Pág 2

Post on 26-Jan-2017

24 views 1 download

Transcript of Pág 2

Sábias palavras

LIÇÕES DE VIDA

MARIA COTTAS

Escritora

HUMBERTO RODRIGUES

Presidente Astral do Racionalismo Cristão

A Razão Empresa Jornalística Ltda.

CGC.: 28 345 494/0001-65

Fundadores: LUIZ DE MAT TOS e LUIZ THOMAZ

A RA ZÃO

Diretor: Gilberto SilvaE-mail: arazao@racionalismocristao.orgEditor: João Batista AntunesE-mail: jbatistantunes@gmail.com

Redação, Administração e Publicidade:Rua Jorge Rudge, 119, Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ –CEP 20.550-220Telefone: (21) 2117-2102

A Redação não se res pon sa bi li za pe los con cei tos emi ti dos em

ar ti gos as si na dos e não de vol ve ori gi nais, pu bli ca dos ou não. Para a

reprodução de artigos e reportagens, favor consultar a direção.

a

RACIONALISMO CRISTÃO

PresidenteGilberto Silva

Representante Regional na Região Norte do BrasilEdiel Oliveira de Matos

Representante Regional na Região Nordeste do BrasilJoaquim Alves Neto

Representante Regional na Região Sul do BrasilVilson Vieira

Representante Regional na Região Centro-Oeste do BrasilSilvana Benevides Ferreira

Representante Regional nas Ilhas de São Vicente, Santo Antão e SãoNicolau, em Cabo VerdeAntero Filipe dos Santos

Representante Regional em Cabo Verde, exceto nas

ilhas de São Vicente, Santo Antão e São Nicolau Tomé Cipriano Barreto Monteiro

Representante Regional no Estado de Minas GeraisLília Rodrigues da Silva Paiva

Representante Regional nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito SantoLucy Gonçalves da Costa

Representante Regional no Estado de São PauloHerval Tavares de Campos

Representante Regional em PortugalJosé Rabaça Carmezim

Representante Regional no Norte da Europa Vitorino Chantre

Representante Regional nos Estados Unidos Emmanuel Santiago

A RA ZÃOPÁGINA 2 SETEMBRO / 2014

Doutrinações

REFLEXÕES

Seu sucesso só depende de você

A violência dissimulada

A mulher e suas responsabilidades

LUIZ DE MATTOS

Codificador do Racionalismo Cristão

Nota

C aminha o Raciona -lismo Cristão hálongos anos levando

sua doutrina esclarecedorapor toda parte. Quandobem assimilada, torna-seum farol a projetar luznas trevas do desconheci-mento espiritual. Já é tem-po de a humanidade se es-clarecer. A perturbaçãoexis tente no mundo, po -rém, é muito grande, cri -ando uma espécie de ce -gueira que impede a visãoespiritualista da vida.

O pensamento tem va -lor considerável, quandobem irradiado. Ele é forçasaturada de poder, tantopara o bem quanto para omal. A pessoa verdadeira-mente esclarecida não sedeixa abater pelos ven-davais que surgem na vi-da. As tormentas moraisque desabam sobre a exis -tência humana são pro -vocadas por pensamentosadversos, que se propagamatravés de ondas e formas,e, de acordo com as afi -nidades vibratórias, atra -em miasmas de espíritosdo astral inferior, que pu-lulam pela atmosfera flu -ídica da Terra.

É necessário esclarecer

a humanidade, para quesaiba libertar-se de tudoquanto a pode prejudicar.

A doutrina racionalistacristã é fácil de entender.O êxito ou o fracasso dosseres humanos está subor-dinado ao bom ou mauuso do livre-arbítrio.Quem pensa bem o bematrai. O contrário aconteceaos que pensam mal: nãoimaginam o que os esperaem futuras encarnações, aque extremos aflitivos po -derão chegar em razão daintensidade das más açõesque vierem praticar.

A pessoa esclarecida realmente não se deixaabater pelos vendavais que surgem na vida.

O Racionalismo Cris -tão é simples e grandioso,tem valor considerável natrajetória evolutiva dos se -res, mas é preciso muitapaciência e prudência,porque nem todos têm acompreensão nítida doque é espiritualidade. Porisso, aconselhamos queleiam devagar os livrosdoutrinários publicados,

raciocinando bem sobre oque estudam, voltandoatrás quando necessário.Esse estudo desanuvia amente e leva à certeza deque a vida no planeta éárdua, trabalhosa, é do-lorosa mesmo.

Sofrimentos são desafiosque engran decem a alma ao serem vencidoscom valor e coragem.

Quando os sofrimentosaparecem, mesmo os quenão são causados pelomau uso do livre-arbítrio,devem ser enfrentados semesmorecimento, pois sãodesafios que engran decema alma ao serem vencidoscom valor e coragem.

Para se compreender asdiversas classes de espíritosencarnados basta observaros membros de uma fa -mília, pois há sempre di -ferenças entre eles: uns sãomais caprichosos, outrosmais desleixados, uns sãopacatos, outros são intran-quilos. Tudo isso o Ra -cionalismo Cristão explica.

Caminhem com segu-rança, buscando progredir

na vida pelo esforço decada um. Essa luta é pe -nosa, mas o trabalho é in-dispensável aos seres hu-manos, sendo de grandevalor para a evolução doespírito, que veio a estemundo para evoluir comsegurança pelo difícil ca -minho da vida.

Precisamos falar assimaos seres humanos, a fimde os fazer despertar paraa realidade da vida, que ébem diferente da fantasiaque o desconhecimento so-bre os porquês do viverterreno lhes apresenta co-mo verdade. Todos poderãoviver com segurança e va -lor desde que o queiram.Para tanto, sempre lem-bramos que, ao ser feita alimpeza psíquica ou du-rante o sono restaurador, avida anímica se refaz.

Aconselhamos, portan-to, que tenham cuidadocom a maneira de interpre-tar as coisas. Nada de pre-cipitações, pois tudo vem aseu tempo, e o tempo é fa-tor essencial na vida daspessoas. O que importa ésaber valorizá-lo, porqueperdendo tempo ficampara trás as que não lhedão a devida importância.

Certas mulheres poucoesclarecidas acham quecarregam às costas um pe-sado fardo de responsabi -lidades. Pensam que só asmulheres são cobradas portudo que acontece ao re-dor, que elas respondempor seus atos e pelo com-portamento dos outros. Aresponsabilidade da mulheré realmente gran de. Pre -cisa estar bem pre paradapara a vida pro fissional efamiliar, desempenhandosuas obrigações com dig-nidade e compe tência. Setiver filhos, de ve ser exem-plo de mãe educadora,compreensiva e tolerante.

Dirijo-me à mulher-mãe, que não suportará opeso de seus encargosfemininos caso não tenhagabarito para enfrentar aluta cotidiana. Necessitade personalidade altiva emente lúcida, para darbons conselhos aos filhose, como esposa, estar sem-pre solidária ao marido nomatrimônio. São tarefasespecíficas da mulher, sãograndiosos compromissosque traz na alma, para sesentir feliz e levar felici-dade aos que a rodeiam.

É comum ouvir que aolado de um homem desucesso existe uma mulherigualmente capaz, por serconselheira, ponderada ealtruísta, cônscia, portan-to, de seus deveres.

Diz conhecido escritorracionalista cristão que afelicidade existe. E ela existe, sim; porém, é ne -

cessário que a pessoa sai-ba ser feliz. De nada adi-antará um lar abastado,êxi to profissional, vidaconfortável, se não houverrespaldo moral para bemformar e unir a família.

O Racionalismo Cris -tão ensina aos seres hu-manos como conduzir avida sob princípios espi -ritualistas, de acordo como papel que representamna trajetória evolutiva,pois é com essa finalidadeque o espírito está naTerra em corpo femininoou masculino.

A responsabilidade da mulher é realmente gran de. Pre cisa estar bempre parada para a vida.

Mães e esposas dedi-cadas e carinhosas, amigasdos filhos, maridos e fa-miliares, sempre têm mi -nha admiração e respeito,e lhes desejo felicidadeperene no exercício dignoda maternidade.

Às mulheres em geral,bravas lutadoras nas maisdiversas incumbências eprofissões, dedico meuapre ço, desejando que en-grandeçam cada vez maisseu papel feminino nasociedade. Nós, espíritosda plêiade do Astral Su -perior, irradiamos nossosfluidos às mulheres quelutam, que sabem o quequerem, às mulheres quesão vencedoras.O ser humano deve

res peitar a si mesmo, poisquem se respeita, respeitao próximo. Quantas pes-soas lamentam a violênciaque vai pelo mundo, vio-lência que grassa até noslares! Ficam impressio -nadas com o que ouvem eleem na mídia a respeitodas brutalidades cometi-das, da falta de sensibili-dade dos indivíduos emgeral, que não se olhamcomo seres fraternos.

Todavia, mui tos indiví-duos que tudo isso cen-suram não percebem quetambém praticam algumaforma de violência dentrodo próprio lar ou do ambi-ente de trabalho. Não res -peitam os companhei ros delabuta quando a eles sedirigem com tom de voz al-terado ou exigem dos fa-miliares o que eles próprios

não têm para dar. A essesincoerentes falta compreen-são espiritual da vida.

Há quem não perceba quepratica alguma forma deviolência no próprio lar ouno ambiente de trabalho.

Ninguém gosta de sermaltratado. Contudo, quan -tos indivíduos maltratam opróximo não só com pa -lavras mas até com pensa-mentos, quando lhe di rigemvibrações mentais negativas!São pessoas carregadas demanias ou que se achamperseguidas. Sendo vítimasdo próprio mundo em quevivem, também perseguemo se melhante com críticas,cultivam malquerenças,guar dam rancores. Aque lasque se julgam superiores

não conseguem desculparas falhas que as demaispessoas cometem. Tantoumas quanto outras nãoacham que suas atitudessão formas desmedidas deproceder. Pensam que sóexis te violência quando hámortes ou acontecemgrandes tragédias. No en-tanto, podem ser conside -radas consequências deacontecimentos decorren tesdo desrespeito, do des -controle, da crítica injusta,da falta de compreensão ede tolerância.

Desrespeito, crítica injusta,falta de compreensãoe de tolerância tambémsão formas de violência.

As pessoas devem olharpara dentro de si mesmas

antes de julgar qualqueroutra. Muitas crianças vãoaos poucos gerando no ín-timo sentimentos de revol-ta, incompreensão e faltade respeito pelo próximoao observar nos lares paisque não se entendem nemse respeitam, que fazemuso do baixo calão, igno-rando a presença dos filhoscomo se eles nada perce -bessem ou sentissem.

Quem quiser um mun-do melhor, mais harmôni-co, pleno de amor frater-nal, que comece a melho-rar a si mesmo, reformu-lando sua conduta dentrode princípios espiritualis-tas como os recomenda-dos pelo RacionalismoCristão, para que de fatoo respeito impere na so-ciedade mundial e hajamaior compreensão e to -lerância entre os povos.

O mundo precisa como nunca das luzes do esclare -cimento espiritual. Só assim os adultos compreenderãoquanto é grande a responsabilidade que têm com re-lação às crianças, que andam tão carentes de liçõesconstrutivas e, sobretudo, de exemplos edificantes.

Roberto Dias Lopes

O que é mais difícil não é escrever muito: é dizertudo, escrevendo pouco.

Júlio Dantas

Não é a mesma coisa fazer negócios por via aéreae fazer o negócio ir pelos ares.

Barão de Itararé

Para um homem se conservar na graça dos prín -cipes, há de andar às avessas.

Antonio Vieira

A ocasião faz o homem.José de Alencar