03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

25
Quero aprender a tocar guitarra... Fabrício S. Peruzzo O único texto que você precisa ler sobre investimentos

Transcript of 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

Page 1: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

Quero aprender a tocar guitarra...

Fabrício S. Peruzzo

O único texto que você precisa ler sobre investimentos

Page 2: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/252

MenuVocê tem certeza que deseja se tornar um investidor? ______________________________________5

Seja o melhor no que lhe apaixona ______________________________________________________7

Conheça a si mesmo _________________________________________________________________9

Automatize seus investimentos ________________________________________________________11

Quem poupa, tem __________________________________________________________________________ 11Pague primeiro a si mesmo __________________________________________________________________ 11Onde investir: reserva de segurança ___________________________________________________________ 12Iniciando os investimentos ___________________________________________________________________ 13A regra do equilíbrio e a regra de “nunca vender” _________________________________________________ 15Como investir em ações? ____________________________________________________________________ 16Escolhendo suas próprias ações _______________________________________________________________ 17

E os imóveis? Onde estão? ____________________________________________________________19

Quando começar a investir em imóveis neste plano? _______________________________________________ 19Uma alternativa melhor para investir em imóveis _________________________________________________ 20

Finalizando _______________________________________________________________________22

Sobre o autor ______________________________________________________________________24

Sobre este livro ____________________________________________________________________25

Page 3: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/253

Introdução

Quero aprender a tocar guitarra há aproximadamente 20 anos. Ao dizer isto, sabendo que não tenho nenhum bloqueio em relação a aprender coisas novas, fica muito claro que aprender a tocar guitarra não parece ser uma grande prioridade na minha vida. Entretanto, há 20 anos, como já escrevi acima, quero aprender a tocar guitarra.

Já passei por diversas fases neste processo. Quando era adolescente, conheci o irmão de um amigo. Tocava heavy metal. O cara era muito fera. Comprei a guitarra dele. Foi meu primeiro aprendizado, a guitarra não faz o guitarrista, da mesma maneira que a máquina fotográfica não faz o fotógrafo. Foram anos com aquela guitarra jogada no fundo de algum armário.

Em algum momento, já tendo passado adiante minha primeira guitarra, comprei um violão velho do meu cunhado. Comprei é modo de dizer, R$ 50, só pra não ter sido presente. Era simples, só aceitava cordas de nylon, o som era meio ruinzinho. Então comprei uma nova guitarra, boa, bonita, que apreciasse usar. Minha esposa até fez um book fotográfico da mesma.

Veja o book fotográfico da minha guitarra:

http://www.flickr.com/photos/fperuzzo/sets/72157625239793901/

Brinquei um pouco com minha guitarra nova nos primeiros dias. Carreguei o programa Garage Band no Mac e descobri algumas aulas. Segui as primeiras lições e o avanço era visível. Poucos dias praticando e eu já fazia coisas que os anos anteriores não

Page 4: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/254

tinham me proporcionado. Faz pouco mais de um mês que não encosto na minha guitarra.

Certo dia, alguns meses atrás, um primo da minha esposa vem nos visitar e pega meu violão velho. Toca uma música, toca outra. Que coisa, como é bom esse violão. Eu pego o instrumento, dedilho um pouco, continuava sendo o mesmo violão velho que eu conhecia.

Quer aprender a tocar guitarra como um profissional? Se torne um profissional.

Assista ao vídeo Chaos & Creation at Abbey Road, do Paul McCartney.

http://www.youtube.com/watch?v=JIDjvo9oWh0.

Page 5: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/255

Você tem certeza que deseja se tornar um investidor?

Muitas pessoas me procuram dizendo que desejam aprender sobre investimentos. Alguns buscam uma aposentadoria tranquila, outros querem enriquecer, outros desejam conquistar determinados objetivos. Todos sabem o que querem, assim como eu sei que quero aprender a tocar guitarra. Saber o que queremos não serve para nada a não ser para nos iludirmos. Precisamos agir.

O problema desta situação são as consequências que ela traz para nossa vida. No meu caso, deixar de aprender a tocar guitarra não traz nenhuma consequência grave para o futuro. Não dependo disso para viver, meus filhos não dependerão desta minha habilidade para frequentar a escola. No caso dos investimentos, perder 20 anos de uma vida “tentando” investir pode fazer toda a diferença entre uma aposentadoria tranquila e uma com dificuldades financeiras. Pode fazer toda a diferença na educação formal que poderemos dar aos nossos filhos. Pode nos proporcionar viagens, exposição à cultura, experiências de vida, ou não.

Se hoje sou um investidor, um empreendedor, sócio de diversas empresas, é porque o tempo que não dediquei a aprender a tocar guitarra, dediquei a me tornar mestre nestes assuntos que me apaixonam verdadeiramente. Penei muito, trabalhei muito, penso em negócios e investimentos 24 horas por dia. Minha paixão pela informática, ainda forte, é eclipsada pela paixão pelos negócios e empreendimentos. Para mim isso não representa esforço sobre-humano, é minha paixão. Assim como tocar guitarra é a paixão verdadeira dos grandes guitarristas.

Page 6: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/256

Tornei-me um profissional dos investimentos, por isso obtenho sucesso na maioria das coisas em que me envolvo atualmente. Não foi da noite para o dia que isso aconteceu, foi ao longo de anos e anos de prática diária, de milhares de horas de leitura e análise de casos. São mais de 20 anos em que esse assunto domina meus dias e noites. Neste tempo, foram muitos os erros que cometi, foram muitos os prejuízos que tive. Todos, necessários para aprender algo que ainda não sabia. Sei que ainda errarei muito, pois só não erra quem não tenta coisas novas. Não me preocupo, o conhecimento adquirido ajuda a minimizar o impacto e prejuízos de eventuais erros.

Page 7: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/257

Seja o melhor no que lhe apaixona

Ser o melhor no que lhe apaixona é o maior conselho de vida que posso dar a qualquer pessoa. Se você ama carros, procure um emprego que lhe permita viver nesse meio. Não se preocupe inicialmente com quanto ganhará. Se preocupe apenas em estar presente na área de sua paixão. Da mesma forma, se for apaixonado por direito, assista muitos filmes sobre o assunto, converse com amigos da área, ouça histórias com atenção, arranje um estágio no escritório de algum advogado, mesmo que seja para servir café ou carregar pastas de processos de um lado para outro. Só você sabe o que lhe apaixona, corra atrás disso e tente se inserir no meio de quem vive disso.

Esse conselho vale inclusive para paixões que aparentemente sejam negativas, como beber cerveja, por exemplo. Tenho um amigo apaixonado por cervejas. Gosta de beber e experimentar as mais variadas, de todos os cantos do mundo. Gosta das artesanais. A solução que encontrou foi trabalhar no departamento de marketing da Brahma, depois AmBev. Com este emprego, viajou o mundo, conheceu as mais famosas cervejarias, experimentou as melhores cervejas. Hoje, aposentado, abriu uma pequena confraria de cervejeiros onde recebe os amigos e conhecidos, dispondo de mais de 150 rótulos para apreciação dos apaixonados por cerveja como ele. Passa os dias conversando sobre o assunto de sua paixão.

Será que funciona para paixões que aparentemente são apenas diversão? Tenho um amigo de infância apaixonado por surfe. Desde gurizinho ele surfava, há mais de 30 anos. Será surpresa o destino que traçou para si? Hoje, é dono de uma agência de viagens especializada em turismo de surfe e esqui na neve. O trabalho dele é levar outros apaixonados para os destinos mais desejados para praticar estes esportes.

Page 8: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/258

Começou viajando com os amigos, bancado pelo pai. Conheceu os melhores locais para a prática destes esportes. Ofereceu-se como guia em algumas agências, precisava de um emprego. Formava grupos com amigos e conhecidos. Viajava para os lugares que já conhecia. Economizava parte do que ganhava, sabendo o que queria realizar.

Sobre os investimentos, se você realmente gosta do assunto, já sabe o que tem que fazer. Mais que isso, já FAZ o que tem que fazer. Você é como o Gustavo Cerbasi, que se tornou um autor de sucesso contando a história de como ganhou o primeiro milhão investindo na bolsa. Você é como o Conrado Navarro, que segue no mesmo caminho com seu site Dinheirama. Você é um CFP como o Marcelo Angulo, criador da comunidade AmigoRico.Org. Você inclusive deve saber o que significa ser um CFP (não sabe? é Certified Financial Planner). Você pode não ser exatamente como esses três exemplos que citei, mas se conhece algum deles pelo nome, você sabe que a paixão pelos investimentos está dentro de você.

Page 9: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/259

Conheça a si mesmo

Se você sonha em investir da mesma maneira que eu sonho em aprender a tocar guitarra, o primeiro passo necessário é conhecer a si mesmo, saber que sem a paixão verdadeira pelo assunto, suas únicas chances são a de simplificar e automatizar ao máximo seus investimentos. Você precisa saber qual é seu perfil de risco, se está disposto a perder dinheiro para arriscar lucrar mais, se consegue ver suas economias flutuarem para cima e para baixo sem se preocupar, sabendo que essas flutuações fazem parte do processo, ou se prefere ganhar um pouco menos, mas ver seu dinheiro sempre crescendo, devagar e sempre, sem sustos, sem sobressaltos.

O que você acha da bolsa de valores? Acha que este é um mercado onde os grandes, os tubarões, estão lá para se aproveitar dos chamados sardinhas? Ou acredita que é um investimento que permite que você se torne sócio de grandes empresas sem se preocupar com a administração das mesmas? Se você acredita que a bolsa é uma mesa de jogos, não adianta jogar contra si.

Você precisa saber se os imóveis lhe agradam ou se o repelem. Há muitos investidores apaixonados por imóveis e muitos que simplesmente os odeiam. Ir contra suas crenças pessoais sempre lhe trará resultados negativos. Todos os investimentos são bons para quem os entende e gosta deles. Não há investimento mais ou menos lucrativo, há investimentos mais adequados a algumas pessoas e outros mais adequados a outras.

Page 10: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2510

Para investir há apenas duas coisas importantes:

• Conhecer seu perfil de risco;

• Saber que somente você sabe o que é bom para si.

Para conhecer seu perfil de risco, há diversos sites, artigos e questionários que tratam do assunto. Não vou indicar nenhum aqui, pois acredito que essa pesquisa faz parte do processo de aprendizado. Querendo o caminho mais simples, vá até a agência do banco onde mantém sua conta corrente e conheça pessoalmente seu gerente. Peça para ele o questionário do banco para definir o perfil de risco dos clientes. Todo banco possui um.

Saber que somente você sabe o que é bom para si envolve o conhecimento de que ao tratar de seu dinheiro, você é o único responsável pelos seus resultados. Não há como culpar tal empresa, tal gerente de banco, tal dica de amigo ou de consultor quando as coisas derem errado. E pode ter certeza, algumas coisas darão errado. Somente você pode decidir o que fazer com seu dinheiro. Os erros serão todos seus. Somente você sofrerá as consequências desses erros. Lembre-se, no entanto, que não há erro maior do que evitar os investimentos com medo de perder. Não investir, por medo, é o maior de todos os erros. Não investir dá automaticamente o resultado negativo.

Page 11: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2511

Automatize seus investimentos

Você certamente já ouviu o ditado:

Quem poupa, temA primeira ação que devemos tomar para conseguir poupar é fazer um planejamento básico, porém específico. A segunda ação necessária é obedecer cegamente o planejamento que fizemos, não o alterando pelo menos durante um ano. Não precisamos planejar algo que dure a vida inteira. Ao longo dos anos aprendemos coisas novas e estas podem nos ajudar a refinar nossos planos. Entretanto, devemos dar tempo ao tempo, os planos que fazemos precisam desse tempo para mostrar seus resultados.

Pague primeiro a si mesmoEsta é a regra número um de todo o planejamento financeiro, de todos os livros sobre independência financeira, de todos os palestrantes que tratam de dinheiro e riqueza. Defina um percentual de tudo o que você ganha para destinar a construção de seu patrimônio. Pode ser 10%, 20%, 30% ou mais. Você decide o percentual. Quanto maior o pedaço destinado a construir seu patrimônio, mais tranquila será sua aposentadoria, mais rápido você alcançará resultados ou mais rico você se tornará.

Pagar primeiro a si mesmo não significa deixar de viver o hoje, deixar de aproveitar as coisas boas da vida. Defina um percentual que permita que você viva uma vida plena, mas consciente de que construir seu futuro depende apenas de você mesmo.

Page 12: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2512

O objetivo aqui não é entesourar o máximo de dinheiro possível, mas de viver e aproveitar a vida ao máximo, sabendo que sua experiência na Terra será a mais fantástica possível e que poderá ser aproveitada ao máximo até o fim da vida.

Outra coisa importante de lembrar é que pagar primeiro a si mesmo tem como objetivo construir patrimônio que no futuro lhe ajudará a manter seu padrão de vida através dos rendimentos que tal patrimônio gerará. Você não está guardando dinheiro por guardar, você está garantindo e aumentando sua qualidade de vida futura, sem um esforço sobre-humano no presente. Lembre sempre disso. Aquilo que você destina a pagar primeiro a si mesmo não é o dinheiro que você guarda para trocar de carro, trocar de apartamento ou pagar uma viagem. O objetivo aqui é construir patrimônio que gere renda. Preocupações com liquidez são irrelevantes para o dinheiro destinado a este objetivo.

Onde investir: reserva de segurançaSe você não tem estabilidade no emprego garantida por lei e se ainda não possui uma reserva de segurança caso perca o emprego, estabelecer esta reserva deve ser sua prioridade número um. Se você tem estabilidade no emprego, possuir uma reserva de segurança também é uma boa estratégia, nunca sabemos que tombos a vida pode nos dar. É sempre bom estarmos preparados. Além do mais, ter estabilidade no emprego não garante certas coisas como tratamentos de saúde específicos, ou uma despesa extra, inesperada, por exemplo.

Esta parte é simples, guarde na caderneta de poupança o valor equivalente a três meses, seis meses ou um ano de salário. Cada um sabe onde seu sapato aperta e de que quantia precisa guardada para se sentir seguro. Os valores indicados são apenas uma referência.

Note que isso leva tempo. Se você separar 10% do que ganha para formar esta reserva, ao longo de um ano você terá juntado apenas o valor de pouco mais de um mês de salário. Para chegar ao equivalente a um ano de salário, levará vários anos.

Page 13: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2513

Infelizmente, não há mágicas. Você pode acelerar isto planejando não depender do décimo terceiro salário para pagar suas contas e investir esse valor todo em sua reserva de segurança, ou destinar a esta reserva qualquer prêmio, bônus ou valor extra que ganhe inesperadamente. Outra forma de atingir mais rapidamente o valor necessário para sua reserva de segurança é realizar pequenos trabalhos extras, em sua área ou em outras áreas onde você tenha as habilidades necessárias, direcionando todos os ganhos para este fim.

O importante aqui é notar que se você não tem ao menos esta reserva de segurança, perder tempo buscando investimentos que rendam mais é exatamente isso, perda de tempo. Se a quantia que você tem para investir é muito pequena, um pequeno percentual a mais sobre esse valor muito pequeno significa um lucro extra na casa dos centavos. Antes de conseguir juntar uma quantia considerável, use seu tempo para o auto-aperfeiçoamento, busque novos conhecimentos, se torne um funcionário melhor, aprenda uma função que remunere melhor.

Não há investimento melhor do que o investimento que nos permita ganhar mais do que já ganhamos com nosso trabalho. O melhor investimento sempre é o investimento em você mesmo. Ganhar mais ao longo dos próximos anos sempre lhe trará resultados muito melhores do que o melhor dos investimentos lhe possibilitaria. Cursos, palestras, livros, especializações, viagens... Cresça de dentro para fora.

Iniciando os investimentosTendo formado a reserva de segurança, está na hora de realmente começar a investir para formar patrimônio. Os investimentos mais simples e tradicionais envolvem renda fixa e renda variável. Renda fixa podem ser os títulos do governo, podem ser os CDBs dos bancos, podem ser os fundos DI e RF que seu banco oferece. Renda variável são as ações, participação em empresas de capital aberto, que tanto podem ser adquiridas individualmente quanto através da aquisição de cotas em fundos de investimento gerenciados por terceiros ou pelos bancos. Há ainda o investimento em moedas estrangeiras, normalmente em dólar e euro, podendo ser feito adquirindo as moedas

Page 14: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2514

diretamente em casas de câmbio ou através dos fundos de investimento.

Para saber como dividir seu investimento entre as diversas opções a técnica mais comum é a fórmula dos 80. Consiste no seguinte:

Pessoalmente, costumo sugerir uma pequena alteração nesta fórmula. Digo para investir em renda fixa apenas o percentual necessário para completar os 80%, ou seja, investir em renda fixa o percentual correspondente a sua idade. No exemplo acima, 20%.

Os 20% restantes, costumo sugerir investir de outras formas. Por exemplo, 10% em ouro e 10% em moedas estrangeiras. Ou todos 20% em fundos imobiliários. Ou 5% em ouro, 5% em dólar, 5% em euro e 5% em selos raros ou outro hobby/investimento que o atraia. Costumo dizer que esses 20% finais são nossa reserva de testes. Com este percentual podemos testar outras oportunidades que talvez sejam muito interessantes ao mesmo tempo em que não corremos o risco de perder tudo o que

Técnica dos 80

Page 15: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2515

conquistamos em uma aventura desconhecida.

Gosto dessa flexibilidade que nos permite testar outros investimentos com uma parte do dinheiro que dedicamos à formação do nosso patrimônio, sem arriscar os valores investidos de maneira mais tradicional.

A regra do equilíbrio e a regra de “nunca vender”Sabendo quanto iremos dedicar mensalmente a cada classe de investimentos, a forma mais eficiente de poupar todos os meses é seguir a regra de nunca vender nossas posições. Essa regra permite que mesmo não sendo especialistas do mercado, consigamos comprar ações no melhor momento e outros investimentos quando o preço das ações estiver muito alto. É isso mesmo, compraremos ações somente nos momentos certos, sem precisar aprender tudo sobre o mercado.

O funcionamento é simples. No primeiro mês investimos em renda fixa e renda variável de acordo com os percentuais definidos pela regra dos 80 com o ajuste extra dos 20% para investir de outras maneiras. Nos meses seguintes, verificamos o saldo dos nossos investimentos e usamos o valor definido aos aportes mensais para investir de forma a manter o equilíbrio sem precisar baixar nenhuma aplicação já feita. Buscamos o equilíbrio simplesmente investindo mais no que está abaixo dos percentuais que definimos.

Mantendo o exemplo que demos acima de alguém com 20 anos, que tentará manter a proporção de 60% em ações e 20% em renda fixa, se em determinado mês esta proporção estiver em 70% em ações e apenas 10% em renda fixa, isto significa que as ações valorizaram muito, ou seja, que não é tão interessante comprar mais ações neste momento. Desta forma, investimos o valor mensal somente na renda fixa, tentando buscar o equilíbrio planejado previamente.

Da mesma forma, se tivermos em determinado mês nossas economias em 40% na renda fixa e 40% em renda variável, isso significa que o preço das nossas ações despencou. Não nos desesperamos, esse sobe e desce é normal. Apenas

Page 16: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2516

aproveitamos que os preços estão baixos e, buscando o equilíbrio de nossa carteira de investimentos, compramos mais ações justamente no melhor momento de comprá-las, ou seja, quando estão baratas.

Agora, volte no texto e leia novamente os últimos quatro parágrafos. Aprender e interiorizar a regra de “nunca vender” é a atitude que lhe garantirá o futuro financeiro. Mais adiante vou explicar isso em mais detalhes, pois “nunca vender” não significa morrer abraçado em papéis podres. O que esta regra nos traz, é uma maneira de aperfeiçoar nossos pontos de aquisição de ações ou de renda fixa sem precisarmos parar para pensar se o mercado está caro ou barato a cada momento, além de ser uma maneira simples de manter nossos percentuais de investimento bem distribuídos em relação à nossa idade e perfil de risco.

Como investir em ações?Tendo definido o percentual que investiremos em renda variável através da regra dos 80, resta saber como investir na de Bolsa de Valores. Lembro que buscamos uma fórmula simples, automática, eficiente e que seja válida por toda a vida. Ou seja, não precisamos pensar, precisamos apenas executar nosso plano. Tenha certeza que seguindo estas regras simples, você obterá resultados muito melhores do que a absoluta maioria dos investidores. O tempo agirá a seu favor e a metodologia explicada o permitirá comprar cada papel sempre no melhor momento possível.

O jeito mais fácil de investir em ações é através dos fundos que acompanham o índice Bovespa. Esses fundos são interessantes pois seguem a média do mercado, baseado nas ações mais negociadas da bolsa de valores. É importante notar que ao ser baseado nas ações mais negociadas, não necessariamente estamos tratando das melhores empresas, das mais lucrativas, ou das com maior potencial de crescimento. Estamos lidando com as empresas que despertam maior interesse dos investidores em geral.

Page 17: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2517

Ao procurar um fundo índice, leia com atenção o prospecto do mesmo. O que você deve buscar é um fundo com baixa taxa de administração, já que este tipo de fundo não exige equipes especiais para gerenciá-lo. Também deve observar o percentual do fundo que deve refletir o índice. Este percentual deve ser o mais alto possível, em torno de 90% a 95%. De nada adianta investir em um fundo índice que não segue o índice a que se refere.

Uma maneira um pouco mais especializada para investir em ações, adequada para quem deseja entrar mais fundo no mundo dos investimentos, é comprá-las diretamente através de um homebroker. Mais uma vez, não vou indicar nenhuma empresa que presta esse serviço, essa pesquisa deve fazer parte do seu aprendizado. Pessoalmente, uso o homebroker do Itaú, um dos bancos onde possuo conta corrente. Se você não faz idéia do que seja um homebroker, opte pelos fundos que acompanham o índice Bovespa indicados anteriormente. Peça ajuda ao gerente do banco onde você possui conta corrente. Lembre de perguntar o percentual do fundo que é obrigado a seguir o índice e a buscar a menor taxa de administração possível.

Escolhendo suas próprias açõesEntão você decidiu seguir em frente através do homebroker e lhe escuto perguntando: “como escolher quais ações comprar?”

A fórmula é simples como a que utilizamos para equilibrar renda fixa e renda variável.

1. Escolha entre três a cinco setores da economia, por exemplo, siderurgia, energia elétrica, bancos, telefonia, combustíveis, varejo, etc.

2. Para cada setor escolhido, selecione uma ou duas empresas que atuam neste setor, usando como critério a liquidez delas, ou seja, escolha as mais negociadas.

Page 18: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2518

3. Defina a proporção entre os setores. Por exemplo, 20% para cada setor da economia, tendo escolhido cinco setores, ou 25% para cada um se foram escolhidos apenas quatro setores.

4. Quando comprar ações, ou seja, quando a carteira de ações estiver balanceada negativamente em relação à renda fixa, compre ações das empresas que possuírem o menor percentual de participação em sua carteira de ações, ou seja, compre as ações das empresas que estão valendo menos neste momento. Assim, você sempre comprará as ações das empresas nos setores que estão mais em conta, no melhor momento de comprá-las.

Desta maneira temos definida uma estratégia simples e automática de investimento que nos permitirá adquirir sempre o melhor papel a cada momento de compra. Seguindo esta metodologia, você sempre comprará ações dos setores da economia que estão mais baratos a cada mês.

Por fim, repita este processo mensalmente ao longo dos próximos anos, reajustando seus percentuais de renda fixa e variável no mês de seu aniversário, e o sucesso financeiro será uma simples consequência em sua vida. Note bem o que quis dizer aqui: “reajuste os percentuais no mês de seu aniversário”. Você NÃO DEVE vender parte de um investimento para reinvestir na parte que está desequilibrada. O que esta frase significa é apenas que uma vez por ano, seus percentuais de investimento em renda fixa e renda variável mudará, de acordo com sua mudança de idade.

Sempre lembrando que ainda há 20% do valor mensal a ser investido que pode ser usado para outros investimentos, para conhecer outras oportunidades ou, eventualmente, para ajudar a equilibrar sua carteira de investimentos em períodos de grandes quedas da bolsa, quando vale a pena adquirir ações na maior quantidade possíveis.

Page 19: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2519

E os imóveis? Onde estão?

Quem já me conhece deve estar se perguntando onde estão os imóveis nesta estratégia, já que a maior parte dos meus investimentos pessoais está baseada em imóveis e negócios imobiliários. O investimento em imóveis, devido aos valores iniciais envolvidos, exige uma disciplina que a maioria das pessoas ainda não possui. A estratégia de investimento que desenhei acima permite o aprendizado prático desta disciplina. Somente conseguirá passar a investir em imóveis quem conseguir dominar alguma técnica de investimentos ou quem for suficientemente disciplinado em seus investimentos.

É como se o investimento em imóveis fosse a sua pós-graduação em investimentos. Só pode passar a esta etapa quem concluir com sucesso as etapas anteriores. Mais adiante, mostrarei um atalho para quem realmente está focado em formar patrimônio imobiliário. Por enquanto, vamos manter o plano no passo a passo que estamos desenhando.

Quando começar a investir em imóveis neste plano?Quando a soma de todos os seus investimentos em renda fixa e renda variável alcançarem o valor de um imóvel pequeno, por exemplo, o valor de uma salinha comercial de 30m2 ou um apartamentinho de um dormitório, comece a reservar os valores que se tornarão seu primeiro investimento imobiliário. Para isto, opte por um novo fundo de renda fixa, diferente do que investe em seu plano de longo prazo, ou até mesmo em um banco diferente do que costuma utilizar.

Uma maneira de agir pode ser continuar investindo em renda fixa e renda variável

Page 20: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2520

apenas metade ou ainda menos do que era investido anteriormente, direcionando a maior parte do valor mensal que você tem para investir a partir de então diretamente para o fundo destinado a adquirir seu primeiro imóvel de investimento. Desta maneira, você ainda terá um pequeno valor mensal mantendo o equilíbrio de seus fundos de investimento, mas a maior parte direcionada ao seu novo objetivo patrimonial. Outra maneira pode ser usar aqueles 20% extras que definimos como o percentual para “outros investimentos” desde o início, acelerando em paralelo aos seus investimentos em renda fixa e renda variável, a acumulação do dinheiro necessário para o primeiro imóvel.

Uma alternativa melhor para investir em imóveisUma alternativa ao fundo de renda fixa para aquisição de imóveis são os consórcios imobiliários. Esta é a alternativa que eu uso pessoalmente em meus investimentos, tendo atingido minha independência financeira anos antes do planejado graças à alavancagem proporcionada pelos consórcios imobiliários.

Esta maneira de investir funcionou tão bem para mim e para alguns amigos que começaram a investir comigo, que acabei mudando de carreira. Diminuí minha participação nas empresas de tecnologia que possuía e tornei os investimentos imobiliários através dos consórcios a base para minhas novas empresas de investimento.

A primeira empresa que abri se chama Megacombo Consórcios. Com ela, lhe ajudo a adquirir os consórcios mais adequados para usá-los como investimento imobiliário. Fazer seus consórcios comigo não custa nada extra em comparação com fazer com outro representante qualquer, mas você ganha uma consultoria especializada que nenhum outro consegue lhe fornecer. Não cobro nada pela consultoria, ganho ao vender as cotas que construirão sua riqueza. Independente de onde você resida, posso ajudá-lo. Atendo clientes em todos os estados brasileiros, além de vários que moram no exterior.

Page 21: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2521

Resumidamente o que fazemos é adquirir um consórcio imobiliário com a prestação no valor que temos para investir mensalmente. Aguardamos a contemplação das cartas através dos sorteios, sabendo que as estatísticas de contemplação, devido aos participantes que tem pressa e ofertam lances para antecipar seus créditos, nos beneficiam. Temos muito mais chances de contemplar antes da metade do plano, do que depois da metade. Desta forma, adquirindo os consórcios, aumentamos nossas chances de iniciar nossos investimentos em imóveis antes do que seria possível sem eles.

Note que nem todas as administradoras de consórcio são iguais, assim como nem todos os planos possuem as mesmas características. Para saber mais detalhes sobre este assunto e garantir a aquisição do plano mais seguro e adequado aos seus objetivos, entre em contato através de minha empresa acessando o site http://www.megacombo.com.br.

Após contemplar a carta de consórcio imobiliário, temos a etapa de adquirir um imóvel. Da mesma maneira que venho fazendo até aqui, se cuidar dos detalhes técnicos não é o seu desejo, posso ajudar-lhe também nesta etapa. Faço isto através de outra empresa, a S&P Investimentos Imobiliários. Ao contemplar sua carta, em vez de investi-la diretamente em um imóvel, abro a possibilidade de investir sua carta contemplada através da minha empresa. Desta maneira, você se torna meu sócio em um dos empreendimentos que estamos desenvolvendo e seu dinheiro é investido juntamente com o meu e o dos outros associados. Formamos um grupo de investidores imobiliários onde nosso conhecimento conjunto nos permite investir de maneira muito mais lucrativa e segura. Conheça os detalhes deste investimento no site http://www.investimentoemimovel.com.br.

O mercado é dinâmico e está em constante mudança. Entrando em contato conosco você garante ter em mãos a informação mais atual para investir com segurança. Atendemos clientes em todo o Brasil e brasileiros que vivem no exterior.

Page 22: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2522

Finalizando

Enriquecer, atingir a independência financeira, conquistar uma aposentadoria tranquila, garantir um futuro com conforto. Tudo envolve a formação de um patrimônio que nos permita chegar ao futuro com a garantia de que não passaremos necessidades nem seremos um estorvo na vida de nossas famílias. É nossa obrigação cuidar de nosso futuro, planejar como gostaríamos de viver ao atingir uma idade mais avançada, analisar as maneiras para tornar isto possível e agir, desde já, para que isso se torne realidade.

Investir para formar patrimônio é um processo, é algo que começamos certo dia e a partir de então mantemos em andamento pelo resto de nossas vidas. À medida que nosso patrimônio vai se formando, devemos reinvestir os lucros gerados ao nosso favor, usando a mágica dos juros compostos, usando a mágica dos juros sobre juros. Precisamos manter estes investimentos por tempo suficiente para que nosso patrimônio se solidifique, para que cresça o suficiente para nos manter. Só então é que começa o processo de usufruir de tudo que construímos. Nossa tão falada independência financeira, nossa aposentadoria das obrigações que temos na vida, começa neste momento.

Nesta etapa, muitos de nós continuaremos trabalhando, criando, ajudando os outros. Faremos isso sem a obrigação de trabalhar para viver, mas sim, por gostar do que fazemos. Faremos isso para nos sentirmos úteis, para ocupar nosso tempo. Outros passarão a viajar mais, passear mais, ler mais, passar mais tempo com a família. O importante é lembrar, indiferente de qual seja nosso ideal de futuro, que é por este futuro que estamos executando nosso plano de investimentos ao longo da vida. Estamos garantindo poder fazer o que gostamos mesmo depois de nossa capacidade

Page 23: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2523

de trabalho estar diminuída. Mais que isso, estamos garantindo que possamos fazer somente o que gostamos o mais cedo possível em nossas vidas.

A diferença entre iniciar este processo de formação de patrimônio hoje, ou dentro de alguns anos, está no que teremos que abrir mão para tornar este sonho realidade. Iniciando hoje, abrimos mão de uma pequena parte de nossos rendimentos a cada mês. Abrimos mão de uma parte tão pequena, que não afeta em quase nada o nosso dia a dia. Não precisamos deixar de viver bem nem deixar de fazer as coisas que gostamos. A única coisa que precisamos fazer é manter a disciplina e investir o percentual definido todos os meses, ajustando os valores para manter este percentual de investimento mensal sempre que passamos a receber mais ao longo dos anos.

Deixando para começar mais tarde, o tempo será mais curto. Não conseguiremos aproveitar a alavancagem dos juros compostos da mesma maneira. Dependeremos apenas do que conseguirmos guardar. Devido ao tempo mais curto, temos que separar valores bem maiores a cada mês, impactando substancialmente em nossa qualidade de vida, tendo que abrir mão de muito do que desejamos para conseguir, quem sabe, uma aposentadoria menos apertada.

Em relação a dinheiro e a vida que queremos viver, só há uma pessoa a responsabilizar por nossos resultados: nós mesmos. Eu estou cuidando da minha vida. E você, já começou a cuidar da sua?

Page 24: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2524

Sobre o autor

Fabrício Stefani Peruzzo é empresário e investidor. É bacharel em informática pela PUC-RS e pós-graduado em Moda, Criatividade e Inovação pelo SENAC-RS. Financeiramente independente desde os 35 anos de idade, tem por hobby ajudar as pessoas a descobrir os caminhos da independência financeira e construção acelerada de patrimônio. É colunista em diversos veículos de comunicação.

Autor do livro Amigo Rico e co-autor, como Dr. Money, no livro Papo de Homem, vencedor do prêmio BlogBooks em 2009.

Conheça mais sobre suas idéias e estilo de vida em:

http://www.peruzzo.org

http://www.megacombo.com.br

http://www.moedacorrente.com.br

Page 25: 03 Fabricio Peruzzo Quero Aprender Guitarra

/2525

Sobre este livro

Este livro “Quero aprender a tocar guitarra... O único texto que você precisa ler sobre investimentos” é material bônus oferecido junto com o lançamento do livro “A Classe Alta: Os truques de marketing e psicologia que aprisionam a classe média... e o que fazer para enriquecer”, de Seiiti Arata Jr.

Mais informações em http://www.arataacademy.com/port/a-classe-alta/

Direitos autorais

Os direitos autorais desta obra pertencem ao autor original, Fabrício S. Peruzzo, que é o único responsável pelo conteúdo.

Design por Mia Mayumi (2010)

[email protected]