida (da Con-fraria do Sagrado Coração deMaria e S. Brás).

Rojões e Papas

estiveram em avaliação

para a 16.ª edição

do Concurso

Gastronómico.

Baguim esteve em festa

fevereiro 2015 | P.12

Page 13: 7g n5 2015.02

Foz do Sousa / Covelo:

Dia 4 de fevereirohouve reunião doExecutivo da Câma-

ra na Freguesia de Covelo.E, como sempre, o SalãoNobre da Junta estava re-pleto de cidadãos de Cove-lo (e da Foz do Sousa).Esta descentralização dereuniões camarárias é clara-mente importante para apopulação. É de realçar estapolítica de proximidade daCâmara em relação às Jun-tas. É algo diferente daquiloa que estávamos habitua-dos.Todos sabemos que nemsempre é fácil ter um Presi-dente de Câmara “à mão desemear”... É um privilégiopara a população tal proxi-midade e acessibilidade.As pessoas são o mais im-portante. Não podem serignoradas. E esta solução éexcelente.Eventualmente, digo eu, aspróprias Juntas poderiampensar em também fazerdescentralização das suasreuniões públicas mensais.E “levar” os decisores até(ainda mais) junto das po-pulações. Há vários espaçospúblicos e Sedes Sociais decoletividades onde seriamais fácil os nossos eleito-res irem. A popu-lação iria agra-decer? Julgoque sim...

Isidro SousaPresidenteda Junta

P.13 | fevereiro 2015

O Areal de Zebreiros vai passar a ser Praia Fluvial. Tal classi-ficação foi anunciada no dia 4 de fevereiro durante a reunião pública daCâmara de Gondomar (realizada em Covelo). Lembre-se que tal local, apesar de muitofrequentado nos meses de maior calor, não tinha a classificação de Praia – e, por isso, a sua uti-lização não podia ser promovida pela Câmara.A aprovação da classificação foi dada pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Capitaniado Douro e Porto. Gondomar passa, assim, a dispor de duas praias fluviais no Rio Douro: Lombae Zebreiros. O desejo, para breve, é garantir semelhante classificação para o Areal de Melres.

“Nova” praia em Zebreiros

No âmbito do “Projeto 100.000árvores”, realizou-se na manhãde 21 de fevereiro, na Fregue-sia da Foz do Sousa, mais umaação de plantação. Um milharde sobreiros e carvalhos fo-ramdevidamente plantados poruma equipa de técnicos e vo-luntários deste projeto.A ação, que decorreu perto daantiga Central de Captação deÁgua da Foz do Sousa, preten-

Plantar 4.300 árvoresaté março de 2015

dia substituir eucaliptos e acá-cias anteriormente existentesno local. Organizada pela Câ-mara Municipal de Gondomare CRE.Porto, contou com a co-laboração da “Portucalea” e da“D'Ouro Run Gondomar” –que, em 2014, se comprome-teu a plantar 2.200 árvores.O “Projeto 100.000 árvores”visa reflorestar, até 2016, 100hectares de áreas ardidas.

Page 14: 7g n5 2015.02

fevereiro 2015 | P.14

: Fânzeres / S. Pedro da Cova

Bento de Jesus Caraçaescreveu que “aaquisição de cultura

significa, numa palavra, aconquista da liberdade”. Omatemático, antifascista efundador da Biblioteca Cos-mos sabia do que “falava”.A Liberdade e a Cultura sãoindissociáveis.Tal como a Liberdade, aindaque muitas vezes a queira-mos restringir à dimensãopolítica, a Cultura é parte in-tegrante e inalienável daverdadeira Democracia.Pode até parecer consen-sual tal discurso mas, naprática, muitas têm sido aspolíticas, designadamenteao nível nacional e euro-peu, para afastar as popula-ções da Cultura: pelas con-dições sociais e económi-cas impostas ao povo portu-guês, pelas barreiras noacesso à criação e fruiçãocultural e por uma políticade profunda elitização daspráticas culturais.É no confronto direto comtais práticas que a Junta deFreguesia de Fânzeres eSão Pedro da Cova tem pro-curado, ainda que numadimensão local e limitada,apoiar e divulgar as maisdiversas expressões cultu-

rais e artísticas.É uma opção

política.

Daniel VieiraPresidente

da Junta

Livro “A Descoberta”de Mara Pereira (e do Miguel)Chama-se a “A Descoberta”. Éda autoria de Mara Pereira e éum livro que, apesar do “carim-bo” infantil, também se desti-na a jovens e adultos.Apresentado no dia 31 de ja-neiro no Museu Mineiro de S.Pedro da Cova, o livro retrata opercurso (e as aventuras) doMiguel – dando a conheceruma sociedade em que os afe-tos e o cuidado com os outrosse assumem como base docrescimento pessoal de qual-quer criança.“Este é um livro que aborda atemática das escolhas, de per-cursos e caminhos. De opçõesque praticamente todas as fa-mílias têm que fazer...”, desta-cou Mara Pereira. A autora,com prévio percurso profissio-nal como professora, disse quea vontade de editar um livroera algo que já vinha do passa-do. E que, porventura, terá con-tinuidade. Com novas “desco-bertas” para o Miguel.Esta é a primeira edição de umconjunto de obras (centradasno auto-conhecimento e esti-ma) que Mara Pereira pretendeeditar. E, salientou, serão histó-rias baseadas em factos reais.A apresentação do livro con-tou com as presenças de Da-niel Vieira, Presidente da Uniãode Freguesias, e José FernandoMoreira, Vereador da Câmarade Gondomar.

Page 15: 7g n5 2015.02

P.15 | fevereiro 2015

O Executivo da União de Fre-guesias de Fânzeres e S. Pedroda Cova realizou, no dia 16 defevereiro, uma visita ao localonde estão a decorrer os traba-lhos de remoção de resíduos.Daniel Vieira, Presidente daJunta, frisou que o objetivo davisita era “continuar a acompa-nhar um processo” que, desdeo início, contou com a ação eparticipação do Executivo quelidera. Desde outubro de 2014já foram retiradas, no total,87.000 toneladas de resíduosperigosos (80% do que foi de-positado em 2001 e 2002).Os prazos definidos para aconclusão dos trabalhos estãoa ser cumpridos (ainda quecom ligeiras incertezas em fun-ção das condições atmosféri-cas). O mês de março conti-nua como data prevista para aconclusão da empreitada.

87.000 toneladas já foram retiradasRemoção dos resíduos perigosos em S. Pedro da Cova quase concluída.Daniel Vieira “exige” compensações para a população.

Daniel Vieira continua a consi-derar importante que seja defi-nido (pelo Ministério do Am-biente) o que, a médio prazo,irá “acontecer” no local – no-meadamente a nível de requa-lificação ambiental e cultural.“A questão central é: e depois?O que é que está previsto parao futuro?", questionou DanielVieira. “É preciso saber comovai ser a reposição das terras

limpas”, referiu, defendendo arequalificação ambiental e,também, a preservação do an-tigo complexo mineiro a nívelcultural.O espaço tem sido apontadocomo parte integrante do futu-ro “Pulmão Verde da Área Me-tropolitana do Porto” – um pro-jeto que está a ser dinamizadopor Gondomar, Valongo e Pa-redes.

No âmbito da retirada dos resí-duos estima-se que a freguesiaseja atravessada diariamentepor cerca de 80 camiões.O Presidente da União de Fre-guesias exige, ainda, que sejaavaliado o “impacto” desta em-preitada complementar. E quese encontre, de forma atempa-da, uma “compensação” paraa população de S. Pedro da Co-va.

Page 16: 7g n5 2015.02

: Gondomar (S. Cosme) / Valbom / Jovim

Aimportância e asprioridades estabe-lecidas no âmbito

do “Portugal 2020” trazemuma nova exigência para osdecisores públicos e para oPoder Local, em particular.Este conjunto de fundos es-truturais vem consagrar apolítica de desenvolvimen-to económico, social e terri-torial, com o objetivo de ge-rar mais riqueza (através dacriação de parcerias estraté-gicas que visem promover odesenvolvimento local, acriação de emprego e ocrescimento sustentável).Desde 2009 que temos vin-do a trabalhar na Europacom o objetivo de promo-ver o território, rentabilizarrecursos e potenciar o de-senvolvimento local.É o caso de projetos como o“JOBTOWN” do programa“Urbact II” e, mais recente-mente, do “Mini MBA inYouth NGO Organization”do “Programa Erasmus +”.É deveras importante queos eleitos locais tenhamconsciência das oportuni-dades que este novo qua-dro comunitário oferece.Nomeadamente no que dizrespeito ao “Norte 2020” eàs áreas da Inclusão Social e

Emprego eCapital Hu-mano, do

“Erasmus+”.

José MacedoPresidente

da Junta

A equipa da Universidade

Sénior de Gondomar

é um verdadeiro caso

de sucesso no concurso

de Cultura Geral.

A Universidade Sénior de Gon-domar foi a grande vencedorade mais uma edição do Con-curso de Cultura Geral RUTIS.Disputada em Vila Franca de Xi-ra, a prova juntou 19 equipasde universidades seniores detodo o país. Esta foi já a terceiravitória consecutiva da Universi-dade Sénior de Gondomar.A RUTIS (Associação Rede deUniversidades da Terceira Ida-de), realizou a XI Edição doConcurso de Cultura Geral “Osaber não tem Idade”. A Socie-dade Euterpe Alhandrense, emVila Franca de Xira, foi o “palco”de uma animada disputa entreparticipantes de Abrantes, Lis-

Universidade Sénior de Gondomarvenceu o XI Concurso da RUTIS

boa, Alenquer, Braga, Caldasda Rainha, Porto, Golegã, Lou-res, Miranda do Corvo, Odive-las, Paços de Ferreira, Penela,Pinhel, Ponte de Sôr, Portimão,Santarém, Seixal, Vila Franca deXira, Terras de Aguiar, e, claro,Gondomar.Depois de todas responderema diversas questões de Histó-ria, Geografia, Português e Cál-

culo Matemático (entre inúme-ras outras...), sagrou-se vence-dora a Universidade Sénior deGondomar.A destacar que a equipa deGondomar foi constituída porJosé Gandra, José Santos e LinoCastro.Esta organização da Universi-dade Sénior de Vila Franca deXira levou até à vila ribatejanamais de seis centenas de pes-soas – entre participantes, ele-mentos da organização e cla-ques de apoio.Os prémios para os vencedo-res (impressoras e “tablet”)foram oferecidos pela “Funda-ção PT”.

fevereiro 2015 | P.16

Page 17: 7g n5 2015.02

P.17 | fevereiro 2015

A União das Freguesias deGondomar (S. Cosme), Valbome Jovim, inaugurou o seupróprio Parque Operacional. Aestrutura, que agrega funcio-nários, material e serviços dastrês freguesias agregadas, lo-caliza-se em espaço de fácilacesso em Valbom.Este novo Parque Operacionalé, nas palavras de José AntónioMacedo, Presidente da Uniãode Freguesias, uma “forma de

Parque Operacional inaugurado em Valbomreduzir custos operacionais ede produção, conseguindo-seuma maior rentabilização derecursos humanos e mate-riais”. Que, até há bem poucotempo, estavam dispersos pordiversos armazéns e garagensdas três freguesias.Fica, agora, facilitada a atuaçãoe intervenção da Secção deObras, Manutenção e EspaçosVerdes da União de Freguesias.Por ser dia festivo, José Antó-

nio Macedo fez questão de, noevento, se fazer acompanhardos elementos do “seu” Execu-tivo e dos eleitos da Assem-bleia de Freguesia. Além dospróprios utilizadores do espa-ço inaugurado: funcionários ecolaboradores da União de Fre-guesias.Há, nesta junção de serviços (efuncionários), uma outra van-tagem. É que, como frisou JoséAntónio Macedo, “agora é pos-

sível estabelecer uma relaçãode maior proximidade e espíri-to de equipa entre todos osfuncionários – que, assim, fi-cam ainda melhor preparadospara servirem a população”.O novo Parque Operacional,inaugurado ao final da tardede 29 de janeiro, localiza-seem espaço arrendado a umaempresa de bebidas e produ-tos alimentares (que lá funcio-nava no passado).

Pode nem parecer “notícia”...Mas é! Em Jovim (Atães) aindanão existia uma “normal” caixaMultibanco. Daí que a “inaugu-ração” de tal serviço, no dia 4de fevereiro, tenha sido assina-lada com destaque pela Uniãode Freguesias de Gondomar (S.Cosme), Valbom e Jovim.Localizada junto ao Campo doClube Recreativo Ataense, anova caixa Multibanco foi “es-treada” por José António Ma-cedo, Presidente da União deFreguesias. Acompanhado por

Há Multibanco em Atães Jovim( )Paulo Pinto, responsável da“Caixa Geral de Depósitos”, Jo-sé António Macedo constatou,na ocasião, que a caixa funcio-nava. E que, naturalmente, lhe“dava” dinheiro...Depois do ato solene, foi assi-nado um protocolo de colabo-ração com Marcelo Santos, Pre-sidente da Direção do ClubeRecreativo Ataense.A caixa situa-se junto às bilhe-teiras do campo de futebol. Oequipamento é antiga reivindi-cação da população local.

Esta cerimónia de inauguraçãotambém serviu para a assina-tura de um protocolo de parce-ria entre a União das Fregue-sias e o Clube RecreativoAtaense – com vista à imple-mentação de um Gabinete deEnfermagem (que servirá paraprestar um serviço gratuito àpopulação), bem como a ce-dência de um autocarro de 26lugares para transporte depessoas (no âmbito de ativida-des culturais, recreativas e des-portivas do clube de Jovim).

Page 18: 7g n5 2015.02

fevereiro 2015 | P.18

: Lomba

ALomba é uma Fre-guesia do Alto Con-celho de Gondomar,

grande em terreno verdemas pequena em popula-ção. Devido à distância en-tre os serviços públicos epostos de trabalho, vemos adesertificação como umgrave problema na manu-tenção da freguesia em fun-cionamento. Os habitantessão obrigados a procuraremprego fora da Freguesiae fora do Concelho.Ao assumir a presidência daJunta tivemos o cuidado deelaborar uma lista prioritáriade ações que devem sertomadas a curto e longoprazo (para reverter a situa-ção relacionada com os ha-bitantes). Segundo a nossavisão, todos os governan-tes, principalmente nacio-nais, deviam pensar na des-centralização de poderes.A proximidade com a popu-lação dá-nos uma visão realdas suas necessidades equais os principais pro-blemas. Esta proximidadepermite-nos a resoluçãoimediata de uma variedadede situações que, para se-rem resolvidas no centro deGondomar ou na Câmara,demorariam dias a serem

colmatadas.Ou, até, se-manas...

Rui CorreiaPresidente

da Junta

O “Primavera HFA”, programade atividades que animam osdias primaveris nas Aldeias dePortugal – começam em Areja(Freguesia da Lomba, Gondo-mar). A iniciativa “Almoce Con-nosco”, que se realiza nos dias1 e 8 de março, será uma formade em Areja se poder provaruma das iguarias mais aprecia-das da região: a lampreia.Os residentes de Areja vãoabrir as portas das suas casasaos visitantes para saborear es-te delicioso prato. O “Cantinhodo Mineiro”, “Manel, o Pesca-dor” e a “Tasca da Aldeia”aderiram ao projeto.A Câmara Municipalde Gondomar dispo-nibiliza o “transfer”para quem quiser

viajar para o “outro lado” doRio Douro.Entretanto, as aldeias de PortoCarvoeiro (Santa Maria da Fei-ra), Vilarinho de S. Roque (Al-bergaria-a-Velha) e Ul (Oliveirade Azeméis) também já prepa-ram o cartaz do “Primavera

Areja “oferece” lampreia

HFA” para os meses que se avi-zinham.“Há Festa na Aldeia” é um pro-jeto pioneiro de desenvolvi-mento do território, criandoum novo foco de atratividadeem espaços rurais com caracte-rísticas próprias.Promovido pela Associação deDesenvolvimento Rural Inte-grado das Terras de Santa Ma-ria, o projeto é financiado peloPrograma de DesenvolvimentoRural (PRODER).Cinco eixos fundamentais mol-dam este projeto: valorizaçãodo património natural e paisa-

gístico, reforço do teci-do económico e cria-ção de emprego, de-senvolvimento do se-tor turístico, valoriza-

ção do património e melhoriados serviços sociais e culturais.Com meros 75 habitantes, Are-ja conta com séculos de histó-ria. A aldeia teve sempre umaimportância social e económi-ca significativa na vida da po-pulação da Lomba.

Page 19: 7g n5 2015.02

: Melres / Medas

O r e c é m - c r i a d oprojeto educativo“Percursos d'Ou-

ro” está em marcha e todosos alunos de Gondomar,educadores e técnicos auxi-liares da educação são pre-miados em Melres e Medascom uma aula única que osimpacta e deslumbra.Começam a sua visita aorecente espaço museológi-co, criado no nobre e ricosolar, edifício sede da Juntade Freguesia de Melres eMedas.O almoço servido na EscolaBásica e Jardim de Infânciade Cimo de Vila disponibi-liza para o convívio o maiorparque infantil escolar doConcelho de Gondomar.A tarde inicia-se no quarteldos Bombeiros de Melres.E, de seguida, visitam amaior e mais relevante uni-dade industrial do Conce-lho: a Central Termoelétricada Turbogás.No fim do dia há desportosnáuticos de vela, canoageme remo – no deslumbranteRio Douro, que tentam imi-tar com milhões no Polis deValbom.Definitivamente, quantomais a Freguesia de Melrese Medas cumpre, mais Gon-domar e os seuspercursos sãoD'Ouro.

José AndradePresidenteda Junta

Aeromodelismo “ganha asas”na “Liga-Dura” (Melres)É das mais recentes “modas”. Eé, também, uma das mais re-centes apostas da “Liga-Dura”,associação de Melres... O Aero-modelismo, atividade aindacom poucos praticantes emGondomar, está a assumir-secomo uma das mais cativantesvertentes da associação mel-rense. Além dos aviões (à esca-la) – e porque, agora, até é“moda”... –, os “drones” tam-bém começam a chamar maiselementos para esta Secção.Mas a “Liga-Dura” não se limitaa disponibilizar espaço (no-meadamente o aéreo) para osamantes destas atividades.Além disso, há uma constanteaposta na formação e na sensi-bilização para os cuidados ater, legislação a respeitar e,principalmente, questões rela-cionadas com a utilização (eética) no espaço aéreo.

Paulo Oliveira, responsável pe-la Secção de Aeromodelismoda “Liga-Dura”, reconheceque, nos tempos mais recen-tes, a principal novidade são os“drones”. E, na pista de Aero-modelismo, já há “drones” devários modelos, tamanhos epreços. Em comum, apenas, ofacto de os “pilotos” das dife-rentes idades e níveis dedestreza cumprirem as regrasde segurança impostas naque-le local. Em Melres todos os

treinos são feitos a suficientedistância de pessoas ou viatu-ras.Mas, afinal, o que é um “dro-ne”? Trata-se de uma aeronave.Pequena, prática e de fácilcontrolo. Normalmente sãoconcebidos para tarefas devigilância, fotografia ou algunstipos de transporte. Ainda quesem legislação específica,tecnicamente, e para todos osefeitos, os “drones” sãoconsiderados aeronaves.

P.19 | fevereiro 2015

Fotos: Liga-Dura

Page 20: 7g n5 2015.02

: Rio Tinto

No início do ano,além da apresenta-ção do novo logóti-

po da Junta de Rio Tinto, fi-cou também “online” o no-vo “site” da Freguesia.Em riotinto.pt poderá não sósaber as informações maisatualizadas sobre atividadeda autarquia, mas tambémé um ponto de ligação en-tre todos os riotintenses. To-dos têm o seu lugar neste“site” que nos une e nos li-ga – porque, como diz oslogan, “Rio Tinto SomosTodos Nós”.Um “site” deste nível e comesta ambição é um trabalhosempre inacabado. Por issoestá (e estará) sempre a so-frer as mais diversas atuali-zações.E queremos ir “mais além”.A recente atualização que o“site” teve foi o da disponi-bilização de todas as delibe-rações do Executivo da Jun-ta. Somos das poucas fre-guesias do país que facultaeste tipo de informação. Esomos a primeira do conce-lho de Gondomar a fazê-lo.Tudo é consultável. Quanto,como e porquê se gasta.Bem como quem, como eporquê se apoia...Em Rio Tinto, somos todos

nós. Porque so-mos, também,mais transpa-rentes!

Nuno FonsecaPresidente

da Junta

Centro Cultural de Rio Tintomuda nome e aumenta valênciasReaberto em novembro de2014, após vários anos com asportas fechadas e em total ina-tividade, o Centro Cultural deRio Tinto vai, agora, ter umanova dinâmica.Nos últimos meses foram já vá-rias as atividades desenvolvi-das neste espaço. E o próximo“passo” abrange a mudançade designação e o acolhimen-to de mais instituições no lo-cal.O futuro “Condomínio das Ar-tes” teve o primeiro passo for-mal com a aprovação, em As-sembleia Municipal, do respe-tivo Regulamento. É vontade

da Câmara de Gondomar “de-volver o espaço à comunida-de” – quer promovendo ativi-dades culturais, quer tambémcomo “incubadora” do proces-so criativo.O Regulamento do novo “Con-domínio das Artes” prevê queas várias salas do equipamento

venham a ser ocupadas por co-letividades ligadas à cultura – eque “apresentem projetos con-sistentes e demonstrem virtua-lidades para representar umamais-valia para a comunidadelocal”, considera Luís FilipeAraújo, Vereador do Pelouro daCultura da Câmara de Gondo-mar. O propósito é que, numprazo estimado de meio ano,tudo esteja a funcionar na ple-nitude.

Grupo Dramáticoe Beneficente fez anosO Grupo Dramático e Benefi-cente de Rio Tinto assinalou noinício de fevereiro os seus 79anos de vida. A Sede Social dacoletividade acolheu uma ceri-mónia que ficou marcada pelahomenagem (e distinção) aossócios que completavam 25 e50 anos de “ligação” ao Grupo.Alberto Mendes, Presidente daDireção do Grupo Dramáticode Rio Tinto, foi o anfitrião dafesta – que, entre outros, con-tou com as presenças doPresidente da Junta de Fregue-sia de Rio Tinto, do Vice-Presi-

dente da Câmara Municipal eum representante da Federa-ção das Coletividades de Gon-domar.Nuno Fonseca, Presidente daJunta de Rio Tinto, classificou aassociação aniversariante co-mo “fundamental para a vidacultural da freguesia”.Na opinião do Vice-Presidenteda Câmara de Gondomar, LuísFilipe Araújo, “esta é uma cole-tividade com um relevante pa-pel no concelho”, destacandoo facto de “continuarem a pro-duzir cultura de qualidade”.

fevereiro 2015 | P.20

Page 21: 7g n5 2015.02

P.21 | fevereiro 2015

O Centro Pastoral da Venda No-va, em Rio Tinto, recebeu nodia 22 de fevereiro a cerimóniade “Promessas” e inauguraçãoda nova Sede do Agrupamentode Escuteiros 229.Compareceram muitos escu-teiros, familiares, autarcas lo-cais e, naturalmente, os res-ponsáveis do Centro Pastoralda Venda Nova.A nova Sede do Agrupamentode Escuteiros 229 de Rio Tintoirá ocupar uma das salas deste

Agrupamento de Escuteiros 229com “Promessas” e nova “casa”

imóvel – que, até há poucotempo, era usado como escolado 1.º Ciclo. Depois da desati-vação do estabelecimento de

ensino, e da doação, por parteda Câmara, ao Centro Social eParoquial, agora há nova “for-mação” neste espaço.

Carlos Brás, Vereador da Câma-ra de Gondomar, e Nuno Fon-seca, Presidente da Junta deFreguesia de Rio Tinto, foramduas das presenças neste atosolene de “Promessas” e inau-guração da Sede.O imóvel tinha sido doado emfinais de outubro de 2013.Num curto espaço de tempo oCentro Paroquial de Rio Tintorenovou o imóvel e destinou-oa atividades pastorais e deapoio social e cultural.

Page 22: 7g n5 2015.02

: Reportagem / Entrevista | Clube GondomarenseR

fevereiro 2015 | P.22

Clube Gondomarense: quase nos 110 anos

Será já em maio que o Clube Gondo-marense vai comemorar o seu 110.ºaniversário. Sendo uma das mais an-

tigas coletividades locais, o Clube Gondo-marense teve, nos mais recentes meses,um período algo conturbado.Manuel Fernando Rosas Pereira é o novoPresidente da Direção. Acompanhado deuma renovada equipa de dirigentes, Ma-nuel Rosas Pereira quer “devolver” a tradi-cional dignidade que desde sempre se as-sociou a esta instituição.Eleitos para o triénio 2015-2017, os novosresponsáveis do Clube Gondomarense

conseguiram, assim, solucionar um pro-blema grave... A instituição esteve encerra-da algum tempo e “corria” sérios riscos denão voltar a abrir portas.A coletividade esteve sem Órgãos Sociaisem funções durante algum tempo. Os an-teriores responsáveis acabaram o manda-to e, não havendo novas listas, decidiramfechar a instituição.“Não foi a melhor atitude. Nem estava es-tatutariamente prevista, nem era dignados já longos e ricos pergaminhos e his-torial do Clube Gondomarense”, disse oPresidente da Direção.

Foi a 13 de fevereiro que voltaram a possi-bilitar o acesso e a frequência aos associa-dos. E, de imediato, começaram a fazerlimpezas. Literalmente.Manuel Rosas Pereira “aponta” uma dassoluções para, a curto prazo, recuperar adinâmica da coletividade: “Trabalhar emequipa, com a colaboração dos sócios, au-mentando valências e chamando novos'públicos' até esta histórica associação.”A promoção, o desenvolvimento e a práti-ca da ação cultural, desportiva e social con-tinua a ser o “ponto de partida” dos novosresponsáveis.

O Clube Gondomarense,das mais antigas e históricascoletividades concelhias, teveum início de 2015 algo confuso...A associação esteve com as portasencerradas por algum tempo.Depois, com uma equipaque decidiu não deixar “morrer”a centenária instituição,Manuel Rosas Pereiradecidiu assumir este projeto.E, se possível, fazê-lo regressaràs qualidades do passado.

Page 23: 7g n5 2015.02

está a renascer das cinzas

P.23 | fevereiro 2015

Manuel Rosas Pereira, além de tal, esperatambém chegar ao final do mandato comoutra conquista: mais sócios.O redimensionamento das instalações éalgo que está a ser avaliado. “Temos queadequar os espaços às necessidades. Mastemos que ponderar os investimentos quese podem fazer (nestes tempos de curtosapoios financeiros)”, apontou Manuel Ro-sas Pereira. Rentabilizar é, portanto, a pala-vra de ordem.

A construção de uma casa não se inicia pe-lo telhado. Mas é pelo telhado que os diri-gentes do Clube Gondomarense vão co-meçar... “É uma urgência. E é uma obraque, não sendo feita, pode implicar a ne-cessidade de intervenções futuras. E mais

profundas!”, realça Manuel Rosas Pereira.Da proposta apresentada enquanto candi-datos, destacavam uma nova e efetivadinâmica para a área cultural. “Afinal, con-vém recordar, foi com a cultura que nasceua instituição”, frisa o Presidente da Dire-ção.A mudança já se começa a notar. Além daazáfama no Clube Gondomarense, os no-vos Órgãos Sociais são também um “espe-lho” deste novo capítulo. “É uma equipacompetente, dedicada e empenhada. Eaté decidimos, pela primeira vez, ter umamulher como Presidente da AssembleiaGeral!”, diz Manuel Rosas Pereira. A ”esco-lhida” foi Maria do Céu Mendes.Manuel Rosas Pereira é, curiosamente, vi-zinho da associação que agora lidera.Quando jovem, ainda sem idade para sersócio, era um “intruso” naquele espaço.“Era um local de educação e formação, departilha de conhecimentos. E isso era mui-to apelativo numa altura em que as 'ofer-tas' eram reduzidas”, diz. Eram tempos emque, para se entrar no Clube Gondoma-rense, era aconselhado o uso de gravata...Avô, pai e irmão já foram dirigentes na ins-tituição. Agora é a vez de Manuel Rosas Pe-reira.A divisa defendida pelo Clube Gondoma-rense é “Fiat Lux”.E assim seja no futuro.Que se faça luz...

1903? 1905? 1908?...

O Clube Gondomarense terá começadoem 1903 (pelo Grémio Aurora Juventude).Em 1905, com o nome de ClubCamoneanos Gondomarenses, começaa sua atividade (com cursos de dança,música e de instrução). Em 1908 aparecepela primeira vez, e formalmente,a designação Clube Gondomarense.Esta transição entre designações – equestões históricas de há mais de umséculo – é que justificarão as frequentesdúvidas e discussões centradasna sua verdadeira idade.Independentemente de tal frequentediscussão – que “anima” algumascoletividades de Gondomar –, certo éque em mais de um século de históriajá muito se fez no Clube Gondomarense.Cultura, desporto, formação, ação sociale atividades recreativas, fazem partedo vasto currículo da instituição.

O ClubeGondomarenseestá em fasede arranque denovos projetos.A Cultura,essênciada instituição,continua a serprioritária

Page 24: 7g n5 2015.02
Page 25: 7g n5 2015.02

M:Município em notícia

P.25 | fevereiro 2015

OMunicípio de Gondomar marcoupresença na Bolsa de Turismo deLisboa (BTL). A presença gondo-

marense, que aconteceu a 25 de fevereiro,levou os costumes, tradições e potenciali-dades turísticas de Gondomar até umvasto público da maior feira internacionalde turismo que se realiza em Portugal.Integrando o espaço institucional do “Tu-rismo do Porto e Norte de Portugal”, a

Gondomar com “saberes e sabores”na Bolsa de Turismo de Lisboa

Câmara de Gondomar promoveu a tradi-cional ourivesaria, a gastronomia local e,também, as paisagens e potencialidades(da margem ribeirinha do Douro).Com o lema “Saberes, Sabores e Experiên-cias”, a representação de Gondomar naBTL gerou uma agradável resposta por par-te dos visitantes do certame. Gondomaraproveitou ainda a ocasião para divulgaralguns dos principais eventos do Municí-

pio – com destaque para a “XXIV Festa doSável e da Lampreia”, a “Ourindústria” e a“Douro Run 2015”.A BTL é uma feira de inegável impacto in-ternacional para o setor de Turismo – nãosó pela excelente oportunidade de divul-gação dos produtos turísticos locais, nacio-nais e internacionais, mas também porquerepresenta uma autêntica “Montra do Tu-rismo Português”.

Fotos: D

R

Page 26: 7g n5 2015.02

Gondomar é o “centro” gastronó-mico nacional durante os mesesde fevereiro e março.

A 24.ª edição da “Festa do Sável e da Lam-preia” – que se prolonga até 15 de março –é assumida pela Câmara como uma “ferra-menta para o desenvolvimento da ativida-de turística, já que é capaz de atrair e fideli-zar visitantes, proporcionando-lhes apossibilidade de apreciar os prazeres damesa”.A edição de 2015 mantém as já tradicionaispropostas. Com “ligeiras” melhorias para oevento se tornar ainda mais apetecível. Aabertura oficial foi a 13 de fevereiro, emRibeira de Abade (junto ao Rio Douro). Aassinalar as presenças do Presidente daCâmara de Gondomar, Marco Martins, doVereador do Turismo, Carlos Brás, e de vá-rias dezenas de personalidades, repre-sentantes de unidades de restauração einstituições convidadas.Este ano, para além do Concurso de Lam-preia à Bordalesa e Sável Frito, do Fim deSemana “Sável e Lampreia, um sabor D'Ou-ro” e da exposição “Artesanato D'Ouro”, odestaque vai para um “workshop” (dedica-do a um “finger food” de sável e lampreia)e para um Safari Gastronómico.O “workshop” do Chefe Elísio Bernardes,da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto,foi especialmente dirigido a responsáveisde restaurantes, formadores e formandosda “Actual Gest” – que, assim, alargaramos seus horizontes nas áreas da apresenta-ção e da degustação de pequenas por-ções.O Safari, realizado a 21 de fevereiro, pro-porcionou um passeio pela cultura gastro-nómica de Gondomar, os seus usos e cos-tumes. A atividade teve início no parquede estacionamento do Multiusos, seguin-do um percurso pela “Rota do Sável e daLampreia”.Até 15 de março muito há para ver, apreciare provar – nesta que é uma das maismarcantes iniciativas da Câmara Municipalde Gondomar.

“Festa do Sável e da Lampreia”para a provar até 15 de março( )

fevereiro 2015 | P.26

Page 27: 7g n5 2015.02

Restaurantes a visitarAté 15 de março, 21 restaurantes deGondomar incluem nas ementas asiguarias variadas de sável e de lampreia. A4 de março decorre o Concurso deLampreia à Bordalesa e de Sável Frito (naCasa Branca de Gramido, em Valbom).

Certificação da lampreiaAinda em fase embrionária, está acertificação da lampreia do Rio Douro. Aideia da Câmara de Gondomar passa porcriar uma marca ligada à lampreia e aoDouro – facto que vira a estar dependenteda utilização que os pescadores locaisderem ao Posto de Controlo e Registo dePescado.

Fim de Semana GastronómicoDe 13 a 15 de março, o público podeprovar, no Multiusos, a lampreia e o sável apreços mais convidativos. Todos quantosfizerem do Multiusos local para almoço,ou jantar, terão direito à oferta de umpasseio turístico.Na mesma ocasião, e local, decorrerá aexposição “Artesanato D'Ouro”.

P.27 | fevereiro 2015

Participantes no Festival3MMMAliança “O Aníbal”Bom RetiroCantinho das ManasCasa AmarelaCasa LindoChoupal dos MelrosDom VicenteEl TouroEstrelas do DouroFigurino do DouroFlôr do NiloKim-KimMadureira's Vera CruzMargem DouroO CardealO LaranjalPonte do FreixoQuinta D. JoséSucesso dos GrelhadosTorre

Page 28: 7g n5 2015.02

E :Educação

Formar e educar também se conse-gue fazer com música. É este, preci-samente, o ponto de partida para a

“Orquestra Geração”. No dia 17 de feverei-ro “ouviu-se” a primeira atuação em públi-co da “Orquestra Geração” de Gondomar.Realizada na Casa da Música, no Porto, àatuação dos jovens estudantes gondoma-renses seguiu-se um concerto da Orques-tra Juvenil “Geração Lisboa”.A “Orquestra Geração – Sistema Portugal”é um projeto pedagógico de inclusão so-cial através da música (inspirado no “El Sis-tema”, implementado na Venezuela).A elevada presença de público e os cons-tantes (e fortes) aplausos são sinónimo daqualidade das interpretações e, em parale-lo, da relevância educativa e formativa do

“Orquestra Geração” na Casa da Música

projeto “Orquestra Geração”. A “OrquestraGeração” de Gondomar teve direção musi-cal de José Eduardo Gomes.Desde a criação da primeira “OrquestraGeração” em 2007, na Amadora, estes pro-jetos têm vindo a expandir-se um poucopor todo o país. Em Portugal, este trabalhoeducativo e social ganhou relevo a partirdos concertos realizados na Fundação Gul-benkian e da exibição do documentário“Orquestra Geração”, realizado por FilipaReis e João Miller Guerra.A salientar que o “arranque” do conjuntogondomarense é bem recente. Foi a 30 deoutubro de 2014 que o projeto foi formali-zado – e começou a “afinar” instrumen-tos... São cerca de três dezenas de criançase jovens (que frequentam o 2.º e 3.º Ciclos

do Agrupamento de Escolas de S. Pedro daCova) que a integram. Gondomar foi o pri-meiro município da Área Metropolitana doPorto a aderir ao projeto.

fevereiro 2015 | P.28

Fotos: DR

Page 29: 7g n5 2015.02

P.29 | fevereiro 2015

FAPAG assinala 25 anosde intervenção educativa

AFederação das Associações de Paisde Gondomar (FAPAG) assinala oseu 25.º ano de atividade. Do pro-

grama delineado para assinalar a data, aFAPAG realizou, no dia 20 de fevereiro, aSessão Solene alusiva ao aniversário.A noite começou com a declamação deum poema e com dança (da Associação“Vai Avante”). Depois, ainda antes dos dis-cursos alusivos aos 25 anos de atividade,houve tempo para a distinção a sócios ho-norários (Antenor Areal, Delfim Azevedo,Manuel Aleixo e Albino Almeida).Foram muitos os que compareceram noAuditório da Universidade Sénior de Gon-domar. Juntaram-se alunos, pais e encarre-gados de educação, professores, dirigen-tes associativos, representantes de forçasde segurança e autarcas. Ilídio Ramos, daAssembleia Geral da FAPAG, destacou o“excelente caminho” percorrido. “São 25anos ao serviço da comunidade e da edu-cação, sempre com a ambição de tudo fa-zermos – com empenho, audácia, humil-dade e persistência”, disse.Jorge Ascenção, Presidente do ConselhoExecutivo da FAPAG, resumiu a intervençãonuma frase: “Continuar a trabalhar parauma melhor Educação!”. Acrescentandoque qualquer política educativa deveriater, “como primeiro fator de avaliação”, oimpacto que terá nas crianças e nos jovens.A FAPAG é uma associação sem fins lucra-tivos e independente. Abrange as Associa-

ções de Pais e Encarregados de Educaçãode estabelecimentos de ensino Pré-Esco-lar, Básico e Secundário, oficial, particularou cooperativo. Criada com o objetivo defacilitar as condições para a constituiçãode Associações de Pais e Encarregados deEducação, bem como congregar e repre-sentar os seus associados, a FAPAG inter-vém para defender os interesses das crian-ças e jovens – fomentando parcerias entreos intervenientes do processo educativo.Da intervenção nestes 25 anos, destaquepara a contribuição e participação ativa nadefinição de políticas de educação e ju-ventude. Promovem também ações de for-mação e esclarecimento, proporcionandoa partilha de experiências e intercâmbiode conhecimentos.

Page 30: 7g n5 2015.02

C :Cultura

Entre 7 e 28 de fevereiro a Bibliotecade Fânzeres esteve “reservada” paraa exposição de pintura de Albertino

Valadares.Inspirada em várias histórias, por issomesmo a exposição se chamava “Era umavez...”. E, por se basear em histórias, cadaum dos quadros mereceu uma detalhada

explicação por parte de Albertino Valada-res.Daniel Vieira, Presidente da União de Fre-guesias de Fânzeres e S. Pedro da Cova,defendeu que a dinamização de ativida-des na Biblioteca é “uma assumida lógicade trazer novos e diferentes públicos” atéao local. E assim foi até ao dia 28 de feve-

reiro – data em que, com uma atuação doGrupo de Teatro “Sururus”, encerrou.Estes quadros já tinham sido apresentadosem 2014 (em Rio Tinto). “Popositadamen-te, continuam a não ter legendas... Umaforma de desafiar as diferentes leituras dequem a aprecia...”, salientou Albertino Va-ladares.

Ocartunista OnofreVarela esteve no dia13 de fevereiro, na

Biblioteca de Fânzeres, para“analisar” a Liberdade deExpressão e o Humor. Numaconversa informal, além de“traçar” um pouco do seuretrato profissional, OnofreVarela abordou um pouco dahistória da Imprensa (e dohumor publicado).

A iniciativa, promovida pelaUnião de Freguesias deFânzeres e S. Pedro da Cova,f i c o u m a rc a d a p o r u mconstante diálogo entreOnofre Varela e o públicopresente. “Há quem não oa c e i t e , o u n ã o q u e i r acompreender, mas a caricaturanão é um insulto – é umaforma de expressar opiniões”,disse Onofre Varela.

As “liberdades”de Onofre Varela

fevereiro 2015 | P.30

Page 31: 7g n5 2015.02

P.31 | fevereiro 2015

O“Coral Kyrios” comemorou, a 21 de fe-vereiro, o seu 27.º aniversário. A festivi-dade, que já era assinalada há alguns

dias, verificou-se durante a Missa realizada naIgreja dos Capuchinhos.Juntaram-se crianças (do Infantojuvenil) e adul-tos, do coral sénior. E, durante a Missa, mostra-ram, com as vozes, o resultado e um percursoiniciado em 1988.

O “Kyrios” foi fundado na Comunidade dos Pa-dres Capuchinhos de Gondomar pelo FreiAntónio Pojeira Dias. O “Kyrios” conta tambémcom um grupo Infantojuvenil, um grupo de mú-sica tradicional portuguesa, uma escola de mú-sica e um grupo desportivo (de futsal).A direção musical dos adultos está a cargo de Fili-pe Fernandes. Os (mais) jovens são lideradospor Miguel Teixeira.

Iniciativa promovida pelaCâmara de Gondomar epela “Assédio Teatro”, co-

meçaram no dia 20 de feve-reiro as “Leituras em Voz Alta”.A obra “O jogo do amor e doacaso”, de Pierre Marivaux,com direção de Rosa Quiroga,foi o primeiro texto escolhidopara ser lido. Em voz alta. E an-te um considerável público.

“Coral Kyrios” (en)canta no aniversário

Page 32: 7g n5 2015.02

AOrquestra Portuguesa de Guitarrase Bandolins conseguiu encher, to-talmente, o Centro Cultural de Rio

Tinto no concerto que proporcionou nopassado dia 17 de fevereiro.Naquele que foi o concerto de apresen-tação ao Município de Gondomar, a Or-

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolinsquestra Portuguesa de Guitarras e Bando-lins proporcionou a um vasto público umconjunto de interpretações muito interes-santes e apelativas. Que, refira-se, serão a“base” do primeiro CD em vias de gravar.Dirigida pelo maestro Juan Carlos Muñoz,a Orquestra (originária da Maia) planeia,

agora, “instalar-se” no Centro Cultural deRio Tinto.Fundada pelo maestro António Manuel deSousa Vieira e pelo guitarrista Sérgio Dinis,em 2007, esta mudança para Rio Tinto justi-fica-se pelo desejo de crescimento e umamaior integração na comunidade.

fevereiro 2015 | P.32

Foto:

DR

Page 33: 7g n5 2015.02
Page 34: 7g n5 2015.02

D :Desporto

OMultiusos Gondomar acolheu,nos dias 14 e 15 de fevereiro, o 1.ºTorneio de Minibasquete "5

D'Ouro", uma prova que contou com aparticipação de 24 equipas de crianças ejovens (em representação de 17 clubes).Organizado pelo “Club 5Basket”, de Gon-domar, o torneio assinalou a presença de

Torneio e posse do “Club 5Basket”praticantes de Aveiro, Vila Real, Vila doConde, Valongo, Póvoa do Varzim, Leça,Ponte de Lima, Coimbra, Paços de Brandãoe Gondomar. Globalmente, foram 48 jogos(divididos nos três escalões em disputa).Ainda integrado no evento, o “Club 5Bas-ket” realizou a sessão solene de tomadade posse da nova equipa de dirigentes.

Eleito para o triénio 2015-2018, o renovadogrupo é liderado por Vasco Silva. A cerimó-nia contou com a presença da Vereadorado Desporto da Câmara de Gondomar,Sandra Brandão, do Vice-Presidente da Fe-deração Portuguesa de Basquetebol, Ma-nuel Albano, e de um representante da As-sociação de Basquetebol do Porto.

OGrupo Desportivo Toledos con-quistou, pela terceira vez conse-cutiva, a Taça de Portugal em Té-

nis de Mesa (derrotando o Sporting). Aequipa dos Açores foi a grande vencedorada prova disputada no Multiusos.Durante dois dias (7 e 8 de fevereiro), alémda Taça de Portugal também se disputou afinal da “Taça da Fundação” (da FederaçãoPortuguesa de Ténis de Mesa). Na “Taçada Fundação” participaram as seleções dis-tritais de juniores, cadetes e infantis (mas-culinos e femininos).

Taça de Portugal de Ténis de Mesa

fevereiro 2015 | P.34

Page 35: 7g n5 2015.02
Page 36: 7g n5 2015.02

Perto de oito dezenas de equipas –para um total de mais de 400 prati-cantes – traduz, ainda que de forma

muito simples, o sucesso que foi o Torneio“Bilharsinde”, prova que se realizou na Sa-la D'Ouro do Multiusos entre os dias 12 e15 de fevereiro.Marcaram presença jogadores de todo oDistrito do Porto. E, entre eles, os nomesmais conceituados a nível nacional. A pro-va foi uma organização conjunta do Asso-ciação Desportiva “Bilharsinde” e da Casado Futebol Clube do Porto de Rio Tinto,

contando com o apoio da Câmara Munici-pal de Gondomar e da “Imporvaley” – em-presa fabricante de bilhares (de incontes-tada qualidade) e que os disponibilizoupara esta competição.

Torneio “Bilharsinde”:um enorme sucesso

Adolfo Pinto, da Associação Desportiva “Bi-lharsinde”, classificou esta fase final como“inegavelmente positiva e que nos leva aacalentar o desejo de, no futuro, repetir arealização da prova”. O torneio pretendiafomentar o bilhar e o convívio entre todosos participantes. “Objetivos mais que al-cançados”, afirmou com Adolfo Pinto.A entrega de prémios aconteceu já ao finalda noite de 15 de fevereiro – com a presen-ça o Presidente da Câmara de Gondomar,Marco Martins, e da Vereadora do Pelourodo Desporto, Sandra Brandão.

fevereiro 2015 | P.36

Page 37: 7g n5 2015.02
Page 38: 7g n5 2015.02
Page 39: 7g n5 2015.02

P.39 | fevereiro 2015

OFutebol Clube de Ramalde fez aapresentação da sua Escola de Ci-clismo. Apostando num novo pa-

trocinador, a emblemática equipa de Ra-malde continua a assumir a formação co-mo área preferencial de intervenção (e deatividade desportiva).Aos jovens ciclistas juntaram-se autarcas,dirigentes associativos e, também, o prin-cipal patrocinador da equipa de ciclismo:Sérgio Sousa, do “Talho do Povo”.

Sandra Brandão, Vereadora do Desportoda Câmara Municipal de Gondomar, desta-cou a forte aposta que o Futebol Clube deRamalde faz na área da formação. “É grati-ficante constatar a aposta feita nos jovens.E ainda mais gratificante é verificar a formacomo, ainda que jovens, encaram o ciclis-mo – numa postura claramente desporti-va, dando prioridade à prática, e não aosresultados”, defendeu a Vereadora da Câ-mara de Gondomar.

Sérgio Sousa, responsável da empresa “Ta-lho do Povo” – novo patrocinador da Esco-la de Ciclismo do Ramalde – considera queesta aposta “é fundamental e muito impor-tante”.Além da promoção conseguida com umapresença constante (e por todo o país) nascamisolas dos ciclistas do Futebol Clube deRamalde, Sérgio Sousa vê a designação“Talho do Povo” associada à formação denovos praticantes.

Escola de Ciclismo do FC Ramaldecom o patrocínio do “Talho do Povo”

Page 40: 7g n5 2015.02
Page 41: 7g n5 2015.02

S :Sociedade

P.41 | fevereiro 2015

“Gondomar Cultural”fez várias homenagensem Noite de Gala

AAssociação “Gondomar Cultural”juntou sócios, atletas, dirigentes e(muitos) amigos, no Auditório da

Escola Secundária de Rio Tinto, para arealização da sua Gala Anual.Premiando as pessoas que mais se distin-guiram (durante o ano de 2014) na dinami-zação de atividades e projetos da coletivi-dade, a Gala juntou largas dezenas de con-vidados.Na área social distinguiram o “Projeto En-trEscolhas”, Carina Mendes e Bruno Almei-da. No Voleibol, Joana Reis e Sílvia Montei-ro estiveram em destaque. E, no Andebol,foram Francisco Pinto, Diogo Luz e RicardoPinto. No Polo Aquático, a realçar os no-mes de Manuela Freitas.O dirigente do ano foi Adão Morais e, a ní-vel educativo, João Teles foi o homena-geado. Pelo apoio e serviços prestados aoclube destacaram (e premiaram) Paulo

Carneiro (administrador da “F2 Car”) e Ma-nuel Pinto (responsável e administrador da“Cliduca”).A “Gondomar Cultural” cumpre, este ano,17 anos de existência. A instituição desdesempre apostou no desenvolvimento des-portivo, social e educativo do Município deGondomar. Tem, nestes anos de existên-cia, apresentado projetos e atividades ino-vadoras. Apesar da ainda curta existência,é uma das associações locais que maiornúmero de jovens “movimenta”.As áreas de intervenção centram-se no An-debol, Voleibol, Polo Aquático, Karaté,“Programa Escolhas” e “Escola a TempoInteiro”.José Santos, responsável pela associação,era um dirigente inegavelmente satisfeito.Aos sucessos dos últimos anos, junta já an-seios para o futuro... Um espaço para a prá-tica desportiva está na agenda.

Numa organização do grupo dedança “Jazz Moderno”, do Ran-cho Folclórico de Zebreiros, a Se-

de Social desta coletividade esteve repletapara, na noite de 28 de fevereiro, presen-ciar o IV Sarau de Dança.Atuaram (e dançaram) quatro conjuntos.“Soul Dance” (de Jovim), “Star Dance” (deRio Mau), “Leões de Tardariz” (de S. Pedroda Cova) e, naturalmente, o muito aplau-dido grupo anfitrião – o grupo de dança“Jazz Moderno”.A Sede do Rancho de Zebreiros, na Foz doSousa, estava repleta. E, entre o muito pú-blico que aplaudiu os grupos participan-tes, estavam Sandra Brandão, Vereadorada Câmara de Gondomar, e Isidro Sousa,Presidente da União de Freguesias da Fozdo Sousa e Covelo.

IV Sarau de Dança no Rancho de Zebreiros

Page 42: 7g n5 2015.02

: Horóscopo e PassatemposH

Localize, no quadro, palavras relacionadascom o Pavilhão Multiusos:

Sudoku

Sopa de letras

Horóscopo

No trabalho, deixe as emoções de lado. Atuecom lógica, bom senso e rigor. Só assim atin-girá o seu objectivo.Relacionamento amoroso problemático. Sejaprudente e tente controlar a sua impulsivi-dade. Procure colocar-se no seu lugar.

Anda a trabalhar mais do que é costume.Contudo, os seus esforços serão recompen-sados. Deverá obter destaque no campoprofissional. Na relação a dois, o clima é desedução. Não seja impaciente. Tudo se resol-verá como deseja.

Aja conforme as suas convicções. Oportunida-des profissionais não irão faltar. Aposte na suaimaginação para conquistar vitórias e realizarsonhos.No romance, o sexo poderá ser intenso e assuas fantasias e desejos realizados.

Prepare a sua casa para receber grandesamigos. O encontro ficará indelével na vossamemória.Cuidado com as recordações, poderá melin-drar alguém. Não se lamente demais, pois po-derá ser mal interpretada (o) pelos outros.

A sua vida social e laboral terá uma evoluçãorápida. O imprevisto surgirá no seu quotidiano.Esteja atenta(o) às críticas e ouvirá excelentesconselhos.Não se surpreenda se uma amizade se trans-formar em paixão. Terá tudo para o sucesso.

Realize um programa com os seus amigos.Aparecerão ideias óptimas para a diversão.Tente não ser mandona(ão) e querer controlartudo (e todos).Início de uma relação intensa e apaixonada. Sejá vive com alguém, novos valores irão apro-ximá-los.

O seu espírito ambicioso e persistente vai pos-sibilitar-lhe ganhos profissionais. Não percaessa oportunidade.O campo sentimental será intensificado pelootimismo e pela busca de novas alternativas.Evite extravagâncias.

Novos horizontes profissionais abrem-se nasua vida. As suas ideias brilhantes irão ser reco-nhecidas e possibilitar-lhe-ão enriquecer a suaposição. A sua situação será valorizada de for-ma global e os resultados serão positivos.No amor, cuidado!

Não facilite. Aja com cautela e evitará futurosproblemas. Use a sua fértil imaginação paracriar coisas novas na vida.Não deixe a rotina tomar conta da sua vida.Se quer ter o corpo ideal, comece a fazer cami-nhadas.

A sua energia vital está em alta. O seu trabalhovai exigir muito e isso causará aborrecimentos.Todos se sentem atraídos por si. Aprofunde asua relação e um novo amor poderá surgir. Es-teja atenta(o). Não desperdice a oportuni-dade.

Boas perspetivas para estes dias. Terá novida-des. No campo amoroso, as coisas caminhamarrastadas.Cuidado com pessoas invejosas que tentam in-terferir na sua vida. Fuja de discussões que na-da acrescentam.

Poderá andar cansada(o) e com pouca disposi-ção. O cansaço é cumulativo. Não se preo-cupe.Um pouco de descanso extra irá resolver o pro-blema. Uma ida ao cinema ou um passeio aju-dará a relaxar.Bons momentos com família e parentes.

Carneiro21 março | 20 abril

Touro21 abril | 21 maio

Gémeos22 maio | 21 junho

Caranguejo22 junho | 22 julho

Leão23 julho | 22 agosto

Virgem23 agosto | 23 setembro

Balança24 setembro | 23 outubro

Escorpião24 outubro | 22 novembro

Sagitário23 novembro | 21 dezembro

Capricórnio22 dezembro | 20 janeiro

Aquário21 janeiro | 19 fevereiro

Peixes20 fevereiro | 20 março

Todas as soluçõesserão apresentadas

na próxima edição.

Soluções da edição anterior.

O OGondomar PavilhãoO OMultiusos Roberto CarlosO OOporto Tattoo Siza VieiraO OOurindústria Supertramp

3 4 2 1 5 7 9 6 8

6 9 7 8 3 4 2 5 1

5 8 1 6 9 2 3 4 7

4 3 5 2 6 1 8 7 9

7 6 9 3 8 5 4 1 2

2 1 8 4 7 9 5 3 6

8 5 3 9 1 6 7 2 4

9 2 6 7 4 3 1 8 5

1 7 4 5 2 8 6 9 3

fevereiro 2015 | P.42

Page 43: 7g n5 2015.02
Page 44: 7g n5 2015.02