1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação...

24
1 Fonte Foto: NASA Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico Instituto Tecnológico de Aeronáutica de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M. Cunha M. Cunha Denis Loubach, João Carlos S. Nobre, Erika Miranda, Denis Loubach, João Carlos S. Nobre, Erika Miranda, Priscila Fernandes, Erick Carvalho, Ten. Martins Priscila Fernandes, Erick Carvalho, Ten. Martins 28 de novembro, 2005 – ITA - IEC – Mini Auditório CCS/SJ 28 de novembro, 2005 – ITA - IEC – Mini Auditório CCS/SJ

Transcript of 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação...

Page 1: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

1

Fonte Foto: NASAFonte Foto: NASA

Instituto TecnológicoInstituto Tecnológicode Aeronáuticade Aeronáutica

Divisão de Ciência da ComputaçãoDivisão de Ciência da ComputaçãoMatérias de Pós-GraduaçãoMatérias de Pós-GraduaçãoCE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M. CunhaCE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M. Cunha

Denis Loubach, João Carlos S. Nobre, Erika Miranda, Denis Loubach, João Carlos S. Nobre, Erika Miranda, Priscila Fernandes, Erick Carvalho, Ten. MartinsPriscila Fernandes, Erick Carvalho, Ten. Martins

28 de novembro, 2005 – ITA - IEC – Mini Auditório CCS/SJ28 de novembro, 2005 – ITA - IEC – Mini Auditório CCS/SJ

Page 2: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

2

AgendaAgenda

• IntroduçãoIntrodução

• Desenvolvimento (Protótipos Acadêmicos)Desenvolvimento (Protótipos Acadêmicos)

• Testes automatizadosTestes automatizados

• Conclusões e RecomendaçõesConclusões e Recomendações

MotivaçãoMotivação ContextualizaçãoContextualização Enunciado do ProblemaEnunciado do Problema Alternativa de Solução EscolhidaAlternativa de Solução Escolhida TítuloTítulo Redução de EscopoRedução de Escopo

Unidades de Software de Computador - USCsUnidades de Software de Computador - USCs Componentes de Software de Computador - CSCsComponentes de Software de Computador - CSCs Item de Configuração de Software de Computador - ICSCItem de Configuração de Software de Computador - ICSC

Rational Quality Architect RealTime – RQA-RTRational Quality Architect RealTime – RQA-RT Rational Test RealTime – RT-RTRational Test RealTime – RT-RT Análise de SensitividadeAnálise de Sensitividade

Page 3: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

3

IntroduçãoIntrodução

• MotivaçãoMotivação

Durante o 1º Durante o 1º WorkshopWorkshop de Sistemas Embarcados e de Tempo Real, que de Sistemas Embarcados e de Tempo Real, que contou com a participação do Engcontou com a participação do Engoo Flávio Araripe (IAE), Gerente do Flávio Araripe (IAE), Gerente do Projeto VANT e do Prof. Dr. Marco Antônio Chamon (INPE), Gerente do Projeto VANT e do Prof. Dr. Marco Antônio Chamon (INPE), Gerente do Projeto de Satélites Universitários, foram apresentadas as necessidades Projeto de Satélites Universitários, foram apresentadas as necessidades dos respectivos projetos, destacando-se a dos respectivos projetos, destacando-se a imperiosaimperiosa participação do participação do setor acadêmico no desenvolvimento dos citados projetos.setor acadêmico no desenvolvimento dos citados projetos.

Page 4: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

4

IntroduçãoIntrodução

• ContextualizaçãoContextualização

À medida em que o uso de sistemas computacionais prolifera, aplicações À medida em que o uso de sistemas computacionais prolifera, aplicações com com hard real-time hard real-time (aplicações militares) e (aplicações militares) e soft real-time soft real-time (eletrodomésticos, celulares, etc.) tornam-se muito comuns. Entretanto, a (eletrodomésticos, celulares, etc.) tornam-se muito comuns. Entretanto, a variação de complexidade e a garantia de atendimento de restrições variação de complexidade e a garantia de atendimento de restrições temporais por parte de tais aplicações mostra-se muito ampla. Várias temporais por parte de tais aplicações mostra-se muito ampla. Várias ferramentas CASE estão disponíveis para o desenvolvimento de tais ferramentas CASE estão disponíveis para o desenvolvimento de tais aplicações, como por exemplo, Rhapody, ARTiSAN, TauG2 e Rose aplicações, como por exemplo, Rhapody, ARTiSAN, TauG2 e Rose RealTime (os quatro mais fortes).RealTime (os quatro mais fortes).O uso de Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT em aplicações civis e O uso de Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT em aplicações civis e militares visando o reconhecimento aéreo, monitoramento de recursos militares visando o reconhecimento aéreo, monitoramento de recursos naturais, redes elétricas, e de dutos de petróleo são realidade no mundo naturais, redes elétricas, e de dutos de petróleo são realidade no mundo moderno.moderno.O País, atualmente, busca capacitar-se ao desenvolvimento de Sistemas O País, atualmente, busca capacitar-se ao desenvolvimento de Sistemas Embarcados de Tempo Real para serem empregados em VANTs para Embarcados de Tempo Real para serem empregados em VANTs para administração, controle e gerenciamento do mesmo. administração, controle e gerenciamento do mesmo. A busca de tal capacitação também recai sobre a qualidade, confiabilidade A busca de tal capacitação também recai sobre a qualidade, confiabilidade e segurança (e segurança (safetysafety) dos sistemas desenvolvidos, devendo estar ) dos sistemas desenvolvidos, devendo estar assegurada por meio do uso de normas e padrões, tais como a DO-178B.assegurada por meio do uso de normas e padrões, tais como a DO-178B.

Page 5: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

5

ObjetivoObjetivo• Enunciado do ProblemaEnunciado do Problema

• Alternativa de Solução EscolhidaAlternativa de Solução Escolhida

• TítuloTítuloProtótipo de Projeto de CSC – Suporte do VANTProtótipo de Projeto de CSC – Suporte do VANT

Dotar o CSC Suporte do VANT de um Dotar o CSC Suporte do VANT de um Protótipo de Projeto de USC de Protótipo de Projeto de USC de Controle de Barramento de DadosControle de Barramento de Dados, visando propiciar o suprimento , visando propiciar o suprimento de necessidades de comunicação, reduzindo desperdícios de recursos e de necessidades de comunicação, reduzindo desperdícios de recursos e aumentando a capacidade de suporte ao funcionamento de VANTs, até aumentando a capacidade de suporte ao funcionamento de VANTs, até o final do 2º semestre de 2005o final do 2º semestre de 2005 . .

Desenvolver uma USC de Controle de Barramento de Dados de um Desenvolver uma USC de Controle de Barramento de Dados de um VANT genérico para o CSC Suporte do VANT, visando propiciar o VANT genérico para o CSC Suporte do VANT, visando propiciar o suprimento de necessidades de comunicação, reduzindo desperdícios suprimento de necessidades de comunicação, reduzindo desperdícios de recursos e aumentando a capacidade de suporte ao funcionamento de recursos e aumentando a capacidade de suporte ao funcionamento de VANTs, até o final do 2º semestre de 2005de VANTs, até o final do 2º semestre de 2005 . .

• Redução de EscopoRedução de EscopoSuporte a: Suporte a: Barramento de Dados, Central de Alarmes, Sistema Elétrico e Caixa PretaBarramento de Dados, Central de Alarmes, Sistema Elétrico e Caixa Preta ..

Page 6: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

6

DesenvolvimentoDesenvolvimento

• Unidades de Software de Computador (Protótipos)Unidades de Software de Computador (Protótipos)

Barramento de Dados (Denis Loubach/Erick Carvalho)Barramento de Dados (Denis Loubach/Erick Carvalho)

Central de Alarmes (Erika Miranda) Central de Alarmes (Erika Miranda)

Sistema Elétrico (Priscila Fernandes)Sistema Elétrico (Priscila Fernandes)

Caixa Preta (João Carlos/Martins)Caixa Preta (João Carlos/Martins)

Tela do Rational Rose RealTime

Page 7: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

7

DesenvolvimentoDesenvolvimento• USC – Barramento de DadosUSC – Barramento de Dados

Monitoramento de Interrupções;Monitoramento de Interrupções;Controle de Controle de ReadRead & & WriteWrite; e; eLeitura de Leitura de StatusStatus atual; atual;

InternalEntrance

MI

STA

RW

Initial

t_monitora_interrupt

t_return_minterrupt

t_return_statust_monitora_status

t_return_rw

t_monitora_r

t_ monitora_ wInitial

t_monitora_interrupt

t_return_minterrupt

t_return_statust_monitora_status

t_return_rw

t_monitora_r

t_ monitora_ w

Waiting

READ WRITE

Initial

t_read

t_return_read t_return_write

t_writeInitial

t_read

t_return_read t_return_write

t_write

idle busy

Initial

turnIdle

turnBusy

status status

Initial

turnIdle

turnBusy

status status

Diagrama de Estados da cápsula Interface (acima) e RW (abaixo) – Barramento de Dados.

Diagrama de Estados de RW do B. Dados (acima).Diagrama de Estrutura da TopCapsule (abaixo).

Page 8: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

8

DesenvolvimentoDesenvolvimento

• USC – Central de AlarmesUSC – Central de Alarmes

Recebe alarmes de outras USCsRecebe alarmes de outras USCsGerência mensagens importantesGerência mensagens importantes

waiting

verify sendAlarmlowBattery

Initial

True

False

timeout

timeout

verifyCharge

Diagrama de Estados da cápsula central de alarmes.

Page 9: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

9

DesenvolvimentoDesenvolvimento

• USC – Sistema ElétricoUSC – Sistema Elétrico

Controle de bateriasControle de bateriasGerência do Sistema ElétricoGerência do Sistema ElétricoEmissão de alarmesEmissão de alarmes

waiting

verify sendAlarm

lowBattery

Initial

True

False

timeout

timeout

verifyCharge

lowBattery

Initial

True

False

timeout

timeout

verifyCharge

consumer

Initial

life

Initial

life

/ vsel_armazenamento : VSEL_ARMAZENAMENTO

/ vsel_powercontrol : VSEL_PowerControl

+ / vsel_interface : vsel_protocol

+ / vsel_interface : vsel_protocol

+ / vsel_internal : vsel_protocol

+ / vsel_internal : vsel_protocol~

+ / vsel_interface : vsel_protocol

/ vsel_armazenamento : VSEL_ARMAZENAMENTO

+ / vsel_interface : vsel_protocol

+ / vsel_internal : vsel_protocol

/ vsel_powercontrol : VSEL_PowerControl

+ / vsel_internal : vsel_protocol~

Diagrama de Estados de uma cápsula do VSEL

Diagrama de Estados de uma cápsula do VSEL, processo consumidor de energia (ao lado). Diagrama de Estrutura da TopCapsule (abaixo).

Page 10: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

10

DesenvolvimentoDesenvolvimento

• USC – Caixa PretaUSC – Caixa Preta

Recebimento dos principais Recebimento dos principais logslogs do sistema; do sistema;Controle e armazenamento de mensagens.Controle e armazenamento de mensagens.

avtive

Initial

roll

Initial

roll

/ registrarParametro : RegistrarParametro

/ capturarParametro : CapturarParametro

+ / OUTusc : vcxp_protocol

+ / roll : vcxp_protocol

+ / angle : vcxp_protocol

+ / heading : vcxp_protocol

+ / outUSC : vcxp_protocol

+ / heading : vcxp_protocol~

+ / roll : vcxp_protocol~

+ / angle : vcxp_protocol~

+ / OUTusc : vcxp_protocol

/ registrarParametro : RegistrarParametro

+ / roll : vcxp_protocol

+ / angle : vcxp_protocol

+ / heading : vcxp_protocol

+ / outUSC : vcxp_protocol

/ capturarParametro : CapturarParametro

+ / heading : vcxp_protocol~

+ / roll : vcxp_protocol~

+ / angle : vcxp_protocol~

Espera

CapturarParametro

ValidarParametro

EmpacotarParametro

RegistrarParametro

IsValid

Initial

para_espera

para_registro

verifica_statusTrue

False

validaParamInterno

validaParamExterno

timer

IsValid

Initial

para_espera

para_registro

verifica_statusTrue

False

validaParamInterno

validaParamExterno

timer

Diagrama de Estados de uma cápsula do VCXP (acima), diagrama de estrutura da cápsula principal deste CSC.

Page 11: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

11

DesenvolvimentoDesenvolvimento

• CSC – Suporte do VANTCSC – Suporte do VANT

Visão LógicaAplicação do Conceito de Empacotamentono Modelo, visando organização.

Diagrama de Estrutura interconectando todas as cápsula deste CSC. Visão Lógica.

Page 12: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

12

DesenvolvimentoDesenvolvimento

• ICSC – VANTICSC – VANT

/ vant : VANT_Main

/ stubec : stubEC

+ / OutEC : COM_PROTOCOL~

+ / ec : COM_PROTOCOL

/ vant : VANT_Main

+ / OutEC : COM_PROTOCOL~

/ stubec : stubEC+ / ec

: COM_PROTOCOL

Visão LógicaAplicação do Conceito de Agregação de Estrutura, visando organização do Modelo.

Visão Lógica: ICSC VANT e ICSC EC.

Page 13: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

13

Testes AutomatizadosTestes Automatizados

• USC – Barramento de DadosUSC – Barramento de Dados

/ vcal_meam : VCAL_MEAM

/ vbad_rw : VBAD_RW

/ vbad_interface : VBAD_Interface

/ vbad_status : VBAD_STATUS

/ vsel_armazenamento : VSEL_ARMAZENAMENTO

+ / vcal_interface : vcal_protocol

+ / rw_port : VBAD_PInterface~

+ / status : Status_Protocol~

+ / interface_mi : VBAD_PInterface

+ / interface_status : VBAD_PInterface~

+ / interface_rw : VBAD_PInterface

+ / vbad_vcal : vcal_protocol~

+ / vbad_vcxp : vcxp_protocol~

+ / vbad_vsel : vsel_protocol~

+ / status_port : VBAD_PInterface

+ / status_internal : Status_Protocol

+ / vsel_interface : vsel_protocol

+ / vsel_internal : vsel_protocol

+ / vcal_interface : vcal_protocol

+ / rw_port : VBAD_PInterface~

+ / status : Status_Protocol~

+ / interface_mi : VBAD_PInterface

+ / interface_status : VBAD_PInterface~

+ / interface_rw : VBAD_PInterface

+ / vbad_vcal : vcal_protocol~

+ / vbad_vcxp : vcxp_protocol~

+ / vbad_vsel : vsel_protocol~

+ / status_port : VBAD_PInterface

+ / status_internal : Status_Protocol

+ / vsel_interface : vsel_protocol

+ / vsel_internal : vsel_protocol

Diagrama de Colaboração - 1a Versão de Escudo de Testes em C++ para o Componente de Software de Computador VSUP.

Envolve: Unidades de Software de Computador que compõe o CSC VSUP.

Teste: Controle do Número Máximo de Falhas Antes de Abortar a Missão, Gerência do Sistema Elétrico, Controle de Read e Write e Leitura/Escrita de Status do Barramento de Dados.

Elaboração:Denis Loubach

/ vbad_status : VBAD_STATUS

/ vbad_rw : VBAD_RW

1: request : request1: request : request

2: turnBusy : turnBusy (true)2: turnBusy : turnBusy (true)

3: turnIdle : turnIdle (false)3: turnIdle : turnIdle (false)

T est number 1.

Sequence Diagram: T estR esult / R QAR T 1aVersaoEscudoT estesVSU P_ R esults_

051025141707 / SQ_ T estHarness_2_ T race_ 051025141707

Number of test that passed: 1Double-click for tests that failed.

Diagrama de Colaboração para Testes (acima). Etiqueta de execução de Testes (ao lado)

Diagrama de Seqüência originado do Diagramade Colaboração

Page 14: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

14

Testes AutomatizadosTestes Automatizados

• USC – Central de Alarmes e USC – Sistema ElétricoUSC – Central de Alarmes e USC – Sistema Elétrico

/ vsel_armazenamento : VSEL_ARMAZENAMENTO

/ vcal_meam : VCAL_MEAM

/ vbad_status : VBAD_STATUS

/ vbad_interface : VBAD_Interface

/ vbad_rw : VBAD_RW

1: request : request1: request : request

2: turnBusy : turnBusy (true)2: turnBusy : turnBusy (true)

3: turnIdle : turnIdle (false)3: turnIdle : turnIdle (false)

1: activeWrite : activeWrite ('1')1: activeWrite : activeWrite ('1')

2: returnContext : returnContext2: returnContext : returnContext

3: activeRead : activeRead ('0')3: activeRead : activeRead ('0')

4: returnContext : returnContext4: returnContext : returnContext

5: informError : informError ('x')5: informError : informError ('x')

6: write : write ('e')6: write : write ('e')

7: informCarga : informCarga (90)7: informCarga : informCarga (90)

8: write : write ('o')8: write : write ('o')

Diagrama de Seqüência dos testes aplicados.

Page 15: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

15

Testes AutomatizadosTestes Automatizados

• USC – Caixa PretaUSC – Caixa PretaDiagrama de Colaboração - 1ª Versão do Escudo de Teste

Envolve: USCs que integram o CSC-VSUPTeste: Recebimento de um parâmetro da USC e armazenameto no RDV.Criado por: J oão Carlos

Diagrama de Colaboração para Testes (acima). Etiqueta de execução de Testes (ao lado)

Diagrama de Seqüência originado do Diagrama de Colaboração

Page 16: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

16

Testes AutomatizadosTestes Automatizados

• Rational Quality Architect RealTime – RQA-RTRational Quality Architect RealTime – RQA-RT

Integrado ao Integrado ao Rose RealTime;Rose RealTime;

Baseado em Diagramas de Colaboração Baseado em Diagramas de Colaboração e Diagramas de Seqüência;e Diagramas de Seqüência;

Testes de integridade de sistema;Testes de integridade de sistema;

Teste de Caixa Preta/Branca.Teste de Caixa Preta/Branca.

Tela do RQA-RT.

Page 17: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

17

Testes AutomatizadosTestes Automatizados

• Rational Test RealTime – RT-RTRational Test RealTime – RT-RT

Telas do Rational Test RealTime.

Page 18: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

18

Testes AutomatizadosTestes Automatizados• Rational Test RealTime – RT-RTRational Test RealTime – RT-RT

Diagramas de estado em tempo de execução do modelo.

Page 19: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

19

TestesTestes

Análise Análise de Sensitividadede Sensitividade

Foram trocados duas ocorrências de CASE por IF no código do arquivo fonte VBAD_RW.cpp.

Esta alteração impactou no aumento da Dificuldade Computacional (Halstead Metrics), aumento de Tempo de Teste em 24 minutos, entre outros. De maneira geral, este tipo de situação requer máquinas com maior poder de processamento, e sobre o tempo, prejudica o que alocou-se como previsão inicial.

Por outro lado, a complexidade computacional ( Sum of V(g) ) diminui em 2 unidades.

Page 20: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

20

TestesTestesMétricasMétricas

Métricas em Nível de Arquivo (Line & Comments):•Comment only lines: Números de Linhas Comentadas•Comments: Número de Comentários•Empty lines: Números de Linhas em Branco•Source only lines: Números de Linhas com Código sem comentário•Source and comment lines: Números de Linhas com Código e comentário•Lines: Números de Linhas de Código•Comment rate: Percentual de Comentários no Total do Código

Métricas em Classe ou Pacote (Statements & Levels):•Maximum level: Número máximo de níveis•Total level: Total de níveis•Maximum statements: Número máximo de statements•Total statements: Total de statements em todos os níveis

Métricas de Complexidade estimada do Código Fonte (V(g)):•Maximum V(g): Maior Complexidade•Mean V(g): Média Complexidade•Standard deviation from V(g): Desvio Padrão Complexidade•Sum of V(g): Complexidade Total

Page 21: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

21

TestesTestes

Métricas (cont.)Métricas (cont.)Métricas de Complexidade Computacional do Código Fonte (Métricas de Complexidade Computacional do Código Fonte (Halstead MetricsHalstead Metrics))

Page 22: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

22

Conclusões e RecomendaçõesConclusões e Recomendações

• Trabalhar em grupo de maneira organizada é fundamental; eTrabalhar em grupo de maneira organizada é fundamental; e

• Cada USC manteve sua identidade preservada até o final deCada USC manteve sua identidade preservada até o final detodas integrações;todas integrações;

• Utilizou-se das ferramentas Utilizou-se das ferramentas Rose RealTime, Quality Rose RealTime, Quality Architect e Test RealTimeArchitect e Test RealTime com sucesso dentro das com sucesso dentro das expectativas;expectativas;

• O CSC Suporte do VANT foi implementado, verificado e O CSC Suporte do VANT foi implementado, verificado e validado com sucesso, porém sem completeza, conformevalidado com sucesso, porém sem completeza, conformeobjetivado;objetivado;

• Os passos da Missão Atribuída, diretamente relacionados Os passos da Missão Atribuída, diretamente relacionados com o VANT, puderam executar-se com sucesso;com o VANT, puderam executar-se com sucesso;

• Recomenda-se a criação de um Gerente de Projeto, visandoRecomenda-se a criação de um Gerente de Projeto, visandodefinir o papel de integrador, definindo políticas e possíveisdefinir o papel de integrador, definindo políticas e possíveisestratégias.estratégias.

Page 23: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

23

Referências BibliográficasReferências Bibliográficas Notas de aula 2º Semestre/05 Notas de aula 2º Semestre/05

CE-230 e CE-235CE-230 e CE-235Prof. Dr. Adilson Marques da CunhaProf. Dr. Adilson Marques da Cunha

Site IBM-RationalSite IBM-Rationalhttp://www.ibm.comVisitado em novembro/2005Visitado em novembro/2005

Sistemas de Tempo RealSistemas de Tempo RealJean-Marie Fernandes, Joni da Silva Fraga, Rômulo Silva de OliveiraJean-Marie Fernandes, Joni da Silva Fraga, Rômulo Silva de OliveiraDept. de Automação de SistemasDept. de Automação de SistemasUFSC, Florianópolis, julho de 2000UFSC, Florianópolis, julho de 2000

Padrão DO-178BPadrão DO-178B

Rational Test RealTimeUser GuideRational Test RealTimeUser Guide

FTP IBM-RATIONALFTP IBM-RATIONALftp://ftp.software.ibm.com/software/rational/docs/documentation/manuals/v2003/

Visitado em novembro/2005Visitado em novembro/2005

Page 24: 1 Fonte Foto: NASA Instituto Tecnológico de Aeronáutica Divisão de Ciência da Computação Matérias de Pós-Graduação CE-230 e CE-235, Prof. Dr. Adilson M.

24

Instituto Tecnológico de AeronáuticaInstituto Tecnológico de Aeronáutica

Curso de Pós-Graduação em Curso de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica e ComputaçãoEngenharia Eletrônica e Computação

CE-235 Sistemas Embarcados de Tempo RealCE-235 Sistemas Embarcados de Tempo RealCE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de SoftwareCE-230 Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software

Professor Dr. Adilson Marques da CunhaProfessor Dr. Adilson Marques da Cunha2° Semestre de 2005 2° Semestre de 2005

Protótipo de CSC – Suporte do VANTProtótipo de CSC – Suporte do VANTporpor

Denis Loubach, Erika Miranda, João Carlos, Priscila Fernandes,Denis Loubach, Erika Miranda, João Carlos, Priscila Fernandes,Erick Carvalho e Ten. MartinsErick Carvalho e Ten. Martins

Obrigado!Obrigado!