BACTÉRIAS são os seres mais primitivos que conhecemos – sofreram menos transformações....

Post on 17-Apr-2015

109 views 2 download

Transcript of BACTÉRIAS são os seres mais primitivos que conhecemos – sofreram menos transformações....

BACTÉRIAS

BACTÉRIAS são os seres mais primitivos que conhecemos – sofreram menos transformações. Fósseis de bactérias foram achados em rochas com mais de três bilhões de anos!

Algumas são mais primitivas que outras – Arqueobactérias – vivem como devem ter vivido as primeiras células vivas – seres antiquíssimos ou “arcaicos”.

Vivem em fendas de vulcões submarinos e outros lugares “extremos”.

ARQUEOBACTÉRIAS

Cianobactérias também podem viver em lugares extremos, como a água fervente dos gêiseres. Não parasitam outros seres vivos, em compensação, envenenam as águas com toxinas – fazem “guerra química” para ocupar espaço.

Extremamente parecidas com as bactérias, as cianobactérias são também procariontes. São todas autótrofas fotossintetizantes. Elas vivem no mar, na água doce e em meio terrestre úmido.

Há espécies que possuem células isoladas e outras que formam colônias de diferentes formatos.

CIANOBACTÉRIAS

EUBACTÉRIAS – as mais comuns Podem viver isoladas ou em colônias. Encontram-se bactérias em toda parte

– no ar, na água, no solo e nos corpos dos seres vivos, inclusive o nosso.

O número de espécies de bactérias é imenso – incomensurável.

São classificadas de acordo com o formato de sua célula, isto é, seu corpo, em cocos, bacilos, espirilos e vibriões.

TIPOS DE BACTÉRIAS

São formadas por uma única célula, muito simples, contendo a membrana celular e o material genético mergulhado em seu citoplasma.

De todas as organelas (pequenos órgãos), somente os ribossomos estão presentes e realizam a fabricação de proteínas – moléculas com que as células são construídas.

Geralmente a membrana celular é revestida por uma parede celular bastante resistente, principalmente as parasitas.

Características Gerais

AUTÓTROFAS: conseguem produzir seu próprioalimento utilizando pigmentos como a clorofila,fucoxantina, ficobilina etc para fazer a fotossíntese(Ex:Cianobactérias,Nitrobacter,Prochlorococcus –são as FOTOSSINTETIZANTES).Podem fazer também a QUIMIOSSÍNTESE e produzirseu alimento, sem luz, apenas utilizando a energiade minerais como o ferro ou enxofre – vivem a vidatoda no escuro e entopem os encanamentos deferro.

Como se alimentam as BACTÉRIAS

HETERÓTROFAS: são a maioria e não conseguem produzir seu alimento. Elas se nutrem de outros seres vivos ou de seus restos.

Podem ser de dois tipos:1. Decompositoras: que se alimentam de

matéria orgânica morta;2. Parasitas: que se alimentam do corpo de

outros seres vivos. Estas são as perigosas bactérias patogênicas, causadoras de doenças como:

Como se alimentam as BACTÉRIAS

COQUELUCHE DIFTERIA = crupe TÉTANO MENINGITE SÍFILIS FEBRE TIFÓIDE ou tifo TUBERCULOSE HANSENÍASE = lepra CÓLERA PNEUMONIA

Doenças causadas por BACTÉRIAS

São perigosas e provem do ar, do solo, da água, das plantas, animais ou pessoas infectadas.

Doenças bacterianas podem ser combatidas com antibióticos: substâncias produzidas por fungos para defenderem-se de bactérias.

Antibióticos são muito eficientes se usados corretamente, caso contrário poderão desenvolver bactérias resistentes - as superbactérias.

Bactérias patogênicas

RESPIRAR é extrair a energia contida nas moléculas dos alimentos. Isso

pode acontecer na presença ou não de oxigênio.

AERÓBICAS: bactérias que utilizam o oxigênio em sua respiração.

ANAERÓBICAS: bactérias que NÃO usa o oxigênio para respirar. Essa respiração é chamada de fermentação.

Respiração das BACTÉRIAS

Lactobacilos – bactérias em forma de bastonetes que realizam a

fermentação do leite

Muitas bactérias que vivem dentro de outros seres vivos convivem com seus hospedeiros sem lhes causar danos ou até os ajudando.

COMENSALISMO:O intestino de todos os vertebrados está revestido por uma espessa camada formada por muitas espécies de bactérias. É a “flora intestinal” ou microbiota.Essas bactérias usam parte de nosso alimento, mas também auxiliam nossa digestão (comer na mesma mesa)

Relações Ecológicas entre bactérias e outros seres vivos

MUTUALISMO: Um ajuda o outro – ajuda mútuaPlantas leguminosa como feijão, soja, ervilha e amendoim – produzem sementes ricas em proteínas. As raízes dessas plantas associam-se com bactérias chamadas RIZÓBIOS. Essas bactérias fixam o nitrogênio do ar e o fornecem à planta para fabricar suas proteínas. Em troca, a planta dá alimento e proteção aos rizóbios.

PARASITISMO:Nessa relação ecológica, um ser vivo é a vítima – o prejudicado - e o outro só se aproveita dele. As bactérias parasitas são as causadoras de doenças. Elas decompõem as células dos nossos órgãos para se alimentar. Nós somos seu alimento.

A maioria das bactérias se reproduz de forma assexuada, rápida e simples, com divisão celular – divisão binária ou cissiparidade – originando um grande número de descendentes em horas (Podem duplicar-se a cada 20 minutos – surgem três gerações de bactérias a cada hora. Em 24 horas, repetidas divisões produzem 5 sextilhões de novas bactérias).

1)REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS

Algumas bactérias se reproduzem sexuadamente por conjugação. Assim, duas bactérias se unem e uma delas recebe o material genético da outra. Em seguida, elas se separam e aquela que recebeu o material genético se divide em duas.

2) REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS