28 de julho de 2011

5
Ano I Número 18 Data 28.07.2011

description

Clipping Eletrônico

Transcript of 28 de julho de 2011

Page 1: 28 de julho de 2011

AnoI

Número18

Data28.07.2011

Page 2: 28 de julho de 2011

BRASÍLIA. Junto com o prazer da compra de um novo eletrodoméstico ou de um aparelho ele-trônico, o consumidor tem levado de brinde muita dor de cabeça, como revela levantamento do De-partamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça. De acordo com dados desse estudo, mais da metade das reclama-ções que acabaram sem solução imediata, mesmo com intermediação do Procon, envolve produtos como celulares e itens da linha branca. As queixas dos clientes são basicamente duas: falta de peças de recomposição e problemas com a garantia.

Juntos, aparelhos de telefonia móvel, equipa-mentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos como fogão e geladeira responderam por 55,74% dos 122.662 registros que chegaram ao DPDC de se-tembro de 2009 a agosto do ano passado. Os servi-ços bancários continuaram a apresentar problemas, ficando com 21,46% dos registros, mas mostraram avanço nos últimos meses, segundo a diretora do DPDC, Juliana Pereira da Silva. Em terceiro lugar, ficaram os serviços considerados essenciais, como tratamento e abastecimento de água e fornecimento de energia elétrica, que somam 14,81% do total de reclamações.

Esse crescimento dos problemas com produtos

reflete, conforme Juliana, o aumento da renda da população, que passou a ter mais acesso a bens de consumo.

A diretora disse não ter elementos palpáveis para fazer relação entre o aumento da entrada de produtos importados e o incremento do desconfor-to por parte do cliente, pois nem sempre a empre-sa que chega ao Brasil traz consigo uma rede de assistência técnica especializada. “Mas, de qual-quer forma, qualquer produto comercializado no Brasil precisa dar ao consumidor a segurança do pós compra. Seja pelo varejo ou pelo importador”, enfatizou.

As multas para quem descumpre o código con-tinuam a ser dadas pelo governo, conforme a dire-tora. Ela gostaria de ver, no entanto, uma ação mais proativa por parte das companhias. “Nós cresce-mos, o Brasil mudou e estamos numa fase próspera da economia. É importante que o mercado se apre-sente nesse processo. Afinal, temos de dar salto de maturidade”, concluiu Juliana.

No período de avaliação do DPDC, foram re-gistrados 812 mil atendimentos nos Procons que participam do Cadastro Nacional. Desses, 84,5% foram solucionados sem necessidade de abertura de processo administrativo.

Ranking.Eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos vêm em seguida

Celulares lideram, no Procon, ranking de reclamações Fornecedores se comprometeram a reduzir a número de queixas nos órgãos

Compromisso

Empresas terão metas de pós-venda São Paulo. Para a diretora do

DPDC, Juliana Pereira, é preocupante o fato de o consumidor ter de procurar os Procons para solucionar “problemas elementares” como mau funcionamen-to, ausência de peça de reposição, além do descumprimento da garantia legal. “Isso demonstra que é urgente e neces-sário que o mercado apresente soluções

para o atendimento ao consumidor no pós-venda”, afirma.

O DPDC chamou as empresas dos setores de telefonia, bancos, cartões de crédito e varejo a apresentar metas a serem alcançadas neste ano. Cada fornecedor se comprometeu a reduzir a quantidade de consumidores que ne-cessitam dos Procons.

o tEmpo - p.10 - 28.07.2011

Page 3: 28 de julho de 2011

Cont.. o tEmpo - p.10 - 28.07.2011

Page 4: 28 de julho de 2011

Estado dE minas - p.10 - 27.07.2011

Estado dE minas - p.17 - 28.07.2011

Page 5: 28 de julho de 2011

defesa do consumidor

Recibos de quitação anual não chegamLei federal 12.007 exige que documentos sejam enviados até maio, mas não está sendo cumprida

o globo - p. 28 - 27.07.2011