Treinamento Básico Velox

Post on 08-Aug-2015

179 views 2 download

Transcript of Treinamento Básico Velox

Treinamento BásicoTecnologia ADSL “Velox”

By Equipe Velox

Introdução• Há várias tecnologias que possibilitam acesso à

internet. Uma das mais conhecidas é o ADSL. Sigla para Assimmetric Digital Subscriber Line (algo como "Linha Digital Assimétrica para Assinante"), este padrão é bastante popular porque aproveita a infraestrutura da telefonia fixa, permitindo conexões velozes a preços relativamente baixos. Neste texto, você saberá o que é ADSL, entenderá como este padrão funciona, assim como conhecerá brevemente suas variações, como DSL, ADSL2, ADSL2+ e VDSL.

O que é ADSL• Quando a internet começou a se popularizar, a maioria das pessoas usava conexões dial up,

conhecidas como "conexões discadas" no Brasil. Para isso, era necessário conectar o computador a um modem e este, por sua vez, a uma linha telefônica. Em seguida, o usuário tinha que utilizar um programa específico para discar ao número de um provedor de forma a estabelecer a conexão.

• O problema é que conexões discadas oferecem muitas desvantagens: são lentas - por padrão, suportam até 56 Kb/s (kilobits por segundo) -, deixam a linha telefônica ocupada, estão sujeitas à tarifação convencional por minuto de uso e podem apresentar instabilidade, fazendo com que uma nova conexão tenha que ser estabelecida de tempos em tempos.

• A tecnologia ADSL, cujo surgimento se deu em 1989, se mostra como uma alternativa viável porque também utiliza a infraestrutura da telefonia convencional (tecnicamente chamada de POTS, de Plain Old Telephone Service), mas o faz sem deixar a linha ocupada. Além disso, o padrão é capaz de oferecer velocidades de transferência de dados altas e a sua tarifação é feita de maneira distinta das chamadas telefônicas.

• Na verdade, o ADSL não é um padrão único, mas sim parte de uma "família" de tecnologias chamada DSL (Digital Subscriber Line) ou apenas xDSL. Entre as especificações "irmãs" estão padrões como HDSL e VDSL, dentre outras.

Como os serviços ADSL funcionam?• Ao utilizar uma linha telefônica comum, se alguém tentar te ligar naquele

momento, a pessoa receberá um aviso dizendo que o seu número está ocupado. Da mesma forma, você não poderá utilizar esta linha para realizar uma nova chamada enquanto não sair da ligação que está em andamento. Sendo assim, como é que as tecnologias DSL conseguem estabelecer conexões à internet sem deixar a linha ocupada?

• Na verdade, não há nenhuma "mágica" nisso. O que acontece é que, quando o telefone está sendo utilizado para uma chamada de voz, esta utiliza apenas uma pequena parte da capacidade de transmissão da linha. O que algumas tecnologias DSL fazem é justamente aproveitar a parte não utilizada.

• Isso acontece porque, normalmente, uma chamada de voz - a parte POTS - utiliza uma frequência de onda muito baixa, entre 300 Hz e 4000 Hz. Trata-se de um intervalo que corresponde a uma faixa muita pequena da capacidade da linha. O restante pode então ser utilizado para aplicações que funcionam em frequências maiores. É neste ponto que as tecnologias DSL entram em cena.

Divisões de canais na Trasmissão ADSL

Modems ADSL• Em um acesso à internet via ADSL, a linha telefônica é, na verdade,

apenas um meio de comunicação formado por um par de fios metálicos. A conexão em si acaba ocorrendo graças aos equipamentos utilizados tanto do lado do cliente (que solicita a conexão), quanto do lado do provedor (que estabelece a conexão).

• No lado do cliente, um aparelho popularmente conhecido como modem ADSL é conectado aos fios de uma linha telefônica existente. Tecnicamente, sua denominação é ATU-R (ADSL Terminal Unit - Remote, algo como "Unidade Terminal ADSL - Remoto"). Esta conexão, por sua vez, não raramente é intermediada por um microfiltro de nome splitter, que tem a função de criar um canal para a ligação com o modem e outro canal para a comunicação com o aparelho telefônico.

Tipos de Modem

Microfiltro

• O uso do microfiltro é importante para evitar interferências entre os canais de voz e dados, podendo também oferecer proteção contra descargas atmosféricas.

Esquema de Ligação

Esquema de transmissão

DSLAM Digital subscriber line access multiplexer

• Se o modem na residência ou escritório do usuário faz o papel de ATU-R, o DSLAM assume o lado oposto, sendo o ATU-C (ADSL Terminal Unit - Central, algo como "Unidade Terminal ADSL - Central"). Cabe a este equipamento concentrar os sinais digitais de várias linhas telefônicas (que atendem a um bairro, por exemplo) como se estas fossem uma só para conectá-las a um link de acesso à internet.

• Para isso, cada DSLAM precisa se comunicar com um BRAS (Broadband Remote Access Server). Este equipamento tem entre as suas funções concentrar as conexões oriundas de uma ou mais DSLAMs e alocar endereços IP para cada linha que faz parte da rede. Tipicamente, a comunicação entre DSLAM e BRAS é via conexão ATM (Asyncronous Transfer Mode) ou por tecnologia Ethernet.

• É importante frisar que o DSLAM não divide a velocidade do acesso entre as linhas. Em outras palavras, o acréscimo de uma conexão não afeta a velocidade das demais. Por outro lado, cada DSLAM - assim como cada BRAS - possui um limite para o número de conexões, sendo necessário aumentar a infraestrutura da rede para ampliar o número de usuários.

• Há ainda uma variação deste equipamento chamada de Mini-DSLAM que tem uma proposta parecida, mas atende a um número menor de conexões. Estes dispositivos são interessantes porque custam menos e evitam desperdício em lugares em que não há grande demanda, como uma rua ou um condomínio residencial.

DSLAM Digital subscriber line access multiplexer

Limite de Distância• Há um fator importante que pode limitar ou até mesmo impossibilitar a

assinatura de um serviço de ADSL: a distância física entre o modem do usuário e o DSLAM, ou seja, entre o ATU-R e o ATU-C. Quanto mais longe um estiver da outro, menor qualidade e velocidade a conexão terá.

• Por padrão, a distância máxima viável é de aproximadamente 5 quilômetros, podendo ser um pouco menor dependendo das características da região e da qualidade dos equipamentos. De qualquer forma, o ideal é que este intervalo não supere 3 quilômetros. É por isso que lugares com poucos habitantes ou muito afastados, como áreas rurais, não raramente são desprovidos de acesso à internet via ADSL.

• Isso acontece porque o sinal que percorre a linha começa a se degradar sensivelmente a partir de um determinado ponto. Em outras palavras, as ondas eletromagnéticas que percorrem os fios perdem potência à medida que se afastam do ponto de origem, fazendo com que a conexão não consiga manter um nível de intensidade suficiente para suportar velocidades altas em distâncias maiores.

Parâmetros*obs: velocidade até 2Mb /modem Thonsom/ mudar modulaçao para G.992.1 (G.DMT)

velocidade Acima de 2Mb /modem Thonsom/ mudar modulaçao para G992.5(ADSL2+)

obs 2: Para mudar a modulação:

1-entrar no modem 192.168.1.1

2- clicar em conexão banda larga

3-clicar em conexão DSL

4-clicar la em cima em: CONFIGURAR

5- Escolher a modulação e APLICAR.

PROPOSTA PARA NOVAS TAXAS DE TRANSMISSÃO VELOX

Velocidade

PARÂMETROS P/ ADSL PARÂMETROS P/ ADSL 2+

S/R (dB) ATENUAÇÃO (dB) VEL. MAX. S/R (dB) ATENUAÇÃO (dB) VEL. MAX.

20Mbps*** Não testada Não testada Não testada Não testada <= 12,0 >=22999 Kbps

15 Mbps Não testada Não testada Não testada >=8,97 <= 23,97 >=20000 Kbps

10 Mbps Não testada Não testada Não testada >=11,92 <= 28,92 >=15000 Kbps

6 Mbps Não testada Não testada Não testada >=14,0 < = 39,0 >=9000 Kbps

5 Mbps Não testada Não testada Não testada >=15,0 <=46,0 >=8000 Kbps

2 Mbps >=18,0 <=45,0 >=4000 Kbps >=15,0 <=53,0 >=4000 Kbps

1 Mbps >=20,0 <=48,0 >=3000 Kbps >=18,0 <=55,0 >=2000 Kbps

600 Kbps >=20,0 <=52,0 >=2500 Kbps Não testada Não testada Não testada

300 Kbps >=20,0 <=55,0 >=1536 Kbps Não testada Não testada Não testada

150 Kbps >25,0 <=60,0 >=900 Kbps Não testada Não testada Não testada

             

OBS: SERÃO ACEITOS PARA OS PARÂMETROS DE S/R E ATENUAÇÃO UMA VARIAÇÃO DE 1 DB PARA MAIS OU PARA MENOS, PORÉM COM A VEL.

MÁX >= QUE A ESPECIFICADA NA TABELA

   *** A tecnologia utilizada para a velocidade de 20Mbps é a VDSL

       

       

Problemas mais comuns

• Dsl Apagado – Causas: Porta Dslam bloqueada ou com problema, Falta de Jumper, Módulo, Rede, Distância, porta DSL do modem queimada.

• Dsl intermitente – Causas: Porta Dslam Desconfigurada ou com problema, Rede, Distância.

Recomendação importante

• Sempre verifique se o cliente possui extensões, Centrais PABX, Alarmes. Isso pode comprometer o sinal ADSL em grandes distâncias.

Versões do ADSL• Pode acontecer de uma operadora de telefonia oferecer um serviço de acesso à internet em determinada região

como sendo ADSL, mas na verdade utilizar uma variação desta. Nada mais normal, afinal, assim como outras tecnologias, o ADSL também sofre revisões com o tempo com base em determinadas necessidades, como atender à demanda crescente de conexões com maior velocidade. A seguir, as principais versões.

• ADSL• ADSL2 e ADSL2+

• Outros tipos de DSL• Como já você sabe, o ADSL não é um padrão único, mas sim parte de um conjunto razoavelmente grande de

tecnologias DSL. A seguir, algumas das demais.• HDSL• SDSL• O SDSL (Symmetric Digital Subscriber Line) é bastante parecido com o HDSL: tipicamente, transmite dados de

maneira simétrica, possui taxas máximas de 1,5 Mb/s (T1) ou 2 Mb/s (T2) e não permite o uso de voz e dados ao mesmo tempo. Por outro lado, possui a vantagem de exigir apenas um par de fios, facilitando consideravelmente sua implementação. Além disso, a distância máxima de conexões do tipo tende a ser um pouco menor que no HDSL.

• RADSL• Sigla para Rate Adaptative Digital Subscriber Line, o RADSL é uma versão não muito conhecida do ADSL. Sua

principal característica é o fato de o modem ser capaz de ajustar as taxas de download e upload automaticamente, tendo como base critérios como distância da central e a qualidade da transmissão em determinados momentos.

• Por padrão, seus limites também são de 8 Mb/s no downstream e 1 Mb/s no upstream. A sua capacidade de ajuste automático faz com que o seu uso seja mais comum em conexões que não estão perto da central telefônica, desde que esta distância fique dentro de um raio de, no máximo, 6 quilômetros, tal como no ADSL.

• SHDSL• VDSL e VDSL2

Finalizando...• Tecnologias DSL conseguem aproveitar a infraestrutura de

telefonia e, por conta disso, permitir valores de assinaturas razoáveis, razão pela qual são amplamente utilizadas em várias partes do mundo. Estas características a tornam especialmente interessante em localidades que não contam com outras modalidades de acesso, como internet por rede de TV a cabo, por exemplo.

• Por causa disso, veremos os padrões DSL ainda por um bom tempo no mercado, mesmo com o surgimento de tecnologias que conseguem oferecer velocidades e coberturas melhores, como asredes 4G LTE. Versões como o ADSL2+ e o VDSL2 são as apostas das operadoras para atender à demanda de taxas de transmissão de dados cada vez maiores.

• Obrigado!!