04 - Método Científico - CITOLOGIA

8
7/21/2019 04 - Método Científico - CITOLOGIA http://slidepdf.com/reader/full/04-metodo-cientifico-citologia 1/8  Profº. Ms. Erivaldo Laurindo Gomes Biólogo (Lic/Bach) – UFERSA/ UERN Especialista em Piscicultura – UFV/CPT Mestrando em Genética Animal – PPGPA/UFERSA CV: http://lattes.cnpq.br/7843278843244295 Fones: +55 (84) 9161 - 1944 / 8862 - 1715  CRBIO: 29103 NOME: Areia Branca/RN 

description

gdgdfgdgdfgdg

Transcript of 04 - Método Científico - CITOLOGIA

Page 1: 04 - Método Científico - CITOLOGIA

7/21/2019 04 - Método Científico - CITOLOGIA

http://slidepdf.com/reader/full/04-metodo-cientifico-citologia 1/8

 

Profº. Ms. Erivaldo Laurindo Gomes 

Biólogo (Lic/Bach) – UFERSA/ UERN 

Especialista em Piscicultura – UFV/CPT 

Mestrando em Genética Animal – PPGPA/UFERSA 

CV: http://lattes.cnpq.br/7843278843244295 

Fones: +55 (84) 9161-1944 / 8862-1715 

CRBIO: 29103 

NOME:

Areia Branca/RN 

Page 2: 04 - Método Científico - CITOLOGIA

7/21/2019 04 - Método Científico - CITOLOGIA

http://slidepdf.com/reader/full/04-metodo-cientifico-citologia 2/8

 

1 ENEM 2015 – BIOLOGIA

Profº. Ms. Erivaldo Laurindo GomesBiólogo (Lic/Bach) – UFERSA/ UERN - CRBIO: 29103

Especialista em Piscicultura – UFV/CPTMestrando em Genética Animal – PPGPA/UFERSA

CV: http://lattes.cnpq.br/7843278843244295Fones: +55 (84) 9161-1944 / 8862-1715

AULA 04AS BASES DA VIDA:

Método Científico

MÉTODO CIENTÍFICO

O Método Científico é uma forma de

investigação da natureza. Para isso,não leva em consideraçãosuperstições ou sentimentosreligiosos, mas a lógica e aobservação sistemática dosfenômenos estudados. Muitaspessoas acreditam que os cientistassão dotados de um misterioso epoderoso método de raciocínio que

lhes permitem resolver a grande maioria dos problemas. Realmenteos cientistas têm uma maneira especial de encarar os problemas,envolvendo a curiosidade, imaginação, a capacidade de questionare interpretar suas observações.

Nem tudo na vida acontece exatamente como planejadoou como o esperado. Na Ciência também não é diferente. Hámuitos exemplos de achados e descobertas acidentais,inesperadas entre os cientistas. Essas descobertas acidentais nãosão tão comuns. Normalmente os cientistas trabalham muito e pormuito tempo para chegar a um resultado de uma pesquisa. O quecaracteriza um cientista é a sua capacidade de questionar asexplicações feitas e aceitas a partir de experimentos, elaborando-oscom a finalidade de investigar novos problemas. Em Ciência, novasidéias são construídas a partir de idéias anteriores. As respostas deontem são usadas para formular as perguntas de hoje. A maneirapela qual um cientista se propõe a resolver um novo problema ou

questionar a validade de um conhecimento anterior é chamada deMÉTODO CIENTÍFICO, que se fundamenta em 5 etapas básicas:

Etapas do Método Científico

1ª Etapa: Identificação do Problema → para iniciar uma pesquisa,um cientista precisa de um problema, que incentive uma solução.

2ª Etapa: Coleta de dados → Para resolver um problema énecessário coletar dados que fornecerão informações para chegara uma resposta.

3ª Etapa: Formulação das hipóteses → As informações obtidas na

coleta de dados serão usadas para formular hipóteses, que é, umpalpite ou uma possível solução para o Problema.

4ª Etapa: Experimento → é a etapa em que se faz as experiências,ou seja, comprova se a hipótese é ou não verdadeira.

5ª Etapa: Conclusão → é a última etapa do método científico ondeo cientista chega a uma resposta para o problema.

QUESTÕES

01. Utilize as alternativas a seguir para responder as

questões I e II.

a) 

Controle experimental

b)  Experimentoc)

 

Hipótesed)  Observação

I. 

Um pesquisador demarcou uma floresta e contou onumero de indivíduos de cada uma das diferentesespécies de arvores existente no local. Qual dasalternativas corresponde a esse tipo de atividade? ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

II.  Com objetivo de testar a eficiência de uma nova vacina deuma doença chamada febre aftosa, vacinou-se um lote devinte vacas, deixando outras vinte sem vacinar. Apósalgum tempo injetou-se em todas as vacas o víruscausador da febre aftosa. O que representa o lote não

vacinado? ______________________________________________ ______________________________________________ ______________________________________________

02. Numa experiência controlada o grupo controle tempor objeto:

a) Testar outras variantes do resultado previsto.b) Confirmar as conclusões obtidas no grupo experimentalc) Desmentir as conclusões obtidas no grupo experimentald) servir de referência padrão face aos resultados fornecidospelo grupo experimentale) Testar a eficiência dos equipamentos usados naexperiência

03. O método cientifico compreende determinado numerode procedimentos levados a efeito de qualquer pesquisaa primeira fase do procedimento diz a respeito a:

a) Propor problemas e levantar hipótesesb) Efetuar Observações

c) Registrar dadosd) Elaborar explicaçõese) Realizar experiências

04. Um estudante decidiu testar os resultados da falta dedeterminada vitamina na alimentação de um grupo deratos.Colocou, então, cinco ratos em uma gaiola e retirou desua dieta seus alimentos ricos na vitamina em questão.Após alguns dias, os pelos dos ratos começaram a cair.Concluiu então, que esta vitamina desempenha algumpapel no crescimento e manutenção dos pelos. Sobeessa experiência podemos afirmar.

Page 3: 04 - Método Científico - CITOLOGIA

7/21/2019 04 - Método Científico - CITOLOGIA

http://slidepdf.com/reader/full/04-metodo-cientifico-citologia 3/8

 

2 ENEM 2015 – BIOLOGIA

Profº. Ms. Erivaldo Laurindo GomesBiólogo (Lic/Bach) – UFERSA/ UERN - CRBIO: 29103

Especialista em Piscicultura – UFV/CPTMestrando em Genética Animal – PPGPA/UFERSA

CV: http://lattes.cnpq.br/7843278843244295Fones: +55 (84) 9161-1944 / 8862-1715

AULA 04AS BASES DA VIDA:

Método Científico

a) A experiência obedeceu aos princípios do métodocientifico, mas a conclusão do estudante pode não serverdadeira.b) A experiência foi correta e a conclusão também. O

estudante seguiu as normas do método cientificoadequadamente.c) A experiência não foi realizada corretamente porque oestudante não utilizou o grupo controle.d) O estudante não fez a experiência de forma correta, poisnão utilizou instrumentos especializados.e) A experiência não foi correta porque a hipótese doestudante não era uma hipótese possível a ser testadaexperimentalmente.

05. O tema “teoria da evolução” tem provocado debatesem certos locais dos Estados Unidos da América, comalgumas entidades contestando seu ensino nas escolas.Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termoteoria que, no entanto, tem significado bem definido paraos cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoria é: 

(A) Sinônimo de lei científica, que descreve regularidades defenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobreeles.(B) Sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda semcomprovação experimental.(C) Uma ideia sem base em observação e experimentação,

que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano.(D) Uma ideia, apoiada no conhecimento científico, que tentaexplicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazerprevisões sobre eles.(E) Uma ideia, apoiada pelo conhecimento científico, que, detão comprovada pelos cientistas, já é considerada umaverdade incontestável.

06. Ao examinar um fenômeno biológico, o cientistasugere uma explicação para o seu mecanismo,baseando-se na causa e no efeito observados. Esseprocedimento:

01. Faz parte do método científico.02. É denominado formulação de hipóteses.04. Deverá ser seguido de uma experimentação.08. Deve ser precedido por uma conclusão.

Dê como resposta a soma dos números das asserçõescorretas.A partir das informações dadas, enumere as informações, emordem sequencial, de acordo com as etapas do métodocientífico:

( ) Conclusões( ) Possíveis respostas para a pergunta em questão(hipótese)

( ) Etapa experimental( ) Dúvida sobre determinado fenômeno da natureza( ) Levantamento de deduções

07. PUCSP - "Uma cultura de Staphylococcus aureus,contendo 100 milhões de bactérias, foi exposta a doserelativamente fraca de penicilina e só 10 célulassobreviveram. Os descendentes destas conseguiramviver e se multiplicar e, quando em presença de doseduas vezes mais forte de penicilina, quase todasmorreram. As que sobreviveram foram expostas a dosescada vez mais fortes, até que, ao se repetir o processopela quinta vez, a dose empregada foi 2 500 vezes maisforte que a inicial e algumas bactérias continuavam asobreviver." 

No trecho acima, está descrito:

a) um fato.b) uma hipótese.c) uma teoria.d) uma lei.e) um axioma.

08. Desde há muito que o homem descobriu asdesvantagens da falta de um planejamento dasatividades; igualmente percebeu vantagens em trabalhar

segundo uma ordem, empregando sutis processos deatividade racional e prática na resolução de seusproblemas. O cientista também executa suasinvestigações desta forma, em etapas bem marcantesque, no conjunto, classifica-se como:

a) Método Científico;b) atitudes científicas;c) conhecimento científico;d) grupo controle.

09. UnB - A aventura humana na Terra tem-secaracterizado, com o passar dos tempos, por um esforçocontínuo rumo a novas descobertas. Considerandoalgumas características desse esforço, julgue os itensadiante.

( ) A Biologia, tal qual as outras ciências, segue oprocedimento geral do método científico: não possui técnicasparticulares nem evolução própria.( ) Leis e teorias podem ser corrigidas, aperfeiçoadas e atésubstituídas, à medida que se descobrem novos fatos ou serealizam novas experiências.

( ) Embora não empregue testes controlados, oconhecimento comum descreve a aparência dos fenômenos,examinando seus efeitos.

Page 4: 04 - Método Científico - CITOLOGIA

7/21/2019 04 - Método Científico - CITOLOGIA

http://slidepdf.com/reader/full/04-metodo-cientifico-citologia 4/8

 

3 ENEM 2015 – BIOLOGIA

Profº. Ms. Erivaldo Laurindo GomesBiólogo (Lic/Bach) – UFERSA/ UERN - CRBIO: 29103

Especialista em Piscicultura – UFV/CPTMestrando em Genética Animal – PPGPA/UFERSA

CV: http://lattes.cnpq.br/7843278843244295Fones: +55 (84) 9161-1944 / 8862-1715

AULA 04AS BASES DA VIDA:

Método Científico

10. VUNESP - Há vinte anos, casos incomuns de anemiacomeçaram a chamar a atenção dos pesquisadores. Aoinvés de adultos jovens, como habitualmente, eram osidosos que apresentavam uma expressiva redução nataxa de hemoglobina. Mais intrigante: a anemia dosidosos não cedia ao tratamento convencional.

Analise as hipóteses apresentadas pelos cientistas paratentar explicar esses casos incomuns.I. A origem do problema estava relacionada à degeneraçãodo baço, que nesses idosos deixou de produzir glóbulosvermelhos.II. A origem do problema estava na produção de glóbulosvermelhos a partir de células-tronco da medula óssea.

III. A origem do problema estava na produção de glóbulosvermelhos pela medula espinhal.

Considerando hipóteses plausíveis, isto é, aquelas possíveisde serem aceitas pela comunidade científica, estão corretas:

a) I, apenas.b) II, apenas.c) III, apenas.d) I e II, apenas.e) I, II e III.

11. FATEC - Certas lagoas temporárias da caatinga sãoformadas nos períodos das chuvas. Nelas há os "peixesdas nuvens", nome dado porque seus ovos, resistentes àseca, eclodem no período das chuvas. Esses peixesanuais são pequenos e estão ajustados às alteraçõesambientais entre os períodos seco, quando morrem, echuvoso.

A hipótese científica plausível para explicar a presença dospeixes nas lagoas é: eles têm

a) a aquisição dos pulmões como adaptação para vencer operíodo da seca.b) um ciclo vital curto e adquiriram características para vivernas lagoas.c) o lodo como alimento e um ciclo vital longo.d) as aves como meio de transporte, pois se escondem emsuas penas, onde podem fazer respiração branquial.e) um ciclo vital muito curto e foram selecionados nestaslagoas.

12. UFSC - Leia o texto a seguir com atenção."No esforço para entender a realidade, somos um homem

que tenta compreender o mecanismo de um relógiofechado. Ele vê o mostrador e os ponteiros, escuta otique-taque, mas não tem como abrir a caixa. Sendohabilidoso, pode imaginar o mecanismo responsável

pelo que ele observa, mas nunca estará seguro de quesua explicação é a única possível."(Essas palavras foram ditas pelo cientista AlbertEinstein, referindo-se ao caminho das descobertas

científicas, e extraídas do livro FAVARETO, J. A."Biologia." 1 ed. São Paulo: Moderna. v. único, p. 2.)

Em relação à ciência e ao método científico, assinale a(s)proposição(ões) CORRETA(S).

(01) A ciência pode ser entendida como um contingentealeatório e estático do conhecimento, baseado emobservação, experimentação e generalização.(02) Uma vez levantada, por indução, uma hipótese paraexplicar um fenômeno, os cientistas fazem uma dedução,prevendo o que pode acontecer se sua hipótese for

verdadeira.(04) Os experimentos, capazes de testar as hipótesesformuladas, devem lidar com uma parte do problema de cadavez e ser cuidadosamente controlados.(08) Confirmados os resultados, eles devem ser publicadosem jornais diários locais, de grande circulação, para quepossam ser analisados e criticados pela população em geral,constituindo-se, então, em leis científicas.(16) As conclusões do método científico são universais, ouseja, sua aceitação não depende do prestígio dopesquisador, mas de suas evidências científicas.Soma ( )

13. UFSM - Até o século XVII, o papel dosespermatozoides na fertilização do óvulo não erareconhecido. O cientista italiano Lazaro Spallanzani, em1785, questionou se seria o próprio sêmen, ousimplesmente o vapor dele derivado, a causa dodesenvolvimento do óvulo. Do relatório que escreveu apartir de seus estudos sobre a fertilização, foi retirado oseguinte trecho: “... para decidir a questão, é importanteempregar um meio conveniente que permita separar ovapor da parte figurada do sêmen e fazê-lo de tal modo,

que os embriões sejam mais ou menos envolvidos pelovapor ”. 

Dentre as etapas que constituem o método científico, essetrecho do relatório é um exemplo de:

(A) análise de dados(B) coleta de material(C) elaboração da hipótese(D) planejamento do experimento

14. (2003) - Certa vez uma criança se perdeu. Como faziafrio, decidiu procurar material para atear fogo. À medidaque ia trazendo objetos para sua fogueira, observava quealguns queimavam e outros não. Começou, então, a fazer

Page 5: 04 - Método Científico - CITOLOGIA

7/21/2019 04 - Método Científico - CITOLOGIA

http://slidepdf.com/reader/full/04-metodo-cientifico-citologia 5/8

 

4 ENEM 2015 – BIOLOGIA

Profº. Ms. Erivaldo Laurindo GomesBiólogo (Lic/Bach) – UFERSA/ UERN - CRBIO: 29103

Especialista em Piscicultura – UFV/CPTMestrando em Genética Animal – PPGPA/UFERSA

CV: http://lattes.cnpq.br/7843278843244295Fones: +55 (84) 9161-1944 / 8862-1715

AULA 04AS BASES DA VIDA:

Método Científico

a lista a seguir, relacionando os que queimavam e os quenão queimavam. Depois de algumas viagens, suaclassificação continha as seguintes informações:

QUEIMAM NÃO QUEIMAMGalhos de árvore Rochas

Cabos de vassoura Cacos de vidroMastro de bandeira Pedrinhas

lápis Tijolos

A partir dessa lista, ela tentou encontrar umaregularidade que a guiasse na procura de novosmateriais combustíveis, chegando à seguinte conclusão:"Todos os objetos cilíndricos queimam". (Adaptado deChemical Educational Material Study (Org.). Química:uma ciência experimental. São Paulo: EDART, 1976.)

Quanto ao método científico, o procedimento e o tipo deraciocínio utilizados pela criança, em sua conclusão, sãoexemplos, respectivamente, de:

(A) formulação de lei; dedutivo(B) criação de modelo; dedutivo(C) proposição de teoria; indutivo(D) elaboração de hipótese; indutivo

15.

Com base neste conhecimento, Galileu, antes mesmo derealizar seu famoso experimento da torre de Pisa,afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quandoabandonadas livremente de uma mesma altura, deveriamlevar o mesmo tempo para chegar ao solo. Tal afirmaçãoé um exemplo de:

(A) lei(B) teoria(C) modelo(D) hipótese

16. (2002) A tabela de Mendeleiev, ao ser apresentada àSociedade Russa de Química, possuía espaços embranco, reservados para elementos ainda não

descobertos. A tabela foi assim organizada a partir dacrença de Mendeleiev na existência de relaçõesperiódicas entre as propriedades físico-químicas doselementos. Ao analisar a tabela de Mendeleiev, Berlikov,

um jovem químico, criticou-a fazendo a seguintepergunta: “Pode a natureza ter espaços em branco?”

Do ponto de vista do método científico, a pergunta reflete aausência de:

(A) lei física(B) hipótese plausível(C) modelo matemático(D) observação experimental

17. (2001) Em 1648, um químico holandês, chamado JeanBaptist von Helmont, argumentando indutivamente,relatou a seguinte experiência, para comprovar a tese dageração espontânea: “Faça um buraco num tijolo, ponhaali erva de manjericão, bem triturada. Aplique umsegundo tijolo sobre o primeiro e exponha tudo ao sol.Alguns dias mais tarde, tendo o manjericão agido comofermento, você verá nascer pequenos escorpiões.” 

Hoje, sabemos que escorpiões não nascem assim. Aconclusão do químico pode ser refutada logicamente peloargumento indicado em:

(A)a experiência não resistiu à passagem do tempo(B) uma hipótese alternativa para o fenômeno não foilembrada(C) o químico não tinha competência para a realização daexperiência(D) a geração espontânea não pode ser comprovada comexperimentos

18. (Unimontes  –  junho/2009) A tirinha abaixo apresentaum diálogo entres dois animais. Observe-a.

Estabelecendo uma relação entre o diálogo apresentadoe ométodo científico, analise as alternativas abaixo eassinale a CORRESPONDENTE à etapa de uma pesquisaque melhor justifica a apreensão de um dos animais e opedido de calma do outro.

a) Levantamento de hipótese.b) Conclusões.

Page 6: 04 - Método Científico - CITOLOGIA

7/21/2019 04 - Método Científico - CITOLOGIA

http://slidepdf.com/reader/full/04-metodo-cientifico-citologia 6/8

 

5 ENEM 2015 – BIOLOGIA

Profº. Ms. Erivaldo Laurindo GomesBiólogo (Lic/Bach) – UFERSA/ UERN - CRBIO: 29103

Especialista em Piscicultura – UFV/CPTMestrando em Genética Animal – PPGPA/UFERSA

CV: http://lattes.cnpq.br/7843278843244295Fones: +55 (84) 9161-1944 / 8862-1715

AULA 04AS BASES DA VIDA:

Método Científico

c) Análise de resultados.d) Experimentação.

19. (Unimontes/2009) No nosso cotidiano, acontecem,

geralmente, coisas que servem para ilustrardeterminados estudos teóricos.A contextualização é um meio muito utilizado paraenriquecermos nosso conhecimento. As figuras a seguirmostram elementos que exemplificam essa idéia.Observe-as.

De acordo com as figuras e o assunto abordado, analise asalternativas a seguir e assinale a que REPRESENTA ospassos correspondentes à experimentação (parte prática)evidenciada no desenvolvimento de uma pesquisa científica.

a) I, II e III.b) I e III, apenasc) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

20. Um jovem estudante tinha o hábito de observar osfenômenos que lhe cercavam, fazendo sobre eles umaanálise crítica para, em seguida, formular uma pergunta,no sentido de desvendar algum fato que ocorria.Diversas respostas eram elaboradas, tentando responderseu questionamento. Considerando que descrevemos asprimeiras etapas de um método científico, responda:como seriam denominadas as respostas tentandoelucidar o fato observado pelo estudante? 

a) Hipótese. b) Experimentação. c) Teoria. d) Dedução. 

21.  No texto a seguir, reproduzido do livro Descobertas

acidentais em ciências, de Royston M. Roberts, algumasfrases referentes a etapas importantes na construção doconhecimento científico foram destacadas e precedidaspor um numeral romano. "Em 1889, em Estrasburgo, enquanto estudavam a fun-

ção do pâncreas na digestão, Merling e Minkowskiremoveram o pâncreas de um cão. No dia seguinte, umassistente de laboratório chamou-lhes a atenção sobre ogrande número de moscas voando ao redor da urinadaquele cão.

(I) Curiosos sobre por que as moscas foram atraídas à urina,analisaram-na e observaram que esta apresentava excessode açúcar. (II) Açúcar na urina é um sinal comum de diabetes.VonMerling e Minkowski perceberam que estavam vendo pelaprimeira vez a evidência da produção experimental dediabetes em um animal. (III) O fato de tal animal não ter pâncreas sugeriu a relaçãoentre esse órgão e o diabetes. [...] Muitas tentativas de isolara secreção foram feitas, mas sem sucesso até 1921. Doispesquisadores, Frederick G. Banting, um jovem médicocanadense, e Charles H. Best, um estudante de Medicina,trabalhavam no assunto no laboratório do professor John J.R. MacLeod, na Universidade de Toronto. Eles extraíram asecreção do pâncreas de cães.(IV) Quando injetavam os extratos [secreção do pâncreas}nos cães tomados diabéticos pela remoção de seus

pâncreas, o nível de açúcar no sangue desses cães voltavaao normal, e a urina não apresentava mais açúcar."

Page 7: 04 - Método Científico - CITOLOGIA

7/21/2019 04 - Método Científico - CITOLOGIA

http://slidepdf.com/reader/full/04-metodo-cientifico-citologia 7/8

 

6 ENEM 2015 – BIOLOGIA

Profº. Ms. Erivaldo Laurindo GomesBiólogo (Lic/Bach) – UFERSA/ UERN - CRBIO: 29103

Especialista em Piscicultura – UFV/CPTMestrando em Genética Animal – PPGPA/UFERSA

CV: http://lattes.cnpq.br/7843278843244295Fones: +55 (84) 9161-1944 / 8862-1715

AULA 04AS BASES DA VIDA:

Método Científico

A alternativa que identifica corretamente as frases grifadascom as etapas de construção do conhecimento científico é:

I II III IV

a) Hipótese Teste dahipótese

Fato Observação

b) Fato Teoria Observação Teste dahipótese

c) Observação Hipótese Fato Teste dahipótese

d) Observação Fato Teoria Hipótese

e) Observação Fato Hipótese Teste da

hipótese

22 (Fuvest-2005) Observando plantas de milho, comfolhas amareladas, um estudante de agronomiaconsiderou que essa aparência poderia ser devida àdeficiência mineral do solo. Sabendo que a clorofilacontém magnésio, ele formulou a seguinte hipótese: “Asfolhas amareladas aparecem quando há deficiência desais de magnésio no solo”. Qual das alter nativasdescreve um experimento correto para testar talhipótese?

A) Fornecimento de sais de magnésio ao solo em que asplantas estão crescendo e observação dos resultados algunsdias depois.B) Fornecimento de uma mistura de diversos sais minerais,inclusive sais de magnésio, ao solo em que as plantas estãocrescendo e observação dos resultados dias depois.C) Cultivo de um novo lote de plantas, em solo suplementadocom uma mistura completa de sais minerais, incluindo sais demagnésio.D) Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metadedeles, mistura completa de sais minerais, inclusive sais de

magnésio, e à outra metade, apenas sais de magnésio.E) Cultivo de novos lotes de plantas, fornecendo à metadedeles mistura completa de sais minerais, inclusive sais demagnésio, e à outra metade, uma mistura com os mesmossais, menos os de magnésio.

23. (UFMG) Observa-se que as bananeiras inibem ocrescimento de outras espécies de vegetais plantadaspróximo a elas. Para verificar se essa inibição éprovocada por uma substância produzida pelasbananeiras, o melhor procedimento ser:

A) Comparar o crescimento das outras espécies cultivadascom extrato de bananeiras, em ambiente com a mesmaintensidade luminosa.

B) Comparar o crescimento das outras espécies em cultivoscom e sem aplicação de extrato de bananeiras.C) Comparar o crescimento das outras espécies cultivadascom extratos de bananeiras, em diferentes temperaturas.

D) Analisar quimicamente extratos das bananeiras e deoutras espécies.

24. Assinale a alternativa incorreta. 

a) O método científico é variável, podendo ser adaptado àpergunta que se deseja fazer.b) O conhecimento científico é temporário, isto é, ele podeser alterado de acordo com novas descobertas.c) Todo conhecimento foi obtido através de uma mesmaestrutura do método científico.d) A observação de fenômenos fornece dados tanto paralevantar questionamentos como para respondê-los.e) A experimentação de uma hipótese deve ser desenhadade acordo com essa hipótese. Em alguns casos, aexperimentação envolve etapas fora do laboratório.

25.  (Osec-SP) Um estudante estava pesquisando umfenômeno e queria seguir corretamente as etapas dométodo científico. Em qual das sequências abaixo estãocitadas, em ordemcorreta, porém não necessariamenteconsecutiva quatro etapas que ele teria seguido? 

a) Observação, experimentação, formulação de leis e criaçãode teoria.b) Criação de teoria, formulação de leis,experimentação eobservação.c) Experimentação, levantamento de hipóteses, criação deteoria e observação.d) Levantamento de hipóteses, organização de dados,observação e formulação de leis.e)Observação, criação de teoria, formulação de leis eorganização de dados.

26. (ENEM) (...) Depois de longas investigações,convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixarodeada de planetas que giram em volta dela e de que elaé o centro e a chama. Que, além dos planetas principais,há outros de segunda ordem que circulam primeiro comosatélites em redor dos planetas principais e com estesem redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticossejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalhode tomar conhecimento, não superficialmente mas dumamaneira aprofundada, das demonstrações que dareinesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantesquiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns

passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido,desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticasnão devem ser julgadas senão por matemáticos(COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium.)

Page 8: 04 - Método Científico - CITOLOGIA

7/21/2019 04 - Método Científico - CITOLOGIA

http://slidepdf.com/reader/full/04-metodo-cientifico-citologia 8/8

 

7 ENEM 2015 – BIOLOGIA

Profº. Ms. Erivaldo Laurindo GomesBiólogo (Lic/Bach) – UFERSA/ UERN - CRBIO: 29103

Especialista em Piscicultura – UFV/CPTMestrando em Genética Animal – PPGPA/UFERSA

CV: http://lattes.cnpq.br/7843278843244295Fones: +55 (84) 9161-1944 / 8862-1715

AULA 04AS BASES DA VIDA:

Método Científico

Aqueles que se entregam à prática sem ciência são comoo navegador que embarca em um navio sem leme nembússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boateoria. Antes de fazer de...

LER DOCUMENTO COMPLETO

Nas questões 26, 27 e 28, marque um “X” na resposta certa:

26. Ao criar uma hipótese científica, o cientista procura:

a) levantar um problemab) explicar um fato e prever outrosc) testar variaçõesd) comprovar teorias estabelecidase) confirmar observações

27. Numa experiência controlada o grupo controle tempor objetivo:

a) testar outras variantesb) confirmar as conclusões obtidas com o grupo experimentalc) desmentir as conclusões obtidas com o grupo experimentald) servir de referência padrão diante dos resultadosfornecidos pelo grupo experimentale) testar a eficiência dos equipamentos usados naexperiência

28. Analise as frases abaixo e marque a alternativa quecontém as afirmações corretas sobre o MétodoCientífico: 

I. Todas as informações encontradas hoje nos livros didáticos deCiências passaram pelo método científico de observação e/ouexperimentação.II. Os grupos controle são importantes para os estudos científicos,vistos que servem para isolar e/ou subtrair variáveis não desejáveisdo estudo em questão.III. Se quisesse confirmar que o fumo pode ser um dos

responsáveis pelo aumento nos casos de problemas cardíacos,precisaria escolher um grupo controle (não fumantes) e um grupoexperimental (fumantes) na mesma área de estudo e sob asmesmas condições para isolar o caráter “fumo” e relacionar estecom os indícios de problemas de coração.

a) Apenas Ib) Apenas I e IIc) Apenas I e IIId) Apenas II e IIIe) I, II e III

28. (UERJ) O tempo de oscilação de um pêndulo nãodepende do peso do corpo suspenso na extremidade dofio. Com base neste conhecimento, Galileu, antes mesmode realizar seu famoso experimento da torre de Pisa,

afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quandoabandonadas livremente de uma mesma altura, deveriamlevar o mesmo tempo para chegar ao solo. Tal afirmaçãoé um exemplo de:

a) lei;b) teoria;c) modelo;d) hipótese.

29. (UERJ) Até o século XVII, o papel dosespermatozoides na fertilização do óvulo não erareconhecido. O cientista italiano Lazzaro Spallanzani, em1785, questionou se seria o próprio sêmen, ousimplesmente o vapor dele derivado, a causa dodesenvolvimento do óvulo. Do relatório que escreveu apartir de seus estudos sobre a fertilização, foi retirado oseguinte trecho: (…) para decidir a questão, é importanteempregar um meio conveniente que permita separar ovapor da parte figurada do sêmen e fazê-lo de tal modo,que os embriões sejam mais ou menos envolvidos pelovapor.Dentre as etapas que constituem o método científico, essetrecho do relatório é um exemplo de:

a) análise de dados;b) elaboração de hipótese;

c) coleta de material;d) planejamento do experimento.

30. O tema “Teoria da Evolução” tem provocado debatesem certos locais dos Estados Unidos da América, comalgumas entidades contestando seu ensino nas escolas.Nos últimos tempos, a polêmica está centrada no termoteoria, que, no entanto, tem significado bem definidopara os cientistas. Sob o ponto de vista da ciência, teoriaé:

a) sinônimo de lei científica, que descreve regularidade de

fenômenos naturais, mas não permite fazer previsões sobreeles;b) sinônimo de hipótese, ou seja, uma suposição ainda semcomprovação experimental;c) uma ideia sem base em observação e experimentação,que usa o senso comum para explicar fatos do cotidiano;d) uma ideia apoiada pelo conhecimento científico, que tentaexplicar fenômenos naturais relacionados, permitindo fazerprevisões sobre eles;e) uma ideia apoiada pelo conhecimento científico, que, detão comprovada pelos cientistas, já é considerada umaverdade incontestável.

“Se errar uma questão, levará um puxão de orelha e seacertar, ganhará um elogio, estou avisando hem...”