27 DE JANEIRO DE 2013 - catolicasc.org.br · CATÓLICA DE SANTA CATARINA PROCESSO SELETIVO...

20
CATÓLICA DE SANTA CATARINA PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR VERÃO 2013/1 27 DE JANEIRO DE 2013 INFORMAÇÕES / INSTRUÇÕES: 1. Verifique se a prova está completa: questões de números 1 a 45 e 1 redação. 2. A compreensão e a interpretação das questões constituem parte integrante da prova, razão pela qual os fiscais não poderão interferir. 3. Preenchimento do Cartão-Resposta: - Preencher para cada questão apenas uma resposta. - Preencher totalmente o espaço correspondente, conforme o modelo: - Usar caneta esferográfica, escrita normal, tinta preta ou azul. - Para qualquer outra forma de preenchimento, a leitora anulará a questão. 4. Para as questões de números 42 a 45 escolha a língua para a qual fez sua opção. O CARTÃO-RESPOSTA É PERSONALIZADO. NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO, NEM CONTER RASURAS. Duração total da prova: 4 horas - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Anote o seu gabarito. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. PROVA: HISTÓRIA MATEMÁTICA BIOLOGIA/ QUÍMICA LÍNGUA PORTUGUESA FÍSICA/GEOGRAFIA LÍNGUA ESTRANGEIRA REDAÇÃO N.º DO CARTÃO NOME (LETRA DE FORMA) ASSINATURA

Transcript of 27 DE JANEIRO DE 2013 - catolicasc.org.br · CATÓLICA DE SANTA CATARINA PROCESSO SELETIVO...

CATÓLICA DE SANTA CATARINA PROCESSO SELETIVO COMPLEMENTAR VERÃO 2013/1

27 DE JANEIRO DE 2013

INFORMAÇÕES / INSTRUÇÕES: 1. Verifique se a prova está completa: questões de números 1 a 45 e 1 redação. 2. A compreensão e a interpretação das questões constituem parte integrante da prova, razão pela qual os

fiscais não poderão interferir. 3. Preenchimento do Cartão-Resposta :

- Preencher para cada questão apenas uma resposta. - Preencher totalmente o espaço correspondente, conforme o modelo: - Usar caneta esferográfica, escrita normal, tinta preta ou azul. - Para qualquer outra forma de preenchimento, a leitora anulará a questão.

4. Para as questões de números 42 a 45 escolha a língua para a qual fez sua opção.

O CARTÃO-RESPOSTA É PERSONALIZADO. NÃO PODE SER SUBSTITUÍDO, NEM CONTER RASURAS.

Duração total da prova: 4 horas - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - Anote o seu gabarito.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20.

21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

31. 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40.

41. 42. 43. 44. 45.

PROVA: HISTÓRIA MATEMÁTICA BIOLOGIA/ QUÍMICA

LÍNGUA PORTUGUESA FÍSICA/GEOGRAFIA LÍNGUA ESTRANGEIRA REDAÇÃO

N.º DO CARTÃO NOME (LETRA DE FORMA)

ASSINATURA

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 1

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 2

HISTÓRIA 1. Leia o texto a seguir:

“O Estado Novo assumira uma postura francamente industrializante. Durante a Segunda Guerra Mundial, as indústrias brasileiras desenvolveram-se graças à impossibilidade de importar, e o mercado consumidor interno cresceu por causa da intensificação da urbanização. As indústrias locais produziram bens de consumo não duráveis. Tornou-se necessário, então, importar todas as máquinas que produzissem tais bens de consumo. Para garantir uma maior independência com relação aos países que produziam essas máquinas, Getúlio Vargas decidiu criar condições para produzir máquinas aqui no Brasil.” In: MOTA, Carlos Guilherme e LOPEZ, Adriana. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008. P. 690 e 691. Com base no exposto, marque a alternativa CORRETA sobre o processo industrial na Era Vargas (1930-1945):

A) O Brasil foi beneficiado com os recursos do

Plano Marshall, por meio do qual os Estados Unidos pretendiam fomentar a industrialização de países ameaçados pelo avanço das ideologias radicais de extrema direita e de extrema esquerda. Com o desenvolvimento econômico pretendia-se manter os países subdesenvolvidos ligados às democracias ocidentais.

B) Em 1940, o governo Vargas recebeu um empréstimo de 20 milhões de dólares para construir a usina de Volta Redonda. A partir da construção dessa siderúrgica, o Estado assumiu o papel de principal investidor em um empreendimento de vulto. Até então, a ação do Estado limitara-se ao fornecimento de créditos para os industriais; agora, ele próprio se tornava empresário.

C) Foi implementada uma reforma administrativa, dando ao governo instrumentos para gestão nos campos econômico e social, como a criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), para recolher fundos para a criação de empresas estatais de energia, transporte e siderurgia.

D) Vargas lançou o Plano de Metas, primeiro projeto de planejamento para o desenvolvimento econômico, desencadeou crescimento industrial sem precedentes. As multinacionais instalaram-se no país, sendo implantada a indústria automobilística, mas também farmacêutica e a de alimentos, entre outras.

E) Apesar do projeto ambicioso de desenvolvimento econômico, Vargas apenas conseguiu fazer o reescalonamento da dívida externa (o funding loan), com retração econômica e crise social. Houve, no entanto, uma recuperação da economia cafeeira e de outros ramos da agro-exportação, como o algodão, o tabaco e o cacau, que somente beneficiaram as elites tradicionais.

2. Leia o fragmento a seguir: Em 1915, um físico inglês observou com tristeza que a Grande Guerra era “uma guerra de engenheiros e químicos tanto quanto de soldados” [...] As estradas de ferro possibilitaram transportar milhões de soldados para o campo de batalha em poucos dias e foram de igual importância na solução de problemas nas trincheiras, pois permitiam enviar tropas de reforço à linha de frente onde os inimigos ameaçavam atacar. A comunicação sem fio permitiu aos generais e aos comandantes de divisão coordenar o movimento de dezenas, centenas ou milhões de tropas em áreas enormes [...] ADAS, Michael. Machines as the Measure of Men. In: HOFFMAN, Paul. Asas da loucura: a extraordinária vida de Santos Dumont. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. p. 255-256.

Sobre a Primeira Guerra Mundial ou Grande Guerra, assinale a alternativa CORRETA:

A) Não é possível concordar com a afirmação de

que a Primeira Guerra Mundial foi um conflito que envolveu engenheiros, químicos e soldados, pois foi somente durante a Segunda Guerra Mundial que armas químicas foram utilizadas.

B) Os novos equipamentos e armamentos produzidos nas indústrias, e utilizados durante a Primeira Guerra Mundial, tiveram como consequência um número muito pequeno de mortos.

C) Foi o primeiro grande conflito do século XX e pode ser associado à produção industrial e à corrida imperialista.

D) Os novos meios de comunicação, ainda precários no início do século, restringiram os conflitos armados ao território francês.

E) França e Inglaterra estiveram, durante o conflito, em lados opostos. A França integrou a Tríplice Aliança e a Inglaterra a Tríplice Entente.

3. Sobre o governo de Adolf Hitler, leia o pensamento a

seguir: “A única promessa que Hitler cumpriu foi a que fez antes de chegar ao poder: Deem-me dez anos e não serão capazes de reconhecer a Alemanha.”

Pensamento berlinense BEEVOR, Antony. Berlim 1945: a queda. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 298. De acordo com o texto e com os seus conhecimentos sobre o Nazismo, assinale a alternativa que apresenta o motivo pelo qual a Alemanha não poderia ser reconhecida após o governo de Adolf Hitler:

A) A formação do Grande Império Alemão que teve

a duração de mil anos. B) A destruição causada pela derrota na Segunda

Guerra Mundial. C) O grande enriquecimento e embelezamento das

cidades alemãs. D) O enriquecimento de todas as classes sociais

que foram beneficiadas com os espólios de guerra.

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 3

E) A paz e prosperidade alcançadas pelo povo

alemão após a vitória na Segunda Guerra Mundial.

4. Limitada a participação dos homens bons das três

Vilas existentes em Santa Catarina, no século XVIII - todas elas cravadas no litoral - apenas a escolha dos Oficiais das respectivas Câmaras, situação que entrou pelos começos da centúria seguinte sem qualquer alteração, as preocupações de todas elas não transbordavam de muito aos assuntos administrativos para alcançarem os de ordem política. A Capitania, pequena e mal povoada, era bastante atrasada e mantida, como muitas outras, sob o mais rígido e fechado sistema de controIe político de que há notícia. Além disso era pessimamente servida de comunicações, exclusivamente por via marítima, raras e demoradas e, por isso mesmo, à margem de qualquer sistema de instrução. CABRAL, Oswaldo Rodrigues. História da política em Santa Catarina durante o Império. Florianópolis: Editora da UFSC, 2004. p. 25.

De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta uma das características de Santa Catarina durante os séculos XVIII e XIX:

A) A Santa Catarina no século XVIII apresentava vilas litorâneas caracterizadas pela pobreza material e mantidas sob o jugo do governo português.

B) A Capitania de Santa Catarina esteve durante todo o período do Império ligada à Capitania do Paraná, não possuindo governo local que representasse a monarquia, sediada no Rio de Janeiro.

C) A extensa rede de comunicação por mar e terra foram os fatores que favoreceram o crescimento da capitania.

D) A Capitania de Santa Catarina, em função de suas riquezas minerais, dispunha de autonomia política e econômica de que as demais capitanias não dispunham.

E) Apresentava cidades e vilas no interior do atual território catarinense devido à colonização da região ter sido iniciada distante do litoral.

5. Diversas teorias surgiram no século XVIII que contradiziam a Igreja e o poder dos reis absolutistas amparados por ela, demonstrando a insatisfação da burguesia com a ordem estabelecida. Sobre os pensamentos iluministas, leia as afirmativas a seguir:

I. Inspirados na cultura greco-romana acreditavam

no homem como um ser racional e que se encontra no centro do Universo, em detrimento dos antigos valores feudais.

II. Voltaire criticou a Igreja, o que restava da servidão feudal e a guerra, sugerindo que as reformas de que a sociedade necessitava poderiam ser feitas por monarcas, desde que

orientados por filósofos, inspirando o despotismo esclarecido.

III. O surgimento dos mecenas no período foi muito importante para a expansão do movimento. Eram pessoas ricas que patrocinavam artistas, intelectuais e cientistas como forma de ascensão pessoal.

IV. Um dos nomes mais importantes do movimento foi Thomas Hobbes. Para ele a natureza da sociedade era ser caótica, a menos que os homens, seres dotados de razão, estabelecessem um contrato cedendo seus direitos ao soberano.

V. Em o Espírito das Leis, Montesquieu propôs uma divisão entre três poderes do Estado: o Executivo, que colocaria em prática as leis formuladas pelo Legislativo, e o Judiciário, para julgar as questões que fugissem ao conjunto de leis escritas de determinada sociedade, a sua Constituição.

Estão corretas SOMENTE:

A) I, II e V. B) II, III e IV. C) I, III e V. D) II e V. E) III e IV.

MATEMÁTICA 6. Numa área com forma semelhante com um trapézio,

com medidas das bases de 22 e 16 metros e altura de 14 metros. Nesse terreno foi revestida uma área retangular de 9 m x 12 m com ardósia. No restante da área foi plantado grama. Com base nessas informações é CORRETO afirmar:

A) A área revestida por ardósia é de 158 m². B) A área total do terreno é de 158 m². C) A área coberta por grama é de 158 m². D) A área coberta por grama é de 108 m². E) A área coberta por grama é de 266 m².

7. Seu Manoel abriu uma caderneta de poupança e, em

1.º de abril de 2011, depositou R$ 1.000,00 a uma taxa de juros, nesse ano, de 6%. Em 1.º de abril de 2012, depositou mais R$ 2.000,00. Para que seu Manoel tenha, nessa poupança, em 1.º de abril de 2013, o montante de R$ 3.320,10, a taxa de juros do segundo ano deve corresponder a:

A) 8% B) 8,5% C) 7% D) 6,5% E) 5%

8. Num laboratório o pesquisador está estudando uma

determinada colônia de bactérias e constatou que sua população, num determinado instante t, é dada por: P(t) = 109 x 93t bactérias e o instante t medido em horas (ou fração da hora). No início da

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 4

observação existiam um total de 109 x 1 bactérias. Pergunta-se: quantos minutos são necessários para que se tenha o triplo da população inicial?

A) 10 B) 12 C) 20 D) 25 E) 30

9. "Há uma célebre anedota da Antiguidade relacionada

com os estudos hidrostáticos de Arquimedes. Trata-se do chamado problema da coroa. Hiero, rei de Siracusa, encomenda uma coroa que paga como se fosse de ouro puro, mas posteriormente suspeita que o ourives tenha feito mistura do ouro com prata. Arquimedes resolve o problema determinando o volume da coroa, para o que a submerge num recipiente completamente cheio de água e pesa de seguida o líquido derramado. Averigua assim a densidade da coroa e calcula a proporção de prata que o desleal ourives utiliza. Conta-se que Arquimedes inventa esse procedimento quando, ao se introduzir num recipiente completamente cheio de água para se lavar, parte dela transborda. Sai então do banho a gritar “Eureka!” (que em grego significa «Achei!»). O clássico enunciado deste princípio, chamado de Arquimedes, é o seguinte: todo o corpo submergido num fluido experimenta um impulso de baixo para cima igual ao peso do fluido que desloca. Fonte: http://www.pensador.info/autor/Arquimede…. Acesso em 14/05/2012.

Numa determina escola, durante a aula de matemática, os alunos foram levados ao laboratório para a realização de uma experiência, a de determinar o volume de uma pedra, imergindo-a na água de um recipiente. A experiência consistia em submergir completamente a pedra e medir a variação da altura da água no recipiente. Após a experiência, os alunos anotaram que a variação da altura da água foi de 2 cm e que o recipiente tinha a forma de um paralelepípedo retângulo, medindo 80 cm x 50 cm x 40 cm, mas não anotaram qual dessas três medidas correspondia à altura do recipiente. Mesmo sem essa informação, foi possível concluir que o volume máximo da pedra, em cm3, era de:

A) 4.000 B) 6.400 C) 8.000 D) 12.000 E) 20.400

10. *ANULADA Considerando o sistema,

determine o valor de .

A) 15 B) 20 C) 50 D) 60 E) É impossível determinar, pois o sistema não tem

solução.

11. *ANULADA Considerando o sistema que ²= -1 analise as afirmações:

I. Considerando o conjunto dos números reais e

o conjunto dos números complexos, temos que 6 e 10 .

II. Se Z= +bi, em 2 e 2, então afixos de Z são vértices de um polígono regular no plano de Argant-Gauss.

III. Seja o argumento de Z1=1+ e o argumento de Z2=-3+ , então = rad.

Está(ão) correta(s) APENAS :

A) I, e II. B) II. C) I, II e III. D) II e III. E) III.

BIOLOGIA

12. Observe o esquema a seguir relacionado ao processo de divisão celular:

Sobre esse tipo de divisão celular, é CORRETO afirmar:

A) Refere-se ao processo de mitose. Na mitose há

duas divisões: a primeira reducional e a segunda equacional.

B) Refere-se ao processo de meiose. Na primeira divisão meiótica ocorre a separação das cromátides irmãs.

C) Refere-se ao processo de meiose. Na meiose há duas divisões: a primeira reducional e a segunda equacional.

D) Refere-se ao processo de mitose. Na mitose ocorre pareamento dos homólogos na primeira divisão.

E) Refere-se ao processo de mitose. Na primeira divisão ocorre o pareamento dos homólogos com

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 5

crossing-over; na segunda divisão ocorre a separação das cromátides irmãs.

13. Anexos embrionários são estruturas ligadas aos embriões de répteis, aves e mamíferos relacionados à adaptação desses animais especialmente à vida terrestre. A seguir está esquematizado um ovo de répteis. Nesse esquema a letra d representa o embrião.

As letras (a, b, c, e ) representam os anexos desse embrião. Sobre esses anexos e suas funções foram feitas as seguintes afirmações:

I. Em a observa-se o anexo embrionário saco

vitelínico, que tem por função principal o armazenamento de nutrientes.

II. O anexo b é o saco vitelínico, responsável pela proteção do embrião.

III. Em e está esquematizado o anexo alantoide, responsável pelo armazenamento de amônia, substância atóxica e insolúvel.

IV. O anexo c é o âmnio, que, entre outras funções, evita a desidratação do embrião.

Está(ão) corretas APENAS :

A) I e II. B) I, II e IV. C) I e IV. D) II e IV. E) II e III.

14. Desde o inicio da história escrita em chinês antigo e em sânscrito encontram-se referências muito claras a uma doença que provocava febres intermitentes. Hipócrates descreveu-a com detalhes clínicos. Os historiadores acreditavam que ela tenha desempenhado um papel importante no declínio cultural da Grécia. A doença grassava tão ferozmente ao redor de Roma e ao longo da costa oeste da Itália que algumas éreas continuaram inabitáveis até o século XX. Na África, tanto quanto qualquer floresta ou deserto não mapeados, ela foi um obstáculo para o contato dos exploradores europeus com os povos indígenas. WAYNE BIDDLE. Guia de batalha contra os germes. Editora Record, Rio de Janeiro, 1995. p. 132-33.

O texto trata de uma doença também comum no Brasil. Para alguns pesquisadores essa doença travou sensivelmente a conquista e a derrubada da Floresta Amazônica. A doença a que o texto se

refere e a forma de transmissão são respectivamente:

A) Leishmaniose; ingestão de alimentos

contaminados. B) Esquistossomose; picada caramujo Biomphalaria

glabrata. C) Esquistossomose; contato com águas

contaminadas. D) Malária; contato com águas contaminadas. E) Malária; picada do mosquito Anopleles fêmea.

15. O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do

Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional e o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Essa Angiosperma, que floresce após o inverno, e é de imensa beleza, traz como características, EXCETO:

A) Possui vasos condutores de seiva bruta e elaborada

que permitem seu crescimento exuberante. B) Possui flores com pétalas amarelas que formam um

verticilo de proteção. C) Possui sementes protegidas por frutos em forma de

vagem. D) Possui raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes

caracterizando-se como um vegetal completo. E) Possui cones ou estróbilos e sementes

desprotegidas de frutos.

16. O baço é um órgão linfonodo, localizado do lado esquerdo do abdome, sob as últimas costelas. Ele é um órgão pouco conhecido, apesar de suas importantes funções. Das funções a seguir, qual NÃO pertence a esse órgão?

A) Armazenamento de linfócitos e monócitos (tipo

de glóbulos brancos). B) Produção de insulina para controlar a taxa de

glicose no sangue. C) Remoção de micro-organismos, substâncias

estranhas e resíduos celulares do sangue. D) Destruição de hemácias envelhecidas. E) Banco de sangue de emergência, por armazenar

hemácias.

QUÍMICA

17. O dióxido de nitrogênio é um gás de cheiro forte, tóxico e irritante. Na atmosfera pode reagir com a água, formando o ácido nítrico, um dos causadores das chuvas ácidas. O processo de decomposição do dióxido de nitrogênio, em monóxido de nitrogênio e gás oxigênio, pode ser representado pela equação: 2NO2(g) 2NO(g) + O2(g)

Num recipiente de 10 dm3, em determinadas condições de temperatura e pressão, o equilíbrio foi estabelecido com as seguintes quantidades: 2 mols de NO2, 1 mol de NO e 0,5 mol de O2. O valor aproximado da constante de equilíbrio Kc nessas condições é de:

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 6

A) 1,25. 10-2 mol/L B) 1,25. 10-1 mol/L C) 1,25. 10-3 mol/L D) 80 mol/L E) 8 mol/L

18. A atividade física intensa faz o organismo perder, junto com o suor, muitos íons essenciais a nossa saúde, como o sódio (Na+) e o potássio (K+). É importante uma reposição adequada com frutas e sucos, pois uma alteração pode trazer prejuízos à saúde como diurese, problemas circulatórios, vômitos etc. Uma pessoa saudável tem no sangue uma quantidade média de 140 milimol/L para o íon Na+. Considerando que uma pessoa tenha 5 litros de sangue, a massa aproximada em gramas de íons Na+ existente nessa concentração é de: (Dado: Na: 23u e milimol: 10-2 mol.)

A) 23 B) 1610 C) 16,1 D) 167,8 E) 3,22

19. As interações entre os átomos podem ser

classificadas basicamente em três tipos: iônica, covalente ou molecular e metálica. Os compostos formados nessas combinações apresentam propriedades bastante distintas. A seguir são fornecidas algumas substâncias com suas respectivas características, quanto a condução de corrente elétrica:

Substância Ponto de fusão

Ponto de ebulição

Condições ambientes 1200 ºC

X 80 ºC 218 ºC Não conduz Não

conduz

Y 1538 ºC 2861 ºC Conduz Conduz

Z 714 ºC 1412 ºC Não conduz Conduz

W 2053 ºC 3000 °C Não conduz Não conduz

As ligações químicas existente nas substâncias X, Y, Z e W são, respectivamente:

Iônica, metálica, molecular, iônica. A) Metálica, iônica, molecular, molecular. B) Molecular, metálica, iônica, iônica. C) Molecular, metálica, iônica, molecular. D) Metálica, iônica, iônica, molecular. E)

20. O butano é um combustível derivado do petróleo, portanto proveniente de fonte não renovável. É um hidrocarboneto gasoso, de fórmula molecular C4H10,

incolor, altamente inflamável, tóxico e inodoro. O butano está presente no gás de cozinha, ou gás liquefeito de petróleo (GLP), onde é encontrado misturado a outros gases, principalmente o propano. Atualmente é comercializado no estado líquido em recipientes de ou via tubulações, pois facilmente

pode ser liquefeito sobre pressão. Considere que, em um botijão, estão armazenados em média 13 Kg de gás butano. Qual o volume em litros aproximadamente, ocupado por essa quantidade de butano, nas CNTP? (Dados: volume molar: 22,4 L nas CNTP, C=12 g/mol, H=1 g/mol.)

A) 50 L B) 100 L C) 2240 L D) 1040 L E) 5020 L

21. Em um estudo cinético relacionado uma reação do

tipo A + B → C, foram realizados diversos ensaios envolvendo a variação da concentração do composto A. O tratamento de dados revelou que, ao construir um gráfico [A] -1 vs tempo de reação é obtida uma reta crescente. Tal comportamento é consistente com:

A) Reação em ordem -1 com respeito ao reagente

A. B) A reação encontra-se em equilíbrio. C) O aumento da concentração do reagente A

resulta em um aquecimento do sistema. D) O reagente A atua como inibidor da reação. E) Reação de segunda ordem com respeito ao

reagente A.

LÍNGUA PORTUGUESA 22. Leia o seguinte texto e assinale a assertiva

CORRETA:

Apple diz que drives ópticos são obsoletos e critica fabricantes de PC

Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing da Apple, disparou contra os rivais fabricantes de PC. Segundo ele, as empresas têm medo de abandonar "tecnologias obsoletas", entre as quais se encontram os leitores de mídia óptica, como CDs e DVDs. "Estas tecnologias velhas estão nos segurando. Elas são âncoras, nos impedindo de ir para onde nós queremos", disse Schiller. "Nós tentamos encontrar soluções melhores. Nossos clientes confiam bastante em nós", completou. As declarações foram dadas à revista Time e foram motivadas pelo comunicado de terça-feira, 23, no qual a empresa anunciou a sua nova linha de computadores Mac, sem os drives de CD e DVD. Se a Apple tivesse mantido estas tecnologias em seu aparelho, dificilmente teria atingido a tão alardeada espessura de apenas 5 milímetros do iMac, por exemplo. O anúncio também foi um banho de água fria em quem esperava que a Apple incluísse drives com capacidade para leitura de Blu-Ray em seus aparelhos. A empresa está mais disposta a investir na venda de conteúdo em alta definição por meio da iTunes Store.

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 7

Fonte: Portal Olhar Digital, 26/10/2012.

A) Em “elas são âncoras, nos impedindo de ir para

onde nós queremos”, o pronome “nos” foi incorretamente utilizado, segundo as regras gramaticais do português padrão-culto; ele deveria ter sido posposto (“impedindo-nos”). A “incorreção” pode ser justificada pelo fato de se tratar de um discurso oral.

B) Em “as declarações foram dadas à revista Time e foram motivadas pelo comunicado de terça-feira, 23 (...)”, a crase foi incorretamente utilizada, e tal deslize gramatical não pode ser justificado pelo fato de se tratar de um texto jornalístico redigido em tom informal.

C) Em “se a Apple tivesse mantido estas tecnologias em seu aparelho, dificilmente teria atingido a tão alardeada espessura de apenas 5 milímetros do iMac, por exemplo”, a palavra “se” foi empregada com efeito negativo, podendo ser corretamente substituída por “apesar de”, sem prejuízo do sentido original.

D) Em “nossos clientes confiam bastante em nós”, o trecho sublinhado pode ser substituído corretamente pelo pronome “conosco”, sem prejuízo do sentido original.

E) Em “a empresa está mais disposta a investir na venda de conteúdo em alta definição por meio da iTunes Store”, a expressão sublinhada pode ser corretamente substituída por “em detrimento da”, sem prejuízo do sentido original.

23. Ao substituir as palavras destacadas, nos enunciados abaixo, pelos termos que estão entre parênteses, algumas alterações devem ser feitas. Assinale a alternativa que apresenta a melhor reescrita das frases abaixo.

I. Tenho a impressão de que os jovens se

tornaram escravos dos celulares. (mais da metade da população mundial)

II. Os estudos da equipe do Instituto Oswaldo Cruz abrem portas para outros avanços científicos que não se limitam a dar esperança a vítimas da esquistossomose. (a pesquisa – investigação)

A) I. Tenho a impressão de que mais da metade da população se tornaram escravas dos celulares. II. A pesquisa da equipe do Instituto Oswaldo Cruz abre portas para outras investigações que não se limita a dar esperança a vítimas da esquistossomose.

B) I. Tenho a impressão de que mais da metade da população se tornou escrava dos celulares. II. A pesquisa da equipe do Instituto Oswaldo Cruz abre portas para outra investigação que não se limita a dar esperança a vítimas da esquistossomose.

C) I. Tenho a impressão de que mais da metade da população se tornou escravas dos celulares. II. A pesquisa da equipe do Instituto Oswaldo Cruz abrem portas para outra investigação que não se limitam a dar esperança a vítimas da esquistossomose.

D) I. Tenho a impressão que mais da metade da população se tornou escrava dos celulares. II. A pesquisa da equipe do Instituto Oswaldo Cruz abrem portas para outra investigação que não se limita a dar esperança a vítimas da esquistossomose.

E) I. Tenho a impressão de que mais da metade da população se tornaram escravas dos celulares. II. A pesquisa da equipe do Instituto Oswaldo Cruz abrem portas para outra investigação, que não se limitam a dar esperança a vítimas da esquistossomose

24. Leia o fragmento de texto, a seguir, e tomando-o como referência, indique a alternativa que apresenta uma FALSA ideia sobre o funcionamento das línguas humanas, em especial do português.

“A língua é um conjunto de variedades. Nenhuma língua é uniforme, homogênea ; todas conhecem variação na pronúncia, no vocabulário e na estruturação gramatical; todas se materializam como um conjunto de variedades geográficas, sociais e contextuais. [...] Dizemos, então, que não existe a ou uma língua portuguesa, mas muitas línguas portuguesas.” (Grifos do autor.) Fonte: Português: língua e cultura. Faraco, 2003.

A) A língua portuguesa falada em Portugal não é

mais pura, nem melhor ou pior do que a falada pelos brasileiros. Ambas apenas se diferenciam.

B) É infundada a afirmação de que os falantes de uma determinada variedade estigmatizada do português não sabem falar essa língua.

C) O português falado no Brasil não apresenta dialetos.

D) As diferentes variedades do português falado no Brasil se equivalem. Linguisticamente, não há uma variedade melhor que outra.

E) Os falantes de uma língua não falam sempre do mesmo jeito, mas adaptam seu modo de falar à situação em que estão.

25. Leia atentamente a regra de acentuação gráfica a seguir:

“Não se acentuam os ditongos abertos –ei e –oi nas palavras paroxítonas.” Agora, assinale a alternativa em que a regra acima se aplica a todas as palavras.

A) Assembleia, plateia, boia, heroico. B) Heroi, paranoico, jiboia, boleia. C) Plateia, ideia, cauboi, assembleia. D) Creio, Coreia, heroi, colmeia. E) Ideia, assembleia, ateu, panaceia.

26. Leia atentamente a seguinte tira do cartunista Benett

e assinale a única assertiva que apresenta uma interpretação CORRETA dos efeitos de humor por ela gerados:

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 8

Fonte: http://blogdobenett.blog.uol.com.br/, 19/09/2012.

A) O humor é gerado pelo fato de que o cartunista

não expõe a pessoa que formula a pergunta no primeiro quadrinho, embora seja possível afirmar que a indagação não foi feita por um adulto.

B) O humor é gerado pelo fato de que o cartunista apresenta, na fala do segundo quadrinho, referências explícitas ao universo infantil, enquanto no terceiro quadrinho notamos a presença da visão adulta de mundo, explicitada no sonho de ser astronauta.

C) O humor é gerado exclusivamente pela intencional ambiguidade da palavra “errante”, que pode significar “erro” (ou seja, uma existência equivocada) ou “ausência de caminho” (ou seja, uma existência perdida).

D) O humor é gerado pela oposição entre a resposta bastante cética e desencantada do segundo quadrinho (que reflete, ironicamente, uma visão “adulta” e pessimista da vida) e a exclamação de forte teor infantil do terceiro quadrinho, mais condizente com o que se espera de uma resposta de criança à pergunta inicialmente formulada.

E) O humor é gerado exclusivamente pela intencional polissemia da palavra “crescer”, que, na fala do personagem oculto, pode significar “aumentar de tamanho” ou “ascender socialmente”.

27. Leia o excerto a seguir para responder à questã o a seguir.

Nas últimas quatro décadas, o Brasil desenvolveu um complexo sistema de ciência e tecnologia. Hoje, tem mais de 60 mil cientistas e engenheiros de alto nível realizando atividades de pesquisa científica e tecnológica com competitividade internacional. Porém, enquanto a ciência avançou nas universidades e centros de pesquisa, o domínio tecnológico por parte das empresas pouco progrediu. O problema é que nossas políticas de desenvolvimento industrial e de ciência e tecnologia estiveram distantes por um longo período. Os estímulos para as empresas avançarem em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação são historicamente tímidos. É por isso que hoje menos de 10% dos nossos pesquisadores trabalham em empreendimentos privados, proporção cinco vezes menor que a média dos países industrializados. Rezende, Sergio Machado. Inovação tecnológica: um salto a frente. In: Folha de São Paulo, 03 de dezembro de 2006

No excerto, o autor:

I. Esclarece o que a maioria dos pesquisadores preferem trabalhar em empresas privadas.

II. Mostra que há uma distância entre políticas de desenvolvimento industrial e de ciência e tecnologia.

III. Defende que, no Brasil, consolidou-se uma relação entre ciência e tecnologia.

IV. Argumenta que existem cientistas e engenheiros qualificados desenvolvendo pesquisa de padrão internacional.

V. Elucida que as empresas deveriam investir em atividade de pesquisa para promover o desenvolvimento econômico e social do país.

Assinale a alternativa CORRETA:

Apenas I, II e IV são verdadeiras. A) Apenas II, III, IV e V são verdadeiras. B) Apenas I, II, III e IV são verdadeiras. C) Apenas II, III e IV são verdadeiras. D) Todas são verdadeiras. E)

28. A questão a seguir baseia-se no texto a seguir:

Café Os fazendeiros do Brasil plantavam, no vale do Paraíba, café, um dos produtos mais valorizados do mundo. Os lavradores derrubaram a Mata Atlântica mais rica do país. A lenha alimentava a ferrovia Central do Brasil. A prática gerou erosão e esgotamento do solo. No fim, a terra não dava nem para capim. Os barões do café faliram. Revista Época, 18 de junho de 2012. p. 81. Assinale alternativa que mantém a relação de sentido das frases destacadas.

A) No fim, a terra não dava nem para capim, mas

também os barões do café faliram. B) No fim, a terra não dava nem para capim, apesar

disso os barões do café faliram. C) No fim, a terra não dava nem para capim, não

obstante os barões do café falissem. D) No fim, a terra não dava nem para capim, por

conseguinte os barões do café faliram. E) No fim, a terra não dava nem para capim, se bem

que os barões do café faliram.

29. Leia o texto a seguir para responder à questão a seguir:

Idade mínima

A emancipação só é permitida para adolescentes com pelo menos 16 anos de idade. Antes disso, o procedimento é vetado pela Justiça. O processo de emancipação é irrevogável: uma vez obtida a certidão, não há como os pais questionarem ou reverterem o processo. O procedimento legal para obter a emancipação custa, em média, R$ 150. Gazeta do Povo, 14 de setembro de 2012.

A partir da leitura do texto, é possível concluir:

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 9

A) A Justiça proíbe que adolescentes com menos de 16 anos sejam emancipados. Para conseguir legalmente o documento, paga-se, aproximadamente, R$ 150. Obtida a certidão, pelo adolescente, seus pais não podem contestar ou alterar o processo.

B) A Justiça autoriza que adolescentes com no mínimo 16 anos sejam emancipados. Para obter o documento, paga-se apenas R$ 150. Uma vez obtida a autorização, os pais não podem contestar ou modificar o documento.

C) A emancipação é permita somente para adolescentes de 16 anos. O documento custa até R$150. Uma vez obtida a certidão, os pais não podem reverter o processo.

D) A emancipação é permitida somente para adolescente com menos de 16 anos. O processo custa R$ 150. Uma vez obtida a autorização, os pais não podem contestar ou modificar o processo.

E) A Justiça autoriza que jovens com pelo menos 16 anos de idade sejam emancipados. Para obter legalmente o documento, paga-se mais de R$ 150. Uma vez obtida a certidão, o processo pode ser reversível.

Leia o texto a seguir e responda às questões 30 e 31:

Em 2000, uma mancha verde invadiu um dos rios que atravessam Estocolmo. Por quase uma hora, os pedestres e os motoristas que passavam nas margens não sabiam o que pensar. Alguns entraram em pânico achando tratar-se de um ataque terrorista. Outros gargalharam. E os jornais da capital sueca, na ânsia de tentar acalmar a população, publicaram a versão oficial do governo de que o episódio fora causado por algas marítimas. Bobagem. Dias depois, todos ficaram sabendo que o responsável foi o dinamarquês Olafur Eliasson, um dos mais respeitados artistas plásticos vivos, o mesmo que oito anos depois criaria quatro cachoeiras artificiais e transformaria por cinco meses a paisagem de nova York. Mas por que manchar na surdina um rio com pigmento colorido não poluente? Eliasson responde por e-mail: “O rio estranhamente verde fez com que pessoas enxergassem o mundo de outra maneira”. Com somente uma frase, o artista resumiu uma das sensações mais ricas que as artes plásticas podem oferecer a seu público: um novo olhar diante das coisas. Moreschi, Bruno. Captou nossa mensagem? In: Vida simples. São Paulo: Abril, maio de 2010. p. 59.

30. Ao ler o texto, é possível concluir que:

A) A ação do artista plástico provocou a poluição do

rio e chamou a atenção da população. B) As artes plásticas podem despertar no público

uma nova percepção sobre o mundo. C) A ação do artista mobilizou a população para que

ela refletisse sobre os problemas ambientais.

D) A mídia apura os acontecimentos e leva ao público a versão verdadeira dos fatos.

E) A população apreciou a obra e compreendeu imediatamente o significado da arte plástica.

31. “Alguns entraram em pânico achando tratar-se de um ataque terrorista. Outros gargalharam.” Assinale a alternativa que mantém a relação de sentido estabelecida entre essas duas frases.

A) Embora alguns tenham entrado em pânico

achando tratar-se de um ataque terrorista. Outros gargalharam.

B) Uns gargalharam, mas alguns entraram em pânico, porque acharam tratar-se de um ataque terrorista.

C) Como alguns entraram em pânico, outros gargalharam, pois acharam tratar-se de um ataque terrorista,

D) Alguns entraram em pânico achando tratar-se de um ataque terrorista. Portanto, outros gargalharam.

E) Achando tratar-se de um ataque terrorista, alguns entraram em pânico; no entanto, outros gargalharam.

FÍSICA

32. A cor que observamos dos objetos a nossa volta não é característica apenas do objeto, mas também de outros fatores. Imagine uma bandeira da França (azul, branca e vermelha) composta de cores puras, sendo iluminada por uma luz monocromática verde pura. Quais as cores, da esquerda para direita, poderão ser vistas por um observador de visão saudável, não daltônico?

A) Verde, verde e verde. B) Azul, branca e vermelha. C) Preta, verde e preta. D) Branca, azul e preta. E) Azul, preta e vemelha.

33. Em uma apresentação de coral, um cantor mantém

durante algum tempo a voz no tom da nota Lá fundamental de 440 Hz. Sabendo que a velocidade do som no ar, nesse caso, é de 330 m/s, qual é o comprimento de onda dessa nota?

A) 1,33 m B) 4,4 m C) 0,75 m D) 1,42 m E) 0,5 m

34. Com relação aos princípios, leis e conceitos que envolvem a Física, marque a alternativa CORRETA:

A) A força que mantém a Terra em órbita ao redor

do Sol é a força de atração gravitacional. Essa força surge da interação entre o Sol e a Terra e,

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 10

devido à ação e à reação, embora a massa do Sol seja maior que a da Terra, nos dois corpos terá a mesma intensidade.

B) Em uma colisão frontal parcialmente elástica entre dois corpos, não é possível haver conservação da quantidade de movimento do sistema imediatamente antes e imediatamente depois do choque.

C) Os ônibus urbanos não contam com cinto de segurança, pois dentro de veículos grandes e pesados, a partir de um referencial inercial, não é possível perceber a influência do princípio da inércia nos corpos.

D) Considerando um corpo que tenha período de translação T ao redor de uma estrela, outro corpo orbitando ao redor da mesma estrela, mas com raio médio igual ao dobro do primeiro, seu período de translação ao redor do astro central será o dobro do primeiro.

E) A Terra orbitando ao redor do Sol descreve uma trajetória elíptica, em que este ocupa um dos focos dessa elipse. Isso faz com que por algum tempo a Terra fique mais perto do Sol e em outro tempo mais longe. Essa diferença de distância é o que gera o aparecimento do verão e do inverno.

35. Uma lâmpada comum (que utiliza um filamento de tungstênio) apresenta a seguinte descrição em seu revestimento (bulbo de vidro): 100 W – 200 V. Ao ser ligada numa diferença de potencial de 200 V, sua resistência elétrica valerá:

A) 100 Ω B) 10 Ω C) 2 Ω D) 20 Ω E) 400 Ω

36. O elemento químico mercúrio (Hg) ferve a 675ºF e

solidifica-se a –38ºF, sob pressão atmosférica de 1 atm. Na escala Celsius, esses valores são respectivamente próximos a:

A) 463º e –6º B) 357º e –39º C) 357º e 3º D) 71º e –39º E) 402º e 235º

GEOGRAFIA

37. A agricultura brasileira é um dos setores econômicos que envolvem consideravelmente o desenvolvimento do país. A respeito desse tema, analise as alternativas e assinale a CORRETA:

A) O Brasil é um dos maiores exportadores de

tabaco, laranja, cana-de-açúcar e café. Atualmente o país destaca-se como o maior exportador de soja no mundo, ultrapassando os Estados Unidos.

B) Ótimas condições de solo e clima são as razões que tornam o Brasil autossuficiente. O trigo é um dos exemplos; além de suprir a demanda do mercado interno, esse produto está no ranking das exportações brasileiras, destacando o Brasil como maior produtor e exportador mundial.

C) A estrutura fundiária brasileira sempre ganhou destaque. Desde o final do Séc. XVIII e começo do Séc. XIX, as terras eram bem distribuídas, possuíam um ótimo aproveitamento agrícola. Na época, o Brasil sobressaía-se até mesmo dos Estados Unidos e Canadá.

D) Em 1964 foi criado no Brasil o Estatuto da Terra, que regulamentava a produção de transgênicos no país, visto que produtos assim modificados possuíam maior resistência a qualquer tipo de praga; logo, desempenharia um avanço no mercado agrícola.

E) Nos minifúndios brasileiros existe um subaproveitamento da terra, ou seja, ela é parcialmente aproveitada. Algumas vezes nem chega a ser explorada, transformando-se em objeto de especulação.

38. Observe o mapa a seguir:

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_regi%C3%B5es_metropolitanas_de_Santa_Catarina/ O mapa acima divide o estado de Santa Catarina conforme suas regiões. Marque na coluna abaixo a denominação de cada uma delas.

( ) Vale do Itajaí ( ) Sul Catarinense ( ) Serrana ( ) Oeste Catarinense ( ) Norte Catarinense ( ) Grande Florianópolis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A) 2 – 4 – 6 – 5 – 3 – 1 B) 1 – 4 – 5 – 3 – 1 – 6 C) 3 – 5 – 4 – 2 – 6 – 1 D) 5 – 2 – 1 – 6 – 4 – 3 E) 2 – 4 – 5 – 6 – 3 – 1

6

3

5

2

1

4

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 11

39. A respeito das redes urbanas e do processo de crescimento das cidades, analise as alternativas e assinale a CORRETA:

A) São conhecidas como centro regionais as

metrópoles que exercem influência em todo território nacional, por fazerem parte do topo da hierarquia urbana.

B) A urbanização ou urbanização do campo é um processo no qual as pessoas trabalham no campo, mas não exercem atividades agrícolas. Dedicam-se ao turismo, ao lazer e à indústria, tanto que muitas indústrias têm optado por se instalar nas áreas rurais, próximas aos grandes centros urbanos, onde os custos são mais baratos.

C) As metrópoles regionais são as cidades que exercem influência não só em seu país como em todo o mundo. Um exemplo são as cidades de Campinas, Munique e Auckland.

D) Cidades tecnopólos surgem a partir da crescente industrialização. Com uma infraestrutura urbana dinâmica essas cidades geralmente ficam próximas a grandes centros financeiros. Um exemplo é o Vale do Silício, localizada na região metropolitana de Nova Iorque, onde se encontram empresas como Facebook, Google, IBM etc.

E) Conurbação é o processo pelo qual as capitais sofrem uma descentralização econômica, o que ocorreu, por exemplo, com a cidade de Paris, na década de 1960: o governo, na tentativa de melhor distribuir as indústrias na França, incentivou-as a se expandirem longe da capital.

40. O horário que seguimos é real? Nunca paramos para pensar nesse assunto. Seguimos a hora de nosso relógio ou “ a hora de Brasília”, mas será que essa é a hora exata? A resposta é não. Cada lugar no planeta possui um horário próprio e equivale à incidência dos raios solares ao longo do dia. No estado de Santa Catarina, adotamos o fuso de 45º. W. Isso equivale a – 3 horas em relação ao Meridiano de Greenwich (Meridiano Central) que passa pela cidade de Londres. Porém, nenhuma cidade catarinense encontra-se exatamente na longitude 45º. W. Portanto, todas as cidades do estado de Santa Catarina possuem uma hora verdadeira diferente da hora legal (horário oficial de Brasília). Considere que a cidade de Chapecó situa-se a aproximadamente 53º W. Quando o relógio marcar 12 horas (meio dia – horário de Brasília) qual a hora verdadeira em Chapecó?

A) 12h 08min B) 12h 28min C) 11h 28min D) 12h 32min E) 11h 52min

41. O conflito entre palestinos e israelenses já dura mais de seis décadas e tudo indica que a possibilidade de resolução ainda está distante. Com a fundação do

Estado de Israel, em 1948 e a não constituição de um Estado palestino, os confrontos se agravam dia a dia e, apesar de inúmeras tentativas de solução, ainda não foi encontrada uma saída justa para essas populações. Com relação ao conflito árabe-israelense analise as assertivas a seguir:

I. Após a fundação do Estado de Israel, várias

guerras ocorreram, entre elas a Guerra dos Seis Dias, que resultou na incorporação por parte do governo israelense de vários territórios , entre eles: Faixa de Gaza e Península do Sinai pertencentes a Síria; Colinas de Golã e Cisjordânia, pertencentes ao Egito.

II. Há inúmeros refugiados palestinos espalhados em vários países do mundo além de outros vivendo em campos de refugiados na Cisjordânia e na Faixa de Gaza aguardando uma solução para o conflito. .

III. Internamente os palestinos também estão divididos em duas principais organizações: O grupo fundamentalista islâmico HAMAS, que atua na Faixa de Gaza, e o grupo FATAH, que dirige a AP (Autoridade Palestina) e governa a Cisjordânia.

IV. O Egito, por meio do seu atual presidente, Mohamed Mursi, empossado em junho de 2012, apoia o Estado de Israel e a sua ação contra os palestinos, continuando a política do seu antecessor, Osni Mubarak.

A) São verdadeiras apenas II e III. B) São verdadeiras apenas II, III e IV. C) São verdadeiras apenas I e IV. D) São verdadeiras apenas III e IV. E) São verdadeiras apenas I e III.

LÍNGUA ESTRANGEIRA - ESPANHOL -

Nuevo récord en el paro

El paro ha vuelto a subir. Ya está más alto que nunca. El 24,63% que se ha alcanzado en el mercado laboral español en el segundo trimestre de este año, supera por poco la anterior cota histórica, el 24,55% que se alcanzó a comienzos de 1994, durante la anterior crisis. Que suba el paro entre abril y mayo es la mejor prueba de que la recesión ha vuelto con fuerza. En la mejor época del estacional mercado laboral español se ha destruido empleo (15.900 puestos de trabajo, respecto al trimestre anterior); ha aumentado la población activa (37.600 más que a comienzos de

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 12

año) y, en consecuencia, sube el número de parados. En total hay ya 5.693.100 de personas sin empleo, según la Encuesta de Población Activa que ha publicado hoy el Instituto Nacional de Estadística. Otro récord negativo que se bate, como el del trimestre anterior, y como el del anterior. Pero la recesión por sí sola no explica este mal dato. Incluso hay un elemento que lo cuenta mejor: los ajustes presupuestarios. El sector público en el trimestre pasado destruyó 63.000 empleos. Teniendo en cuenta que la destrucción total es mucho menor (15.900), esto quiere decir que la caída de puestos de trabajo es debida enteramente a los ajustes fiscales. Y el futuro todavía es más negro: los recortes presupuestarios van a ir a más. Fuente: http://economia.elpais.com/economia/2012/07/27/actualidad/1343372346_035257.html

42. Según el texto, es correcto afirmar que: A) La recesión es la principal responsable por la

falta de trabajo en España. B) La crisis de 2012 se equipara a la de 1994. C) Pese a la crisis, el autor del texto se muestra

optimista cuanto al futuro de España. D) El aumento del paro en España se debe a

factores como la recesión de la economía y a los ajustes de los gastos.

E) El desaparecimiento de los puestos de trabajo se debe al aumento de la población.

43. De acuerdo con el texto, un sinónimo de la palabra “paro” es:

A) Presupuesto. B) Interés. C) Tacaño. D) Desempleo. E) Trabajo.

44. En el cartel, la palabra “oficina” se traduce al

portugués por:

A) Escritório. B) Empresa. C) Departamento. D) Centro. E) Comitê.

45. Nueva York prohíbe la venta de refrescos

azucarados de más de medio litro El Comité de Salud del Ejecutivo local de la ciudad de Nueva York ha respaldado este jueves la iniciativa de Michael Bloomberg, alcalde de la ciudad, de prohibir los refrescos azucarados de gran tamaño en restaurantes, cines y otros establecimientos. "La decisión ha sido histórica y unánime, con ocho votos a cero", según ha explicado en un comunicado el doctor Thomas Farley, presidente del consejo. Bloomberg logra así luz verde a un proyecto al que ha dedicado un gran empeño personal, con el que pretende combatir la obesidad, y que ha mantenido

en jaque a las grandes industrias de refrescos estadounidenses desde hace meses. "La obesidad mató a más personas el año pasado que el hambre", aseguraba Bloomberg minutos antes de la resolución en la cadena de televisión NBC. "El Gobierno no tiene autoridad para decirle lo que usted puede o no hacer. Lo que sí puede hacer es explicarle lo que es bueno o malo para su salud. La última palabra, por supuesto, la tiene el consumidor. Esta nueva regulación es un control de las porciones", añadía. A partir del 12 de marzo de 2013 estará prohibida en la ciudad la venta de bebidas azucaradas en vasos de más de medio litro en restaurantes, cines, estadios, entre otros establecimientos. Fuente: http://sociedad.elpais.com/sociedad/2012/09/13/actualidad/1347559810_993104.html

Tras leer el texto se puede inferir que:

A) En Nueva York es donde están los casos más

graves de sobrepeso. B) Hay una paradoja, donde en muchos países el

hambre es que el que más mata, en EUA es el exceso de comida.

C) La obesidad ya se ha convertido en una pandemia en todo el mundo.

D) El proyecto de Bloomberg tuvo un alcance en todo el territorio norteamericano.

E) La prohibición de venta ha agradado a todos los segmentos de la sociedad norteamericana.

LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS -

Read the text below and answer questions 42 and 43:

GUIDELINES TO FOOD & WINE PAIRING Here are some basic guidelines to making the right decisions when combining wine with food. The key is balance — balancing heavy foods with rich wines, moderate foods with medium bodied wines, lighter foods with light wines and sweet foods with sweet wines. Also look for complementary or contrasting flavors to make an impression on your palate. Ultimately it comes down to your individual tastes but here are a few tips, hints, ideas, and thoughts. Match rich foods with rich full bodied wines. A richly flavored dish with heavy sauces or savory ingredients needs a wine of equal power and flavor. Sweet foods need a sweet wine. A sweet sauce or dessert will cancel out the sweetness in the wine. Salty foods need a strong, fruit forward wine for balance. Tart food also cancels out the wine's fruitiness. Fish needs a medium bodied wine for balance. Fish can be tricky as it can be prepared mild or otherwise.

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 13

Poultry can thrive with a variety of wines, depending on its preparation it can be either a soft, rich, or a medium type of wine. Spicy & Hot foods enjoy the company of lightly sweet, fruity wines with low tannins. Smoked foods overpower all but the fruitiest and richest wines. Adapted from: http://www.californiawineryadvisor.com/articles/view/How_To_Match September 5, 2012.

42. Based on the reading, it is true to affirm that:

A) The palate has a good impression of flavors that are similar.

B) The tips and hints are all according to individual tastes.

C) Pairing wine and foods is not a matter of balancing, but of individual taste.

D) Balancing the foods with the wine is the secret of success.

E) The text shows only how to match the right wine with salty foods.

43. Choose the correct alternative according to the text:

I. The richer the flavor of the food, the softer the wine should be.

II. Sweet foods cancel the sweetness of sweet wines, so they are a good match.

III. Rich wines are good company for spicy and hot foods.

IV. The fruitiest and richest wines are great with smoked foods.

A) Alternatives I and IV are correct. B) Alternatives III and IV are correct. C) Alternatives II and III are correct. D) Alternatives II and IV are correct. E) Alternatives I and II are correct.

Read the text below and answer questions 44 and 45

Health care reform: Issues roundup While many changes to Americans' health care outlined in the the Patient Protection and Affordable Care Act don't take effect until 2014, a Supreme Court ruling expected this month could stop those changes from coming at all. The act, often referred to as "Obamacare," is a step toward guaranteeing insurance coverage for all Americans and received enough support to pass in Congress in 2010. However, the Supreme Court agreed to hear arguments on several of its core issues in March. The court may rule on the issues by the end of this month. No matter the ruling, most Americans will be affected. Amongst some of the issues being discussed right now are: One hundred and sixty million Americans receive health care from their employers, many of whom set their own rates for their employees. If the court rules against the act, employees might face higher premiums, fewer network providers, higher-deductible plans and more stringent regulations on adding adult dependents. What is Corporate America's Plan B to safeguard employees and industry if the act is struck down?

Adapted from: http://edition.cnn.com/2012/06/14/health/heath-care-roundup/ June 2012.

44. Based on the reading, select the alternatives that are

CORRECT.

I. The changes are already happening. II. The court ruling might stop the changes from

happening. III. The Obamacare act will try to give health

insurance coverage for all Americans. IV. There are many issues regarding the act that

have already been heard by the court.

Alternatives II and III are correct. A) Alternatives I and III are correct. B) Alternatives II and IV are correct. C) Alternatives I and II are correct. D) Alternatives III and IV are correct. E)

45. Mark the CORRECT alternative according to the text:

Most employers respect national rates when A)discounting health care from their employees.

Apart from the results of the ruling, most citizens B)of the USA will be affected.

It is possible that if the court rules against the C)act, employers might face higher premiums as well as more network providers.

It is also possible that if the court rules against D)the act the regulations on adding adult dependents will be more flexible.

The Supreme Court has denied discussing the E)issues.

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 14

REDAÇÃO

Leia a coletânea a seguir e selecione o que julgar pertinente para a realização da proposta. Articule os elementos selecionados com sua experiência de leitura e reflexão.

1. Deve ser obrigatório o gasto de 10% do PIB com educ ação?

NÃO

Lições de Cocal dos Alves e de Brasília

José Francisco Soares

[...] Em recente pesquisa que coordenei no Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais da Faculdade de Educação da UFMG, foi possível medir o efeito das escolas municipais de educação básica no aprendizado de cada um de seus alunos, independentemente de suas características socialdemocráticas, que cristalizam vantagens ou desvantagens educacionais. Ou seja, medimos o quanto a escola em si, por meio de suas políticas e práticas internas, contribui para o aprendizado de seus alunos, depois de descontadas as diferenças socioeconômicas entre elas que estão fora do controle da escola. Ao se correlacionar este efeito com o gasto municipal por aluno, observamos uma associação muito baixa. Ou seja, há escolas de municípios que gastam muito pouco e têm ótimos resultados. O melhor exemplo é Cocal dos Alves, uma pequena e agora famosa cidade do Piauí que tem garantido a seus alunos excelentes resultados. No outro extremo está Brasília, onde o gasto por aluno é equivalente ao de um aluno em uma escola privada, mas onde há muitos alunos que não aprendem o necessário. Essas evidências e muitas outras, já obtidas no Brasil e no exterior, mostram que a mera alocação de mais recursos ao sistema brasileiro de educação básica, mantida sua forma atual de uso desses recursos, não produzirá as mudanças de que o país necessita. A redução da complexa questão do atendimento dos direitos educacionais dos brasileiros a uma única dimensão coloca a sociedade diante de uma falsa decisão. O Plano Nacional de Educação tem 19 outras metas. Elas não foram adequadamente debatidas pela sociedade. A sua implementação exigirá decisões difíceis, cujos contornos ainda não são completamente conhecidos. Não há nenhuma evidência sólida de que atingir a meta de recursos levará automaticamente ao atingimento das outras metas. A educação brasileira precisa de mais recursos a serem usados para o pagamento da dívida educacional. No entanto, embora a evidência empírica aqui apresentada trate apenas da educação básica, alocar 10% do PIB à educação não deve ser obrigatório até que se tenha mais clareza e consenso sobre como os novos recursos serão gastos. José Francisco Soares, 60, doutor em estatística pela Universidade de Wisconsin em Madison (EUA), é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Folha de S. Paulo – São Paulo, sábado, 04 de agosto de 2012.

2. Deve ser obrigatório o gasto de 10% do PIB com educ ação?

SIM

10% ainda é pouco

Ivan Valente

[...] Desde os anos 90, pesquisas apontam os 10% do PIB como patamar mínimo a ser investido, ao longo de vários anos, para garantir acesso, permanência e qualidade na educação e superar problemas estruturais. [...] O governo se comprometeu a investir 7% do PIB na educação nos primeiros cinco anos de vigência do plano (até 2016) e 10% ao final de dez anos (até 2021). A aprovação de forma escalonada, no entanto, não garante por si só a melhoria dos problemas. Quando falamos em qualidade social da educação, é fundamental considerar o custo-aluno-qualidade e aspectos como a redução do número de alunos em sala de aula, valorização, salários dignos e formação continuada dos docentes. Para garantir tudo isso, é fundamental dispor de recursos suficientes.

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 15

Países da OCDE que hoje investem entre 5 e 6% de seu PIB no setor já superaram aspectos como esse, sobretudo porque investiram, durante muito tempo, patamares bastante superiores a 10% do PIB na educação. O Brasil, portanto, ainda não fez sua lição de casa. O governo e setores contrários ao aumento do financiamento da educação dizem que destinar 10% do PIB ao setor perdulário, num contexto em que faltam recursos. É preciso lembrar, no entanto, que os R$ 450 bilhões a mais que agora devem ser aportados à educação, no período de dez anos, estão muito distantes do que o governo gastará no mesmo período com o pagamento de juros da dívida pública. Só em 2011, foram R$ 230 bilhões. Ou seja, o governo aceita gastar R$ 230 bilhões ao ano em juros da dívida, mas diz não ter R$ 450 bilhões em dez anos para a educação. IVAN VALENTE, 66, engenheiro mecânico, é deputado federal pelo PSOL-SP e presidente nacional do partido. Integrou a comissão especial do PNE na câmara. (Adaptado)

Folha de S. Paulo – São Paulo, sábado, 4 de agosto de 2012.

Proposta de Redação

Instruções:

1. Trabalhe seus argumentos a fim de estabelecer relações entre os pontos 1) e 2) que são complementares.

2. Explore os argumentos de modo a justificar o seu ponto de vista.

3. Seu texto deverá ter de 15 a 20 linhas.

4. O título é facultativo.

5. O uso da coletânea é motivador. Não será(ão) aceita(s) cópia(s) integral(is) que c aracterize(m) seu texto como mera reprodução dos fragmentos da coletânea.

ATENÇÃO – sua redação será anulada se você reproduzir a coletânea ou fugir ao recorte temático ou não escrever um artigo de opinião .

Dada a coletânea, elabore sua dissertação a partir do seguinte recorte temático:

O gasto de 10% do PIB com Educação

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 16

REDAÇÃO – Rascunho

1__________________________________________________ 2__________________________________________________ 3__________________________________________________ 4__________________________________________________ 5__________________________________________________ 6__________________________________________________ 7__________________________________________________ 8__________________________________________________ 9__________________________________________________ 10__________________________________________________ 11__________________________________________________ 12__________________________________________________ 13__________________________________________________ 14__________________________________________________ 15__________________________________________________ 16__________________________________________________ 17__________________________________________________ 18__________________________________________________ 19__________________________________________________ 20__________________________________________________

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 17

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 18

Católica de Santa Catarina – Processo Seletivo Complem entar de Verão 2013/1

Pág. 19