5 aula cap 2 1

7
Prezados/as estudantes, Este guia de leitura é uma adaptação das seguintes obras: Bhagavad Gita - Uma visão simples e concisa de Sutapa das, baseada no Bhagavad Gita Como Ele É de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada e no livro “Surrender unto Me” de Bhurijana das, produzido pela Bhaktivedanta Manor em 2011. Trata-se de um mapa de palavras-chave para compreender cada capítulo deste colóquio transcendental. Curso Bhakti Sastri – Seminário Hare Krishna de GUIA DE LEITURA - CAPÍTULO.2 Resumo do conteúdo do Gita

description

religião oriental

Transcript of 5 aula cap 2 1

Page 1: 5 aula cap 2 1

Prezados/as estudantes,

Este guia de leitura é uma adaptação das seguintes obras:

•Bhagavad Gita - Uma visão simples e concisa de Sutapa das, baseada no Bhagavad Gita Como Ele É de A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada e no livro “Surrender unto Me” de Bhurijana das, produzido pela Bhaktivedanta Manor em 2011. Trata-se de um mapa de palavras-chave para compreender cada capítulo deste colóquio transcendental.

•Curso Bhakti Sastri – Seminário Hare Krishna de Filosofia e Teologia, Campina Grande- PB, 2012. (Apostilas).

GUIA DE LEITURA - CAPÍTULO.2Resumo do conteúdo do Gita

Page 2: 5 aula cap 2 1

GUIA DE LEITURA - CAPÍTULO.2Resumo do conteúdo do Gita

•Faça suas anotações destacando diferentes assuntos.

•Leia os versos do Capítulo 2 com seus significados. Inicialmente, não se preocupe com a pronúncia das palavras em sânscrito.

•Anote suas dúvidas.

•Existem muitas analogias ao longo da obra, anote-as segunda as seções temáticas nas quais se encontram.

Obs: É com muito esforço que desenvolvemos este material didático, logo pedimos que se utilizá-los em assuntos acadêmicos, escolares, entre outros, favor citar a fonte.

Page 3: 5 aula cap 2 1

Resumo do Capítulo 2

O segundo capítulo do Bhagavad-Gita é um resumo de todo o conteúdo da obra. Confuso quanto ao seu verdadeiro eu, Arjuna torna-se discípulo de Krishna. Assumindo a posição de guru, Krishna apresenta a distinção fundamental entre o corpo material e a alma espiritual (sankhya). O Divino Mestre explica o processo de transmigração da alma, a ação desinteressada na plataforma do conhecimento transcendental e as características de uma pessoa autorrealizada. Encontramos ainda um vislumbre de bhakti-yoga.

Page 4: 5 aula cap 2 1

Capítulo 2

Guru (v.1-10) Determinado a não lutar, mas, simultaneamente, perplexo e confuso, Arjuna se aproxima de Krishna em busca de orientação espiritual para mitigar sua condição de sofrimento. Por meio da atitude de humildade e rendição de Arjuna aprendemos uma condição fundamental na prática da espiritualidade: aproximar-se de um guru que vem de uma tradição autêntica de professores peritos na ciência espiritual e que dá o exemplo pessoal de seus ensinamentos. A maioria das coisas na vida necessita de orientação e instrução no âmbito de um professor qualificado, e na disciplina espiritual não é diferente.

Page 5: 5 aula cap 2 1

Capítulo 2Identidade (v. 11-30) Krishna ensina Arjuna a compreensão fundamental da vida espiritual, a qual diz que assim como o motorista opera um veículo, similarmente, o verdadeiro eu, a alma espiritual, está utilizando este corpo. Apesar de viver dentro do corpo, nós somos diferentes dele, apenas estamos operado-o temporariamente para realizar nossas atividades, satisfazer nossos desejos e interagir com o mundo ao nosso redor. Até que saibamos nossa verdadeira identidade como almas espirituais eternas, teremos que nos submeter ao processo de transmigração, aceitar corpos materiais temporários, bem como os sofrimentos e angústias da vida neste mundo material. Esta é a primeira lição que o guru apresenta – o conhecimento de quem realmente somos. Embora possa parecer elementar, tal sabedoria raramente é compreendida e verdadeiramente realizada.

Page 6: 5 aula cap 2 1

O capítulo 2Dois Deveres (v. 31-53 )Pode-se então perguntar como tal conhecimento afeta praticamente a nossa vida cotidiana no mundo "real". Krishna aborda esta questão com o delineamento dos dois deveres da alma espiritual. A palavra Dharma é traduzida neste capítulo como "dever", mas num sentido mais profundo refere-se àquilo que é inerente a algo, suas características intrínsecas ou qualidades que não podem ser evitadas, negligenciados ou negadas sob qualquer circunstância. Em primeiro lugar, a alma tem um Sanatana-dharma, um dever espiritual eterno, que dispõe de um relacionamento com Deus, a natureza e todas as almas espirituais. Em segundo lugar, a alma se estabelece no varnasrama-dharma, nos deveres materiais, que consistem nas responsabilidades para com a família, amigos e a sociedade. Muitas pessoas negligenciam o seu Sanatana-dharma, tornando-se muito preocupadas com o seu varnasrama-dharma. No outro extremo, os indivíduos podem rejeitar prematuramente varnasrama-dharma e falsamente tentar absorver-se em Sanatana-dharma. O caminho mais progressista é ser totalmente alerta para ambos os deveres, ou seja, levar uma vida material e espiritual de maneira feliz e equilibrada.

Page 7: 5 aula cap 2 1

O capítulo 2Autorrealização (v.54-72)Qual é o resultado de alguém que realiza tais tarefas com determinação e entusiasmo? Ele se torna autorrealizado - uma alma que encontra prazer em si mesma, auto-satisfeita espiritualmente, e em plena consciência divina. Krishna explica como uma pessoa autorrealizada não é afetada por felicidade ou sofrimento, ganho ou perda, honra ou desonra. Situado em consciência de Krishna, transcendendo as dualidades deste mundo, tal espiritualista se livra de qualidades tais como o medo, o apego e a ira, e permanece absorvido no prazer da consciência de Deus.