10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM....

20
PUB Administrador José Rocha Dinis • Director Sérgio Terra • Nº 4693 • Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015 10 PATACAS Centrais Mais de mil artistas na parada do Ano da Cabra Obama recebeu Dalai Lama O presidente dos EUA saudou ontem o “bom amigo” Dalai Lama, por ocasião da manhã de oração em Washington, na qual participava o líder espi- ritual dos tibetanos, apesar das críticas antecipadas de Pequim. O Dalai-Lama “é um poderoso exemplo do que sig- nifica compaixão, é uma fonte de inspiração que encoraja a defender a liberdade e a digni- dade de todos os seres huma- nos”, sublinhou Obama. “Es- tamos felizes que esteja hoje entre nós”, acrescentou, lem- brando já o ter recebido, em várias ocasiões, na Casa Bran- ca. A Casa Branca não exclui a possibilidade de um breve en- contro entre os dois prémios Nobel da Paz, mas sublinhou não estar previsto qualquer “reunião específica” entre os dois líderes. Esta foi a primei- ra vez que Obama e o Dalai- -Lama foram vistos juntos em público O anúncio desta iniciativa, no início da sema- na, desencadeou uma reacção imediata de Pequim. “Opomo- -nos a qualquer encontro, seja qual for a sua forma, entre um dirigente estrangeiro e o Da- lai-Lama”, declarou Hong Lei, porta-voz do MNE chinês. Apanhada com 1 kg de cocaína no organismo Uma mulher da Tanzânia foi detida pela PJ no Termi- nal Marítimo, depois de a máquina de raio-X ter detec- tado a presença de objectos estranhos no seu organismo: tratava-se de um quilo de co- caína embrulhada em peque- nas bolotas. Pág. 8 Lições de Coimbra em “De Fonte Limpa” O lançamento da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Macau e a propaganda du- vidosa de uma universidade da Costa Rica em destaque em “De Fonte Limpa”. Págs. 2 e 3 A Faculdade de Design na Universidade de Macau pode ser criada ainda este ano lectivo, referiu o Vice-Reitor, Rui Martins. Designers locais consideram que se trata de “um grande passo” para o sector. Faculdade de Design prevista para este ano Pág. 5 Associação de Futebol sem tempo para Luís Figo Depois de ter estado em Cantão, Luís Figo veio a Ma- cau para um almoço com re- presentantes do desporto de Macau e Hong Kong. A Asso- ciação de Futebol local, con- tudo, não esteve presente no encontro, alegando “indispo- nibilidade”. Pág. 13 Adeptos dão favoritismo ao Benfica no “dérbi” Adeptos locais de Benfica e Sporting atribuem ligeiro favo- ritismo aos encarnados para o dérbi marcado para domingo. Pág. 14 Acidente aéreo de Taiwan “com escala” em Macau P ág. 7 FOTO JTM FOTO ARQUIVO

Transcript of 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM....

Page 1: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

PUB

Administrador José Rocha Dinis • Director Sérgio Terra • Nº 4693 • Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015 10 PATACAS

CentraisMais de mil artistas na parada do Ano da Cabra

Obama recebeuDalai Lama O presidente dos EUA saudou ontem o “bom amigo” Dalai Lama, por ocasião da manhã de oração em Washington, na qual participava o líder espi-ritual dos tibetanos, apesar das críticas antecipadas de Pequim. O Dalai-Lama “é um poderoso exemplo do que sig-nifica compaixão, é uma fonte de inspiração que encoraja a defender a liberdade e a digni-dade de todos os seres huma-nos”, sublinhou Obama. “Es-tamos felizes que esteja hoje entre nós”, acrescentou, lem-brando já o ter recebido, em várias ocasiões, na Casa Bran-ca. A Casa Branca não exclui a possibilidade de um breve en-contro entre os dois prémios Nobel da Paz, mas sublinhou não estar previsto qualquer “reunião específica” entre os dois líderes. Esta foi a primei-ra vez que Obama e o Dalai--Lama foram vistos juntos em público O anúncio desta iniciativa, no início da sema-na, desencadeou uma reacção imediata de Pequim. “Opomo--nos a qualquer encontro, seja qual for a sua forma, entre um dirigente estrangeiro e o Da-lai-Lama”, declarou Hong Lei, porta-voz do MNE chinês.

Apanhada com 1 kg de cocaína no organismoUma mulher da Tanzânia foi detida pela PJ no Termi-nal Marítimo, depois de a máquina de raio-X ter detec-tado a presença de objectos estranhos no seu organismo: tratava-se de um quilo de co-caína embrulhada em peque-nas bolotas.

Pág. 8

Lições de Coimbraem “De Fonte Limpa”O lançamento da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Macau e a propaganda du-vidosa de uma universidade da Costa Rica em destaque em “De Fonte Limpa”.

Págs. 2 e 3

A Faculdade de Design na Universidade de Macau pode ser criada ainda este ano lectivo, referiu o Vice-Reitor, Rui

Martins. Designers locais consideram que se trata de “um grande passo” para o sector.

Faculdade de Design prevista para este ano

Pág. 5

Associação de Futebol sem tempo para Luís FigoDepois de ter estado em Cantão, Luís Figo veio a Ma-cau para um almoço com re-presentantes do desporto de Macau e Hong Kong. A Asso-ciação de Futebol local, con-tudo, não esteve presente no encontro, alegando “indispo-nibilidade”.

Pág. 13

Adeptos dão favoritismoao Benfica no “dérbi”Adeptos locais de Benfica e Sporting atribuem ligeiro favo-ritismo aos encarnados para o dérbi marcado para domingo. Pág. 14

Acidente aéreode Taiwan “com escala”

em Macau Pág. 7

FOTO

JTM

FOTO

ARQ

UIVO

Page 2: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

02 JTM | LOCAL Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015

JORNAL TRIBUNA DE MACAUPropriedade: Tribuna de Macau, Empresa Jor na lística e Editorial, S.A.R.L. • Administrador: José Rocha Dinis • Director: Sérgio Terra • Grande Repórter: Fátima Almeida • Redacção: André Jegundo e Pedro André Santos (Editores), Liane Ferreira e Viviana Chan • Correspondentes: Helder Almeida (Portugal), João Pimenta (Pequim) e Rogério P. D. Luz (Brasil) Colaboradores: Helder Fernando, Raquel Carvalho e Vitor Rebelo • Colunistas: Albano Martins, Carlos Frota, Daniel Carlier, Francisco José Leandro, João Botas, João Figueira, Jorge Rangel e Luíz de Oliveira Dias • Grafismo: Rita Cameselle e Suzana Tôrres • Serviços Administrativos e Publicidade: Joana Chói ([email protected]) • Agências: Serviços Noticiosos da Lusa, Xinhua e Rádio ONU • Impressão: Tipografia Welfare, Ltd • Administração, Direcção e Redacção: Calçada do Tronco Velho, Edifício Dr. Caetano Soares, Nos4, 4A, 4B - Macau • Caixa Postal (P.O. Box): 3003 • Telefone: (853) 28378057 • Fax: (853) 28337305 • Email: [email protected] (serviço geral)

De

Fo

nte

Lim

pa

Datada 5 de Novembro de 1985, esta fotografia que fo-mos buscar ao nosso Baú de Recordações mostra o Go-vernador de Macau Almeida e Costa a oferecer uma lem-brança ao Dr. Stanley Ho. O momento foi registado du-rante um jantar da Obra das Mães.

Rodrigues dos Santos escreve livro sobre Macau - IO próximo livro do escritor e jornalista português José Rodrigues dos Santos vai ser sobre Macau, apurou “De Fonte Limpa”. Depois de “Fórmula de Deus”, “Códex 632”, e “A Chave de Salomão”, editado no ano passado, o autor planeia agora escrever uma obra sobre o território, onde viveu durante parte da juventude e se iniciou no Jornalismo, na Rádio Macau.

Rodrigues dos Santos escreve livro sobre Macau – IIUm dos autores mais vendidos em Portugal, o jornalista da RTP já atingiu quase a marca dos dois milhões de livros vendidos no país e tem estado no top de vendas de outros países europeus, como França e Bulgária. Após ser lançado em Outubro de 2014, “A Chave de Salomão” vendeu 80 mil exemplares em menos de duas semanas em Portugal. E para além de França, o romance está também a obter bons resultados na Bélgica, Suíça, Luxemburgo e Quebec, tendo os direitos já sido vendidos igualmente para quatro outras línguas.

• • • DO BAÚ DE RECORDAÇÕES

Carros nos passeios, pessoas na estrada (parte II) – INa semana passada, “De Fonte Limpa” deu conta da história de um leitor que passou por um mau bocado na Ilha Verde, quando o espelho de uma moto atingiu a sua esposa, causando-lhe alguns ferimentos. Tudo porque foram “obrigados” a andar na estrada, já que os passeios estavam cobertos de carros.

Carros nos passeios, pessoas na estrada (parte II) – IINem uma semana depois e surge nova história com os mesmos contornos, desta feita junto à Assembleia Legislativa, na Rua do Lago Sai Van. Segundo “De Fonte Limpa” apurou junto de um leitor, carros e até camiões de grande porte com atrelados cobriam os passeios, obrigando as pessoas, uma vez mais, a terem que circular pela estrada. Desta vez, aparentemente, não foram registados acidentes, mas é caso para perguntar: onde andam os polícias?

Universidade da Costa Rica “à caça” em Macau - IA distância geográfica não impediu que a Universidad Empresarial, em San José, na Costa Rica, tentasse cativar os talentos de Macau a irem prosseguir os seus estudos numa instituição com ligações àquele recanto da América Latina. A instituição de ensino superior que, no seu website diz ter como missão “contribuir para a sociedade em todo o mundo”, deixou panfletos escritos em chinês nas caixas do correio. E garante que dá aulas em Hong Kong.

Universidade da Costa Rica “à caça” em Macau - IINos destaques do panfleto da Universidad Empresarial aparecem sobretudo os cursos de negócios como Licenciatura e Mestrado em Gestão de Empresas ou MBA que cobrem os fundamentos de negócios, as estratégias de custo de gestão, ou até mesmo a gestão psicológica. Já o custo de um MBA na Universidad Empresarial ascende a 88.000 dólares de Hong Kong.

Page 3: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015 JTM | LOCAL 03

De

Fo

nte

Lim

pa

Coimbra é uma lição-I“Coimbra é uma lição” é o título de uma “flash mob” protagonizada pelo Coro dos Antigos Orfeonistas, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, junto da Igreja de Santa Cruz. O vídeo de 3 min e 12 foi realizado em Julho de 2014 e está quase nas 80 mil visualizações. Pode vê-lo no site do JTM.

Coimbra é uma lição-IIAqui por Macau, a Malta que estudou ou nasceu em Coimbra faz amanhã o seu jantar-convívio de oficialização da Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra em Macau. Ainda sem números definitivos, esperam-se um pouco mais de seis dezenas de convivas, o que faz desta nóvel Associação, em formação, das mais concorridas da comunidade portuguesa em Macau.

Coimbra é uma lição-IIIAo que soubemos “De Fonte Limpa”, para além do já habitual programa de fados, organizado pelo natural de Macau e antigo tenor do Orfeon Académico, José Gonçalo Basto da Silva, haverá uma homenagem ao poeta, cantor, compositor, jurista e juiz jubilado, Dr Fernando Machado Soares falecido em Dezembro de 2014. Fernando Machado Soares foi o autor da Balada da Despedida do VI Ano Médico de 1958, que ultrapassou as fronteiras da Academia com o título de “Coimbra tem mais encanto na hora da despedida”....

Coimbra é uma lição-IVMas há mais. Segundo apurámos, entre os sócios, vai realizar-se um sorteio com parafrenalia académica de Coimbra. O Grupo de Fados “Alma de Coimbra” que recentemente actuou em Macau, ofereceu um vistoso serviço de café com poemas de fados de Coimbra que vai ser sorteado entre os sócios presentes.

Coimbra é uma lição-VAs miniaturas de uma guitarra e uma viola, com grande perfeição conforme a foto documenta, serão também sorteadas entre os sócios, para além de emblemas da Académica, porta-chaves tradicionais, etc, etc.

Trabalhadores “enlatados” no autocarro – IA “New Gaming Employees Advance Association”, associação dos trabalhadores da Sands China, denunciou a situação de sobrecarga dos autocarros para os trabalhadores da empresa. A página da “Macau Buses and Public Transport Enthhusiastic” mostrou um vídeo em que é possível ver os trabalhadores completamente “enlatados” dentro do autocarro, que chega a “arrastar-se” pelo chão por causa do peso.

Trabalhadores “enlatados” no autocarro – IISegundo a mesma fonte, a Sands China decidiu já aumentar a frequência dos autocarros para transportar os trabalhadores. E como transportam colegas de trabalho, acrescenta, as pessoas podem ficar mais próximas do que nas viagens em autocarros públicos.

Desconcerto no concerto - I A Orquestra de Filadélfia, uma das mais conceituadas a nível mundial, brindou os presentes no Venetian com mais uma actuação que certamente não irão esquecer. Mas no melhor pano cai a “nódoa”...

Desconcerto no concerto - IIO concerto começou com a interpretação do hino nacional chinês, o que está correcto porque desenrolava-se em terra-china. Já totalmente incompreensível foi seguir-se o hino norte-americano, o que protocolarmente é um desastre. Segundo “De Fonte Limpa” apurou, cerca de meia dúzia de pessoas aplaudiu o desconcerto, enquanto os outros ficaram a coçar a cabeça...

RAE’s servem de cenário a filme de karaté - IJá começou a ser filmada em Hong Kong a longa-metragem “Lady Bloodfight”, sendo que a rodagem vai passar também por Macau, segundo vários sites especializados em cinema. Produzido por Bey Logan (de “Crouching Tiger II: The Green Destiny”) e realizado por Chris Nahon (de “Kiss of the Dragon”), o filme de karaté tem um elenco dominado por actrizes, numa mistura explosiva de beleza e talento para as martes marciais.

RAE’s servem de cenário a filme de karaté - II Amy Johnston, filha do campeão mundial de “kickboxing” David Johnston, é a protagonista principal, na “pele” de uma jovem americana cujas capacidades despertam a atenção de um mestre japonês que aceita treiná-la para um importante torneio de karaté. Jet Tranter, Jenny Wu e Lisa Cheng são as outras estrelas do filme, que ainda não tem data de lançamento confirmada.

Page 4: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 201504 JTM | LOCAL

A deputada da Federação das Associações dos Operários de Macau (FAOM), Lei Cheng I, exortou o Governo a avançar com uma

revisão completa dos mecanismos de fixação de residência processados através do Instituto de Pro-moção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM). Na opinião da deputada, é preciso avaliar se o território realmente necessita deste programa e dos quadros especializados que tem fixado residên-cia no território através do IPIM.

Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação de residência temporária relativa a quadros dirigentes e técnicos especializa-dos e a investimentos foi implementada em 1995, não tendo sido alvo de uma revisão ou actualização desde então. Apenas uma das suas vertentes, rela-cionada com a aquisição de bens imóveis é que se encontra suspensa, desde 2007.

“Estas políticas estão fora de moda”, lê-se na in-terpelação que dirigiu ao Governo. A deputada con-sidera que independentemente de serem analisadas as qualidades do candidato no que diz respeito à experiência de trabalho, qualificações académicas e valor do investimento, a aprovação “vai ser sempre arbitrária”.

“Devem ser avaliados e adaptados os requisitos

Liane Ferreira

LEI CHENG I QUER REVISÃO GERAL DO MECANISMO

Pedida suspensão das autorizações de residência do IPIMLei Cheng I defende a suspensão dos pedidos de fixação de residência temporária, processados pelo IPIM, por considerar que estão “fora de moda”. A deputada do sector dos operários considera que o mecanismo necessita de ser mais transparente de modo a ir ao encontro das necessidades do território

e sistema de cálculo para estabelecer um mecanismo de avaliação transparente e público”, destaca, ad-mitindo que depois de introduzidas as alterações, o programa volte a ser relançado. Ainda assim, acres-centou, é preciso garantir que as aprovações “vão ao encontro das necessidades de desenvolvimento reais de Macau em termos de capital e talentos”.

Lei Cheng I acredita que com a revisão deste mecanismo podem também ser evitados abusos na lei. Recordando que tanto Singapura como o Cana-dá suspenderam os seus programas de fixação de residência por investimento, a deputada deu ainda como exemplo, Hong Kong. “O Governo de Hong Kong quando cancelou este programa frisou que atrair capital de investidores estrangeiros já não é uma prioridade, indo recorrer a novas medidas para atrair empreendedores com talento e inovado-res para contribuir para a economia”, afirmou.

Em resposta ao JORNAL TRIBUNA DE MACAU, o IPIM revelou que entre Janeiro e Setembro de 2014 foram recebidos 63 pedidos de residência relativos a investimentos, 39 dos quais foram aprovados. O organismo frisou que estes estão ligados a projec-tos nas áreas de “retalho e restauração”, construção civil e indústria. Já os pedidos relativos a quadros dirigentes estão focados nas áreas de educação, ho-telaria e complexos turísticos.

Segundo dados do IPIM relativos ao terceiro tri-mestre de 2014, foram registados 98 novos pedidos

de fixação relativos a quadros dirigentes, tendo sido aprovados 42. Já no que diz respeito, a investimen-tos relevantes foram apresentados 16 novos pedi-dos e aprovados 10.

No total, durante esse período de tempo foram feitos 1228 pedidos e aprovados 1272, pois incluem as renovações e extensão ao agregado familiar.

Recorde-se que no caso dos pedidos associados a investimento, o valor de referencia deste é de um mi-lhão de patacas, para investimentos em activos fixos.

FOTO

ARQ

UIVO

Deputada pede revisão dos mecanismos de fixação de residência do IPIM

ANÚNCIO

( N.º: 60/2015 )

Nos termos do Despacho do Chefe do Executivo n.º 179/2012, alterado pelo Despacho do Chefe do Executivo n.º 1/2015, que fixa o limite do total do rendimento mensal dos agregados familiares em situação económica desfavorecida e o valor da despesa de subsistência do agregado familiar, e do Regulamento Administrativo n.º 25/2009, informamos aos arrendatários de habitação social que prestem atenção aos seguintes assuntos:

1. As rendas de habitação social serão actualizadas a partir do dia 1 de Janeiro de 2015;

2. O Instituto de Habitação (IH) informa os arrendatários sobre o valor actualizado das rendas, por meio de ofício. Caso o arrendatário não tenha recebido o ofício acima mencionado até o dia 10 de Fevereiro de 2015, poderá dirigir-se ao IH, sito na Travessa Norte do Patane, n.º 102, Ilha Verde, Macau, para consulta e levantamento da fotocópia do ofício;

3. Os arrendatários de habitação social serão isentos do pagamento das rendas do ano 2015, o limite máximo da isenção do pagamento da renda mensal é de 2 000 patacas;

4. Caso o valor da renda mensal actualizado ultrapasse 2 000 patacas, o arrendatário deve dirigir-se ao local estipulado no contrato de arrendamento, no período de 1 a 18 de cada mês, para o pagamento da parte excedente da sua renda, depois de deduzido o limite máximo da isenção, sob pena de ser exigida, além das rendas em atraso, uma multa de valor igual a 50% do que for devido.

5. No pagamento da renda, deve levar e exibir o ofício mencionado no ponto n.º 2.

6. Na alteração do rendimento mensal ou do número de elementos do agregado familiar de habitação social, o arrendatário deve solicitar ao IH, no prazo de um mês, após a ocorrência dos factos, a actualização dos elementos constantes do seu processo.

7. As rendas das lojas de habitação social não são reguladas pela legislação acima mencionada, os arrendatários das lojas devem continuar a pagar as mesmas quantias das rendas mensalmente.

8. Para mais informações, poderá dirigir-se ao IH, no horário de expediente, ou ligar o telefone n.º 28594875 para consulta.

O Presidente,Ieong Kam Wa

30 de Janeiro de 2015

Page 5: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015 JTM | LOCAL 05

PROJECTO ERA PARA SER APROVADO EM 2014 MAS ESTÁ ATRASADO

UM pode criar Faculdade de Design ainda este anoA Universidade de Macau está a analisar a proposta de da criação de Faculdade de Design, a qual já previa ter aprovado no ano passado. O vice-reitor da Universidade de Macau disse ao JORNAL TRIBUNA DE MACAU que o projecto continua em análise havendo a possibilidade de ter luz verde ainda este ano lectivo. A ideia é aprovada por alguns profissionais do sector

Fátima Almeida

A Universidade de Macau (UM) incluiu no seu plano de traba-lho para o ano académico de

2014/2015 a criação de uma Faculda-de de Design, cuja proposta preten-dia ter aprovado já no ano passado. Contudo, este novo departamento de ensino na vertente criativa e cultural continua em análise e poderá mesmo ser concretizado este ano, disse ao JORNAL TRIBUNA DE MACAU Rui Martins, vice-reitor da UM.

“O projecto ainda não foi comple-tamente aprovado. Há já um edifício destinado para essa faculdade, mas o projecto académico ainda está em análise”, explicou Rui Martins, notan-do que houve “um atraso” nos proce-dimentos de aprovação.

No Outono de 2013, a Universi-dade de Macau convidou oito espe-cialistas da RAEM e do exterior para avaliarem a viabilidade do estabeleci-mento de uma Faculdade de Design. A primeira versão de uma proposta foi posteriormente elaborada e a uni-versidade esperava aprovar o projec-to ainda em 2014.

Segundo o calendário inicial, após a aprovação previa-se que os traba-lhos preparatórios para a elaboração de um currículo começassem a ser desenvolvidos no segundo semes-tre do ano passado. A universidade, inclusive, incluiu estes trabalhos no orçamento prospectivo para 2015 ao propor - numa parcela destinada a Faculdade de Design - 1,8 milhões de patacas para pessoal e 21,8 milhões com outras actividades não relaciona-das com o pagamento a funcionários.

Apesar dos atrasos, Rui Martins acredita que o plano para a Facul-dade de Design pode ainda vir a ser aprovado antes do termino das aulas.

“Tem havido alguns atrasos , mas ain-da este ano lectivo pode vir a ser apro-vado, mas isso depende do processo de análise e aprovação”, explicou ao JORNAL TRIBUNA DE MACAU o vice-reitor da UM.

A UM decidiu planear a criação de uma Faculdade de Design para dar resposta a uma das políticas da RAEM que se prende com o desenvolvimen-to do sector criativo. “Esta faculdade vem na linha da aposta do Governo de Macau nas indústrias criativas e culturais para esse sector”, referiu Rui Martins.

Uma boa notícia para o sectorO plano da Universidade de Macau

criar uma Faculdade de Design é visto como “um grande passo” por alguns

profissionais do sector das indústrias criativas ouvidos pelo JORNAL TRI-BUNA DE MACAU. “São boas notí-cias, aliás excelentes, porque é neces-sária uma Faculdade de Design, uma instituição governamental que forme as pessoas”, referiu Lúcia Lemos, coordenadora da Creative Macau.

Destacando que no território “há poucos profissionais” nesta área, Lú-cia Lemos considera que a ideia de criar uma Faculdade que reúna os vá-rios cursos de Design “é excelente”. “Oxalá se consiga concretizar, porque Macau precisa de profissionais. Há apenas amadores, que vão aprenden-do à medida que trabalham, por isso este é um salto grandioso”, referiu a mentora do Creative Macau.

Considerando o planeamento des-

te instituição, Lúcia Lemos sublinha que é necessário “pensar em grande” para que Macau tenha uma estrutura que reúna “qualidade e quantidade em termos de diversidade de oferta”.

Questionada sobre se será difícil implementar uma faculdade numa área que em Macau ainda reúne pou-cos profissionais, Lúcia Lemos vin-cou que as universidades se querem internacionais pelo que a contratação de professores do exterior é não só natural como essencial. “Hoje em dia as universidades são mais internacio-nais, porque têm também professores estrangeiros. É necessário trazer pes-soas com capacidade de várias áreas. Esta é uma maneira de chamar Macau como cidade de Design”, vincou.

Clara Brito, uma das fundado-ras da Lines Lab, também considera “fundamental a aposta numa Facul-dade de Design num território como Macau que pretende desenvolver as indústrias criativas”. “A formação é um pilar fundamental desta indústria que vai permitir a criação de novos profissionais e pensadores do design que irão fomentar e alimentar o de-senvolvimento das indústrias criati-vas”, salientou.

A designer de moda notou que tanto a formação dos profissionais lo-cais como o fomento do intercâmbio com especialistas do exterior “devem ser uma aposta”. “Uma formação sóli-da dos profissionais locais tem tudo a ganhar com o intercâmbio com profis-sionais internacionais que podem par-tilhar o seu conhecimento e fomentar uma rede de contactos entre locais e in-ternacionais”, destacou Clara Brito.

A proprietária da Lines Lab referiu que o intercâmbio é uma das vertentes essenciais “para o crescimento de in-dústrias ligadas às áreas da cultura e design que queiram vingar no territó-rio e além dos limites da sua fronteira”.

FOTO

ARQ

UIVO

UM pode criar novo curso de Design ainda este ano

SECRETÁRIO EM CONFERÊNCIA MUNDIAL NO CAMBODJA

Alexis Tam destaca importância da cultura no turismoNa Conferência Mundial de Turismo e Cultura, que está a acontecer no Camboja, o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura destacou a importância da cultura e do património para o turismo de Macau, referindo as especificidades culturais do território

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Alexis Tam, encontra-se em Siem Reap no Cam-boja onde está a participar na Conferência Mun-

dial de Turismo e Cultura, organizada pela Organização Mundial de Turismo e pela UNESCO. Apesar de Macau ser “reconhecida mundialmente pelo sector do Jogo”, Alexis Tam destacou a importância da cultura e do patri-mónio para o turismo do território, valências que “têm atraído mais turistas”.

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura afir-mou que o Governo da RAEM presta muita atenção

à protecção do património cultural, destacando que Macau é uma cidade “com uma influência cultural de Portugal que se estende há já mais de quatro séculos”, tendo-se tornado numa “cidade da China com particu-laridades culturais muito especificas” e que lhe permiti-ram “a inclusão na lista de património da UNESCO em 2005”.

A primeira sessão da Conferência contou com a par-ticipação de cerca de 1100 convidados de 99 países e re-giões, incluindo mais de 40 ministros do turismo e da cultura, representantes de empresas do sector turístico,

académicos e jornalistas, entre outros.Os participantes debateram a criação de uma nova

relação de cooperação sustentável entre os sectores do turismo e da cultura, assim como os novos desafios para a cooperação entre os dois sectores.

O Secretário apoiou o objectivo da Conferência de criar uma nova relação sustentável entre os sectores da cultura e turismo, acrescentando que Macau quer apren-der as “boas experiências e práticas dos outros, e fomen-tar ao mesmo tempo a cooperação internacional”.

Page 6: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 201506 JTM | PUBLICIDADE

Page 7: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015 JTM | LOCAL 07

A deputada ligada ao sector da educação, Chan Hong, mostra-se preocupada com a influência dos

jogos electrónicos nos jovens de Macau. Na sua observação, muitos centros de di-versões no território têm máquinas elec-trónicas que contêm jogos com elementos instigadores do vício do jogo.

São “outro tipo de casinos” alerta a deputada, que considera que estes locais podem ter uma influência negativa no desenvolvimento dos adolescentes de Macau. Recordando que os deputados já apelaram várias vezes ao Governo para regular o funcionamento deste tipo de centros, a deputada lamenta que até ao momento nada tenha sido feito.

Numa interpretação oral, Chan Hong frisa que o regime de licenciamento dos centros de jogos electrónicos data de 1998 e que está desactualizado face ao desen-volvimento da sociedade. A deputada in-dicou que há proprietários de centros que

se aproveitam das lacunas na lei, com-prando as máquinas electrónicas que contêm elementos instigadores do jogo.

Apesar de a lei de Macau proibir a entrada a menores de idade nos centros de jogos electrónicos, Chan Hong aler-ta para o facto de existirem alguns cen-tros de diversões para jovens que não são alvo de qualquer fiscalização, uma situação que classifica como “inaceitá-vel”. “Estes centros de diversão para crianças são, na realidade, centros de jogos”, acusa.

Além disso, a mesma deputada repa-rou que o modelo de funcionamento dos cafés de Internet está aproxima-se cada vez mais dos centros de jogo electrónico, situando-se em zonas muito próximas de bairros habitacionais e escolas, indicou.

Chan Hong, que é subdirectora de uma escola secundária no território, dis-se que os alunos do ensino não superior não têm necessidade de fazer um uso tão intensivo da Internet, alertando para os riscos que se colocam aos jovens se não forem supervisionados.

UM DOS MOTORES DA AERONAVE FOI SUBSITUTÍDO NO TERRITÓRIO

Motor de avião da TransAsia instalado em Macau Um dos motores do avião que se despenhou em Taiwan foi instalado em Macau, confirmou a Autoridade de Aviação Civil do território, que sublinha que a operação foi da inteira responsabilidade da companhia “TransAsia” e que nenhuma empresa de manutenção da RAEM esteve envolvida na operação. De acordo com as autoridades de Taiwan, antes de o avião se despenhar o piloto lançou um pedido de socorro pelo facto de um dos motores da aeronave estar em chamas

FOTO

ARQ

UIVO

Um dos motores do avião foi substituído no aeroporto de Macau

André Jegundo

Em Abril de 2014, durante o voo inaugural em direcção à Formo-sa, o avião da TransAsia Airways

que se despenhou em Taipei fez uma aterragem de emergência no Aeropor-to de Macau devido a um problema num dos motores. De acordo com a Autoridade de Aviação Civil de Macau (AACM), o motor da aeronave foi mes-mo substituído no aeroporto da RAEM mas a intervenção, garante a AACM, foi da responsabilidade de equipas da TransAsia Airways.

O episódio durante o voo inaugural e a paragem forçada em Macau foi no-ticiado ontem pela imprensa de Taiwan. Em comunicado, a AACM confirma que a paragem no aeroporto de Macau aconteceu a 19 de Abril devido “a pro-blemas técnicos no motor”. “Em Macau, a substituição do motor foi feita pela equipa de manutenção que foi chamada de Taiwan pela TransAsia, por outras palavras, a substituição do motor não foi feita por organizações de manuten-ção registadas em Macau”, refere-se. O avião foi levado para Taiwan dois dias depois de ter aterrado em Macau e a AACM sublinha que o aparelho nunca foi utilizado nas ligações aéreas entre a

RAEM e a Formosa. Apesar de ainda não existirem certe-

zas quanto às causas do acidente aéreo que fez mais de 30 vítimas mortais em Taipé, gravações divulgadas pela Auto-ridade de Aviação Civil de Taiwan con-firmam que momentos antes do acidente o piloto lançou um alerta de incêndio num dos motores. “May day, May day, motor a arder”, foram as últimas pala-vras do piloto, que está a ser elogiado pe-

las autoridades da Formosa como uma “verdadeiro herói” por ter conseguido desviar o avião dos prédios, fazendo o avião despenhar no rio.

O número de mortes confirmadas na sequência do acidente continua a au-mentar e a última contagem aponta para mais de 30 vítimas mortais, sendo que há cerca de uma dezena de passageiros que ainda não foram encontrados.

No avião seguiam 58 pessoas, mais

de metade (cerca de 30) eram provenien-tes da China Continental e estavam em Taipei em excursões organizadas por agências da Província de Fujian. Existem ainda 15 feridos que estão a receber cui-dados hospitalares.

Este foi o segundo acidente mortal com a TransAsia em sete meses. Em Ju-lho do ano passado 48 pessoas morreram quando um outro avião se despenhou nas ilhas Pengu, ao largo de Taiwan.

Encomendadas 10 mil vacinas contra vírus da gripeGoverno garante que não há motivo para alarme apesar das várias vítimas mortais que têm sido registadas em Hong Kong

O Governo de Macau encomen-dou 10 mil vacinas contra uma nova estirpe do vírus da gripe

H3N2, mas garante que não há motivo para alarme, numa altura em que este vírus já matou 118 pessoas em Hong Kong. As novas vacinas, encomenda-das recentemente e ainda sem data para chegarem ao território, pretendem pro-teger a população de uma mutação do H3N2 que, só na quarta-feira, matou sete pessoas em Hong Kong.

Segundo anunciaram ontem os Serviços de Saúde, as novas vacinas custaram 500.000 patacas e vão comple-mentar as 107.000 vacinas já adquiridas para a gripe sazonal, 82.000 destas já administradas, que custaram aos cofres públicos seis milhões de patacas.

No mês de janeiro, as amostras que os SSM têm efectuado acusaram sete ca-sos de pessoas infectadas com este vírus - apenas um caso foi considerado mais preocupante, de um homem de 68 anos que desenvolveu uma pneumonia.

No que toca à gripe sazonal, os nú-meros de janeiro deste ano são inferio-res aos de 2014: 238 contra os 569 no

período homólogo, indicaram os servi-ços. “A situação não é grave. Há uma tendência ativa do vírus e da doença em Macau, mas até agora não se regis-tou nenhum caso grave”, garantiu Lam Chong, do Centro de Prevenção e Con-trolo de Doenças.

Nesta época considerada de pico para a gripe, todos os casos devem ser reportados aos SSM por instituições como escolas ou lares de idosos. Os próprios serviços contactam diariamen-te os hospitais para assegurar que não se registaram casos que necessitem de exames mais pormenorizados. Em caso de necessidade de isolamento, os Servi-ços de Saúde têm 25 camas reservadas e estão a preparar mais enfermarias, informou Cheong Tak Hong, do servi-ço de pneumologia do Centro Hospita-lar Conde de São Januário. Para já não serão alterados os procedimentos na fronteira, onde habitualmente funciona um sistema de medição de temperatu-ra - qualquer pessoa com a temperatura acima dos 38º é encaminhada para um rastreio médico.

JTM/Lusa

Deputada preocupada com centros de jogos A deputada Chan Hong considera que muitos centros de jogo electrónico que existem actualmente podem ter influência negativa nos jovens de Macau. Apela por isso à introdução que legislação que regule o sector

Viviana Chan

Page 8: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 201508 JTM | LOCAL

FOTO

ARQ

UIVO

MULHER DA TANZÂNIA TRAZIA 67 “BOLOTAS” DE COCAÍNA

“Correio de droga” apanhada no Terminal MarítimoUma mulher da Tanzânia foi detida pela PJ, depois de a máquina de raio-X ter detectado a presença de objectos estranhos no seu organismo: trata-se de um quilo de cocaína embrulhada em pequenas bolotas

Liane Ferreira

Na primeira grande detenção do ano por trá-fico de estupefacientes, Polícia Judiciária (PJ) interceptou uma mulher de 44 anos,

oriunda da Tanzânia, que transportava um quilo de cocaína no organismo.

De acordo com as informações, a PJ tinha sido informada por autoridades policiais estrangeiras de que haveria uma pessoa em trânsito pelo território, que transportaria droga.

A suspeita preparava-se para sair do território pelo terminal marítimo, quando a polícia lhe pediu para passar na máquina de raio-x, tendo esta detec-tado a presença de objectos estranhos. A mulher foi levada de imediato para o Centro Hospitalar Conde São Januário, tendo sido expelidas 67 “bolotas” de cocaína do seu corpo.

Estas unidades pesavam cerca de um quilo e caso chegassem ao mercado poderiam valer cerca de 3,1 milhões de patacas.

Segundo a PJ, as pessoas que aceitam ser “cor-reios de droga” costumam receber 3.000 dólares americanos.

Avançando que a viagem da suspeita teve o seu ponto de partida nas Filipinas, a PJ reiterou que mantém um contacto constante com as autoridades policiais vizinhas.

Em Setembro de 2014, foi registado um caso semelhante a este no Aeroporto Internacional de Macau, tendo sido detectado um quilo de heroína, também transportado no formato de “bolotas” e avaliada em 1,1 milhão de patacas. Ao todo, a PJ

detectou três casos de tráfico de droga com caracte-rísticas transfronteiriças em 2014. O mesmo número do que em 2013.

Desmantelada rede de apostas ilegais pela internet

Noutro caso, a PJ deteve três homens da Coreia do Sul, suspeitos de operarem uma rede de apostas ilegais pela internet, no território.

De acordo com as informações, as autoridades foram notificadas por residentes de que haveria uma fracção habitacional, localizada na Areia Preta onde alegadamente decorriam actividades suspei-tas.

No local, a polícia encontrou uma quantidade anormal de computadores, para além dos três sus-peitos. Estes chegaram à RAEM com o intuito de criar uma rede de apostas pela internet, destinada a jogadores coreanos, facto que se veio a comprovar, através da análise dos dados encontrados nos com-putadores.

A operar há cerca de três meses, a rede já pos-suía 100 contas de utilizadores, sendo que em jogo estavam os resultados de jogos de futebol e da NBA em todo o mundo. Ao todo, terão recebido cerca de sete milhões de dólares de Hong Kong em apostas.

A PJ está convencida de que a criação deste sis-tema de apostas está ligada à proibição de jogo na maior parte do território coreano, facto que trás muitos jogadores a Macau.

Tendo em conta que se trata de um crime com ca-racterísticas internacionais, a PJ avançou que irá en-trar em contacto com as autoridades coreanas para determinar se existem mais pessoas envolvidas.

Suspeito desaparece com carro e dinheiro da vendaUma dona de casa de 51 anos fez queixa na PJ de uma possível burla, depois de ter pago por um carro que nunca chegou a ter. Segundo a queixosa, em finais de Outubro o filho encontrou um anúncio de venda de uma automóvel em segunda mão, por 150 mil dólares de Hong Kong. Em Novembro, a lesada marcou um encontro com o suspeito para ver a viatura, tendo fechado o negócio por 130 mil dólares de Hong Kong. A meio de Novembro, terá alegadamente pago cinco mil dólares de Hong Kong como sinal e um mês depois o restante dinheiro. Na altura, o suspeito de 21 anos e residente afirmou que iria tratar das formalidades de transferência de propriedade e entregava o carro no dia seguinte, no entanto a lesada nunca mais viu o carro e suspeito. A PJ deteve o indivíduo, que negou o crime e afirmou ter recebido apenas mil patacas como sinal.

JOVEM DE 16 ANOS É SUSPEITO EM QUATRO CASOS

Adolescentes roubam mulher para jogarDois adolescentes roubaram uma mulher porque pretendiam comprar fichas para jogos de computador com os “frutos” do crime. De acordo com as autoridades, um dos jovens já não ia à escola há vários meses

Dois adolescentes de 15 e 16 anos foram deti-dos pela Polícia Judi-

ciária (PJ), por suspeitas de furto. Um dos jovens não ia à escola há alguns meses e é suspeito em dois casos de fur-to e um de danos.

Segundo dados policiais, o crime ocorreu na Taipa, tendo os dois jovens roubado a mala de uma mulher, con-tendo bens no valor de 3.500 patacas.

Após o assalto, os suspei-tos ter-se-ão dirigido a uma sala de jogos para trocar 300 patacas por fichas para as má-quinas.

O rapaz mais jovem foi interceptado na escola, en-quanto o segundo foi detido na sua casa. As autoridades descobriram que o jovem não ia à escola há alguns meses, sendo suspeito em outros dois casos de furto e um de danos. O caso foi encaminha-do para a Direcção dos Servi-ços de Educação e Juventude.

De acordo com o relatório

anual da PJ, em 2014 foram 30 os menores com idades in-feriores a 16 anos que foram apresentados ao Ministério Público, mais 18 do que em 2013. Nestes casos, furto e fogo posto foram os crimes mais comuns.

Esposa ajuda a libertar marido Em dois casos de sequestro

e agiotagem relacionados com o jogo, a PJ deteve seis suspei-tos, com idades compreendi-das entre os 23 e 46 anos de idade.

As autoridades revelaram que num dos casos, o queixo-so contraiu um empréstimo para jogo, no valor de 200.000 dólares de Hong Kong, tendo de entregar 50% do valor das

apostas ganhas caso acertasse no número oito, na mesa de bacará.

Como não conseguiu pa-gar o empréstimo aos dois agiotas, estes mantiveram-no em cárcere privado num apar-tamento na Taipa, até este conseguir contactar a esposa,

que alertou a PJ. Já no outro caso, os nú-

meros da “sorte” dos agiotas eram o seis e sete. Este quei-xoso foi sequestrado num quarto de hotel, localizado na zona do ZAPE e foi um amigo que contactou a polícia.

L.F.

FOTO

ARQ

UIVO

Page 9: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015 JTM | LOCAL 09

CanadianHealth Clinic

Services General Practice, Chiropractic,

Physical & Rehabilitation Therapy, Custom Orthotics, Aromatherapy

For Appointment

Av. Almeida Ribeiro, Nº 99, Edifício Comercial Nam Wah, 6º andar, Sala 608, Macau

Monday to Friday: 9:30 am - 1:00 pm / 2:30 pm - 6:30 pm Saturday: 9:30 am - 2:00 pm

Tel: 28335035 Fax: 28335036

CHIROPAK School bag- Anatomically Designed

[ O ] SHAPE

[ X ] SHAPE

Rm. 1907, 19/F, AIA Tower, Nºs. 251A-301, Avenida Commercial de Macau

(opposite to New Yaohan and Grand Emperor Hotel)

ICQ dental team is a group of dental specialists with internationally recognized qualifications.

We provide all range of dental services:− Oral examination and radiology investigation− Restorative and Cosmetic Dentistry− Children Dentistry− Orthodontic Treatment− Oral and Dental implant Surgery– Endodontic Treatment− Periodontal Treatment− Emergency Treatment

We are committed to deliver high quality dental services with personalized care. We ensure the highest level of infection control.

Website: www.icqoral.com E-mail: [email protected]: www.facebook.com/icqoralConsultation by Appointment Office hour:

10:00 - 19:00Close on Sun, Tue and Public Holiday

Tel: (853)28373266 Fax: (853)28356483

MISSA 30ºDIA

A família enlutada de Rui Jorge d’Assumpção Clemente comunica que

no sábado, dia 7, pelas 18:00, se realizarána Sé Catedral, a missa de 30º dia.

A todos quantos, enviaram condolências,flores ou de outra forma estiveram presentes,

como também a todos aqueles que sequeiram associar a este piedoso acto,

a família enlutada agradeceantecipadamente.

RUI JORGE D’ASSUMPÇÃO CLEMENTE

FOTO

ARQ

UIVO

• • • BREVES

Acordo na área da justiça alvo de negociação em PequimA Secretária para a Administração e Justiça, Sónia Chan, e representantes dos principais responsá-veis da RAEM na área da Justiça estiveram re-centemente em Pequim para a “primeira ronda de negociações sobre o acordo de entrega de sus-peitos em fuga”. As reuniões aconteceram com representantes do Governo Central no Ministério de Segurança Pública em Pequim. A delegação da RAEM encontrou-se ainda com Chen Zhi-min, Vice-Ministro da Segurança Chinês. Sónia Chan apontou como prioridades do Governo da RAEM, o “reforço da administração segundo a lei” e a “racionalização de quadros e simplifica-ção administrativa”

Novo Macau quer consultasobre a reforma políticaA Associação Novo Macau entregou ontem mais uma petição para pressionar o Chefe do Executi-vo a iniciar uma ronda de consulta pública sobre a reforma política. O presidente da Novo Macau, Sulu Sou, insiste que é da responsabilidade do Governo avançar com uma reforma política para que Macau caminhe no sentido de aprofundar a democracia. A entrega da petição na sede do Go-verno não foi totalmente pacífica uma vez que se gerou um desentendimento entre os seguranças da sede do Governo e os autores da iniciativa. Sulu Sou queixou-se que o pessoal de segurança os impediu de colocar cartazes em frente à sede do Governo, por considerar que não estavam re-lacionados com a iniciativa.

Angela Leong aplaude fim do tabaco nos casinosA deputada Angela Leong apoia a decisão de acabar com o tabagismo nos casinos, apelando ao Governo para lançar instruções claras às opera-doras sobre como proceder no curto prazo. Numa nota enviada às redacções, Angela Leong critica, no entanto, as indecisões da Administração sobre a matéria, que levaram os casinos a investir em zonas para fumadores nas salas VIP. Ainda assim a deputada e administradora da SJM referiu que só a proibição total assegura a saúde dos traba-lhadores do jogo

ASSOCIAÇÃO DE TOMMY LAU ENCONTROU-SE COM DIRECTOR DA DSSOPT

Construtores pedem mais planeamento da cidadeA Associação de Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial de Macau defende que a protecção dos patrimónios culturais é apenas uma parte de planeamento urbano da cidade, lamentando existirem projectos de desenvolvimento urbanístico que são hipotecados pela ausência de regras claras

O presidente da Associação de Construtores Ci-vis e Empresas de Fomento Predial de Macau, Tommy Lau, encontrou-se com responsáveis da

Direcção dos Serviços dos Solos, Obras Públicas e Trans-portes (DSSOPT) a quem pediu mais atenção à definição dos princípios do planeamento urbanístico que não se podem restringir à protecção dos patrimónios culturais.

Tommy Lau reconhece que o Governo até devia pres-tar maior atenção e distribuir mais recursos na protecção dos patrimónios culturais, na paisagem da cidade e na manutenção dos pontos turísticos, mas avisa que o pla-neamento do território não se pode restringir a essas ini-ciativas.

O responsável da Associação de Construtores Civis e Empresas de Fomento Predial alerta, no entanto, que caso os princípios do planeamento urbanístico não forem bem definidos, isso pode impedir o desenvolvimento do território no curto prazo.

Tommy Lau reforçou a ideia de que a protecção dos patrimónios culturais é apenas uma parte de planeamen-to urbanístico da cidade, por isso, a associação adopta uma “atitude prudente” em relação aos princípios de protecção dos monumentos pelo facto de muito projectos de desenvolvimento urbano estarem parados.

De acordo com o jornal “Ou Mun”, no encontro com o director da DSSOPT, Li Canfeng, Tommy Lau apelou ao Governo para libertar mais terrenos, indicando que isso está a impedir o desenvolvimento de Macau, desfa-vorecendo a diversificação económica. Na sua opinião, o Governo deve lançar também o desenvolvimento urba-no da Zona Norte da Taipa, Ilha Verde e de outras zonas que ainda têm espaço para construção.

Ao mesmo tempo, sugeriu uma aposta na renovação dos edifícios industriais e em relação à habitação pública defendeu que o Governo deve voltar a dar prioridade às

habitações sociais, e dar um papel complementar à habi-tação económica.

Para resolver o problema da habitação, Tommy Lau apelou também ao Governo para lançar mais medidas de apoio aos jovens, com um lançamento de um programa que permita o arrendamento inicial antes da compra.

A associação considera que o mercado imobiliário deve ter níveis diferentes, e que a oferta de habitação pú-blica não deve interferir no mercado privado.

Tommy Lau defende que planeamento não se pode restringir ao património

Page 10: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

10 JTM | LOCAL Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015

O Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) está a organizar uma exposição com mais de 1.500 or-

quídeas, em conjunto com os Serviços de Zo-nas Verdes e Jardins e a Associação Artística da Cultura e Orquídeas de Macau (AACOM) em comemoração do Ano Novo Lunar. Na China Continental, a orquídea é parte inte-grante da sua tradição e é até hoje bastante admirada pelas pessoas da cultura chinesa.

Entre 13 e 26 de Fevereiro, das 8:00 às 20:00, estarão presentes, no Jardim Lou Lim Ioc, várias espécies da flor, sendo que 800 a 1000 serão da “orquídea de borboleta”, tor-nando-a na mais abundante. Também se en-contrarão 150 orquídeas da China. Algumas

FOTO

JTM EXPOSIÇÃO DE MAIS DE MIL FLORES EM CELEBRAÇÃO DO ANO NOVO LUNAR

Orquídeas “enchem” Jardim Lou Lim IocCerca de 1.500 orquídeas irão fazer parte de uma exposição no Jardim Lou Lim Ioc a partir do dia 13 para a comemoração do Ano Novo Chinês

Organização divulgou ontem programa do evento

As imediações da Torre de Macau, onde estão a ser de-corados os 14 carros alegó-

ricos da “Parada de Celebração do Ano da Cabra”, foram também pal-co para as filmagens de um progra-ma especial sobre o cortejo. Andy Hui e Miriam Yeung, os artistas de Hong Kong convidados a actuar durante o desfile, estiveram ontem em Macau para participar no pro-grama.

Andy Hui, actor e cantor, em declarações ao JORNAL TRIBUNA DE MACAU, disse estar “muito agradecido por ter sido convidado a participar neste evento que une as pessoas numa celebração”. Para o artista “a partilha da alegria e do amor é o mais importante” na cele-bração do Ano Novo Chinês, moti-vo pelo qual a sua família vai estar presente na parada.

A integração de caras conhecidas vindas da região vizinha tem por objectivo atrair mais pessoas não só de Hong Kong, como da China, ex-plicou Isabel Augusto, responsável do Departamento de Produtos Tu-

ARTISTAS DE HONG KONG ESTIVERAM ONTEM NO TERRITÓRIO

Parada do Ano da Cabra com mais de mil artistasOs artistas de Hong Kong Andy Hui e Miriam Yeung estiveram ontem em Macau para as filmagens de um programa sobre a “Parada de Celebração do Ano da Cabra”. Andy Hui, mostrou-se “muito agradecido” por ter sido convidado para participar “num dia que une a população de Macau”

rísticos e Eventos. “Aqueles artistas são famosos na região, por isso as

pessoas ficam mais inclinadas a vir para Macau”, destacou.

A parada vai contar com a parti-cipação de 1.288 artistas, entre eles

Victor Kumar, que integra o evento há quatro anos “para dar a conhe-

FOTO

S JT

M

Page 11: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

JTM | LOCAL 11 Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015

DIVA DA POP ACTUA ARENA DO COTAI

Katy Perry estreia-se na RAEM em MaioA cantora norte-americana que começou a sua carreira com o hit “I Kissed a Girl” irá actuar na Arena do COTAI no início de Maio como parte da sua digressão mundial, intitulada “The Prismatic”

Fãs de Katy Perry em Macau preparem-se, porque a artista norte-americana vai aterrar no território em Maio, para dois dias de concertos, integrados na sua

digressão mundial, prometendo trazer muito “fogo-de--artifício”, não fosse este o título de um dos seus grandes sucessos.

O Venetian e AEG Live são os responsáveis por trazer a cantora ao território, embora tenha sido ela própria a anunciar em primeira mão a sua visita através da sua pá-gina oficial do Facebook.

Marcados para o dia 1 e 2 de Maio na Arena do COTAI, os espectáculos têm como objectivo apresentar o álbum “Prism”, do qual fazem parte os sucessos “Roar” e “Dark Horse”, que ocuparam por diversas semanas o número 1 nas tabelas musicais.

A actual digressão vai passar por Xangai, Cantão, Tó-quio e Taipé antes de chegar à RAEM, e tem sido consi-derada um enorme sucesso. No Reino Unido esgotou 17 salas de espectáculos, nos Estados Unidos 66 e outras 25 na Austrália e Nova Zelândia. A 25 de Setembro será cabe-ça de cartaz na edição de 2015 do Rock In Rio, que irá ter lugar no Brasil.

Segundo a revista de música “Rolling Stone”, o espec-táculo desta digressão está dividido em sete secções, sendo que cada uma se passa num universo diferente. Um deles é no Egipto antigo e outro é marcado por luzes néon, onde tudo brilha.

Num comunicado de imprensa, Katy Perry afirmou es-tar “entusiasmada por poder trazer a digressão a alguns dos seus sítios favoritos na Ásia, bem como a outros locais sensacionais” onde ainda não esteve. Confessando-se an-siosa por conhecer a cultura e locais de interesse desses lo-cais, a norte-americana frisou que será uma oportunidade para partilhar a sua música e conhecer os fãs.

Por seu lado, Scott Messinger, vice-presidente de Ma-rketing da Sands China, destacou que os concertos da can-tora fazem parte de um esforço da operadora em diversifi-car a “paisagem cultural” de Macau, no sentido de tornar o território num centro de entretenimento.

A Sands China tem sido responsável por trazer à RAEM grandes nomes da música mundial, como é o caso dos Rolling Stones, uma das bandas mais famosas em todo o mundo, Rihanna e ainda do ídolo de milhares de adoles-centes, Justin Bieber.

Katy Perry foi a primeira artista a ultrapassar os 75 mi-lhões de vendas digitais, mais 20 milhões do que outros ar-tistas, e o seu álbum “Teenage Dream” foi lançado directa-mente para o primeiro lugar nas tabelas de vendas em oito países e passou dois anos no top de vendas da Billboard.

Os bilhetes vão ser disponibilizados para venda a partir das 10:00 do dia 13 de Fevereiro, nos balcões do Cotai, HK Ticketing e na rede Kong Seng, com preços que variam en-tre as 380 e as 1.680 patacas.

L.F.

O Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais (IACM) está a organizar uma exposição com mais de 1.500 or-

quídeas, em conjunto com os Serviços de Zo-nas Verdes e Jardins e a Associação Artística da Cultura e Orquídeas de Macau (AACOM) em comemoração do Ano Novo Lunar. Na China Continental, a orquídea é parte inte-grante da sua tradição e é até hoje bastante admirada pelas pessoas da cultura chinesa.

Entre 13 e 26 de Fevereiro, das 8:00 às 20:00, estarão presentes, no Jardim Lou Lim Ioc, várias espécies da flor, sendo que 800 a 1000 serão da “orquídea de borboleta”, tor-nando-a na mais abundante. Também se en-contrarão 150 orquídeas da China. Algumas

serão plantadas em cones, enquanto que outras estarão na parede para os visitantes apreciarem.

Segundo o calendário chinês, a Primave-ra começou na quarta-feira, o que faz com que esta seja a altura em que as orquídeas devem começar a abrir. Segundo o presiden-te da Associação Artística da Cultura de Or-quídeas de Macau, Tang Chou Kei, a exposi-ção “tem que ter flores da época, o que torna a sua organização mais difícil”.

Estará também disponível no jardim, en-tre os dias 14 e 25, um serviço de consulta-doria sobre o cultivo da orquídea, das 15:00 às 18:00. Os interessados em fazer orquí-deas de argila podem também participar no

workshop que estará a decorrer de dia 13 a 15, das 14:30 às 17:30.

As flores serão alvo de dois concursos, um com as orquídeas da China, em que a classificação contará com seis lugares de ouro, oito de prata e doze de metal e com outra espécie, que será classificada com um lugar de ouro, dois de prata e três de me-tal. Através desse concurso, “as pessoas que gostem de orquídeas podem ver quais são as mais bonitas”, disse Tang Chou Kei.

No total, a exposição deverá ter uma des-pesa que rondará entre as 300 e 400 mil pa-tacas.

B.M.

EXPOSIÇÃO DE MAIS DE MIL FLORES EM CELEBRAÇÃO DO ANO NOVO LUNAR

Orquídeas “enchem” Jardim Lou Lim IocCerca de 1.500 orquídeas irão fazer parte de uma exposição no Jardim Lou Lim Ioc a partir do dia 13 para a comemoração do Ano Novo Chinês

ARTISTAS DE HONG KONG ESTIVERAM ONTEM NO TERRITÓRIO

Parada do Ano da Cabra com mais de mil artistas

Victor Kumar, que integra o evento há quatro anos “para dar a conhe-

cer a cultura indiana”. Todos os anos apresenta um estilo de dança

diferente. “Este ano vamos dan-çar Garba, um estilo tradicional de dança que inclui muitos elementos vermelhos e dourados tradicionais da Índia mas que se adequa ao Ano Novo Chinês”, esclareceu.

Na opinião do coreógrafo, dan-çar “une as pessoas e é a partilha de uma paixão comum”, tornando mais simples a promoção da cultu-ra indiana. “A dança é uma boa for-ma de promover a cultura porque as pessoas adoram dançar e conhe-cem a música devido aos filmes de Bollywood. Eles sentem-se atraídos pelos trajes, as cores e a música. A aceitação da cultura vem depois”, destacou Victor Kumar, que consi-dera Macau “um bom local para os artistas”.

Para animar o cortejo foram convidados ainda Ken Sou, Kevin Cheng e Viviana Lo, artistas locais que integram o desfile desde o ano passado. “Nós vamos tentar man-ter o cortejo animado e esperamos que a população de Macau adira e aprecie a parada”, disseram os três.

O desfile vai incluir ainda 14 carros alegóricos que pretendem simbolizar a felicidade, a paixão e a vinda de dinheiro. “O Ano Novo Chinês é uma celebração muito im-portante na comunidade chinesa e este desfile não serve apenas para festejar a chegada do novo ano lu-nar aos residentes de Macau, mas também mostrar aos turistas uma boa atmosfera”, explicou Gina Lei, vice-presidente das relações insti-tucionais do Suncity Group, repre-sentado num dos carros alegóricos.

“A Parada de Celebração do Ano da Cabra” ter lugar no dia 21, pelas 20:00. O cortejo vai ter início no Centro de Ciência e termina na Praça d Lago Sai Van.

I.A.

Page 12: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 201512 JTM | LOCAL

Calendário da quarta jornada

HOJEChao Pak Kei - Sub 23 (19:00)

AMANHÃCasa de Portugal - Polícia (14:00)Monte Carlo - Benfica (16:00)

DOMINGOLai Chi - Chuac Lun (14:00)Sporting - Ka I (16:00)

Todas as partidas terão lugarno Estádio da Universidade de Ciência e Tecnologia.

FOTO

ARQ

UIVO

São dois jogos grandes numa jornada só, cujos resultados podem alterar a classificação. Chao Pak Kei fica na expectativa e Casa de Portugal procura segunda vitória

A Liga de Elite tem, como se sabe, poucos desafios, ainda que a duas voltas, se compararmos com muitos países por esse mundo fora, daí que os

pontos desperdiçados possam ser fatais para as aspira-ções das equipas, quer aspirem ao título, quer lutem pela permanência.

E é nessa perspectiva que se pode fazer a antevisão da quarta ronda, finda a qual já provavelmente algo pode começar a definir-se, a não ser que os desfechos se saldem por empates, nos confrontos que envolvem os quatro clubes mais credenciados do futebol da RAEM da actualidade.

A Liga de Elite já teve dois jogos de cartaz (Benfica/Ka I e Sporting/Benfica) e proporciona agora, à quarta semana, dois “duelos” interessantes, de prognóstico re-servado.

Desde logo o desafio que coloca frente-a-frente os dois primeiros classificados, Monte Carlo e Benfica, sen-do, para os “azuis e amarelos”, o primeiro teste a sério às suas ambições, depois do “onze” de Ieong Cho Ieng ter vencido Casa de Portugal, Sub 23 e Polícia.

Benfica favorito

O favoritismo vai para o Benfica, detentor do título, equipa que não sofreu tantas transformações em relação ao ano passado e por isso mantem a estrutura do plantel.

Pelo contrário, o Monte Carlo já não tem alguns dos melhores jogadores locais da época anterior, que saíram para o Lai Chi, um deles (Leong Ka Hang) para o futebol de Hong Kong e outro (Chan Man) para o Benfica.

O Monte Carlo tem vivido bastante, nestes primeiros jogos da temporada, da clara influência dos brasileiros, pelo seu tecnicismo, entrega à luta, ao lado de Paulo Chieng e de jovens que querem progredir e fazer esque-cer as anteriores mais valias da equipa.

Para este confronto com o Benfica o treinador já deve-rá contar com os reforços da China, o médio Wong Ka Fu e o avançado Tou Chi Keong.

Por isso a equipa deverá amanhã apresentar-se di-ferente, ainda que para os chineses entraram de início, terão de sair dois brasileiros.

Continuar a melhorar

É sem dúvida uma grande dor de cabeça para Ieong Cho Ieng, uma vez que apenas quatro estrangeiros po-dem actuar em simultâneo.

O presidente da colectividade, Rafael Mendonça, encara o desafio com reservas. “Só agora é que va-mos começar a jogar com as equipas fortes e por isso é difícil falar sobre a partida com o Benfica. Eles são superiores, temos de reconhecer, por isso são favori-tos. Claro que vamos entrar para ganhar, como sem-pre, mas o Monte Carlo necessita de melhorar, de ficar mais entrosado, ainda é cedo para tirarmos conclu-sões, ainda que a equipa possa já dar uma ideia do que poderá valer no futuro.”

Eficazes nas oportunidades

Do lado dos “encarnados” há confiança num bom re-sultado, que, se for a vitória, significará a subida isolada à liderança da Liga.

“Esperamos um grande jogo, com um Monte Carlo motivado pelas três vitórias consecutivas alcançadas e a querer defender a vantagem conquistada. Apesar de ter alterado grande parte dos jogadores que faziam parte do plantel, é uma equipa que mantém a sua identidade. Em jogos decisivos por norma organizam-se bem defen-sivamente e fazem uso de transicções ofensivas muito rápidas e objectivas. Vamos procurar anular estas tran-sacções, assumindo o nosso jogo. Teremos que ser muito eficazes nas oportunidades que criarmos e rigorosos no equilíbrio ofensivo da equipa. É um grande jogo para lutarmos pela defesa do título”, salienta Bruno Álvares, que volta a falar do relvado. “Jornada após jornada te-mos visto o relvado do MUST a piorar, esperemos que não prejudique o espectáculo.”

Não desperdiçar mais pontos

O outro encontro de cartaz da jornada, Sporting/Ka I, realiza-se também às quatro da tarde, mas de domin-go, igualmente prometendo ser um bom espectáculo, en-tre duas formações com executantes acima da média, no que diz respeito ao nível do futebol de Macau.

Tanto Ka I como Sporting já desperdiçaram pontos, daí que queiram ganhar para não deixar fugir os princi-pais adversários na luta pelo primeiros lugares.

Os “leões” deixaram cair quatro pontos, mas dois de-les foram face ao Benfica, o que faz manter a motivação do plantel para os jogos que aí vêm.

Ausências leoninas

A equipa de João Pegado e Mandinho volta a não contar com algumas pedras importantes, como são os

casos de Jorge Tavares e Ieong Vai Hou, o primeiro le-sionado e o segundo por afazeres profissionais. Ho Man Hou está em dúvida e Jardel, como se sabe, estará ausen-te durante largo tempo. “O plantel é grande e nós temos soluções para essas ausências, que não deixam de ser importantes”, começou por referir ao JTM, João Pegado.

Continuar invicto

O técnico diz que o Ka I é uma adversário complica-do. “O Ka I está completamente diferente do ano passa-do e tem demonstrado isso nestas três jornadas. A come-çar pelo treinador, que já foi campeão, passando pelos jogadores, Reforçaram-se bem, desde a baliza até ao ata-que. Espero assim um jogo muito difícil, mas o Sporting vai tentar continuar invicto e agarrar o grupo da frente. Temos dois jogos importantes que podem decidir muita coisa esta época para o Sporting.”

Nos “verde-brancos” deverá ser Rui Cid a ocupar o lugar deixado em aberto por Ieong Vai Hou, possivel-mente ao lado de Edgar Silva.

No eixo do ataque, Chan Kin Seng pode ser o esco-lhido, até porque o Sporting, sem Jorge Tavares e Jardel, não tem muitas alternativas.

Nigeriano de fora

O Ka I tem duas baixas para o jogo diante do Spor-ting, o guarda-redes Ieong Fong Meng, lesionado no aquecimento para o jogo com o Chao Pak Kei, e ainda o nigeriano Christopher Nwaorou, castigado por ter sido expulso.

O meio campo pode ser o maior problema para o téc-nico Josecler, que, apesar da grande influência que tem o sul-africano Samuel Ramosoeu, fica o “buraco” da au-sência de Nwaorou, podendo subir no terreno o portu-guês Ricardo Torrão, que não jogou contra o Chao Pak Kei, ou então a utilização de Wamba no “miolo”, saindo do banco o central brasileiro Alex Ávila.

Lá na frente deverão continuar Ronieli e Bruno Marti-nho como jogadores mais perto dos centrais adversários.

Ka I mais entrosado

Alison Brito será, provavelmente, uma “arma secre-ta” para o decorrer do jogo.

O cabo-verdiano reconhece que o Ka I está mais rodado:

“Já estamos melhores do que no início do campeo-nato e foi pena que tivessemos encontrado o Benfica logo na jornada inaugural. A equipa está mais entro-sada, ainda que para este desafio não possamos contar com o Chris, que se entende muito bem com o Samuel, fazendo toda a diferença no meio campo. O Sporting é difícil, foi vice-campeão, tem excelentes jogadores. Nós estamos proibidos de perder mais pontos, mas estamos moralizados.”

Nos restantes desafios, expectativa principalmente para saber como reage o Chao Pak Kei à derrota com o Ka I e como vai a Casa de Portugal dar continuidade ao primeiro triunfo da temporada.

Vítor Rebelo

QUARTA JORNADA DA LIGA DE ELITE

Monte Carlo e Benfica em luta de liderança,Sporting e Ka I sem margem para tropeçar

Page 13: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015 JTM | LOCAL 13

FOTO

FAC

EBOO

K DO

CON

SULA

DO D

E PO

RTUG

AL E

M M

ACAU

ATLETA PORTUGUÊS PASSOU ONTEM PELA RAEM

AFM “indisponível” para encontro com Luís FigoDepois de ter estado em Cantão, Luís Figo veio a Macau para um almoço com representantes do desporto de ambas as Regiões Administrativas Especiais. A Associação de Futebol de Macau, contudo, não esteve presente no encontro, alegando “indisponibilidade”

José Tavares, Luís Figo, Timothy Fok e Vitor Sereno,num encontro que decorreu ontem em Macau

Luís Figo, antigo interna-cional português e can-didato à presidência da

FIFA, esteve em Macau para um encontro com instituições do desporto local, no qual a As-sociação de Futebol de Macau (AFM) não compareceu por fal-ta de disponibilidade dos seus membros. “Nós nunca fomos contactados por Luís Figo mas fomos contactados pelo Cônsul [Vítor Sereno] para ter represen-tantes da associação presentes no almoço. No entanto lamen-támos a nossa indisponibilida-de de ter pessoas presentes que pudessem conviver” com o jo-gador, esclareceu Daniel Sousa, vice-presidente da AFM, em de-clarações ao JORNAL TRIBU-NA DE MACAU.

O mesmo responsável sa-lientou que “durante e na vés-pera da eleição a associação tem determinadas formas de actua-ção” que gostaria que fossem respeitadas por os demais or-ganismos já que vão continuar “a respeitar as formas de actuar dos outros”.

Depois de ter estado em Cantão, Luís Figo fez um ba-

lanço positivo do encontro no território com José Tavares e Timothy Fok, presidentes do Instituto do Desporto e da As-sociação de Futebol de Hong Kong respectivamente. “[Foi uma conversa] extremamente agradável e positiva” referiu Luís Figo à agência Lusa.

O futebolista agradeceu ao cônsul-geral de Portugal na RAEM, Vítor Sereno, por ter promovido o encontro que con-siderou “importante” para o seu conhecimento do desporto e, em particular, do futebol na RAEM.

O ex-jogador, recorde-se, esteve nos últimos dias em Cantão, capital da província de Guangdong, para uma visita à academia de futebol com o seu nome, onde assistiu à primei-ra competição organizada pela Winning League/Figo Football Academy.

Referindo-se à importância da Ásia e da China no panora-ma do futebol mundial e para a FIFA, o antigo internacional português sublinhou o futuro dos talentos que deve ser acom-panhada.

“Devido à potencialidade que existe nesta região e também pela preocupação global que um responsável de um organismo como a FIFA tem de ter, eu acho que é sempre importante consta-tar e preocupar-se com a situa-ção do desporto e do futebol em todo o mundo, e principalmente com o potencial que existe nesta região”, salientou.

Em território chinês, Luís Figo (“Fei Guê”) e “C Luo” (Cristiano Ronaldo) são os no-mes portugueses mais conhe-cido no âmbito da modalidade que apenas em 1992 se tornou desporto profissional no país.

Lançada em Pequim na Pri-mavera de 2014, sob a direcção do treinador Joaquim Rolão Preto, a Figo Football Academy está já implantada em oito ci-dades da China. Espera-se que ainda este ano chegue a mais duas localidades.

A academia tem um total de cerca de 1.110 alunos, entre os 4 e os 13 anos, sendo que todos os técnicos são diplomados pela Federação Portuguesa de Fute-bol e pela UEFA.

I.A.

Page 14: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 201514 JTM | LOCAL

“DÉRBI” PORTUGUÊS VISTO EM MACAU

Adeptos “atiram” favoritismo para o BenficaSporting e Benfica defrontam-se domingo, em Alvalade, num verdadeiro clássico do futebol português. As “águias” seguem na frente, mas uma derrota frente aos “leões” poderá colocar a equipa de Jorge Jesus em maus lençóis na luta pelo título

COMPETIÇÃO RENHIDA

Com o desenrolar da liga portugue-sa de futebol a competição começa também a “apertar” no “Barómetro”, com os participantes a ficarem cada vez mais perto uns dos outros. Mar-ques da Silva continua a liderar mas tem apenas mais um ponto que Lúcia Santos, que segura o segundo lugar há várias semanas. Em relação à pró-xima jornada existe uma diversidade de palpites em relação ao “dérbi”, com resultados para todos os gostos. A vitória do FC Porto no campo do Moreirense não oferece contestação, mas o Sporting de Braga, apesar de ser uma equipa mais cotada, não vai vencer no campo do Estoril, segundo o painel do JTM.

BARÓMETRO DA LIGA Classificação

LúciaSantos

73

Sportingvs Benfica

2-1 0-3 1-1

Moreirense vsFC Porto

Estoril vsSp Braga

1-1 0-2 1-1

1-1 0-4 1-0

1-0 0-1 0-0

2-1 1-2 1-1

1-2 0-3 1-1

1-2 0-2 1-1

1-0 1-3 1-0

1-0 -13 1-1

PalpiteJTM

66

JoãoD’Assumpção

47

Marquesda Silva

74

61

VictorMarreiros

63

SérgioPerez

65

HelenaBrandão

SandraBártolo

68

NairCardoso

63

Pedro André Santos*

Em Macau, como habitualmente, um “dérbi” entre o Sporting e o Benfica é visto sempre com bastante expec-

tativa, sobretudo quando pode relançar um campeonato. O Benfica segue na fren-te e tem uma vantagem ainda algo con-fortável perante o Sporting, mas em caso de derrota essa distância ficará encurtada para apenas quatro pontos.

O JORNAL TRIBUNA DE MACAU ouviu alguns adeptos locais que, de for-ma geral, atribuem favoritismo ao Benfi-ca. “Acho que o ‘meu’ Sporting vai perder porque tem uma equipa muito jovem, e que ainda está a ganhar experiência. O Benfica tem, de facto, um grande poder de ataque, e acho que é muito difícil de parar”, disse Nuno Pereira.

O jurista considera que este será um jogo decisivo apenas para os “leões”, que terão de ter bastantes cautelas. “Se o Sporting perder penso que é decisivo, e é provável que aconteça porque o Spor-ting não vai jogar como contra o Paços de Ferreira. Vai jogar ao ataque, e qualquer equipa que vá jogar ao ataque contra o Benfica pode ter problemas”, alertou.

Mais pragmática, a “leoa” Beatriz Conceição quer que “ganhe o melhor”, mas que “o melhor seja o Sporting”. A diferença pontual ainda é de respeito, e, em caso de derrota, o Sporting passará

para “uma situação um bocadinho mais complicada”. No entanto, “acho que conseguimos ganhar”, salientou Beatriz Conceição.

Do lado das “águias”, António Dias Azedo desvaloriza o “factor casa” que poderia favorecer o adversário, conside-rando que num “dérbi” “tanto faz jogar em casa como não jogar”. “Sou benfi-quista, por isso ponho o Benfica sempre a ganhar. Um ‘dérbi’ é sempre um ‘dérbi’, nunca se sabe como vai correr. Às vezes manda a cabeça, outras vezes manda o coração. A cabeça sabe que pode aconte-cer o 2-1 a favor do Sporting, mas o co-ração diz que será 2-0 para o Benfica”, considerou.

Habituado a acompanhar estes gran-des jogos, Santos Pinto não tem dúvidas de quem será o vencedor deste clássico do futebol português. “Isto não tem nada que saber, vamos ganhar, este ano não podemos dar hipótese nenhuma ao Spor-ting. Os sportinguistas estão fartos de chatear a cabeça dos benfiquistas, eu se-gunda-feira vou estar aberto na mesma, eles podem lá ir para me chatear porque eu vou estar aberto”, disse o proprietário do restaurante “O Santos”.

No entanto, Santos Pinto não con-sidera que este jogo seja decisivo para o seu clube. “O Benfica ainda tem muitos pontos para disputar, estamos à vontade, e agora que os amigos ‘la-gartos’ ficaram decepcionados com a

saída da taça [da Liga], ainda mais à vontade estamos. Não tenho dúvidas,

vamos ser campeões”, concluiu.*com I.A.

Beatriz ConceiçãoNuno Pereira

Antonio Dias AzedoSantos Pinto

FOTO

S AR

QUIV

O

Page 15: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

JTM | ACTUAL 15 Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015

Draghi justifica decisão com impossibilidade de prever desfecho do programa de assistência à Grécia

UNIÃO EUROPEIA

Draghi “fecha a torneira” aos bancos gregosA decisão antecipada de impedir que os bancos usem dívida grega como colateral para se financiarem pode acelerar corrida às instituições financeiras. O primeiro-ministro Grego defendeu em Bruxelas um plano de reformas e financiamento a quatro anos com a UE

O Banco Central Europeu ( BCE) ontem a pressão sobre Atenas, bloqueando o acesso dos ban-cos gregos aos fundos do BCE, impedindo-os

de usar dívida grega como garantia de pagamento. Às instituições resta dirigir os pedidos de crédito ao banco central grego, mas também aí as regras serão apertadas.

“A decisão não terá impacto negativo no sector fi-nanceiro”, reagiu Yanis Varoufakis. O ministro das Fi-nanças grego, que estive reunido com Mario Draghi antes de a decisão ser anunciada, sublinhou em comu-nicado que a medida chega depois de dois dias de es-tabilização do sector financeiro” grego e se traz pressão acrescida é “a outros membros da zona euro, para que antecipem a conclusão de um acordo entre a Grécia e os seus parceiros que seja mutuamente vantajoso”.

A medida já estava prevista para dia 28, caso o go-verno grego agora liderado pelo Syriza cumprisse a promessa eleitoral de abandonar o programa de ajuda externa em curso – consequência das regras da moeda única – mas foi antecipada quase um mês. O que Ma-rio Draghi justifica com a impossibilidade de prever a conclusão “da revisão ao programa de assistência” na Grécia.

A antecipação de facto pressiona o Governo de Atenas a avançar mais rapidamente para acordos com Bruxelas. Ao fechar a torneira do financiamento aos bancos, os problemas de liquidez que já os afectam vão intensificar-se, com a possibilidade de nova corrida aos depósitos. Desde as eleições de 25 de Janeiro, a banca já perdeu 40% do seu valor em bolsa. E no último mês, foram retirados 15 mil milhões de euros em depósitos – cerca de 10% do total das verbas à guarda dos bancos

gregos. Ainda assim, o primeiro- ministro grego está “optimista” em relação a um acordo “viável” para os interesses gregos, de todos os “povos” europeus e que “respeite as regras” da UE. Alexis Tsipras acredita que vai ser possível ultrapassar a “discórdia” rumo a um “compromisso comum”. “Sei bem que a história da UE é uma história de discórdia que acaba em compromis-

so. E nós temos a vontade de trabalhar nessa direcção, para encontrar um acordo aceitável para ambas as par-tes e um compromisso para o nosso futuro comum”, afirmou, no final de uma ronda de encontros com os presidentes da Comissão e Parlamento Europeu, Jean Claude Juncker e Martin Schultz.

JTM/DN

FOTO

ARQ

UIVO

TAILÂNDIA

Em luta pelas vítimas de erros médicosApós ver o filho ficar incapacitado devido a um erro médico e de sofrer ameaças de morte por ter denunciado a situação, Preeyanan Lorsermvattana criou uma associação que tem por objectivo apoiar as vítimas de negligência médica. Os médicos reconhecem que quem tenta combater as falhas nos hospitais tem um enorme desafio pela frente pois está a enfrentar “todo o sistema”

Preeyanan Lorsermvattana luta há 23 anos contra a negligência médi-ca na Tailândia, depois de um erro

ter provocado danos graves nas articula-ções do filho recém-nascido, reduzindo a sua mobilidade e provocando dores per-manentes.

“Não queria denunciar, por isso, ten-tei falar com o Conselho Médico da Tai-lândia e com o dono do hospital. Quando o meu marido pediu acesso à ficha médi-ca, desafiaram-nos a levar o caso para tri-bunal”, contou a mulher em declarações à agência Efe.

A tailandesa processou o hospital bem como os 33 membros do Conselho Médico, órgão que tem como função es-tudar os fundamentos para as acusações de negligência.

Apesar de o Comité Nacional de Di-reitos Humanos ter concordado que se tratava de um caso de erro médico, o Tri-bunal Supremo decidiu a favor do hospi-tal. “Lutei sozinha durante anos”, disse Preeyanan Lorsermvattana, “não tinha dinheiro nem casa, perdi tudo, até a mi-nha dignidade”.

Quando já tinha perdido a esperan-ça de ser bem sucedida na sua luta, o caso chamou a atenção dos meios de comunicação e de alguns médicos, bem como anónimos que ajudaram a nível

financeiro.Um dos clínicos que se envolveu nas

acções levadas a cabo pela mulher foi Vichay Chokviwat, membro do Con-selho Médico da Tailândia durante 18 anos, que comparou Preeyanan Lor-sermvattana a Dom Quixote ou Joana d’Arc.

“[Os pacientes] têm que que lutar não só contra o médico mas contra todo o sistema, o ministério, o administrador do hospital, todo o exército”, esclareceu o clínico, acrescentando que é também necessário “pagar a um advogado” en-

quanto o hospital pode recorrer a pro-fissionais do Governo.

Ciente da necessidade de apoio na luta contra o erro médico, Preeyanan Lorsermvattana fundou em 2002 a Rede Tailandesa para os Erros Médicos, com o objetivo de apoiar a vários níveis to-dos os afectados por situações de negli-gência médica.

Julie Munro, presidente da Aliança para o Turismo Médico de Qualida-de, reconhece que denunciar um erro médico na Tailândia é “virtualmente impossível”. Por este motivo, a Rede Tailandesa para os Erros Médicos pro-cura aprovar um projecto de lei que estenda o actual sistema de compen-sação, independente da via penal e que consiga abranger pelo menos 75% da população, sendo que pretendem que se estenda à totalidade da popu-lação. A proposta inclui o estabeleci-mento de um fundo de compensações através de comités independentes, que será parcialmente financiado pe-los hospitais privados.

Porém, o médico Somsak Lolekha, antigo presidente do Conselho Médico da Tailândia, considera que a reforma proposta “não é apropriada porque o aumento do orçamento provocará mais denúncias por parte dos pacientes pelo

facto de se gastar mais dinheiro”. Relatórios do Ministério da Saúde

da Tailândia já vieram desmentir a pre-visão, afirmando que não existe uma re-lação entre o aumento do orçamento do fundo de compensações durante os úl-timos dez anos e o número de pedidos.

Segundo a fundadora da Rede Tai-landesa para os Erros Médicos, existem interesses políticos e económicos envol-vidos e, em algumas ocasiões, os mem-bros da associação que fundou são alvo de ameaças.

2007 foi um ano especialmente conflituoso entre médicos e pacientes. Raweewan Setarat, membro da rede que processou um cirurgião plástico, foi baleada à porta de casa e até hoje não foram identificados os culpados.

Apesar das adversidades, a activista entregou ao Ministro da Saúde uma pe-tição com 20.000 assinaturas a favor do projecto de lei, com a esperança de que o actual Governo o aprove.

No entanto, desde a entrega da peti-ção a mulher foi alvo de ameaças anóni-mas. Na última mensagem que recebeu lia-se “estou preocupado consigo e acho que não vai viver por muito tempo. A sua vida vai terminar em breve, de alguma forma, porque está a brincar com poderes que se encontram acima da lei”.

FOTO

ARQ

UIVO

Preeyanan Lorsermvattana fundou a Rede Tailandesa para os Erros Médicos

Page 16: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 201516 JTM | ROTEIRO

TDM 13:00 TDM News (Repetição) 13:30 Telejornal RTPi (Diferido) 14:30 RTPi Directo 18:10 Avenida Brasil (Repetição) 19:00 TDM Talk Show (Repetição) 19:30 O Teu Olhar 20:30 Telejornal 21:20 Vingança Sr.1 22:10 Avenida Brasil 23:00 TDM News 23:30 Quaresma 01:00 Telejornal (Repetição) 01:50 RTPi Directo

30 FOX SPORTS13:00 Ultimate Submissions 14:00 UFC on FOX Sports 16:30 Perfection 17:00 AFC Asian Cup 2015 Quarter Final 4 - Japan vs UAE 18:30 Rise As One The Impossible Dream 19:00 World Rugby 19:30 Football Asia 20:00 FOX SPORTS Central 20:30 Dutch Eredivisie Ajax vs AZ 21:30 Sport Confidential 22:00 FOX SPORTS Central 22:30 UFC Tonight 23:30 Football Asia 00:00

Perfection 00:30 Ultimate Submissions

31 FOX SPORTS 213:00 Asean PGA Tours Highlights Sabah Masters 14:00 Asian Fishing Cham-pionships 14:30 AFF Suzuki Cup 2014 Philippines vs Indonesia 16:00 News> Sport Confidential 16:30 (LIVE) Australian Baseball League Championship Series 2015 19:30 LPGA 2015 Pure Slik Bahamas LPGA Classic Day 1 20:30 Necker Cup 21:00 Football Asia 21:30 FOX College Basketball Marquette vs Villanova 23:00 PGA Tour Highlights 2015 Waste Management Phoenix Open00:00 Volvo Ocean Race 00:30 (LIVE) LPGA 2015 Pure Slik Bahamas LPGA Classic Day 2

40 FOX MOVIES12:50 Peeples 14:30 How Do You Know 16:35 Prisoners 19:10 Unbreakable 21:00 Dead Man Down 23:00 Nurse 00:30 Now You See Me

41 HBO11:45 Atonement 13:45 Mission: Impossible Iii 15:45 The Bucket List 17:20 Open Season 18:45 The Matrix 21:00 Mindscape 22:35 Blood Diamond 00:55 Blades Of Glory

42 CINEMAX12:45 Dead Man On Campus 14:15 Hard Target 16:00 G.I. Blues 17:45 Streets Of Fire 19:15 Hollywood On Set 582 19:50 Chinatown 22:00 Jack Reacher 00:10 The Hunted

50 DISCOVERY13:00 American Chopper 14:00 Off The Hook: Extreme Catches 15:00 Gold Rush 16:00 Abalone Wars 3 17:00 How Do They Do It? 17:30 How It’s Made 18:00 Deadliest Catch 19:00 Ice Cold Gold 20:00 How Do They Do It? 21:00 Gadget Man Series 2 22:00 Wild China 23:00 Tethered Year 1 00:00 How Do They Do It?

51 NGC12:30 Bad Trip 13:25 Dead or Alive 14:20 Street Genius 15:15 24 Hours In A&E 16:10 Live Free Or Die 17:05 Underground Poker NYC 18:00 Dead or

Alive 19:00 Mega Food 20:00 Bad Trip 21:00 24 Hours In A&E 22:00 Live Free Or Die 23:00 Taboo 00:00 Eat: The Story of FoodE

54 HISTORY13:00 The Pickers 14:00 Counting Cars 15:00 America’s Book Of Secrets 16:00 10 Things You Don’t Know About 17:00 Ancient Aliens 18:00 Kings Of Restoration 18:30 Pawn Stars 19:00 The Pickers 20:00 Storage Wars: New York 20:30 Storage Wars: Canada 21:00 Vikings 00:00 The Pickers

55 FYI13:00 Flip This House 14:00 Hideous Houses 15:00 Epic Meal Empire 16:00 Food Factory 17:00 Bondi Vet 18:00 Flipping Boston 19:00 B.O.R.N. To Style 20:00 24-Hour Catwalk 22:00 B.O.R.N. To Style 23:00 Bondi Vet 00:00 24-Hour Catwalk

63 STAR WORLD12:55 The Rachel Zoe Project 13:45 The Apartment: Celebrity Edition 14:35 American Idol 15:25 America’s Next Top Model 16:15 Cougar Town 17:05 Styled to Rock 18:00 American Idol 19:00 Benched 19:30 Cristela 20:00 American Idol 20:55 Masterchef Junior US 21:50 America’s Next Top Model 22:45 Scandal 23:40 Sex and The City 00:35 Glee

82 RTPI14:30 Telejornal Madeira 15:00 Bom Dia Portugal-Directo 16:01 Os Nossos Dias 16:33 Cuidado Com a Língua! 16:46 Photo Madeira 17:15 Grande Entrevista 18:08 Era uma vez 18:13 Bem-vindos a Beirais 19:00 Telejornal Ásia-Directo 19:31 Palcos Agora 20:00 NOS PASSOS DE FERNÃO MENDES PINTO 20:06 Sabia Que? 20:29 Água de Mar 21:00 Jornal da Tarde-Directo 22:11 Quando o Comboio Apitar 23:11 Vida Animal em Portugal e no Mundo 23:14 Tanto Para Conversar 23:56 Cuidado Com a Língua! 00:07 Os Nossos Dias 00:37 O Preço Certo 01:29 Photo Madeira 02:00 Portugal em Directo-Directo 03:05 Sabia Que? 03:28 Água de Mar 04:00 Telejornal-Directo 05:00 Sexta às 9-Directo 05:40 Agora Nós

Número de Socorro 999Bombeiros 28 572 222PJ (Linha aberta) 993PJ (Piquete) 28 557 775PSP 28 573 333Serviços de Alfândega 28 559 944Hospital Conde S. Januário 28 313 731Hospital Kiang Wu 28 371 333CCAC 28 326 300IACM 28 387 333DST 28 882 184Aeroporto 88 982 873/74Táxi 28 283 283Táxi 28 939 939Água - Avarias 28 990 992Telecomunicações - Avarias 28 220 088Electricidade - Avarias 28 339 922Directel 28 517 520Rádio Macau 28 568 333Macau Cable 28 822 866

• • • TEMPO

130C/180C

• • • CÂMBIOSPATACA COMPRA VENDAUS DÓLAR 7.94 8.04EURO 9.23 9.34YUAN (RPC) 1.276 1.296

SOCIEDADE PROTECTORA

DOS ANIMAIS DE MACAU

TEL: 28715732/63018939ANIMA

TELEFONES ÚTEIS

CLUBE MILITAR DE MACAUAvenida da Praia Grande, 975, Macau

TEL: 28714000

• • • AMANHÃ 07/02

• • • HOJE 06/02110C/170C

WWW.SMG.GOV.MO

A programação é da responsabilidade das estações emissoras

23:00 (DIA 7)

23:00 (DIA 7)

00:15 (DIA 9)

TDM HD

TDM SPORT

TDM SPORT/HD

Manchester City vs Hull City

Atlético Madrid vs Real Madrid

West Ham vs Manchester United

CINETEATROS1 Blackhat14:15 • 16:45 • 19:15 • 21:45

S2 Into the Woods14:30 • 16:30 • 21:30

TORRE DE MACAUTaken 314:30 • 16:30 • 19:30 • 21.30

GALAXYThe Hobbit : The Battle of the Five Armies (3D)13:40 • 16:10 • 19:50 • 21:00 • 22:00 • 00:35

Taken 316:10 • 15:35 • 19:00 • 20:00 • 22:45 • 23:40

Paddington14:20 • 18:10

Big Hero 6 (3D)14:06 • 20:40

Exodus: Gods and Kings (3D)12:30

Night at the Museum: Secret of the Tomb (2D) - 15:05 • 17:10 • 19:05 • 21:00 • 23:00

Seventh Son (3D)14:10 • 16:05 • 17:50 • 18:00 • 20:00 • 22:30

The Theory of Everything13:10

Page 17: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015 JTM | OPINIÃO 17

Dito

“Este diploma [Lei Orgânica da As-sembleia Legislativa] prejudica os trabalhadores do quadro da Função Pública, porque o pessoal adminis-trativo que está a exercer funções de redactores de língua portuguesa e chinesa não foram abrangidos de uma forma justa”

Deputado José Pereira Coutinho, em declarações ao Hoje Macau

• • • HÁ 20 ANOS

In “Jornal de Macau”e “Tribuna de Macau”

06/02/1995

AIR MACAU VAI PROCESSAR O “EASTERN EXPRESS”O Alto Comissário Contra a Cor-rupção e Ilegalidade Administrativa (ACCCIA) não iniciou nem tencio-na iniciar qualquer investigação na “Air Macau”, disse à Lusa o adjunto deste órgão, Júlio Pereira. “A noticia publicada no diário Eastern Express, de Hong Kong, é falsa, sensacionalis-ta, contraditória e não tem qualquer fundamento”, precisou o adjunto do ACCCIA em declarações à Lusa. Na sua edição desta manhã, o “Eastern Express” – jornal de língua inglesa que se publica em Hong Kong – anuncia em manchete, que o ACCCIA iniciou uma investigação à actividade da Air Macau, designadamente em relação ao pagamento indevido de uma ver-ba mensal, a um funcionário público da Administração. Mesmo partindo do pressuposto da existência de uma ilegalidade, ela “seria sempre no cam-po disciplinar e nunca na espera da corrupção”, explicou Júlio Pereira, de-pois de esclarecer que a “Air Macau” é uma Empresa privada, embora de capitais públicos e que por isso, “fica fora da alçada” do Alto Comissário. O adjunto do ACCCIA, revelou ter sido contactado Sexta-feira por um jorna-lista do “Eastern Express”, que o co-locou perante a possibilidade do seu jornal, denunciar na edição de sábado um acto de corrupção na Air Macau. “Mediante esta questão, esclareceu o jornalista, o Alto Comissário só inves-tiga com base nos factos”, prosseguiu. Júlio Pereira disse ter ficado surpreen-dido esta manhã ao ler o conteúdo da noticia, por ter sido completamente desvirtuado o teor da conversa da véspera com o autor da noticia, o jor-nalista Kieron Flynn. Além dos mais, precisou, “não se encontra no teor da noticia qualquer fundamento para se iniciar uma investigação”. Para Júlio Pereira, a eventualidade de um fun-cionário público receber uma verba mensal da Air Macau, a troco de uma prestação de serviços, não choca com nenhum preceito legal. “Desde que o funcionário esteja autorizado (a traba-lhar na Air Macau), não há nenhum impedimento legal”, disse. Entretanto, uma fonte da Air Macau contactada pela Agência Lusa, informou que a empresa vai mover de imediato um processo judicial contra o Eastern Express, por divulgação de noticias falsas e distorcidas que prejudicam o bom nome da companhia, dos accio-nistas e funcionários.

O Metro e as minhas histórias!

OS DESATINADOSAlbano Martins*

Às vezes vale a pena recordar. Outras vezes não, que isso

pode-nos fazer perder o apeti-te.

O Metro Ligeiro entrou desde há muito em derrapagens constantes. Acho mesmo, sem querer ser má lín-gua, que desde o princípio.

Falo sobre ele há, salvo melhor, quase sete anos. Logo desde início contestei, depois de ouvir com cuida-do especialista da matéria, o início do andamento do que hoje constitui uma enorme dôr de cabeça da Adminis-tração e um sorvedouro constante de fundos públicos.

O novo Secretário vai ter uma vida complicada.

Primeiro porque herda um novelo de situações onde quase tudo se en-contra emaranhado. Segundo porque precisa de ter uma equipa que o auxi-lie a decidir. É preciso uma boa asses-soria para que, com pragmatismo mas decisão, avance rápido a limpar a casa toda. Imagino os processos pendentes que deve ter por entre mãos!

Faz bem em responsabilizar as chefias. Afinal vale sempre mais um general sem exército do que um exér-cito sem general. Um exército sem ge-neral é o caos em constante rebuliço.

Não queria estar na sua pele por nada deste mundo!

Raimundo de Rosário vai ter de pôr todos aqueles serviços a chutarem para a frente e não para trás ou para o lado ou, como diz um velho amigo meu, para fora das quatro linhas.

O pior que pode acontecer num serviço é os técnicos ou as chefias in-termédias ultrapassarem os chefes imediatos e irem, à sua revelia, despa-char para cima. Como nos havia habi-tuado o seu predecessor.

Um chefe, embora podendo em-prestar os seus conhecimentos técni-cos ao lugar que ocupa, é sobretudo recrutado não para ser um técnico mas para ser um gestor. E um gestor gere pessoas e situações sempre com um objectivo: resolver da melhor for-ma e o mais rapidamente possível as situações que vai defrontando no seu dia-a-dia. Um gestor não se prende com a miudeza do relatório técnico mas com o eixo central do seu traba-lho: a decisão sobre uma recomenda-ção que pode ou não vir a fazer sua, porque quem decide é o gestor e não quem a faz. Daí que um bom relatório deva ter sempre um sumário executi-vo que permita ao gestor não perder muito tempo com os detalhes. Em caso de dúvida, então, que remédio, vai ao pormenor do documento.

Quando se mede a eficácia de uma gestão, a formação da decisão depen-de de uma boa equipa que ajuda o decisor final a mais facilmente ter a certeza que a decisão é correcta e ne-cessária. Uma decisão protelada no tempo tem efeitos colaterais negati-vos muito mais perigosos do que uma decisão não totalmente correcta mas tomada em tempo que o bom senso aconselha deva ser o tempo útil.

Há quase sete anos atrás, em Abril de 2007, num artigo nestas páginas sobre transparências e outras coisas tais, da forma que me habituei a mim mesmo, ou seja, apimentada com um pouco de escárnio, mostrei a minha incredulidade sobre os primeiros pas-sos que se estavam a dar sobre o pro-

cesso do Metro em Macau.E, dizia eu, na altura que “depois

do processo Ao Man Long tudo levaria a crer que as entidades públicas seriam bem mais cuidadosas com a transpa-rência, qualidade e rigor técnico dos procedimentos, nomeadamente em matéria de concursos e adjudicações.

E, sobretudo, não meteriam pelo caixote do lixo abaixo o que a própria lei recomenda, entrando pelo cami-nho ousado das excepções! (...)

Convidam-se empresas para a primeira fase do Metro, mais precisa-mente para se escolher a que irá fazer a gestão do projecto (“Project mana-gement”), ou seja, fazer os cadernos de encargos e propôr a escolha da em-presa ou empresas que irão construir e vender material circulante e outros para o Metro ligeiro de Macau.

Ensinam os books que deveria ser uma empresa que se dedicasse apenas a consultoria (...), de modo a assegu-rar a necessária independência da de-cisão, sem interesses ramificados por outras áreas, para evitar conflitos de interesses e com uma grande expe-riência em project management, no caso, de grandes empreendimentos! (...)

Pois, diz-se que se consultaram 50 empresas, as maiores do mundo.

Ninguém diz quais e como foram consultadas.

Talvez que por telefone, segredam--me.

Das tais cinquenta, seleccionaram--se depois sete para apresentar pro-postas.

Públicamente não se sabe com que critérios objectivos as prendadas fo-ram seleccionadas.

Tudo feito no segredo dos deuses! (...)

Das sete escolhidas, apenas duas se encontram no ranking das 200 maiores empresas internacionais constantes da lista da ENR (Engineering News Re-cord) relativa a 2006/2007, a revista de referência mundial nessa matéria. Uma em quadragésimo lugar e outra em 126º lugar!

Das empresas seleccionadas que se dedicam exclusivamente a “project management” a diferença em factu-ração ronda os 360 milhões de euros, com a mais pequena a facturar apenas 20 milhões de euros.

Das sete escolhidas, uma é detida por um grupo que vende material cir-culante.

Logo, nem deveria ser convidada. Outra ou outras, já participaram

em fase de estudos anteriores para este mesmo projecto, pelo que estão em posição privilegiada face às res-tantes.

Mas ninguém vê nisso conflito de interesses!

Duas das sete nem fazem da ges-tão de projectos o seu negócio predo-minante.

A experiência em “project mana-gement” das empresas seleccionadas é tão diversa que umas mais parecem gigantes ao pé de anões.

Concorrência ou tudo está já deci-

dido à partida?Uma delas já mostra no seu site ofi-

cial o Metro ligeiro de Macau.Estranho, não acham?Do processo “competitivo” que co-

meçou com 50 empresas, veio-se a sa-ber, anteontem, que sómente três pro-postas foram recebidas e apenas duas aceites.

Das sete concorrentes quatro asso-ciaram-se entre si, duas a duas, redu-zindo a competitividade.

Imagine-se agora que tinham sido as sete a associarem-se numa só!

Era o cúmulo da transparência!Vá lá, uma pergunta de caloiro (ou

para caloiros?): não deveria o cader-no de encargos da licitação em causa, que também se encontra no segredo dos deuses, impedir a associação entre empresas que constam da “lista curta” das empresas convidadas?

Outra pergunta para caloiros (ou de caloiro): não deveria ser assegura-do ou tornado mais difícil, à partida, nomeadamente através de garantias prestadas, que nenhuma das concor-rentes viesse a desistir?

Fez-se isso?Finalmente: não é verdade que na

maior parte dos processos de “procu-rement” internacionais do género e na sequência de uma lista curta, quando apenas menos de três empresas apre-sentam propostas na primeira licita-ção, os concursos são anulados, como por exemplo acontece na Comissão Europeia?

E aqui, como vai ser?Se calhar nem o Menino Jesus sabe. Ou saberá devido à sua omipresen-

ça?Já só faltava mesmo que uma delas

acabasse por desistir ... mas viesse a ganhar a fase seguinte ... como prenda!

Para quê inventar caminhos tor-tos quando a lei é bem mais direita e transparente?”.

Escrevi assim na altura. Hoje, o Metro tem dificuldades em

andar rapidamente para a frente, pois muitas mãos se terão metido entre os pés desde o início desse já longo per-curso, a população protesta com tanto estaleiro às portas de casa, toda a gente perora sobre o traçado do Metro, a de-cisão parece ter caído à rua, o Comis-sariado de Auditoria faz as contas aos desvios do orçamento e leva as mãos à cabeça, seguido dos deputados que esses, sim, levam sempre as mãos à ca-beça, muitas vezes na tentativa de fa-zer dali sair uma ideia brilhante, que, como sabemos, não é coisa que viva normalmente naquela casa.

A sensação que nós, fora dessas li-des do Metro, temos é de que não há coordenação alguma das equipas e que, devido a isso, os custos vão con-tinuar a disparar. No limite, no pior dos limites, ainda há muita reserva fi-nanceira para pagar a brincadeira que presidiu ao lançamento descontrolado e descoordenado dessa obra, que é im-portante para Macau!

O Secretário vai ter de arranjar quem faça a gestão do projecto de for-ma profissional, porque não pode ir a todas!

Sob pena de não conseguir estan-car a sangria de recursos e de man-char o desempenho da sua super se-cretaria!.

*Economista.Escreve neste espaço às 6as-feiras.

Page 18: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 201518 JTM | LAZER

Eterna Laura Palmerde regresso a “Twin Peaks”A actriz Sheryl Lee (Laura Palmer) irá participar da nova temporada de “Twin Peaks”, prevista para estrear em 2016 – assim como Dana Ashbrook, que interpretou o namorado Bobby na série. O anúncio foi feito pelos dois actores no “Twin Peaks UK Festival”. Durante uma sessão de perguntas e respostas do evento, na última sexta-feira (16), Lee e Ashbrook revelaram a novidade aos fãs. O actor disse que soube do retorno por meio de uma mensagem da actriz Sherilyn Fenn, que dizia “Falei com David [Lynch, director]. Vamos voltar para Twin Peaks. Vamos divertir-nos”.

Patrick Dempsey anuncia divórcioao fim de 15 anos de casamentoO Dr. Shepherd da série “Anatomia de Grey” vê assim chegar ao fim o seu casamento, após 15 anos de união. “É com cuidadosa consideração e respeito mútuo que decidimos terminar nosso casamento. A nossa principal preocupação continua a ser o bem-estar dos nossos filhos, e pedimos, com profunda gratidão, respeito à privacidade da nossa família neste momento muito sensível”, refere o comunicado citado pela imprensa norte-americana. Este será o segundo divórcio do actor que já tinha sido casado com a actriz Rocky Parker, falecida no ano passado.

Filha de Will Smithsimula topless aos 14 anosA filha de Will Smith e Jada Pinkett está envolvida numa nova polémica. Willow, de apenas 14 anos, publicou nas redes sociais uma foto onde aparece com uma camisola que simula topless. A imagem foi publicada no âmbito da campanha “Free the Nipple” à qual já aderiram várias figuras públicas.

Tess Munster,

modelocom

grandes atributos

Com 120 quilos distribuídos por 1,65

metros de altura, Tess Munster é a

maior modelo plus size agenciada pela MiLK Management. “Finalmente posso

partilhar a novidade! Sou a primeira

modelo plus size e vou assinar contrato

com uma agência de topo”, revelou a

modelo no Facebook. À revista norte-

americana “People”, Tess confidenciou

ainda que este era um sonho antigo pelo qual lutou “toda a vida” sem

baixar os braços.

Page 19: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015 JTM | LAZER 19

Gente Gira Envie as suas fotos para: [email protected]

O que falta em Macau? por Zenki Ho

Penso que existem alguns proble-mas em Macau neste momento. Para começar, a qualidade do ar

tem piorado muito nos últimos tempos. O Executivo devia ter mais atenção aos veículos e ao nú-

mero de automóveis que circulam na estrada para reduzir a emissão de gases poluentes. Depois existe o problema relacionado com as multidões. Macau tem cada vez mais turistas e os residentes encontram cada vez mais obstácu-los nas deslocações. Penso que o Governo devia controlar o

número de visitantes porque, sobretudo nas zonas centrais da cidade, existem sempre multidões. Quanto a isso, julgo que o Governo e os serviços de imigração deviam também exercer um controlo mais apertado sobre a vinda de um número cada vez maior de pessoas para Macau

Panchões e pivetes

Alcina Oliveira recorda nas redes

sociais a ida ao Templo de A Ma,

com a família, para festejar (o que

seria na altura) a chegada do Ano

do Cavalo. “Todos os anos lá vamos

queimar uns pivetes e uns panchões que de acordo

com a lenda serve para afugentar

um animal sobrenatural, que

tem como vício matar pessoas e gado no fim do

ano”, explica Alcina ao GENTE .

Gestos que marcam a diferençaNo passado dia 28, foi dia de Natasha Fellini ser surpreendida pelos alunos. Ao chegar à aula, deparou-se com o seu nome e um grande sorriso estampados no quadro da sala. “Deixou-me muito contente e são momentos como estes que fazem com que eu seja muito feliz na minha profissão”, disse-nos Natasha. O GENTE GIRA incentiva a

que mais manifestos aconteçam para que os professores de Macau se mantenham firmes na sua missão... formar o futuro da RAEM.

Prémio de motivaçãoHá empresas que levam a sério a segurança no trabalho e premeiam os seus empregados por demonstrarem atenção e cuidado no seu

dever. Miguel Dias é um exemplo a seguir, ao ter recebido um prémio de motivação, por ter evitado um incêndio e um acidente de viação,

dentro da construção do Wynn Palace.

Princesa até na praia

Mestre Eddy Murphy esteve

de férias no Brasil com a

família e como não poderia

deixar de acontecer,

houve praia... muita praia. A foto foi tirada

em Praia Grande, um município do Estado de São Paulo, e demonstra

momentos de descontracção

partilhados com a filha.

Page 20: 10 PATACAS Faculdade de Design prevista para …2015/02/06  · cia no território através do IPIM. Numa interpelação escrita, Lei Cheng I destacou que a política de fixação

20 JTM | ÚLTIMA Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015 • Fecho da Edição • 01:00 horas

Grávidas com subsídiopara rastreio ao Síndrome de DownOs Serviços de Saúde vão atribuir um subsídio para apoiar as mulheres grávidas que tiveram que realizar o rastreio pré-natal do Síndrome de Down em instituições privadas. Os interessados devem deslocar-se ao balcão multifuncional do Átrio do Centro Hospitalar Conde de São Ja-nuário, munidos de documento de identificação, Boletim de Saúde Grá-vida, relatório de análise e facturas do exame de modo a verificar se sa-tisfazem os requisitos para aceder ao subsídio máximo de 1000 patacas. De acordo com os Serviços de Saúde, o apoio só será atribuído às grávi-das entre a 11.ª e a 14.ª semana de gestação e que no período compreen-dido entre os meses de Setembro e Dezembro de 2014 não conseguiram agendar o rastreio pré-natal do Síndrome de Down no hospital público. Ao todo os Serviços de Saúde estimam que existam 466 mulheres que realizaram o exame noutras instituições e que vão ser contactadas para poderem beneficiar do apoio.

É sempre esclarecedor quando as agências imobiliárias vêm a público ten-tar explicar os preços da compra e arren-damento das casas. Só se enterram ainda mais.

Em Macau as agências imobiliárias estão directamente ligadas à especula-ção. Quando o mercado está em alta, as previsões são de alta; quando o mercado está em baixa, as previsões continuam em alta, não fosse alguém esperar que tives-sem alguma coisa a ver com o mercado. Na verdade são as agências a regular o mercado e não o mercado a regular os preços do imobiliário.

A prová-lo, a agência imobiliária Riba-corp veio ontem explicar ao JTM que na base da actual crise está a baixa nas recei-tas do jogo. A agência fala de 2014 como um ano em que se passou “do paraíso ao inferno”, apenas tendo sido vendidas 7 200 unidades. Já segundo os números ofi-ciais relativos a 2014, porém, o preço das habitações aumentou 21 por cento.

Até nos chegam as lágrimas aos olhos com o “sofrimento” das imobiliárias...

ENPASSANTJosé Rocha Dinis

Quem regula o quê?

Sessão de solidariedadecom a ilha do FogoDecorre esta noite a partir das 23 horas no Hard Rock’s Café um espec-táculo em solidariedade para com a população da Ilha do Fogo, devido à erupção vulcânica, organizado pela Associação de Divulgação da Cultu-ra Cabo-verdiana (ADCC). O evento “Djunta Mon” inclui música cabo--verdiana, portuguesa e brasileira, com o programa a prever a actuação do Grupo “Humberto e amigos” e a participação da “Escola de Samba de Macau e o Grupo Axê Capoeira”, de acordo com uma nota divul-gada pela ADCC. À semelhança da entrada, a contribuição, para a qual é disponibilizado o número de uma conta bancária, é livre. A erupção vulcânica consumiu duas localidades de Chã das Caldeiras (Portela e Bangaeira) e destruiu mais de 30% dos 700 hectares de terra cultivável e várias infraestruturas, mas não provocou vítimas.

Mobiliário português brilhaem 50 Sombras de GreyO apartamento do sedutor milionário, palco dos encontros escaldan-tes entre Anastasia e Christian Grey já pode ser visitado online. E a maioria dos móveis de luxo é de quatro marcas portuguesas (Boca do Lobo, Koket, Brabbu e Delightfull), do grupo Menina Design, fun-dado por Amândio Pereira e Ricardo Magalhães, em 2008. A presença em duas das mais prestigiadas feiras de mobiliário americanas, na Carolina do Norte e em Nova Iorque, foi a montra para a equipa dos Estúdios Universal Pictures escolher os aparadores, armários, poltronas, cadeiras, mesas, roupeiros e candeeiros para os cenários da casa e do escritório de Grey. Sem qualquer tipo de customização “funcionou como uma permuta, emprestámos-lhes as peças para as filmagens, que decorreram em Vancouver, no Canadá, no Fairmont Hotel e no edifício Bentall Torre 5, e no ge-nérico final aparecerá a nossa marca”, explicou Dídia Sousa, relações públicas do grupo.

Preço do petróleo melhora previsõesde crescimento para PortugalDepois de registar um crescimento de 1% em 2014, a economia portuguesa deverá acelerar para uma variação do PIB de 1,6% este ano, antecipa a Comissão Europeia nas suas previsões de Inverno. As projecções ontem publicadas mostram que Bruxelas está mais optimista agora em relação à economia portuguesa do que estava há três meses. Nas previsões de Ou-tono, apontava para um crescimento de 0,9% em 2014 e de 1,3% em 2015. Agora reviu ligeiramente a estimativa para o ano passado para 1% e me-lhorou de forma significativa as expectativas para este ano. Em relação a 2017, manteve a mesma previsão: um crescimento de 1,7%. Em particular, a retoma da procura interna recebe a ajuda da diminuição dos preços das matérias primas nos mercados inter-nacionais, com um natural destaque para o custo mais reduzido dos produtos petrolíferos.

Varoufakis e Schäuble“nem sequer concordamque discordam”Os ministros das Finanças da Grécia e da Alemanha disseram, no final da sua reu-nião de ontem, que discordam em inúme-ros pontos e não conseguiram encontrar uma solução que agradasse a ambos para os problemas que enfrenta a zona euro. Mas a reunião, que se debruçou sobre o novo governo em Atenas e os seus planos de renegociar a dívida grega, não servia, sublinharam os ministros, para achar so-luções. Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião, Wolfgang Schäuble, ministro alemão, afirmou que os dois mi-nistros não estão de acordo no que se deve fazer a seguir. “Mas concordámos que dis-cordamos”, disse o ministro, usando a ex-pressão inglesa “we agreed to disagree”. O seu homólogo grego, porém, Yanis Va-roufakis, corrigiu-o: “Do meu ponto de vista, nem sequer concordámos que dis-cordamos”, disse. “Concordámos que va-mos começar deliberações, enquanto par-ceiros, com uma orientação comum para uma solução comum para os problemas europeus”.