Show de física - Mariana Tannús e André Ferreira; 2º C

Post on 24-Jun-2015

2.830 views 16 download

Transcript of Show de física - Mariana Tannús e André Ferreira; 2º C

- BEXIGA NA BOMBA DE VÁCUO- BANCO E A PÁ

- EXPERIMENTO DA CADEIRA

SHOW DE FÍSICA - USP

Experimento da bexiga dentro da bomba de vácuo

Descrição: uma bexiga é parcialmente enchida e amarrada e, colocada dentro de uma bomba de vácuo. A bomba de vácuo começa a eliminar o ar em volta da bexiga, fazendo-a aumentar de volume.

Explicação:

Com a diminuição da quantidade de ar em volta da bexiga, há uma diminuição da pressão externa de ar sobre a mesma, fazendo com que ela se expanda, porque a pressão interna da bexiga permanece constante; ou seja, o fato da pressão interna permanecer constante e a pressão externa diminuir geram um aumento do volume da bexiga.

Conclusão:

No final, a bexiga explode, pois a pressão externa fica tão pequena que o volume gerado pela pressão interna, estica a borracha e esta rompe.

Experimento do banco com a pá

Descrição: uma pá plana é jogada sobre a superfície plana do acento de um banco, de forma que a pá fique em total contato com o acento deste banco. Em seguida, a pá é puxada e o banco é levantado junto com a pá, sem qualquer contato direto da pessoa com o banco.

Explicação:

Como a pá fica muito próxima do acento do banco, a quantidade de ar entre os dois objetos é mínima. Logo, praticamente não há atuação da pressão do ar entre os dois objetos. Portanto, a pressão atmosférica atua de forma a unir os dois objetos, e por isso, podemos levantar o banco segurando apenas na pá.

Observação:

Os dois experimentos acima, se relacionam com a matéria do primeiro ano, pois se referem ao estudo dos gases.

Experimento da cadeira

Descrição: quatro voluntários se agrupam inicialmente em cima de cadeiras. Posteriormente, eles se apóiam uns nos outros de forma que ao retirar as cadeiras, eles ficam em equilíbrio, ou seja, permanece na mesma posição sem a necessidade das cadeiras.

Explicação:

A configuração dos apoios entre os voluntários faz com que o peso dos voluntários entre em equilíbrio com as forças de contato (os contatos entre os voluntários e o contato entre cada voluntário e o chão), ou seja, a força resultante é nula, pois os contatos se cancelam com a força peso.

Observação:

Esse experimento se relaciona com a matéria do segundo ano, pois se refere às leis de Newton.

Alunos:

André Ferreira Mariana Tannús

2º C