20110905_br_metro rio

16
MACARENA LOBOS/ METRO RIO O lado social de Botero Além das famosas gordinhas, Botero reflete conflitos na mostra “Dores da Colômbia”, que entra em cartaz na Caixa Cultural {pág 10} Imóvel no Rio é alvo de legião estrangeira Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, 30% do volume de negócios dos últimos seis meses foram feitos por pessoas de fora do país Americanos, italianos e franceses lideram procura por aluguel e compra Ipanema, Leblon e Barra são bairros preferidos Movimento provoca aumento de 10% do aluguel na cidade {pág 03} Unidade de Ordem Pública chega ao Centro Ronaldinho com a amarelinha Craque do Fla volta à Seleção no amistoso de hoje contra Gana {pág 16} Mais de 400 guardas municipais ocupam 70 ruas da região a partir de hoje Leblon, Copacabana e Ipanema são próximos bairros a receber a UOP {pág 02} Contra a desordem MADURO FIUK FAZ CD SOLO E DIZ QUE ATÉ JÁ NAMORA SÉRIO {pág 08} Mín 13°C Máx 35°C RIO DE JANEIRO Segunda-feira, 5 de setembro de 2011 Edição nº 228, ano 1 Fracasso carioca Fla perde para o Bahia e Vasco é goleado pelo América-MG {págs 15 e 16} DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS RECICLE A INFORMAÇÃO: PASSE ESTE JORNAL PARA OUTRO LEITOR O Jornal Metro é impresso em papel certificado FSC, garantia de manejo florestal responsável.

description

Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, 30% do volume de negócios dos últimos seis meses foram feitos por pessoas de fora do país Americanos, italianos e franceses lideram procura por aluguel e compra Ipanema, Leblon e Barra são bairros preferidos Movimento provoca aumento de 10% do aluguel na cidade {pág 03} Mais de 400 guardas municipais ocupam 70 ruas da região a partir de hoje Leblon, Copacabana e Ipanema são próximos bairros a receber a UOP {pág 02} Segunda-feira,

Transcript of 20110905_br_metro rio

Page 1: 20110905_br_metro rio

MACARENA LOBOS/ METRO RIO

O lado social de Botero

Além das famosas gordinhas, Botero reflete conflitos na mostra “Dores da Colômbia”, que entra em cartaz na Caixa Cultural {pág 10}

Imóvel no Rio é alvode legião estrangeira

Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, 30% do volume de negócios dos últimos seis meses foram feitos por pessoas de fora do país Americanos, italianos e franceses lideram procura por aluguel e compra

Ipanema, Leblon e Barra são bairros preferidos Movimento provoca aumento de 10% do aluguel na cidade {pág 03}

Unidade de OrdemPública chegaao Centro

Ronaldinho coma amarelinha

Craque doFla volta à Seleção no amistoso dehoje contraGana {pág 16}

Mais de 400 guardas municipais ocupam 70 ruas da região a partir de hoje

Leblon, Copacabana e Ipanema são próximos bairrosa receber a UOP {pág 02}

Contra a desordem

MADUROFIUK FAZ CD SOLOE DIZ QUE ATÉ JÁNAMORA SÉRIO{pág 08}

Mín 13°CMáx 35°C

RIO DE JANEIROSegunda-feira, 5 de setembro de 2011

Edição nº 228, ano 1

Fracasso carioca

Fla perde para o Bahia e Vascoé goleado pelo América-MG {págs 15 e 16}

DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS

RE

CIC

LE A

IN

FOR

MA

ÇÃ

O:

PASS

E

EST

E J

OR

NA

L PA

RA

OU

TR

O L

EIT

OR

O Jo

rnal

Met

ro é

impr

esso

em

pap

el c

ertif

icad

o FS

C,

gara

ntia

de

man

ejo

flore

stal

res

pons

ável

.

Page 2: 20110905_br_metro rio

02

1foco

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011rio

Ordem permanente chegaàs ruas do Centro hoje

Enterro de arquiteto morto na zona sul é hoje

DIVULGAÇÃO

Segunda UOP (Unidade de Ordem Pública) terá 420 guardas municipais Ao todo, 70 ruas serão monitoradas Leblon, Ipanema e Copacabana serão os próximos bairros a receber a UOPA Seop (Secretaria Especialde Ordem Pública) inaugurahoje a segunda UOP (Unida-de de Ordem Pública), noCentro – a primeira entrouem ação na Tijuca, em mar-ço deste ano. A sede vai fi-car na praça Procópio Fer-reira, na Central do Brasil.

Novos 420 guardas muni-cipais (GMs) vão atuar noperímetro das avenidas RioBranco, Almirante Barroso,Presidente Antônio Carlos ePresidente Vargas e ruasPrimeiro de Março, Assem-bleia e Sete de Setembro,além da Praça 15 e Cinelân-dia, abrangendo 70 ruas.

Os agentes vão trabalharem turnos, garantindo 24horas de vigilância. Irregu-laridades como estaciona-mento indevido, excesso demesas e cadeiras e presençade vendedores ambulantessem licença serão os alvosda UOP. Os guardas terãoapoio de 18 viaturas, trêsmotos, 30 bicicletas, cãestreinados e equipamentosnão letais e estarão muni-dos de rádios transmissorese palmtops aclopados a mi-

ni-impressoras. As infraçõesserão registradas e transmi-tidas para a central de con-trole da GM.

Segundo o secretário deOrdem Pública, Alex Costa,o Centro foi escolhido por

ser uma área importante.“A primeira UOP, na Tijuca,foi um sucesso e vamos le-var para o Centro, porque éonde circulam pessoas devários municípios”, diz.

Os próximos bairros a re-ceberem UOP serão Ipane-ma e Leblon – na Pça. N. Sra

Auxiliadora – e Copacaba-na, na rua Bambina. Até de-zembro, Ipanema e Leblondevem receber mais 200guardas municipais e, Co-pa, 300. METRO RIO

O corpo de Romulo CastroTavares, de 33 anos, seráenterrado hoje, no cemité-rio Memorial do Carmo, noCaju, na zona portuária. Se-gundo a Santa Casa, queadministra os cemitérios, ocorpo do arquiteto, balea-do em uma tentativa de as-salto, na manhã de sábado,foi embalsamado ontem.

De acordo com testemu-nhas, Romulo chegava ao

escritório, na rua Prudentede Morais, em Ipanema,quando foi abordado pordois homens em uma mo-to. Ao tentar fugir, ele foiatingido na barriga pordisparo feito por um doshomens, que estava arma-do. Romulo chegou a ser le-vado ao Hospital MiguelCouto, na Gávea, mas che-gou morto à unidade.

METRO RIO

De 24 a 31 de agosto, a fiscalização aplicou 611 multas e rebocou 218 carros

3 mil é o númerode guardas

municipais que a pre-feitura quer colocarnas ruas até o final de2012. Hoje, o efetivo éde 1.850.

Após um mês da instalaçãoda Unidade de Ordem Públi-ca na Tijuca, estatísticas do6º BPM (Tijuca) mostraramredução de 35% na quantida-de de roubos a pedestres nobairro em relação a marçodo ano passado. Segundo asestatísticas do ISP (Institutode Segurança Pública), os

roubos a transeuntes tive-ram queda de 21,1% naGrande Tijuca, de março amaio. Nos quatro meses defuncionamento, a UOP apli-cou 21.291 multas e rebo-cou 146 carros.

No bairro, são 220 guar-das municipais atuando em40 ruas. METRO RIO

Passeata relembra vítima demassacreAlunas da Escola MunicipalTasso da Silveira realizaramontem uma festa para a co-lega Luiza Paula Silveira Ma-chado. A jovem, morta no

ataque de um ex-aluno aocolégio de Realengo, emabril, completaria 15 anosontem.

A passeata, na praia deCopacabana, relembrou aalegria de Luiza e seu dese-jo de ter uma grande festade debutante. O sargentoMárcio Alexandre Alves, oprimeiro a chegar à escola,esteve na caminhada.

METRO RIO

Engenhode Dentroganha unidade veterináriaO bairro da zonanorte ganha hojeuma unidade deatendimento clíni-co e cirúrgico vete-rinário. A partir dehoje, será feito oatendimento decães e gatos da po-pulação. O serviço égratuito e não pre-cisa ser agendado.

Já as esteriliza-ções precisam seragendadas. Sempreàs quartas-feiras,das 9h às 12h, atra-vés do telefone2293-1791. A uni-dade fica na rua 2de Fevereiro, s/nº,ao lado da EscolaMunicipal Dr. Ulis-ses Pernanbucano.O funcionamento éde segunda a sexta-feira, das 9h às16h. METRO RIO

Mais períciano local doacidentecom bondePeritos do Instituto deCriminalística CarlosÉboli realizaram, namanhã de ontem, umaperícia complementarno local do acidentecom o bonde, na ruaJoaquim Murtinho,em Santa Teresa, noCentro.

Segundo a assessoriada Polícia Civil, os pe-ritos colocaram otransporte para fun-cionar às 6h e analisa-ram algumas dúvidasreferentes às circuns-tâncias do acidente,que matou cinco pes-soas e feriu mais de 50.

O laudo final da pe-rícia será entregue aodelegado titular da 7ªDP (Santa Teresa), Tar-císio Jansen, que inves-tiga o caso.

METRO RIO

Redução de 35% de roubos a pedestres na Tijuca

MURILO REZENDE / FUTURA PRESS

Depois do frio, enfim o sol

Após a passagem de uma frente fria, os cariocas pu-deram aproveitar novamente a praia e o tempo bomna cidade ontem. Para hoje, segundo o Climatempo,a previsão é de nevoeiro durante a manhã e dia en-solarado. A máxima prevista é de 320C e a mínima éde 120C. METRO RIO

Tempo bom. Praia cheia

O céu aberto levou cariocas à Praia de Copacabana

Page 3: 20110905_br_metro rio

Estrangeiro fica com 30%dos imóveis negociados

Americanos quereminvestir na BarraEm novembro, 35 represen-tantes de imobiliárias filia-das à National Associationof Realtors (NAR), maior as-sociação americana do setorimobiliário, visitam o Rio deJaneiro para conhecer a in-fraestrutura da cidade eoportunidades de negócios.Se no passado o estrangeiropreferia os imóveis de Copa-cabana, hoje a maior de-manda é por Leblon e Ipane-ma. Normalmente, eles fa-zem questão de morar pertodo trabalho para fugir dotrânsito e usufruir de áreasde lazer. A Barra da Tijucavem logo em seguida.

“Eles têm especial interes-se na Barra da Tijuca, quevai abrigar 65% das ativida-des dos Jogos Olimpícos. Oamericano tem se interessa-do cada vez mais em imó-veis daquela região porquejá identificou potencial devalorização lá”, explica Lau-dimiro Cavalcanti, que acre-

dita que o mercado conti-nuará aquecido nos próxi-mos anos.

Segundo Paulo HenriqueFabbriani, vice-presidenteda Associação dos Dirigen-tes de Empresas do MercadoImobiliário (Ademi), o aque-cimento do mercado é umprocesso contínuo. “A gentenão está conseguindo man-ter o nível de oferta de imó-veis novos em vários seg-mentos”, diz.

É bem verdade que o ca-minho inverso está aconte-cendo também. Com o dó-lar caindo e o real valorizan-do, a situação no exterior fi-cou melhor para adquirirum imóvel - principalmentenos Estados Unidos. Dadosda NAR mostram que, emMiami, 80% das proprieda-des vendidas atualmentesão para estrangeiros. Dessepercentual, metade é forma-da por brasileiros.

METRO RIO

Começa o censo dos transportesEm outubro, cerca de 12mil residências da regiãometropolitana do Rio serãovisitadas por especialistasda Secretaria de Transpor-tes que elaboram o novoPlano Diretor de Transpor-tes Urbanos (PDTU), que se-rá realizado pela primeiravez desde 2005.

O estudo irá avaliar o sis-

tema e desenvolver políti-cas sustentáveis e de menorcusto para cerca de 20 mi-lhões de viagens diárias fei-tas em ônibus, trens, me-trôs e carros. As pesquisasde campo começaram emagosto nas rodovias.

O estudo é financiado pe-lo Banco Mundial e funcio-na como um censo dos

transportes, que informa onúmero de embarques e asorigens e destinos dos deslo-camentos, inclusive de veí-culos particulares. A partirdo resultado, que será divul-gado entre março e abril de2012, o Estado terá novossubsídios para iniciar proje-tos de mobilidade urbana.

METRO RIO

Venda para pessoas de outros países tem aumento de 100% nos últimos três anos Americanos, italianos e franceses são os que mais investem no Rio Cidade tem média de 40% de aumento no aluguel em um ano

Quem procura apartamentoou casa no Rio de Janeiro pa-ra morar tem enfrentadouma verdadeira maratonaaté encontrar o imóvel ideale com um preço ajustado aoseu orçamento. De acordocom o Conselho Regional deCorretores de Imóveis (Cre-ci-RJ), o aluguel em algumasregiões chegou a aumentar50% nos últimos seis meses,apresentando média de 30%a 40% na cidade.

Além do baixo estoquede imóveis disponíveis pa-ra locação e a elevada pro-cura, também explica aelevação do valor no metroquadrado o interesse cadavez maior do estrangeirono Rio de Janeiro – seja osque querem adquirir oualugar imóveis para morar.De todo o volume de negó-cios realizado na cidadenos últimos seis meses,30% foram de pessoas defora do Brasil – a grandemaioria americanos, italia-nos, franceses, nesta or-dem. Eles também enxer-gam na valorização imobi-liária uma forma de lucrar.

“Além de voltar a ser a ca-pital turística do Brasil, oRio tem uma agenda deeventos que nenhuma ou-tra cidade no mundo tem.Em 2012, já temos a Rio+20.Depois, Copa das Confede-rações, Copa do Mundo eOlimpíada. Isso sem falarque estão no Estado 80% daárea do pré-sal e que já háinvestimentos no Comple-xo Petroquímico de Itaboraí[Comperj]. Tudo isso estáatraindo o investidor es-trangeiro, que vê o imóvelcomo um ótimo negócio”,explica o representante do

Conselho Regional de Cor-retores de Imóveis, Laudi-miro Cavalcanti, que estimaem 100% o aumento da pro-cura de estrangeiros porimóveis na cidade nos últi-mos três anos.

O efeito para o carioca éimediato. Cerca de 10% doaumento dos imóveis na ci-dade é creditado ao interes-se maior dos estrangeiros. Éa lei da oferta e procura,que faz o aluguel, por exem-plo, aumentar em númerobem maior do que os índi-ces de correção. O IGP-M fe-chou o último mês por voltade 8%, somando o acumula-do do ano inteiro.

Para se ter uma ideia dequanto é vantajoso investirneste ramo na cidade du-rante os último anos, umestudo realizado pelo Seco-vi-RJ (Sindicato da Habita-ção) revelou que foi possí-vel ter retorno de até90,24% em um ano no casode um imóvel de um dor-mitório no Centro.

Procuram-seprofissionaisde foraO Rio vive um problemade mão de obra qualifica-da. Investimentos quecomeçam a ser feitos naCopa 2014, na Olimpíada2016 e no pré-sal tornamprofissionais especializa-dos escassos.

O Comitê Organizadordos Jogos Olímpicos de2016, por exemplo, nãoconsegue preencher va-gas abertas na organiza-ção do evento. A carênciamaior é de engenheiros eespecialistas em geren-ciamento de projetos. Asvagas são oferecidas nosite www.rio2016.org.bre já estão abertas paraprofissionais estrangei-ros. METRO RIO

FOTOS: PEDRO KIRILOS/RIOTUR

[email protected]

Na hora de escolher, estrangeiros preferem a praia

Segundo analistas, a cidade tem baixo estoque de imóveis disponíveis

20 mil novas unida-des habitacionais

serão entregues no Riode Janeiro até o fim doano. Segundo o Creci,o volume deve dimi-nuir o crescimento dovalor do aluguel.

38% de aumento te-ve o metro qua-

drado do Leblon emum ano, segundo o Se-covi. O bairro é um dospreferidos dos estran-geiros que queremmorar no Rio.

Estudo vai ajudar a melhorar o trânsito na região metropolitana do Rio de Janeiro

URBANO ERBISTE/JB DIGITAL/FUTURA PRESS

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011

03rio

Page 4: 20110905_br_metro rio

Riotur quer mais banheirospara o Carnaval de rua 2012

Santos Dumont, Garrincha,Noel Rosa e Cazuza. Apesarde atuarem em áreas dife-rentes, esses quatro brasi-leiros têm algo em comum:todos são superdotados, oque pode explicar seus bri-lhantismos. Um estudo daOMS (Organização Mundialde Saúde) aponta que de3,5% a 5% da população bra-sileira é formada por super-dotados. Entretanto, amaioria desses talentos nãosão detectados na infânciae, assim, não conseguematingir seu potencial. Nacontramão desse processoestá a professora de Pportu-guês, psicóloga e doutorano campo da superdotaçãoMaria Cláudia Dutra, querealiza um trabalho de de-tecção e desenvolvimentode meninos e meninas de16 a 19 anos com habilida-des especiais na Escola Téc-nica Estadual Ferreira Via-na, unidade da Faetec (Fun-dação de Apoio à EscolaTécnica) no Maracanã.

Habilidade acima da mé-dia, criatividade e compro-metimento são característi-cas que Maria Cláudia pro-cura detectar nos alunosque convida para participardas oficinas semanais. “Co-mecei a observar os meni-nos que faziam aulas de ro-bótica e percebi que al-

guns, além de saberemmuito do assunto, conse-guem solucionar proble-mas com uma agilidade depensamento e uma criativi-dade fora do comum”, con-ta a psicóloga, que come-çou o projeto há quatro

anos e, atualmente, temcinco alunos, sendo quedois saíram recentementepara começar a graduaçãoem física.

No entanto, Maria Cláu-dia é uma excessão. Segun-da ela, muitos talentos são

desperdiçados porque as es-colas e os professores nãosão capacitados para detec-tarem as “pistas” que alu-nos superdotados geral-mente dão. “É importanteprestar atenção às pergun-tas que a criança faz. Quan-

do um menino é extrema-mente questionador desdecedo, os professores nãoentendem, a escola não en-tende, e esses meninos emeninas, que deveriam terum tratamento especial,são excluídos e taxados de

inadequados ou diferen-tes”, explica.

O objetivo dos encontrosvai além da simples detec-tação e desenvolvimentodas habilidades de cadaum. A especialista chama aatenção dos alunos para aimportância do talento dosalunos na melhora da qua-lidade de vida da sociedade.

“Aprendi aqui a expormelhor minhas ideias, aexemplificar o que penso,mas também comecei apensar no sentido das coi-sas que faço, em como cadaideia poderia melhorar a vi-da das pessoas e ajudá-las ase relacionar melhor com oplaneta em que vivemos”,conta Raphael Rocha, de 16anos, estudante do curso deeletrotécnica, que pensaem cursar engenharia nafaculdade. “Quero traba-lhar com robôs”, diz. SteveJobs já tem um candidato asucessor brasileiro.

METRO RIO

Uma das regras que os orga-nizadores do Carnaval derua terão que cumprir a fimde colocarem os blocos paradesfilarem no ano que vemé disponibilizar 8 mil ba-nheiros químicos, cerca de25% a mais do que no anopassado. Segundo a Riotur,o selecionado deverá con-tratar pelo menos milorientadores de trânsito.

Em ação com a Secreta-ria Especial da Ordem Pú-blica, o patrocinador terá

que fazer o credenciamen-to de ambulantes e se com-prometer com a instalaçãoe a manutenção dos ba-nheiros das ruas. Além des-sas obrigações, o organiza-

dor deverá fornecer 75 fai-xas e 350 gardelhetes de si-nalização e providenciar 80UTIs móveis.

Os carros de som tam-bém entraram nas regrasda Riotur. Em 2012, eles de-verão limitar a potência pa-ra 50 mil watts.

Segundo o secretário Es-pecial de Turismo, AntonioPedro de Mello, algumasadaptações são necessáriaspara dar mais conforto a mo-radores e foliões. METRO RIO

Criatividade e talentopara mudar o mundo

Psicóloga realiza projeto para detectar alunos com habilidades especiais na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, no Maracanã Estudo da OMS aponta que até 5% da população brasileira é formada por superdotados

“No Brasil, nãovalorizamos ossuperdotados. Porisso, muitas vezes,acabamos porperdê-los para o exterior.”MARIA CLÁUDIA DUTRA, 54 ANOS

Alunos elaboram projetos sustentáveis para a cidade em um dos encontros: “Quando entrei no laboratório de robótica,

pensei: ‘Aqui é o paraíso!’”, diz Raphael Rocha, 16 anos

FOTOS: MACARENA LOBOS/METRO RIO

“Em festas degrandes porte, as adaptações são semprenecessárias.”ANTONIO PEDRO FIGUEIRA DE MELLO,PRESIDENTE DA RIOTUR

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011

04 rio

Page 5: 20110905_br_metro rio

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011

05brasil

Os erros ou excessos come-tidos pela Polícia Federalestão dando prejuízo àUnião. Desde 2007, o go-verno federal foi condena-do a pagar pelo menos R$ 1,6 milhão em indeniza-ções por danos morais oumateriais a pessoas presaspor engano, ilegalmenteou submetidas à exposiçãomidiática excessiva.

Durante a operaçãoVoucher, que atingiu a cú-pula do Ministério do Tu-rismo, vazaram fotos depresos sem camisa emuma cadeia no Amapá.

Segundo a “Folha deS.Paulo”, foram encontra-

dos em arquivos da JustiçaFederal e do STJ (SuperiorTribunal de Justiça) 28processos nos quais aUnião foi condenada, emprimeira e segunda ins-

tâncias, a pagar por desli-zes de agentes da PolíciaFederal.

Novas ações podem in-flar as indenizações. Nototal, a AGU (Advocacia-Geral da União) registra241 ações de danos mo-rais, incluindo as que já ti-veram decisão. Segundo aAGU, nem todas elas sãorelativas a erros ou exces-sos em operação.

Para a PF e a AGU, noentanto, o total de proces-sos por danos morais emateriais é “irrisório” seconsiderados os 16 milpresos desde 2004.

METRO

PF diz que número de processos é pequeno

RENATO ARAÚJO/JORNAL DE BRASÍLIA/FUTURA PRESS

Desde 2007, governo foi condenado a pagar cerca deR$ 1,6 milhão em indenizações por excessos da polícia

Indenização por erros daPF dá prejuízo à União

PT farápressão pormarco paraa mídia O 4º Congresso do PT, en-cerrado ontem, na capitalfederal, aprovou moçãopela retomada da discus-são sobre marco regulató-rio da mídia. O presidentenacional do partido, RuiFalcão, disse que a propos-ta está sendo revisada peloMinistério das Comunica-ções e será encaminhadapara o Congresso, mas nãomencionou prazo.

Segundo ele, o partidovai pressionar os parla-mentares para a aprova-ção de um projeto com fo-co na “democratização dacomunicação”. O PT querrestringir o que chama de“propriedade cruzada”, ca-racterizada por redes deveículos de um mesmogrupo econômico. A inten-ção é proibir também queparlamentares recebamconcessões de rádio, tele-visão e jornal.

METRO

241é o total de ações dedanos morais nasquais a Polícia Federalé a responsávelregistradas pelaAdvocacia-Geral daUnião. O númeroinclui processos que játiveram decisão.

Page 6: 20110905_br_metro rio

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011

06 economia

Quase 40% dosconsumidorescompram fiado

Prática está presente em todas as classes sociaisNo Norte e Nordeste, percentual é próximo de 50%

Mesmo com o maior acessoaos serviços financeiros,boa parte dos brasileirosainda mantém o velho há-bito de “pendurar a conta”.Pesquisa da Boa Vista Servi-ços mostra que 38% daspessoas declaram que cos-tumam comprar fiado. E aprática não se restringe àpopulação com menor po-der aquisitivo. Na classe A,o percentual chega a 24%.

“Quando olhamos paradivisão por renda, obser-vamos que esse percen-tual chega a 45% nas clas-ses C2 e DE. É um índicesignificativo”, diz DorivalDourado, presidente daBoa Vista Serviços.

Mas comprar fiado tam-bém é comum para 37% daclasse B, e 35% da C1, que,assim como o topo da pirâ-mide, já possuem cartão e,teoricamente, não precisa-riam utilizar esse recurso.“Na minha percepção, nocaso, é uma forma do co-mércio fidelizar o cliente,oferecendo outras vanta-gens”, afirma o executivo.

Os moradores do Nor-deste e Centro-Oeste sãoos que mais compram fia-

do, com 49% e 48%, res-pectivamente.

A pesquisa, realizada en-tre 15 e 19 de agosto, mos-tra ainda que 72% da popu-lação possui algum produ-to bancário. Esse índice caipara 44% na classe DE.

Para Dourado, o cadas-tro positivo, lista de bonspagadores que pode seracessada por lojas e ban-cos, será uma forma de ofe-recer crédito a mais consu-midores. No entanto, ape-sar de a ideia ser aprovadapor 78% dos brasileiros,apenas 50% assinariam aautorização para incluir onome no cadastro.

METRO

Acerto de conta Acesso a produtos bancários

Participação por classe

A B C1 C2 D/E

Conta-corrente 91% 87% 70% 63% 60%

Cartão de débito 87% 77% 64% 74% 65%Cartão de crédito

de banco 81% 70% 56% 57% 50%Financiamento/

Empréstimo 35% 37% 36% 27% 22%

Talão de cheques 67% 42% 24% 11% 9%

Compra fiado por região

Norte

Nordeste

Centro-Oeste

Sudeste

Sul

43%49%48%

29%37%

Compra fiado por classe

A

B

C1

C2

D/E

24%37%35%

46%45%

Fonte: Boa Vista Serviços

A ANS (Agência Nacionalde Saúde Suplementar) de-cidiu adiar para dezembroo cumprimento da RN (Re-solução Normativa) 259,que determina que benefi-ciários de planos de saúdenão poderão esperar maisque sete dias por uma con-sulta das áreas de pedia-tria, clínica médica, cirur-gia geral, ginecologia eobstetrícia.

A norma entraria em vi-gor no próximo dia 19, massó começará a valer em 19de dezembro. A decisãoatende à demanda das ope-radoras dos planos pormaior prazo para adapta-ção às regras estabelecidas.

A ANS publicou novaResolução Normativa (RN268) para ajustar à RN 259.De acordo com a norma, aoperadora deve oferecer

pelo menos um serviço ouprofissional em cada áreacontratada. Nos casos deausência de rede assisten-cial, a operadora deverágarantir o atendimentoem prestador não creden-ciado no mesmo municí-pio ou o transporte do be-neficiário até um presta-dor credenciado, assim co-mo seu retorno à localida-de de origem. METRO

ANS adia norma sobre prazo deatendimento de planos de saúde

Na classe A, 24% dos brasileiros costumam “pendurar a conta”

Cliente não poderá esperar mais de sete dias por consulta

RODRIGO CAPOTE/FOLHAPRESS

PAULO ARAUJO/AG. O DIA/FUTURA

45% dos brasilei-ros não têm

como comprovar renda,segundo pesquisa reali-zada pela Boa Vista.

IMPOSTOS

Receitamuda portalA Receita Federal pre-para mudanças no por-tal e-CAC (Centro Vir-tual de Atendimentoao Contribuinte). O ob-jetivo é tornar a inter-face virtual mais ami-gável para facilitar oacesso dos contribuin-tes aos serviços.

O novo e-CAC serádividido por grupos es-pecíficos de interesses,segundo a Agência Bra-sil. As opções de paga-mento de impostos,por exemplo, passarãoa ser agrupadas de for-ma que o contribuintenão tenha que ficarprocurando, em todo osite, que tipo de opçãodeve usar.

O e-CAC foi criadopara permitir ao cida-dão fazer a autorregu-lamentação fiscal, an-tes mesmo de ser noti-ficado pela Receita Fe-deral. É preciso fazerum cadastro para a ob-tenção de uma senhae, assim, ter acesso aocentro virtual.

METRO

Os gastos de brasileiros noexterior somaram US$ 4,8bilhões apenas com cartõesda bandeira Visa em 2010.O valor, que representa umcrescimento de 58% nacomparação com o ano an-terior, é mais do que o do-bro do volume deixado noBrasil por turistas estran-geiros, de US$ 2,1 bilhões.

De acordo com um le-vantamento da Visa, os Es-tados Unidos foram o prin-cipal destino dos brasilei-ros. Os gastos no país so-maram US$ 1,9 bilhão, um

crescimento de 63%. A Ar-gentina aparece em segun-do lugar. Os brasileiros dei-xaram no país vizinhoUS$ 410 milhões, um cres-cimento de 109%. Em se-guida, aparecem França(US$ 289 milhões), Para-guai (US$ 217 milhões) eItália (US$ 207 milhões).

As compras no exteriorrepresentam a maior partedos gastos dos brasileirosno exterior, cerca US$ 1,3bilhão, uma alta de 73% emrelação a 2009.

METRO

Brasileiro gasta mais com cartão no exterior

Estados Unidos são o principal destino dos brasileiros

MAURICIO KANNO/FOLHAPRESS

Page 7: 20110905_br_metro rio

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011

07mundo

Rebeldes afirmamsaber o paradeirode KadafiMembros do Conselho deTransição Nacional da Lí-bia informaram ontemque identificaram o para-deiro do ditador líbioMuammar Kadafi, segun-do um correspondente daTV Al Jazeera. O repórtercreditou a informação aum chefe do conselho mi-litar em Trípoli, Abdul Ha-kim Belhadj, mas a locali-zação exata do ex-lídernão foi divulgada.

O fim dos conflitos ain-da parece estar longe. On-tem, forças rebeldes líbiasanunciaram que entrariamna cidade de Bani Walid,uma das três consideradas

redutos do antigo regime,mas tropas leais a Kadafinão aceitaram os termosde rendição e continuamsitiadas no local.

Abdallah Kenchil, chefedos negociadores, disseque as forças ligadas ao ex-ditador exigiam que os re-beldes entrassem sem ar-mas na cidade, o que foiinterpretado como uma ar-madilha” pelo comandorebelde.

Segundo Kenchil, doisfilhos do ditador líbio, Saa-di e Muatasim, estão entreos que resistem a entregara cidade. No entanto, com-batentes confirmaram que

outros membros do altoescalão de Kadafi tambémestão em Bani Walid. Mas oex-ditador já teria deixadoo local, o que confirma ainformação da Al Jazeera.

FilhoAinda ontem foi confirma-da a morte de Khamis Kad-dafi, um dos filhos deMuammar Kadafi. Segun-do os rebeldes, durantecombates em uma região a90 quilômetros ao sudoes-te de Trípoli. A morte deum dos filho do ex-ditadorjá era conhecida, mas nãooficialmente, desde o últi-mo dia 29. METRO

Negociação para entrega de uma das cidades leais ao ex-ditador líbio termina sem acordo

Muammar Kadafi: morte de seu filho foi confirmada

ARTYOM KOROTAYEV/EPSILON/GETTY IMAGES

Chile declaraluto oficial ACIDENTE AÉREO. O presi-dente chileno, SebastiánPiñera, decretou ontemdois dias de luto nacio-nal pelas 21 vítimas quemorreram na queda deum avião militar no ar-quipélago Juan Fernán-dez, na sexta-feira. Ain-da há 17 pessoas desapa-recidas. METRO

Tufão Talasdeixa 11 mortosJAPÃO. O tufão Talas, queatingiu o país no sábado,deixou 11 mortos e 26desaparecidos, segundoa rede de televisão NHK.O Talas acarretou ventosde mais de 100 km/h,provocando fortes chu-vas que causaram otransbordamento de riose geraram deslizamen-tos de terra na ilha deShikoku e na parte oestede Honshu. METRO

Breves

Page 8: 20110905_br_metro rio

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011cultura08

2cultura

O único elemento que res-tou da banda Hori em Fiukfoi a gola em “V” da camisa.Para o cantor, o rock colori-do ficou para trás. Em seuprimeiro álbum solo, “SouEu” (Warner, R$ 27), eleaposta em uma sonoridademais eclética – até Jorge BenJor dá uma palhinha em“Quero Toda Noite” – e bebena mesma fonte de músicosamericanos moderninhos,como John Mayer e JasonMraz. Sem titubear, ele pas-sa, já na primeira faixa, suamensagem: “Tempo para fa-lar todo mundo tem / Masraça para fazer, quase nin-guém.” Em entrevista aoMetro Rio, Fiuk diz quequer ser mais que só “o filhodo Fábio Júnior” e afirma:“Estou mais maduro.”

Como foi a separação dabanda Hori e o início deuma carreira solo?Foi difícil. Antes, tudo eradividido pelos quatro. Ago-ra, estou sozinho. Sem falarno bombardeio que sofri.Fazer parte de uma banda

teen, ser protagonista denovela e filho do Fábio Jr.,tudo ao mesmo tempo, émuito complicado. Tantoque, para gravar o CD, pre-cisei passar quatro mesessozinho, trancado, refletin-do sobre a melhor maneirade passar o que sentia parao formato de música.

O amadurecimento evidenteno CD se deu também na suavida pessoal?Em poucos anos, tudo mu-dou. A rotina, meu jeito deencarar o mundo, as res-ponsabilidades dentro e fo-ra de casa. Até os relaciona-mentos são mais sérios. Es-tou namorando sério agora!

Que influências ficam maisclaras nesta nova fase do seutrabalho?Não pensei muito em in-fluências, não queria ficarparecido com ninguém,queria dar meu tom. Mas ló-gico que dá para perceber oque costumo ouvir no ál-bum. Um artista que curtomuito, e está presente, é oJohn Mayer, por exemplo.

No repertório, há músicas deartistas de estilos diferentes,como o Thiaguinho, do Exalta-samba. Você tem algumpreconceito musical?Quem indicou essa música[“Sou Eu”] foi o Dudu Bor-ges, meu produtor. Quandovi, confesso que achei esqui-

sito [risos]. Mas ele insistiu,eu ouvi e acabei fazendouma arranjo que a deixassecom a minha cara. No final,acabou virando um poprock mais romântico e é otítulo do álbum. Serviu delição. Já sofri muito compessoas que não entendiamminha música. Música é ex-pressão. Não há espaço paraintolerância. Todo esse pre-conceito é uma bosta.

Como foi a participação doseu pai, Fábio Jr., no processode criação?Sou tão filhão que, mesmocom ele tendo uma parcelamínima de participação, bo-tei o nome dele como coau-tor de “Quero SempreMais”. Na verdade, essa par-ticipação aconteceu de ma-drugada, quando ele che-gou em casa. Eu estava nasala compondo. Ele pediupara ver e falou: “Tá bom,mas tenta botar esse verso”,disse algo qualquer e foidormir. Mas, como amomuito ele, botei seu nomeno crédito. METRO RIO

Metro

entrevistaA faixa que dá

nome ao álbum, “Sou Eu”, foi escrita

por Thiaguinho, do Exaltasamba: “Preconceito

na música é uma bosta”

Músico lançaprimeiro CD solo,‘Sou Eu’, e afirma:‘Estou mais maduro’

Álbum conta comparticipação deJorge Ben Jor eparceria com Fábio Jr.

FIUK‘NÃO QUERO FICAR

PARECIDO COM NINGUÉM’

FOTOS: DIVULGAÇÃO

“Fazer parte deuma banda teen,ser protagonistade novela e filho

de Fábio Jr. aomesmo tempo é

complicado.”FIUK, 20 ANOS

Mito

O atoramericanoAl Pacino foiaplaudido de pé,ontem, ao serhomenageadopelo Festival deCinema deVeneza, naItália. Pacinolevou ao festivalseu novo filmecomo diretor, “Wilde Salomé”.

Rei terá sua obradigitalizadaEmpresário do cantor Ro-berto Carlos, Dodi Sirenaanunciou ontem que aobra completa do Rei serádigitalizada e comercializa-da pela internet.

A negociação com a (gra-vadora) Sony está bemadiantada. Isso talvez jápossa ser disponibilizadoantes do final deste ano.Acredito que eles não dei-xarão o Natal passar pararealizarem o lançamento”,disse Dodi ao site G1.

Na próxima quarta-feira,Roberto Carlos faz seu es-perado show em Jerusa-lém. Cerca 1,5 mil brasilei-ros vão ao espetáculo.

METRO RIO

Roberto: show na 4ª

DIVULGAÇÃ0

Obra de Klimté encontradaINÉDITA. Uma tela inédi-ta do grande pintor aus-tríaco Gustav Klimt(1862-1918) foi desco-berta na Holanda, deacordo com o jornal“Standard”. O quadro,de 90x90 centímetros,teve a autoria compro-vada pelo especialistaAlfred Weidinger, subdi-retor do Museu do Bel-vedere, em Viena, quepossui a maior coleçãomundial de trabalhos dopintor da escola simbo-lista. A paisagem, intitu-lada “Seeufer mit bi-rken” (em tradução li-vre, “Margem do Lagocom Bétulas”), foi pinta-da por Gustav Klimt em1901. A proprietária ho-landesa disse ao jornalaustríaco que seus avóscompraram o quadroem 1902, durante umaexposição em Dussel-dorf, oeste da Alema-nha. METRO RIO

Breve

FIUK‘NÃO QUERO FICAR

PARECIDO COM NINGUÉM’

Page 9: 20110905_br_metro rio

David Guetta volta a animar a pista com ‘Nothing But The Beat’De Rihanna a Estelle, deSnoop Dogg a Will.I.Am, deJennifer Hudson a Jessie J.Pouca gente consegue reu-nir tantos astros da músicapop mundial como DavidGuetta, cujo novo álbum jáchegou ao Brasil (preço mé-dio: R$ 49,90).

“Nothing But The Beat”(algo como “Nada Além daBatida”) traz dois discos. Oprimeiro, só com hits vo-cais, tem participações es-peciais de Flo Rida, NickiMinaj, Taio Cruz, Ludacris,Usher, Timbaland, Jessie J eLil Wayne, entre outros. Osegundo, totalmente ins-trumental, é a música ele-trônica no seu estado maispop e dançante.

O álbum segue a fór-mula criada por Guetta,

que pretende agradar ba-ladeiros em todo o mun-do e render horas de popmusic executadas nas rá-dios. Por isso, não esperepor experimentações e so-noridades alternativas. Ofrancês quer ser popular.

Da lista, duas já circu-lam pelas emissoras:“Where Them Girls At” e“Sweat”, parceria de suces-

so entre o hip-hop deSnoop Dogg e as batidastecnológicas.

Sucessor de “One Love”,álbum de 2009 que vendeumais de 3 milhões de cópias,“Nothing But The Beat” ain-da tem muito material paraanimar os dias e noites dosfãs de dance music. “RepeatFeat” e “Nothing Really Mat-ters” estão entre as candida-tas ao posto de novo hit.

DJ e produtor influente,Guetta realizou mais de 400shows nos últimos doisanos. “F*** Me I’m Famous”,sua balada fixa na Pacha deIbiza, é uma das festas maisdisputadas do mundo.

Em novo álbum, DJ e produtor cria hits dançantes com vozes de Nicki Minaj, Snoop Dogg, Will.I.Am e Jessie J, entre outros Disco duplo reúne 22 faixas de pop eletrônico feito sob medida para a balada

O francês costuma lotar as festas e baladas em que se apresenta

JIM DYSON/GETTY IMAGESDIVULGAÇÃO

[email protected]

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011

09cultura

Page 10: 20110905_br_metro rio

Para muito além das figu-ras arrendondadas que re-sumem sua fama mundial,o colombiano Fernando Bo-tero (nascido em Medellínem 1932 e hoje residentena França) procurou refle-tir em sua arte os conflitossociais de seu país e daAmérica Latina. Essa parce-la de seu trabalho poderá

ser vista pelo público cario-ca a partir de amanhã, naexposição “Dores da Co-lômbia”, na Caixa Cultural,no centro da cidade.

A mostra reúne seisaquarelas, 36 desenhos e25 pinturas que ilustram osabusos sofridos pelo povocolombiano durante a açãode grupos guerrilheiros,

políticos e paramilitares, aqual resultou no exílio de1,5 milhão de colombianosnas últimas décadas.

Os quadros de Boteroexibidos na exposição ca-rioca dialogam com umavasta e mundialmente re-conhecida arte latino-ame-ricana que retratou as ma-zelas sociais e tragédias do

continente. Entre os exem-plos mais conhecidos, es-tão o quadro “Guernica” eas mais de 80 gravuras de“Desastres da Guerra”, dosespanhóis Pablo Picasso eFrancisco Goya, respectiva-mente.

Supõe-se que, em “Guer-nica”, Picasso, mestre docubismo, teve como inspi-

ração o bombardeio alemãosobre a cidade espanhola deGuernica, em 1937.

Em sua série de gravu-ras, Goya retrata o horrorda Guerra da Independên-cia Espanhola.

Na Caixa Cultural (av. Almiran-te Barroso, 25, Centro. MetrôEstação Carioca,

tel.: 2544-4080).Terça a sábado, das 10h às22h; domingo, das 10h às 21h.Classificação livre.Entrada gratuita.De amanhã a 30 de outubro.

Detalhe da obra “Masacre en Colombia’” de 2000

DIVULGAÇÃO

Caixa Cultural exibe a arte política de Botero A exposição ficará em

cartaz até o final de outubro

MACARENA LOBOS/METRO RIO

PAULO.COSTA @METROJORNAL.COM.BRWWW.METROPOINT.COM

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011

10 cultura

Misses criam ‘sociedadedo português’ em SP

A representante do Brasil no Miss Universo 2011, Priscila Machado, contou ao Metro que fundou ‘clubinho’ comas concorrentes que falam a mesma língua Música ajuda a aumentar o vínculo das estrangeiras com nosso país

Em meio a dezenas decompromissos e provas deroupas, as candidatas ao tí-tulo de Miss Universo 2011procuram formas de criarvínculos umas com as ou-tras durante a estadia emSão Paulo, onde ficarão atéa final do concurso, no pró-ximo dia 12. Das 89 partici-pantes, seis são fluentesem português – e o idiomaem comum foi o bastantepara aproximá-las.

“Digo que somos a ‘Por-tuguese society’ [sociedadedo português]”, brinca abrasileira Priscila Macha-do, que atua como anfitriãdas outras 88 concorrentese tem muito carinho pelascinco colegas de “clube”.

“Além da Miss Angola eda Portugal, que têm amesma língua-mãe quenós, as meninas da Bolívia,Costa Rica e Venezuelatambém falam português.

Nós ficamos superunidas,nós nos ajudamos, estamosnuma sintonia muito boa”,disse ao Metro.

Para Vanessa Gonçal-ves, a Miss Venezuela, ocontato com o idioma émuito natural desde a in-fância. “Meu pai é de Por-tugal. Nós moramos na Ve-nezuela, mas ele sempreconversa em portuguêscomigo”, disse.

Hospedado no hotelHilton, o sexteto tem ou-tro elemento em comumpara curtir os bons mo-mentos na capital paulista

e aliviar a ansiedade: amúsica brasileira, elogia-díssima pelas moças.

“Gosto muito de Djavan,Belo e Dudu Nobre”, listouLeila Lopes, a Miss Angola,mostrando uma preferên-cia pela MPB tradicional epelo samba atual.

Esses gêneros, na opi-nião da angolana, simboli-zam o alto astral e a rique-za cultural e sonora dosbrasileiros.

A “sociedade do portu-guês” segue em atividadeaté o anúncio do nome damulher mais bela do mun-do. A cerimônia acontece-rá no Credicard Hall, às22h, e será transmitida aovivo, com exclusividade,pela Band.

6candidatas ao MissUniverso 2011 falamportuguês – e três de-las não têm o idiomacomo língua-mãe.

[email protected]

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Priscila Machado, Miss Brasil

Leila Lopes, Miss Angola

Olivia Pinheiro, Miss Bolívia

Laura Gonçalves, Miss Portugal

Vanessa Gonçalves, Miss Venezuela

Johanna Solano, Miss Costa Rica

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 11: 20110905_br_metro rio
Page 12: 20110905_br_metro rio

Sudoku

por FariniOs invasores

Cruzadas

Áries – 21/3 a 20/4Seus investimentos não irão dar bonslucros. Cuide melhor de suas despe-

sas. Cuide também de sua saúde, procure teruma alimentação leve e natural.

Touro – 21/4 a 20/5A vida afetiva estará em baixa. Vocêse sentirá desmotivado e sozinho,

tente sair com amigos para se sentir melhor.Cuide bem da sua saúde.

Gêmeos – 21/5 a 20/6Brigas e rompimentos em seus ro-mances vão acontecer. Sua tendência

é estar triste, se sentir sozinho e ficar irrita-do. Faça passeios para ficar melhor.

Câncer – 21/6 a 22/7Você passará por um período de sor-te e novas oportunidades. Podem

ocorrer mudanças positivas em sua vida. Esta-rá mais independente e feliz.

Leão – 23/7 a 22/8Sua intuição estará bastante aguça-da, aproveite-a bem. Terá oportuni-

dades para viajar em breve. Aproveite pararelaxar, pois terá pouco tempo de folga.

Virgem – 23/8 a 22/9Estará interessado em aparelhos ele-trônicos. Além disso, esportes velo-

zes vão atrair bastante seu interesse. Você es-tará em um período de progresso na vida.

Libra – 23/9 a 22/10Cuidado, você estará exageradamen-te distraído. Terá grande dificuldade

de se concentrar no trabalho ou nos estudos.Preste atenção para não causar estragos.

Escorpião – 23/10 a 21/11Tome cuidado com doenças conta-giosas, você estará vulnerável. Os

problemas em casa vão piorar e você não vaiconseguir resolvê-los corretamente.

Sagitário – 22/11 a 21/12Não confie em suas intuições. Vocêestá muito aberto para influênciamediúnica e pode acabar confuso e

sem concentração.

Capricórnio – 22/12 a 20/1Você se torna mais sério e responsá-vel. Vai encarar a vida de maneira

produtiva. É um bom período para resolverproblemas imobiliários.

Aquário – 21/1 a 19/2 Pode se entender melhor com pessoasmais velhas, podendo até ser presti-

giado por elas. Você terá melhora em todosos seus problemas de saúde.

Peixes – 20/2 a 20/3Você tem ânimo para se dedicaraos seus estudos com muita con-centração. É um bom período para

fazer as pazes consigo mesmo, seja realista.

Tania Gori é reitora da Universidade Livre Holística Casa de Bruxa. Informações pelo telefone (11) 4994-4327, en-dereço – rua das Figueiras, 2.146, Sto. André, SP. Atendimentos on-line com a Equipe Tania Gori no sitewww.taniagori.com.br. Participe hoje, às 14h, da palestra “Magia Cigana”. Grátis.

Horóscopo

No Brasil, os índios Camayurá reverenciam Noitu, a mãe do Sol e da Lua, protetora dos animais selvagens. Na Índia, acontece o Festival de Ganesha, o deus da prosperidade e da boa sorte.

por Tânia Gori

O jornal Metro é uma joint venture do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Metro Internacional. Está presente em 23 países e tem alcance diário superior a 20 milhões de leitores. Distribuído gratuitamente de segunda a sexta na cidade do Rio de Janeiro.

Editado e distribuído por SP Publimetro S/A. Endereço: Rua Álvaro Ramos, 350, 4º andar, Botafogo, CEP 22280-110, Rio de Janeiro, RJ. O jornal Metro Rio é impresso pela News Technology Gráfica e Editora Ltda.

EXPEDIENTEMetro Brasil. Presidente: Cláudio Costa Bianchini. Diretor de Redação: Fábio Cunha (MTB: 22.269) Diretor Comercial e Marketing: Carlos Eduardo Scappini. Diretora Financeira: Sara Velloso. Diretor de Operações: Luís Henrique Correa.Metro Rio de Janeiro. Gerente Executivo: Túlio Guimarães. Editora Geral: Ana Lúcia do Vale. (MTB: 18.892) Coordenador de Redação: Irineu Masiero.Editora de Arte: Cláudia Lorena. Grupo Bandeirantes de Comunicação RJ - Diretor Geral: Daruiz Paranhos

Telefone: 021/2586-9565 (redação) 021/2586-9575 (comercial)

“A tiragem e distribuição desta edição de 100.000 exemplares são auditadas pela BDO.”

Siga o Metro no Twitter:@jornal_metro

Participe também no Facebook:www.facebook.com/metrojornalWeb

Você acha que o iPad 2 será lançado compreços acessíveis ao consumidor?

Leitor fala Pergunta

Siga o Metro no Twitter:@jornal_metro

@9u9afar1a: Acredito que sim. Ele é umjogador experiente e pode passar muitosconselhos aos mais jovens.

@fe_neri: Ronaldinho já foi campeão domundo e realmente pode passarexperiência aos mais jovens, como oNeymar e o Ganso.

@raraujo28: O mais importante é que elejogue bem pela Seleção.

Obras atrasadasA julgar pelos últimos acontecimentos, o atrasonas obras do Maracanã talvez esteja longe deser revertido. A possibilidade de o estádio nãoestar pronto em 2014 me parece sólida. Amorosidade com que essa questão vendo sendotratada pelas autoridades é alarmante.Diogo Oliveira – Rio de Janeiro, RJ

Calçadas perigosasCEG e Light ainda devem à população açõesefetivas em relação aos bueiros da cidade,especialmente em Copacabana. As explicaçõessobrevêm quando um acidente acontece. Masbasta a poeira baixar para que a situação volteà estaca zero. Resta-nos rezar para que maisum bueiro não exploda? Luciene Souza – Rio de Janeiro, RJ

Participe também no Facebook:www.facebook.com/metrojornalWeb

O que você acha da internação compulsóriapara jovens e crianças viciadas em crack?

Para falar com a redação: [email protected]

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011

12 cultura

Page 13: 20110905_br_metro rio

Líder de uma equipe cam-peã. Assim ficou conhecidoo cientista inglês e membroda Royal Society of Chemis-try, Simon Campbell, que,em 27 de março de 1998, da-ta de seu aniversário, lançounas farmácias do mundo to-do o remédio que salvou ca-samentos e melhorou a qua-lidade de vida de muitos ho-mens: o Viagra. Apaixonadopelo Brasil, ele esteve nopaís, para palestra na USP(Universidade de São Paulo)e na Unicamp (UniversidadeEstadual de Campinas),quando falou ao Metro so-bre a carreira e os projetosque orienta hoje em dia.

O Viagra é um dos remédiosmais importantes do mundo.O que mudou na sua vida de-pois da descoberta?Minha vida não mudoumuito, na verdade. Excetopelo reconhecimento dadescoberta.

Como o senhor se sentiu aoperceber que sua pesquisa,que era focada em circulaçãosanguínea, estava indicandooutro resultado? Ficamos surpresos com osefeitos observados. Ao invésde corresponder à nossameta original, que era atuarem casos de doençavascular, notamos que oremédio seria útil paradisfunção erétil masculina.Descobrimos que asubstância presente noViagra possuía um novo

mecanismo de ação e,talvez, estávamospreparados para autilização em outrascondições de doença.

O senhor poderia imaginar osucesso do Viagra?Quando iniciamos as pes-quisas voltadas para a dis-função erétil masculina,descobrimos uma signifi-cante parcela de homensaflitos e a quebra nas rela-ções pessoais era comum namaioria dos casos. Dado es-se pano de fundo, estáva-mos confiantes de que oViagra poderia ser uma dro-ga nova bem-sucedida.

O senhor se considera um ho-mem de sorte?Tenho sorte de ter feito par-

te das equipes de pesquisaque descobriram Cardura,Norvasc – o quarto medica-mento mais vendido nomundo, usado em casos dehipertensão –, e o Viagra.Mas acredito que é vocêquem faz sua sorte, e issorequer ciência inovadora.

O senhor ganhou dinheiro?O laboratório considerouque os nossos salários eramadequados e eu não requisi-tei nenhum tipo de paga-mento adicional.

O senhor já usou o Viagra?Não.

O senhor está trabalhando emalguma nova pesquisa hoje?Eu me aposentei em 1998.Hoje eu aconselho peque-nas empresas e instituiçõesde caridade, que estão embusca de novas drogas parao tratamento de câncer, ma-lária, tuberculose e outrasdoenças importantes da ne-cessidade médica.

O senhor deu aulas no Brasilnos anos 70. Como analisa aspesquisas no Brasil? Há um grande progressonas universidades brasilei-ras desde os anos 70 e os pa-drões têm melhorado signi-ficativamente. Eu não sintoque deveria fazer comentá-rios. Porém, acredito quefortes investimentos porparte da indústria aumenta-riam o retorno econômicono futuro. METRO CAMPINAS

Metro

entrevista

Descoberta do cientista inglês melhorou a qualidade de vida e a relação de casais do mundo todo

Membro da Royal Society of Chemistry comenta a descoberta do Viagra 13 anos depois Na época, cientista coordenou equipe com 12 pesquisadores

Aposentado, ele auxilia empresas e instituições de caridade, que visam o tratamento do câncer

“Acredito que évocê quem faz a

sua própriasorte, e isso

requer ciênciainovadora.”

SIMON CAMPBELL, PESQUISADOR

GUSTAVO TILIO/COHEN COMUNICAÇÃO

SIMON CAMPBELL

PAI DO VIAGRAFEZ OUTRAS

DESCOBERTAS

GUSTAVO TILIO/COHEN COMUNICAÇÃO

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011saúde 13

+

Page 14: 20110905_br_metro rio

Conhecida como CidadeMaravilhosa pelo calor epelas belas praias, a belezado Rio também pode servista além da beira-mar elonge do sol. Trata-se do vi-sual do Centro iluminado,à noite, por luzes de pré-dios públicos tombados,como o Theatro Municipale a igreja Nossa Senhora daCandelária.

Escondida e despercebida

na correria do dia a dia, amaioria desses patrimôniosarquitetônicos guarda his-tórias de séculos atrás. ACatedral Presbiteriana doRio, por exemplo, localiza-da na rua Silva Jardim, nº23, também no Centro, temseu início ainda no século19, em 1862, com um jo-vem americano de 26 anos,o missionário Ashbel GreenSimonton. METRO RIO

FOTOS MACARENA LOBOS / METRO RIO

Foco nahistória

Holofote

1 A igreja da Candelária,erguida no século 18,tem planta em cruz lati-na, revestimento inte-rior em mármore, fa-chada em cantaria, por-tas trabalhadas embronze e, no interior,sua história está pinta-da em murais.

2 Inaugurado em 1909, oTheatro Municipal é aúnica instituição culturalbrasileira, atualmente, amanter simultaneamen-te um coro, uma orques-tra sinfônica e uma com-panhia de balé. Passoupor uma restauração, decerca de R$ 65 milhões,recebendo 219 mil fo-lhas de ouro, recente-mente.

3 Atual sede da Alerj (As-sembleia Legislativa doRJ), o palácio Tiradentesfoi erguido em 1922.Abrigou o CongressoNacional e, em 1937, du-rante o Estado Novo, foisede do DIP (Departa-mento de Imprensa ePropaganda).

4 A Catedral Presbiterianado Rio teve a última res-tauração definitiva finali-zada em julho de 2002.Seu início se deu com achegada do jovem mis-sionário americano As-hbel Green Simonton,em 1862.

Prédios tombados encantam com nova iluminação noturna queconvida a um passeio pelo Centro

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011

14 cotidiano1

4

2

3

Page 15: 20110905_br_metro rio

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011esporte 15

3esporte

Brasileiro

21ª rodada

SÁBADO

Fluminense 3 x 2 Atlético-GO

Atlético-MG 2 x 0 Avaí

Figueirense 1 x 2 São Paulo

ONTEM

Grêmio 4 x 0 Atlético-PR

América-MG 4 x 1 Vasco

Flamengo 1 x 3 Bahia

Coritiba 1 x 0 Corinthians

Ceará 1 x 1 Inter

Palmeiras 1 x 1 Cruzeiro

CLASSIFICAÇÃO

P V GP SG

CORINTHIANS 40 12 33 12

SÃO PAULO 38 11 33 7

VASCO 38 11 30 4

BOTAFOGO 37 11 32 12

FLAMENGO 36 9 36 9

PALMEIRAS 33 8 27 9

FLUMINENSE 31 10 27 2

CORITIBA 29 8 34 7

FIGUEIRENSE 29 8 26 -2

INTER 29 7 19 -2

CRUZEIRO 28 8 29 4

ATLÉTICO-GO 28 8 11 2

CEARÁ 26 7 29 -3

GRÊMIO 24 6 17 -6

BAHIA 24 5 24 -4

SANTOS 23 6 26 -5

ATLÉTICO-MG 21 6 27 -11

AVAÍ 20 5 24 -20

ATLÉTICO-PR 18 4 20 -13

AMÉRICA-MG 17 3 26 -12

Classificados para a LibertadoresRebaixados para a Série B

Apático, Fla perdepara o Bahia

Souza, ex-Fla, comemora seu gol no Engenhão

DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS

O Flamengo foi derrotadoontem no Engenhão peloBahia por 3 a 1, caindo parao quinto lugar na tabela doCampeonato Brasieiro.

O jogo era morno quan-do, aos 22 minutos, o ex-vascaíno Titi, sozinho naárea, chutou forte e abriu oplacar para os baianos. SemRonaldinho Gaúcho (servin-do à seleção), o Rubro-negrolutava, mas sem inspiração.Aos 27, Bottinelli cobroufalta com perigo. Na faltaseguinte, aos 29, Renato ba-

teu, a bola desviou na bar-reira e entrou: 1 a 1. Aos 32,o Bahia desempatou, comuma bela jogada concluídapor Dodô. Nos acréscimos,Souza aproveitou falha ge-ral da zaga do Fla e fez 3 a 1.

No início do segundotempo, Luxemburgo feztrês alterações de uma vez.Aos 4, Tiago defendeu a ca-beçada de Thiago Neves. OFlamengo atacava, mas demaneira apática, e por pou-co não levou o quarto gol.

METRO RIO

Sem Ronaldinho Gaúcho, time abusa de erros no setor defensivoRubro-negro, que caiu para o 5º lugar, não vence há seis rodadas

Power vence a 6ª e Kanaan termina em 3ºO australiano Will Power se-gue firme na cola do líder daFórmula Indy, o escocês Da-rio Franchitti. Ontem, emBaltimore, o piloto da Pens-ke largou na pole e fez umacorrida tranquila para con-quistar sua sexta vitória natemporada e diminuir paracinco pontos (507 a 502) a di-ferença para Franchitti, que

foi o quarto. O espanholOriel Servia chegou em se-gundo, 10 segundos depoisdo primeiro colocado.

O brasileiro Tony Kanaantambém foi destaque naprova, terminando em ter-ceiro. Pilotando o carro re-serva, já que sofreu um aci-dente no warm-up, quetambém envolveu o carro

de Helio Castroneves, Kan-nan superou as dificuldadesde largar na 11ª posição esubiu no pódio.

Entre os outros brasilei-ros que disputam a FórmulaIndy, Vitor Meira foi o maisbem colocado, em nono.Castroneves terminou em17º, atrás de Bia Figueiredo(16ª). METRO

Flamengo: Felipe, Léo Moura (Fierro), Angelim, Gus-tavo e Junior Cesar; Willians, Renato, Bottinelli (Ne-gueba) e Thiago Neves; Deivid (D. Mauricio) e Jael. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

• Estádio: Engenhão (Rio de Janeiro-RJ) • Gols: 1º tempo: Titi, 22’; Renato,29’; Dodô, aos 32; Souza, 46’. Arbitragem: Alicio Pena Júnior, auxiliado porMarcelo Bertanha Barison e Tatiana Jacques de Freitas.

Bahia: Tiago , Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Do-dô; Fabinho , Fahel, Ricardinho , e Carlos Alberto

(Diones); Reinaldo (Jones) e Souza (Junior). Técnico: Eduardo Souza.

13x

Brasil pega oUruguai nobasqueteA Seleção Brasileira Mascu-lina de basquete enfrenta oUruguai hoje, às 20h30, emMar Del Plata, na primeirarodada da segunda fase daCopa América. A equipeverde-amarela terminou afase de classificação em se-gundo lugar no Grupo A,atrás da República Domini-cana. METRO RIO

Abel podeir para a ArábiaO técnico do Fluminense,Abel Braga, recebeu umaproposta milionária para di-rigir a seleção dos EmiradosÁrabes. O convite, que veioà tona um dia após a heroi-ca vitória tricolor sobre oAtlético-GO, preocupa a di-retoria do clube.

“O Abel ainda não co-mentou nada comigo. Devefalar nesta segunda-feira,mas é claro que é uma si-tuação preocupante. O tra-balho está sendo bem feito.A torcida pode protestar,chamar o Abel de burro,mas a diretoria não podecair nessa pressão”, disse ovice de futebol Sandro Li-ma ao site G1. METRO RIO

Abel foi xingado sábado

ROBERTO VAZQUEZ/FUTURA PRESS-31/08/2011

Presidentevai tentarse reelegerDe folga na rodada, o Bota-fogo respirou política nestefim de semana. De acordocom o site Lancenet, o pre-sidente do clube, MauricioAssumpção, tentará se ree-leger no triênio 2012-2013-2014. O anúncio da candi-datura deve ser feito nospróximos dias. METRO RIO

Tiago Camiloganha e lidera naStock CarO piloto Thiago Camilo,da MotorSport, venceu aoitava etapa da StockCar, ontem em Salvador,e se isolou na liderançada categoria. Foi sua ter-ceira vitória na tempora-da. Max Wilson, da Eu-rofarma RC, ficou com osegundo lugar, e ÁtilaAbreu, da AMG Motors-port, ficou em terceiro.

METRO

Largada no circuito de Baltimore: domínio de Power

IZOD INDYCAR

Page 16: 20110905_br_metro rio

América-MG: Neneca, Micão, William Rocha e Otá-vio; Marcos Rocha , Dudu (Leandro Ferreira),Amaral, Ulisses (Rodriguinho) e Gilson; Kempes(Léo) e André Dias. Técnico: Givanildo Oliveira

• Estádio: Arena do Jacaré (Sete Lagoas-MG) • Gols: André Dias 19’, Juni-nho 21’ e Kempes 42’ do 1º tempo. Marcos Rocha 13’ e André Dias 40’ do2º tempo • Arbitragem: Sandro Meira Ricci (DF), auxiliado por Carlos Ber-kenbrock (SC) e César Augusto de Oliveira Vaz (DF).

Vasco: Fernando Prass, Fagner, Renato Silva , VictorRamos e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Ju-ninho (Fellipe Bastos) e Diego Souza; Elton (Lean-dro) e Eder Luis. Técnico interino: Cristóvão Borges

41x

Cesar Cielo conquistoumais dois ouros, ontem, noencerramento do troféu Jo-sé Finkel, em Belo Horizon-

te, e fechou o torneio comseis medalhas douradas.

No último dia, o nadadorsubiu no topo do pódio nos

50m borboleta (prova emque é campeão mundial) eno revezamento 4x100mmedley. METRO RIO

Sedação deR. Gomesdeve ser retirada Uma semana após sofrerum AVC hemorrágico epassar por uma cirurgia pa-ra drenar o excesso de san-gue na área craniana, o téc-nico Ricardo Gomes per-manece com o quadro está-vel e segue com uma recu-peração animadora.

Segundo o boletim médi-co divulgado ontem, o trei-nador do Vasco continuarecebendo auxílio mecâni-co para respirar e está emprocesso de redução dos se-dativos. Existe a expectati-va de que ele não seja maissedado a partir de hoje.

Gomes faz fisioterapiamotora e respiratória trêsvezes ao dia. O próprio mé-dico estimula movimentosdos dedos, membros infe-riores e superiores do téc-nico, para que não hajaatrofia muscular.

METRO RIO

Fora de casa, equipe cruz-maltinatem atuação apática e deixa escaparliderança Derrota por 4 a 1 para oAmérica-MG faz time perder posição

Vasco sofre goleada dolanterna e cai para 3º

André Dias comemora o triunfo do América-MG: o atacante abriu e fechou o placar

LUCAS PRATES/HOJE EM DIA/FOLHAPRESS

Com a derrota do Corint-hians para o Coritiba por 1a 0, o Vasco teve a chancede tomar a posição do rivale chegar à liderança do Bra-sileiro, ontem. No entanto,com uma atuação apática, otime desperdiçou a oportu-nidade ao ser goleado pelolanterna América-MG por 4a 1, na Arena do Jacaré.

André Dias abriu o placarpara os mineiros. Em segui-da, Juninho empatou em co-brança de falta. Mas Kem-

pes, André Rocha e, de no-vo, André Dias, selaram agoleada, que levou o Améri-ca à terceira vitória no ano.

Com a derrota, o Vascosegue com 38 pontos, masperdeu uma posição e caiupara terceiro lugar, atrásdo São Paulo, que venceu oFigueirense no sábado etem melhor saldo de gols.O time volta a entrar emcampo na quinta-feira, às20h30, contra o Coritiba,em São Januário. METRO RIO

Seleção encara Gana noretorno de RonaldinhoO astro flamenguista é aaposta do técnico ManoMenezes para aliviar umpouco a pressão sobre seutrabalho frente à SeleçãoBrasileira. Com desempe-nho fraco diante de equi-pes mais tradicionais, Ma-no espera que RonaldinhoGaúcho assuma a responsa-bilidade de comandar o ti-me verde-amarelo hoje noamistoso contra Gana.

No último treino antes dojogo, ele foi confirmado no

time titular para formar omeio de campo brasileiro aolado de Lucas, Fernandinhoe Paulo Henrique Ganso.

Ronaldinho voltou a serconvocado por Mano depoisde nove meses. Seu últimojogo pela Seleção foi em no-vembro de 2010, na derrotapara a Argentina por 1 a 0também em um amistoso,disputado em Doha, no Ca-tar. Na ocasião, o craque ain-da defendia o Milan e teveatuação discreta. METRO RIO

Nadal bate Nalbandiane avança no US Open Rafael Nadal segue na buscapelo bicampeonato do Aber-to dos Estados Unidos (USOpen). Depois de superar osusto no início da partidacontra o argentino DavidNalbandian, ontem, o espa-nhol derrotou o adversáriopor 3 sets a 0, com parciaisde 7/6 (7/5), 6/1 e 7/5.

Em quadra, o vice-líder doranking da ATP só teve tra-balho no primeiro set. Nal-bandian esteve perto de fe-char a parcial quando saca-va em 5/4, mas falhou e viuNadal se recuperar e buscaro triunfo no tie-break.

Após a vitória, o espanholavançou às oitavas de final,onde vai enfrentar o luxem-burguês Gilles Muller, 68ºdo mundo, que passou pelorusso Igor Kunitsyn por 6/1,6/4 e 6/4. METRO RIO

EDUARDO MUNOZ/REUTERS

Cielo fecha José Finkel com 6 ouros

O espanhol comemora o triunfo no torneio em Nova York

Brasil: Júlio Cesar;

Daniel Alves, Lúcio, Thia-

go Silva e Marcelo; Lu-

cas, Fernandinho, Ganso e Ronaldi-

nho Gaúcho; Neymar e Leandro

Damião. Técnico: Mano Menezes.

Gana: Kwarasey (Kings-

ton); Mensah, Vorsah,

Pantsil e Opare; Derek

Boateng, Badu e Asamoah (Munta-

ri); Ayew, Gyan e Ayen.

Técnico: Goran Stevanović.

GH

ANA FOOTBALL ASSOCIATIO

N

Local: Craven Cottage, em Lon-dres (ING), às 15h45 (Brasília).

www.metropoint.comSEGUNDA-FEIRA, 5 DE SETEMBRO DE 2011

16 esporte