29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

136
Segurança para Movimentação de Cargas ESCOLA TÉCNICA ATENEW Segurança para Movimentação de Cargas

description

Elevação e Movimentação de cargas

Transcript of 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Page 1: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Segurança para Movimentaçãode Cargas

ESCOLA TÉCNICA ATENEWSegurança para Movimentação de Cargas

Page 2: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Apresentação

A dinâmica social dos tempos de globalização exige dos profissionais atualização constante. Mesmo as áreas tecnológicas de ponta ficam obsoletas em ciclos cada vez mais curtos, trazendo desafios renovados a cada dia, e tendo como consequência para a educação a necessidade de encontrar novas e rápidas respostas.

Nesse cenário, impõe-se a educação continuada, exigindo que os profissionais busquem atualização constante durante toda a sua vida - e os docentes e alunos da Escola Técnica ATENEW incluem-se nessas novas demandas sociais.

É preciso, pois, promover, tanto para os docentes como para os alunos da educação profissional, as condições que propiciem o desenvolvimento de novas formas de ensinar e aprender, favorecendo o trabalho de equipe, a pesquisa, a iniciativa e a criatividade, entre outros aspectos, ampliando suas possibilidades de atuar com autonomia, de forma competente.

Seguindo essa linha de pensamento, a Escola Técnica ATENEW organizou o Curso Noções Básicas de Segurança para Movimentação de Cargas, destinado aos profissionais que desejam realizar suas tarefas de forma mais segura, responsável e, por conseguinte, com maior competência.

Para realizar o Curso, você terá à sua disposição, além de professores especializados em Noções Básicas de Segurança, este material didático, que tem a função de orientar sua aprendizagem, ou seja, ser um guia para os estudos.

Portanto, a leitura atenta desse conteúdo vai ser bastante útil para que você possa participar, com mais facilidade, das discussões em sala de aula e, também, organizar os conhecimentos adquiridos.

Finalmente, manifestamos nosso desejo para que tenha êxito em seus estudos e sucesso profissional.

ESCOLA TÉCNICA ATENEWSegurança para Movimentação de Cargas

Page 3: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Uma palavra inicial

Meio ambiente...

Saúde e segurança no trabalho...

O que é que nós temos a ver com isso?

Antes de iniciarmos o estudo deste material, há dois pontos que merecem destaque: a relação entre o processo produtivo e o meio ambiente; e a questão da saúde e segurança no trabalho.

As indústrias e os negócios são a base da economia moderna. Não só produzem os bens e serviços necessários, como também dão acesso a emprego e renda. Mas, para atender a essas necessidades, precisam usar recursos e matérias-primas. Os impactos no meio ambiente muito frequentemente decorrem do tipo de indústria existente no local, do que ela produz e, principalmente, de como produz.

É preciso entender que todas as atividades humanas transformam o ambiente. Estamos sempre retirando materiais da natureza, transformando-os e depois jogando o que "sobra" de volta ao ambiente natural. Ao retirar do meio ambiente os materiais necessários para produzir bens, altera-se o equilíbrio dos ecossistemas e arrisca-se ao esgotamento de diversos recursos naturais que não são renováveis ou. quando o são, têm sua renovação prejudicada pela velocidade da extração, superior à capacidade da natureza para se recompor. É necessário fazer planos de curto e longo prazo, para diminuir os impactos que o processo produtivo causa na natureza. Além disso, as indústrias precisam se preocupar com a recomposição da paisagem e ter em mente a saúde dos seus trabalhadores e da população que vive ao seu redor.

Com o crescimento da industrialização e a sua concentração em determinadas áreas, o problema da poluição aumentou e se intensificou. Em relação ao ar e à água, a questão é bastante complexa, pois as emissões poluentes se espalham de um ponto fixo para uma grande região, dependendo dos ventos, do curso da água e das demais condições ambientais, tornando difícil localizar, com precisão, a origem do problema. No entanto, é importante repetir que, ao depositarem no solo os resíduos, ao lançarem efluentes sem tratamento em rios, lagoas e demais corpos hídricos, as indústrias causam danos ao meio ambiente.

ESCOLA TÉCNICA ATENEWSegurança para Movimentação de Cargas

Page 4: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

O uso indiscriminado dos recursos naturais e a contínua acumulação de lixo mostram a falha básica de nosso sistema produtivo: ele opera em linha reta. Extraem-se as matérias-primas através de processos de produção desperdiçadores e que geram subprodutos tóxicos. Fabricam-se produtos de utilidade limitada que, finalmente, viram lixo, o qual se acumula nos aterros. Produzir, consumir e dispensar bens desta forma, obviamente, não é sustentável.

Enquanto os resíduos naturais (que não podem, propriamente, ser chamados de "lixo") são absorvidos e reaproveitados pela natureza, a maioria dos resíduos deixados pelas indústrias não tem aproveitamento para qualquer espécie de organismo vivo e, para alguns, pode até ser fatal. O meio ambiente pode absorver resíduos, redistribuí-los e transformá-los. Mas, da mesma forma que a Terra possui uma capacidade limitada de produzir recursos renováveis, sua capacidade de receber resíduos também é restrita, e a de receber resíduos tóxicos praticamente não existe.

Ganha força, atualmente, a ideia de que as empresas devem ter procedimentos éticos que considerem a preservação do ambiente como uma parte de sua missão. Isto quer dizer que se devem adotar práticas voltadas para tal preocupação, introduzindo processos que reduzam o uso de matérias-primas e energia, diminuam os resíduos e impeçam a poluição.

Cada indústria tem suas próprias características. Também se sabe que a conservação de recursos é importante. Deve haver crescente preocupação com a qualidade, durabilidade, possibilidade de conserto e vida útil dos produtos.

As empresas precisam não só continuar reduzindo a poluição, como também buscar novas formas de economizar energia, melhorar os efluentes, reduzir a poluição, o lixo e o uso de matérias-primas. Reciclar e conservar energia são atitudes essenciais no mundo contemporâneo.

É difícil ter uma visão única que seja útil para todas as empresas. Cada uma enfrenta desafios diferentes e pode beneficiar-se de sua própria visão de futuro. Ao olhar para o futuro, nós (o público, as empresas, as cidades e as nações) podemos decidir que alternativas são mais desejáveis e trabalhar com elas.

Entretanto, é verdade que tanto os indivíduos quanto as instituições só mudarão as suas práticas quando acreditarem que seu novo comportamento lhes trará benefícios — sejam estes financeiros, para sua reputação ou para sua segurança.

A mudança nos hábitos não é uma coisa que possa ser imposta. Deve ser uma escolha de pessoas bem informadas a favor de bens e serviços sustentáveis. A tarefa é criar condições que melhorem a capacidade de as pessoas escolherem, usarem e disporem de bens e serviços de forma sustentável.

Além dos impactos causados na natureza, diversos são os malefícios à saúde humana provocados pela poluição do ar, dos rios e mares, assim como são inerentes aos processos produtivos alguns riscos à saúde e segurança do trabalhador. Atualmente, acidente do trabalho é uma questão que preocupa os empregadores, empregados e governantes, e as consequências acabam afetando a todos.

De um lado, é necessário que os trabalhadores adotem um comportamento seguro no trabalho, usando os equipamentos de proteção individual e coletiva; de outro, cabe aos empregadores prover a empresa com esses equipamentos, orientar quanto ao seu uso, fiscalizar as condições da cadeia produtiva e a adequação dos equipamentos de proteção.

ESCOLA TÉCNICA ATENEWSegurança para Movimentação de Cargas

Page 5: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

A redução do número de acidentes só será possível à medida que cada um - trabalhador, patrão e governo - assuma, em todas as situações, atitudes preventivas, capazes de resguardar a segurança de todos.

Deve-se considerar, também, que cada indústria possui um sistema produtivo próprio, e, portanto, é necessário analisá-lo em sua especificidade, para determinar seu impacto sobre o meio ambiente, a saúde e os riscos que o sistema oferece à segurança dos trabalhadores, propondo alternativas que possam levar a melhores condições de vida para todos.

Da conscientização, partimos para a ação: cresce, cada vez mais, o número de países, empresas e indivíduos que, já estando conscientizados acerca desses fatos, vêm desenvolvendo ações que contribuem para proteger o meio ambiente e cuidar da nossa saúde. Mas isso ainda não é suficiente... faz-se necessário ampliar tais ações, e a educação é um valioso recurso que pode e deve ser usado em tal direção. Assim, iniciamos este material conversando com você sobre o meio ambiente, a saúde e a segurança no trabalho, lembrando que, no exercício profissional diário, você deve agir de forma harmoniosa com o ambiente, zelando também pela segurança e saúde de todos no trabalho.

Tente responder à pergunta que inicia este texto: Meio ambiente, saúde e a segurança no trabalho - o que é que eu tenho a ver com isso? Depois, é partir para a ação. Cada um de nós é responsável. Vamos fazer a nossa parte?

ESCOLA TÉCNICA ATENEWSegurança para Movimentação de Cargas

Page 6: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

ESCOLA TÉCNICA ATENEWSegurança para Movimentação de Cargas

Page 7: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

DefiniçãoÉ um aparelho com lança giratória e sistema de levantamento de carga, construído segundo o

princípio da gangorra.

Corretamente dimensionado, o guindaste executará a contento todo o serviço e, corretarnente operado, trará rapidez e segurança à operação.

Com manutenção preventiva em dia, o guindaste dificilmente falhará quando solicitado.

Tipos mais usuais

Guindaste sobre esteira com lança treliçada•Utilizado em serviços repetitivos, onde não é necessária a variação do comprimento de lança.

•Utilizado em locais de difícil acesso, com terreno irregular ou sem firmeza.

•De grande capacidade de carga, pode se locomover com a mesma.

•Não é aconselhado para serviços que necessitem de grandes deslocamentos, ou de deslocamentosconstantes.

•Recomendado para serviços de escavação, bate-estacas, trabalhos portuários e grandesmovimentações de carga em geral.

ESCOLA TÉCNICA ATENEWSegurança para Movimentação de Cargas

Page 8: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Fig. 1 - Guindaste sobre esteira com lança treliçada

Guindaste sobre caminhão com lança treliçada•O acionamento do guindaste é independente do caminhão.

•Utilizado em serviços repetitivos, onde não é necessária a variação do comprimento da lança.

•Devido à sua constituição sobre caminhão, pode vencer grandes deslocamentos na área de trabalho.

•Necessita de terreno firme e regular para que possa operar.

•De grande capacidade de carga, não pode se locomover com a mesma.

•Recomendado para serviços de montagem industrial e grandes obras de engenharia.

ESCOLA TÉCNICA ATENEWSegurança para Movimentação de Cargas

1.gancho auxiliar

2.gancho principal do JIB

3.JIB

4.cabo de sustentação do JIB

5.cabo de sustentação da lança

6.cabo de elevação da lança

7.lança

8.esteira

9.contrapeso

10.limitador de lança

11.cavalete

12.mesa de giro

11

Page 9: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

1.caminhão

2.cavalete

3.cabo de elevação da lança

4.caixa de roldanas

5.tirante de lança

6.ponta de lança

7.cabo de carga

8.moitão

9.gancho

10.seção da lança

11.pé da lança

12.cabine do operador

13.pé da sapata

14.limitador da lança

Fig. 2 - Guindaste sobre caminhão com lança treliçada

Guindaste hidráulico sobre caminhão com lança telescópica•O acionamento do guindaste é independente do caminhão.

•Utilizado em serviços diversos, onde haja necessidade constante de variação do comprimento da lança.

•Necessita de terreno firme e regular para que possa operar com segurança.

•Pode vencer grandes deslocamentos na área de trabalho, ou não.

•De grande capacidade de carga, não pode se locomover com a mesma.

•Devido à sua grande versatilidade na variação do comprimento da lança, é recomendado paraserviços de levantamento de cargas diversas, levando-se em conta sua tabela de carga.

Page 10: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Guindaste autopropulsor com lança telescópica•Utilizado em serviços repetitivos, onde é necessária a variação do comprimento de lança.

•Necessita de terreno firme e regular, para que possa operar com segurança.

•Ideal para serviços em áreas apertadas, onde as manobras são dificultadas.

•Equipamento versátil no deslocamento, pois os comandos de acionamento do guindaste situam-sena mesma cabine dos comandos de deslocamento.

Guindaste sobre pedestalAs grandes plataformas de perfuração e produção de petróleo utilizam guindastes dotados de

lanças treliçadas, de comprimento constante, fixos à estrutura da plataforma.

A maioria destes guindastes possuem dispositivos de segurança extras para o seu uso em plataformas marítimas, como a balança de carga para aferir com exatidão o peso de cada carga que está sendo içada.

•Utilizado em serviços repetitivos, onde não é necessária a variação do comprimento da lança.

•São dotados de lanças treliçadas em tubo de aço mais leve, em cantoneiras de aço mais pesadas,ou mistas.

•Empregado em plataformas marítimas, navios, balsas, etc.

•Guindaste de grande capacidade, não pode se deslocar.

Page 11: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas
Page 12: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

IntroduçãoO desempenho e a segurança de trabalho dos equipamentos dependem dos conhecimentos, da

habilidade e das precauções de seus operadores. Estatísticas internacionais mostram que a eficiência e a durabilidade de uma máquina aumentam na razão direta do tino e da experiência do pessoal que a utiliza, o mesmo acontecendo com relação aos cuidados que devem ser tomados, no que diz respeito ao problema de se evitarem acidentes.

No caso dos guindastes, estas observações ganham dimensão especial: manobras bruscas e arrojadas causam desgaste excessivo e elevam os riscos no canteiro — é preciso manter as lanças a prudentes distâncias das redes elétricas. Quando isto for impossível, deve-se contar com o auxílio de um sinalizador que acompanhe os movimentos da máquina e oriente seu operador, a fim de que ele jamais ultrapasse o limite de quatro metros das linhas. Se algum cabo de alta tensão for tocado, o operador deve manter-se na cabine e ninguém se aproximar do equipamento, até que a corrente seja desligada. Qualquer deslocamento pelo canteiro também precisa ser atentamente observado e orientado.

Estas são as normas gerais de procedimento, a partir das quais qualquer serviço renderá mais. Sua observância, aliada à prática de empregar estes sinais manuais recomendados pela American Society of Mechanical Engineers, contribuirá para a maior produtividade do guindaste e maior segurança em sua operação.

Page 13: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Sinalizações do guindastel. Içar - com antebraço vertical, indicador apontando para cima, mova a mão em pequenos círculos

horizontais.

Fig. 1

2. Abaixar- com o braço estendido para baixo, dedo indicador apontando para baixo, mova a mão em pequenos círculos horizontais.

Fig. 2

3. Erguer lança- braço direito esticado na horizontal, dedos fechados, apontar o polegar para cima.

Page 14: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

4. Baixar lança - braço direito esticado na horizontal, dedos fechados, apontar o polegar para baixo.

Fig. 4

5. Parar - braço esquerdo esticado na horizontal, manter a palma da mão para baixo.

Fig. 5

6. Parada de emergência - braço esquerdo esticado na horizontal, palma da mão para baixo, mover a mão rapidamente, para a direita e para a esquerda.

Fig. 6

Page 15: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

7. Deslocamento - braço direito esticado para a frente e na horizontal, mão aberta e erguida, executar movimentos de empurrar na direção em que a máquina deve ser movida.

Fig. 7

8. Travar tudo - antebraços esticados na horizontal, juntar as duas mãos em frente ao corpo.

Fig. 8

9. Movimento lento - braço esquerdo esticado para frente e na horizontal, enquanto a mão direita, fechada e com o dedo indicador apontando para cima, executa a movimentação desejada, sob a palma esquerda imobilizada (o desenho abaixo indica içar lentamente).

Fig. 9

Page 16: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

10. Levantar lança/baixar carga - braço direito esticado na horizontal, polegar apontando para cima, flexionar os outros quatro dedos, abrindo-os e fechando-os, até que a operação se complete.

Fig. 10

11. Baixar lança/levantar carga - braço direito esticado na vertical, polegar apontando para o chão, flexionar os outros quatro dedos, abrindo-os e fechando-os, até que a operação se complete.

Fig. 11

12. Girar lança-braço direito esticado na horizontal, apontar, com o dedo indicado, o sentido do giro desejado.

Fig. 12

Page 17: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

13. Acionar uma esteira - antebraço direito esticado para cima na horizontal e o punho fechado indicam a esteira que deve ser travada, enquanto o antebraço esquerdo, esticado na horizontal, com seu punho fechado e executando pequenos círculos verticais, indica a esteira que deve ser movimentada.

Fig. 13

14. Acionar duas esteiras - antebraços esticados na horizontal, executar com punhos fechados em frente ao corpo movimentos circulares (a direção desejada, para frente ou para trás, é dada pel próprios movimentos dos punhos).

Fig. 14

15. Estender lança - antebraços esticados para frente e na horizontal, punhos fechados, apontar os dedos polegares para fora.

e lo

Fig. 15

Page 18: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

16. Recolher lança - antebraços esticados na horizontal e na frente do corpo, punhos fechados, apontar os dedos polegares um para o outro.

17. Usar guincho principal - punho direito fechado sobre o capacete, executar com o outro braço o sinal desejado.

18. Usar guincho auxiliar - palma da mão esquerda suportando o cotovelo do braço direito, executar o sinal desejado.

Fig. 18

Page 19: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

19. Estender guincho - antebraço direito esticado na horizontal e em frente ao corpo, punho fechado com o dedo polegar apontando para o peito.

Fig. 19

20. Recolher guincho - antebraço direito esticado na horizontal e em frente ao corpo, punho fechado com o dedo polegar apontando para fora.

Fig. 20

Page 20: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas
Page 21: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Precauções operacionais

• Limpeza da cabine

Mantenha o piso limpo, isento de óleo, graxa, trapos, cabos, correntes, baldes, barricas e outros perigos. Coloque peças soltas numa caixa de ferramentas.

Na limpeza, utilize somente produtos não inflamáveis.

Assegure-se de que seus sapatos estejam limpos e secos antes de operar os freios.

• Nível de óleo do motor

Retire a vareta de medição e limpe-a; torne a enfiá-la. Retire novamente e verifique o nível do óleo lubrificante. O nível deve estar na marca superior. Se necessário, complete com o mesmo tipo de óleo.

Nunca ligue o motor com o nível de óleo abaixo da marca inferior.

• Água do radiador

Retire a tampa do radiador e verifique o nível de água. Complete, se necessário. Se o radiador estiver quente, desligue o motor e espere que ele esfrie, antes de remover sua tampa.

• Nível de combustível

Verifique o nível de combustível pela leitura do marcador. É aconselhável encher o tanque no fim dos turnos, para evitar condensação de água.

Page 22: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

• Nível de óleo de transmissão (verificar a frio)

Retire o bujão superior e verifique se o óleo escorre. Se não, adicione óleo até escorrer.

Nunca funcione à transmissão, mesmo em ponto morto, se o nível de óleo estiver baixo.

• Inspeçâo geral

Inspecione os itens relacionados, que são imprescindíveis para uma operação segura do equipamento.

Sempre que forem encontradas irregularidades, comunique de imediato ao Setor de Manutenção.

Verifique pinos de conexões, parafusos, travas e demais dispositivos antes de iniciar qualquer operação. Troque-os, em caso de aparentarem graves avarias.

Inspecione as roldanas da ponta da lança e do moitão, quanto a desgaste. Roldanas danificadas deterioram rapidamente os cabos de aço.

Ao inspecionar o cabo de carga, proteja suas mãos com luvas adequadas.

Saiba o significado das notificações e siga as instruções. Mantenha as notificações limpas.

Ao utilizar o JIB, não se esqueça do ângulo da lança! Lembre-se:

-Os diagramas de cargas representam a máxima tolerância absoluta de carga,baseada nos limites estruturais ou de tombamento.

-O conhecimento do raio de operação exato, do comprimento de lança e doângulo de trabalho é uma rotina do seu dia-a-dia!

Antes de executar qualquer levantamento, verifique a capacidade no diagrama de carga existente na cabine do guindaste. Posicione a linha de carga correspondente ao raio necessário e, a seguir, levante a carga.

Todos os dispositivos de içamento (moitão, bola do JIB, manilhas, JIB, etc.) são partes da carga a ser içada e devem ter pesos somados à mesma.

Não exceda as tabelas de cargas da máquina e não confie na estabilidade da mesma para determinar a máxima capacidade de levantamento.

Lembre-se de que as capacidades do diagrama de carga são baseadas nas seções igualmente espaçadas.

Page 23: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Cuidados na operação

Condições de apoio no terrenoEstrados de madeira sob esteiras evitam a possibilidade de afundamento das mesmas, quando o

guindaste estiver trabalhando.

Fig. 1

Em circunstâncias especiais (terreno muito mole ou quando for necessário distribuir as cargas em maior área), devem ser usadas madeiras resistentes em toda a superfície de operação.

Fig. 2

Se houver necessidade da utilização de pilhas de pranchas de madeira, de forma a dar altura, assegure-se de que estejam bem arrumadas e estáveis.

Page 24: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Fig. 3

Nunca use a armação de pranchas sob os extensores da patola. Isto mudaria o ponto de apoio do guindaste, reduzindo, peri gosamente, a estabi l idade.

Fig. 4

É recomendável que as pranchas sob as sapatas estejam encostadas umas nas outras, formando uma área pelo menos três vezes maior que a área de uma sapata, a fim de cobrir totalmente a área da mesma.

Fig. 5 - Uso.correto e incorreto das pranchas sob as sapatas

Page 25: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

As pranchas devem ser niveladas, garantindo que se mantenham perpendiculares (90 graus) ao eixo do cilindro da sapata.

Com exceção dos casos de levantamentos "sobre pneus", as operações devem ser executadas como indicado antes, com as patolas totalmente estendidas, eliminando todo o peso da máquina sobre os pneus.

NivelamentoO nivelamento do guindaste deve sempre ser observado para cada levantamento. Empregue o

método abaixo para certificar-se desse nivelamento. O cabo da carga poderá ser usado como uma linha de prumo.

l. Checar nivelamento na traseira.

Page 26: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas
Page 27: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Comprimento da lança

O melhor, em qualquer operação, é usar o mínimo necessário de comprimento da lança.

Fig. 12

Não usar o JIB, somente se for necessário aumentar a altura de alcance do gancho acima da lança principal.

não necessário

MELHOR

Page 28: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Fig. 13

O Jib só deveria ser empregado para aumentar a altura de içamento do guindaste, e não para aumentar o raio de alcance.

Raio de giroPara cargas mais pesadas, não confie somente no "indicador angular" da lança. Confirme a medida

Page 29: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

no local. Lembre-se de que o raio é medido do centro de rotação e não do pino do pé da lança. Nunca ultrapasse as capacidades classificadas de sua máquina.

Fig. 15

Ao operar próximo do limite da tabela de carga, lembre-se de que, com o peso da carga, a lança sofre ligeira deflexão, aumentando o raio de giro.

Giro da máquinaO giro rápido do guindaste faz com que a carga saia do raio preestabelecido de giro. O aumento do

raio de giro poderá "virar" a máquina.

Fig. 16

Page 30: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

O mesmo poderá acontecer com lanças de longo comprimento ,com ou sem carga, quando giradas rapidamente.

Tenha certeza de que o freio da mesa de giro opera corretamente. Giros inesperados da lança podem ser perigosos.

Fig. 18

Certifique-se de que a situação constatada inicialmente não se modificou após você ter iniciado o giro.

Page 31: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Fig. 19

Page 32: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Cabos

Assegure-se da perfeita distribuição das pernas de cabo entre as roldanas da lança e o moitão de carga.

Utilize o cabo de carga especificado pelo fabricante.

Verifique sempre, ao levantar uma carga, se os cabos não estão emaranhados.

Utilize laços ou outros dispositivos, para efetuar içamentos corretos.

Nunca dobre o cabo de carga ao redor da peça.

Utilize o número correto de pernas de cabo para levantamentos pesados e verifique a lingada quanto às fixações adequadas.

Aceite sinalização de uma única pessoa, empregando a sinalização padrão. Caso seja preciso empregar outra sinalização, tenha certeza de que você e o seu sinaleiro a entendem previamente.

O sinaleiro deverá se posicionar de maneira a ser visto pelo operador, e suficientemente perto, se estiver fazendo uso de sinais manuais. Se possível, ele deverá ter uma visão total do guindaste e da carga, além de estar em posição segura, para não ser atingido pela mesma.

Fig. 20

Page 33: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Fig. 21

Observe o "Rigger" e/ou a carga enquanto ela estiver se movendo. No caso de ter de olhar em outra direção, pare a operação imediatamente.

Page 34: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Recomendações gerais

Page 35: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Quando houver perigo de o pessoal ser atingido pelo contrapeso do guindaste, durante seu giro, a área perigosa deverá ser delimitada com cerca.

Fig. 1

Assegure-se de que a área do raio de giro do guindaste esteja sempre livre.

distância mínima: 6m

Fig. 2

Page 36: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Nunca gire a carga sobre o pessoal do solo.

Antes de começar qualquer levantamento, assegure-se de que não há ninguém dentro da área de trabalho.

Não permita a presença de pessoas sobre a carga, quando a mesma estiver sendo levantada.

Fig. 3 Fig. 4

Antes de engatar a ré, esteja seguro de que não há ninguém atrás da máquina. Sempre que for possível, peça auxílio de um sinaleiro.

Fig. 5

Quando descer da máquina, desça normalmente. Pule somente em caso de necessidade.

Fig. 6

Page 37: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Não permita "caronas" ou que alguém suba ou desça de uma máquina em movimento.

Nunca saia da máquina quando a carga estiver suspensa. Se você tiver que deixar a máquina, abaixe a carga no solo e pare o motor, antes de sair da cabine.

Use o pino de bloqueio da mesa de giro para evitar o giro da cabine, antes de rodar com qualquer guindaste.

Verifique todos os sistemas de freios e dispositivos limitadores de segurança, antes de iniciar qualquer operação de movimento em guindastes.

Controle da cargaVerifique se todas as patolas estão posicionadas sobre superfícies sólidas; se a máquina está nivelada;

se os freios encontram-se ajustados; e se a carga está adequadamente enlaçada ao gancho. Levante a carga suavemente do solo e verifique de novo a estabilidade, antes de continuar com o levantamento.

Não levante duas ou mais cargas separadas ao mesmo tempo, ainda que as cargas combinadas estejam dentro da capacidade.

Levante uma carga de cada vez.

Evite o choque do moitão com a lança, deixando-o sempre com uma distância de 30cm da ponta da lança.

Suspenda qualquer operação com o guindaste, quando fatores adversos, tais como chuvas, ventos excessivos, falta de visibilidade, etc., tornarem a operação insegura.

Trabalho próximo a redes elétricasMantenha distância adequada. Para cada linha de rede elétrica existe uma área considerada como

limite absoluto de aproximação. É estritamente proibido aproximar carga, cabo ou lança do guindaste dentro desta área.

Considere todas as linhas e equipamentos elétricos como '"ligados", até que tenha informações confiáveis em contrário.

O engenheiro responsável deverá ser notificado sempre que estiver trabalhando perto de redes elétricas.

Não estoque materiais sob linhas energizadas ou próximos a equipamentos energizados.

Um estudo prévio do trajeto a ser executado sob linhas energizadas deve ser marcado com bandeirolas laterais, para assegurar uma tolerância suficiente.

Page 38: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Ao executar trabalhos sob redes energizadas, aterre o guindaste. A eficiência do aterramento é limitada pela medida do fio condutor usado, pela quantidade de voltagem, corrente, etc.

Chame o eletricista para executar um aterramento eficiente.

O uso de anéis isolantes, além de proteger somente aqueles que tocam a carga, oferece pequenas capacidades de icamentos. Seu uso não é recomendado.

Algumas lanças utilizam dispositivos sensores que alertam sobre as condições energéticas, mas não evitam que a corrente elétrica atinja todos os componentes da máquina. Mantenha distância adequada.

Linhas de auxílio direcional (tag Une) devem ser constituídas de material não condutor de eletricidade, bem como ser mantidas limpas e secas para não conduzir a eletricidade.

Deslocamento do guindasteAs tabelas de cargas de guindastes são geralmente aplicáveis quando eles se encontram parados e

nivelados.

Devido ao grande número de fatores envolvidos no deslocamento de guindaste com carga, em geral não existem tabelas que possam ser usadas diretamente.

Não havendo instruções específicas do fabricante, sugerimos as seguintes precauções:

1.Deve-se escolher o caminho mais liso, nivelado e compactado.

2.A velocidade deve ser a menor possível.

3.O comprimento da lança também deve ser o menor possível.

4.Tanto o freio como a trava de giro devem estar acionados. Se for necessário o giro da lançadurante o deslocamento, acione a embreagem antes de destravar e soltar o freio.

5.O ângulo da lança deverá estar em torno de 60 graus no deslocamento com carga.

6.A lança deverá estar posicionada na direção do movimento, exceto em casos como o do item 10.

7.Para deslocamento no sentido da carga, o peso deve ser, no máximo, 80% do valor indicado natabela de carga para guindaste sem patola e lança na posição correspondente.

Page 39: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

8. Para deslocamento no sentido oposto à carga, o peso deve ser, no máximo, 50% do valor indicado na tabela de carga para guindaste sem patola e lança na posição correspondente.

Para melhor entendimento, veja o quadro a seguir.

Deslocamento do guindaste com carga

P = peso da carga.

C = valor da tabela de cargas sem patolas, correspondendo à posição da lança. No caso de guindaste sobre esteiras, certifique-se de que a coluna da tabela corresponde ao tipo de contrapeso e à posição das esteiras, ou seja, retraídas ou estendidas.

Observação

As setas indicam o sentido do deslocamento.

9. Mantenha o maior comprimento possível de cabo entre a carga e a ponta da lança. A elasticidade do cabo fará com que se reduza o impacto de carga sobre a lança e outras partes do guindaste, quando houver imperfeições do terreno.

Fig. 8

Manter a carga o mais baixo e próximo possível do guindaste. Eventualmente, fixá-la ao guindaste.

Page 40: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

10. No deslocamento com carga deve ser evitada a passagem por terrenos inclinados. Se isso não puder ser evitado, a lança deverá ser posicionada na direção da inclinação e no sentido de baixo para cima, independentemente do sentido do movimento do guindaste.

Fig. 9

Nos deslocamentos sem carga, os itens l, 2, 3, 4, 5, 6 e 9 também deverão ser observados.

Antes de efetuar a travessia de pontes, verifique e tenha certeza de que elas suportam carga superior ao peso de sua máquina.

Obedeça aos sinais de alerta para evitar colisões ou batidas com estruturas.

Causas comuns de acidentesSe as sapatas não estão estendidas e a lança não está instalada, o guindaste poderá "virar" com o

peso do contrapeso, no caso de giro da cabine.

Fig. 10

Page 41: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Solo em desnível ou mal acamado pode causar graves acidentes.

Fig. 11

É perigoso e desaconselhável apoiar com outra máquina o contrapeso do guindaste, para aumentar caoacidade e estabilidade do mesmo.

Se a lança for estendida sem que se solte o cabo suficiente para o moitão, a carga acabará por se colocar

contra a ponta de lança, rompendo o cabo ou danificando seriamente o moitão.

Fig, 12

Abaixamento da lança, extensão da lança ou carga em excesso para condições em desacordo com a tabela de carga podem resultar em perda da estabilidade do equipamento ou danos na estrutura da lança.

a capacidade e estabilidade do mesmo.

Page 42: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Outras causas

Abaixamento da lança

Extensão da lança

Carga em excesso

Consequências

Perda estabilidade

Ruptura da estrutura

Page 43: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas
Page 44: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Se você se encontrar em uma situação típica de inicio de tombamento, deve iniciar o abaixamento da carga e aumentar o ângulo da lança, para trazer a carga mais próxima de você.

Redes elétricas energizadas são a principal causa de acidentes fatais com guindastes.

Fig. 19

Em caso de contato com rede elétrica energizada, proceda do modo apresentado a seguir.

Mantenha-se sentado na cabine, não entre em pânico. Se você está consciente do que aconteceu, estará a salvo onde se encontra.

Fig. 20

Page 45: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Dê instruções a todo o pessoal para se manter afastado da máquina, dos cabos e da carga. Além do guindaste e da carga, também o terreno em volta deverá estar "eletrificado".

Sem auxílio e sem que ninguém se aproxime da máquina, tente remover o contato. Mova a lança na direção oposta à do movimento com que se deu o contato. Lembre-se de que, urna vez formado o "arco elétrico", ele poderá se manter mesmo a uma distância considerável de afastamento da lança até se "romper". Continue, pois, se afastando até, pelo menos, uma distância de 3 a 4m do contato.

Se o cabo de aço do guindaste parecer estar "soldado " na linha, não tente soltá-lo. Continue sentado em sua cabine, até que chegue auxilio, mantendo sempre o pessoal afastado da máquina.

Se não for possível movimentar a máquina e tirá-la do contato com a rede elétrica, mantenha-se sentado em sua cabine, até que técnicos da companhia elétrica desenergizem a rede.

Caso seja absolutamente necessário abandonar a cabine, pule livremente.

Nunca desça pela escada, pois uma parte do seu corpo ficaria em contato com o guindaste e outra parte em contato com o solo.

Page 46: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

ERRADO CERTO (mas ainda perigoso)

Fig. 21 Fig. 22

Você não deve abandonar o guindaste a não ser que seja absolutamente necessário.

Veja por quê.

O contato com a rede elétrica cria no solo zonas com diferentes potenciais elétricos. No caso de abandono do guindaste, você deverá pular com os pés juntos, não perdendo o equilíbrio no pulo.

Ande calmamente, com passos curtos. Não dê passos largos, pois isto possivelmente fará com que um pé fique numa área de maior voltagem que o outro. A diferença de potencial (voltagem) entre os dois pés poderá fazer com que circule uma corrente (possivelmente mortal) por todo o seu corpo.

Page 47: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

solo energizado

Fig. 23

Após afastar o guindaste do local do acidente, faça uma completa inspeção da máquina quanto a possíveis danos causados pelo contato elétrico. Cabos de aço que entraram em contato com a linha deverão ser substituídos, uma vez que o arco elétrico pode ser soldado, derretido ou "cavado" o cabo de aço.

A seção do cabo de aço danificada parecerá ter sido queimada por um maçarico.

Fig. 24

Comunique ao engenheiro responsável qualquer eventual acidente ocorrido em contato com a rede elétrica.

Page 48: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

TransporteQuando o guindaste estiver sendo carregado para transporte, assegure-se de que a "rampa" seja

longa o suficiente para se ter um pequeno ângulo de inclinação.

Mantenha a lança abaixada e na direção do movimento.

Fig. 25

A cabine deverá estar bem amarrada à carreta, para assegurar que não haja rotação da mesma.

Fig. 26

Page 49: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Carregamento e descarregamentoGrande parte dos danos causados à lança acontece no carregamento, amarração e descarregamento

da mesma.banzo

Fig. 27

Nunca fixar os estropos nas diagonais, pois isso poderá causar deformações nas mesmas.

Se possível, evite fixar os estropos nos banzos. Use as pontas de encaixe e fixação dos pinos ou seus "nós" principais.

De preferência, use estropo sintético (corda). Se usar cabo de aço, coloque calços de madeira ou borracha nos locais de fixação

para evitar danos à lança, tais como mossas, que diminuem a resistência estrutural e causam estragos na pintura, dando início ao processo de corrosão (ferrugem).

Armação na carretaUse calços embaixo e nas laterais (entre as extensões da lança).

Use corda. Não use correntes. Se usar cabo de aço, proteja com meia-cana de borracha as partes do banzo que ficam em contato com o cabo.

ERRADOCERTO

diagonal

Fig. 28

Page 50: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

DefiniçãoDefine-se empilhadeira como um veículo autopropulsor de três rodas, pelo menos, projetado para

Page 51: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

levantar, transportar e posicionar materiais.

As empilhadeiras constituem um dos equipamentos mais versáteis no transporte interno. Destina-se tanto à movimentação vertical quanto horizontal de praticamente todos os tipos de materiais, sem as limitações de um trajeto fixo.

As cargas são carregadas em garfos, com movimento para cima e para baixo, sobre um quadro situado na parte dianteira do veículo. As rodas traseiras são direcionadas e as fronteiras, de tração, podem ser motorizadas ou manuais.

É uma máquina onde o peso da carga movimentada é balanceado por um contrapeso colocado na parte traseira do veículo.

É construída segundo o princípio da "gangorra", onde a carga, nos garfos, é equilibrada pelo peso da máquina. O centro de rotação ou o "apoio da gangorra" é o centro das rodas dianteiras. Dessa maneira, é muito importante sabermos a distância do centro das rodas até o centro da carga colocada.

A capacidade de elevação de uma empilhadeira é afastada por dois fatores:

1.peso da carga;

2.distância do centro de gravidade da carga.

Segundo a norma P-NB-153 da ABNT, as capacidades são referidas com centro de carga a 60cm.

Para informações exatas, deve-se referir ao gráfico de capacidade publicado nos folhetos de especificações de cada empilhadeira, que indica a capacidade.

A maioria das empilhadeiras tem uma suspensão de três pontos, mesmo quando se locomove em quatro rodas. Normalmente, o eixo traseiro pivota sobre um pino no centro, de modo que a empilhadeira

Page 52: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

está suspensa em três pontos: no pino de articulação do eixo traseiro e em cada uma das rodas dianteiras. A área compreendida dentro dos pontos de suspensão é chamada de triângulo de estabilidade.

roda de tração

porta-garfos cilindro de inclinação

Fig. 1 - Empilhadeira

Se o ponto de equilíbrio incidir fora do triângulo da estabilidade, a empilhadeira tomba ao longo de uma das linhas do triângulo.

Quando o ponto de equilíbrio se desloca também, em resposta a uma aceleração e desaceleração repentina ou viradas bruscas, a empilhadeira tomba para a frente.

cilindro de elevação

guarda-corpo

- torre totalmente abaixada

contrapeso

garfosroda de direção

F ig . 2

Page 53: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

A estabilidade é resultante de vários fatores. Distância entre eixos, largura total do eixo de tração, altura de elevação e distribuição do peso são os maiores. Acessórios requeridos e tipos de cargas a serem manipulados também são considerações importantes.

Até agora analisamos os fatores de estabilidade de uma empilhadeira, sem considerar as forças dinâmicas que resultam quando a máquina e a carga são colocadas em movimento.

A transferência de peso e os movimentos do centro de gravidade resultantes, as forças dinâmicas criadas quando a máquina está em movimento, freando, elevando, inclinando e descendo cargas, são considerações de estabilidade.

Tipos de estabilidade:

•Estabilidade lateral em movimento-considere a habilidade de a máquina manobrar rapidamente,quando estava trabalhando vazia, a carga abaixada, a 30cm do chão.

•Estabilidade lateral de empilhamento - considere o alto empilhamento de cargas e o efeito aodeclive do solo, nas operações de alto empilhamento.

•Estabilidade longitudinal em movimento -considere a habilidade de parar a máquina, estando elaem movimento, vazia ou carregada, com a carga aproximadamente a 30cm do solo.

•Estabilidade longitudinal de empilhamento - considere o manuseio de cargas nas elevações doempilhamento e o efeito de paradas repentinas.

Cabe ressaltar que a estabilidade de uma máquina só será realmente assegurada com um adequado treinamento do operador.

Normas de segurança para operadores de empilhadeiraNorma l

Somente o pessoal fisicamente treinado e qualificado deve ser autorizado a operar as empilhadeiras.

Fig. 3

Page 54: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Norma 2É importante o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) e roupas adequadas.

Fig. 4

Norma 3Antes de operar qualquer empilhadeira, faça a inspeção diária.

Fig. 5

Page 55: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Norma 4Inspecione sempre toda a área ao redor da empilhadeira, antes de movimentá-la, e lembre-se de

que as partidas e paradas devem ser feitas de forma vagarosa e suave.

Fig. 6

Norma 5Trabalhe com a empilhadeira somente nas áreas de circulação para tal fim, conservando as

desobstruídas. Obedeça a todas as placas de sinalização de tráfego ou avisos de precaução.

Fig. 7

Norma 6Não deixe ferramentas ou outros equipamentos sobre

empilhadeiras. Mantenha desobstruído o acesso aos pedais, para maior segurança, e nunca opere com os pés e as mãos molhados ou sujos de óleo ou graxa.

Page 56: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Norma 7Mantenha os garfos a mais ou menos 20cm do solo e a torre inclinada para trás, quando a empilhadeira

estiver em movimento. Nunca levante ou abaixe a carga enquanto a empilhadeira estiver em movimento.

Fig. 9

Norma 8Nunca faça acrobacias, corridas ou brincadeiras enquanto estiver operando a empilhadeira.

Fig. 10

Page 57: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Norma 9Não dê carona.

Fig. 11

Norma 10Nunca exceda os limites de peso especificados na placa de identificação da empilhadeira.

Fig. 12

Page 58: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Norma 11Para manter o equilíbrio, a carga deve estar centralizada nopallet, e os garfos, juntos às extremidades

laterais do mesmo. Isso toma mais fácil o deslocamento da máquina e pode evitar acidentes.

Fig. 13

Norma 12A sobrecarga é perigosa, mesmo com contrapeso.

Fig. 14

Norma 13Ao elevar e/ou manobrar carga de grande largura, cuidado com o movimento da mesma.

Fig. 15

Page 59: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Norma 14Jamais permita que alguém permaneça ou passe sob ou sobre os garfos da empilhadeira, ou qualquer

outro acessório instalado na torre de elevação.

Fig. 16

Norma 15Não eleve pessoas; mas, em caso de necessidade, use uma plataforma adequada e segura, presa

firmemente aos garfos.

Fig. 17

Norma 16Esteja sempre certo de que a carga está bem empilhada e balanceada entre os dois garfos. Nunca

tente levantar cargas com apenas um dos garfos.

Fig. 18

Page 60: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Norma 17Diminua a velocidade nas curvas, nas rampas, nos cruzamentos, nas superfícies molhadas ou

escorregadias. Não tente fazer curvas nas rampas ou terrenos inclinados.

Fig. 19

Norma 18Conserve a cabeça, os braços, as mãos, as pernas e os pés dentro dos limites do comprimento do

operador. Olhe sempre para a frente e evite distrações.

Fig. 20

Norma 19Observe sempre os limites de carga do piso onde a máquina está trabalhando.

Fig. 21

Page 61: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Norma 20Não fume, não acenda fósforos e desligue o motor quando abastecer ou carregar baterias. Limpe

o excesso de combustível antes de ligar novamente o motor.

Fig. 22

Norma 21Tenha bastante cuidado quando empilhar materiais ou passar próximo ou sob canos d'água,

sprinklers, fiações elétricas, encanamentos de vapor e outros.

Fig. 23

Norma 22Ao estacionar em área apropriada, incline a torre de elevação para a frente; abaixe os garfos até o

solo; aplique o freio de estacionamento; retire a chave do contato e calce as rodas, quando em declive.

Fig. 24

Page 62: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Norma 23Ao transportar cargas volumosas que lhe obstruam a visão, ou descer rampas, faça-o de ré.

Fig. 25

Norma 24Não transporte cargas sobrepostas. Elas se tornam instáveis e difíceis de controlar.

Fig. 26

Norma 25Não ultrapasse outros veículos quando em cruzamento, em locais que ofereçam perigo, ou se

estiver com a visão obstruída. Pare e buzine em todas as esquinas, entradas e saídas ou diante da aproximação de pedestres.

Fig. 27

Page 63: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Norma 26Mantenha uma distância razoável do veículo à sua frente (aproximadamente a distância de três

empilhadeiras), de modo a frear com segurança, caso haja necessidade.

Fig. 28

Norma 27Não use os garfos para empurrar. Empurrar cargas com a empilhadeira pode danificar a carga e a

máquina.

Fig. 29

Norma 28Cuidado ao baixar os garfos. Pode haver algo embaixo.

Fig. 30

Page 64: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Norma 29Freie devagar e com cuidado! Frear bruscamente pode despejar a carga e tombar a máquina.

Fig. 31

Norma 30Quando deixar a empilhadeira, desligue o motor, engate uma marcha, abaixe completamente os

garfos e puxe o freio de mão. Calce as rodas quando estacionar numa rampa e sempre que estiver fazendo reparo na empilhadeira.

Fig. 32

Norma 31Atenção com a altura das portas e instalações suspensas.

Norma 32Fig. 33

Page 65: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Nunca use sua empilhadeira para empurrar ou rebocar outra; não permita, também, que ela seja empurrada ou rebocada por qualquer outra. Se a máquina, por qualquer razão, parar de funcionar repentinamente e precisar ser deslocada, avise imediatamente à pessoa encarregada pela sua manutenção.

Norma 33Calce seguramente o veículo que está sendo carregado ou descarregado.

Fig. 34

NR-11 - Transporte, movimentação, armazenagem

Fig 33

Page 66: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

e manuseio de materiais

Norma Regulamentadora n° 11 da Portaria n° 3.214, do Ministério do Trabalho e

Emprego

11.1. Normas de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

11.1.1.Os poços de elevadores e monta-cargas deverão ser cercados, solidamente, em toda asua altura, exceto as portas ou cancelas necessárias nos pavimentos.

11.1.2.Quando a cabina do elevador não estiver ao nível do pavimento, a abertura deverá estarprotegida por corrimão ou outros dispositivos convenientes.

11.1.3.Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores,elevadores de carga, guindastes, monta-cargas, pontes rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos,esteiras rolantes, transportadoras de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira

que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança, e conservados em perfeitas condições de trabalho.

11.1.3.1. Especial atenção será dada aos cabos de aço, cordas, correntes, roldanas e ganchos que deverão ser inspecionados, permanentemente, substituindo-se as suas partes defeituosas.

11. l .3.2. Em todo equipamento será indicada, em lugar visível, a carga máxima de trabalho permitida.

11.1.3.3. Para os equipamentos destinados à movimentação do pessoal, serão exibidas condições especiais de segurança.

11.1.4.Os carros manuais para transporte devem possuir protetores de mãos.

11.1.5.Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber um treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.

11.1.6.Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se, durante o horário de trabalho, portarem um cartão de identificação, com o nome e a fotografia, em lugar visível.

11.1.6.1. O cartão terá a validade de l (um) ano, salvo imprevisto ou para a revalidação. O empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador.

11. l .7. Os equipamentos de transporte motorizados deverão possuir sinal de advertência sonora (buzina).

11.1.8.Todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados; e as peças defeituosas, ou que apresentem deficiências, deverão ser imediatamente substituídas.

11.1.9.Nos locais fechados ou pouco ventilados, a emissão de gases tóxicos, por máquinas transportadoras, deverá ser controlada para evitar concentrações, no ambiente de trabalho, acima dos limites permissíveis.

11.1.10.Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.

Page 67: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

11.2. Normas de segurança do trabalho em atividades de transporte de sacas

11.2. l. Denomina-se, para fins de aplicação da presente regulamentação, "transporte manual de sacos" toda atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição.

11.2.2. Fica estabelecida a distância máxima de 60m (sessenta metros) para o transporte manual de um saco.

11.2.2.1. Além do limite nesta norma, o transporte de carga deverá ser realizado mediante impulsão de vagonetes, carros, carretas, carros de mão apropriados ou qualquer tipo de tração mecanizada.

11.2.3. É vedado o transporte manual de sacos, através de pranchas, sobre vãos superiores del m (um metro) ou mais de extensão.

11.2.3.1. As pranchas de que trata o item 11.2.3 deverão ter a largura mínima de 50m (cinquenta metros).

11.2.4.Na operação manual de carga e descarga de sacos, em caminhão ou vagão, o trabalhador terá o auxílio de um ajudante.

11.2.5.As pilhas de sacos, nos armazéns, terão a altura máxima correspondente a 30 (trinta) fiadas de sacos, quando for usado processo mecanizado de empilhamento.

11.2.6.A altura máxima das pilhas de sacos será correspondente a 20 (vinte) fiadas, quando for usado processo manual de empilhamento.

11.2.7.No processo mecanizado de empilhamento, aconselha-se o uso de esteiras rolantes, dalas ou empilhadeiras.

11.2.8.Quando não for possível o emprego de processo mecanizado, admite-se o processo manual, mediante a utilização de escada removível de madeira, com as seguintes características:

a)lance único de degraus com acesso a um patamar final;

b)a largura mínima de l m (um metro), apresentando o patamar as dimensões mínimas de l m x l m (um metro por um metro) e a altura máxima em relação ao solo de 2,25m (dois metros e vinte e cinco centímetros);

c)deverá ser guardada proporção conveniente entre o piso e o espelho de degraus, não podendo o espelho ter altura superior a 0,15m (quinze centímetros), nem o piso largura inferior a 0,25m (vinte e cinco centímetros);

d)deverá ser reforçada, lateral e verticalmente, por meio de estrutura metálica ou de maneira que assegure sua estabilidade;

e)deverá possuir, lateralmente, um corrimão ou guarda-corpo na altura de l m (um metro) em toda a sua extensão;

f)ter perfeitas condições de estabilidade e segurança, sendo substituída imediatamente a que apresente qualquer defeito.

11.2.9. O piso do armazém deverá ser constituído de material não escorregadio, sem aspereza, utilizando-se, de preferência, o mastique asfáltico, e mantido em perfeito estado de conservação.

Page 68: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

11.2.10.Deve ser evitado o transporte manual de sacos em pisos escorregadios ou molhados.

11.2.11.A empresa deverá providenciar cobertura apropriada dos locais de carga e descarga de sacaria.

11.3. Armazenamento de materiais

11.3. l. O peso do material armazenado não poderá exceder a capacidade de carga calculada para o piso.

11.3.2.O material armazenado deverá ser disposto de forma a evitar a obstrução de portas,equipamentos contra incêndio, saídas de emergências, etc.

11.3.3.O material empilhado deverá ficar afastado das estruturas laterais do prédio, a umadistância de pelo menos 50cm (cinquenta centímetros).

11.3.4.A disposição da carga não deverá dificultar o trânsito, a iluminação, nem o acesso asaídas de emergência.

11.3.5.O armazenamento deverá obedecer aos requisitos de segurança especiais para cadatipo de material.

Observação

An. 198, da CLT - É de 60kg o peso máximo que um empregado pode remover individualmente, ressalvadas as disposições especiais relativas ao trabalho do menor e da mulher.

An. 390, da CLT - Ao empregador é vedado empregar a mulher em serviço que demande o emprego de força muscular superior a 20kg, para o trabalho contínuo, ou de 25kg, para o trabalho ocasional.

Cabos de açoOs cabos de aço são dispositivos de relevada importância nas operações de movimentação de

carga, devido à sua resistência à tração, flexibilidade e menor peso, tendo a vantagem de apresentar um desgaste gradativo, alertando o usuário para sua substituição.

Os cabos de aço são formados por pernas, e estas, por fios. As pernas dos cabos são entrelaçadas, cobrindo a alma do mesmo.

Page 69: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Os cabos de aço do mesmo diâmetro têm capacidade de carga variável, conforme condição de utilização (veja tabela a seguir).

Page 70: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Formação da perna

Fig. 2

perna

Page 71: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Formação do cabo

Fig. 3

Classificação e construção

Classificação 6x7

6 x 3

até

6 x 14

Fig. 4

Classificação 6x19

6 x 15

até 6 x

26

Fig. 5

almacabo de aço

Page 72: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Classificação 6x37

w ^ ^ 6x27

até

6x49

Fig. 6

regular à direita

regular à esquerda

long à direita

long à esquerda

Fig. 7

Cabo com torção à direita

enrolamento superior da esquerda para a direita

enrolamento inferior da direita para a esquerda

Fig. 8

Cabo com torção à esquerda

enrolamento superior da direita para a esquerda

Page 73: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

enrolamento inferior da esquerda para a direita

Fig. 9

Page 74: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Preformação

cabo preformado

cabo sem preformação

Fig. 10

Resistência dos arames

Mild Plow Steel (MPS)......................................................................... 140 a I60kgf/mm2

Plow Steel (PS)........................................................................................ 160 a 1 80kgf/mm2

Improved Plow Steel (IPS)................................................................... 180 a 220kgf/mm2

Extra Improved Plow Steel (EIPS)........................................................ 200 a 230kgf/mm2

Comparação gráfica entre cargas de ruptura à tração

Exemplo: cabo de diâmetro 13,0mm 6x25 Filler + AAC1

Page 75: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

passo

Fig. 11

Tipos de cabo de aço

Os tipos são variáveis e de aplicação diversa. O usuário deve consultar o catálogo do fabricante para selecionar o tipo de cabo, de acordo com sua aplicação.

Irregularidades (defeitos visuais)

Quando detectadas individualmente ou em conjunto, deverá ser providenciada substituição do cabo de aço.

Fios partidos

Deve-se substituir o cabo de aço quando:

•o número visível de fios rompidos, no trecho mais danificado, estiver acima do limite estabelecidonas normas;

•houver um ou mais fios partidos próximo ao acessório instalado (presilha, soquete, outros).

O flexionamento de um cabo pode, muitas vezes, expor arames partidos encobertos nos vales entre as pernas.

Fig. 12

Page 76: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Arames rompidos

Fig. 13

Pontos críticos para inspeção

Fig. 14

Ruptura de arames na superfície externa do cabo

Estes cabos exibem arames partidos causados pela fadigaapós curvatura repetida sobre as roldanas de tamanho

correto e sobre cargas moderadas.

Fig. 15

-.—.^- Observar a presençaC VA) de arames partidos

^ ' 1 * nesta área.

Page 77: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Arames partidos próximo aos acessórios

ocorrência de arames partidos nesta área é normal

\_ '

Fig. 18 Fig. 19

Medida do diâmetro

certo errado

Fig. 21

Fig. 17

Page 78: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Redução no diâmetro do cabo

seção do cabo não avariada

observar que o ângulo dopasso diminui quando a alma

apresenta falha

Fig. 22

Métodos para lubrificação do cabo de aço

Fig. 23 Fig. 24 Fig. 25

Fig. 26 Fig. 27 Fig. 28

os cordões se engatam e tornam a forma oval, se a alma falhar

seç seção avariada do cabo

diâmetro normal

Page 79: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Estoque

Fig. 29

Repassamento incorreto

Fig. 30

Repassamento correto

Fig. 31

DesgastesO cabo deverá ser substituído quando houver uma redução de 15% do diâmetro nominal.

Fig. 32

Page 80: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Costura

A seção de costura do cabo de aço deverá ser eliminada, quando forem encontrados fios partidos ou gastos, pernas soltas, acessórios com trincas ou desgaste acentuado.

Fig. 33

Observação

Não é permitida a costura em cabos de aço para movimentação de equipamentos que envolvam grandes riscos operacionais.

Amassamento

O cabo deverá ser substituído sempre que forem encontradas pernas esmagadas, achatadas e mordidas.

Fig. 34

Saca-rolha

Quando a deformação atinge, no ponto desfavorável, um desnivelamento superior a l /3 do diâmetro do cabo, este deverá ser substituído.

Corrosão

Deverá ser substituído o cabo. quando for observado um estado de corrosão acentuado.

Protuberância de alma

O cabo poderá ser mantido, desde que seja removida a parte irregular.

35

Page 81: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Gaiola

O cabo poderá ser mantido, desde que seja removida a parte irregular.

Fig. 36

Destrancamento de perna

O cabo poderá ser mantido, desde que seja removida a parte irregular.

Fig. 37

Dobra

O cabo poderá ser mantido, desde que seja removida a parte irregular.

Fig. 38

Para melhor elucidação, mostraremos alguns casos típicos resultantes de funcionamento sob condições precárias ou maus-tratos.

Exemplo de quebra por fadiga em cabo de aço que trabalhou com cargas elevadas em polias de pequenas dimensões.

Fig. 39

Cabo de aço que sofreu amassamento devido ao enrolamento desordenado no tambor.

Page 82: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Fig. 40

Cabo que sofreu amassamento e tomou a forma "espiral", motivado por enrolamento desordenado em tambor de pequenas dimensões, cargas elevadas e passagem por um sistema múltiplo de polias.

Fig. 41

Ruptura de cabo de aço que soltou da polia e ficou dobrado e preso no eixo da mesma.

Fig. 42

Manilha de cargaA manilha de carga é formada por duas partes: corpo e pino, facilmente desmontável, usada para

fixação de carga. A capacidade de carga é variável conforme as dimensões.

Caso ocorra irregularidade, deformação e desgaste igual ou superior a 10% do diâmetro, deve ser substituída.

corpo

AMA 5

cavirao AMA 6

AMA 3

Fig. 43

Page 83: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Manilha especialAMA-IA e AMA-5A

C Pol/In

Carga segurança de trabalho

(kgf)

Dimensões

A (mm)

B (mm)

D (mm)

E (mm)

1/2 2.000 21 49 5/8 30

5/6 3.250 27 6 13/4 40

3/4 4.750 32 72 7/8 45

1 5.500 43 96 1.1/8 61

1.1/4 12.000 52 115 1.3/8 76

1.1/2 17.000 61 143 1.5/8 92

1.3/4 25.000 73 172 2 105

2 50.000 82 147 2.1/4 127

2.1/2 80.000 105 262 2.3/4 153

3 110.000 130 330 3.1/4 165

4 300.000 140 404 4.1/4 229

Fig. 44

Page 84: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

AMA-6A

Carga Dimensões PesoC segurança

Pol/In de trabalho(kgf) A

(mm)B

(mm)D

(mm)E

(mm)Kg

1.1/2 3 60 146 1.5/6 92 9.400

1.3/4 40 73 175 2 105 15.500

2 50 82 197 2.1/4 127 23.500

1.1/2 80 105 257 2.3/4 153 46.000

3 110 130 330 3.1/4 163 80.000

4 175 140 388 4.1/4 229 15.000

Fig. 45

ClipsPeça com estojo em forma de "U" e com corpo estriado para assentamento do cabo.

a)Eficiência máxima de 85% do ponto de ruptura do cabo.

b)Irregularidade: corrosão, desgaste, fadiga e rosca avariada.

Page 85: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Eficiência dos olhais em relação às cargas de ruptura mínima efetivas dos cabos

Fig. 47

Page 86: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

O percentual representa a capacidade máxima do estropo em função da resistência máxima do cabo.

1.Os clips devem ser espaçados no mínimo de 6 vezes o diâmetro do cabo.

2.Após o estropo ter sido colocado em serviço, isto é, sob tensão, as porcas dos clips devem serreparadas, para compensar qualquer diminuição no diâmetro do cabo.

Diâmetro do cabo (polegadas)

Número mínimo de grampos (clips)

Espaçamento entre clips (mm)

3/16 2 291/4 2 38

5/16 2 483/8 2 57

7/16 2 671/2 3 765/8 3 953/4 4 1147/8 4 1331 4 152

1. 1/8 5 1721.1/4 5 191

1.3/8 6 210

1.1/2 6 2291.5/8 6 240

1.3/4 7 2672 8 305

2. 1/4 8 343

Page 87: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

SapatilhasAcessórios usados para proteger e dar rigidez ao laço do cabo de aço.

a)As dimensões são variáveis conforme o diâmetro do cabo.

b)A irregularidade que ocorre é a deformação.

especifica r 0 do cabo AS A-1

Fig. 49

GanchoFormado por uma peça recurvada, usado na interligação com cargas.

a)A capacidade de carga varia conforme as dimensões (veja tabela).

b)Irregularidade: torção maior que 10 graus, abertura na garganta 15% maior que a original,trinca, desgaste 10% maior que o diâmetro original.

Quando detectadas, deve-se substituir o gancho.

AGA 3

Fig. 50

AGA l

Page 88: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

AGA 4

Fig. 51

AGA 5

Aga 1e 2 Fig. 52

Carga segurança de trabalho(kgf)

Dimensões Peso

A (mm)

B (mm)

C (mm)

D (mm) Kg

0,75 19 24 14 110 0,251 23 26 16 125 0,352 32 31 21 163 0,083 40 38 29 201 1,055 51 48 35 256 37,5 62 57 41 316 5,210 72 64 49 354 8,415 80 88 80 434 15,325 114 105 95 629 47,550 125 121 105 678 63

AGA 2

. . A -

Page 89: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Áreas de inspeção do gancho

verifiquequanto asinais de

rachadurase torção

verifique quanto a sinais de aberturaverifique se o gancho não está torcido

verifique quanto a rachaduras e desgaste

Fig. 53

Ganchos

100% 86% 80% 70% 40%

Fig. 54

verifique quanto ao desgaste e deformação

Page 90: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas
Page 91: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

100% Eficiência

100%

Page 92: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

SoquetesDispositivo utilizado como tenninal de cabo de aço, ao qual se podem fixar outros acessórios.

a)A capacidade de carga conforme o diâmetro do cabo de aço.

b)Irregularidades: requer substituição - trinca, desgaste no corpo ou pino, que reduza em 10% asua dimensão original. Em caso de utilização de cunha, verificar se está soltando do soquete.

Anel pêraAcessórios de interligação de eslinga com equipamento de movimentação de carga.

Fig. 57

Page 93: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

a)A capacidade de carga varia conforme as dimensões (veja tabela).

b)Irregularidades: trinca, deformação, desgastes acima de 10% do diâmetro original. Quandodetectadas, o anel pêra deve ser substituído.

Fig. 58

AAP

D Pol/In

A (mm)

B (mm)

C (mm)

Capacidade (kg)

6 32 64 127 500

5/8 35 70 140 7003/4 41 70 140 8507/8 45 89 178 1.0001 67 89 178 1.500

1.1/4 93 111 222 3.4001.3/8 70 133 267 4.0001.1/2 98 133 267 5.0001.5/8 100 152 305 6.0001.3/4 114 152 305 7.500

2 133 178 356 13.0002. 1/4 152 203 406 17.0002.1/2 171 203 406 20.0002.3/4 190 229 406 23.000

Page 94: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

CintasÉ o tipo de eslinga mais simples e adapta-se facilmente a diversos tipos de cargas.

a)A capacidade de carga é variável conforme a largura, o olhai e a forma de utilização (vejatabela).

b)Irregularidades: cortes, desgastes e deterioração. Quando detectadas, as cintas devem sersubstituídas.

c)Armazenamento: a cinta deve ser mantida limpa, isenta de óleo, graxa, produtos químicos ouágua salgada, em local apropriado, sem exposição prolongada à luz solar.

largura C

Fig. 59

Fig. 60

Page 95: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Formas de levantamento Olhai

Choker Ò Kg Basket ó Kg Kg (mm)

200 400 200

400 500 200

500 1.000 280

1.000 2.000 280

1.300 2.700 280

2.800 5.400 280

700 1.300 280

1.400 2.800 280

800 1.500 280

1.600 3.000 280

Page 96: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Tipo SlingO tipo Sling é o mais simples. É o estilo ideal para cintas estreitas e adapta-se com facilidade a

diversos tipos de carga e formas de levantamento. Disponível em diversas larguras e capacidades. Na forma de levantamento Basket, geralmente são usadas em par.

•REF: "S'? (lcorpo de cinta) SIMPLES

•REF: "D" (2 corpos de cinta) DUPLA

•REF: "T" (olhai torcido) OPCIONAL

Específico para cintas que serão utilizadas na forma Choker. Ao especificar, incluir "T" após ref.

• REF: "R" (olhai reduzido) OPCIONAL

Adapta-se perfeitamente em ganchos de dimensões pequenas.

Ao especificar, incluir UR" após a referência.

Exemplos Fig. 61

Fig. 62

Page 97: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Tabela de capacidade

Largura Formas de levantamento Olhai

Ó K9 Ó Kg

"C" REF: Choker Basket Kg (mm)

35 S 200 400 200

35 D 400 800 200

505 500 1.000 220

50 D 1000 2.000 220

60 S 1300 2.700 280

60 D 2600 5.400 280

65 S 700 1.300 280

65 D 1400 2.600 280

805 800 1.500 280

80 D 1600 3.000 280

Especial para serviços árduos e extremamente pesados.

Tipo anelÉ um dos tipos mais utilizados. Atende a inúmeras aplicações na elevação de cargas. Sua durabilidade

é máxima, porque seu desgaste é uniforme.

•REF: "SÁ" (l corpo de cinta) SIMPLES.

•REF: "SD" (2 corpos de cinta) DUPLA.

•REF: "R" (extremidades reduzidas).

Aplica-se somente à referência "SÁ".

Opcional, incluir "R" após a REF.

Page 98: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Ao solicitar, especificar o tipo, a referência, a capacidade, a forma e o comprimento.

Tabela de capacidade (em kg)

Largura "C" REF:

Formas de levantamento

Vertical A Basket t Choker > (Kg) O (Kg) Q (Kg) O

35 SÁ 500 750 350

35 SD 1.000 1.500 700

50 SÁ 1.400 2.000 1.000

50 SD 2.800 4.000 2.000

60 SÁ 3.800 5.000 2.500

60 SD 7.200 10.000 5.000

65 SÁ 1.800 2.700 1.300

65 SD 3.800 5.400 2.800

80 SÁ 2.000 3.000 1.500

80 SD 4.000 6.000 3.000

Especial para serviços árduos e extremamente pesados.

Page 99: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Tipo bagEste tipo de cinta é apropriado para cargas largas de rígida construção. É de fácil manuseio na

forma Basket.

•REF: "BS" (l corpo de cinta) SIMPLES.

•REF: "BD" (2 corpos de cinta) DUPLA.

• comprimento

> •

Fig. 64

Tabela de capacidade

Largura "C" REF: FORMA OLHAL

BASKET i(Kg) °

K (mm)

100 BS 2.000 240

100 BD 4.000 240

120 BS 5.000 280

120 BD 10.000 280

130 BS 2.700 280

130 BD 5.400 280

160 BS 3.000 280

160 BD 6.000 280

Especial para serviços árduos e pesados

Page 100: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Tipo flatEste tipo é fornecido com terminais de aço nos olhais. Proporciona alta durabilidade da cinta em

serviços de grande fadiga e abrasão. Adapta-se perfeitamente ao gancho do equipamento de elevação.

•REF: "FLS" (l corpo de cinta) SIMPLES.

•REF: "FLD" (2 corpos de cinta) DUPLA.

O desenho especialdos terminais facilita

sua utilização naforma Choker

Comprimento L

Fig. 65 Tabela de

capacidade (em Kg)

Largura "C" REF.:

Formas de levantamento Dimensões dos terminais (mm)

Choker fo Basket fa A B D

50 FLS 500 1.000 52 90 13

50 FLD 1.000 2.000 52 90 16

60 FLS 1.300 2.700 67 110 16

60 FLD 2.600 5.400 67 110 20

65 FLS 700 1.300 67 110 13

Page 101: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

65 FLD 1.400 2.600 67 110 16

80 FLS 800 1.500 83 120 16

80 FLD 1.600 3.000 83 120 16

Especial para serviços árduos e extremamente pesados.

Page 102: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Ti po g ra bEste tipo é fornecido com terminal de aço e ganchos com trava de segurança. Possibilita um fácil

manuseio de cargas que tenham olhai ou calças de elevação (motores, máquinas, transformadores. ferramentas, painéis, etc.). Para especificar: tipo-modelo-ref.-comp. "L".

Tabela de capacidade

Largura "C" REF

Capacidade (Kg) Abertura A (mm)

505 700 56

50 D 1.400 56

60 S 1.800 71

60 D 3.600 71

65 S 900 71

65 D 1.800 71

Para cargas superpesadas. Podem ser usadas no sentido horizontal de tração.

Page 103: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

modelo 2

Fig. 67

Tabela de capacidade

Largura "C" REF

Capacidade(kg)

Abertura A (mm)

505 1.000 56

50 D 2.000 56

605 2.700 71

60 D 5.400 71

655 1.300 71

65 D 2.600 71

Para cargas superpesadas. Levanta sua carga com equilíbrio e faz a distribuição regular do peso.

Page 104: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas
Page 105: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Cabo(pol.)

Anel(pol.)

Gancho(pol.)

Cargas a serem levantadas (kg)

Vertical 30° 45° 60°

1/4 5/8 880 760 620 440

3/6 3/4 1.980 1.700 1.400 980

1/2 1 3.400 3.000 2.400 1.700

5/8 1 1/4 5.400 4.700 3.800 2.700

3/4 13/6 7.600 6.700 5.400 3.800

7/8 1 5/8 10.400 9.000 7.300 5.200

1 13/4 13.400 12.000 9.500 6.700

1 1/4 2 1/4 20.000 18.000 15.000 11.000

11/2 2 1/6 30.000 26.000 21.000 15.000

1/4 5/8 3/6 1.200 1.050 850 600

3/6 7/8 9/16 2.600 2.250 1.850 1.300

1/2 11/4 11/16 4.600 4.000 3.250 2.300

5/8 13/6 13/16 7.200 6.250 5.100 3.600

3/4 11/2 1 10.000 8.650 7.100 5.000

7/8 13/4 11/4 14.000 12.100 9.900 7.000

1 2 11/2 18.000 15.600 12.800 9,000

11/4 23/4 13/4 27.000 23.400 19.100 13.500

1/4 3/4 1/2 2.400 2.100 1.700 1.200

3/6 1 9/16 5.200 4.500 3.700 2.600

1/2 13/6 11/16 9.200 8.000 6.500 4.600

5/8 11/2 13/16 14.000 12.100 10.000 7.000

3/4 2 1 20.000 17.300 14.150 10.000

7/8 21/4 11/4 28.000 24.250 19.800 14.000

1 21/2 11/2 36.000 31.250 25.500 18.000

11/4 23/4 13/4 53.000 45.900 37.500 26.500

11/2 2 1/4 76.000 65.800 53.750 38.000

Page 106: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas
Page 107: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Esticador especial

Page 108: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Fig. 76

Correntes

Corrente de ferro singelaA prova de teste de esforço é suficiente para demonstrar a carga de segurança de trabalho, sem

deformar os elos nem afetar a qualidade elástica do material. Acabamento polido ou galvanizado.

Fio(mm)

Peso(kgm)

Carga permitida(kg)

Ruptura(kg)

3,17 0,160 80 1603,57 0,225 120 2403,98 0,300 180 3804,38 0,388 280 5204,75 0,450 320 6405,55 0,545 400 8005,95 0,680 500 1.0006,35 0,750 610 1.2207,14 0,980 740 1.4807,93 1.280 1.080 2.1609,12 1.580 1.530 3.0609,52 1.800 1.700 3.40011,11 2.680 2.300 4.80012,70 3.600 3.300 6.80015,88 5.700 5.000 10.00019,05 7.300 7.000 14.00022,23 10 9.150 18.30025,40 14 11.810 29.63028,57 18 15.000 30.00031,75 22.500 18.340 38.88034,92 27.500 23.150 48.31038,10 33 27.280 54.55041,28 50 31.780 63.51044,45 45 38.410 73.14047,63 52 41.080 82.08050,80 56 45.820 91.640

Page 109: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Lingas

Page 110: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Fig. 79

Redes de cabos de aço

Redes de cabo

Segurança - Carga-manilha-sisal-polipropileno-polietileno-náilon

Fig. 80

ARE 3 ARE 4

Page 111: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Rede para heliporto

v l t

Rede de carga Fig. 81

Fig. 82

Page 112: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas
Page 113: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Na movimentação de cargas

Page 114: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Os estropos incluem uma variedade de configurações, fita de náilon, cabo de fibra, cabo de aço, corrente e rede.

Apresentamos a seguir os tipos mais comuns usados na área de petróleo.

Estropo simplesA carga é transportada por uma única perna, sendo que o seu peso pode se igualar ao da carga

máxima do cabo e acessórios.

Este tipo de estropo não deve ser usado para içar material solto, material comprido ou qualquer coisa que seja difícil de equilibrar. Use-o somente nos equipamentos com olhais de içamento.

Page 115: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Estropo de duas a quatro pernasApresenta ótima estabilidade para carga; sua utilização é eficiente em casos com elevação de máquinas,

estruturas, motores, caixas de estocagem e cargas similares.

Uma boa estabilidade de carga é conferida quando o gancho fica diretamente sobre o centro de gravidade da carga.

Fig. 2

Estropo cesta simplesNão deve ser usado em cargas que sejam de difícil equilíbrio, porque podem se inclinar e correr do

estropo.

Fig, 3

Page 116: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

A capacidade de estropo é qfetadapelo ângulo entre as pernas.

Estropo cesta duplaPara promover equilíbrio na carga, os cabos devem manter um afastamento tal que evite correrem,

à medida que a carga é aplicada. O ângulo entre a carga e o estropo deve ser de aproximadamente 60 graus, para evitar deslizamento.

Fig. 4

Estropo cesta dupla voltaUsado para manuseio de material solto, tubos, hastes ou cargas cilíndricas lisas; neste caso, o

estropo exerce um contato total de 360 graus com a carga e tende a uni-las.

Fig. 5

Page 117: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Estropo com gancho corrediçoNão deve ser usado em manuseio de material solto, pois não aperta completamente a carga. Na

configuração do gancho corrediço duplo, evita o desequilíbrio e a rotação da carga.

Fig. 6

Cintas devem ser usadas em movimentação de materiais ou equipamentos frágeis e que possam sofrer tanto avarias como arranhões.

Fig. 7

Page 118: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Devido à flexibilidade e ao pequeno peso, a cinta é largamente utilizada para movimentação de materiais suscetíveis ao esmagamento.

Fig. 8

Estropo sem fimUsados para múltiplas utilidades, são bastante flexíveis, porém tendem a avarias rapidamente, por

não estarem equipados com acessórios.

Fig. 9

U " ~ * J Ê ..... *~~ "»'-,iiU|l"»*T I

Page 119: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Estropo trançadoFormado por 6 ou 8 cabos de pequeno diâmetro, aumenta a resistência e permite a flexibilidade.

Usado em cesta onde uma baixa pressão de sustentação é desejável ou a curvatura é extremamente acentuada.

Fig, 10

Quando as pernas do estropo não forem de comprimentos iguais, use o menor, razão H/L.

Fig. 11

Page 120: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Carregamento total da cargaCargas rígidas podem ser suportadas por duas pernas; as outras duas servem para o equilíbrio.

Fig. 12

Observar os casos em que haverá maior tensão em determinada perna do estropo.

A / \ r >./-vFi. 13

Deixe o olhai correr e mantenha o ângulo de aproximadamente 45 graus.

equilíbrio

Page 121: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Fig. 14

Page 122: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Se forçar o olhai para baixo

Deixe que o olhai fique mais alto,

para manter o ângulo do estropo

maior que 45 graus.

Utilize uma manilha sempre quedois ou mais cabos forem

colocados sobre o gancho.

ERRADO

Ação de avaria do olhai sobre o cabo.

Fig. 16

Page 123: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

CERTO

Use sapatilha no olhai.

Fig. 17

ERRADO

O cavirão da manilha apoiado no cabo pode se soltar.

CERTO

O cavirão da manilha não tende a girar.

Fig. 18

Fig. 19

Page 124: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

MANEIRA ERRADA

O parafuso na parte móvel do cabo pode afrouxar.

MANEIRACERTA

Não há ação cortante no cabo que labora.

MANEIRACERTA

Não há ação cortante no cabo que labora.

Fig. 20

Fig. 21

Fig. 22

Page 125: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Fig. 23

MANEIRA ERRADA

Nó no cabo de aço com clip. Eficiência menor que 50%.

Fig. 24

MANEIRA CORRETA

Deve-se notar o uso correto de sapatilha na confecção da mão do cabo de aço.

Fig. 25

MANEIRA ERRADA

Os ganchos da lingada deveriam estar voltados para o lado externo, evitando-se, assim, que a lingada se desfaça no caso de os cabos ficarem bambos.

MANEIRA ERRADA

Ação cortante da mão no cabo que labora.

Page 126: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Fig. 26

MANEI RA CORRETA

Os ganchos da lingada devem estar voltados para o lado externo.

Fig. 27

ERRADO

Não efetue içamento enquanto o estropo não estiver totalmente fixado.

Fig. 28

Page 127: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

CERTO

Fixe as pernas não utilizadas na operação.

Fig. 29

Use cabos-guias para controlar todas as cargas.

Fig. 30

Mantenha-se afastado dos estropos quando os mesmos estiverem sendo puxados sob as cargas.

Fig. 31

Page 128: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

O vento poderá balançar a carga, causando efeito desastroso.

FiQ. 32

Destrua os dispositivos e acessórios de carga que apresentarem avarias antes de jogá-los fora. Eles podem ser usados por pessoa não avisada dos perigos ou avarias.

Fig. 33

Page 129: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Fig. 34

Roteiro para estudo de levantamento e movimentação de cargas

•Determinar o peso da carga levantada.

•Definir sua forma e dimensões.

•Estabelecer sua localização e acessos para a carga da máquina.

•Definir a máquina.

•Verificar a utilização da máquina definida para o levantamento.

F. l -Altura- Distância vertical existente entre os dois pontos.

F.2 - Raio - Medida entre o centro de giro da máquina até o centro de gravidade da carga na sua posição final.

F.3 - Angulo - De acordo com a tabela de carga da máquina.

Não usar estropo diretamente em cilindro de gás comprimido, pois o mesmo pode correr, cair e provocar sérias avarias.

Page 130: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Definição da máquina:

•capacidade e comprimento de lança adequados para a característica de trabalho;

•layout e vistas do levantamento;

•detalhamento (cabos, balancins, eslingas, manilhas, esticadores, etc.).

Ao levantar e movimentar carga, operando com guindaste, lembre-se sempre de:

•Determinar o peso de todas as cargas.

•Instalar indicadores de peso no guindaste.

•Verificar a amarração da carga e dos estropos.

•Conferir as condições ambientais.

•Observar a velocidade do vento toda vez que for manusear cargas de grande superfície vélica.

•Ficar atento ao movimentar a carga ou lança de guindaste próximo a equipamentos elétricos,energizados.

•Reconhecer os fatores que possam reduzir a capacidade dos guindastes e estropos.

•Aprumar a carga a ser movimentada.

•Evitar que a carga fique balançando em pêndulo.

•Usar proteções nas arestas para evitar avarias nos estropos.

•Não deixar o estropo exposto a intempéries ou próximo de produtos químicos.

•Evitar arrastar o estropo por baixo da carga.

•Manter o estropo afastado das operações de corte e solda elétrica.

•Durante as operações, usar o bom senso.

Segurança é dever de todos!

Page 131: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Transferência de materialPara transferência de material entre instalação marítima e embarcação e vice-versa, deverão ser

observados os seguintes requisitos:

•A transferência de material dependerá das condições ambientais e necessitará da aprovação dochefe da plataforma, além do comandante da embarcação.

•Deverá haver um responsável pela operação na plataforma e outro na embarcação, para que seinicie a transferência.

As pessoas serão responsáveis por:

•manter comunicação entre plataforma, embarcação e guindasteiro durante toda a operação;

•assegurar que as cargas serão içadas adequadamente e arrumadas de forma conveniente;

•impedir a permanência de pessoas sob a trajetória das cargas;

•interromper a operação, quando surgir algum risco de acidente;

•fazer cumprir as normas de segurança relativas à movimentação de cargas.

Normas gerais de segurançaQuanto ao equipamento

•Deverão ser obedecidos os limites de carga.

•Deverá ser inspecionado com frequência.

•Deverá ser mantido em condições de funcionamento.

•Deverá possuir indicador de ângulo e tabela de carga.

Page 132: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

•O cabo de carga deverá ter, pelo menos, 3 voltas passadas no tambor.

•Deverá ser provido de proteção contra o sol para o operador.

•Os ganchos deverão ser equipados com trava de segurança.

Quanto ao pessoal

•Deverá ser mantido operador qualificado para o guindaste.

•A operação de manuseio de cargas deverá ser feita somente por pessoal qualificado.

•Os sinais convencionais deverão ser conhecidos e praticados.

•Somente uma pessoa dará os sinais, e o operador só deverá acatar os sinais da pessoa designada.

Quanto ao operador

•Os guindastes que possam interferir na área segura de aproximação de helicópteros deverãoter suas lanças abaixadas e a operação paralisada até conclusão das operações de pouso oudecolagem.

•O arriamento e içamento de cargas deverá ser feito sobre o mar aberto, fora da vertical daembarcação.

•Deverão ser tomadas precauções para que os dispositivos ou equipamentos e materiais nãocolidam com outros objetos, quando em manobras com cargas.

•Não será permitido andar ou permanecer sob cargas suspensas.

•Quando o guindaste estiver parado, os controles deverão ser mantidos na posição neutra e osfreios aplicados.

•A lança deverá estar apoiada.

•As lingas, cordas, roldanas, cestas de transbordo, grampos, manilhas e outros acessórios paraelevação de carga deverão estar em perfeitas condições.

•É recomendado o uso de cabos-guias para orientar a movimentação de carga.

•Não será permitido arrastar ou puxar a carga lateralmente.

Transferência de pessoalPara transferência de pessoal por cesta de transbordo entre instalação marítima e embarcação,

deverão ser observados os seguintes requisitos:

Page 133: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

Adequação da embarcação•Hélice dupla ou impelidor lateral de proa.

•Espaço vazio no convés com dimensões de, no mínimo, três vezes o diâmetro da base da cesta nadireção transversal da embarcação e seis vezes o diâmetro da cesta na direção longitudinal.

Observação

Caso a embarcação não atenda ao estabelecido, sua segurança dependerá da análise de sua capacidade de manter-se bem posicionada.

Condições ambientais•À luz do dia e com boa visibilidade.

•Com velocidade de vento até 55km/h (30 nós).

•Com altura máxima de onda até 3m.

Equipamento de segurança•Utilizar colete salva-vidas (tipo aprovado pela DPC), dotado de flutuador para cabeça, apito edispositivo de sinalização luminosa.

•Deverá haver no convés da embarcação uma bóia salva-vidas com retinida de 25m.

•O barco de resgate deverá estar em condições de ser lançado.

Cesta para transferênciaA cesta deverá ser inspecionada antes de cada operação e submetida a testes semestrais, devendo

ser armazenada em local apropriado. Para transferência de pessoal por cesta de transbordo durante a noite, entre instalação marítima e embarcação, deverão ser observados os seguintes requisitos:

•A transferência de pessoal por cesta, à noite, poderá ser realizada para atender à necessidadeoperacional ou de segurança, mediante autorização do responsável pela instalação marítima.

•Deverão ser designados dois supervisores de convés.

•Deverá haver iluminação satisfatória para as áreas de chegada e saída da cesta.

Page 134: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

•Deverá haver refletor emitindo facho luminoso para seguir a trajetória da cesta.

•Só poderão ser transferidas, no máximo, duas pessoas por vez.

•A cesta somente poderá ser usada para o transporte de pessoas.

•Só deverão ser transportadas pessoas experientes neste tipo de operação.

•O barco de resgate e a tripulação deverão estar em condições de atuação imediata.

•Limites de condição ambiental:

•vento até 39km/h (21 nós);

•altura de onda até 2 m.

Treinamento do usuárioO treinamento consiste no detalhamento dos seguintes procedimentos de transferência:

• Vestir adequadamente o colete salva-vidas.

•O usuário deverá se posicionar do lado externo da rede cónica, com um dos pés sobre o flutuadorinferior, diante do vão existente entre as redes, e o outro pé sobre o convés.

•Deverá agarrar-se firmemente aos cabos da rede e, no momento do içamento, apoiar os pés sobreo flutuador.

•Na operação de arriamento, no momento do toque do flutuador inferior ao convés, deverá passarum dos pés para o convés e em seguida o outro, quando a rede cónica estiver frouxa.

Normas gerais de segurança•Deverá ser estabelecida, antes da operação, a comunicação entre instalação marítima, embarcaçãoe operador do guindaste.

•Deverão ser designadas duas pessoas, uma na instalação marítima e outra na embarcação, paraatuarem como supervisores de convés.

•Durante a transferência, as pessoas envolvidas serão orientadas pelo supervisor de convés.

•Nenhuma pessoa poderá ser transferida contra sua vontade, sem seu consentimento ou semprévio conhecimento de como proceder durante a transferência.

•A capacidade de transporte da cesta não deverá ser ultrapassada.

•Cada pessoa poderá levar, na cesta, sua bagagem pessoal, com limite máximo de lOkg.

•As pessoas a serem transportadas deverão estar devidamente vestidas com coletes salva-vidas.

Page 135: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas

1 O guindasteiro deverá ser pessoa habilitada.

• A embreagem e as engrenagens do guindaste deverão estar acopladas, durante a operação, com

a cesta.1 O arriamento e o içamento da cesta na embarcação deverão ser feitos com a cesta sobre o

mar aberto, fora da vertical da embarcação.

Deverão ser observadas as condições ambientais.

Transferência de doente ou mareado•Caberá ao responsável pela instalação marítima ou embarcação a avaliação quanto à possibilidadede transferência por cesta.

•A pessoa a ser transferida que estiver debilitada deverá ficar sentada no interior da cesta, usando

cinto de segurança do tipo cinturão, com travessão, estando este passado entre os cabos da rede cónica.

• Duas pessoas deverão acompanhar o doente ou mareado, na cesta, para assisti-lo durante atransferência.

Movimentação de Cargas

Ficha Técnica:

Elaboração:Darcy V. De Oliveira

Projeto Gráfico:

Produzido pela equipe da

Darlan Milesi Pimenta Pinheiro

Escola Técnica ATENEW

Page 136: 29596744 elevacao-e-movimentacao-de-cargas