Cuidados odontológicos com gestantes

Post on 09-Jul-2015

261 views 4 download

description

Slide básico sobre cuidados odontológicos com gestantes.

Transcript of Cuidados odontológicos com gestantes

Trabalho para aquisição de conhecimento apresentado noCurso Técnico em Saúde Bucal da escola técnica NovaBiotec, pelas alunas Yasmim Zarur e Elisa Pereira sob asupervisão do Professor Eduardo Gomes.

• Consequências com a Saúde Bucal

• Odontologia na Gestação

Consequências com a Saúde BucalOs estudos revelam que um grande número de mulherestem gengivite durante a gravidez, com acúmulo de placabacteriana que se deposita nos dentes irritando a gengiva.Mantendo seus dentes sempre limpos, especialmente naregião do colo dentário, área em que a gengiva e os dentesse encontram, você pode reduzir significativamente ou atéevitar a gengivite durante a gravidez. Uma higiene bucaladequada, o uso diário do fio dental, uma alimentaçãoequilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas queajudam a reduzir os problemas dentários que acompanhama gestação. O melhor conselho que se pode dar a umamulher que está pensando em engravidar é ir ao dentista eresolver todos os problemas bucais, antes de ficar grávida.

Odontologia na GestaçãoNa gestação o organismo feminino sofre alterações que podem levar ao aparecimento ou agravamento de problemas dentários.

É importante que a gestação tenha uma boa escovação, uma dieta adequada e acompanhamento odontológico para prevenir outros problemas com o bebê e com ela própria.Esclarecemos a seguir algumas duvidas sobre odontologia na gestação:

Atendimento: Em qualquer idade gestacional, ela poderá seratendida, embora o segundo trimestre seja o momento maisoportuno, porque, nessa fase ela se encontra num período demaior estabilidade.

Anestesia local: Não existe risco com anestesia local desde que odentista conheça o efeito dos anestésicos e as alterações queocorrem durante a gravidez. As gestantes podem apresentar umaelevação da pressão arterial e isso deve ser levado em conta. Odentista, juntamente com o ginecologista, devera escolher oanestésico apropriado.

Radiografia: No primeiro trimestre (período daembriogênese), as radiografias devem ser evitadas. No casotomadas radiográficas serem imprescindíveis, o avental dechumbo deverá ser utilizado em qualquer fase gestacional.

Gengivite: A gravidez também não causa inflamação na gengiva. Apesar de haver uma maior vascularização do periodonto, a gravidez só afeta áreas inflamadas e, não, a gengiva sadia. Mais uma vez: é a presença da placa bacteriana que causa a gengivite.

Cuidados: Os cuidados são os mesmos de uma mulher não grávida: limpeza diária dos dentes com uso adequado da escova e fio/fita dental. A qualidade dessa limpeza é mais importante do que a frequência.

Flúor: O fato de a gestante tomar flúor durante a gestação não significa que o bebê terá menos cárie. Ele é mais importante depois da erupção dos dentes, que se inicia mais ou menos aos 6 meses de idade.

Referências Bibliográficas http://www.colgate.com.br/app/CP/BR/OC/Informati

on/Articles/Oral-and-Dental-Health-at-Any-Age/Adults/Oral-Health-and-Pregnancy/article/Pregnancy-Prenatal-Care-and-Oral-Health.cvsp

http://www.oralvitallis.com.br/ler-noticia.php?id=26