Especial Magé Outubro

Post on 09-Feb-2016

223 views 2 download

description

Confira o especial publicado no jornal ODia sobre o município.

Transcript of Especial Magé Outubro

Para obter a melhor experiência, abra este portfólio em PDF no Acrobat X ou Adobe Reader X, ou posterior.

Obtenha agora o Adobe Reader!

Nestor Vidal: sair do CAUC é questão de responsabilidade

D epois de ficar 12 anos noCauc (Cadastro Único de

Convênios), o ‘SPC dos muni-cípios’, a Prefeitura de Magé,enfim, pode comemorar e di-zer que está com o nome lim-po na praça. Enquanto esta-va na ‘lista negra’ do governofederal, a prefeitura era impe-dida de receber repasses deverbas de convênios e recur-sos de emendas federais,prejudicando a execução deprojetos e avanços de obrasimportantes para a cidade.

Fora do Cauc, a prefeituravai conseguir a liberação demais de R$ 28 milhões paraque obras, paradas em ges-tões anteriores, sejam reto-madas. Para o prefeito Nes-tor Vidal, sair da lista de deve-dores inadimplentes era umdesafio da sua gestão.

“Sanear as contas do mu-nicípio junto ao governo fede-

ral era, acima de tudo, umaquestão de honra. Se preten-demos caminhar com serie-dade e responsabilidade, te-mos que honrar nossos com-promissos junto às institui-ções constituídas e quitar to-dos os débitos com seus res-pectivos credores. Governaré assumir compromisso”afirmou o prefeito.

Analisando os resultadosconquistados, o secretáriode Planejamento, Aldecir Ri-beiro, aponta como principalganho para o município a so-lução para os convênios pen-durados no Cauc.

“Se não tivéssemos feitoa gestão desses convênios,Magé teria que devolver aoscofres do governo federal R$28.885. 725. Ao invés disso,revertemos o montante emobras para a cidade. Esta-mos licitando a quadra de

Santa Dalila, obras para Bar-buda e a ETE (Estação de Tra-tamento) da Lagoa, MundoNovo e Bela Vista, que antesnão poderiam ser feitas”, ex-plicou o secretário.

Além disso, a prefeiturapoderá submeter às autori-dades projetos que depen-dem de financiamento fede-ral para implementação no

município.“Pleitear novos convênios

é uma vitória desta gestãoNestor Vidal. Magé estavapreso no Cauc, com dez con-tratos, há cerca de 12 anos.Nossa equipe trabalhou in-cessantemente em cimados contratos inadimplen-tes para a conquista desseresultado”, disse Aldecir.

O secretário conta que aoassumir a pasta, em feverei-ro de 2013, a primeira medi-da foi estruturar a equipe detrabalho. “Criamos três dire-torias: Convênios, Gestão eProjetos e Programas”.

Como os nomes sugerem,a Diretoria de Convêniostem como atribuições a ges-tão dos contratos, captar re-cursos e monitorar emen-das parlamentares.

A Diretoria de Gestão eProjetos desenvolve indica-dores de desempenho, faz ogeorreferenciamento, pro-move estudos para reestru-turar a máquina pública ebusca formas de reduzir cus-tos, o que envolve a otimiza-ção de pessoas e custos deinsumos, e desenvolve no-vos projetos.

A Diretoria de Programastem as seguintes missões:desenvolver o PPA (Plano Plu-rianual) e adequar a UGM(Unidade Gestora Municipal)para melhor funcionamento.Uma das marcas desse traba-lho é garantir que a secreta-riatenha o maiornúmeropos-sível de concursados, e cui-dar da Agenda 21, que consis-te em fazer a interface entreas prefeituras que perten-cem ao Conleste (ConsórcioIntermunicipal de Desenvolvi-mento do Leste Fluminense),formado por 15 municípiosimpactados pelas obras doComperj (Complexo Petro-químico do Rio de Janeiro).

Pluviômetros acionam o Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes

“Governar é assumirCOMPROMISSO”

DIVULGAÇÃO

NANDO FERNANDES/ASCOM

A Prefeitura de Magé,em parceria com os Cor-reios, comemora a inclu-são de aproximadamen-te três mil CEPs emruas de todos os distri-tos. O mapa da cidadefoi regularizado, com adelimitação de cadabairro. A deliberação doprefeito Nestor Vidal éinédita no município.Desde o dia 1º de outu-bro o sistema eletrôni-co recebeu mais de 30mil visitas. O moradorde qualquer distrito po-de conseguir o númerodo CEP pela internetacessando o site www.correios.com.br. Paraas pessoas que não têmacesso a rede de com-putadores, basta ir auma agência dos Cor-reios mais próxima.

A Coordenadoria Proteção eDefesa Civil de Magé está im-plementando o programa deProteção e Preparação deComunidades contra Desas-tres Naturais, junto com oprojeto de Implementaçãode Sistema de Alerta e Alar-me por Sirenes.

Serão instalados 10 blo-cos de sirenes espalhadasem pontos distintos . Em Pia-betá (sexto distrito) as comu-nidades do Beco do Saci, Jar-dim Nazareno e Buraco daOnça serão as primeiras a re-ceber o equipamento. EmSanto Aleixo (segundo distri-to) as comunidades do Mor-ro do Sertão e o Morro dasCabritas também serão be-neficiados com as sirenes. Aprevisão é que todos os equi-pamentos funcionem até o fi-nal deste ano.

O Sistema de Alerta e Alar-me por Sirenes é acionado

via Internet pela Defesa Civiltoda vez que a chuva alcan-çar índices pluviométricosde 30 mm em uma hora, oude 100 mm em um espaçode tempo de 24 horas. Tão lo-go o sistema seja acionado,os moradores das áreas de-vem abandonar seus imó-veis e procurar abrigo em ca-sa de parentes, amigos, ou lo-cais definidos pela Defesa Ci-

vil. Também serão definidasrotas de fuga identificadascom placas até o ponto deapoio. Além das sirenes, se-rão instalados 16 pluviôme-tros automáticos em pontosdistintos do município, inclu-sive na região agrícola.

"A implantação desse sis-tema é um marco para nos-sa cidade, pois Magé é umdos 11 contemplados dentre

os 92 municípios do estado.A partir da instalação das si-renes e dos pluviômetros te-remos condições de preverchuvas fortes com mais pre-cisão e alertar os moradoresde áreas de risco. Não pode-mos evitar as perdas mate-riais, mas teremos condi-ções de não permitir que vi-das sejam ceifadas", decla-rou o coordenador de Defe-sa Civil de Magé, Gilber Câ-mara.

Há quatro tipos de aler-tas: vigilância (sem chuvasou chuvas fracas e espaças/nível de água normal); aten-ção (previsão de ocorrên-cias de chuvas moderadas efortes); alerta (registro dechuvas intensas/ subida donível do rio acima do nor-mal); e alerta máximo (conti-nuação da chuva/rio atingin-do 80% do nível de transbor-damento).

Três milnovos CEPs

Magé recebe sistema de Alerta

Magé quitou todos os débitos e,depois de 12 anos, saiu da listanegra do “SPC dos municípios”

PROJETO ESPECIAL

MAGÉ

CIDADANIA XÔ, DENGUE CIDADE LIMPAP. 4 P. 2 P. 2

Mais de 3 mil ruas de Magéganham CEP dos Correios

Município realiza ações paramanter baixo índice da doença

Programa já funciona em trêsbairros e 18 escolas estaduais

PROJETO ESPECIAL - www.mage.rj.gov.br ODIA I SÁBADO, 26/10/2013

MARCELO DIAS/ASCOM

Endereçamento postal Combate ao mosquito Coleta Seletiva

Especial

TOCANDO AS OBRASFora do “SPC dos municípios”, prefeitura resgata convênios com o Governo Federal,

implementa parcerias com o Estado e executa obras importantes na cidade.

Obras pesadas: mais de 1.180 toneladasde asfalto, além de 1,2 quilômetros demanilhamento, três quilômetros de meiofio e quatro mil metros cúbicos de brita