31/01/2015 - Saúde - Edição 3.100

4
Bento Gonçalves :: Sábado :: 31 de janeiro de 2015 FOTOS REPRODUÇÃO Livre-se desse doce vício Podendo causar a obesidade principalmente em crianças, o vício que o chocolate causa é apenas psicológico Página 2 Correndo do sedentarismo Página 4 Abandonar os costumes sedentários é um dos principais dentre os inúmeros benefícios da corrida

description

31/01/2015 - Saúde - Edição 3.100 - Bento Gonçalves/RS

Transcript of 31/01/2015 - Saúde - Edição 3.100

Page 1: 31/01/2015 - Saúde - Edição 3.100

Bento Gonçalves :: Sábado :: 31 de janeiro de 2015

FOTOS REPRO

DUÇÃO

Livre-se desse doce vícioPodendo causar a obesidade principalmente em crianças, o vício que o chocolate causa é apenas psicológico

Página 2

Correndo do sedentarismo

Página 4

Abandonar os costumes sedentários é um dos principais dentre os inúmeros benefícios da corrida

Page 2: 31/01/2015 - Saúde - Edição 3.100

2 Sábado | 31 de janeiro de 2015

Dependência de chocolate é psicológica

Feniletilamina. É esse nome complicado que faz com que uma pes-

soa abra um bombom atrás do outro e, quando é impe-dido de comer chocolate até espanta os amigos por causa do mau humor. Essa substân-cia, presente no cacau, é um precursor da serotonina, que causa bem-estar, excitação e euforia. Para quem acos-tumou com ela, é um incô-modo ficar sem chocolate.

E é apenas um incômodo, já que o vício em cacau não é como aquele em drogas ou álcool. Não há abstinência química, apenas psicológica. Mas, se isso está prejudican-do quem é chocólatra, “a pessoa pode fazer terapia”.

Neurologistas explicam que a preocupação deles com o cacau são as calorias, que podem levar ao aumen-to do peso. Logo, a modera-ção seria o melhor conselho. Quem deseja parar de con-sumir chocolate em excesso pode procurar um psicólogo e passar por uma terapia.

REPRODUÇÃO

Fonte: saude.ig.com.br

A compulsão por doces apresenta risco de obesidade, e pode ser facilmente tratada

Para aqueles que desejam diminuir o consumo de cho-colate, mas ficam receosos com a falta da serotonina no corpo, há alguns alimentos que também ajudam a man-ter o sorriso sempre aberto, como a banana, ovo, espi-

nafre, pimenta, alface, lei-te, laranja, entre outros. Lembrando que o efeito em questão é a produção de seratonina, não sendo com-paradas com o doce propria-mente dito, que está pre-sente no chocolate.

Tudo que é consumido com moderação não é peca-do. Então a dica é sempre consumir o chocolate com cautela, e ir diminuindo cada vez mais as porções do doce. Substituí-lo por frutas também é uma boa e saudá-vel opção, uma vez que as frutas trazem inúmeros be-nefícios à saúde humana.

Page 3: 31/01/2015 - Saúde - Edição 3.100

3Sábado | 31 de janeiro de 2015

Alimentação para os meses de calor

Receitas leves são importantes para manter a hidratração do corpo durante o verão

REPRODUÇÃO

Nesse período de calor não podemos descuidar da alimentação e da hi-

dratação, fontes essenciais para mantermos a mente e o corpo saudáveis.

No verão o organismo pede um consumo maior de líquidos para compensar as perdas, tor-nando necessário fazer algu-mas adaptações alimentares. Ao longo do dia, a ingestão de líquidos deve ser frequente. O ideal é não esperar sentir sede, pois esse já é um sinal de de-sidratação. As melhores fontes de hidratação são a água, os sucos naturais de frutas, leg-umes e verduras, os chás, a água de coco, os sucos verdes (feitos de frutas e folhas). Es-sas são fontes de sais minerais, como sódio e potássio, de fácil digestão e que normalmente são perdidos pelo suor.

Nessa época do ano necessi-tamos de uma alimentação leve e com fácil digestão. Uma boa dica é optar pela combinação de sucos e saladas que evitam o mal estar após as refeições em dias muito quentes, corrigem certas necessidades orgânicas de quem não tem tempo de se alimentar com calma e ainda repõem a perda de água e sais minerais. As principais fru-tas para o verão são: abacaxi, melão, melancia. Picolés de marcas confiáveis também são boas opções. A sugestão é inger-ir o líquido logo após o preparo e evitar coar, também no lugar do açúcar escolher um adoçante natural como, stévia ou mesmo o mel, em pequena quantidade.

Enquanto alguns alimentos devem ser acrescentados no

nosso dia a dia de verão, outros devem ser evitados. Os mais gordurosos como carnes gor-das, queijos gordurosos, mol-hos à base de creme de leite e maionese dificultam a digestão podendo causar desconforto e mal estar. Bebidas alcoólicas também devem ficar de fora, junto com o excesso de café e mate – tudo isso faz com que haja uma perda de água ainda maior pelo corpo.

As saladas e os sucos ainda são uma combinação perfeita para a pele (salada de ama-ranto com legumes e suco de morango com uva); para a ce-lulite (salada de quinoa com tomate cereja e manjericão e suco de abacaxi com hortelã e lima da pérsia); para o sono (salada de lentilha temperada com legumes e suco de maçã com alface e aipo) e para o bronzeado (salada de arroz negro com cenoura, milho e alho-poró e suco de couve com laranja, cenoura e mamão). Com isso, podemos conciliar saúde, estética e sabor.

A nutrição adequada e

qualidade de vida caminham juntas. A alimentação cor-reta, saudável, equilibrada e com suficiente aporte de cal-orias e nutrientes é essencial para se ter bem estar e vitali-dade. Boa alimentação asso-ciada com hábitos saudáveis, como a prática de atividade física, são fatores essenciais na promoção da saúde e pre-venção de doenças.

Frozen de melancia

• 1 pedaço de melancia,• 400 g de iogurte desnatado • 1 limão siciliano

Descasque e corte a mel-ancia em cubos sem se-mentes. Coloque os cubos de melancia em um saco plásti-co e leve ao congelador com os potes de iogurte desnata-do. Retire do congelador al-guns minutos antes de servir, bata a melancia junto com o iogurte no liquidificador ou mixer. Se preferir acrescente adoçante. Sirva bem gelado. Polvilhe raspas de limão.

Artigo | Estética

Catiane De Carli

Nutricionista CRN2:8139P

Visualittè Clínica Médica 3055-4405

Page 4: 31/01/2015 - Saúde - Edição 3.100

Comece a correr e fuja do sedentarismo

Tome mais água

Protege o coração: pessoas que bebem mais de cinco copos, o que equivale em média a dois litros de água diariamente, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração.

Ajuda a emagrecer: por aumentar a atividade no sistema nervoso, e assim elevar o nível de energia gasto, o hábito de beber água constantemente também promove a perda de peso.

Limpa o organismo: quando não nos hidratamos corretamente, substâncias tóxicas e prejudiciais ficam retidas no organismo, abrindo o caminho para o aparecimento de algumas doenças.

Fonte: imulher.com

Indicada pelos médicos, a corrida beneficia e alivia o corpo e a mente

REPRODUÇÃO

4 Sábado | 31 de janeiro de 2015

A corrida é um dos exercí-cios mais interessantes para quem deseja per-

der peso e modelar o corpo. Isso, pois além de torrar calo-rias, a atividade ainda traba-lha todo o corpo. Veja algumas dicas para começar a correr e mande embora as gordurinhas.

Consulte um médico

Antes de iniciar qualquer atividade física, especialmen-te a corrida, que é de alto im-pacto e exige muito trabalho do sistema cardiorrespirató-rio, consulte um médico. Du-rante o check-up, ele indicará qual a melhor forma de aban-donar o sedentarismo.

Escolha os trajes

Tão importante quanto a própria corrida, é a escolha das roupas. As peças devem garantir a mobilidade e per-mitir que a pele transpire. Além disso, um bom tênis evita problemas nas articu-lações e deixa o exercício mais confortável.

Música

A trilha sonora também é im-portante. Investir em músicas animadas garante uma ativida-de mais prazerosa e ritmada.

Rotina

A melhor maneira de adqui-rir um hábito é inseri-lo na ro-

tina. Por isso, separe um mo-mento possível para que possa praticar e, assim, evite des-culpas para burlar a ginástica.

Desenvolvimento gradual

Não adianta começar a correr e no primeiro dia ten-tar correr uma maratona. É

preciso ir aos poucos para que o corpo acostume com o ritmo. Prefira iniciar com caminhadas rápidas alterna-das com marchas. Aos pou-cos, insira minutos de cor-rida até que consiga manter a alta velocidade por todo o tempo desejado.