Ciclo do fósforo

Post on 10-Jul-2015

3.252 views 3 download

Transcript of Ciclo do fósforo

Ciclo do Fósforo

Colégio Militar TiradentesSeminário de BiologiaCiclos Biogeoquímicos

INTRODUÇÃOCICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Um ciclo biogeoquímico é o percurso de um elemento químico, ou de uma substância, que é essencial à vida, na biosfera. Esse elemento passa por transformações físicas e químicas sob várias etapas e, em cada uma dessas etapas, sofre intervenção de um agente.

ELEMENTO

NO

AMBIENTE

ORGANISMO

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Todos esses elementos são absorvidos pelos organismos, voltam ao ambiente e se tornam novamente disponíveis.

Absorçãopelos

organismos

Retorno doelemento

aoambiente

Elementonovamentedisponível

O QUE É O FÓSFORO?

O fósforo é um elemento químico de símbolo P, pertencente ao grupo 5A da tabela periódica, é não metal, e é extremamente reativo, por isso, não é encontrado em seu estado nativo no meio ambiente.

De todos os ciclos biogeoquímicos, o ciclo do fósforo está entre os mais simples. Primeiro, porque são raros os gases que possuem fósforo em suas moléculas; depois porque o único composto, de fato, importante aos seres vivos é o íon fosfato (PO4

3-). Trata-se, portanto, de um ciclo sedimentar, que

ocorre na litosfera e na hidrosfera. Não é atmosférico, como os ciclos do nitrogênio, do carbono e do oxigênio, por exemplo.

Além do mais, o fósforo é um elemento extremamente importante para a formação, por exemplo, de ATP (trifosfato de adenosina), que é uma molécula que produz energia vital para todas as nossas células e está presente em todos os seres vivos.

A grande reserva de fósforo se encontra nas rochas, principalmente nos depósitos minerais de formados em épocas geológicas passadas.

A apatita é um mineral do grupo dos fosfatos.

O CICLO

O principal reservatório do íon fosfato na natureza são as rochas, onde permanece por um longo tempo. Com o passar dos anos, as rochas sofrem degradação e são transformados em solo por meio de um conjunto de fenômenos físicos e químicos, denominados intemperismos (vento, chuva, temperatura etc.), e, assim, o íon fosfato é liberado, voltando ao ecossistema.

Por ser um composto solúvel, esse íon é facilmente carregado pelas chuvas até as águas dos mares e dos rios.

O íon fosfato é, então, absorvido pelos vegetais através do solo ou de soluções aquosas e utilizam-no para formar compostos orgânicos essenciais à vida, daí o íon passa de fosfato inorgânico para fosfato orgânico. Os animais, através da água e da cadeia alimentar, também obtêm o íon. As aves marinhas, por exemplo, desempenham um importante papel na manutenção desse ciclo, pois são consumidoras de peixes marinhos e ao expelirem o guano (nome dado às fezes de aves) no solo, trazem o fosfato novamente ao meio terrestre.

O Ciclo

Com a decomposição da matéria orgânica feita por bactérias fosfolizantes, o íon fosfato presente na estrutura dos seres vivos é devolvido ao solo e à água sob a forma inorgânica, formando outro reservatório desse nutriente na natureza. A partir daí, o fosfato é novamente incorporado às rochas, retomando o seu ciclo.

O Ciclo

CONCLUSÃO

O ciclo do fósforo é lento, passando da litosfera para a hidrosfera por meio da erosão.

Parte do fósforo é perdida para os depósitos de sedimentos profundos no oceano. Devido a movimentos tectônicos, existe a possibilidade de levantamentos geológicos que tragam de volta o fósforo perdido.

Concluímos que o fósforo é um elemento essencial à vida, porém, em um processo natural, esse elemento está se tornando escasso no meio ambiente, e o manejo inadequado do solo está acelerando essa perda.

REFERÊNCIAS

PEZZI, Antonio; GOWDACK, Demétrio Ossowski; Mattos, Neide Simões de. Biologia: genética, evolução, ecologia – 1. edição – São Paulo : SP - FTD, 2010.

images.google.com

www.brasilescola.com

www.infoescola.com

www.sobiologia.com