Holanda no Brasil

Post on 07-Jun-2015

969 views 7 download

description

Um projeto para o Consulado da Holanda.

Transcript of Holanda no Brasil

• Situada na foz do Rio Reno, a Holanda foi construída pelo homem e deve parte de sua forma ao mar: grande extensão do seu território um dia já foi submerso.

• Esta relação muito particular com a natureza fez nascer um país consciente e absolutamente voltado para o futuro.

País voltado para o futuro...

• O que se vê por toda parte são paisagens em que a natureza coexiste em harmonia com uma sociedade moderna.

• O futuro traçado dentro dos princípios do desenvolvimento sustentável.

...e para o desenvolvimento

sustentável

• A economia da Holanda é composta por um setor agrícola pequeno e altamente eficiente (3,5% do PIB), uma ampla base industria (30%) e um largo setor de serviços (60%).

• Hoje, 16,2 milhões de pessoas habitam o país, que se configura como o 14º PIB do mundo.

De vento em popa

Muitas pessoas só conseguem olhar grandes obrasde arte. Os holandeses podem viver em uma.

• Produção cultural da Holanda: riqueza a ser compartilhada.

• Pode-se viver a Arte nos seus quatro cantos. Museus considerados como os melhores do mundo.

• É possível, em qualquer lugar, apreciar a obra de talentos como Jan Steen, Van Gogh, Rembrandt, Vermeer e tantos outros nomes que retrataram a história e as peculiaridades do país.

A Arte imita a vida

• O início da relação entre os dois países data do século 17. Atraídos pelas promissoras terras produtoras de uma das maiores riquezas da época, o açúcar, os holandeses ocuparam o Brasil e, sob o comando de Maurício de Nassau, dominaram parte do nosso território, entrando definitivamente para a história do país.

Brasil e Holanda

• Hoje, quatro séculos depois, Brasil e Holanda travam relações pacíficas e de respeito mútuo. Permanecem as intenções holandesas de invasão, sim, mas agora cultural e de conteúdo, em que todos só têm a ganhar!

Brasil e Holanda

Mas a Holanda tem muito mais para mostrar ao mundo.

• Em 2003, o Consulado da Holanda realizou a 1ª edição do HolandaHoje, mostrando ao brasileiro um grande panorama de arte, design, urbanismo, música, gastronomia, moda e responsabilidade social.

• O objetivo era mostrar uma nova face do país, posicionar a Holanda na vanguarda.

• Quem não se lembra das famosas flores holandesas que decoraram as Avenidas Paulista e Faria Lima ?

HolandaHoje – 1ª edição

• Transformar o evento em uma plataforma que possa impactar na imagem e nos negócios da Holanda, posicionando-a como referência em inúmeros setores e atividades: que vai além de “um país de flores, tamancos e moinhos”;

• Colocar o evento no calendário das grandes realizações da cidade de São Paulo;

• Criar um conceito capaz de integrar todos os temas e ações inseridos na programação, dando à ela coerência, consistência e visibilidade.

HolandaHoje – 2ª edição

Objetivos

O conceito

O conceito

É entendida como um ideário relacionado ao projeto de mundo moderno, empreendido em diversos momentos ao longo da Idade Moderna e consolidado com a Revolução Industrial.

Está normalmente relacionada com o desenvolvimento tecnológico, capital e social.

O conceito

• Desenvolvimento sustentável: definido pelo chamado “triple bottom line”

• Os 3 fundamentos são indissociáveis.

• Conseguem integrar os temas, ações e elementos que PODEMOS E PRETENDEMOS apresentar e desenvolver durante o HolandaHoje 2.

Economia – Sociedade – Meio Ambiente

• Expressar e traduzir o conceito:

Welkon

Onde fica a Terra

Holanda?

• É no Parque do Ibirapuera que será localizada a Terra Holanda.

• Fruto do projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e do paisagista Burle Marx, o Ibirapuera é conhecido por suas belezas naturais, mas também por ser um ícone de arte e cultura da cidade.

Terra Holanda

• É lá que se localizam o Museu de Arte Moderna (MAM), Museu da Aeronáutica, Museu Afro-Brasil, Pavilhão Japonês, Pavilhão da Bienal e a Oca, que recebem as mais importantes mostras, eventos e exposições do país, bem como a Praça da Paz e o Auditório TIM, palcos de diversos shows e concertos.

• A história está presente no parque, que possui importantes monumentos como: Monumento aos Heróis de 32, Monumento às Bandeiras, Monumento a Pedro Álvares Cabral e o Monumento Ayrton Senna, que compõem o entorno do parque.

Terra Holanda

Casa Holanda

A Casa Holanda será localizada na Oca no Parque Ibirapuera.

• No mesmo local viveu uma antiga tribo indigena. O arquiteto Niemayer se inspirou neste fato para ali construir o prédio da OCA que hoje recebe os mais importantes eventos de São Paulo.

• Funciona como a “casa de todos” e é o lugar que “acolhe os visitantes”, segundo a interpretação indígena.

• E é pela casa Oca que começamos

a explicar o que teremos nesta nossa segunda edição...

Casa Holanda

• Dividida em ambientes temáticos, a Casa Holanda será o grande núcleo de atrações e conteúdos.

• Cada pavimento da Oca contemplará um eixo temático inter-relacionado com o HolandaHoje2.

Atrações e Conteúdos

• Trata-se do ambiente que irá comunicar aspectos físicos da Holanda, situando o visitante em relação à localização e às características mais importantes da malha das cidades.

• É importante ressaltar que a Holanda é um país extremamente urbanizado e que isso ficará visível e em destaque com esta ação.

Subsolo: Ser

Atrações

Mapa interativo

O piso desta área será em grande parte coberto por um mapa da Holanda. E como o mar exerce grande influência na geografia e na história do país, merece atenção especial. Por isso, teremos uma projeção interativa, em que os participantes poderão se divertir enquanto caminham sobre terra e as águas holandesas.

Subsolo: Ser

AtraçõesCidade ponto a ponto

No espaço principal teremos mesas-vitrine em que o visitante encontrará informações econômicas, culturais, educativas e de infra-estrutura de cada uma das principais cidades do país.

Linha do tempo

Em volta do espaço teremos painéis que contarão, de forma bastante didática e lúdica, todos os detalhes da história da Holanda, desde a conquista da presença do homem na região até os dias de hoje.

Subsolo: Ser

Parque Holanda

A proposta aqui é convidar uma ONG ou comunidade para conceber junto conosco o projeto de um playground. Ao final do evento, o parque será doado a esta instituição/comunidade.

Atrações

Subsolo: Ser

Projeto Trem da Vale Mariana/MG

Projeto EscolaBelo Horizonte/MG

* Brinquedos inspirados em Rem Koolhaas

Mas não pára por aí. Teremos ainda neste espaço uma exposição de Aldo van Eyck, um dos mais reconhecidos arquitetos holandeses de todos os tempos. Na sua trajetória profissional, ele dedicou-se a projetar mais de 700 playgrounds em Amsterdã no pós guerra.

A idéia é montar a exposição a partir da recente mostra organizada pelo Museu Stedelijk sobre o arquiteto, além de propor questionamentos sobre temas como lazer e sociedade, o lugar da criança nas cidades, o direito à infância etc.

Atrações

Subsolo: Ser

• Este ambiente será o difusor do comportamento e do estilo de vida dos holandeses, enfocando principalmente a Arquitetura do país.

Térreo: Viver

Térreo: Viver

AtraçõesMaquetes Interativas

Através de monitores de LCD e projeções vamos mostrar aos visitantes as principais obras de arquitetura holandesa, como os trabalhos de Rem Koolhaas, o grupo Mecanoo, entre tantos outros.

Térreo: Viver

Mobiliário

Móveis e objetos em destaque irão ilustrar a cultura e o desenvolvimento holandeses, com destaque para trabalhos e movimentos tanto históricos como atuais, como o Droog Design,Hella Jongerius, Marcel Wanders e sua Moooi etc.

Atrações

Térreo: Viver

Exposição de moda

Coleção de sapatos do estilista Jen Jansen, além dos ousados estilistas Viktor & Rolf, que desfilam nas passarelas do mundo inteiro o chamado “luxo conceitual, exuberante e fluido”.

Atrações

Atrações

Espaço destinado à educação e à cultura holandesa.1° Pavimento: Estar

Mostra de fotografias

Fotografias do célebre fotógrafo Anton Corbijn, responsável por projetos como a capa de diversos CDs da banda irlandesa U2.

Espaço Universidades

Aqui as universidades terão destaque, sobretudo com trabalhos e iniciativas que mostrem sua visão de futuro. Trata-se ainda de uma maneira de divulgar as parcerias entre universidades holandesas e brasileiras, como por exemplo da Universidade Mackenzie com a Universidade de Eindhoven.

        A idéia é criar também um espaço para a divulgação do

próspero mercado editorial holandês, que conta, em muitas áreas, com subsídios do governo. Vamos criar grandes mesas e estantes de consulta, como em uma biblioteca, para os visitantes entrarem em contato com as edições holandesas. Na loja do evento, editoras e possíveis parceiras poderão vender alguns desses livros.

Atrações

1° Pavimento: Estar

Totens Multimídia dos Museus

Teremos totens multimídia espalhados por toda a OCA, porém em maior quantidade neste ambiente.

Estes totens explicarão o fato de a Holanda ser o país com a maior quantidade de museus por metro quadrado e proporcionarão visitas virtuais por alguns dos principais deles.

Atrações

1° Pavimento: Estar

No topo da Oca, os convidados terão um ambiente para relaxar e desfrutar das patisseries e pães de receita holandesa. Estes serão produzidos por um profissional holandês em parceria com as Padarias Comunitárias do Governo do Estado de São Paulo.

Este ambiente será um grande lounge com sofás laranjas e projeções no teto. Uma verdadeira instalação de arte eletrônica para o qual os VJs Redbound Mens e Remco Schuurbiers irão desenvolver um projeto especial.

2° Pavimento: Estar

Terra Holanda

Além da OCA, todo o Parque do Ibirapuera será nosso território cultural.

Isto ajudará a difundir e divulgar o evento e ampliar suas ações.

Teremos:

Imediações(principais vias de acesso)

• O parque será cercado por uma decoração floral, convidando os paulistanos nos caminhos que levam até nossa terra.

O Auditório do MAM será um espaço de intercâmbio, experimen-tação, debates e vivências culturais. Teremos entre outros:

• Mostra de filmes e documentários holandeses, com foco nos cineastas Joris Ivens e Johan Van der Keuken;

• Palestras e Workshops sobre gastronomia, arquitetura etc;

• Fórum de debates sobre urbanismo, economia e meio-ambiente.

Auditório do MAM

O Auditório Ibirapuera será o local para mostrar a cultura musical holandesa. Lá teremos:

• Noite especial com performances de VJ´s;

• Show com o grupo holandês “indie” THE EX;

• Concerto com orquestra de câmara holandesa no domingo, em parceria com a da Escola do Auditório.

Auditório Ibirapuera

A Praça da Paz será movimentada com uma das paixões mais compartilhadas entre brasileiros e holandeses: o futebol.Lá teremos:

• Clínica de futebol em parceria com a Fundação Gol de Letra, com a participação especial de um craque da Seleção Holandesa dos anos 70 e 80 como Johan Cruyff.

Praça da Paz

• Registro audiovisual e impresso com o desenvolvimento de todas a ações, sua repercussão para o diversos públicos de relacionamento, incluindo depoimentos de convidados, palestrantes e públicos em geral.

• Esta peça será distribuída de acordo com mailing selecionado pelo Consulado e deve incluir patrocinadores, autoridades brasileiras e holandesas, meio diplomático, entre outros.

• Sugestão: 1.000 kits.

Memória

Obs: Após a definição dos eventos e sua viabilização financeira será elaborado um plano de comunicação com ações de relacionamento com a imprensa, mídia digital e publicidade.

Estimativa de custos

OCA – Casa HolandaSinalização do Parque e arredoresDecoração FloralEventos Auditório IbirapueraEventos Auditório MAMClínica de FutebolMemória

SOMA

R$ 2.000.000,00R$ 150.000,00

R$ 300.000,00R$ 400.000,00R$ 200.000,00R$ 250.000,00R$ 120.000,00

R$ 3.420.000,00

• A CDNPromo atuará na captação dos recursos das empresas indicadas pelo Consulado da Holanda.

• Será também a responsável pela concepção, gerenciamento e produção executiva de todos os eventos selecionados para integrar o HolandaHoje2.

• A remuneração da CDN será de 15% (quinze por cento) sobre os custos totais de produção do HolandaHoje 2. Nesta taxa estão incluidos os serviços de captação de recursos, concepção, gerenciamento e produção executiva.

Proposta comercial

Bedankt