68. Cs Brasil Janeiro 2015

12
“Seu entusiasmo na hora de distribuir livros me satisfaz muitíssimo” - A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada “Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio” A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna e da Bhaktivedanta Book Trust Brasil - Janeiro 2015 - Edição #68 RESULTADOS DE SANKIRTANA Resultados Nacionais (Templos e Individuais), e Internacionais NÉCTAR DA DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS Filosofia de Sankirtana

description

Resultados de sankirtana nacionais e internacionais, passatempos, entrevistas... e muito mais!

Transcript of 68. Cs Brasil Janeiro 2015

Page 1: 68. Cs Brasil Janeiro 2015

“Seu entusiasmo na hora de distribuir livros me satisfaz muitíssimo” - A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada

“Livros são a Base, Pregação é a Essência, Pureza é a Força e Utilidade é o Princípio”

A.C. Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada

Acharya-fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna

e da Bhaktivedanta Book Trust

Brasil - Janeiro 2015 - Edição #68

Resultados de sankiRtanaResultados Nacionais (Templos e Individuais), e Internacionais

nÉCtaR da distRiBuiÇÃo de liVRosFilosofia de Sankirtana

Page 2: 68. Cs Brasil Janeiro 2015

Coordenador: Hanuman das; Damayanti devi dasi. • Editora Chefe: Damayanti devi dasi. • Editor: Nanda Kumara das. • Equipe de redação: Damayanti devi dasi; Krishna-kripa devi dasi; Nanda Kumara das; Narada Muni das. • Diagramação: Krishna-kripa devi dasi. • Revisão e Tradução: Sri Bhakti devi dasi; Prana-Vallabha devi dasi; Kamalakshi Rupini devi dasi.

Contato:[email protected]

SANKIRTANA

BOOKS

Expediente

Passatempos de sankirtanaHistórias pelo Mundo

Pág. 09

Resultados de sankirtanaResultados Nacionais e Internacionais.

Pág. 06

Índice - Edição 68 - Janeiro 2015

néctar da distribuição de livrosFilosofia de Sankirtana

Pág.

04entrevistaConvidado deste mês: Bhakta Martín

Pág.

10

Pág.

03editorialpor Vijaya DasaMinistro de Sankirtana da ISKCON

Page 3: 68. Cs Brasil Janeiro 2015

Carta de Sankirtana - Janeiro - Editorial 3

Hare Krishna! Por favor, aceitem minhas humildes reverências. Todas as glórias sejam a Srila Prabhupada!

O Senhor Chaitanya está permitindo que a misericórdia flua pelo mundo inteiro. Em 2014, crescemos 10% em comparação com 2013, com quase nove milhões de livros distribuídos. Certamente, a Índia é o lugar onde mais está fluindo a misericórdia, com 5.355.465 dos 8.913.251 livros distribuídos em 2014. Com tantos livros circulando, não será surpreendente caso mudanças transcenden-tais aconteçam na terra do dharma.

Durante os últimos oito anos, Nova Delhi teve a gloriosa honra de ocupar o primeiro lugar na lista de templos do mundo, porém, Mayapur sempre estava perto. Finalmente, este ano, Mayapur conseguiu superá-la e converter-se no número 1 de 2014! O resulta-do de Mayapur (1.410.295 pontos em livros) é o maior resultado na história da ISKCON. Talvez a construção do planetário védico os esteja inspirando. Todas as glórias sejam aos distribuidores de livros de Mayapur!

Boas notícias sobre a maratona de Srila Prabhupada:

Embora apenas tenhamos visto um resul-tado, de Govindadvipa, o templo da pequena

ilha na Irlanda, os devotos de lá correram atrás da misericórdia de Srila Prabhupada e conseguiram 10.226 pontos em livros. Da mes-ma forma, o Bhaktivedanta Manor realizou uma grande maratona, com 74.253 pontos em livros, impulsionados por Visvambara Prabhu e Sutapa Prabhu.

Nos Estados Unidos, Bhrigupati Prabhu não parou de distribuir livros. Embora tenha 63 anos, conseguiu 13.326 pontos em livros. Maravilhoso!

Em Nairobi, a turma de devotos é uma inspiração para todos, e os devotos realizaram 33.326 pontos em livros, o que significa um aumento de 1000%.

Na Rússia, dos templos entusiastas, Moscow-Jagannatha e o templo de Moscow, conseguiram 75.360 e 62.796 pontos em livros, respectivamente. Os dois foram incríveis, e me lembram os dois templos principais de Delhi.

Tenho certeza que Srila Prabhupada está muito satisfeito.

Seu servo,

Vijaya Dasa

Ministro de Sankirtana da ISKCON

Editorial

Page 4: 68. Cs Brasil Janeiro 2015

Carta de Sankirtana - Janeiro - Néctar da Distribuição de Livros 4

Néctar da

distribuição

de Livros

2. Filosofia de Sankirtana

2.1 A misericórdia de Caitanya Mahaprabhu

O maior trabalho beneficente

Srimad-Bhagavatam 5.8.9 (sig-nificado): Quando uma pes-soa é avançada em consciên-cia espiritual ou consciência de Krishna, ela naturalmente se torna muito solidária para com todas as entidades vivas que estão sofrendo no mundo material. Naturalmente, tal pessoa avançada pensa no sofrimento das pessoas em geral. No entanto, se a pessoa não souber sobre os sofrimen-tos materiais das almas caídas

e se tornar solidária apenas devido aos confortos corpó-reos, como no caso de Bharata Maharaja, tal solidariedade ou compaixão é a causa da queda da pessoa. No que diz respeito ao corpo material, não podemos fazer nada por ninguém. No entanto, pela graça de Krishna, podemos elevar uma pessoa à consciên-cia espiritual se nós mesmos seguirmos as regras e re-gulações. Se abandonamos nossas próprias atividades espirituais e simplesmente nos tornamos preocupados com os confortos corpóreos dos outros, cairemos em um posição perigosa.

Srimad-Bhagavatam 3.5.11 (significado): Qualquer um que entenda erroneamente que este corpo perecível é o eu e que trabalhe por ele em nome da sociologia, política, filantropia, altruísmo, nacio-nalismo ou internacionalis-mo, sob a falsa alegação da concepção corpórea de vida, certamente é um tolo e não conhece as implicações da realidade e da não-realida-de... A não ser que as pessoas se atraiam por Krishna-katha, elas jamais serão liberadas das amarras da existência material. Krishna-katha é o único remédio para todas as pessoas do mundo porque

Page 5: 68. Cs Brasil Janeiro 2015

Carta de Sankirtana - Janeiro - Néctar da Distribuição de Livros 5

pode situar a pessoa em cons-ciência pura do eu e liberar a pessoa do cativeiro material. Pregar Krishna-katha por todo o mundo, conforme recomen-dado pelo Senhor Caitanya, é a melhor atividade missio-nária e todos os homens e mulheres sensatos do mundo podem se juntar a este gran-de movimento iniciado pelo Senhor Caitanya.

De modo a mudar esta sociedade materialista e impe-dir as pessoas de deslizarem para o inferno, a primeira coisa a fazer é educá-las. Todas as pessoas decentes querem fazer serviço à humanidade, mas o único problema é que elas não têm informações sobre o que, de fato, é tal serviço. Hospitais, alimentar os pobres, Cruz Vermelha – estes são serviços apenas para o corpo, não para a pessoa. Serviço à humanidade significa jñana. Por dar conheci-mento às pessoas, jñana, pres-tamos o mais elevado serviço à humanidade. Então, estamos executando o verdadeiro trabal-ho beneficente para a sociedade, informando a todos através de nossa literatura, quem é Deus, quem as pessoas são e qual é a relação existente. Desta forma, todos que escutam esta men-sagem têm a oportunidade de cumprir com sua posição atual como entidade humana e se li-berar das garras de maya. Então, você pode entender isto dis-seminando nossa propaganda da consciência de Krishna em todo e qualquer lugar, venden-do livros, fazendo publicidade nos jornais e televisões – há tantas maneiras de propagar informação consciente de Krishna – utilizar nossa energia desta maneira, para dar acesso a todos à Verdade Absoluta, é o verdadeiro entendimento de serviço à humanidade.

(9 de Janeiro de 1973, carta para Ramesvara)

“Torne afortunados todos os desafortunados “

Devoto: Prabhupada, an-tes deste movimento vir aqui, estávamos presos em atividades pecaminosas. Como fomos tão afortunados de conseguirmos as bênçãos deste grande movimen-to Hare Krishna?

Srila Prabhupada: É a miseri-córdia de Krishna. Caitanya Mahaprabhu queria lhe dar consciência de Krishna. Tome proveito disto. Caitanya Mahaprabhu é bondoso com todos. Ele não discri-mina que este culto deve ser propagado apenas na Índia ou entre hindus ou entre brahmanas. Não. Ele queria propagar este movimento a todos os seres vivos. Não importa. Prthivite ache yata nagaradi. Esta é a missão de Caitanya Mahaprabhu. Então, agora Ele veio. Se quiser, aceite a ordem de Caitanya Mahaprabhu: “Simplesmente cante Hare Krishna”. Isto é suficiente. Mas se quiser sa-ber mais, através de filosofia, através de ciência, já temos trinta ou cinquenta livros. Leia-os.

Tudo está lá. Quer aceite diretamente, quer queira aceitar através da ciência, através da filosofia, através do conheci-mento, há livros. De ambas as maneiras, Caitanya Mahaprabhu está pronto a lhe ajudar. Agora, aproveite. E estamos felizes que esteja aproveitando... Quanto mais cedo aproveitar, melhor.

(2 de Março de 1975, conversa)

Pela misericórida do Senhor Caitanya, o desafortunado se tornou o mais afortunado. Tal boa fortuna foi trazida por Srila Prabhupada e seu movimento. Portanto, Srila Prabhupada disse

que os devotos, por sua vez, em sinal de gratidão e responsabili-dade, deviam tornar o resto da humanidade afortunada.

Este é o nosso dever: tornar afortunadas todas estas criatu-ras desafortunadas. Esta é nossa missão. Portanto, vamos à rua e cantamos. Embora alguém diga, “Não pode”, seguimos cantan-do. Esta é nossa missão. E, de uma forma ou de outra, empu-rramos alguma literatura em suas mãos. Ele está se tornando afortunado. Ele teria estraga-do seu dinheiro duramente conquistado de tantos jeitos nojentos, pecaminosos e, se ele compra um livro – não importa qual seja o preço – seu dinheiro é utilizado apropriadamente. O início da consciência de Krishna está lá. Porque ele está dan-do um pouco de seu dinheiro arduamente conquistado para este movimento da consciên-cia de Krishna, ele está tendo algum ganho espiritual. Ele não está perdendo. Ele está tendo um lucro espiritual. Portanto, nossa missão é, de um modo ou de outro, levar a todos ao movimento para a consciência de Krishna.

(22 de Abril de 1973, palestra)

Estamos tornando-os afor-tunados. Estamos lhes dando serviço, para que se tornem afortunados. Estamos dando nosso sangue, galões de san-gue, para torná-los afortunados. Este é o sacrifício do devoto. Suponha que você seja pobre e um homem rico venha e diga, “Oh, tudo bem, tome um milhão de dólares”. Você se torna rico imediatamente. Então, é pelo sacrifício dos devotos que eles estão se tornando afortunados.

(18 de Janeiro de 1974, caminhada matutina)

Page 6: 68. Cs Brasil Janeiro 2015

Carta de Sankirtana - Janeiro - Resultados de Sankirtana 6

Se a pessoa é realmente solidária para com os caídos, com a humanidade sofredora,

ela deve tentar elevar as pessoas da consciência material à consciência espiritual.

(Srimad-Bhagavatam, 5.8.9)

Resultados de sankirtanaBrasil - Janeiro de 2015

temploTotal

Curitiba

Ecovila Vrajadhama

Nova Gokula

Recife

Florianópolis

Guarulhos

Fortaleza

CUR

EVD

NG

REC

FLP

GRL

FOR

uF

3.066

1.559

1.963

2.098

206

140

17

livros Pontos

2504,20

1040,70

854,75

774,65

51,50

35,00

8,00

Total 378 4.774 615 2.834 448 9.049 5.268,80

Livros

2

12

0

364

0

0

0

Revi

970

560

1543

1.345

206

140

10

Peq

307

237

68

0

0

0

3

Méd

1.466

719

269

376

0

0

4

Grd

321

31

83

13

0

0

0

Maha

Page 7: 68. Cs Brasil Janeiro 2015

individual

uF

Livros

Revi Peq Méd Grd Maha

Total

livros Pontos

Tungavidya Prema devi dasi

Krishna Gopal das

Vithaldeva das

Lilesvara Gouranga das

Vrindavana das

Bk. Estevan

Prema Sindhu das

Visnupriya devi dasi

Vira Nitai Kripa das

Krishna-dvaipayana Vyasa das

Rama Putra das

Bk. Milton

Bn. Letícia

Vaisnavi Vrinda devi dasi

Sita Thakurani devi dasi

Bk. Miguel

Nitai Ulas das

Yasoda Yasha devi dasi

Yasoda Mayi devi dasi

Sadhu Syam das

Recepção

Hara Kanta das

10º

11º

12º

13º

14º

15º

16º

17º

18º

19º

20º

21º

22º

CUR

EVD

NG

CUR

REC

CUR

EVD

REC

CUR

REC

NG

CUR

CUR

CUR

EVD

CUR

CUR

NG

NG

FLP

NG

CUR

2

12

0

0

306

0

0

0

0

58

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

138

295

680

248

511

23

205

381

41

453

195

104

59

16

60

22

31

235

225

206

200

22

67

93

68

68

0

14

104

0

114

0

0

13

8

3

40

8

0

0

0

0

0

0

458

510

262

354

146

195

175

152

112

78

0

64

53

61

34

53

37

0

0

0

0

26

146

15

42

36

2

50

11

4

38

7

37

6

5

7

5

5

9

0

0

0

0

7

811

925

1052

706

965

282

495

537

305

596

232

187

125

87

139

88

77

235

225

206

200

55

818,20

661,45

550,00

522,00

308,35

307,75

300,25

255,25

255,25

211,05

122,75

108,50

81,75

80,50

79,00

72,50

62,75

58,75

56,25

51,50

50,00

45,50

Carta de Sankirtana - Janeiro - Resultados de Sankirtana 7

Page 8: 68. Cs Brasil Janeiro 2015

Grupo

Recepção1º NG

uF

Livros

0

Revi

200

Peq

0

Méd

0

Grd

0

Maha

Total

200

livros Pontos

50,00

Correção dos resultados de Recife do mês de dezembro:

uF

Livros

Revi Peq Méd Grd Maha

Total

livros Pontos

Vrindavana das REC 66 0 0 740 23 829 792,60

Recife REC 202 159 16 2.474 120 2.971 2781,95

Envie-nos seu resultado de distribuição, passatempos, histórias e realizações!

Escreva para o endereço:[email protected]

Lembre-se das datas limites para envio: de resultados até o dia 5 do mês seguinte; Passatempos, histórias e realizações até o último dia do mês.

JÁ ENVIOU SEUS RESULTADOS DE SANKIRTANA ?

Sankirtan

Yajña

ki jay!

Phalguna Nimai das

Ekacakra Pran das

Abhiceta das

BK. Uesley

Bn. Rebeca

Sarvesvari devi dasi

Nava Vrinda devi dasi

BK. Victor

Bk. Renan

Bandhu Caitanya das

23º

24º

25º

26º

27º

28º

29º

30º

31º

32º

CUR

CUR

GRL

CUR

CUR

NG

FOR

FOR

CUR

NG

0

0

0

0

0

0

0

0

0

0

138

61

140

18

47

6

7

3

2

2

2

6

0

0

4

0

2

1

0

0

4

17

0

17

14

7

3

1

1

0

2

3

0

6

1

4

0

0

0

0

146

87

140

41

66

17

12

5

3

2

43,50

41,25

35,00

33,50

29,75

16,50

5,75

2,25

1,50

0,50

Page 9: 68. Cs Brasil Janeiro 2015

Resultados de sankirtanaMundiais - dezembro de 2014

Carta de Sankirtana - Janeiro - Resultados de Sankirtana 9

Durante o mês de Dezembro de 2014, 215 templos do mundo reporta-ram os seguintes resultados:

Livros Maha-grandesLivros GrandesLivros Médios

Livros PequenosRevistas

Assinaturas da BTGColeções

1.971.700181,481227,966817,39577,047,6427,613

livros distribuídos no Mundo

Este MêsEste Ano

Desde 1.965

{3.321.434}{8.913.251}

{512.401.198}

Comparado a 2013

os 10 primeiros países desde Janeiro a dezembro de 2014

10º

Índia

Rússia

E.U.A

Reino Unido

Itália

Brasil

Alemanha/Austria

Ucrânia

México

Austrália

Pontos

5.963.837,70

890.051,20

747.698,25

175.634,50

149.118,30

118.759,45

90.152,10

89.432,50

78.072,00

59.098,70

+ 26%

+ 5%

+ 19%

+ 90%

+ 47%

+ 33%

0%

- 7%

- 12%

- 18%

PontosPaís

1º2º3º4º5º6º 7º8º9º10º11º12º13º14º15º16º17º18º19º20º

ÍndiaRússiaE.U.AReino UnidoUcrâniaQuêniaBrasilItáliaMéxicoAlemanha/ÁustriaCanadáÁfrica do SulBielorrússiaCazaquistãoAustrália IrlandaNova ZelândiaMaurícioHungriaLituânia

3.403.399,85425.008,70145.617,70108.389,0052.897,2537.967,0032.365,9531.968,6030.648,7525.847,0020.909,9020.048,9016.856,0013.412,5012.279,8010.226,509.436,907.520,006.727,756.244,50

os 20 Primeiros Países acumulado anual

País

Page 10: 68. Cs Brasil Janeiro 2015

Carta de Sankirtana - Janeiro - Passatempos de Sankirtana 10

Passatempos de

Sankirtana

Um encontro muito esperadoFoi um fim de semana incrível.

Fomos para a cidade de León, e estivemos distribuindo livros no sinal. Na segunda-feira, bem cedo de manhã, Bhakta Daniel e eu fomos para a Universidade Tecnológica. Embora fosse a sema-na de provas, os professores foram muito favoráveis e nos deixaram entrar nas aulas, e dessa forma nossas mochilas começaram a esvaziar.

Umas horas depois, quando saímos de uma das aulas, passa-mos pela frente do escritório de um professor, e nossas miradas se encontraram. Ele deixou de fazer o que estava fazendo e começou a seguir a gente. Preocupados, co-meçamos a descer rápidamente as escadas, mas já era tarde de mais... Ele chegou até a gente, e juntando as mãos e abaixando a cabeça, dis-se: “Haribol!”. Lhe perguntamos se conhecia o movimento Hare Krishna, e ele, rindo, disse: “Não é difícil reconhecé-los”. Ficamos um pouco surpresos, pois não estáva-mos vestidos com roupas devo-cionais, e nossas sikhas estavam escondidas embaixo dos bonês.

Lhe mostramos os livros e ele disse que tinha todos. Porém, quando lhe mostramos o Bhagavad-gita pocket, ele ficou

muito emocionado e pediu para visitá-lo mais tarde no escritório dele, para poder comprá-lo. Um tempo depois, fomos até lá e ele nos mostrou todos os livros de Srila Prabhupada que tinha, muito belamente arrumados na pratelei-ra. Nos contou que tinha conhe-cido os devotos há 35 anos, numa viajem que fez para o Arizona. Um sankirtaneiro entrou no ônibus onde viajava e lhe distribuiu um livro. Ele disse que os livros chega-ram no momento perfeito, pois ele estava passando por momentos muito difíceis na vida. Na volta da viagem, ele escolheu uma rota mais longa para tentar encontrar o sankirtaneiro novamente, mas este não apareceu.

Durante os próximos anos, teve outros encontros com vaishnavas, e sempre que os via sentia muita in-veja, pois os via felizes e cantando. Ele continuou lendo os livros de Srila Prabhupada e quis ir morar em um templo, mas seu casamen-to estava próximo e tinha uma profissão que atender. Os anos se passaram e ele continuou trabal-hando e lendo esporadicamente os livros de Srila Prabhupada, mas não viu mais os devotos. Até que um dia visitou a fazenda Hare Krishna em Tulancingo, e seu

interesse surgiu novamente. Ele começou a pregar para seus estu-dantes, e no computador dele tin-ha uma imagem de Nrisimhadeva. Quando algum aluno lhe pergun-tava pelo significado da imagem, ele explicava que Nrisimhadeva era “Aquele que dava uma surra nos malandros”.

O professor ficou com o Bhagavad-gita pocket e trocamos nossos datos. Ele disse que seu livro favorito era Ensinamentos do Senhor Caitanya, mas que nunca tinha conseguido ler mais que a introdução, pois achava o livro muito intenso. Nos despedimos e continuamos nosso trabalho na Universidade, renovados depois deste encontro.

Esta é a misericórdia de Srila Prabhupada: embora não po-suamos nenhuma qualidade e sejamos um oceano de falhas, Ele nos utiliza para servir a Krishna e nos outorga momentos muito especiais que podem ajudar a contectarnos com nosso mestre espiritual e Krishna na hora da morte. Sankirtana ki jay!

Seus servos,Bhakta Daniel

y Lilananda das México

Page 11: 68. Cs Brasil Janeiro 2015

Carta de Sankirtana: O que é sankirtana? Como se relaciona à distribuição de livros?

Bhakta Martín: Sankirtana acontece quando todos estão co-nectados glorificando, descreven-do ou cantando para Deus (por isso, a religião ou o yoga são mé-todos para se unir com Deus en um plano espiritual). Eu distribuo livros sozinho, e sempre acabo en-contrando almas favoráveis, que Krishna misericordiosamente me envia para que eu possa realizar este sagrado serviço. Porém, os gurus aconselham sair vários sankirtaneiros juntos, assim como os testemunhas de Jehová.

Carta de Sankirtana: Qual a importáncia da distribuição de livros no nosso movimento?

Bhakta Martín: Se consegui-mos compreender que a huma-nidade está muito degradada, e muito confundida mentalmente devido à informação materia-lista e os diversos apegos, então saberemos que a única coisa que pode ajudá-la é o conhecimento completo que se encontra nos livros de Srila Prabhupada. E se a pessoa não pode ler os livros, pelo menos deveria tomar prasa-da, ou escutar os santos nome e cantá-los.

Por outro lado, este serviço pu-rifica e abençoa ao sankirtaneiro, pois ele quis compartilhar estes ensinamentos.

Carta de Sankirtana: Quando co-meçou a ocupar-se neste serviço? O que lhe inspira a realizá-lo?

Bhakta Martín: Pessoalmente, tenho comprovado que estudar e distribuir estes livros é com-pletamente satisfatório, a melhor forma de viver.

Carta de Sankirtana: Poderia contar-nos uma história especial que tenha acontecido enquanto fazia sankirtana?

Bhakta Martín: Eu conheci minha noiva no templo, e depois de um tempo lhe pedi que saísse com livros às ruas para poder saboreiar a misericórdia deste ser-viço. Ela decidiu sair e foi muito bem sucedida, e me contou que sentia que Paramatma lhe guiava até as pessoas. Ela nunca morou no templo e apenas tinha lido alguns livros pequenos de Srila Prabhupada e ouvido algumas

Carta de Sankirtana - Janeiro - Entrevista 11

EntrEviSta

Bhakta Martín natural de Buenos Aires (Argentina),

distribui livros há 18 anos.

Page 12: 68. Cs Brasil Janeiro 2015

Carta de Sankirtana - Janeiro - Entrevista 12

aulas, mas já pregava como se estivesse practicando há muito tempo a consciência de Krishna. Sempre me contava milagres que vivia durante o sankirtana.

Eu tenho vivido muitas histórias incríveis durante o sankirtana. Depois de morar no templo durante 4 anos, um dia, enganado pela energia ilusória de maya, decidi que não ia ler mais os dois cantos do Srimad-Bhagavatam que tinha comi-go, pois achava que eram muito elevados para mim. Então sai na minha bicicleta para tentar vendê-los. No primeiro bairro que entrei, começei a ir casa por casa. Eu pensei: “Quem vai querer comprar estes livros tão estranhos? Eu não posso vendê-los aos devotos, pois irão descobrir que estou em maya”. Porém, na primeira casa que visitei, a senhora que me aten-deu ficou muito interessada, e me deu uma doação muito grande pelos livros. Rapidamente pude ver que Krishna estava por trás desta situação. Mas o mais incrível aconteceu um tempo depois: ninguém sabia onde eu morava, e um dia, um devoto que infelizmente estava se en-volvendo com drogas, chamou na minha porta. Ele estava tentando vender dois cantos do Srimad-Bhagavatam, exata-mente os dois seguintes dos que eu tinha vendido um tempo atrás, e que eu ainda não tinha lido.

Carta de Sankirtana: O que mais gosta deste serviço? Como é um dia perfeito em sankirtana para você?

Bhakta Martín: O que mais gosto, por exemplo, é quando vejo uma pessoa no trem lendo um livro de Prabhupada. Uma vez, um vizinho me mostrou um Upadesamrita que carregava com ele na bolsa, e que eu tinha dado a ele. Gosto que as pessoas se aproximem para pedir livros, pois não é uma coisa muito co-mum, e adoro quando ficam com os livros grandes. E outra coisa que gosto muito é quando visito uma loja pela terceira ou quarta vez, e eles levam livros de novo. É tão legal!

Carta de Sankirtana: O que aconselharia a uma pessoa que quer dedicar-se a distri-buir livros?

Bhakta Martín: Meu conselho é que antes de sair, leia um livro de Srila Prabhupada, cantem as voltas de japa, ou realize um pouco de kirtana, e que entenda que na verdade, quem está distribuíndo os livros é Krishna. Krishna sempre tem um plano para todos, embora as pessoas falem sim ou não. Eu acho que este serviço deve ser realizado com amor e desapego, fazendo o melhor possível.