15° expansão marítima e comercial europeia

24
EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCI EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCI

Transcript of 15° expansão marítima e comercial europeia

Page 1: 15° expansão marítima e comercial europeia

EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIAEXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA

Page 2: 15° expansão marítima e comercial europeia

CAUSAS DA EXPANSÃO CAUSAS DA EXPANSÃO MARÍTIMAMARÍTIMA

• ESGOTAMENTO DAS MINAS DE METAIS ESGOTAMENTO DAS MINAS DE METAIS PRECIOSOSPRECIOSOS

• QUEDA DE CONSTANTINOPLA (1453)QUEDA DE CONSTANTINOPLA (1453)• FALTA DE MERCADOS PRODUTORES FALTA DE MERCADOS PRODUTORES

AGRICOLASAGRICOLAS• NOVOS MERCADOS CONSUMIDORESNOVOS MERCADOS CONSUMIDORES• MONOPÓLIO DO COMERCIO MARITIMO MONOPÓLIO DO COMERCIO MARITIMO

PELOS ITALIANOSPELOS ITALIANOS

Page 3: 15° expansão marítima e comercial europeia

O QUE IMPULSIONOU A O QUE IMPULSIONOU A NAVEGAÇÃONAVEGAÇÃO

• - Centralização Política: Estado Centralizado - Centralização Política: Estado Centralizado reuniu riquezas para financiar a navegação; reuniu riquezas para financiar a navegação; - O Renascimento: Permitiu o surgimento de - O Renascimento: Permitiu o surgimento de novas idéias e uma evolução técnica; novas idéias e uma evolução técnica; - Objetivo da Elite da Europa Ocidental em - Objetivo da Elite da Europa Ocidental em romper o monopólio Árabe-Italiano sobre as romper o monopólio Árabe-Italiano sobre as mercadorias orientais; mercadorias orientais; - A busca de terras e novas minas (ouro e prata) - A busca de terras e novas minas (ouro e prata) com o objetivo de superar a crise do século XIV; com o objetivo de superar a crise do século XIV;

- Expandir a fé; - Expandir a fé;

Page 4: 15° expansão marítima e comercial europeia

DESENVOLVIMENTO TÉCNICO E DESENVOLVIMENTO TÉCNICO E CIENTÍFICOCIENTÍFICO

• PORTULANO(MAPAS DE ROTAS E PORTULANO(MAPAS DE ROTAS E ACIDENTES GEOGRÁFICOS)ACIDENTES GEOGRÁFICOS)

• BÚSSOLA BÚSSOLA • ASTROLÁBIOASTROLÁBIO• CARAVELACARAVELA• PÓLVORAPÓLVORA• QUADRANTEQUADRANTE

Page 5: 15° expansão marítima e comercial europeia

RECURSOS PARA NAVEGAÇÃORECURSOS PARA NAVEGAÇÃO• A BURGUESIA ERA A PRINCIPAL A BURGUESIA ERA A PRINCIPAL

INVESTIDORA NAS NAVEGAÇÕES.INVESTIDORA NAS NAVEGAÇÕES.• A UNIÃO DA BURGUESIA E DO REI A UNIÃO DA BURGUESIA E DO REI

POSSIBILITOU A CENTRALIZAÇÃO DO POSSIBILITOU A CENTRALIZAÇÃO DO PODER DO REI QUE INVESTIU NO PODER DO REI QUE INVESTIU NO CRESCIMENTO DA ECONOMIA.CRESCIMENTO DA ECONOMIA.

Page 6: 15° expansão marítima e comercial europeia

PIONEIRISMO PORTUGUÊSPIONEIRISMO PORTUGUÊS - Precoce centralização Política; - Precoce centralização Política;

- Domínio das Técnicas de Navegação - Domínio das Técnicas de Navegação (Escola de Sagres) * (Escola de Sagres) * - Participação da Rota de Comércio que - Participação da Rota de Comércio que ligava o mediterrâneo ao norte da ligava o mediterrâneo ao norte da Europa; Europa; - Capital (financiamento de Flandres); - Capital (financiamento de Flandres); - Posição Geográfica Favorável; - Posição Geográfica Favorável;

Page 7: 15° expansão marítima e comercial europeia

ESCOLA DE SAGRESESCOLA DE SAGRES• Centro de Estudos Náuticos, fundado pelo Centro de Estudos Náuticos, fundado pelo

infante Dom Henrique, o qual manteve até infante Dom Henrique, o qual manteve até a sua morte, em 1460, o monopólio régio a sua morte, em 1460, o monopólio régio do ultramar. O "Príncipe perfeito" Dom do ultramar. O "Príncipe perfeito" Dom João II (1481-1495) continuou o João II (1481-1495) continuou o aperfeiçoamento dos estudos náuticos aperfeiçoamento dos estudos náuticos com o auxílio da sua provável Junta de com o auxílio da sua provável Junta de Cartógrafos, que teria elaborado em Cartógrafos, que teria elaborado em detalhe o plano de pesquisa do caminho detalhe o plano de pesquisa do caminho marítimo para as índias.marítimo para as índias.

Page 8: 15° expansão marítima e comercial europeia
Page 9: 15° expansão marítima e comercial europeia
Page 10: 15° expansão marítima e comercial europeia
Page 11: 15° expansão marítima e comercial europeia

EXPANSÃO ESPANHOLAEXPANSÃO ESPANHOLA• Tão logo completou a sua Tão logo completou a sua

centralização monárquica, em centralização monárquica, em 1492, a Espanha inicia as Grandes 1492, a Espanha inicia as Grandes Navegações Marítimas. Os Reis Navegações Marítimas. Os Reis Católicos (Fernando e Isabel) Católicos (Fernando e Isabel) cederam ao navegador Cristóvão cederam ao navegador Cristóvão Colombo três caravelas. Com elas, Colombo três caravelas. Com elas, Colombo pretendia chegar às Colombo pretendia chegar às Índias, navegando na direção do Índias, navegando na direção do oeste. Ao aportar nas Antilhas, ele oeste. Ao aportar nas Antilhas, ele chega em Cuba, El Salvador e chega em Cuba, El Salvador e Santo Domingo acreditando ter Santo Domingo acreditando ter chegado ao arquipélago do Japão.chegado ao arquipélago do Japão.

Page 12: 15° expansão marítima e comercial europeia

BULA PAPALBULA PAPAL• criou-se uma polêmica entre Espanha e criou-se uma polêmica entre Espanha e

Portugal, pela posse das terras recém-Portugal, pela posse das terras recém-descobertas na América. descobertas na América.

• Essa questão passa pelo Papa, que escreve a Essa questão passa pelo Papa, que escreve a Bula "Inter Coétera“, EM 1493 (as terras da Bula "Inter Coétera“, EM 1493 (as terras da América seriam dividas por uma linha a 100 América seriam dividas por uma linha a 100 léguas das Ilhas de Cabo Verde, em que léguas das Ilhas de Cabo Verde, em que Portugal ficaria com as terras orientais e a Portugal ficaria com as terras orientais e a Espanha ficaria com as terras ocidentais). Espanha ficaria com as terras ocidentais). Portugal fica insatisfeito, recorre ao Papa e Portugal fica insatisfeito, recorre ao Papa e assina o Tratado de Tordesilhasassina o Tratado de Tordesilhas , em 1494, que , em 1494, que alteraria para 370 léguas, a leste para Portugal alteraria para 370 léguas, a leste para Portugal e oeste para Espanha.e oeste para Espanha.

Page 13: 15° expansão marítima e comercial europeia

TRATADO DE TORDESILHASTRATADO DE TORDESILHAS

Page 14: 15° expansão marítima e comercial europeia

COSTA BRASILEIRACOSTA BRASILEIRA• 1497 – CABOTO CHEGOU À AMÉRICA 1497 – CABOTO CHEGOU À AMÉRICA

DO NORTE A SERVIÇO DA DO NORTE A SERVIÇO DA INGLATERRA.INGLATERRA.

• 1500 – VICENTE PINZON ALCANÇOU A 1500 – VICENTE PINZON ALCANÇOU A EMBOCADURA DO RIO AMAZONA EMBOCADURA DO RIO AMAZONA APÓS TOCAR EM VARIOS PONTOS DA APÓS TOCAR EM VARIOS PONTOS DA COSTA ATLÂNTICA.COSTA ATLÂNTICA.

• 1500 – DIEGO DE LEPE CONTINUOU A 1500 – DIEGO DE LEPE CONTINUOU A EXPEDIÇÃO DE PINZON, CHEGANDO EXPEDIÇÃO DE PINZON, CHEGANDO AS PROXIMIDADES DA COSTA AS PROXIMIDADES DA COSTA BRASILEIRABRASILEIRA

Page 15: 15° expansão marítima e comercial europeia

CHEGADACHEGADA DE CABRAL DE CABRAL• D. MANUEL ORGANIZOU UMA D. MANUEL ORGANIZOU UMA

ESQUADRA COM TREZE CARAVELAS ESQUADRA COM TREZE CARAVELAS COMANDADA POR CABRAL COM COMANDADA POR CABRAL COM DESTINO À INDIA.DESTINO À INDIA.

• PARA CERTIFICAR-SE DAS TERRAS PARA CERTIFICAR-SE DAS TERRAS DIVIDIDAS PELO TRATADO DE DIVIDIDAS PELO TRATADO DE TORDESILHAS, TOMOU POSSE TORDESILHAS, TOMOU POSSE OFICIALMENTE.OFICIALMENTE.

• A 22 DE ABRIL FORAM AVISTADOS A 22 DE ABRIL FORAM AVISTADOS SINAIS DE TERRAS, QUE SE DEU O SINAIS DE TERRAS, QUE SE DEU O NOME DE MONTE PASCOAL, DEPOIS NOME DE MONTE PASCOAL, DEPOIS TERRA DE SANTA CRUZ, POR FIM, TERRA DE SANTA CRUZ, POR FIM, BRASILBRASIL( 1503).( 1503).

Page 17: 15° expansão marítima e comercial europeia

CARTA DE CAMINHACARTA DE CAMINHA• APÓS A POSSE DA TERRA, APÓS A POSSE DA TERRA,

FOI REZADA UMA MISSA FOI REZADA UMA MISSA PELO FREI HENRIQUE.PELO FREI HENRIQUE.

• GASPAR DE LEMOS, GASPAR DE LEMOS, RETORNA A PORTUGAL RETORNA A PORTUGAL LEVANDO UMA CARTA LEVANDO UMA CARTA ESCRITA POR PERO VAZ ESCRITA POR PERO VAZ DE CAMINHA , ONDE DE CAMINHA , ONDE DESCREVIA AO REI TUDO DESCREVIA AO REI TUDO SOBRE AS TERRAS.SOBRE AS TERRAS.

Page 18: 15° expansão marítima e comercial europeia

MONOPÓLIO PORTUGUÊSMONOPÓLIO PORTUGUÊS• CABRAL SEGUIU VIAGEM PARA AS CABRAL SEGUIU VIAGEM PARA AS

ÍNDIAS,CONSOLIDANDO O COMÉRCIO ÍNDIAS,CONSOLIDANDO O COMÉRCIO ORIENTAL PELA NOVA ROTA.ORIENTAL PELA NOVA ROTA.

• A ROTA DO MEDITERRÂNEO, FOI A ROTA DO MEDITERRÂNEO, FOI ANIQUILADA, E OS VENEZIANOS ANIQUILADA, E OS VENEZIANOS SUCUMBIRAM.SUCUMBIRAM.

• VASCO DA GAMA EM 1499, VASCO DA GAMA EM 1499, RETORNARA DA ÍNDIA COM UM RETORNARA DA ÍNDIA COM UM CARREGAMENTO, SESSENTA VEZES CARREGAMENTO, SESSENTA VEZES MAIOR QUE O LUCROMAIOR QUE O LUCRO

OBTIDO COM OS ITALIANOS.OBTIDO COM OS ITALIANOS.

Page 19: 15° expansão marítima e comercial europeia

30 ANOS DE PROSPERIDADE30 ANOS DE PROSPERIDADE• DE 1500 A 1530, PORTUGAL TIROU DE 1500 A 1530, PORTUGAL TIROU

PROVEITO DO COMÉRCIO ORIENTAL.PROVEITO DO COMÉRCIO ORIENTAL.• OS ITALIANOS JUNTARAM-SE AOS OS ITALIANOS JUNTARAM-SE AOS

ÁRABES, PARA DERROTAR O ÁRABES, PARA DERROTAR O MONOPÓLIO DE PORTUGAL, QUE MONOPÓLIO DE PORTUGAL, QUE ENTROU EM FALÊNCIA COM OS ENTROU EM FALÊNCIA COM OS GASTOS DA GUERRA.GASTOS DA GUERRA.

• DURANTE ESTES TRINTA ANOS, O DURANTE ESTES TRINTA ANOS, O BRASIL FOI VISITADO POR VÁRIAS BRASIL FOI VISITADO POR VÁRIAS EXPEDIÇÕES, QUE EXPLOROU SUA EXPEDIÇÕES, QUE EXPLOROU SUA COSTA, LUCRANDO COM O PAU-COSTA, LUCRANDO COM O PAU-BRASIL.BRASIL.

Page 20: 15° expansão marítima e comercial europeia

EXPANSÃO INGLESAEXPANSÃO INGLESA• A GUERRA DOS CEM ANOS E DAS DUAS A GUERRA DOS CEM ANOS E DAS DUAS

ROSAS, ATRASARAM A CORRIDA DA ROSAS, ATRASARAM A CORRIDA DA EXPANSÃO MARITIMA INGLESA.EXPANSÃO MARITIMA INGLESA.

• A DINASTIA TUDOR,PROPORCIONOU UMA A DINASTIA TUDOR,PROPORCIONOU UMA ALIANÇA COM OS BARQUEIROSALIANÇA COM OS BARQUEIROS

( SEBASTIÃO E JOÃO CABOTO)QUE ( SEBASTIÃO E JOÃO CABOTO)QUE EXPLORARAM A REGIÃO DE LABRADOR E EXPLORARAM A REGIÃO DE LABRADOR E TERRA NOVA,HOJE CANADÁ.TERRA NOVA,HOJE CANADÁ.

A INGLATERRA OFICIALIZOU A PRÁTICA DE A INGLATERRA OFICIALIZOU A PRÁTICA DE PIRATARIA,COM A CARTA DO CORSO, PIRATARIA,COM A CARTA DO CORSO, AUTORIZANDO ATAQUES E PILHAGENS DE AUTORIZANDO ATAQUES E PILHAGENS DE MERCADORIAS AOS NAVIOS MERCADORIAS AOS NAVIOS ESTRANGEIROS.ESTRANGEIROS.

Page 21: 15° expansão marítima e comercial europeia

PRINCIPAIS CONQUISTA PRINCIPAIS CONQUISTA INGLESASINGLESAS• 1497 – CABOTO ATINGIU A AMÉRICA 1497 – CABOTO ATINGIU A AMÉRICA

DO NORTE, CANADÁ.DO NORTE, CANADÁ.• 1557 – FRANCIS DRAKE, 1557 – FRANCIS DRAKE,

EMPREENDEU A 2ª VIAGEM DE EMPREENDEU A 2ª VIAGEM DE CITRCUNAVEGAÇÃO, ASSALTANDO CITRCUNAVEGAÇÃO, ASSALTANDO NAVIOS ESPEANHOIS.NAVIOS ESPEANHOIS.

• 1609 – HENRY HUDSON, NAVEGOU EM 1609 – HENRY HUDSON, NAVEGOU EM RIOS QUE HOJE PERTENCE AO RIOS QUE HOJE PERTENCE AO TERRITÓRIO DOS ESTADOS UNIDOS.TERRITÓRIO DOS ESTADOS UNIDOS.

Page 22: 15° expansão marítima e comercial europeia

PRINCIPAIS CONQUISTAS PRINCIPAIS CONQUISTAS FRANCESASFRANCESAS

• 1524 – GIOVANNI VERRAZANO, 1524 – GIOVANNI VERRAZANO, EXPLOROU VASTA REGIÃO DO EXPLOROU VASTA REGIÃO DO LITORAL LESTE DA AMÉRICA DO LITORAL LESTE DA AMÉRICA DO NORTE.NORTE.

• 1534 – JACQUES CARTIER EXPLOROU 1534 – JACQUES CARTIER EXPLOROU A REGIÃO DO ATUAL A REGIÃO DO ATUAL CANADÁ,NAVEGANDO PELO RIO SÃO CANADÁ,NAVEGANDO PELO RIO SÃO LOURENÇO.LOURENÇO.

• 1682 – CAVALIER D LA SALLE, 1682 – CAVALIER D LA SALLE, NAVEGOU PELO RIO MISSISSÍPI.NAVEGOU PELO RIO MISSISSÍPI.

Page 23: 15° expansão marítima e comercial europeia

PRINCIPAIS CONQUISTAS PRINCIPAIS CONQUISTAS HOLANDESASHOLANDESAS

• 1624 – PELA COMPANHIA DAS ÍNDIAS 1624 – PELA COMPANHIA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS, INVADIRAM A BAHIA , NO OCIDENTAIS, INVADIRAM A BAHIA , NO BRASIL.BRASIL.

• 1630 – EXPULSOS DA BAHIA, 1630 – EXPULSOS DA BAHIA, INVADIRAM A REGIÃO MAIS INVADIRAM A REGIÃO MAIS PRÓSPERA NO AÇUCAR, PRÓSPERA NO AÇUCAR, PERNAMBUCO.PERNAMBUCO.

Page 24: 15° expansão marítima e comercial europeia

EXPANSÃO ESPANHOLAEXPANSÃO ESPANHOLA• 1492 – COLOMBO PARTE DO PORTO 1492 – COLOMBO PARTE DO PORTO

DE PALOS, INAUGURANDO O CICLO DE PALOS, INAUGURANDO O CICLO OCIDENTAL SEGUINDO EM DIREÇÃO OCIDENTAL SEGUINDO EM DIREÇÃO AO OESTE, CHEGANDO A ILHA DE AO OESTE, CHEGANDO A ILHA DE GUANAANI,SÃO SALVADOR, GUANAANI,SÃO SALVADOR, PENSANDO TER ATINGIDO AS INDIAS.PENSANDO TER ATINGIDO AS INDIAS.

• 1504 – MAIS TARDE O NAVEGADOR 1504 – MAIS TARDE O NAVEGADOR AMÉRICO VESPÚCIO ANUNCIARIA AMÉRICO VESPÚCIO ANUNCIARIA QUE SE TRATAVA DE UM QUE SE TRATAVA DE UM CONTINENTE, QUE LEVOU O NOME CONTINENTE, QUE LEVOU O NOME EM SUA HOMENAGEM.EM SUA HOMENAGEM.

• resumoresumo